Início Arquivo Setembro de 2025

Setembro de 2025

Encontramos 280 Notícias

Bombeiros de Bom Jesus da Lapa iniciam Operação Romaria da Soledade

Bombeiros de Bom Jesus da Lapa iniciam Operação Romaria da Soledade
Foto: Divulgação/CBM-BA

O 20º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM), com sede em Bom Jesus da Lapa, deu início à Operação Romaria da Soledade, que segue até o próximo dia 15 de setembro. A ação tem como objetivo reforçar a segurança dos romeiros e demais participantes do evento religioso na cidade. Equipes do batalhão permanecem em prontidão na esplanada do Santuário do Bom Jesus, prontas para realizar atendimentos pré-hospitalares, resgates ou atuar em situações de emergência sempre que necessário. A operação também inclui guarda-vidas na Praia da Coroa, às margens do Rio São Francisco, com o intuito de prevenir afogamentos ou outras ocorrências de risco. Salva-vidas do município reforçam o trabalho no local. Mesmo durante a operação especial, o 12º BBM mantém seu atendimento regular, recebendo chamadas de emergência pelo número 193, 24 horas por dia.

Tanque Novo firma acordo com MPBA para implantação do projeto ‘Município Seguro’

Tanque Novo firma acordo com MPBA para implantação do projeto ‘Município Seguro’
Foto: Divulgação

No dia 1º de setembro, o Ministério Público da Bahia (MPBA) e o Município de Tanque Novo formalizaram a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a implementação do projeto ‘Município Seguro’, iniciativa voltada à redução dos índices de criminalidade no estado. O documento foi assinado pelo prefeito Paulo Ricardo Bonfim, pelo promotor de Justiça Rosiel Silva Santos e pela assessora jurídica de Tanque Novo, Débora Rafaela Batista. O acordo estabelece a criação de um órgão municipal responsável por executar programas, ações e projetos de segurança pública, além da proposição de um projeto de lei ao Poder Legislativo Municipal para a formação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O objetivo é promover uma atuação conjunta, coordenada e integrada, envolvendo tanto as autoridades quanto a sociedade. Dados do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social do MPBA (Ceosp) apontam que Tanque Novo é o primeiro município do território de identidade Sertão Produtivo — região marcada por forte identidade cultural, social e econômica, com destaque para mineração e energias alternativas — a firmar o TAC dentro do projeto. Outros dezessete municípios também já assinaram acordos semelhantes. Além do TAC, o MPBA abriu mais de 200 procedimentos administrativos em cidades baianas que precisavam regularizar questões como a inexistência do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, do Fundo e do Plano Municipal de Segurança Pública, e a integração ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

CIPRv apreende carregamento de carvão com nota fiscal irregular em Vitória da Conquista

CIPRv apreende carregamento de carvão com nota fiscal irregular em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na manhã desta quinta-feira (11), por volta das 11h20, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto do Pradoso, apreenderam um carregamento de carvão na BA-262, em Vitória da Conquista. De acordo com a corporação, a carga, composta por aproximadamente 1.800 sacos, estava acompanhada de uma nota fiscal divergente. O material foi encaminhado para o Posto Fiscal Benito Gama, também em Vitória da Conquista, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Justiça decreta prisão de servidor acusado de desvio de recursos em Guanambi

Justiça decreta prisão de servidor acusado de desvio de recursos em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

A Justiça Estadual decretou a prisão de um servidor da Prefeitura de Guanambi acusado de desviar recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social. A investigação começou após a secretária da pasta, Carla Maria, identificar irregularidades no setor contábil em 3 de setembro. Ela comunicou imediatamente o prefeito e o setor jurídico, que determinaram a exoneração do funcionário, ocupante de cargo comissionado e servidor concursado há dez anos, além da abertura de uma sindicância. O valor total desviado ainda está sendo apurado, já que a prática ocorria há vários anos. Em 5 de setembro, a Prefeitura registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. Quatro dias depois, em 9 de setembro, uma denúncia foi apresentada ao Ministério Público, que obteve da Justiça a decretação da prisão do servidor, o bloqueio de suas contas bancárias e a comunicação aos sistemas de aeroportos para impedir possível fuga. A atual gestão municipal informou que, nos últimos meses, já desarticulou outros esquemas de desvio de verbas e grilagem de terrenos. Outra investigação sobre desvios em outra pasta também segue em andamento e será divulgada à população e às autoridades assim que concluída.

