Início Arquivo Janeiro de 2026

Janeiro de 2026

Encontramos 356 Notícias

PM apreende armas artesanais após disparo acidental em Souto Soares

PM apreende armas artesanais após disparo acidental em Souto Soares
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Duas armas de fogo de fabricação artesanal foram apreendidas pela Polícia Militar no início da tarde de sábado (17), no município de Souto Soares, na Chapada Diamantina. A ação foi realizada por uma guarnição do 4º Pelotão da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (29ª CIPM), após acionamento do Hospital Municipal da cidade. De acordo com as informações, a guarnição foi comunicada por prepostos da unidade de saúde sobre a entrada de um indivíduo vítima de disparo acidental de arma de fogo. A vítima relatou que o tiro ocorreu no momento em que desembarcava de uma motocicleta para ajustar uma caixa que estava na garupa. Durante a manobra, uma espingarda teria tocado o solo, ocasionando o disparo. Após o relato, os policiais se deslocaram até o local indicado e realizaram a apreensão de duas espingardas artesanais. O homem ferido recebeu atendimento médico inicial no hospital municipal e, em seguida, foi transferido para o Hospital Regional da Chapada, onde passou por avaliação médica. Segundo informações, ele não corre risco de morte. O material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Seabra, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

Homem é conduzido à delegacia após ameaçar ex-companheira em Bom Jesus da Lapa

Homem é conduzido à delegacia após ameaçar ex-companheira em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/38ª CIPM

Um homem foi conduzido à delegacia na manhã de sábado (17), após ameaçar a ex-companheira em via pública no município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por volta das 7h, na Avenida Agenor Magalhães, no bairro Maravilha II. A Polícia Militar da Bahia, por meio da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (38ª CIPM), foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para averiguar a denúncia. No local, os policiais encontraram a vítima, que relatou ter sido abordada pelo ex-companheiro enquanto transitava pela via. Conforme o relato, o homem, motivado por ciúmes, iniciou uma discussão e passou a ameaçá-la, portando um simulacro de arma de fogo e uma faca. Diante da situação, a vítima acionou a polícia pelo telefone 190. Após a abordagem, a guarnição conduziu o autor e a vítima à 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (24ª Coorpin), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Durante a ação, foram apresentados o simulacro de arma de fogo, a arma branca e outros objetos relacionados à ocorrência.

GASA realiza resgate de potro que caiu em poço em Livramento de Nossa Senhora

GASA realiza resgate de potro que caiu em poço em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/GASA

Um potro foi resgatado com vida na noite de sábado (17), após cair em um poço abandonado com cerca de oito a nove metros de profundidade, no município de Livramento de Nossa Senhora. A ocorrência mobilizou integrantes da GASA – Guardiões Ambientais da Serra das Almas, que atuaram na retirada do animal. Segundo informações repassadas pelo presidente da GASA, Antônio Carlos Oliveira, conhecido como Carlos Bananinha, o poço fica em um terreno particular e não era conhecido pelos proprietários, já que o local estava tomado por vegetação alta. O animal acabou caindo na estrutura e sofreu ferimentos. Para realizar o resgate, a equipe montou um sistema de rapel com o uso de tripé, roldanas e equipamentos de segurança. Um dos voluntários desceu até o interior do poço, realizou a amarração do potro e, com o apoio dos demais integrantes, o animal foi retirado com sucesso. Após ser resgatado, o potro apresentava um corte profundo na boca, com perda considerável de sangue, além de escoriações pelo corpo, mas não foram constatadas fraturas. O animal conseguiu sair caminhando e foi encaminhado para tratamento veterinário. De acordo com a equipe, o potro está bem e fora de risco.

Governador decreta três dias de luto oficial na Bahia pela morte do deputado estadual Alan Sanches

Governador decreta três dias de luto oficial na Bahia pela morte do deputado estadual Alan Sanches
Foto: Sudoeste Total

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decretou luto oficial de três dias em todo o estado pela morte do deputado estadual Alan Sanches, ocorrida no sábado (17). O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado no mesmo dia do falecimento. Em manifestação nas redes sociais, o governador prestou homenagem ao parlamentar e destacou o respeito à sua trajetória pública. Jerônimo Rodrigues afirmou que o luto é um gesto de reconhecimento à memória de Alan Sanches e expressou solidariedade aos familiares, amigos e pessoas próximas diante do momento de dor. Ainda no sábado, ao tomar conhecimento da morte durante agenda oficial no município de Formosa do Rio Preto, o governador lamentou a perda do deputado, que atuava como vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Jerônimo ressaltou que, apesar de estarem em campos políticos opostos, sempre manteve com Alan Sanches uma relação pautada pelo respeito, pelo diálogo e pelo espírito democrático.

