Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 23:02
Na tarde desta segunda-feira (17/03), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Marçal, apreenderam um veículo com restrição de roubo durante fiscalização na BA-263, no município de Vitória da Conquista. Durante a abordagem, os agentes verificaram que o veículo apresentava a numeração do motor e do chassi suprimidos, o que levantou suspeitas de adulteração e possível ligação com atividades criminosas. Diante da situação, o veículo e seu condutor foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 22:58
A Polícia Civil da Bahia prendeu, no fim da tarde desta segunda-feira (17), três homens que participaram diretamente do sequestro de Ivanilson Gomes, presidente do Partido Verde (PV). Um dos homens foi localizado na Ilha de Itaparica e os outros dois no bairro da Ribeira, em Salvador. As investigações e operações de Inteligência se iniciaram nas primeiras horas do crime. Após a libertação da vítima, a Polícia ingressou na justiça com medidas cautelares, que foram aceitas. Nesta segunda, as equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), através da Delegacia Antissequestro, cumpriram os mandados de prisão. Os presos foram encaminhados para a unidade especializada, passaram por exames de praxe e estão custodiados à disposição da justiça. O caso aconteceu na última sexta-feira (14/03), por volta do meio dia, quando bandidos armados entraram na sede do Partido Verde, no Rio Vermelho, roubaram os funcionários e levaram Ivanilson Gomes. Um suspeito foi preso poucas horas depois do crime, e a partir daí, a Polícia Civil conseguiu dar andamento às investigações. A vítima foi liberada na noite do dia seguinte ao crime, sem ferimentos e passa bem. As diligências ainda continuam e as investigações estão em curso em busca de possíveis outros envolvidos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 22:55
A Unidade Móvel da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) continua viajando pela Bahia para prestar atendimento a mulheres em situação de violência doméstica. Nesta semana, as unidades móveis estarão em Carinhanha, Prado e Guanambi. O atendimento na Unidade Móvel acontece durante todo o ano e é intensificado no Março Mulher, mês que marca a luta das mulheres por direitos e igualdade de gênero em todo o mundo. Em Carinhanha, nesta segunda-feira (17), a Unidade Móvel esteve em frente ao Colégio Estadual Velho Chico, das 9h às 17h, e ficará em frente à Unidade de Saúde do Pequizeiro 1, das 8h às 17h, nesta terça-feira (18). No primeiro dia de atividades, foi realizada uma roda de conversa com equipes do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), com servidoras dos órgãos municipais e representantes da comunidade escolar, reforçando a importância da rede de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres. Em Prado, a atividade fará parte da programação do Moto Rock 2025, que será realizado no município de 18 a 23 de março. A Unidade Móvel estará localizada na Praça da Matriz, na quarta e na quinta-feira (19 e 20), das 9h às 17h. A equipe da SPM também fará a sensibilização da campanha Oxe, me respeite, de prevenção e enfretamento às violências de gênero, além de divulgar o canal de denúncia, Disque 180. Em Guanambi, o atendimento será na quinta (20), na Praça Henrique Pereira Donato, no estacionamento ao lado do gabinete e nos fundos da Secretaria da Fazenda, das 9h às 17h. Na sexta-feira (21), também das 9h às 17h, a Unidade Móvel estará na sala 1, do Polo UAB/Ufba, para uma capacitação com a rede de atendimento à mulher. Além de atendimentos, como na área da Psicologia e da Assistência Social, as mulheres poderão participar de rodas de conversa sobre os tipos de violências contra as mulheres, receber material informativo e a depender do caso, serem encaminhadas para algum dos organismos que fazem parte da Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 22:49