PRF localiza homem desaparecido que caminhava desorientado na BR-116, em Jaguaquara

PRF localiza homem desaparecido que caminhava desorientado na BR-116, em Jaguaquara
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde da quarta-feira (10), no Km 642 da BR-116, em Jaguaquara, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou um homem que aparentava situação de risco social e que possuía registros de desaparecimento. A equipe realizava patrulhamento de rotina quando avistou o homem caminhando de forma desorientada pela pista de rolamento, colocando em risco a própria vida e a segurança dos motoristas. Ele aparentava confusão mental, com sinais de cansaço e desidratação. Após a abordagem, os policiais o identificaram e confirmaram que havia boletins de ocorrência de desaparecimento. O homem recebeu os primeiros cuidados e foi conduzido em segurança para o abrigo municipal de Jequié, onde foi acolhido. A ocorrência foi comunicada à Polícia Civil de Jequié.

Vacinação contra HPV é prorrogada até dezembro para adolescentes de 15 a 19 anos

Vacinação contra HPV é prorrogada até dezembro para adolescentes de 15 a 19 anos
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Governo do Brasil prorrogou, até dezembro de 2025, a campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos. A meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não foram imunizados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. É a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita. Para facilitar o acesso à proteção, a imunização está disponível em diferentes locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings. A estratégia de resgate dos não vacinados conta com o apoio de estados e municípios e busca assegurar que todos os adolescentes e jovens dessa faixa etária sejam imunizados, garantindo um futuro mais saudável para as próximas gerações. Desde 2024, o Brasil passou a adotar a dose única da vacina contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas aplicações e simplificando o acesso à imunização. A medida segue recomendações internacionais e reforça o compromisso do país de eliminar o câncer de colo do útero até 2030. Para pessoas imunocomprometidas, como pacientes com HIV/Aids, em tratamento contra o câncer ou transplantados, o esquema continua em três doses. A mesma regra vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

Homem é preso por estupro de vulnerável contra criança de 10 anos em Ribeira do Pombal

Homem é preso por estupro de vulnerável contra criança de 10 anos em Ribeira do Pombal
Foto: Divulgação/PMRP

Um homem de 55 anos foi preso, nesta quarta-feira (10), na zona rural de Ribeira do Pombal, no nordeste baiano, acusado de estupro de vulnerável contra uma criança de 10 anos. Segundo as apurações, ele era vizinho da vítima e fazia promessas financeiras e emocionais em troca dos abusos. Também há indícios de que tenha orientado uma das filhas, menor de idade, a atrair a criança até sua residência. As investigações conduzidas pela Delegacia Territorial do município apontam que o crime vinha sendo cometido desde 2024. Testemunhas relataram que o suspeito mantinha contato frequente com a criança, oferecendo presentes e dinheiro, o que resultou em mudanças de comportamento. A Polícia Civil reuniu provas que incluem áudios e vídeos que reforçam a materialidade do crime. O pedido de prisão preventiva foi baseado em um procedimento investigativo que contou com denúncias do Conselho Tutelar, da escola da vítima, familiares e agentes de saúde municipais. A Justiça acolheu a solicitação e determinou a prisão, que foi cumprida na operação. Além da prisão preventiva, o homem foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, encontrada em sua residência durante o cumprimento do mandado.  A vítima foi submetida a exame pericial, recebeu atendimento médico e será acompanhada pelo serviço psicossocial do município.