Sesab anuncia licitação para reestruturação da Hemoba em Brumado

Sesab anuncia licitação para reestruturação da Hemoba em Brumado
Foto: Luciano Santos/97 News

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado, na edição desta quinta-feira (15), o aviso de licitação para a reestruturação da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia no município de Brumado. O processo licitatório será realizado pelo critério de maior desconto, com abertura marcada para o dia 3 de março, às 10h, por meio do sistema eletrônico do Banco do Brasil. A licitação é conduzida pela Central de Aquisições e Contratações do Estado da Bahia, órgão vinculado à Secretaria da Saúde. A reestruturação da unidade da Hemoba em Brumado tem como finalidade fortalecer a rede estadual de hemoterapia, ampliando o acesso da população aos serviços de coleta, processamento e transfusão de sangue na região. O edital e seus anexos estão disponíveis nos portais oficiais do Estado da Bahia, e as empresas interessadas podem obter mais informações junto à Diretoria de Licitações da Secretaria da Saúde do Estado.

Brasil inicia vacinação contra a dengue com imunizante nacional de dose única

Brasil inicia vacinação contra a dengue com imunizante nacional de dose única
Foto: Jonathan Campos/AEN-PR

O Governo do Brasil iniciou neste sábado (17) a vacinação contra a dengue com o imunizante 100% nacional, de dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estratégia começou nos municípios-piloto de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais, com a imunização de pessoas entre 15 e 59 anos. A partir deste domingo (18), o município de Botucatu, em São Paulo, também passa a integrar a iniciativa, conforme o Horário de Brasília. A ação tem como objetivo avaliar o impacto da vacina na dinâmica de transmissão da dengue e reunir evidências que subsidiem a ampliação da estratégia em todo o país. Os municípios foram selecionados por possuírem população entre 100 mil e 200 mil habitantes e rede de saúde estruturada, capaz de implementar a vacinação e permitir o acompanhamento dos resultados na população e na circulação do vírus. Ao longo de um ano, especialistas irão analisar a incidência da dengue nos municípios selecionados e monitorar possíveis eventos adversos raros após a imunização. Metodologia semelhante já foi utilizada anteriormente em Botucatu na avaliação da efetividade da vacina contra a Covid-19. Nesta primeira etapa, serão distribuídas 204,1 mil doses entre os três municípios, sendo 80 mil para Botucatu, 60,1 mil para Maranguape e 64 mil para Nova Lima. O quantitativo faz parte das 1,3 milhão de doses já produzidas pelo Instituto Butantan e é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades. Para o público de 10 a 14 anos, segue disponível a vacina japonesa, aplicada em duas doses. Inicialmente restrita a municípios prioritários, a imunização passou a ser ofertada em todo o país. A vacina produzida pelo Butantan será destinada às demais faixas etárias, de 15 a 59 anos, conforme os limites estabelecidos em bula e regulamentados pela Anvisa. Com a ampliação da produção, a vacinação de profissionais da Atenção Primária à Saúde está prevista para o início de fevereiro, com a destinação de cerca de 1,1 milhão de doses a médicos, enfermeiros e agentes comunitários que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde. A estratégia nacional de vacinação do público geral será implementada gradualmente, conforme a disponibilidade de doses, com expectativa de ampliação da produção em até 30 vezes por meio da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines

TCM adia análise de liminar e pede esclarecimentos sobre contrato de combustíveis em Correntina

TCM adia análise de liminar e pede esclarecimentos sobre contrato de combustíveis em Correntina
Foto: Reprodução

