Início Arquivo Maio de 2024

Maio de 2024

Encontramos 194 Notícias

Operação resgata cerca de 1,2 mil aves silvestres na região norte da Bahia

Operação resgata cerca de 1,2 mil aves silvestres na região norte da Bahia
Foto: Ascom/Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Polícia Rodoviária Federal realizaram, entre os dias 29 de março a 4 de abril, a terceira fase da Operação Rotas da Fauna, que resgatou cerca de 1,2 mil aves silvestres, além de jabutis e tatu, flagrados em situação de cativeiro e transporte ilegal em rodovias federais. Os agentes percorreram os municípios de Queimadas, Senhor do Bonfim, Cansanção, Itiúba, Filadélfia, Ponto Novo e Jaguarari. Durante a ação, foram registradas 115 ocorrências policiais com autuação por infração ambiental de 97 pessoas, mesma quantidade de autos de infração e multas emitidas pelo Inema. Entre as espécies recuperadas estavam exemplares de Papa-capim, Golinho, Azulão, Cardeal e Coleirinho, além de papagaios, periquitos, jabutis, tatus. Os animais resgatados foram soltos em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), cadastrada pelo Inema. As espécies que não estavam aptas para a soltura foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema, em Cruz das Almas, onde receberam os cuidados necessários para posterior retorno ao habitat natural. A operação contou com a participação de técnicos do Instituto, lotados em Salvador, Senhor do Bonfim e Juazeiro, além do efetivo da PRF e das secretarias municipais de Meio Ambiente de Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim.

Tecnologias impulsionam qualidade e produtividade do café da agricultura familiar no Sudoeste baiano

Tecnologias impulsionam qualidade e produtividade do café da agricultura familiar no Sudoeste baiano
Foto: Ascom/CAR

Na Bahia, a adoção de tecnologias na cafeicultura tem revolucionado a vida dos agricultores familiares, elevando não apenas a qualidade do café, mas também a produtividade e a rentabilidade das comunidades rurais. Um exemplo disso é a Associação Comunitária Baixa do Lico, do município de Planalto, no Sudoeste baiano, que viu sua realidade transformada pela chegada de maquinários e equipamentos modernos entregues pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Antes, a comunidade enfrentava desafios como a secagem do café, o que depreciava a qualidade do produto. Hoje, com investimentos em despolpadores móveis, estufas para secagem, beneficiadoras e implementos agrícolas como tratores, grades, arados, roçadeiras e pulverizadores, a realidade mudou completamente. A agricultora Marilene Moreira, residente na comunidade há 34 anos, ressalta a importância desses avanços. “Nosso café era seco de qualquer jeito, sujeito à chuva e ao sol. A chegada de máquinas como beneficiadora, despolpadora e trator melhorou bastante a nossa vida. O café fica com mais qualidade e o trabalho se tornou mais eficiente”. O despolpador móvel tem sido uma peça-chave nessa transformação. Segundo Marilene. “Quando a gente despolpa o café, fica melhor, com mais qualidade. Com o despolpador, seca ainda mais rápido que na estufa, ganhamos mais tempo e temos a melhoria da qualidade, tornando o café especial”. Além disso, a presença do trator na rotina dos agricultores otimizou diversas atividades, desde o transporte do café da roça até a preparação do solo. “Com o apoio da CAR, avançamos no sistema produtivo do café. Temos os despolpadores móveis e a beneficiadora, que são fundamentais para a qualidade do nosso café. Antes vendíamos nossa produção para atravessadores, por um custo bem baixo, agora, o nosso café tem valor e repassamos para a maior cooperativa do Sudoeste que é a Cooperbac, por um preço justo”, destaca Marcelo Souza, vice-presidente da Associação. Outra associação beneficiada pelas melhorias na produção de café é a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da região de Parafuso, em Planalto. Nailton Pereira dos Santos, membro da associação, também destaca a importância das máquinas. “O trator beneficia os associados que precisam carregar o café da roça, arar a terra, entre outras atividades. Além disso, com a assistência técnica ganhamos conhecimento para cuidar no nosso café, que é a nossa fonte de renda”. Eurides Silva, que trabalha com café há 17 anos, ressalta a importância dos equipamentos modernos. “Cada máquina foi um grande ganho. Melhorou o tempo de trabalho e diminuiu o nosso desgaste físico”. Com a adoção dessas tecnologias, a agricultura familiar na Bahia se fortalece, impulsionando não apenas a economia local, mas também garantindo a produção sustentável de um café de alta qualidade, reconhecido nacional e internacionalmente.

