Início Arquivo Setembro de 2025

Setembro de 2025

Encontramos 280 Notícias

Tecnologias do Plano ABC+ serão apresentadas no Seminário de Produção Florestal em Maracás

Tecnologias do Plano ABC+ serão apresentadas no Seminário de Produção Florestal em Maracás
Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) participa nesta sexta-feira (12) do Seminário de Produção Florestal no Vale do Jiquiriçá, em Maracás. O encontro reunirá produtores rurais, gestores e especialistas para discutir alternativas de fortalecimento da atividade na região, com ênfase em práticas sustentáveis. O agrônomo Paulo Sérgio Ramos representará a Seagri durante o evento, apresentando os sistemas integrados de produção do Plano ABC+ Bahia. Entre as tecnologias destacadas está a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que combina diferentes atividades em uma mesma área e tem se mostrado eficiente sobretudo em pequenas e médias propriedades. Promovido pela prefeitura de Maracás em parceria com o Sindicato Rural, o seminário conta ainda com o apoio da Câmara de Vereadores, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (Convale) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). O Plano ABC+ Bahia é a estratégia estadual para impulsionar a agropecuária sustentável até 2030, em alinhamento à política federal. O programa estimula práticas de baixo carbono, como plantio direto, recuperação de áreas degradadas, sistemas irrigados e integração lavoura-pecuária-floresta. A iniciativa busca reduzir emissões de gases de efeito estufa, apoiar a adaptação às mudanças climáticas e ampliar o acesso ao crédito rural, promovendo tecnologias que conciliam produtividade com preservação ambiental.

TCM-BA determina suspensão de chamamentos públicos em Brumado após denúncia de irregularidades

TCM-BA determina suspensão de chamamentos públicos em Brumado após denúncia de irregularidades
Foto: Sudoeste Total

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a suspensão dos Chamamentos Públicos nº 002/2025 e nº 013/2025 da Prefeitura de Brumado. A medida foi adotada pela conselheira-relatora Aline Fernanda Almeida Peixoto, que encontrou indícios de irregularidades nos processos após denúncia apresentada pelo vereador Carlos Magno de Souza Novais contra o prefeito Fabrício Abrantes. Entre os problemas apontados estão a utilização da ordem de chegada como critério de classificação, sem considerar a qualificação técnica ou experiência dos participantes; a criação de uma lista restrita de credenciados, em desacordo com a natureza paralela do credenciamento; a falta de publicação dos editais no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP); e a formação da comissão de licitação apenas com cargos comissionados, o que pode comprometer a imparcialidade do processo. Para corrigir essas falhas, o TCM-BA determinou que a Prefeitura publique integralmente os editais no PNCP no prazo de cinco dias, apresente ao tribunal a comprovação dessa publicação e refaça o processo classificatório com critérios técnicos, objetivos e impessoais, levando em conta experiência, titulação e especialização. Também será necessário reestruturar a comissão de licitação, incluindo servidores efetivos, além de formalizar e divulgar, em até 20 dias, os critérios de distribuição da demanda entre os credenciados, garantindo isonomia e transparência. O prefeito Fabrício Abrantes será notificado da decisão e terá 20 dias para apresentar esclarecimentos ao TCM-BA.

Acusado de furto, lesão corporal e tentativa de homicídio é preso em Barra do Choça

Acusado de furto, lesão corporal e tentativa de homicídio é preso em Barra do Choça
Foto: Sudoeste Total

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta terça-feira, 09 de setembro, um mandado de prisão preventiva contra um homem de 24 anos, suspeito de ser autor de diversos crimes na região de Barra do Choça, no Sudoeste do estado. A prisão, efetuada por equipes da Delegacia Territorial de Barra do Choça, está relacionada a um crime recente em que ele teria agredido uma mulher com golpes de faca, causando ferimentos graves na vítima. O indivíduo, que já era investigado pela Polícia Civil, possui um histórico de ocorrências que incluem também furtos, lesão corporal dolosa e ameaças. Ele é considerado de alta periculosidade e conhecido por sua agressividade nas ações delituosas. O indivíduo está à disposição da Justiça.