O conselheiro Paulo Rangel, relator do Processo TCM nº 00783e26, decidiu postergar a análise do pedido de liminar que questiona a contratação de combustíveis pela Prefeitura de Correntina, no oeste da Bahia. O despacho foi proferido no âmbito de um Termo de Ocorrência com pedido cautelar lavrado pela 25ª Inspetoria Regional de Controle Externo e publicado com data de sexta-feira, 16 de janeiro de 2025. O processo apura possíveis irregularidades no Contrato nº 251/2025, firmado entre o município e a empresa Posto de Combustíveis Rio Correntina 1 Ltda, no valor total de R$ 7.159.180,00. Segundo a inspetoria, a contratação teria ocorrido com quantidade de combustível superestimada em 1.162.000 litros, volume que permitiria percorrer mais de sete milhões de quilômetros, sem a realização de estudo prévio que justificasse a demanda, em desacordo com dispositivos da Lei nº 14.133/2021. Além da suposta superestimação, a denúncia aponta possível conflito de interesses, uma vez que um dos sócios da empresa contratada, Adalberto Rosa Barreto, ocupa o cargo de deputado federal e integra o mesmo partido político do gestor municipal denunciado, Walter Mariano Messias de Souza. Para a área técnica, a relação caracterizaria conflito de interesses e afronta aos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa. O relatório também registra que, até outubro de 2025, já haviam sido pagos R$ 3.473.570,07 à empresa, conforme dados do sistema SIGA, e que, mesmo com o contrato vigente até maio de 2026, o município celebrou um novo contrato de combustíveis, de nº 626/2025, com empresa de mesmo sócio, elevando o montante total das contratações para R$ 14.318.360,00. Diante das informações, a inspetoria solicitou a concessão de medida cautelar para suspender qualquer ato administrativo e pagamentos relacionados ao contrato questionado. No entanto, o conselheiro relator entendeu que os fatos demandam análise mais aprofundada e determinou a notificação prévia do gestor municipal e da empresa contratada antes de decidir sobre o pedido liminar. No despacho, Paulo Rangel fixou o prazo de cinco dias corridos para que o prefeito de Correntina e a empresa apresentem manifestação exclusiva sobre a liminar, além de toda a documentação que comprove a real necessidade do volume de combustível contratado, como estudo técnico preliminar, histórico de consumo, notas fiscais, contratos anteriores, memória de cálculo e relatórios de abastecimento. O relator também determinou que a notificação tenha força de mandado e autorizou, de forma excepcional, que o ato seja realizado por via eletrônica. Após o cumprimento das diligências, os autos deverão retornar ao gabinete do relator para nova apreciação.

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 50 milhões

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 50 milhões
Foto: Sudoeste Total

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2961 da Mega-Sena, sorteado no sábado (17), e o prêmio principal voltou a acumular. Com isso, a estimativa para o próximo sorteio, marcado para terça-feira (20), é de R$ 50 milhões. As dezenas sorteadas foram 10, 13, 55, 56, 59 e 60. Apesar de não haver ganhadores na faixa principal, 74 apostas acertaram cinco números e cada uma recebeu R$ 29.835,57. Já a quadra teve 4.863 apostas premiadas, com pagamento individual de R$ 748,36. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 20h do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica do país, pelo Portal Loterias Caixa ou pelo aplicativo Loterias Caixa. Clientes da Caixa também podem apostar por meio do internet banking. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Tarifas do transporte intermunicipal são reajustadas na Bahia

Tarifas do transporte intermunicipal são reajustadas na Bahia
Foto: Divulgação/Agerba

Entraram em vigor neste sábado (17) os novos valores das tarifas das linhas do Serviço Público de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado da Bahia. Os reajustes anuais foram regulamentados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), por meio das resoluções nº 02/2026 e nº 03/2026, publicadas no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (15), pelo Horário de Brasília. No transporte rodoviário intermunicipal, as tarifas das linhas de longa distância e das linhas da região metropolitana com partidas em terminais rodoviários tiveram reajuste de 6,28%. Já as linhas semiurbanas localizadas fora da Região Metropolitana de Salvador passaram por um aumento de 8,44%. Também a partir deste sábado, foi aplicado o reajuste de 5,17% na tarifa de embarque do Terminal Rodoviário de Salvador. Com a atualização, os valores passaram a ser de R$ 9,08 para viagens interestaduais, R$ 3,75 para viagens intermunicipais e R$ 1,55 para viagens intermunicipais metropolitanas. Crianças com até cinco anos continuam isentas do pagamento. De acordo com a AGERBA, os valores da tarifa de embarque seguem o contrato firmado em 2019, que prevê a remuneração da concessionária por meio da arrecadação da Tarifa de Utilização de Terminal (Tute).