Cientistas da Uesb desenvolvem película que aumenta durabilidade da manga

Cientistas da Uesb desenvolvem película que aumenta durabilidade da manga
Foto: Ascom/Uesb

Já imaginou algo que pudesse fazer com que aquela manga retirada do pé pudesse durar mais tempo sem murchar ou apodrecer? Foi pensando nessa maior durabilidade da fruta que o pesquisador Matheus Almeida desenvolveu uma película à base de mandioca e capim-limão no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Uesb, campus de Vitória da Conquista. O resultado da pesquisa impacta produtores, comerciantes e consumidores da manga. Isso porque a técnica desenvolvida melhora a aparência da fruta, deixando-a mais brilhosa, além de inibir a perda de umidade excessiva, que gera aquela aparência murcha. “A película recobre os principais locais de perda de umidade na casca das frutas, reduz as trocas gasosas e, por consequência, provoca uma redução da taxa respiratória, que é o principal processo responsável pelo amadurecimento de uma maneira geral”, detalha Matheus. Segundo o pesquisador, o número de frutas in natura desperdiçadas por conta desse amadurecimento acelerado ainda é grande, sobretudo as frutas climatéricas, ou seja, aquelas que têm um amadurecimento mais rápido após a colheita. “Os revestimentos comestíveis podem reduzir os efeitos de danos mecânicos, a perda de umidade e o amadurecimento, podendo garantir um maior tempo de prateleira”, explica. O pesquisador ainda destaca a contribuição no comércio de longas distâncias. “Além disso, as frutas podem chegar a mercados mais distantes, que antes, em função do rápido amadurecimento, dificuldade no transporte e longas distâncias, não conseguiriam chegar e não poderiam ser apreciadas por estes consumidores”, lembra. Outro benefício identificado é o combate à antracnose, principal doença pós-colheita da cultura da mangueira, causando manchas ou lesões escuras por toda a sua superfície. Esse efeito é resultado do uso do óleo essencial de capim-limão na formulação da película, que promoveu uma atividade antimicrobiana contra o fungo gerador da doença. A película desenvolvida na pesquisa é formada a partir do amido de mandioca fermentado e oxidado, obtido de produtores familiares da região da cidade baiana de Belo Campo, com adição de uma plastificante de grau alimentício (glicerol) e emulsão de óleo essencial de capim-limão. Assim que a solução fica pronta, a fruta é mergulhada por 20 minutos para a formação da película protetora, com posterior secagem em superfície vazada para drenar o excesso da solução. A técnica inovadora de conservação gerou um pedido de patente, já depositado e em análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Agora, a pesquisa continua sendo aprofundada no Doutorado do Programa. “A ideia é ampliar o estudo para ver esse efeito que a gente conseguiu observar no controle da antracnose. Além disso, iremos verificar o estudo da infestação por pragas, que é o grande problema na cultura de manga e, para exportação, é bastante exigido essa não contaminação”, conta a professora Cristiane Veloso, orientadora do estudo.

Bahia economiza R$ 100 milhões e mira mercados com o fim da vacinação contra a febre aftosa

Bahia economiza R$ 100 milhões e mira mercados com o fim da vacinação contra a febre aftosa
Foto: Ascom/Seagri