Em nova ação em combate às arboviroses na Bahia, após a divulgação de números animadores da redução dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, o Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (17), o Seminário ‘Ações de Enfrentamento das Arboviroses na Macrorregião Sudoeste’, realizado nas cidades de Guanambi, Brumado e Vitória da Conquista, onde aconteceu abertura do evento, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O seminário, que é um curso de capacitação que acolhe profissionais de saúde dos 74 municípios da Macrorregião Sudoeste, acontece de 17 a 21 de março, e é dividido em dois núcleos de ação: manejo clínico e controle vetorial. Na capacitação do manejo clínico, médicos e enfermeiros de unidades assistenciais públicas e privadas da região terão um treinamento sobre identificação de sinais de alerta, tratamento de casos graves e monitoramento de óbitos em cenários de epidemia de arboviroses, com uma palestra de Antônio Bandeira, infectologista e referência técnica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em arboviroses e doenças contagiosas. Paralelamente a essa ação, ocorrerá a capacitação sobre controle vetorial, voltada para supervisores de campo e coordenadores de endemias dos municípios da região. Em cinco dias de atividade, a formação abordará estratégias de combate ao mosquito, técnicas de borrifação, bloqueios mecânicos e o uso correto de inseticidas e equipamentos de controle. Por videoconferência, a secretária de saúde do Estado, Roberta Santana, também participou da abertura do seminário, e destacou a importância do trabalho conjunto das gestões municipais, do Governo do Estado e do Governo Federal, para um melhor funcionamento das ações de combate às arboviroses. Também estiveram presentes na abertura do evento a superintendente da Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rivia Barros; a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, além de representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA) e da prefeitura de Vitória da Conquista.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 21:30
Na manhã desta segunda-feira (17), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) recuperaram duas motocicletas com restrição de roubo durante fiscalizações na BA-263, no município de Itambé. A primeira motocicleta, com placa de Capelinha-MG, foi abordada pelos policiais, que identificaram adulterações na numeração do motor. Pouco depois, outra moto com placa de São Paulo-SP também foi parada e apresentou irregularidades semelhantes. Ambos os veículos foram levados à delegacia local para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 21:20
Homem detido pela Cipe Sudoeste havia sido flagrado com uma moto com restrição de furto/roubo Policiais militares da Cipe Sudoeste detiveram um indivíduo por receptação, além de recuperarem uma motocicleta com restrição de furto/roubo, no final da tarde de sábado (15), no município de Maetinga. Os militares realizavam rondas na zona rural da cidade, quando avistaram um homem conduzindo uma moto que foi abordado pelos agentes. Após consulta aos sistemas, os policiais constataram que o veículo possuía restrição de furto/roubo O indivíduo recebeu voz de prisão e foi encaminhado para o registro da ocorrência junto à delegacia de Brumado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 21:10
Policiais militares da Cipe Sudoeste prenderam um indivíduo suspeito de tráfico de drogas, no final da manhã de domingo (16), em Pindaí, distante 34,6km de Guanambi. Os militares transitavam pela BR-122, quando avistaram o homem com uma sacola na mão. Durante a abordagem, foram apreendidos um tablete de maconha com cerca de 280g, além de duas porções e dois cigarros com a erva, 72 porções de cocaína, sacolas plásticas para o acondicionamento e a comercialização de drogas e dinheiro em espécie. O indivíduo foi conduzido para o registro da ocorrência junto à delegacia de Guanambi.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 21:00
Os habitantes do distrito de Mocambo, no município de Ibitiara, passaram a contar com abastecimento público de água tratada no início deste ano, com a entrada em operação de um sistema de abastecimento implantado na localidade e que recebe água da Barragem do Zabumbão. O empreendimento realizado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb) foi entregue à operação e manutenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). No início de março, moradores do distrito se encontraram com representantes da Embasa para entender sobre como se dá a prestação do serviço. A maior parte dos moradores da localidade compareceram ao Colégio Joel Porto, em Mocambo, e ouviram explicações sobre a qualidade da água que é entregue pela Embasa e como o morador faz para mantê-la potável na caixa d´água do domicílio. Os representantes da Embasa também apresentaram a tabela de serviços disponibilizados pela Embasa e os respectivos canais de atendimento para solicitação. Explicaram como funciona o hidrômetro, o aparelho que mede quanta água foi fornecida no imóvel e os cuidados que os moradores têm que ter para evitar vazamentos, pois a água que se perde dentro do domicílio é medida pelo hidrômetro e acaba sendo cobrada na conta. Os participantes da reunião foram informados sobre a cobrança da tarifa, com