Ministério Público denuncia homem por armazenamento de material pornográfico infantil em Brumado

Ministério Público denuncia homem por armazenamento de material pornográfico infantil em Brumado
Foto: Sudoeste Total

O Ministério Público do Estado da Bahia denunciou criminalmente um investigado no Município de Brumado pela prática do crime de armazenamento de conteúdo sexual infantojuvenil. O investigado foi alvo da Operação Kori, da Polícia Federal, deflagrada em agosto de 2025, quando foram apreendidos equipamentos eletrônicos, como computadores e aparelhos celulares de uso pessoal e outros objetos comprobatórios da prática dos crimes. Ele foi denunciado de acordo com o artigo 241-B do ECA em razão de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. A investigação teve início a partir do recebimento de relatórios de organizações não governamentais sobre tráfego de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil em redes sociais. Conforme a denúncia, de autoria da promotora de Justiça Daniela de Almeida, o investigado tinha a posse e armazenamento reiterado de arquivos digitais contendo cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes, o que configura a prática de crime tipificado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  O material foi identificado tanto em ambientes virtuais quanto em dispositivos eletrônicos vinculados ao investigado. 

77ª CIPM apreende adolescente com drogas no centro de Vitória da Conquista

77ª CIPM apreende adolescente com drogas no centro de Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Policiais militares da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam entorpecentes na tarde desta quinta-feira (15), por volta das 17h30, durante a Operação Motopatrulhamento 2x2, realizada no centro de Vitória da Conquista. A ação teve início após informações repassadas pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) sobre a presença de indivíduos em atitude suspeita na região central da cidade. Durante as diligências, a guarnição localizou um adolescente na Rua Laudicéia Gusmão e realizou a abordagem. Na busca pessoal, os policiais encontraram 27 trouxas de substância análoga à maconha, além de um aparelho celular. Também foi apreendida a bicicleta utilizada pelo adolescente no momento da abordagem. Por se tratar de menor de idade, o adolescente foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), acompanhado de sua genitora e de um Conselheiro Tutelar, para a adoção das medidas legais cabíveis.

Veículo suspeito de clonagem é localizado pela Polícia Civil em iguaí

Veículo suspeito de clonagem é localizado pela Polícia Civil em iguaí
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Iguaí, apreendeu, na sexta-feira (16), um veículo com suspeita de restrição de furto/roubo, possivelmente clonado. O automóvel estava estacionado em via pública, no Centro do município, quando foi identificado pela equipe, que já possuía registro de ocorrência relacionado à placa adulterada. Um homem de 25 anos, que se apresentou como proprietário declarou ter adquirido o veículo na cidade de Nova Canaã e alegou não ter conhecimento de qualquer irregularidade. O carro foi apreendido e encaminhado para perícia, que deverá confirmar a adulteração e identificar o verdadeiro proprietário.

Mulher é agredida com pedra e fica ferida em Iuiú

Mulher é agredida com pedra e fica ferida em Iuiú
Foto: Divulgação/PMIUIU

Uma ocorrência de agressão e lesão corporal foi registrada na madrugada deste sábado (17), por volta das 4h13, no município de Iuiú, no sudoeste da Bahia. Uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar foi acionada após uma mulher de 33 anos informar, por meio de aplicativo de mensagens, que havia sido vítima de agressão na Rua Marcelino Dias. No local, a vítima relatou que foi atacada por um homem, que a atingiu no braço e na cabeça com uma pedra do tipo paralelepípedo, provocando cortes. Após a agressão, o autor fugiu pulando muros de residências próximas e não foi localizado, mesmo após a realização de rondas na região. A mulher foi socorrida e conduzida ao Hospital Municipal de Iuiú, onde recebeu suturas e permaneceu em observação. Ela foi orientada a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas legais cabíveis.

Prefeitura de Livramento realiza triagem vascular e atende mais de 400 pacientes

Prefeitura de Livramento realiza triagem vascular e atende mais de 400 pacientes
Foto: Divulgação/Ascom

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 15 e 16 de janeiro uma ação de triagem vascular que beneficiou 417 pacientes no município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso a serviços especializados e com o cuidado integral à saúde da população. Durante a triagem, 367 pessoas foram consideradas aptas para dar continuidade ao atendimento. Após essa etapa, os pacientes serão encaminhados para consulta com especialista vascular, quando serão submetidos a exames de ultrassonografia com Doppler. A partir dos resultados, serão definidos, com base em critérios técnicos e clínicos, os casos com indicação para tratamento com espuma. Os pacientes que tiverem indicação poderão iniciar o tratamento de forma imediata, garantindo mais agilidade e resolutividade no atendimento. Concluída essa fase, novas triagens estão previstas, assegurando a continuidade dos atendimentos e o acompanhamento adequado dos pacientes no município.

