Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/06/2025 - 15:00
Os militares da 77ª CIPM prenderam um indivíduo flagrado com uma arma de fogo, no início da tarde desta quinta-feira (26), em Vitória da Conquista. Os militares realizavam intensificação de policiamento no bairro Alto da Colina, quando foram informados de que o homem estaria ostentando uma arma e ameaçando moradores da região. Buscas foram realizadas e o suspeito, ao perceber a aproximação policial, fugiu, sendo logo alcançado. Na abordagem foram encontrados com ele, um revólver calibre 38 e cinco munições. Todo material apreendido e o suspeito foram encaminhados à delegacia da cidade para a tomada das medidas pertinentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/06/2025 - 14:30
Um morador de Aracatu foi um dos contemplados com o prêmio de R$ 10 mil no sorteio de junho da campanha Nota Premiada Bahia, promovida pelo Governo do Estado como incentivo à cidadania fiscal. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (26) pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), responsável pela iniciativa. Ao todo, foram sorteados 91 prêmios: 90 no valor de R$ 10 mil e um prêmio principal de R$ 100 mil. Salvador concentrou a maior parte dos vencedores, com 54 prêmios. Os outros 36 foram distribuídos entre moradores de 28 municípios do interior, incluindo Aracatu, que teve um representante entre os ganhadores. Entre as cidades do interior com mais vencedores estão Camaçari, com três premiados, e Barreiras, Cruz das Almas, Itabuna, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Teixeira de Freitas, com dois cada. Já os municípios com um ganhador foram: Amargosa, Aracatu, Campo Formoso, Catu, Dário Meira, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jequié, Miguel Calmon, Porto Seguro, Rodelas, Salinas das Margaridas, Santa Bárbara, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Tanquinho e Vitória da Conquista. A lista completa dos ganhadores está disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e nas redes sociais da campanha e da Sefaz-Ba. O próximo sorteio está agendado para o dia 17 de julho e premiará um único participante com R$ 1 milhão. Para concorrer, é necessário estar cadastrado na campanha e ter realizado compras com o CPF na nota entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/06/2025 - 12:00
Na tarde desta quarta-feira (26), por volta das 13h30, policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), durante a 16ª edição da Operação Força Total, apreenderam 150 gramas de uma substância análoga à maconha e diversos materiais relacionados ao tráfico de drogas no bairro Belo Horizonte, em Guanambi, sudoeste baiano. Durante rondas pela Rua Q, os agentes avistaram um homem com uma mochila preta que, ao perceber a presença da viatura, demonstrou atitude suspeita e tentou fugir do local. O suspeito foi alcançado pelos policiais e, ao ser abordado, foram encontradas na mochila dez porções prensadas de substância semelhante à maconha, dois isqueiros, cigarrilhas, papel de seda, uma balança de precisão, um facão com bainha de couro, um cartão de crédito sem identificação e documentos pessoais. O homem, de 31 anos, foi conduzido à delegacia, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Todo o material apreendido será encaminhado para análise pericial.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/06/2025 - 10:00
A pejotização é uma “prática fraudulenta”, afetando não só as relações individuais entre trabalhador e empregador, mas também as amplas estruturas de proteção social. A definição foi feita procuradora Rosangela Lacerda, do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, em evento realizado ontem (25/06) em Santa Catarina. Ela fez a afirmação durante a conferência de abertura do 2º módulo da Formação Continuada da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (Ejud-12). O evento, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Criciúma, segue até sexta-feira (27/06). A palestrante, que é doutora em Direito do Trabalho da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atua como professora da Faculdade de Direito da Universidade federal da Bahia (Ufba), destacou que entre os impactos negativos do fenômeno estão a oneração bilionária da seguridade social, uma maior dificuldade do trabalhador de acessar a Justiça, que fica sobrecarregada, e uma maior exigência de mobilização das instituições trabalhistas. Entre outras consequências da pejotização, Rosângela Lacerda citou a supressão de direitos fundamentais, como o repouso semanal remunerado. “Com a pejotização, existe a superação da discussão sobre o fim da jornada 6x1, pois se tornará 7x0”, alertou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/06/2025 - 00:00
Na manhã desta quinta-feira (26), por volta das 9h05, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto de Brumado, apreenderam um veículo cujo condutor apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com indícios de falsificação. A abordagem ocorreu na rodovia BA-262, durante fiscalização de rotina. Segundo os agentes, a CNH entregue pelo motorista estava fora dos padrões de emissão do órgão responsável, o que levantou suspeitas quanto à sua autenticidade. Diante da constatação, o condutor foi encaminhado à delegacia local, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 23:30