Dois suspeitos são detidos após invadir residência ameaçar família na zona rural de Pindaí

Dois suspeitos são detidos após invadir residência ameaçar família na zona rural de Pindaí
Foto: Divulgação/17º BPM

Na noite desta terça-feira, por volta das 20h20, policiais do 17º BPM foram acionados para atender uma ocorrência de roubo na Fazenda Sussuarana, em Pindaí. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que dois indivíduos haviam invadido a residência pela porta dos fundos. O proprietário relatou que os suspeitos, armados com um simulacro de arma de fogo, ameaçaram ele e sua irmã de morte, agredindo-os enquanto exigiam dinheiro. Ao informar que não havia valores na casa e suplicar para que não fizessem mal à irmã, o proprietário conseguiu gritar por socorro. Assustados, os criminosos fugiram pelo fundo da residência, levando um aparelho celular que depois foi deixado na comunidade do Mocambinho, próximo a um poste. Após rondas iniciais sem sucesso, cerca de uma hora depois os policiais encontraram dois indivíduos com características semelhantes às descritas pelas vítimas. Descalços, com calças rasgadas e pernas raladas, eles afirmaram estar voltando de uma pescaria. Conduzidos à residência das vítimas, acabaram confessando o crime. Segundo a Polícia Militar, um dos suspeitos é menor de idade. As vítimas e os acusados foram encaminhados à delegacia de Pindaí.

Homem é preso com drogas e celulares sem nota fiscal em Vitória da Conquista

Homem é preso com drogas e celulares sem nota fiscal em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (9), por volta das 16h40, uma guarnição da CIPE Sudoeste realizava patrulhamento especializado no bairro Henriqueta Prates, em Vitória da Conquista, quando avistou um homem em atitude suspeita nas proximidades de uma residência na Rua L. Ao notar a aproximação da viatura, o indivíduo demonstrou nervosismo e tentou fugir, mas foi alcançado e abordado. Durante a revista, os policiais encontraram com ele uma porção prensada de maconha, 15 trouxas de substância semelhante à cocaína e três celulares sem nota fiscal: um LG dourado, um Samsung azul e um Motorola verde. Após consulta, foi verificado que o homem possui uma extensa ficha criminal. Diante da situação, o detido e o material apreendido foram apresentados no Plantão Central do DISEP, com o apoio da 78ª CIPM, para as medidas cabíveis.

Tiroteio deixa duas pessoas feridas em Iraquara

Tiroteio deixa duas pessoas feridas em Iraquara
Foto: Mateus Pereira GOV/BA

Na manhã desta terça-feira (9), por volta das 11h30, um tiroteio assustou moradores da Avenida Carreiro Grande, no centro de Iraquara. De acordo com a Polícia Militar, equipes da 29ª CIPM foram acionadas pelo CICOM após relatos de disparos de arma de fogo na região. No local, duas pessoas foram atingidas. Uma das vítimas, em estado grave, precisou ser transferida para o Hospital Regional da Chapada. A outra, com ferimentos leves, recebeu atendimento no Hospital Américo Chagas. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Iraquara, onde foi registrado o boletim de ocorrência.

Prefeitura de Vitória da Conquista prorroga situação de emergência em 11 distritos rurais por conta da estiagem

Prefeitura de Vitória da Conquista prorroga situação de emergência em 11 distritos rurais por conta da estiagem
Foto: Divulgação/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista prorrogou, por mais 180 dias, a situação de emergência em 11 distritos do município em razão da estiagem prolongada. O Decreto nº 23.884, assinado pela prefeita Sheila Lemos, foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (9). A medida atinge as localidades de Bate-Pé, Cabeceira do Jiboia, Cercadinho, Dantelândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São João da Vitória, São Sebastião e Veredinha, que enfrentam prejuízos nas plantações, nas pastagens e dificuldades no abastecimento de água potável para as famílias da zona rural. Com a prorrogação, as secretarias municipais ficam autorizadas a adotar ações emergenciais para apoiar a população. O decreto também garante acesso a recursos federais voltados ao enfrentamento da seca e permite a atuação do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob a coordenação da Comdec. Além disso, o município poderá executar o Plano Emergencial de Resposta a Desastres, ajustado à realidade atual das comunidades afetadas.

