Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/03/2025 - há 16 horas
Para ampliar o acesso à mobilidade e gerar mais oportunidades para a população de baixa renda, o Governo do Estado da Bahia sancionou, nesta sexta-feira (21), os programas CNH da Gente e CNH na Escola. O anúncio foi feito pelo vice-governador Geraldo Júnior, ao lado da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, e do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em ato no Gabinete da SEC. A iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a concessão da primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para os beneficiados. Os programas serão executados pelo Detran-BA. Para participar, os interessados deverão atender a critérios específicos, como ter mais de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico, saber ler e escrever e residir no estado da Bahia. Os estudantes menores de 17 anos poderão iniciar a formação teórica, preparando-se para a obtenção da CNH no futuro. A medida vai beneficiar, especialmente, estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual, reafirmando o compromisso do governo com a educação e a inclusão social. Além disso, o programa também atenderá a população cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), promovendo mais oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/03/2025 - há 16 horas
O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi retomado em Barreiras nesta sexta-feira (21), com a autorização para a construção de 500 unidades habitacionais, assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo prefeito Otoniel Teixeira, acompanhados pelo superintendente Regional da Caixa, Rafael Neiva. Na ocasião, a comitiva também visitou as obras de outras 500 unidades que haviam sido abandonadas e foram retomadas através de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Os empreendimentos Residencial Viver Melhor I e II serão construídos no bairro Vila Amorim e representam um investimento de R$ 82,5 milhões. “É um projeto, dividido em dois blocos. Só que este aqui tem uma novidade: esse conjunto vai ter varanda, vai ter biblioteca, para a criançada e os idosos se divertirem. As famílias deverão procurar o CRAS, a assistência social com tranquilidade”, explicou o governador. Ainda sobre a retomada do MCMV, o ministro Rui Costa afirmou que está emocionado. “Esse programa entrou na alma e no coração do povo brasileiro. Em janeiro de 2019, foram abandonadas as obras de 87 mil casas, além de 3,5 mil equipamentos para educação e 4,4 mil obras de saúde em todo o País. Eu acabei de visitar um conjunto que havia sido abandonado, nós tivemos que reconstruir. E nós vamos voltar daqui a 45 dias para inaugurar, para ver as famílias entrarem e criarem seus filhos com dignidade”. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, acompanhou a comitiva durante uma vistoria às obras do residencial Solar Buritis. “Estão sendo recuperadas 500 unidades habitacionais que estavam 85% concluídas. Foram abandonadas e estavam destruídas. O governador Jerônimo autorizou um convênio e estamos concluindo a obra, que também vai contar com a urbanização no entorno”, explicou Jusmari, sobre a retomada das obras, que contam com investimento de R$ 14,3 milhões do Governo do Estado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/03/2025 - há 16 horas
Um incêndio atingiu uma carreta carregada de cimento na madrugada deste sábado (22) no km 244 da BR-030, entre Caetité e Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), o veículo, com placas de Santo Antônio de Jesus (BA), trafegava normalmente quando o motorista percebeu uma queda brusca no balão de ar, o que fez a carreta perder força. Ao descer para verificar a situação, ele constatou que uma das rodas do semi-reboque estava em chamas. Rapidamente, o condutor conseguiu desengatar o cavalo mecânico, evitando que o fogo se alastrasse para toda a carreta. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. As causas do incêndio ainda serão investigadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/03/2025 - há 16 horas
A campanha de vacinação contra a influenza já começou a ganhar forma na Bahia. O estado recebeu, neste sábado (22), a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, com 428 mil doses da vacina. A distribuição para os municípios será iniciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na próxima segunda-feira (24), com foco no abastecimento das redes municipais de saúde para o início da campanha, previsto para 7 de abril. Neste ano, a imunização contra a gripe será ampliada: além das campanhas sazonais, a vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, o que significa proteção garantida durante todo o ano para o público-alvo. Na Bahia, esse grupo é formado por cerca de 6,3 milhões de pessoas. Devem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e da educação; indígenas, povos tradicionais e pessoas em situação de rua; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo; profissionais das forças de segurança, forças armadas e sistema prisional; além da população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Apesar do início oficial da vacinação estar marcado para o dia 7 de abril, o Ministério da Saúde, com reforço da Sesab, recomenda que municípios iniciem a estratégia assim que receberam as doses do imunizante. A orientação da Sesab é que a população procure a os postos de saúde mais próximos. A vacina contra a influenza é segura, eficaz e fundamental para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde durante o período de maior circulação do vírus.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 22:08
