Foi pulicado na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (28) o aviso de licitação para execução das obras do Hospital Regional de Itapetinga. A unidade contará com 130 leitos, incluindo 20 de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e neonatais e será referência para gestações de alto risco, com ambulatório especializado, internação obstétrica, UTI neonatal, Unidades de Cuidados Intermediários (UCINCo e UCINCa) e posto de coleta de leite humano. O Hospital Regional terá um investimento estimado em R$ 125 milhões e ficará pronto 18 meses após a ordem de serviço, que deve ocorrer em outubro deste ano, após os trâmites legais da licitação. O hospital terá ainda serviços de urgência e emergência 24 horas para adultos, crianças e gestantes, bem como leitos para clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, obstetrícia, pediatria e saúde mental. Além disso, possuirá estrutura cirúrgica com cinco salas e leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). O centro de diagnóstico contará com tomografia, ultrassonografia com Doppler, radiologia com contraste, endoscopia, broncoscopia e laboratório. “Este novo hospital contribuirá para a regionalização da assistência à saúde. O nosso compromisso é fazer com que, cada vez mais, o cidadão tenha o tratamento de média e alta complexidade na sua região, sem necessidade de grandes deslocamentos”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 14h24 deste sábado (28) no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Câmeras de segurança flagraram o momento exato em que uma caminhonete Hilux invadiu a contramão e colidiu violentamente contra um veículo Fiat Strada e várias motocicletas que estavam paradas em frente a um semáforo, no sentido contrário da via. As imagens mostram o impacto repentino e a movimentação de pessoas logo após o acidente. As vítimas foram socorridas e encaminhadas à UPA 24h da cidade. Até o momento, não há informações confirmadas sobre o estado de saúde dos envolvidos nem o número exato de feridos. As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
Na noite desta sexta-feira (27), por volta das 22h10, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual (CIPRv/Brumado), lotados no posto de Sussuarana, realizaram a abordagem de um veículo na BA-026, no município de Tanhaçu (BA), após o mesmo se envolver em um acidente de trânsito e evadir-se do local sem prestar socorro. Durante a abordagem, os policiais constataram que o condutor apresentava sinais visíveis de embriaguez alcoólica. Ao ser convidado a realizar o teste do etilômetro (bafômetro), o motorista recusou-se. Diante da situação, a guarnição conduziu o suspeito à delegacia local, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Duas mulheres foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa, na tarde desta sexta-feira (27), em Vitória da Conquista, durante ação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, no âmbito da Operação Narke IV, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. As prisões ocorreram nas imediações do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), no bairro Recreio. As equipes da Polícia Civil, vinculadas ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), vinham monitorando o local há semanas e identificaram as suspeitas como responsáveis por gerenciar a distribuição e a venda de drogas na área, principalmente crack. Com base nas investigações, foram representados mandados de prisão e de busca domiciliar, ambos autorizados pelo Poder Judiciário. Durante a operação, foram apreendidas cerca de mil pedras de crack, porções de cocaína e maconha prontas para comercialização, além de uma balança de precisão, dinheiro proveniente do tráfico e diversos relógios, que teriam sido trocados por entorpecentes por usuários da região. As suspeitas foram encaminhadas à delegacia especializada, onde foram interrogadas e autuadas em flagrante. Em seguida, foram conduzidas ao presídio local, onde permanecem à disposição da Justiça.
Na tarde da última sexta-feira (27), uma guarnição da Rondesp Sudoeste apreendeu uma arma de fogo com um homem que circulava pela Avenida Presidente Dutra, em Vitória da Conquista. A ação ocorreu após transeuntes informarem aos policiais que um indivíduo estaria portando uma arma visivelmente na cintura, nas proximidades de uma loja de Autopeças. Os policiais localizaram o suspeito e realizaram a abordagem, constatando que ele portava uma pistola calibre .380 com capacidade para 15 tiros. O homem se identificou como vigilante de uma empresa privada, porém não apresentou autorização legal para porte de arma de fogo. Com ele, além da pistola, foram apreendidos 19 munições do mesmo calibre, um carregador com alongador e um coldre. O material e o indivíduo foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde foi registrada a ocorrência e adotadas as medidas cabíveis.
