Início Arquivo Março de 2025

Março de 2025

Encontramos 347 Notícias

Motocicleta com restrição de roubo é recuperada pela CIPRv em Brumado

Motocicleta com restrição de roubo é recuperada pela CIPRv em Brumado
Foto: Divulgação/CIPRv

Na tarde desta terça-feira (18), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) recuperaram uma motocicleta com restrição de roubo na BR-030, no município de Brumado. Durante a abordagem de fiscalização, os agentes constataram que o Número de Identificação Veicular (NIV) da motocicleta estava adulterado. Diante da irregularidade, o veículo e o proprietário foram encaminhados à delegacia local para a adoção das medidas legais cabíveis.

Foragido da justiça é localizado e preso pela PM em Vitória da Conquista

Foragido da justiça é localizado e preso pela PM em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Uma guarnição da Cipe Sudoeste localizou e prendeu um foragido da justiça, no final da tarde de terça-feira (18), em Vitória da Conquista. Os militares realizavam o patrulhamento no bairro Felícia, quando, ao abordarem um homem em atitude suspeita, constataram, por meio de consultas aos sistemas, que ele possuía um mandado de prisão em aberto por estupro. O homem foi preso e conduzido para a 1ª Delegacia territorial, onde foram adotadas as providências legais.

Homem morre em acidente de trânsito entre Jacaraci e Licínio de Almeida

Homem morre em acidente de trânsito entre Jacaraci e Licínio de Almeida
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Um homem morreu em um acidente de trânsito ocorrido nesta terça-feira (18), na rodovia que liga os municípios de Jacaraci a Licínio de Almeida, próximo à localidade de Pindorama. Segundo a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a colisão aconteceu por volta das 18h30 e envolveu uma motocicleta Honda CG 125 FAN e uma caminhonete Toyota Hilux. O condutor da moto, identificado como Marcelo Rocha Silva, de 42 anos, faleceu no local. O motorista da caminhonete relatou que o motociclista estaria ziguezagueando na pista e, apesar de tentar desviar, o motociclista invadiu a contramão, ocasionando a colisão fatal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito da vítima. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de praxe. As causas do acidente seguem em investigação.

Homem é morto a tiros em Planalto

Homem é morto a tiros em Planalto
Foto: Reprodução/Prefeitura municipal

Um homem identificado como Matheus Silva Santos, de 24 anos, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (18), em Planalto, no sudoeste da Bahia. O crime ocorreu por volta das 20h10, na Avenida Ulisses Guimarães, no Bairro Edeli Soares. Segundo informações da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a vítima teria recebido uma ligação e saído de casa pouco antes de ser alvejada. Quando chegaram ao local, acionados pela Central de Operações, os policiais encontraram o homem caído na via pública, aparentemente sem sinais vitais. A área foi isolada para a realização da perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.

Motocicleta furtada em SP é recuperada pela CIPRv em Tanhaçu

Motocicleta furtada em SP é recuperada pela CIPRv em Tanhaçu
Foto: Divulgação/CIPRv

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), no posto de Sussuarana, recuperaram uma motocicleta com restrição de furto na tarde desta terça-feira (18), na BA-142, município de Tanhaçu. Durante a fiscalização, a guarnição constatou que o veículo tinha registro de furto no município de Cosmópolis, em São Paulo. Diante da situação, o carro foi encaminhado à delegacia local para a adoção das medidas legais cabíveis.

Adolescente é apreendido com simulacro de arma de fogo em Vitória da Conquista

Adolescente é apreendido com simulacro de arma de fogo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Na noite desta terça-feira (18/03), por volta das 23h, uma guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizava rondas preventivas no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista, quando avistou dois indivíduos transitando em via pública, portando capacetes e apresentando sinais de nervosismo ao perceberem a presença policial. Diante da suspeita, foi realizada a abordagem e, com um dos abordados, um adolescente de 16 anos, foi encontrado um simulacro de arma de fogo, semelhante a uma pistola. O segundo suspeito, de 22 anos, também foi detido. A ação faz parte da estratégia da 77ª CIPM de intensificar o policiamento para combater o roubo de motocicletas, crime que frequentemente envolve o uso de simulacros para intimidar as vítimas. Ambos os suspeitos foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Veículo roubado é recuperado pela PM em Paramirim