Operação Amparo combate estelionato contra idosos em Vitória da Conquista

Operação Amparo combate estelionato contra idosos em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

A Polícia Civil da Bahia realizou um mandado de busca e apreensão, nesta sexta-feira (16), na residência de uma mulher de 48 anos, no bairro da Jurema, em Vitória da Conquista, suspeita de cometer fraudes eletrônicas contra idosos no município.  De acordo com as investigações, a mulher trabalhava em um estabelecimento de serviços de cópias e impressão de faturas, localizado no centro da cidade. Quando as vítimas procuravam o local para imprimir boletos e contas, ela cadastrava, sem consentimento, os dados pessoais dos idosos em aplicativos de compras vinculados à sua conta pessoal, além de realizar transferências bancárias. Uma das vítimas teve prejuízo de R$ 400 em compras indevidas. Outra sofreu um desvio de aproximadamente R$ 5 mil, por meio de transferências via PIX realizadas pela investigada, além de compras efetuadas ilegalmente em seu cartão de crédito. Durante a ação, foram apreendidos um aparelho celular e documentos que irão subsidiar as investigações. A ação foi realizada por equipes da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Sudoeste). Diligências e oitivas seguem em curso para judicializar o caso.

Furto de materiais de empresa de internet é registrado em Sebastião Laranjeiras

Furto de materiais de empresa de internet é registrado em Sebastião Laranjeiras
Foto: Reprodução

Uma ocorrência de furto simples foi registrada na tarde desta sexta-feira (16), por volta das 17h, no município de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia. A Polícia Militar foi acionada após funcionários de uma empresa de internet informarem o desaparecimento de materiais utilizados na manutenção da rede na região do Núcleo III. De acordo com os relatos, os trabalhadores realizavam serviços de manutenção em uma área de mata e deixaram três postes de eucalipto e um carrinho plataforma próximos à margem da via. Ao retornarem ao local, constataram que os objetos haviam sido subtraídos. A guarnição deslocou-se até a área indicada e manteve contato com moradores das proximidades, mas ninguém soube informar suspeitos ou detalhes que pudessem levar à identificação do autor do furto. Diante da situação, a vítima foi orientada a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia local para a adoção das medidas legais cabíveis.

PM presta apoio após registro de ameaça e injúria em Palmas de Monte Alto

PM presta apoio após registro de ameaça e injúria em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/PMPMA

Uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar foi acionada na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 9h45, para prestar apoio institucional após o registro de uma ocorrência de ameaça e injúria em Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia. A vítima é uma mulher de 40 anos, que denunciou o próprio esposo, de 43 anos. De acordo com o relato da vítima, o autor chegou à residência do casal na noite do dia anterior, por volta das 19h, em visível estado de embriaguez, passando a proferir ameaças e ofensas verbais. Ainda segundo a denúncia, o homem utilizou palavras de baixo calão, chamando a esposa de “cadela” e “vagabunda”, inclusive na presença dos filhos. Após o acionamento, a guarnição deslocou-se até o endereço, localizado na Avenida Manoel Rubens Vicente da Cruz. No local, os policiais orientaram o autor a se retirar do imóvel, em razão da futura adoção de medida protetiva em favor da vítima. O homem acatou a orientação e deixou a residência sem oferecer resistência. A ocorrência foi devidamente registrada para as providências legais cabíveis.

PM apreende drogas e conduz suspeitos durante ação na zona rural de Barra do Choça

PM apreende drogas e conduz suspeitos durante ação na zona rural de Barra do Choça
Foto: Divulgação/PMBA

Policiais militares da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizaram, na tarde desta sexta-feira (16), uma ação policial na zona rural do município de Barra do Choça, nas proximidades do acesso ao povoado de São Sebastião, que resultou na apreensão de entorpecentes e na condução de uma mulher e de um adolescente à delegacia. Durante a abordagem, a guarnição localizou os dois envolvidos e apreendeu 183 petecas de substância análoga à cocaína, além de duas balanças de precisão, sacos plásticos utilizados para o acondicionamento de drogas e um aparelho celular. Todo o material apreendido, juntamente com os envolvidos, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Barra do Choça para a adoção das medidas legais cabíveis. A mulher foi autuada em flagrante e encaminhada ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), enquanto o adolescente foi liberado na presença do responsável legal.