Chegando a sua rota final, o ‘Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade’ chega a Caetité, na próxima segunda-feira (30), onde celebra a história e a identidade do povo baiano, resgatando as memórias da Independência da Bahia e sua importância para a construção da liberdade. Esta edição acontece no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, das 8h às 12h, no Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), das 14h às 16h30 e no Auditório do Espaço Casa Anísio Teixeira, 19h. Com palestras, oficinas, exposições e apresentações culturais, visando promover um diálogo entre passado e presente, valorizando o patrimônio histórico e fortalecendo o senso de comunidade. A cidade de Caetité teve uma importância significativa para a Independência da Bahia. Além de ter sido um local estratégico no interior do estado na luta contra os portugueses, a cidade marcou a história como um fornecedor de munições, homens e alimentos como, por exemplo, carne seca, para os participantes das lutas em outras cidades. Ao total, o Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade’ passou por 19 municípios baianos, entre os meses de maio e junho, realizado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Em Caetité, o projeto é uma realização do Centro de Memória da Bahia (FPC/Secult-BA), SECELT, MASB, AMPC e Repositório 2 de Julho, com apoio do CIEBTEC, SEDECU, NEAF e da Prefeitura Municipal.
O ex-candidato a prefeito de Dom Basílio, Orlando Caires, usou as redes sociais para criticar a condução da organização dos festejos juninos no município. Segundo ele, durante os eventos de São João, houve uma clara omissão dos nomes de vereadores da oposição, o que, em sua avaliação, compromete o caráter democrático da celebração. "Estou chegando agora de uma comunidade na zona rural, e conversando com uma pessoa bastante experiente, ele me disse: a festa mais popular e mais democrática de Dom Basílio é o São João. A gente acolhe muitos visitantes. Parei e pensei um pouco. Realmente. É a mais tradicional e mais democrática de Dom Basílio", iniciou Orlando. No entanto, o ex-candidato chamou atenção para a postura do locutor oficial do evento, que, segundo ele, mencionou apenas nomes ligados à base do governo municipal. "Durante as apresentações dos cantores, eu estava lá, e vi o locutor citar os nomes de sete vereadores, do prefeito, vice-prefeito e secretários. Mas, se não me falha a memória, o povo elegeu nove vereadores", destacou. Orlando questionou a ausência de imparcialidade na condução da cerimônia e convidou os cidadãos a refletirem sobre o teor político do evento. "Se é uma festa democrática, se é uma festa do povo, e se nós temos nove vereadores, por que só citam os nomes de sete? Será que ela é tão democrática assim do ponto de vista político? Façamos essa reflexão", concluiu. Até o momento, a prefeitura de Dom Basílio não se manifestou sobre as declarações.