Veículo roubado é recuperado pela PM em Paramirim
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Uma guarnição da Cipe Sudoeste recuperou um carro com restrição de roubo, além de prender um suspeito de receptação, no início da tarde de terça-feira (18), em Paramirim. Os militares realizavam o patrulhamento no bairro Alto do Cruzeiro, quando avistaram um veículo parado no meio da rua sem qualquer pessoa no interior. Durante a verificação dos dados do automóvel, os militares constataram que o carro havia sido roubado, momento em que um homem se aproximou informando ser o proprietário do veículo. O homem e o carro foram encaminhados à delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada.

PRF impede assalto, recupera carga e resgata motorista feito refém na BR-101 em Ubaitaba

PRF impede assalto, recupera carga e resgata motorista feito refém na BR-101 em Ubaitaba
Foto: Divulgação/PRF

Na noite desta terça-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) frustrou um assalto no km 430 da BR-101, em Ubaitaba. Durante patrulhamento, a equipe foi alertada por usuários da rodovia sobre a presença de dois veículos em atitude suspeita. Ao chegar ao local, os policiais flagraram a ação criminosa, na qual um caminhoneiro era mantido refém dentro da cabine de seu veículo. Com a aproximação da PRF, os suspeitos fugiram, abandonando os dois veículos utilizados no crime. Durante a varredura na área, os policiais localizaram o caminhão M.Benz/Accelo, parcialmente saqueado, com parte da carga espalhada no chão. O motorista foi resgatado ileso. A carga, composta por diversos produtos, incluindo mercadorias adquiridas em plataformas de compras online, foi recuperada. O veículo e a carga foram encaminhados para os procedimentos cabíveis.

MPBA recomenda a hospitais de Guanambi suspensão de exigência de B.O. para aborto legal de crianças e adolescentes violentadas

MPBA recomenda a hospitais de Guanambi suspensão de exigência de B.O. para aborto legal de crianças e adolescentes violentadas
Foto: Divulgação/PMG

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou aos diretores geral e clínico do Hospital Regional e do Hospital Nova Aliança em Guanambi que não exijam de crianças e adolescentes gestantes que foram vítimas de violência sexual a apresentação de Registro de Ocorrência Policial (RO) ou Boletim de Ocorrência (BO) como requisito para a realização dos procedimentos de interrupção de gravidez. O documento destaca que a exigência de tais documentos cria barreiras indevidas ao acesso ao aborto legal, agravando o sofrimento das vítimas, especialmente crianças e adolescentes. “É necessária a revisão das normativas de Unidades de Saúde que fazem exigências indevidas a mulheres, em especial crianças e adolescentes, vítimas de abuso sexual para a realização de procedimento abortivo no município de Guanambi”, ressaltou o promotor de Justiça Francisco de Freitas Júnior. Além disso, o MPBA recomendou que, durante a realização do procedimento do aborto, deve ser preservada a identidade e os dados pessoais da gestante, assim como de todos os termos produzidos e arquivados na unidade de saúde a fim de evitar a sua exposição e revitimização. “Chegou ao conhecimento desta Promotoria de Justiça da Infância e Juventude que houve, na rede pública de saúde de Guanambi, no âmbito do Sistema Único de Saúde, condicionamento de apresentação de ordem judicial para realização de interrupção de gravidez resultante de estupro, o que vai de encontro ao regramento legal existente na medida em que somente é exigido a realização do procedimento por médico e consentimento da vítima gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal”, destacou o promotor de Justiça Francisco de Freitas Júnior. Ele complementou que a exigência de Boletim de Ocorrência ou decisão judicial para a realização de procedimento de interrupção da gravidez em vítimas de estupro fere o direito à saúde das mulheres; a integridade psicológica e diversos compromissos internacionais dos quais o Brasil é signatário, tais como o Plano de Ação da Conferência do Cairo de População e Desenvolvimento (1994). A recomendação também foi expedida de acordo com orientações expedidas pelos Centros de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), Criminal (Caocrim), da Saúde (Cesau) e dos Direitos Humanos (CAODH) do MPBA, junto com o Ministério Público Federal (MPF), marcando a posição institucional de defesa dos direitos de crianças e adolescentes e outras vítimas de violência.

