Início Arquivo Março de 2025

Março de 2025

Encontramos 347 Notícias

Condutor é detido após apresentar documento veicular com indícios de falsificação na BA-263, em Vitória da Conquista

Condutor é detido após apresentar documento veicular com indícios de falsificação na BA-263, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

manhã desta segunda-feira (24), por volta das 09h40, a guarnição da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV/Brumado), lotada no Posto da Serra do Marçal, abordou um veículo VW/Fox 1.0, com placas de Guarulhos-SP, durante uma fiscalização no km 85 da BA-263. Durante a abordagem, o condutor, um homem de 54 anos, apresentou um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao exercício de 2025, que apresentava indícios de falsificação. Após consultas ao sistema, foi constatado que o veículo está licenciado apenas até o ano de 2021. Diante da irregularidade, o motorista foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis. Além disso, o veículo foi autuado conforme o artigo 230, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo removido ao pátio conveniado ao Detran.

79ª CIPM recupera moto roubada durante rondas em Poções

79ª CIPM recupera moto roubada durante rondas em Poções
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Na noite do último domingo (23), por volta das 19h, uma guarnição da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recuperou uma motocicleta com restrição de furto/roubo no bairro Açude, em Poções. O veículo foi encontrado estacionado em frente a uma residência na Rua Francolino Braga. Ao realizarem a abordagem, os policiais identificaram o condutor, que afirmou ser o proprietário da motocicleta. Questionado sobre a origem do veículo, ele declarou tê-lo adquirido há aproximadamente seis meses por meio de uma troca no município de Planalto. Segundo o suspeito, a negociação foi feita através de uma rede social, onde ele teria permutado sua Honda Pop com um indivíduo desconhecido. Diante da situação, o homem e a motocicleta foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Vitória da Conquista para a adoção das medidas cabíveis.

Colisão entre moto e caminhão deixa homem morto na BA-263, em Jacaraci

Colisão entre moto e caminhão deixa homem morto na BA-263, em Jacaraci
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Um homem morreu em um grave acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (24) na BA-263, próximo ao distrito de Irundiara, em Jacaraci. De acordo com informações da 94ª CIPM, o acidente aconteceu por volta das 7h40. A guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, constatou que uma motocicleta Honda XR 250 Tornado havia colidido com um caminhão Mercedes-Benz. O motociclista, identificado como Felipe de Carvalho Souza, de 26 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor do caminhão saiu ileso. A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.

CIPRv apreende veículo com restrição de circulação durante abordagem na BA-026, em Tanhaçu

CIPRv apreende veículo com restrição de circulação durante abordagem na BA-026, em Tanhaçu
Foto: Divulgação/CIPRv

Na manhã deste domingo (23), policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto de Sussuarana, recuperaram um veículo com restrição de circulação na BA-026, no município de Tanhaçu. Durante a fiscalização, a guarnição constatou, por meio do sistema de consulta, que o veículo possuía restrição de circulação pelo município de Barreiras, além de estar com o licenciamento atrasado desde 2018. Diante da irregularidade, o veículo foi encaminhado para o pátio do Detran na cidade de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

PRF apreende veículo com restrição de furto/roubo durante abordagem em Seabra

PRF apreende veículo com restrição de furto/roubo durante abordagem em Seabra
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu durante fiscalização no km 408 da BR-242, em Seabra, na tarde do último domingo (23), um caminhão-trator com restrição de furto/roubo. A abordagem ocorreu por volta das 14h31, quando os policiais identificaram que o veículo possuía um boletim de furto/roubo registrado no município de Alagoinhas (BA). Após a constatação o caminhão-trator foi apreendido, e a princípio, verificou-se a ocorrência de receptação de veículo. O condutor foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Seabra para os procedimentos cabíveis.