Homem é detido após aplicar “golpe do Pix” em estabelecimentos comerciais de Guanambi

Homem é detido após aplicar “golpe do Pix” em estabelecimentos comerciais de Guanambi
Foto: Reprodução/17º BPM

Na noite de terça-feira (09), por volta das 18h45, a Polícia Militar de Guanambi prendeu um homem suspeito de aplicar golpes em estabelecimentos comerciais próximos à rodoviária da cidade. De acordo com o 17º Batalhão, o caso teve início na segunda-feira (08), quando o suspeito realizou uma compra no valor de R$ 10,00 e simulou o pagamento via Pix, sem que a transação fosse efetivada. No dia seguinte, ele retornou ao mesmo comércio e repetiu a prática criminosa, desta vez em uma compra de R$ 70,00, novamente enganando a vítima. Após denúncias, a equipe da SOINT identificou o suspeito por meio de imagens da Central de Videomonitoramento do Batalhão. Policiais militares iniciaram rondas e localizaram o homem em outro estabelecimento, na Avenida Governador Valdir Pires, no bairro Belo Horizonte. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Guanambi, onde permanece à disposição da Justiça.

Polícia Militar apreende moto adulterada durante blitz em Tanhaçu

Polícia Militar apreende moto adulterada durante blitz em Tanhaçu
Foto: Divulgação/24º BPM

Durante a manhã desta segunda-feira (8), uma ação do 24º Batalhão de Polícia Militar, no âmbito da Operação Harpia, resultou na apreensão de uma motocicleta com sinais de adulteração na cidade de Tanhaçu. O flagrante ocorreu após os policiais desconfiarem de uma caminhonete que tentou fugir de uma blitz. O veículo foi interceptado e, na carroceria, estava uma motocicleta Honda CG verde. Ao verificar os dados, os militares constataram que o chassi havia sido cortado, o número do motor estava lixado e a placa pertencia a outro automóvel. A motocicleta e o condutor foram apresentados à delegacia de Tanhaçu, onde o caso segue sob investigação.

PMBA lança 6ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho” em parceria com a Hemoba

PMBA lança 6ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho” em parceria com a Hemoba
Foto: Divulgação/Hemoba

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) deu início, neste mês de setembro, à 6ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho”, realizada em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A ação tem como objetivo mobilizar policiais militares e a sociedade baiana para reforçar os estoques de sangue do estado por meio da doação voluntária. Segundo o capitão Anderson Sampaio, oficial do DPCDH e coordenador da campanha, a mobilização é aberta tanto para militares quanto para civis. “Qualquer policial militar ou cidadão pode se dirigir a uma unidade da Hemoba e informar o código 190, que simboliza a adesão à campanha. A PMBA também está envolvendo os alunos dos cursos de formação de oficiais e praças, além de facilitar a coleta por meio da parceria com o hemóvel em duas vilas militares de Salvador”, destacou.

Veículos estacionados sobre faixa elevada voltam a gerar críticas em Livramento de Nossa Senhora

Veículos estacionados sobre faixa elevada voltam a gerar críticas em Livramento de Nossa Senhora
Foto: 88 FM

O trânsito de Livramento de Nossa Senhora voltou a ser motivo de debate após veículos serem flagrados estacionados sobre uma faixa elevada para pedestres no último sábado (6). A situação ocorreu ao lado da Praça Dom Hélio Paschoal, nas proximidades da Catedral de Nossa Senhora do Livramento. De acordo com moradores, episódios semelhantes têm sido recorrentes no município, levantando críticas sobre a falta de respeito de parte dos motoristas. Pedestres relatam que a prática compromete a segurança, principalmente de pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, que utilizam a faixa para realizar a travessia. Além do risco de acidentes, a reincidência desses casos reforça a sensação de desorganização no trânsito local. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica a conduta como infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