O ex-prefeito de Dom Basílio, José Maria Caires, fez duras críticas à forma como muitas administrações municipais têm utilizado recursos públicos, comparando práticas atuais ao conceito milenar de “pão e circo”, originado na Roma Antiga. Segundo Caires, a expressão, que remonta a mais de dois mil anos, descreve a estratégia usada por políticos romanos que ofereciam alimentos e espetáculos públicos — como lutas de gladiadores — para distrair a população e evitar cobranças sobre os problemas reais da gestão. “Essa prática permanece viva nos dias de hoje. Não para toda a população, mas, principalmente, voltada à juventude. O circo mudou: hoje são festas com bandas e artistas famosos”, afirmou. O ex-prefeito destacou que não é contrário ao lazer dos jovens, mas demonstrou preocupação com o uso político desses eventos em detrimento da oferta de serviços essenciais. “Me preocupa quando as festas servem para encobrir a ausência de água tratada, a falta de médicos especialistas e de medicamentos básicos para tratar doenças como hipertensão e diabetes”, alertou. José Maria também questionou a frequência desses eventos como forma de neutralizar o pensamento crítico dos jovens. “Não se pode enganar a juventude com festas constantes. Isso tira deles o direito de cobrar uma educação que os prepare de fato para o mercado de trabalho”, pontuou. Para o ex-gestor, políticas de lazer devem ir além de festas. Ele defende a ampliação de iniciativas esportivas e culturais, com investimento em modalidades como futebol feminino, basquete, voleibol, tênis e artes marciais, que contribuem para o desenvolvimento físico, mental e emocional da juventude. Em sua avaliação, os valores gastos com estruturas de grandes eventos poderiam ser melhor aplicados em áreas prioritárias. “O que se paga a empresas de montagem de palcos, transporte de bandas e cachês de artistas daria para ampliar a captação de água, recuperar estradas, equipar postos de saúde e contratar profissionais que realmente melhorem a vida das pessoas”, concluiu. José Maria finaliza com um questionamento direto: “Na verdade, esse dinheiro foi embora, a festa acabou... e agora, José?”.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 23:00
Policiais militares do 19º BPM flagraram e detiveram um casal com crack, na tarde de quarta-feira (25), na BR-116, em Jequié. Os militares foram receberam uma denúncia anônima relatando que um táxi da frota de outro município estaria no bairro Km 4 para buscar o entorpecente. Com base em informações referentes ao veículo e aos ocupantes, buscas foram feitas e o casal localizado na BR-116. Ao abordarem o carro, os militares encontraram um tablete de crack e R$ 387 reais em espécie. A dupla foi encaminhada para a 9ª Coorpin, onde todas as medidas cabíveis foram adotadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 22:30
Na manhã desta quarta-feira (25), uma retroescavadeira furtada na cidade de Espinosa (MG) foi localizada por policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (17º BPM) em uma área de mata de difícil acesso, na zona rural de Urandi, no sudoeste baiano. Segundo informações repassadas à PM, o furto ocorreu por volta das 4h da manhã, quando indivíduos não identificados arrombaram o portão de uma construtora em Espinosa e levaram a retroescavadeira, de cor amarela. Após o crime, os autores desativaram o sistema de rastreamento do equipamento. Contudo, vestígios deixados pelos pneus indicavam que a máquina havia sido levada em direção à zona rural de Urandi. Com base nessas informações, os policiais iniciaram diligências e conseguiram localizar o veículo escondido em uma mata na localidade de Cavunga, próxima à BR-122. A retroescavadeira foi removida do local e apresentada na Delegacia Territorial de Urandi, onde o caso será investigado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 22:00
Na tarde desta quarta-feira (25), por volta das 16h10, um homem foi detido por suspeita de tráfico de drogas no bairro Residencial dos Pássaros, em Guanambi, sudoeste da Bahia. A ação foi realizada por uma guarnição da Polícia Militar, durante rondas ostensivas na Rua C. Segundo informações do 17º BPM, o suspeito tentou fugir ao perceber a aproximação da viatura, mas foi alcançado e abordado pela equipe. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram um tablete e duas buchas de substância análoga à maconha, já embaladas e prontas para comercialização. O material apreendido e o indivíduo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 21:30
Um incêndio destruiu, na tarde desta quarta-feira (25), o cenário montado para as apresentações de quadrilha junina na comunidade de Alto do Rosário, na zona rural de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia. As chamas consumiram toda a estrutura instalada no palco da praça central do povoado, que havia sido construída de forma artesanal por moradores locais. De acordo com relatos de testemunhas, o fogo teve início por volta das 15h30, após um grupo de crianças, com idades entre 9 e 14 anos, soltar traques de artifício no interior do cenário. “Eles acenderam os fogos e jogaram dentro das caixas. Tudo começou a pegar fogo rápido. Foi desesperador”, relatou uma moradora, visivelmente abalada. Uma fonte ouvida pelo portal Sudoeste Total afirmou que o ato não foi acidental: “Crianças soltaram traque doido dentro do cenário. E não foi sem querer. Já estavam bagunçando lá. Pegou fogo e atingiu o palco e luzes da praça também.”