Veículo roubado é recuperado pela CIPRv em Vitória da Conquista

Veículo roubado é recuperado pela CIPRv em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) recuperaram um veículo com restrição de roubo na tarde desta terça-feira (18), na BA-262, no município de Vitória da Conquista. Durante a fiscalização no posto do Pradoso, a guarnição percebeu que o lacre da placa do veículo estava violado e identificou adulteração no número do motor. Diante da irregularidade, o veículo e o proprietário foram encaminhados à delegacia local para a adoção das medidas legais cabíveis. A polícia segue investigando o caso para identificar possíveis envolvidos no crime.

Município de Dom Basílio receberá investimento estimado de R$ 9,3 milhões para obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA)

Município de Dom Basílio receberá investimento estimado de R$ 9,3 milhões para obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA)
Foto: Sudoeste Total

Nesta segunda-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou um conjunto de licitações no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, visando a execução de obras de Sistemas Integrados de Abastecimento de Água (SIAA) no interior da Bahia. Os projetos, que fazem parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), têm como objetivo melhorar a infraestrutura hídrica de nove municípios e 108 localidades rurais das regiões baianas de Entre Rios, Dom Basílio, Feira da Mata, Jaguarari, Livramento de Nossa Senhora, Carinhanha, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Juazeiro, beneficiando com água potável. Dom Basílio será beneficiado com a melhoria da infraestrutura hídrica local com a execução das obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) das localidades que incluem Santa Luzia, Tabuá, Morro do Engenho, entre outras, com um investimento estimado de R$ 9,3 milhões, recursos provenientes do Ministério das Cidades. Em Livramento de Nossa Senhora, as obras do sistema de abastecimento das localidades de Barrinha, Patos e Amola Faca, com um custo total de R$ 7,7 milhões, beneficiarão 3,9 mil habitantes, com mais de R$ 5 milhões sendo financiados pelo Ministério e R$ 2,1 milhões complementados pelo governo estadual.

Homem é morto a facadas em Ibitiara; suspeito é preso pela PM

Homem é morto a facadas em Ibitiara; suspeito é preso pela PM
Foto: Sudoeste Total

Um homem ainda não identificado foi morto a golpes de faca no último domingo (16), em Ibitiara, município da Chapada Diamantina. A 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada após a vítima dar entrada no hospital municipal com ferimentos de arma branca. No entanto, os policiais foram informados de que a vítima já havia chegado sem vida ao local. Diante da situação, a guarnição iniciou buscas para localizar o autor do crime. Após diligências intensivas, o suspeito foi localizado, preso e conduzido à 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Seabra, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. O caso segue sob investigação para esclarecer as circunstâncias do homicídio.

Polícia Militar recupera motocicleta com sinais de adulteração em Ibipitanga

Polícia Militar recupera motocicleta com sinais de adulteração em Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (18), durante rondas ostensivas na Rua da saída para Ibitiara, em Ibipitanga, uma equipe da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), pertencente ao Comando de Policiamento da Região Meio Oeste (CPR-MEIO OESTE), abordou um indivíduo que conduzia uma motocicleta Honda 125, de cor preta. Após a verificação, os policiais identificaram indícios de adulteração nos elementos identificadores do veículo. Diante da situação, a motocicleta foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas legais cabíveis.

Motocicleta com registro de furto é recuperada pela PRF em Manoel Vitorino

Motocicleta com registro de furto é recuperada pela PRF em Manoel Vitorino
Foto: Divulgação/PRF

Durante fiscalização na tarde da segunda-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta com registro de furto.  A ação ocorreu em uma oficina mecânica localizada às margens da BR-116, no km 710, no município de Manoel Vitorino. A equipe policial realizava diligências quando identificou uma motocicleta com indícios de adulteração. Após procedimentos avançados de identificação veicular, os policiais constataram que se tratava de uma Honda PCX preta, furtada na cidade de Diadema (SP), conforme registro de boletim de ocorrência de 1º de março de 2015. O condutor do veículo relatou que adquiriu a motocicleta em 2015, por um valor abaixo do praticado no mercado, sem saber da sua origem ilícita. Diante dos fatos, o homem e o veículo foram encaminhados à Polícia Judiciária de Manoel Vitorino, para aplicação dos procedimentos legais cabíveis.