Polícia Militar inicia neste sábado Projeto PM no Pôr do Sol no Cristo de Mário Cravo, em Vitória da Conquista

Polícia Militar inicia neste sábado Projeto PM no Pôr do Sol no Cristo de Mário Cravo, em Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

A Polícia Militar da Bahia deu início, neste sábado (17), ao Projeto PM no Pôr do Sol, no Monumento do Cristo de Mário Cravo, em Vitória da Conquista. A iniciativa é realizada pelo Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-SO) e marca a retomada de um projeto que havia sido interrompido durante o período da pandemia. O retorno do projeto acontece com uma proposta estruturada, voltada à prevenção criminal, à valorização da cultura local e à ocupação qualificada dos espaços públicos. A ação busca promover a segurança pública de forma preventiva, por meio do policiamento inteligente e da presença planejada da Polícia Militar, ao mesmo tempo em que oferece à população um ambiente familiar, organizado e voltado ao lazer e à convivência social durante o pôr do sol. O PM no Pôr do Sol é fundamentado em três pilares principais: segurança pública, garantindo tranquilidade e organização do espaço; cultura, com a valorização de artistas locais por meio de apresentações musicais e culturais; e sustentabilidade, com incentivo ao uso consciente da Serra do Periperi e à preservação do Cristo de Mário Cravo como patrimônio turístico, cultural e ambiental do município. A programação cultural ocorre ao longo da tarde, com apresentações musicais no palco principal. No sábado (17), sobem ao palco Luiza Portal, Banda Belikka e Banda Sound Track. No domingo (18), as atrações são Plácido Oliveira, Marlua e Jô Almeida. Além das atrações musicais, o evento conta com área gourmet, palco cultural com atividades de bem-estar e lazer, feira da economia solidária, ponto de hidratação gratuito, acesso à internet gratuita, transporte coletivo gratuito e estrutura com acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo intérprete, garantindo maior inclusão do público. Durante toda a programação, a Polícia Militar mantém policiamento ostensivo e preventivo no local, reforçando a segurança dos participantes e a preservação da ordem pública. A PMBA convida a população de Vitória da Conquista e região a participar do Projeto PM no Pôr do Sol, fortalecendo a convivência comunitária em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Polícia Civil apreende armas de uso restrito e drogas durante a Operação Purgato em Iguaí

Polícia Civil apreende armas de uso restrito e drogas durante a Operação Purgato em Iguaí
Foto: Divulgação/PC

Uma ação da Polícia Civil da Bahia realizada na manhã desta sexta-feira (16) resultou na prisão em flagrante de um homem de 24 anos e na apreensão de armas de fogo de uso restrito, munições e entorpecentes no município de Iguaí, no sudoeste do estado. A ofensiva, batizada de Operação Purgato, teve como finalidade o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos pela Vara Criminal da comarca local. A operação foi desencadeada no contexto de investigações que apuram a atuação de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região. Durante as diligências, os policiais localizaram um dos investigados em uma residência no bairro Arnulfo Órfão. Ao perceber a presença das equipes, o suspeito tentou fugir pelo telhado do imóvel, mas acabou sendo contido pelos policiais que faziam o cerco no entorno. No interior da residência, foram apreendidas uma submetralhadora, uma pistola calibre 9 milímetros, ambas de uso restrito, além de um revólver calibre .38, munições, porções de cocaína, balanças de precisão, materiais utilizados para o fracionamento e acondicionamento de drogas, aparelhos celulares e dinheiro em espécie. Contra o suspeito, também havia um mandado de prisão em aberto, que foi cumprido juntamente com a prisão em flagrante. Em continuidade à operação, outra equipe cumpriu mandado de busca e apreensão em um segundo endereço, também no bairro Arnulfo Órfão. No local, foram encontrados cerca de quatro quilos de maconha, munições e instrumentos comumente utilizados no tráfico de drogas. O investigado relacionado a este imóvel não foi localizado. As ações contaram com o apoio de monitoramento aéreo por meio de drone, o que contribuiu para a segurança das equipes e o sucesso das diligências. A operação foi conduzida pela Delegacia Territorial de Iguaí, com apoio da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Pedra Branca) e da Delegacia Territorial de Ibicuí. O preso foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos exames legais e permanece à disposição da Justiça, enquanto as investigações seguem para localizar o outro suspeito e concluir a apuração do caso.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.