Verão 2024-2025 foi o sexto mais quente no Brasil desde 1961

Verão 2024-2025 foi o sexto mais quente no Brasil desde 1961
Foto: Sudoeste Total

O verão 2024/2025, que se encerrou às 6h02 da última quinta-feira (20), foi o sexto mais quente no Brasil desde 1961, com uma temperatura 0,34°C acima da média histórica do período de 1991 a 2020. As temperaturas ficaram acima da média em grande parte do Brasil. As maiores temperaturas máximas foram observadas, principalmente no Rio Grande do Sul, devido à ocorrência de três ondas de calor que atuaram no estado: entre os dias 17 e 23 de janeiro de 2025, 2 e 12 de fevereiro de 2025, e 1º e 8 de março. Mesmo sob a influência do La Niña, que tende a reduzir a temperatura média global, este verão ficou entre os dez mais quentes da série. Os dados apresentados na Tabela 1 mostram que as temperaturas no Brasil, durante o verão, têm ficado acima da média a partir da década de 1990. Os anos de 2023/2024, 2015/2016, 1997/1998 e 2009/2010 estavam sob influência do fenômeno El Niño, que é o aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial, potencializando o aumento de temperatura em várias regiões do planeta. O fato é que, para o Brasil, esta última década foi mais quente que a anterior, conforme alertado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que enfatiza o aumento da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera e o aquecimento global.

Bahia lidera a produção de energia limpa no país

Bahia lidera a produção de energia limpa no país
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Os ventos fortes e os elevados níveis de irradiação solar têm colocado a Bahia em uma posição de destaque na geração de energia renovável. O resultado positivo tem sido fruto do trabalho do Governo do Estado na atração de empresas do setor para diversas regiões, com foco na transição energética. A previsão é de que até 2025 sejam investidos quase R$ 50 bilhões na construção de 74 usinas (63 eólicas e 11 solares). Já são 441 usinas em operação, somando as duas fontes, o suficiente para abastecer 28 milhões de residências. A maior parte delas é no setor eólico, que ultrapassou 10 gigawatts (GW) de capacidade instalada, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O estado finalizou o ano de 2024 com o melhor resultado de geração de energia elétrica por fonte eólica, com 23% da expansão da matriz nacional. Quando o assunto é geração solar fotovoltaica, os excelentes níveis de irradiação, com 2,4 GW de potência outorgada e 79 usinas em operação, deu à Bahia uma participação correspondente a 17% do segmento nacionalmente. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) mais de R$ 100 bilhões já foram injetados na produção de energia renovável no estado e mais de 160 mil empregos gerados. O Complexo Eólico que abrange os municípios de Tanque Novo e Caetité, no Sudoeste baiano, em uma área de aproximadamente 30 quilômetros de extensão, foi inaugurado pela empresa chinesa CGN Brazil Energy, em maio de 2023. A meta de geração de energia inicial foi de 720 milhões de KWh de eletricidade, contribuindo de forma significativa para a oferta de energia limpa e redução da emissão de carbono na atmosfera. Com 40 aerogeradores, cada um com cerca de 185m de altura, distribuídos em sete parques eólicos, o equipamento tem capacidade instalada total de 180 MW, podendo abastecer até 660 mil residências com energia limpa. O investimento no complexo foi de R$ 1,2 bilhão, gerando 1.100 empregos diretos e indiretos, desde o início da sua construção em 2022. Já na Chapada Diamantina, em Morro do Chapéu, distante 414km de Tanque Novo, os Complexos Eólicos Sul I e II, da subsidiária brasileira Enel Green Power, possuem 15 parques eólicos, 170 aerogeradores e capacidade instalada de 525 MegaWatts (MW). Localizados a uma altitude de 1.100m, a capacidade de produção de energia pode chegar a 2,6 TeraWatts (TW) por ano, o suficiente para abastecer 1,5 milhão de residências.  São 60 colaboradores atuando nos dois empreendimentos. Ao todo, são 362 parques eólicos instalados em 35 municípios baianos, pertencentes a diversas outras empresas que têm investido no setor. Eles estão localizados em Araci, Biritinga, Boninal, Bonito, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caetité, Cafarnaum, Campo Formoso, Canudos, Casa Nova, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibitiara, Igaporã, Iraquara, Itaguaçu da Bahia, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Novo Horizonte, Ourolândia, Pindaí, Riacho de Santana, Sento Sé, Sobradinho, Souto Soares, Tanque Novo, Tucano, Uibaí, Umburanas, Urandi, Várzea Nova e Xique-Xique. O investimento total estimado ultrapassa R$ 55 bilhões e mais de 105 mil empregos já foram gerados.