STF forma maioria para condenar Bolsonaro e aliados por trama golpista

STF forma maioria para condenar Bolsonaro e aliados por trama golpista
Foto: Antônio Augusto/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (11), condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pelo envolvimento em uma trama golpista. As informações são do G1. Esta é a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente é condenado por tentativa de golpe de Estado. Do total da pena, 24 anos e 9 meses correspondem a reclusão — regime fechado — e 2 anos e 6 meses a detenção, que prevê regime semiaberto ou aberto. Por ultrapassar oito anos, a condenação exige que o ex-presidente inicie o cumprimento da pena em regime fechado. A decisão também o torna inelegível por mais oito anos após o cumprimento da sentença, conforme a Lei da Ficha Limpa. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) indicou que Bolsonaro, ao lado de sete ex-auxiliares e militares, tentou impedir a posse e o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre o fim de 2022 e o início de 2023. Por quatro votos a um, a Primeira Turma do STF considerou o ex-presidente culpado por cinco crimes: golpe de Estado; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; organização criminosa armada; dano qualificado ao patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado. Segundo os ministros que votaram pela condenação, as provas apresentadas — incluindo vídeos de transmissões ao vivo, documentos, reuniões e planos de ação — demonstraram uma tentativa concreta de ruptura da ordem democrática. A maioria entendeu que o material apresentado pela PGR foi suficiente para a condenação de Bolsonaro e seus aliados.

Motocicleta com quase R$ 300 mil em multas é apreendida pela PM em Caetité

Motocicleta com quase R$ 300 mil em multas é apreendida pela PM em Caetité
Foto: HR Bahia

Na noite de quarta-feira (10), por volta das 21h20, policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam uma motocicleta com dívidas que somavam R$ 291.487,73, em Caetité, sudoeste da Bahia. A equipe foi acionada por moradores para verificar uma moto estacionada em um ponto de pouca iluminação, na Rua Correntina, bairro Santa Rita. No local, os agentes encontraram uma Honda PCX 150, cor prata, com o número de chassi suprimido. O condutor foi localizado e notificado sobre as irregularidades. Diante da situação, os policiais lavraram o Termo de Remoção e Apreensão de Veículo (TRAV), e a motocicleta foi encaminhada ao pátio para os procedimentos legais.

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva, ameaçar e agredir enteada em Itapetinga

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva, ameaçar e agredir enteada em Itapetinga
Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia prendeu um homem de 40 anos, em flagrante, na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro, na cidade de Itapetinga, sudoeste baiano. A prisão ocorreu após a violação de uma medida protetiva de urgência, além de agressão e ameaça no contexto de violência doméstica. Mesmo tendo uma ordem judicial que o impedia de se aproximar da enteada, o homem adentrou à casa da vítima e arremessou um objeto contundente contra ela, causando ferimentos em um dos braços. De acordo com o registro de ocorrência, o homem também proferiu ameaças de morte contra a vítima e sua mãe, companheira do agressor, caso as mulheres procurassem a polícia. A prisão foi efetuada pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM), com apoio do Serviço de Investigação da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). O homem foi colocado à disposição da Justiça e o caso segue sob investigação do NEAM e da 21ª Coorpin.

Motorista se recusa a soprar bafômetro e é autuado em Vitória da Conquista

Motorista se recusa a soprar bafômetro e é autuado em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na noite desta quarta-feira (10), por volta das 23h08, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), em serviço no Posto do Marçal, abordaram um veículo na BA-263, em Vitória da Conquista. Durante a fiscalização, o motorista foi convidado a realizar o teste do etilômetro, conhecido como bafômetro, mas se recusou a colaborar. Em razão da recusa, o condutor foi autuado de acordo com o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O veículo, por sua vez, foi liberado e entregue a outro condutor devidamente habilitado.

PM recupera motocicleta furtada e prende três suspeitos em Macaúbas e Ibipitanga

PM recupera motocicleta furtada e prende três suspeitos em Macaúbas e Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro, por volta das 14h10, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 4ª CIPM realizavam rondas ostensivas em Macaúbas quando foram informados por um cidadão sobre o furto de uma motocicleta Honda 125, ocorrido dias antes no município de Boquira, a cerca de 30 quilômetros dali. Com base nas informações, a guarnição localizou um suspeito que confessou o crime e apontou um comparsa como intermediário. Este segundo envolvido admitiu participação e revelou que a moto havia sido vendida a um morador de Ibipitanga. Em nova diligência, os policiais encontraram o comprador em posse do veículo. Os três homens foram conduzidos à Delegacia Territorial de Macaúbas, onde permanecem à disposição da autoridade policial para as providências cabíveis.