Um homem de 30 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (27), no município de Poções, no sudoeste da Bahia, por tentativa de homicídio contra três adolescentes, dois de 16 anos e um de 15. A prisão foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Poções, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal local. De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 16 de junho, após uma confusão durante uma festa na zona rural do município. As vítimas estavam em uma motocicleta quando foram perseguidas e atingidas por um veículo modelo VW Parati, conduzido pelo suspeito. Câmeras de segurança registraram o momento em que o carro, em alta velocidade, é lançado contra a moto. Um dos adolescentes permanece hospitalizado em estado grave. Após o crime, o investigado fugiu da cidade, levando o veículo para o município de Manoel Vitorino, onde se escondeu na casa de parentes. Posteriormente, foi localizado novamente em Poções, na residência de outros familiares, e preso por investigadores da unidade. O carro utilizado na ação foi apreendido. O homem permanece custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
O Ministério Público do Estado da Bahia firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito de Caetité, Valtécio Neves, em que o Município se compromete a garantir a preservação do patrimônio cultural durante as festividades de 2 de julho e as celebrações religiosas em louvor à Senhora Santana e da Romaria em Bom Jesus da Lapa, que ocorrem em agosto e setembro. Assinado no último dia 17, o acordo proposto pelo promotor de Justiça regional do meio ambiente, Jaílson Trindade Neves prevê que as estruturas utilizadas nos festejos ofereçam segurança às pessoas e aos espaços tombados e protegidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O TAC também alcança a festividade do Carnaval. Entre os compromissos assumidos pelo Município estão a adoção de medidas para evitar qualquer tipo de dano ou intervenção aos espaços tombados; a proibição da instalação de barracas e ambulantes em frente à Catedral de Senhora Santana; conservação das vias públicas, especialmente, os espaços próximos aos bens tombados. A gestão municipal também se obrigou a observar e garantir todas as documentações para as realizações dos festejos, além das adoções de todas as medidas administrativas, com o objetivo de prevenir, diminuir ou mitigar impactos ao núcleo histórico tombado ou protegido durante as festividades. Ainda segundo o acordo, a fiscalização do cumprimento do compromisso será realizada pela equipe técnica do Ipac, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil da região.
João Pereira dos Santos foi condenado a 21 anos e seis meses de reclusão pelo feminicídio de sua companheira Marilene Rodrigues da Silva. O júri acatou a tese sustentada pelo promotor de Justiça Alex Bacellar, em Sessão realizada no dia 25, que qualificou o crime com os agravantes de motivo fútil, além de ser praticado contra a mulher em razão do seu gênero e em ambiente familiar. O crime foi cometido no dia 02 de julho de 2023, por volta das 22h, no Povoado de Perdizes, zona rural do Município de São Desidério, onde ele residia havia cinco anos com Marilene. O Ministério Público demonstrou que, no dia do crime, o casal e a irmã da vítima estavam juntos em um bar, quando João Pereira resolveu voltar para casa, tendo sua companheira continuado no estabelecimento com a irmã. Quando ela chegou em casa, os dois discutiram em razão da permanência da vítima no bar, momento em que o réu matou a companheira com um disparo de arma de fogo na cabeça. A polícia militar chegou a ser acionada, porém, ao chegarem à residência do casal, os policiais militares constataram que a vítima já se encontrava morta, acionando a perícia criminal da Polícia Civil, que comprovou que a morte se deu em razão do disparo. João Pereira já está preso de forma preventiva e irá cumprir a pena em regime inicialmente fechado.
A taxa de desocupação no Brasil para o trimestre de março a maio de 2025 foi de 6,2%, a menor para o período desde o início da série histórica, em 2012. O índice representa uma queda de 0,6 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025 (6,8%) e queda de 1,0 p.p. frente ao mesmo trimestre do ano anterior (7,1%). Os dados são da PNAD Contínua Mensal, divulgada nesta sexta-feira, 27 de junho, pelo IBGE. Já o contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado atingiu um novo recorde, com um total 39,8 milhões, registrando estabilidade (0,5%) em relação ao trimestre anterior e crescimento de 3,7% ante igual trimestre do ano passado. “Os principais responsáveis para a redução expressiva da taxa de desocupação foram o aumento do contingente de ocupados, que cresceu 1,2 milhão de pessoas, naturalmente reduzindo a desocupação, além de taxas de subutilização mais baixas. Assim, semelhante às divulgações anteriores, o mercado de trabalho se mostra aquecido, levando à redução da mão-de-obra mais qualificada disponível e ao aumento de vagas formais”, explica William Kratochwill, analista da pesquisa.