TCM aprova contas de 2023 das prefeituras de Livramento de Nossa Senhora e Teofilândia

TCM aprova contas de 2023 das prefeituras de Livramento de Nossa Senhora e Teofilândia
Foto: Sudoeste Total

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão desta terça-feira (18/03), recomendaram às câmaras de vereadores a aprovação com ressalvas das contas de mais duas prefeituras baianas, ambas relativas ao exercício de 2023. Foram aprovadas as contas da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, da responsabilidade de José Ricardo Assunção Ribeiro, e de Teofilândia, na gestão de Higo Moura Medeiros. Após a decisão do mérito, os conselheiros aprovaram – por meio de Deliberação de Imputação de Débito – multas aos gestores no valor de R$1 mil pelas ressalvas registradas nos relatórios. Cabe recurso das decisões.

Incêndio em equipamento da Coelba suspende abastecimento de água em localidades rurais de Livramento de Nossa Senhora

Incêndio em equipamento da Coelba suspende abastecimento de água em localidades rurais de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou, nesta terça-feira (18), a interrupção temporária do abastecimento de água na sede de Itanagé e nas localidades de Várzea, Monte Oliveira, Tabuleiro, Monteiro, Horta, Tapera e Alto da Boa Vista, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com a distribuidora, o motivo da suspensão é um incêndio em equipamento da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que resultou na falta de energia elétrica na estação de tratamento de água de Itanagé. Conforme a Embasa, a normalização do serviço depende da conclusão dos reparos realizados pela Coelba, prevista para o fim da tarde desta terça-feira. Após a retomada da energia elétrica, o abastecimento será restabelecido de forma gradual, com expectativa de completa regularização nas próximas 48 horas. “A Embasa recomenda o uso econômico da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando desperdícios e usos que possam ser adiados, até que o fornecimento seja plenamente restabelecido. Moradores com reservatórios de grande capacidade para atender às necessidades diárias de consumo não devem sentir os impactos da interrupção temporária”, informou a distribuidora. Para mais informações, os consumidores podem entrar em contato com a Embasa através dos canais de atendimento da empresa.

Vendas de eletroeletrônicos crescem 29% em 2024

Vendas de eletroeletrônicos crescem 29% em 2024
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Em 2024, a indústria brasileira vendeu ao varejo 117,7 milhões de aparelhos eletroeletrônicos, como televisões, geladeiras, fogões e aparelhos de ar-condicionado, registrando um aumento de 29% em relação às vendas de 2023. Este é o melhor desempenho do setor da última década, de acordo com o balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (17) pelo presidente da Eletros, Jorge Nascimento. O segmento de ar-condicionado foi o destaque do ano, com crescimento de 38% em relação a 2023. A produção atingiu 5,8 milhões de unidades, superando as 4,2 milhões do ano anterior. Com aumento de 33% nas vendas, a linha portátil, que envolve cafeteiras, secadores de cabelo e ferro de passar, comercializou 80,8 milhões de equipamentos em 2024 – 19,8 milhões a mais do que no ano anterior. As vendas de aparelhos da linha branca, da qual fazem parte fogões, máquinas de lavar e geladeiras, cresceram 17%, passando de 13,3 milhões, em 2023, para 15,6 milhões no ano passado. O segmento de linha marrom, composto principalmente por televisores e equipamentos de áudio, cresceu 22% em relação a 2023. A produção atingiu 13,4 milhões de unidades, contra 10,9 milhões no ano anterior. Mesmo após as Olimpíadas, o setor manteve um ritmo forte de crescimento, alcançando seu maior volume em 10 anos.