Prefeito de Jussiape reduz próprio subsídio e o de secretários para conter gastos

Prefeito de Jussiape reduz próprio subsídio e o de secretários para conter gastos
Foto: Sudoeste Total

Em meio a dificuldades financeiras, a Prefeitura de Jussiape, na Chapada Diamantina, adotou uma medida emergencial para equilibrar as contas públicas. O Decreto nº 139/2025, publicado no Diário Oficial na segunda-feira (8), determina a redução temporária dos subsídios do prefeito José Santos Luz (Avante) e de todos os secretários municipais. De acordo com o texto, o salário bruto do prefeito sofrerá corte fixo de R$ 5 mil mensais. Para os secretários, a redução será de 30% sobre o valor do subsídio vigente. A determinação tem vigência inicial de três meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, caso a situação financeira do município não melhore. O decreto destaca que cabe ao chefe do Executivo adotar medidas de gestão administrativa e financeira para garantir o equilíbrio fiscal e a sustentabilidade das contas públicas, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). A iniciativa, segundo a administração, visa assegurar a continuidade dos serviços essenciais à população.

Polícia Civil prende trio em flagrante por receptação e associação criminosa em Poções

Polícia Civil prende trio em flagrante por receptação e associação criminosa em Poções
Foto: Divulgação/PC

Três homens, com idades de 21, 23 e 29 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Civil da Bahia, na tarde desta quarta-feira (10), durante uma ação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista. Eles são apontados como integrantes de uma quadrilha investigada após o roubo de um caminhão e de uma carga de madeira de eucalipto tratada, avaliada em aproximadamente R$ 220 mil, ocorrido no último dia 8 de setembro, em Itaobim (MG). De acordo com a investigação, o crime aconteceu por volta das 23h30, no km 107 da BR-116. As vítimas relataram que, após abastecer em Itaobim, seguiram viagem quando foram surpreendidas por dois homens armados que saíram de trás de uma casa abandonada às margens da rodovia. Um deles efetuou dois disparos para o alto e obrigou os ocupantes do veículo a deitar no assoalho da cabine, com os rostos cobertos. O caminhão, modelo VW/24.250 de cor branca, foi conduzido pelos criminosos por cerca de duas horas até o município de Divisa Alegre (MG), onde as vítimas foram libertadas por volta das 2h da manhã do dia seguinte. As diligências levaram os investigadores até um galpão localizado às margens da BR-116, na cidade de Poções (BA). No local, além do caminhão e da carga roubada em Itaobim, foram encontrados diversos veículos desmanchados e outras cargas roubadas, incluindo pneus e materiais de piscinas. Os três suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação e associação criminosa. Todo o material apreendido foi recolhido, e os presos encaminhados ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanecem à disposição da Justiça.

Ação social da Polícia Militar beneficia famílias em Ituaçu

Ação social da Polícia Militar beneficia famílias em Ituaçu
Foto: Divulgação/24º BPM

O município de Ituaçu recebeu, nesta quarta-feira (10), mais uma edição do Projeto Sementes Cidadãs, desenvolvido pelo 24º Batalhão da Polícia Militar, por meio dos Pelotões de Ituaçu e Tanhaçu. Em sua 8ª realização, a ação distribuiu alimentos e brinquedos a famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações foram arrecadadas com apoio da Escola Municipal Juvenal Wanderley, que mobilizou alunos dos 6º, 7º e 8º anos, além de professores e da direção escolar. A participação dos estudantes teve como objetivo despertar o espírito de solidariedade e aproximar a comunidade da Polícia Militar. O evento também contou com a presença do mascote Ícaro Gabriel, que trouxe momentos de descontração e ajudou a fortalecer o clima de integração entre sociedade, educação e segurança pública.