A Bahia, um dos estados que mais se destaca na pecuária nacional, figurando entre os dez maiores rebanhos do Brasil, celebra a conquista histórica da suspensão da vacinação contra a febre aftosa, que tem o potencial de abrir portas para novos mercados. Com a última campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada em abril, o estado conclui uma jornada de 146 ciclos de imunização, protegendo um rebanho estimado em 13 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. Os produtores terão até o dia 17 de maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site www.adab.ba.gov.br ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade. Desde 1968, os produtores baianos têm mantido um compromisso com a saúde animal, alcançando índices vacinais superiores a 90% nos últimos 20 anos. Este esforço colaborativo entre a cadeia produtiva e o governo, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), culminou na suspensão da vacinação a partir de maio de 2024, após receber a nota 9,3 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) – a mais alta entre 17 estados da Federação. A certificação como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação representa uma economia direta significativa para o estado e os produtores, estimada em cerca de 100 milhões de reais por ano. Essa economia advém da redução de custos com a aquisição de vacinas e manejo do rebanho. Além disso, a nova classificação sanitária permite a abertura de novos mercados e adiciona valor às exportações de carne da Bahia, fortalecendo o parque agroindustrial do estado. Com a obtenção do Certificado Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, a Bahia se posiciona para fortalecer sua produção de proteína animal, garantindo mais desenvolvimento e um futuro próspero para a população. Este é um passo significativo não apenas para o estado, mas para todo o Brasil, que avança no reconhecimento internacional como um país livre da doença sem vacinação.

Mega-Sena pode pagar R$ 28 milhões neste sábado (04)

Mega-Sena pode pagar R$ 28 milhões neste sábado (04)
Foto: Sudoeste Total

Neste sábado (04), a Mega-Sena pode pagar R$ 28 milhões no concurso 2.720. Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes da Caixa podem utilizar o Internet Banking. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, terá uma renda média de R$ 168 mil por mês. O valor da aposta simples é de R$ 5,00.

Turismo brasileiro tem a melhor alta temporada em 10 anos

Turismo brasileiro tem a melhor alta temporada em 10 anos
Foto: Sudoeste Total

A alta temporada do turismo de 2023 e 2024 obteve o maior volume de receitas em uma década. Foi o que revelou um estudo com dados compilados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a pesquisa, o volume arrecadado chegou a um total de R$ 162,2 bilhões. Houve ainda um aumento de 1,4% em relação a mesma temporada de 2022/2023. Os dados são referentes aos meses de novembro e dezembro de 2023 e janeiro e fevereiro de 2024. Antes disso, apenas a temporada de 2013 e 2014 havia apresentado números tão bons: R$ 165,2 bilhões. Entram nesse cálculo gastos com hospedagem, bares e restaurantes, serviços culturais, passagens aéreas e locação de veículos, transportes intermunicipal e interestadual, agências de viagens, entre outros. No que diz respeito às receitas dos turistas estrangeiros, o volume é recorde na série histórica: foram US$ 2,1 bilhões, uma alta de 31% no comparativo com a alta temporada anterior. O valor mais alto da série histórica era de US$ 1,89 bilhão em 2016/2017. Para o ministro do turismo, Celso Sabino, os dados mostram o Brasil retornando ao cenário internacional com um turismo ainda mais consolidado.

População quilombola é mais jovem do que população total do país, aponta Censo 2022

População quilombola é mais jovem do que população total do país, aponta Censo 2022
Foto: Acervo IBGE

Das 1,3 milhão de pessoas quilombolas no Brasil, cerca de 24,7% tinham de 15 a 29 anos de idade, grupo de idade predominante nessa população. Para efeitos de comparação, na população total residente no Brasil, predominavam as pessoas de 30 e 44 anos, com 23,5%. Ainda entre os quilombolas, o segundo grupo com maior peso era o de zero a 14 anos de idade (23,7%), seguido pelo de 30 a 44 anos (21,9%). Ao todo, quase metade (48,4%) dos quilombolas tinham até 29 anos de idade em 2022. Já a idade mediana dos quilombolas foi de 31 anos de idade, abaixo da idade mediana da população total residente no Brasil, de 35 anos de idade. No recorte de sexo, houve uma diferença mínima de 520 homens: 665,3 mil contra 664,8 mil mulheres. Dessa forma, a razão de sexo da população quilombola foi de 100,08, ou seja, em 2022, havia 100 homens para cada 100 mulheres. No total para o país, a razão era de 94,2 homens para cada 100 mulheres. Pela primeira vez na história do país, o Censo 2022 investigou a população quilombola e suas características demográficas, geográficas e socioeconômicas, obtendo informações fundamentais para aprofundar o conhecimento e orientar políticas públicas. As pessoas com 60 anos ou mais eram 13,0% da população quilombola, um percentual menor do que esse grupo no total de pessoas residentes no Brasil, que era de 15,8%.