A decoração destruída era fruto de semanas de trabalho coletivo da comunidade, que organizou bingos, rifas e arrecadou doações junto a comerciantes para viabilizar o projeto. “Foi tudo feito com muito esforço. Usamos papel madeira, tecidos, ferro… agora só restaram as armações metálicas”, lamentou uma das organizadoras da quadrilha. Moradores cobram uma apuração rigorosa. “É revoltante ver o trabalho de tanta gente ser destruído em segundos. Minha filha ficou inconsolável, chorou a noite toda”, disse uma mãe, que preferiu não se identificar. O Conselho Tutelar foi acionado e um boletim de ocorrência deve ser registrado nos próximos dias. Moradores também pedem mais rigor na fiscalização da conduta de menores na região. “Tem criança fazendo racha, empinando moto, aprontando nas ruas sem qualquer tipo de fiscalização. A situação está fora de controle”, alertou um morador. Apesar do prejuízo material e do impacto emocional, ninguém ficou ferido.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 21:00
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes no início da tarde desta quarta-feira (25), por volta das 12h35, na Rua G, localizada no Loteamento Bastos, em Macaúbas, sudoeste da Bahia. A ação foi realizada pela guarnição do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) da 4ª CIPM. Durante patrulhamento de rotina, os policiais avistaram um indivíduo saindo de um veículo. Ao notar a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir e entrou em uma residência, mas foi alcançado e detido ainda na área externa do imóvel. Na abordagem, foram encontrados com o suspeito 56 papelotes de substância análoga à cocaína, além de um aparelho celular e um veículo utilizado por ele. O material apreendido e o indivíduo foram encaminhados à Delegacia Territorial de Macaúbas, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 20:30
Na tarde do último domingo (22), por volta das 12h15, policiais da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) resgataram uma cadela da raça Pitbull em situação de maus-tratos no bairro Urbis II, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A ação foi iniciada após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (CICOM), que recebeu a denúncia da ONG de proteção animal "Quatro Patas". Ao chegarem ao local indicado, os policiais encontraram o animal visivelmente desnutrido, com diversos ferimentos na pele e sinais de abandono. Segundo relatos de moradores, o imóvel estava desocupado e havia sido anteriormente alugado por um homem, supostamente usuário de entorpecentes, que teria deixado o local sem garantir alimentação ou água à cadela. A guarnição prestou assistência imediata e, com o apoio da instituição Quatro Patas, realizou o transporte do animal até o abrigo da ONG, localizado no Sítio Alto da Serra, na estrada da Barra Nova (BA-646), em Barra do Choça. No local, a cadela recebeu atendimento veterinário e os cuidados necessários para sua recuperação. Até o momento, o responsável pelo abandono do animal não foi localizado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 17:00
Policiais militares do 19º BPM apreenderam maconha, cocaína e crack, na tarde de quarta-feira (25), no município de Jequié. Os militares realizavam ações de intensificação do patrulhamento no bairro Curral Novo, quando, durante incursões, encontraram uma sacola contendo 11 porções de maconha, 15 pinos de cocaína, duas pedras de crack e embalagens plásticas para o acondicionamento de entorpecentes. Todo o material foi encaminhado para a delegacia que atende à região, onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 16:00
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (26), a 6ª edição de 2025 da Operação Força Total. A iniciativa reúne todas as unidades da corporação em uma mobilização estratégica de caráter preventivo, fortalecendo a presença policial em ruas, rodovias e áreas sensíveis de todo o estado. Realizada logo após o recesso junino, período marcado por grande fluxo de deslocamentos, a operação reforça o compromisso da PMBA com a segurança da população baiana, garantindo um retorno mais seguro às cidades de origem e ampliando o combate à criminalidade. Com foco na atuação ostensiva e na aproximação com a comunidade, a Força Total tem gerado resultados significativos: apreensões de armas e drogas, prisões em flagrante, capturas de foragidos da Justiça e recuperação de veículos com restrição de furto ou roubo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 15:30
Policiais militares da Cipe Sudoeste apreenderam drogas e detiveram um homem suspeito de tráfico, na noite de quarta-feira (25), em Jequié. Os militares realizavam patrulhamento na região, quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao realizarem a abordagem, foram encontrados com o suspeito, um tablete de maconha, 37 porções da erva, 46 de cocaína, duas balanças de precisão, sacos para acondicionar drogas e dinheiro em espécie. Todo material apreendido e o homem foram encaminhados à delegacia da cidade para a tomada das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 15:00
Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis localizou e desarticulou uma oficina clandestina de fabricação artesanal de armas de fogo, na manhã de quarta-feira (25), na cidade de Utinga. Os militares realizavam patrulhamento numa localidade conhecida como Lagoa Bonita, quando descobriram o imóvel, onde foram encontradas oito espingardas, sendo duas de calibre 32, um revólver calibre 22, munições e peças de armas desmontadas. Ninguém foi preso. Todos materiais apreendidos foram encaminhados ao plantão policial da delegacia de Itaberaba para a tomada das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 14:30