Na manhã desta sexta-feira (21/03), Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) apreenderam uma motocicleta com restrição de roubo durante uma fiscalização na BR-030, trecho do município de Brumado. Durante a abordagem, os agentes identificaram sinais de adulteração no Número de Identificação Veicular (NIV), o que levantou suspeitas sobre a procedência do automóvel. Diante da irregularidade constatada, o veículo e o condutor foram encaminhados à delegacia local para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 22:06
O Tribunal do Júri da comarca de Vitória da Conquista condenou na última terça-feira, 11, Edimar da Silva Brito a 32 anos de prisão por planejar, junto com Adriano Silva e Fábio de Jesus, o homicídio qualificado de Marcilene Oliveira Sampaio e Ana Cristina Santos Sampaio. O crime aconteceu na rodovia que liga o município à Barra do Choça. A acusação foi sustentada pelo promotor de Justiça José Junseira durante júri presidido pela juíza Ivana Pinto Luz. O réu, atualmente em prisão preventiva, cumprirá pena inicialmente em regime fechado. Adriano Silva já recebeu sentença pelo crime e Fábio aguarda por julgamento, sendo que seu processo aguarda recurso. De acordo com a denúncia, Edimar e seus dois cúmplices seguiram o carro das vítimas e, no momento que o marido de uma delas parou o seu carro para ajeitar a capota que estava desencaixada, o réu os abordou. O crime aconteceu na altura do Km 12 da estrada que liga Vitória da Conquista a Barra do Choça. Na ocasião, o denunciado Adriano determinou que elas deitassem no chão, momento em que, aproveitando-se da impossibilidade de defesa das vítimas, desferiu vários golpes na cabeça e na face, com um bloco de concreto, provocando-lhes lesões corporais que causaram sua morte. Ainda conforme a denúncia, os crimes foram praticados por motivo torpe, pelo fato da vítima Marcilene e seu esposo terem saído da igreja dirigida pelo réu, e fundado a sua própria igreja, o que teria implicado na saída de vários fiéis da igreja de Edimar.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 22:04
Neste sábado, 22 de março de 2025, a partir das 10h, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) abrirá 100% das duas válvulas dispersoras da Barragem Luiz Vieira (Açude Brumado), para a liberação de 800.000 m³ de água durante 32 horas. A liberação visa atender os ribeirinhos de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, com uma vazão de 25.200 m³/hora. As válvulas serão fechadas no domingo, 23 de março, às 18h. Essa liberação de água faz parte do Termo de Alocação de Água 2024/2025, que também destina volume de água para o Perímetro Irrigado de Brumado e os rêgos da região. O total de água alocado para essas três categorias de usuários é de 4.320 m³/hora. Durante o período de liberação da água, é recomendado que banhistas e visitantes evitem locais turísticos, como o Poço Preto, em Livramento de Nossa Senhora, a fim de evitar acidentes e afogamentos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 22:02
Na manhã desta sexta-feira (21/03), Policiais Militares da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Marçal, apreenderam uma carga com mais de 500 kg de cigarros e similares sem nota fiscal, avaliada em aproximadamente R$ 22.500,00, no município de Vitória da Conquista. A apreensão ocorreu durante uma abordagem no desvio da BA-263, na região da Fazenda Santa Marta. Durante a fiscalização, os policiais constataram que a mercadoria não possuía documentação fiscal. Diante da irregularidade, a carga e o proprietário foram encaminhados ao Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO) em Vitória da Conquista para as providências legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:59
Na noite de quinta-feira (20), por volta das 20h30, um homem foi preso no distrito de Pajeú do Vento, em Caetité, durante a Operação Força Total. O indivíduo utilizava um veículo VW Golf com placa adulterada para aplicar golpes em postos de combustíveis da cidade. De acordo com a 94ª CIPM, o suspeito abasteceu o veículo em um posto e saiu sem pagar a quantia de R$ 355,00. A ação já havia sido praticada em outras ocasiões, sempre com a mesma estratégia: encher o tanque e fugir em alta velocidade. O autor foi detido e conduzido, juntamente com o veículo, para a delegacia de Guanambi. Além desse crime, segundo a PM, ele já possuía passagens por furto de celular. O acusado segue à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:50
Na manhã desta quarta-feira (19), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) foram acionados pelo delegado Wendel Nery, da Polícia Civil de Tanhaçu, após um indivíduo se apresentar na delegacia alegando ser o proprietário de uma motocicleta apreendida por uma guarnição da CIPRv. Diante da situação, o homem ficou sob a responsabilidade do delegado na delegacia de Polícia Civil de Tanhaçu, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:40