Na manhã desta sexta-feira (27), policiais militares da 78ª CIPM apreenderam mais de 370 tabletes de entorpecentes dentro de um imóvel que funcionava como depósito e comercialização de drogas em Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado. Durante patrulhamento no bairro Urbis 2, os militares foram informados sobre a presença de pessoas realizando tráfico de drogas em um imóvel situado na Rua Deraldo Mendes. Diante do fato, os agentes saíram em diligência, localizando uma suspeita. Durante a verificação no local, foram encontrados 355 tabletes de maconha, 12 de crack, quatro de cocaína, uma balança de precisão, dois celulares e cadernos de anotações referente à comercialização dos entorpecentes. A mulher recebeu voz de prisão e foi conduzida, juntamente com todo o material apreendido, para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada.
Um homem preso por tráfico de drogas e suspeito de envolvimento em homicídios recentes em Cândido Sales conseguiu fugir da custódia da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (27), durante um exame médico de rotina no hospital municipal. A evasão ocorreu momentos antes de sua transferência para o sistema prisional. O suspeito havia sido capturado na tarde de quinta-feira (26) pela Polícia Militar, durante uma operação que resultou em confronto armado e na morte de outro indivíduo investigado. Considerado de alta periculosidade, o foragido mobilizou uma nova operação policial logo após a fuga. A Polícia Civil conseguiu localizar e recapturar o detento no início da tarde desta sexta-feira. A fuga gerou preocupação entre os moradores e levantou questionamentos sobre a segurança no transporte de presos. As circunstâncias do ocorrido devem ser apuradas pela corporação.
Na noite desta quinta-feira (26), por volta das 18h, um homem suspeito de envolvimento em homicídios recentes em Cândido Sales morreu após entrar em confronto com policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO). A ocorrência teve início após a guarnição ser acionada para verificar a presença de um indivíduo armado circulando em via pública. Ao chegar ao local, os policiais confirmaram a denúncia. O suspeito, ao avistar a viatura, correu e se refugiou dentro de uma residência. Diante da resistência, foi realizado o cerco ao imóvel e determinada a rendição imediata do indivíduo, que, ignorando as ordens policiais, efetuou disparos contra a guarnição. A reação dos agentes foi necessária e proporcional à agressão sofrida. O suspeito foi imobilizado e socorrido, mas não resistiu. Durante a ação, os policiais encontraram um revólver calibre .38, da marca Amadeo Rossi, com numeração AA130288, além de cinco munições — quatro deflagradas e uma intacta. Também foram apreendidas drogas diversas: 101 papelotes de substância análoga à maconha, 16 papelotes de substância semelhante à cocaína e um pedaço maior de maconha pesando aproximadamente 162 gramas. No interior da casa, os policiais ainda localizaram uma balança de precisão, utilizada para fracionamento e pesagem dos entorpecentes, e a quantia de R$ 106,00 em espécie, possivelmente oriunda do tráfico de drogas. O homem possuía passagens pela polícia e era apontado como um dos envolvidos em recentes homicídios na região. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia local, onde o caso foi registrado e segue sob investigação da Polícia Civil.
Na tarde desta quinta-feira (26), por volta das 15h30, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizou a detenção de um homem suspeito de envolvimento em homicídios no município de Cândido Sales, no sudoeste baiano. Após receber informações sobre a possível autoria dos crimes, os policiais se dirigiram até o endereço indicado. Ao perceber a chegada da guarnição, o suspeito tentou fugir pelos fundos da residência, pulando muros de imóveis vizinhos. A fuga foi interrompida quando ele caiu de um telhado e foi alcançado pelos militares. Durante a abordagem, os policiais encontraram com o indivíduo 27 papelotes de uma substância análoga à maconha e três munições calibre .38. Diante do flagrante, o material e o suspeito foram encaminhados à delegacia local, onde a ocorrência foi registrada. As investigações sobre a participação dele em homicídios seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.