Estudantes de Itororó desenvolvem produtos naturais para combater parasitas em animais domésticos

Estudantes de Itororó desenvolvem produtos naturais para combater parasitas em animais domésticos
Foto: Divulgação/Secti

O mercado pet tem crescido no Brasil e movimentado a economia nacional. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o setor faturou R$ 77 bilhões em 2024, registrando um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Diante dessa expansão e dos desafios na criação de animais domésticos, João Lucas dos Santos e Maria Luiza Fontes, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste, em Itororó, desenvolveram, sob orientação de Thayane Gonçalves, produtos à base de melão-de-são-caetano para o combate aos parasitas. A jovem cientista Maria Luiza explica que o melão-de-são-caetano já era conhecido na comunidade por suas propriedades medicinais em humanos e, após pesquisas, revelou potencial ectoparasitário. “Nossa região enfrentou um aumento de problemas na criação de animais domésticos devido à presença desses parasitas. Ao identificarmos substâncias com ação ectoparasitária, desenvolvemos o produto para testes. Como essa planta é pouco explorada no combate aos ectoparasitas em animais, tivemos interesse em aprofundar esse estudo”. Os estudantes desenvolveram sabonete em barra e líquido para o banho dos animais, além de um desinfetante para higienização dos ambientes. “A planta pode ser usada de forma auxiliar no tratamento de doenças de pele causadas por fungos, além de micoses e sarnas. Ela também previne doenças, controla alguns parasitas que infestam animais, como os carrapatos e pulgões, e é indicada para a cicatrização de feridas”, afirma João Lucas. O produto, que conta com o apoio da Secretaria da Educação (SEC), foi testado em animais com sarna e feridas. “Aplicamos o sabonete em dois banhos semanais e obtivemos bons resultados em um mês. Também utilizamos um desinfetante em um local infestado por pulgas, erradicando-as em duas semanas, com aplicação três vezes por semana. O próximo passo é desenvolver um spray à base de melão-de-são-caetano para auxiliar no tratamento de feridas e sarnas após o banho”, diz Maria Luiza.

Dupla morre em confronto com a PM em Jequié

Dupla morre em confronto com a PM em Jequié
Foto: Divulgação/PM

Na tarde deste domingo (23), uma operação conjunta entre o 19° BPM, a RONDESP Sudoeste e a CIPE Central resultou na morte de dois suspeitos após confronto com a Polícia Militar no bairro KM 03, em Jequié. As guarnições receberam informações sobre o esconderijo de indivíduos suspeitos de envolvimento em um homicídio ocorrido no dia 21 de março e se dirigiram ao local, uma área de matagal próxima ao corte da ferrovia. Ao cercarem o acampamento, os policiais foram recebidos a tiros e revidaram à agressão. Após o cessar dos disparos, dois suspeitos foram encontrados portando uma pistola Taurus .380, modelo 838, e um revólver Rossi .38, ambos com numeração suprimida. No local, também foram apreendidas 64 munições de calibre .45 intactas, cinco munições .38 intactas, quatro munições .38 deflagradas, três munições .380 intactas e um carregador de pistola .380. Além do armamento, os policiais encontraram dois carregadores portáteis de celular e um aparelho celular Redmi de cor preta. Os suspeitos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Prado Valadares, mas não resistiram aos ferimentos. Todo o material apreendido foi apresentado à delegacia para as providências legais.

CIPRv apreende carga de farelo de soja sem nota fiscal em Vitória da Conquista

CIPRv apreende carga de farelo de soja sem nota fiscal em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na tarde deste domingo (23), policiais militares da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), lotados no Posto Pradoso, apreenderam uma carga de farelo de soja sem nota fiscal durante uma abordagem na BA-262, no município de Vitória da Conquista. Durante a fiscalização, os agentes constataram que a mercadoria transportada não possuía documentação fiscal. Diante da irregularidade, a carga e o responsável foram encaminhados ao Posto Fiscal Benito Gama, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Bombeiros buscam por adolescente desaparecido no Rio Grande, em Angical

Bombeiros buscam por adolescente desaparecido no Rio Grande, em Angical
Foto: Divulgação/CBM-BA

Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), em Barreiras, seguem realizando buscas a um adolescente que teria submergido após nadar no Rio Grande. A ocorrência aconteceu na tarde deste domingo (23) no povoado de Cupins, zona rural de Angical, interior da Bahia. Segundo relatos de testemunhas, uma moradora teria visto dois jovens submergindo e tentou resgatá-los, mas sem sucesso. Os bombeiros deslocaram-se imediatamente para o local e iniciaram as buscas por terra e na água, ainda na tarde de domingo.  Por volta das 16h, do mesmo dia, os bombeiros militares, com o apoio de um pescador, encontraram o corpo de um dos adolescentes, que estava a aproximadamente 20 metros do ponto inicial do desaparecimento. A equipe de resgate realizou a retirada do corpo e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificação e demais procedimentos legais. A 84ª Companhia Independente da Polícia Militar (84ª CIPM) também esteve no local para garantir a segurança da área.