Na noite desta quinta-feira (20), policiais militares da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto do Pradoso, abordaram um veículo na BA-262, no município de Vitória da Conquista. Durante a abordagem, a guarnição constatou que o condutor apresentava sinais de embriaguez. Após a realização do teste do bafômetro, foi registrado o índice de 0,82 mg/l de álcool no sangue, configurando crime de trânsito. Diante dos fatos, o motorista foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, e o veículo foi removido para o pátio do Detran, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:30
Na tarde da última quinta-feira (20), durante a Operação Força Total, guarnições do PETO realizaram uma grande apreensão de entorpecentes, arma de fogo e munições no bairro Célio Alves, em Cândido Sales. Os policiais patrulhavam uma área com histórico de tráfico de drogas quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a presença da viatura, ele correu para dentro de um imóvel já conhecido por ter sido alvo de mandados judiciais de busca e apreensão. Diante da fundada suspeita e do histórico do local, os policiais ingressaram na residência, onde foram surpreendidos por diversos cães, que, apesar de não atacarem, dificultaram a ação e possibilitaram a fuga do suspeito. No entanto, no interior do imóvel, os agentes encontraram um verdadeiro ponto de armazenamento e preparação de drogas para comercialização. Foram apreendidos 222 papelotes de maconha, 109 porções maiores da mesma substância e mais 248,2 gramas soltas, além de 170 papelotes de cocaína e outros 44,2 gramas em pó, 37 pinos de crack e 10 pinos de skank. Os policiais também encontraram um revólver calibre .32, três munições intactas, duas facas, uma balança de precisão e um dichavador, além de R$ 69,00 em espécie e R$ 56,00 em moedas, possivelmente oriundos do tráfico. Todo o material apreendido foi encaminhado ao DISEP de Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:25
Policiais militares da 83ª CIPM localizaram e prenderam, na noite de quinta-feira (20), um homem acusado de raptar e abusar sexualmente uma criança de 5 anos em Barreiras. Ele foi flagrado por populares com a vítima em um terreno baldio, onde havia uma construção. A criança foi raptada na Central de Abastecimento, onde estava com os pais. O local tem alguns boxes de lojas e restaurantes. Num momento de distração, o indivíduo rapidamente colocou a criança no colo e deixou o local. O homem pegou um ônibus, rodou alguns pontos da cidade, desceu na rodoviária e levou ela para um terreno no bairro Vila Rica, momento em que ele iniciou os abusos, mas a menina gritou e chamou atenção de populares que conseguiram resgatar a vítima. O acusado fugiu do local e a PM foi acionada. A criança foi encaminhada pelos policiais militares para uma unidade hospitalar, onde, já acompanhada do pai, recebeu atendimento médico. “Com a alerta feito pelo Cicom, houve uma mobilização imediata de diversas unidades, inclusive policiais militares de folga iniciaram as buscas pelas ruas da cidade com as informações das caraterísticas do suspeito”, contou major Eder Rosário, comandante da 83ª CIPM. Com o apoio de uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis, policiais militares da 83ª CIPM alcançaram o acusado no momento em que ele trocava de roupa na tentativa de despistar a PM. Com ele foram apreendidos preservativos, um pacote de balas, fila adesiva e outros objetos. Ele foi conduzido para o registro da ocorrência na 11ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:20
Na tarde da última quinta-feira (20), por volta das 15h55, policiais militares da 29ª CIPM realizavam rondas no centro de Ibitiara quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao notar a aproximação da viatura, ele tentou fugir, deixando cair um objeto não identificado. A guarnição iniciou o acompanhamento e seguiu o suspeito até uma residência, onde ele tentou se refugiar. Durante a abordagem e busca pessoal, os policiais encontraram uma quantidade de cocaína com o indivíduo. Questionado, ele confessou que dentro do guarda-roupa da casa havia mais 867,9 gramas da droga, além de uma balança de precisão usada para pesagem e fracionamento dos entorpecentes. Ele também afirmou que o material ilícito pertencia à sua sogra, que estava no local. Além da droga, foram encontrados R$ 22,50 em espécie, um cartão de banco e três celulares. Diante dos fatos, os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados para a 13ª Coorpin de Seabra, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:10
Na última quinta-feira (20), mais um caso de golpe utilizando o WhatsApp foi denunciado em Guanambi. Um criminoso usou a foto do prefeito Nal Azevedo e um número de telefone (71) 9912-0408, se passando por um representante do gabinete do governador Jerônimo Rodrigues. O golpista alegava estar organizando uma caravana da saúde e solicitava apoio financeiro de empresas, além de afirmar que precisaria de 150 voluntários para o evento. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi, um Boletim de Ocorrência está sendo providenciado para apuração do caso. Outras autoridades do município já foram alvo de golpes semelhantes, utilizando o mesmo modus operandi. A recomendação é que qualquer abordagem suspeita seja denunciada imediatamente às autoridades.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 21:00