sua tabela de valores, e alertados sobre a importância do uso econômico, pois quanto mais água tratada se recebe no mês, mais caro fica o valor cobrado pelo metro cúbico nas faixas de volume mais altas. Em todo o Brasil, a progressividade no valor da água tratada fornecida por sistemas de abastecimento público visa estimular o uso racional pelos consumidores. Os critérios e os documentos que precisam ser apresentados para se enquadrar na tarifa social e poder se beneficiar com água mais barata na faixa de consumo até 10 metros cúbicos também foram explicados pelos representantes da Embasa. “Esse primeiro contato com novos clientes é imprescindível para iniciarmos um bom relacionamento, pois é o momento em que explicamos como a empresa faz para que uma água segura e potável chegue na casa das pessoas, qual o esforço, trabalho, custo e a remuneração para que isso aconteça e sobre as responsabilidades do cliente. Também é uma oportunidade para a escuta das expectativas da comunidade e acolhimento de sugestões de melhoria”, explica Flávio Cirqueira, gerente comercial da Embasa na Unidade Regional de Caetité que atende o distrito de Mocambo, no município de Ibitiara.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 20:50
Na noite deste domingo (16), por volta das 20h30, um homem morreu em um acidente de trânsito na comunidade de Tamboril, zona rural de Caculé. A vítima, identificada como Silvano da Silva Lima, de 45 anos, morador da Fazenda Truvisco, conduzia uma moto Honda CG Titan 150, sem capacete, quando perdeu o controle do veículo e colidiu contra o muro de uma casa em construção. De acordo com testemunhas, ele havia consumido bebida alcoólica ao longo do dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. A Polícia Militar isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que removeu o corpo para necropsia.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 20:40
Na noite de domingo (16), por volta das 18h35, policiais militares do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo na Rua Primavera, em Jitaúna. Durante patrulhamento, a guarnição avistou um indivíduo saindo de um bar, que, ao notar a presença dos policiais, tentou fugir. Ele foi acompanhado e abordado, sendo encontrado um revólver em sua cintura. Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido e apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 01:12
Na noite deste domingo (16/03), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) abordaram um veículo na BA-262, no município de Vitória da Conquista, após o condutor ser flagrado realizando manobras perigosas e dirigindo em alta velocidade. O motorista conduzia o veículo de forma imprudente, saltando as ondulações na pista (quebra-molas) e colocando em risco a segurança dos demais usuários da rodovia. Diante da situação e dos indícios de embriaguez ao volante, ele foi autuado em flagrante e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 01:07
No fim da tarde deste sábado (15/03), por volta das 17h30, guarnições da 6ª Companhia da Polícia Militar (PM) deslocaram-se até o bairro Mandacaru, na cidade de Jequié, após determinação do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para averiguar uma denúncia de que um homem estaria portando uma arma de fogo nas proximidades de um supermercado. Ao chegarem ao local, os policiais avistaram dois indivíduos que, ao perceberem a aproximação das viaturas, dispensaram uma sacola e tentaram fugir. Diante da atitude suspeita, foi realizada uma busca na área, onde os agentes localizaram a sacola contendo 18 buchas de maconha, 92 pinos de cocaína, 14 pedras de crack e uma peteca de cocaína. Além dos entorpecentes, foram encontrados dois celulares. Os suspeitos foram detidos e, juntamente com o material apreendido, apresentados na 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 01:02
Na tarde deste sábado (16/03), por volta das 14h, uma guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu drogas in natura no distrito de Vila Bahia, município de Encruzilhada. Durante rondas na localidade, os policiais visualizaram um indivíduo que, ao perceber a aproximação da viatura, descartou uma sacola branca e tentou fugir. O material foi recolhido e, ao verificarem o conteúdo, os agentes encontraram seis pés de maconha. O suspeito foi alcançado e abordado. Durante a busca pessoal, foram localizados em seu bolso cinco papelotes de maconha e R$ 30,00 em espécie. Ao ser questionado, ele afirmou que realizaria entregas da droga. Diante dos fatos, a guarnição conduziu o suspeito e o material apreendido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista para o registro da ocorrência e adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 00:52