CIPRv autua motorista por recusa ao teste do etilômetro na BA-262, em Vitória da Conquista

CIPRv autua motorista por recusa ao teste do etilômetro na BA-262, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Na noite deste sábado (22/03), policiais militares da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) autuaram um motorista que se recusou a realizar o teste do etilômetro durante uma abordagem na BA-262, no município de Vitória da Conquista. Durante a fiscalização, o condutor foi convidado a realizar o teste para verificar a presença de álcool no organismo, porém, se recusou. Diante da negativa, ele foi autuado com base no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê penalidades para quem se nega a fazer o teste. Após os procedimentos legais, o veículo foi liberado para outro motorista devidamente habilitado.

CIPRv prende homem por estelionato e resistência na BA-026, em Tanhaçu

CIPRv prende homem por estelionato e resistência na BA-026, em Tanhaçu
Foto: Divulgação/CIPRv

Na noite deste sábado (22/03), policiais militares da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) prenderam em flagrante um homem pelos crimes de estelionato e resistência na BA-026, em Tanhaçu. A ação ocorreu após o motorista e o cobrador de um ônibus interestadual, que fazia a linha Vitória da Conquista a Barra da Estiva, acionarem a guarnição do Posto de Sussuarana. Eles relataram que um dos passageiros havia pago a passagem com uma cédula falsa. Após o desembarque do suspeito, os policiais realizaram uma revista pessoal e encontraram, em sua bagagem de mão, quatro cédulas cenográficas de R$ 100,00, sem valor monetário. Durante a abordagem, o indivíduo desacatou a guarnição e resistiu à prisão, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. O homem foi conduzido à delegacia de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Homem é flagrado com arma e drogas em Ribeirão do Largo

Homem é flagrado com arma e drogas em Ribeirão do Largo
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Policiais militares da Cipe Sudoeste prenderam um suspeito de tráfico de drogas, na noite de sábado (22), na zona rural de Ribeirão do Largo. Os militares foram informados que um grupo estaria comercializando drogas na localidade e, após as buscas, um suspeito foi localizado. O indivíduo indicou um ponto onde foram encontrados mais entorpecentes e uma arma de fogo. Na ação, foram apreendidos um revólver calibre 32, um tablete e uma porção de maconha, uma porção de cocaína e dinheiro em espécie. Todo o material apreendido e o homem preso foram apresentados na delegacia de Itapetinga, onde a ocorrência foi registrada

Cobra boipeba é capturada pela GASA em Livramento de Nossa Senhora

Cobra boipeba é capturada pela GASA em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/GASA

Uma cobra boipeba, também conhecida como boipeva ou achatadeira, foi capturada neste domingo (23) pela Brigada GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas) em Livramento de Nossa Senhora. O réptil foi encontrado em um residencial no Bairro Recreio. De acordo com Antônio Carlos Oliveira, presidente da GASA, a boipeba é frequentemente confundida com a jararaca devido à sua aparência semelhante, o que leva muitas pessoas a matá-la por engano. “Essa espécie é pequena, tem o corpo mais robusto e, quando se sente ameaçada, adota um comportamento característico: se achata completamente e se torna agressiva, parecendo maior e mais intimidadora. Pode morder pra se defender mas não é peçonhenta. Já a jararaca não apresenta essa reação e é sim uma cobra peçonhenta e bem perigosa”, explicou Oliveira ao Sudoeste Total. Por estar sem ferimentos, a cobra será devolvida à natureza nesta segunda-feira (24).