Com recursos do Novo PAC de aproximadamente R$ 9,1 milhões, o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entrega aos usuários da BR-101/BA 20,5 quilômetros de pistas recuperadas. Com o investimento, a autarquia reparou dois segmentos descontínuos, entre Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe (km 134,5 ao km 149), e em Alagoinhas (km 114 ao km 120). Nos trechos, foram realizados serviços de manutenção rotineira e recuperação do pavimento e da sinalização horizontal. As equipes do DNIT executaram fresagem, nova sinalização horizontal e aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Conhecido como asfalto convencional, esse tipo de concreto impermeabiliza e nivela as estradas. Também foram realizados serviços rotineiros de manutenção como roçada, limpeza do sistema de drenagem, entre outros. As ações de melhorias seguem em outros trechos da rodovia. A BR-101/BA contorna o litoral leste do Brasil, conectando a Bahia a Sergipe e à região Sul. O trecho que recebeu as melhorias tem um tráfego diário de, em média, 7,2 mil veículos. Segunda maior rodovia do Brasil, a BR-101/BA é conhecida por sua relevância estratégica e econômica no transporte de mercadorias, passageiros e por dar acesso a diversas praias e cidades turísticas do litoral baiano. O escoamento da produção do polo industrial, das fábricas de grande porte e das plantações de eucalipto para indústria de celulose e carvão vegetal na região de Feira de Santana e Alagoinhas serão beneficiadas diretamente com as obras executadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 20:55
Na manhã desta sexta-feira (21/03), Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) recuperaram uma motocicleta com restrição de Busca e Apreensão durante uma fiscalização na BA-142, no município de Tanhaçu. Ao realizar a consulta no sistema, a guarnição constatou que o veículo possuía restrição RENAJUD por determinação judicial do município de Bauru (SP), além de estar com o licenciamento vencido desde 2021. Diante da irregularidade, a motocicleta foi apreendida e encaminhada para o pátio da Delegacia de Tanhaçu (BA), onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 20:50
Na última quinta-feira (20), 11 policiais da 4ª CIPM concluíram o Curso Básico de Emprego Tático Operacional (CBETO), aprimorando suas habilidades técnicas e táticas para atuar em ocorrências de alto risco. O curso foi coordenado pela Companhia Independente de Policiamento Tático Meio Oeste (CIPT-MO) e teve como instrutor-chefe o Capitão PM Figueiredo, subcomandante da 4ª CIPM. A cerimônia de conclusão contou com a presença do Coronel PM Mascarenhas, comandante de Companhia Independente de Policiamento Tático Meio Oeste (CIPT-MO), do Major PM Souza Gomes, comandante da 4ª CIPM, além de outras autoridades militares. O curso tem como objetivo capacitar os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) para o policiamento ostensivo de 3º esforço, garantindo que os agentes estejam preparados para lidar com situações de alto risco que exigem conhecimento técnico e tático avançado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 20:45
Na tarde de ontem, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF - 6ª Delegacia na Bahia), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Corpo de Bombeiros Militar (11º BBM) e da Prefeitura de Lençóis estiveram em pontos críticos da BR-242 para definir medidas de segurança viária. O encontro ocorreu na Ponte do Rio Santo Antônio (km 351) e no Mucugezinho (km 363), onde foram discutidas intervenções para reduzir acidentes na região. A PRF, o 11º BBM e a Prefeitura apresentaram demandas, e o DNIT se comprometeu a iniciar algumas ações de forma imediata. Entre as melhorias definidas, estão: Implantação de sonorizadores, Sinalização reforçada, Reposicionamento de radar e Melhorias na via (Obras para corrigir o desnível da pista e ampliar a terceira faixa no trecho serão executadas). A reunião reforçou a integração entre os órgãos responsáveis pela segurança viária e resultou em um compromisso do DNIT para dar andamento às melhorias na BR-242 o mais breve possível.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/03/2025 - 20:40
A 40ª edição da Operação Força Total foi encerrada na noite de quinta-feira (20) com apreensão de 18 armas de fogo e 38 prisões em flagrante na Bahia. Os impactos da intensificação são comprovados através dos resultados da atuação que aconteceu simultaneamente em outros estados, sendo a 13ª edição nacional, com a mobilização de efetivo, viaturas e equipamentos aliados ao esforço máximo para coibir a criminalidade em locais estratégicos das cidades. Ao longo do dia, a 40ª Operação cumpriu ainda 10 mandados de prisão e recuperou 6 veículos. “Para além das estatísticas, nossa atuação comprova o impacto dessas operações na vida das pessoas, tanto na prevenção e garantia de segurança quanto na manutenção da ordem com as prisões e recuperação de bens dos cidadãos. A nossa tropa é comprometida e atua cumprindo a missão de servir e proteger”, ressalta o comandante-geral da PMBA, coronel Coutinho. Desde o início da iniciativa, já são 863 armas de fogo retiradas de circulação, 1.411 prisões em flagrante realizadas e 622 veículos recuperados em todo o estado.