Policiais militares da 84ª CIPM apreenderam mais de 9 kg de maconha, na manhã de quarta-feira (25), na BR-135, em Barreiras. Os militares realizavam ações de patrulhamento no bairro Santo Antônio, quando avistaram um veículo suspeito, que desobedeceu à ordem de parada. Durante o acompanhamento do carro em fuga, o automóvel parou e um dos ocupantes desembarcou e correu em direção a uma área de mata. Ao abordarem o veículo, os agentes encontraram o condutor do carro e 13 tabletes de maconha, totalizando cerca de 9,4 kg da droga. O motorista, o veículo e todo o material apreendido foram encaminhados para a delegacia que atende à região, onde a ocorrência foi registrada.
Policiais militares da 8ª CIPM apreenderam uma arma de fogo e droga, na tarde desta quinta-feira, no bairro Nova Macarani, no município de Maracani. Os militares realizavam patrulhamento, quando avistaram um homem em atitude suspeita. Ao realizarem a abordagem, foi encontrado em sua posse, uma espingarda de fabricação artesanal e 50g de maconha. Todo material apreendido e o suspeito foram encaminhados à delegacia da cidade para a tomada das medidas cabíveis.
Na noite de terça-feira (24), por volta das 22h, uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de um veículo com restrição de furto/roubo na cidade de Boninal, região da Chapada Diamantina. A ocorrência teve início após a guarnição do Destacamento da PM receber informações sobre um automóvel suspeito de clonagem circulando pela BA-148. Durante patrulhamento na rodovia, os policiais localizaram o veículo e realizaram a abordagem. Ao proceder com a verificação, foi constatada adulteração no número do chassi, o que levantou a suspeita de se tratar de um carro clonado. O condutor e o automóvel foram encaminhados à base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para uma análise mais detalhada. Lá, foi confirmada a existência de restrição por furto/roubo. Diante da constatação, ambos foram apresentados na Delegacia Territorial da região para a adoção das medidas cabíveis.
A Polícia Civil confirmou que o idoso Cidelsino Graciliano dos Santos, de 76 anos, encontrado morto em uma cova rasa no município de Poções, no sudoeste da Bahia, foi assassinado pelo próprio sobrinho. O principal suspeito do crime teve o mandado de prisão cumprido na quarta-feira (25), no bairro Bela Vista, na zona urbana da cidade. O homicídio ocorreu no dia 12 de junho, na região da Capadócia, área rural de Poções. Segundo as investigações, o idoso foi atraído até a residência onde o sobrinho vivia por uma adolescente de 15 anos, companheira do suspeito. No local, Cidelsino foi atacado com golpes de machado na cabeça, teve o corpo queimado e, posteriormente, enterrado nos fundos do imóvel. Após o desaparecimento da vítima, equipes da Delegacia Territorial de Poções iniciaram diligências e colheita de depoimentos que levaram à identificação dos envolvidos. O suspeito foi localizado na casa de familiares, com o apoio da Polícia Militar. Ele foi apresentado na delegacia, passou por exames de corpo de delito e permanece custodiado, à disposição da Justiça. A adolescente, apontada como cúmplice no crime, teve o mandado de internação decretado pela Vara da Criança e do Adolescente e está sendo procurada pelas autoridades. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.
Na manhã da última quinta-feira (26), por volta das 10h30, um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio foi capturado por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), durante patrulhamento no bairro Simão, em Vitória da Conquista. A abordagem ocorreu após os policiais avistarem o suspeito conduzindo uma motocicleta Honda CB 300 de cor dourada. Ao notar a presença da viatura, o homem demonstrou nervosismo e acabou deixando o veículo morrer, o que despertou a atenção da guarnição. Imediatamente foi dada voz de abordagem. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram no bolso do suspeito uma trouxinha de uma substância semelhante à maconha. Com ele também estavam um celular LG de cor cinza, um capacete rosa, uma corrente de prata e a motocicleta utilizada no momento da abordagem. Ao consultar os dados do indivíduo, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, referente a um crime de homicídio. Diante da confirmação, o homem foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Todo o material apreendido foi encaminhado junto com o suspeito.
Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.