46ª CIPM prende dois homens por furto e receptação de fios de cobre em Paramirim

46ª CIPM prende dois homens por furto e receptação de fios de cobre em Paramirim
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Dois homens foram detidos na tarde deste sábado (22) em Paramirim, no sudoeste da Bahia, por furto e receptação de aproximadamente 300 kg de fios de cobre pertencentes a provedores de internet. Por volta das 14h15, policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para averiguar uma denúncia de furto. No local indicado, flagraram um indivíduo retirando cabos de um poste. Questionado sobre a atividade, ele alegou trabalhar para uma empresa terceirizada da Oi e estar executando um serviço autorizado. No entanto, ao ser solicitado a fornecer informações sobre a empresa, o nome de seu supervisor ou um contato de referência, o suspeito entrou em contradição diversas vezes. Pressionado, acabou confessando que furtava os fios para revendê-los a um receptador, que o aguardava em um posto de combustível na saída da cidade, sentido Livramento de Nossa Senhora. A guarnição seguiu até o local e encontrou o segundo suspeito dentro de um Fiat Strada, onde já estava armazenada uma grande quantidade de fios furtados. Um terceiro envolvido na ação criminosa não foi localizado. Diante dos fatos, os dois homens foram encaminhados, junto com o material apreendido, à delegacia de Polícia de Livramento de Nossa Senhora.

Patrulha Solidária da PM visita policial em tratamento de saúde na cidade de Vitória da Conquista

Patrulha Solidária da PM visita policial em tratamento de saúde na cidade de Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CPR-SO

Em um gesto de solidariedade e apoio, a Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) visitou, na última sexta-feira (21), o Soldado da Reserva Remunerada (R/R) Milton dos Santos, que está em tratamento de saúde em Vitória da Conquista. Natural de Ilhéus, o ex-policial passou por mais de 120 dias de internação e precisou amputar as pernas. Durante a visita, o Subtenente R/R PM Gandra emocionou a todos ao tocar saxofone no ambiente hospitalar, levando conforto e esperança ao colega. Com a voz embargada, o Sd R/R PM Milton expressou profunda gratidão à Polícia Militar, instituição que serviu por muitos anos, e relembrou os tempos em que esteve na ativa. Ele destacou a importância de gestos como esse para fortalecer aqueles que enfrentam desafios de saúde. O militar aposentado também agradeceu à equipe do Hospital IBR pelo empenho em seu tratamento e ressaltou que a resiliência e a fé inabalável em Deus são essenciais para superar adversidades.

Casal é preso acusado de furtar loja em Vitória da Conquista

Casal é preso acusado de furtar loja em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

A Polícia Militar prendeu um casal por furto em uma loja na Avenida Juracy Magalhães, no bairro Felícia, em Vitória da Conquista, na tarde deste sábado (22). Por volta das 13h07, a guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para averiguar a ocorrência na loja Havan. Ao chegarem ao local, os policiais conversaram com funcionários do estabelecimento, que relataram que o casal havia furtado diversas peças de roupas e foi contido na saída. Os suspeitos confessaram o crime e informaram que estavam de passagem pela cidade. Eles foram detidos e encaminhados à delegacia para as providências legais.

Homem é encontrado morto na zona rural de Lagoa Real

Homem é encontrado morto na zona rural de Lagoa Real
Foto: Edu Vale/Agência Sertão

Um homem foi encontrado morto na comunidade de Mucambinho, zona rural de Lagoa Real, na manhã deste sábado (22). Segundo informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a corporação foi acionada por volta das 11h30 após a descoberta do corpo. A vítima foi identificada como Manoel Batista Silva, de 69 anos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local, realizou a remoção do corpo e encaminhou ao Instituto Médico Legal (IML) para exames periciais. A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer as circunstâncias da morte. Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento.

Polícia Militar apreende pés de maconha, drogas e prende traficantes em Caetité

Polícia Militar apreende pés de maconha, drogas e prende traficantes em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Na manhã deste sábado (22), durante patrulhamento, uma guarnição da 94ª CIPM recebeu denúncias de que estaria ocorrendo tráfico de drogas na avenida Nilo Peçanha em Caetité. Ao realizar rondas na localidade, foi abordado um indivíduo de 18 anos, em frente a uma residência. Durante a abordagem, outro homem, de 22 anos, ao avistar a presença da PM, tentou retornar para o interior da casa, sendo interceptado pela guarnição. Na frente da referida residência haviam quatro pés de maconha plantados em vasos. Os abordados confessaram que além das plantas tinham porções de crack para venda. No quarto de um dos suspeitos foram encontradas 80 pedras de crack embaladas e prontas para a comercialização. Todos os envolvidos e o material ilícito foi apresentado na delegacia de Caetité para adoção das medidas cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.