Jovem morre após colidir motocicleta contra poste em Livramento de Nossa Senhora

Jovem morre após colidir motocicleta contra poste em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Redes sociais

Um acidente de trânsito registrado na noite de domingo (7) resultou na morte de Thiago Guimarães Silva, de 26 anos, em Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia. De acordo com informações, o jovem conduzia uma motocicleta pelo bairro Beira Rio quando perdeu o controle da direção e colidiu contra um poste de energia elétrica. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para a UPA 24h, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passou por necropsia. O velório aconteceu na residência da família, na Avenida Leônidas Cardoso, no Centro de Livramento, e o sepultamento ocorreu nesta segunda-feira (8), no Cemitério Campo Santo.

Mulher é presa em flagrante por falsificação e venda de atestados médicos em Itapetinga

Mulher é presa em flagrante por falsificação e venda de atestados médicos em Itapetinga
Foto: Divulgação/PC

Uma mulher de 24 anos foi presa em flagrante nesta segunda-feira (8), suspeita de falsificar e comercializar atestados médicos em Itapetinga, no sudoeste da Bahia. O namorado dela, de 25 anos, também foi indiciado por participação no esquema. A investigação começou após os proprietários de uma clínica particular denunciarem à Delegacia Territorial que uma funcionária havia apresentado um atestado adulterado para justificar falta ao trabalho. Durante o depoimento de uma das vítimas, a situação tomou um rumo inesperado: ao monitorar as câmeras da clínica pelo celular, o denunciante flagrou a funcionária confeccionando novos documentos falsos em tempo real. Policiais civis foram acionados e surpreenderam a suspeita em plena atividade criminosa. Na bolsa dela, foram apreendidos vários atestados já prontos, com timbres e assinaturas falsificadas de médicos de duas unidades de saúde. Nos depoimentos, a mulher confessou ser responsável pela produção dos documentos, enquanto o companheiro intermediava as vendas por aplicativos de mensagens. Os pagamentos eram feitos diretamente na conta dele. Cada atestado era vendido por valores entre R$ 30 e R$ 50. Imagens das câmeras de segurança também registraram o namorado indo até a clínica para buscar papéis, além de pessoas com fardas de diferentes empresas entrando rapidamente no local para a mesma prática. A suspeita foi autuada por falsificação de documento particular e uso de documento falso, permanecendo custodiada no Complexo Policial de Itapetinga, à disposição da Justiça. Já o namorado foi indiciado e responderá ao inquérito em liberdade, por não ter sido flagrado no momento da ação.

Presidente sanciona leis que reconhecem Carnaval de Salvador e Romaria de Bom Jesus da Lapa como manifestações da cultura nacional

Presidente sanciona leis que reconhecem Carnaval de Salvador e Romaria de Bom Jesus da Lapa como manifestações da cultura nacional
Foto: Tiago Queiroz/Setur-BA

Símbolo da cultura popular e motor da economia baiana, o carnaval de Salvador foi reconhecido como manifestação da cultura nacional após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a Lei Nº 15.196/2025, que reconhece nacionalmente a festa. O presidente sancionou também a Lei 15.197/2025, que declara como manifestação da cultura nacional a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, também na Bahia. Os textos foram publicados na edição desta segunda-feira, 8 de setembro, do Diário Oficial da União. A medida enaltece o valor histórico, cultural e econômico do carnaval de Salvador. A festa reúne, há décadas, enorme diversidade de iniciativas culturais, como os grupos afro e as tradicionais agremiações fundadoras do trio elétrico. Somente em 2025, mais de 3,5 milhões de turistas estiveram na Bahia durante o período, sendo 850 mil em Salvador, principal destino. A receita ultrapassou R$ 7 bilhões, com a superação dos números de 2024 e os patamares registrados antes da pandemia. O presidente também sancionou o reconhecimento da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, que ocorre na cidade de mesmo nome, na Bahia, como manifestação da cultura nacional.  A celebração religiosa ocorre anualmente entre 28 de julho e 6 de agosto, com a reunião de aproximadamente 600 mil fiéis na cidade de Bom Jesus da Lapa, no interior baiano. O evento é considerado uma das maiores manifestações religiosas do país, com forte impacto social, cultural e econômico. O reconhecimento busca fortalecer a preservação da tradição e garante condições para que ela continue sendo valorizada. Com a sanção, o Poder Público fica autorizado a estabelecer políticas e fomento às atividades relacionadas à romaria até o Santuário do Bom Jesus da Lapa. A intenção é fomentar políticas de segurança aos romeiros, promover a celebração dos atos religiosos e a realização de cultos e eventos e promover a integração dos romeiros no trajeto até o santuário. Outras determinações tratam de destinar apoio aos romeiros em todas as ações que envolvam as celebrações e as realizações do evento cultural e registrar a romaria no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural de natureza imaterial.