Abate de bovinos atinge recorde em 2024

Abate de bovinos atinge recorde em 2024
Foto: Licia Rubinstein/IBGE

O abate de bovinos registrou alta de 15,2% em 2024 e chegou a 39,27 milhões de cabeças abatidas, 5,17 milhões de cabeças a mais do que em 2023. Esse é o maior resultado obtido na série histórica da pesquisa. O recorde anterior havia sido em 2013 (34,41 milhões de cabeças). Os dados são dos resultados completos das Estatísticas da Produção Pecuária para 2024, divulgados nesta terça-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os abates de suínos e frangos também registraram recordes, com 57,86 milhões de cabeças de suínos, aumento de 1,2% em relação ao ano de 2023, e 6,46 bilhões de cabeças de frango, incremento de 2,7% em relação ao ano anterior. A maior oferta de bovinos está atrelada a um elevado abate de fêmeas, que atingiu um recorde de 16,9 milhões de cabeças, com incremento de 19,0% em comparação a 2023, impulsionado por uma fase de baixa do ciclo pecuário, iniciada em 2022. O aumento da atividade foi acompanhado das exportações recordes de carne bovina in natura (2,55 milhões de toneladas), registradas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), e pela estabilidade no preço médio da arroba entre os anos de 2024 e 2023 (Cepea/Esalq). As exportações de carne de frango e de carne suína in natura também registraram recordes na série histórica da Secex, tanto em volume exportado como em faturamento em dólares. Foram registrados aumentos no abate de bovinos em 26 das 27 unidades da federação. Os acréscimos mais expressivos ocorreram em: Mato Grosso (+1,14 milhão de cabeças), Minas Gerais (+670,26 mil cabeças), São Paulo (+558,61 mil cabeças), Pará (+551,44 mil cabeças), Goiás (+472,65 mil cabeças) e Mato Grosso do Sul (+456,87 mil cabeças). Em contrapartida, a única queda registrada ocorreu no Rio Grande do Sul (-153,50 mil cabeças). Mato Grosso continuou liderando o ranking abate de bovinos em 2024, com 18,1% da participação nacional, seguido por Goiás (10,2%) e São Paulo (10,2%).

Presidente envia ao Congresso PL que amplia para R$ 5 mil a faixa de isenção do Imposto de Renda

Presidente envia ao Congresso PL que amplia para R$ 5 mil a faixa de isenção do Imposto de Renda
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta terça-feira, 18 de março, o envio ao Congresso Nacional do projeto de lei para ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Se aprovado no Legislativo ainda este ano, quem ganha até R$ 5 mil por mês não vai mais pagar Imposto de Renda a partir de 2026. Hoje, a faixa de isenção vai até R$ 2.259,20. Além disso, o texto prevê desconto parcial para quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil. Cerca de 10 milhões de brasileiros serão beneficiados diretamente pela medida, que é uma promessa de campanha do presidente Lula. Somando essas pessoas aos 10 milhões já beneficiados pelas mudanças feitas pelo Governo Federal em 2023 e 2024, serão 20 milhões de pessoas que deixam de pagar Imposto de Renda desde o início da atual gestão.  Segundo a Receita Federal, 90% dos brasileiros que pagam Imposto de Renda (cerca de 90 milhões de cidadãos) estarão na faixa da isenção total ou parcial e 65% dos declarantes do IRPF (mais de 26 milhões) serão totalmente isentos. Trata-se da maior alteração na tabela do Imposto de Renda da história recente do Brasil.  Quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil pagará menos imposto do que paga atualmente, em virtude da isenção parcial. Será um desconto progressivo. Quem ganha até R$ 5 mil fica isento (100% de desconto).

Forças Policiais aumentam em 19% o número de armas apreendidas na Bahia em 2025

Forças Policiais aumentam em 19% o número de armas apreendidas na Bahia em 2025
Foto: Divulgação/SSP

A ampliação das ações de combate às facções resultou no aumento de 19% das armas de fogo apreendidas em 2025. Em números absolutos, as Forças Policiais retiraram das ruas 965 armas este ano, contra 813 no mesmo período de 2024. Entre os armamentos localizados com traficantes, homicidas e criminosos envolvidos com roubos e furtos estão submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres, além de 8 fuzis. “Nos últimos dois anos as mortes violentas apresentaram reduções de 6% (2023) e 8,2% (2024) na Bahia. Continuaremos atuando com o policiamento orientado pela inteligência, contando sempre com o suporte da tecnologia. Nosso principal objetivo é proteger a população baiana”, enfatizou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.