Na manhã deste domingo (16), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) prestaram socorro a uma vítima de choque elétrico na BA-263, trecho de Vitória da Conquista. De acordo com a CIPRv, a vítima recebeu a descarga elétrica em sua residência. A equipe do Posto do Marçal foi acionada quando um veículo parou no local pedindo ajuda. No carro, estavam a vítima e sua esposa, que buscavam assistência médica urgente. De imediato, a guarnição conduziu o casal ao hospital em Vitória da Conquista, onde a vítima recebeu atendimento médico. Não há informações atualizadas sobre seu atual quadro de saúde.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 00:51
Um sortudo acertou as seis dezenas do concurso 2840 da Mega-Sena, realizado no último sábado (15). O prêmio principal foi de R$ 21.465.552,71. Os números sorteados foram: 01 - 33 - 39 - 49 - 57 - 60. Além do grande vencedor, 73 apostas acertaram a quina, levando R$ 40.759,74 cada, e 4.163 apostadores fizeram a quadra, garantindo R$ 1.021,05. O próximo sorteio acontece na terça-feira (18), com um prêmio estimado de R$ 3 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/03/2025 - 00:40
Na madrugada deste sábado (16/03), por volta de 01h30, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu drogas durante patrulhamento na Rua Inocêncio Oliveira, no Centro de Barra do Choça. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima de um frequentador de um evento na cidade, que relatou uma intensa movimentação de tráfico de entorpecentes na região. De imediato, a guarnição deslocou-se ao local e avistou um indivíduo trajando bermuda e camisa vermelha. Ao perceber a presença da viatura, o suspeito fugiu em direção a uma área de mata e não pôde ser localizado. No entanto, durante a fuga, ele dispensou um pacote no chão. Após averiguação, os policiais encontraram 61 petecas de cocaína e R$ 100,00 em espécie. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Barra do Choça para as providências cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/03/2025 - 16:56
Na tarde d sexta-feira (14), Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) apreenderam um caminhão transportando um carregamento de eucalipto sem nota fiscal. A abordagem ocorreu na BA-262, em Vitória da Conquista, durante uma fiscalização da guarnição do Posto do Pradoso. Durante a vistoria, os policiais constataram que toda a carga de madeira não possuía documentação fiscal. Diante da irregularidade, o veículo e o material foram encaminhados à Secretaria da Fazenda de Vitória da Conquista para adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/03/2025 - 16:55
O presidente do Partido Verde (PV), Ivanilson Gomes, foi libertado na noite deste sábado (15/01) e se encontra em segurança. A vítima foi encaminhada para a Delegacia Especializada Antissequestro da Polícia Civil, que está à frente das investigações e continua visando a identificação e prisão de todos os envolvidos no crime. Um suspeito de participar do sequestro já se encontra preso e uma investigação está em curso para elucidação do crime. Na tarde deste sábado (15), o governador Jerônimo Rodrigues, em reunião com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho discutiu o andamento e traçou estratégias para esse tipo de crime. Depoimentos e imagens de câmeras de segurança do local vão ajudar a elucidar o caso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/03/2025 - 16:54
Na tarde deste sábado (15), policiais da 79ª CIPM prenderam um homem de 38 anos com mandado de prisão em aberto no distrito de Bandeira Nova, zona rural de Poções. A equipe foi acionada pela Central de Operações para averiguar a denúncia e, ao chegar ao local, abordou o suspeito, confirmando a existência da ordem de prisão contra ele. Diante dos fatos, o indivíduo foi detido e conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 16/03/2025 - 16:52
Na manhã de sexta-feira (14), uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO Motos) da 77ª CIPM recuperou uma motocicleta com restrição de furto/roubo no bairro Vila Elisa, em Vitória da Conquista. Durante patrulhamento na Rua Vinte e Dois, os policiais visualizaram uma Honda XRE 300 com placa divergente da original. Após consulta no sistema, foi constatado que a placa pertencia a outro veículo de São Paulo e que o chassi estava suprimido. Com a verificação do motor, confirmou-se que a moto era produto de furto/roubo na cidade baiana de Entre Rios. Diante da situação, a motocicleta foi encaminhada à autoridade policial para as medidas cabíveis.