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) alerta produtores para a importância da atualização cadastral, que inicia dia 1º de julho e segue até 15 de agosto. A medida obrigatória visa garantir a manutenção do status sanitário de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, recém conquistado e reconhecido internacionalmente. Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Carlos Augusto Chaves, a atualização, sistemática e compulsória, é necessária para que o órgão preste um melhor atendimento e reforce as ações de vigilância. “No período estabelecido, os criadores precisam atualizar dados dos seus rebanhos bovino e bubalino, bem como das demais espécies de animais susceptíveis à aftosa como ovinos, caprinos e suínos. Para uma maior eficiência dos programas de defesa animal, serão atualizadas também as criações de abelhas, aves, equídeos (cavalos, burros, jumentos) e peixes”, reforça, lembrando que o não cumprimento gera multas e bloqueio da propriedade para o trânsito de animais. Além das criações, são atualizados dados da propriedade e do produtor rural, como telefone de contato, endereço entre outras informações. De acordo com os dados do último Censo Agropecuário do IBGE, existem 762 mil propriedades rurais na Bahia e, aproximadamente, 444 mil estabelecimentos registrados na Adab (março de 2025) com animais de produção. Deste total, 349.237 propriedades possuem bovídeos. “Estamos falando de um rebanho de, aproximadamente, 13,180 milhões de bovinos e 22,6 mil bubalinos. Na última atualização cadastral, que aconteceu em novembro de 2024, um total de 230.017 propriedades realizaram a atualização cadastral (80%)”, detalha o responsável técnico pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa no estado, Josè Neder. Para realizar a atualização cadastral, o produtor rural deve comparecer ao escritório da Adab mais perto da sua propriedade ou acessar o site adab.ba.gov.br. O órgão tem um total 383 unidades espalhadas em todo o estado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 14:00
A Polícia Militar da Bahia, por meio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Macaúbas), realizou uma operação bem-sucedida durante os festejos juninos nos municípios de Macaúbas e Boquira, garantindo a segurança e a tranquilidade do público que lotou os circuitos da festa. Com atuação estratégica da Seção de Operações e reforço da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT-MO), o policiamento foi intensificado por meio de patrulhamento a pé e presença ostensiva nos principais pontos de aglomeração. A ação preventiva foi fundamental para manter a ordem durante os dias de celebração. A programação cultural contou com artistas de renome, como Eduardo Costa, Tayrone, Vitor Fernandes, Seu Desejo, Guilherme Silva, Washington Brasileiro e Heitor Costa, além de atrações locais. Os eventos reuniram milhares de pessoas em clima de paz, alegria e tradição. De acordo com a 4ª CIPM, não foram registradas ocorrências de grande relevância durante os festejos — um reflexo do planejamento eficaz e da colaboração entre as forças de segurança e a comunidade. A unidade agradeceu a todos os envolvidos na operação e reforçou seu compromisso com a segurança da população da região da Bacia do Paramirim.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/06/2025 - 10:00
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 24 de junho, o Edital nº 14/2025, referente ao processo seletivo para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 30 de junho a 4 de julho. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho na página do Prouni, no portal Acesso Único. Já a segunda chamada sairá no dia 28 de julho. Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou em 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem. O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção nesse processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/06/2025 - 23:30
O Governo Federal está ampliando a capacidade de atendimento nas Agências da Previdência Social (APS) do país. Foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23 de junho, o resultado do concurso para perito médico federal, com a aprovação de 250 candidatos para atuar em todas as regiões do Brasil. A previsão é de que até 15 de agosto todos os novos servidores estejam em exercício, após passarem por um período de treinamento. A medida faz parte do esforço para acelerar a realização de perícias médicas e reduzir o tempo de espera nas filas do INSS. Além das 250 vagas preenchidas neste primeiro momento, o Governo Federal deve autorizar nos próximos dias a nomeação de mais 250 nomes do cadastro reserva, totalizando 500 peritos médicos. Ao todo, foram 768 candidatos aprovados. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, relembrou que o concurso para esta carreira não era realizado há quase 15 anos. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera para a realização de uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito esperada e vai melhorar bastante o atendimento na ponta aos nossos segurados”, declarou o ministro.