Homem é preso em Itapetinga por ameaças contra jovem após fim de relacionamento

Homem é preso em Itapetinga por ameaças contra jovem após fim de relacionamento
Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam/Itapetinga), prendeu na manhã desta segunda-feira (8) um líder religioso suspeito de ameaçar e perseguir uma jovem com quem manteve um relacionamento por cerca de dois anos. O investigado passou a intimidar a vítima após o término, ocorrido há aproximadamente seis meses. De acordo com as investigações, as ameaças se intensificaram quando a jovem iniciou um novo relacionamento, culminando em episódios graves, como a condução forçada da vítima em uma motocicleta, durante a qual ele lançou o veículo contra um ônibus, e a invasão da residência dela, com arrombamento e destruição de objetos. O investigado foi encaminhado ao Núcleo especializado, realizou os exames legais e está custodiado a disposição da Justiça.

Polícia cumpre mandados e prende dupla investigada por tentativa de homicídio em Vitória da Conquista

Polícia cumpre mandados e prende dupla investigada por tentativa de homicídio em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

A Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista, com apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), cumpriu mandados de prisão preventiva contra dois homens, de 24 e 39 anos, investigados por tentativa de homicídio e por coação de vítima e testemunha, na noite de domingo (7). As investigações apontam que, em 20 de maio, a vítima foi surpreendida ao retornar da igreja e sofreu agressões físicas e um golpe de faca pelas costas. Dias antes, em 5 de maio, já havia relatado outra tentativa de homicídio, quando um veículo foi jogado contra ela. Durante a apuração, também ficou comprovado que os investigados mantiveram contato com a vítima e seus familiares, na tentativa de intimidar e dificultar o andamento do caso. Um dos suspeitos foi localizado pela equipe policial na BR-116, trecho de Lagoa das Flores, e o outro teve o mandado cumprido na delegacia de Homicídios de Conquista, onde se apresentou acompanhado de um advogado. A dupla foi submetida aos exames de praxe e encaminhada para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde segue custodiada à disposição da Justiça.

Polícia Civil identifica responsável por perfis que publicavam calúnias contra servidores públicos de Rio de Contas

Polícia Civil identifica responsável por perfis que publicavam calúnias contra servidores públicos de Rio de Contas
Foto: Sudoeste Total

A Polícia Civil concluiu as investigações que identificaram a responsável por uma série de crimes de calúnia e difamação praticados por meio de perfis anônimos na internet. As apurações foram iniciadas após diversos registros de ocorrência na Delegacia Territorial de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Entre as vítimas estavam autoridades políticas e servidores públicos, que eram alvo de ataques em contas do Instagram criadas com nomes diversos. Os boletins de ocorrência foram registrados entre março e agosto de 2025. A partir do rastreamento de um dos perfis, com apoio das empresas responsáveis pela rede social e pelo provedor de e-mail, a equipe de perícia identificou o endereço cadastrado, localizou a origem das postagens e o aparelho celular utilizado. O trabalho investigativo resultou na identificação de uma mulher, ex-servidora municipal, como responsável pela criação e manutenção dos perfis. A investigação estabeleceu vínculo direto entre ela e as contas usadas nos ataques. Diante das evidências, foram lavrados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) contra a suspeita, que responderá em liberdade e permanece à disposição da Justiça. De acordo com a delegada Izabel Ciuffo Sento-Sé Reis, a ação evidenciou o papel essencial da perícia digital no combate a crimes contra a honra. “O uso da tecnologia no processo investigativo foi fundamental para romper o anonimato e identificar a autoria dos ataques, que vinham causando prejuízos à vida social de diversas pessoas. O caso reforça a importância do Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil da Bahia para responsabilizar quem usa a internet para cometer crimes”, destacou.