Veículo com restrição de circulação é apreendido pela CIPRv em Tanhaçu

Veículo com restrição de circulação é apreendido pela CIPRv em Tanhaçu
Foto: Divulgação/CIPRv

Na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 10h25, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no posto do distrito de Sussuarana, apreenderam um veículo na BA-026, no município de Tanhaçu. Durante a abordagem, a guarnição identificou que o veículo possuía restrição de circulação emitida pelo município de Osasco, em São Paulo. O veículo foi então encaminhado ao pátio do Detran em Brumado, onde as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Homem foge de abordagem e abandona moto irregular em Macaúbas

Homem foge de abordagem e abandona moto irregular em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã desta quarta-feira (10), às 10h29, policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para apoiar a Polícia Civil no cumprimento de uma intimação no povoado de Queiroz, zona rural de Macaúbas. Quando a equipe chegou ao local, o homem que seria intimado percebeu a movimentação e correu para uma área de matagal, conseguindo escapar. Durante a ação, familiares informaram que havia uma motocicleta do indivíduo estacionada ao lado da casa. Ao verificar o veículo, os policiais constataram que ele não tinha placa e apresentava adulteração no chassi. A motocicleta foi apreendida e levada à Delegacia Territorial de Macaúbas, onde o caso segue sob investigação.

CIPRv/Brumado promove ação do Setembro Amarelo em Vitória da Conquista

CIPRv/Brumado promove ação do Setembro Amarelo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv-Brumado

Na manhã desta quarta-feira (10), às 10h25, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) realizaram uma mobilização alusiva à Campanha Setembro Amarelo, nos postos de fiscalização e na sede da unidade, em Vitória da Conquista. O mês de setembro é marcado pela principal campanha nacional de valorização da vida e prevenção ao suicídio, que neste ano tem como tema “Conversar pode mudar vidas”. A iniciativa da CIPRv buscou reforçar a importância do diálogo como ferramenta de acolhimento a quem enfrenta momentos de sofrimento em silêncio. Durante a ação, motoristas abordados nas rodovias receberam mensagens com reflexões sobre o valor da vida. Segundo a unidade, a proposta foi conscientizar sobre a necessidade de buscar ajuda em situações de crise e lembrar que a vida deve ser sempre a melhor escolha.

Guarda Municipal intervém e salva bebê engasgada em Vitória da Conquista

Guarda Municipal intervém e salva bebê engasgada em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Uma ação rápida da Guarda Municipal de Vitória da Conquista evitou uma tragédia na noite desta segunda-feira (8). Uma bebê de 10 meses se engasgou enquanto estava na Avenida Santa Catarina, no bairro Patagônia, e precisou de socorro imediato. Guardas municipais Mariano, Ferraz e Santos, que estavam nas proximidades, foram acionados por uma transeunte e aplicaram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias respiratórias. Após a intervenção, a criança voltou a respirar normalmente. O comandante da corporação, Cristóvão Lemos, destacou que a atuação da Guarda vai muito além da proteção de bens e serviços municipais. “Nosso trabalho inclui proteção social preventiva, defesa dos direitos humanos e, acima de tudo, preservação da vida. A rápida resposta dos guardas nesse caso é reflexo da formação contínua que recebem com o Corpo de Bombeiros e o SAMU 192”, explicou.

Contas de 2023 da Prefeitura de Ibitiara são aprovadas com ressalvas pelo TCM-BA

Contas de 2023 da Prefeitura de Ibitiara são aprovadas com ressalvas pelo TCM-BA
Foto: Sudoeste Total

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiu parecer prévio favorável à aprovação, com ressalvas, das contas da Prefeitura de Ibitiara, referentes ao exercício de 2023, sob responsabilidade do gestor Wilson dos Santos Souza. Na decisão, publicada nesta quarta-feira (10) no diário oficial eletrônico, o relator do processo, conselheiro Plínio Carneiro Filho, recomendou a adoção de providências por parte da atual gestão para corrigir as falhas apontadas. Além disso, foi determinada a aplicação de multa no valor de R$ 1 mil ao ex-gestor. A decisão contou com os votos favoráveis dos conselheiros Paulo Rangel e do substituto Antônio Carlos da Silva. A sessão foi presidida pelo conselheiro Nelson Pellegrino e teve a participação do Ministério Público de Contas, representado pelo procurador Guilherme Costa Macedo.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.