CIPRv apreende drogas e cumpre mandado de prisão em Brumado

CIPRv apreende drogas e cumpre mandado de prisão em Brumado
Foto: Divulgação/CIPRv-Brumado

Na manhã desta segunda-feira (08/09), às 9h05, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) apreenderam drogas e materiais durante uma abordagem realizada no posto da corporação, localizado na BA-262, em Brumado. De acordo com a ocorrência, no interior do veículo foram encontradas porções de substância análoga à maconha, além de dois módulos de injeção veicular compatíveis com o modelo Hyundai HB-20 1.0. Durante a verificação, os policiais também constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra um dos ocupantes do automóvel. Diante dos fatos, os indivíduos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Brumado para as medidas legais cabíveis.

Suspeitos de tráfico são presos pela PM em Morro do Chapéu

Suspeitos de tráfico são presos pela PM em Morro do Chapéu
Foto: Divulgação/Cipe Semiárido

Uma ação conjunta entre a Cipe Semiárido e o 7º BPM resultou na prisão de dois homens e na apreensão de entorpecentes e dinheiro. A ação teve início após a abordagem a um indivíduo suspeito no centro da cidade pela Cipe Semiárido, encontrando drogas em poder dele. Ao ser questionado, o homem revelou que a droga havia sido adquirida no bairro da Pedra Grande. Com a nova informação, a Cipe Semiárido solicitou o apoio de uma guarnição do 7º BPM e montou um cerco na localidade indicada. Ao chegar, os policiais avistaram três indivíduos, que fugiram para uma área de mata. Um dos fugitivos foi alcançado pela equipe policial e após abordagem e varredura no local, foram encontradas mais porções de entorpecentes. Durante a ocorrência, foram apreendidos R$ 506 reais, uma balança de precisão, 146g de pasta-base de cocaína e 102 porções de maconha, totalizando 113g da erva. Todo o material apreendido foi encaminhado, junto com os dois suspeitos detidos, para a delegacia de Irecê, onde foi feito o registro da ocorrência.

Prefeitura de Guanambi notifica donos de lotes abandonados no Bairro Santo Antônio

Prefeitura de Guanambi notifica donos de lotes abandonados no Bairro Santo Antônio
Foto: Divulgação/PMG

A Secretaria de Infraestrutura de Guanambi (Seinfra) iniciou nesta segunda-feira (8) uma nova etapa de notificações a proprietários de lotes abandonados no Bairro Santo Antônio. A ação faz parte da fiscalização que vem sendo realizada em toda a cidade e que já resultou na notificação de centenas de donos de terrenos e casas em situação de abandono ou com acúmulo de lixo. No Santo Antônio, o problema é antigo: uma mesma família concentra dezenas de lotes sem manutenção, onde o matagal ultrapassa os muros, conforme registros fotográficos. “Não podemos aceitar que a especulação imobiliária provoque um grave problema de saúde pública. Estes terrenos são criadouros de insetos peçonhentos e potenciais focos do Aedes aegypti, transmissor de três graves doenças”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Dalmo Viana. De acordo com ele, somente neste ano 130 proprietários já foram notificados. O prazo para a limpeza é de 15 dias, conforme prevê a Lei nº 1.289/2019. Caso o serviço não seja realizado, o dono do imóvel será multado. Se a multa não for paga, o débito será inscrito na Dívida Ativa do Município, com possibilidade de negativação do nome nos serviços de proteção ao crédito e até execução judicial. A legislação também determina que os lotes sejam mantidos limpos e proíbe o uso do fogo para a realização da limpeza.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.