Censo 2022 aponta que metade da população indígena no país tem menos de 25 anos

Censo 2022 aponta que metade da população indígena no país tem menos de 25 anos
Foto: Acervo IBGE

Os resultados do Censo Demográfico 2022 mostram que a população mais jovem tem um peso mais elevado entre os indígenas em comparação à população residente no Brasil. Verifica-se que 56,10% dos indígenas têm menos de 30 anos de idade, enquanto a população residente do país tem 42,07% da população nessa faixa. Já a idade mediana, que é um indicador que divide um grupo entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos, foi de 25 anos para os indígenas e de 35 para a população do Brasil como um todo. Essas e outras informações fazem parte da divulgação Censo Demográfico 2022: Quilombolas e Indígenas, por sexo e idade, segundo recortes territoriais específicos - Resultados do universo. Os dados são apresentados hoje (03/05), a partir de 10h, em evento realizado na Comunidade Quilombola Campinho da Independência, em Paraty (RJ), transmitido pelo portal do IBGE e pelas redes sociais do Instituto. Os dados completos podem ser pesquisados no Sidra, no Panorama do Censo 2022 e na Plataforma Geográfica Interativa (PGI). A divulgação traz também informações sobre sexo e idade da população quilombola, tema desta notícia. Os indígenas apresentam uma idade mediana de 25 anos, que é 10 anos abaixo da idade mediana da população residente no Brasil. Quando residem dentro de Terras Indígenas, têm uma idade mediana de 19 anos, ou seja, 16 anos abaixo da idade mediana da população residente no Brasil. Por outro lado, as pessoas indígenas residentes fora de Terras Indígenas, têm uma idade mediana de 30 anos. A menor idade mediana encontra-se na região Norte, com 21 anos de idade, seguida da região Centro-Oeste com 23 anos de idade, e da Região Sul com 27 anos de idade. As idades medianas mais elevadas foram contabilizadas nas regiões Nordeste e Sudeste com, respectivamente, 32 e 36 anos. Para o total da população residente, a região Norte também apresenta a menor idade mediana (29 anos). Mas é seguida pelas regiões Nordeste e Centro-Oeste, ambas com 33 anos de idade, pela região Sul, com 36 anos de idade, e Sudeste, com 37 anos de idade. Verifica-se que a idade mediana dos indígenas varia bastante, de acordo com a Unidade da Federação de residência, e que nem sempre acompanha a variação de idade mediana da população residente na UF. Por exemplo, Acre apresenta a menor idade mediana de sua população indígena, com 17 anos de idade, seguido por Roraima e Mato Grosso (ambas com 18 anos). Já a população residente acreana como um todo tem idade mediana de 27 anos. Já a Unidade da Federação com maior idade mediana entre sua população indígena residente é o Rio de Janeiro, com 42 anos, seguida de Goiás, com 39, Distrito Federal, com 38 anos, e Sergipe e Bahia, ambas com 37 anos de idade mediana de sua população indígena. A maior diferença entre idade mediana encontra-se no Mato Grosso, onde a idade mediana da população residente é de 32 anos de idade e da população indígena é de 18 anos de idade. A segunda maior diferença foi encontrada no Rio Grande do Sul, com 12 anos de diferença.

Motocicleta com restrição é recuperada em Vitória da Conquista

Motocicleta com restrição é recuperada em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Uma motocicleta foi apreendida por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória Da Conquista, na tarde desta quinta-feira (2), no bairro do Zabelê. O veículo era fruto de um estelionato. O condutor da moto havia deixado o veículo estacionado na porta da casa de uma pessoa, a qual estava comercializando outra motocicleta. “Ele foi até o local supostamente para comprar o veículo e pediu para testá-lo antes de concluir a compra, deixando a moto com restrição no local e fugindo com a motocicleta que estava à venda”, explicou o titular da unidade especializada, delegado Odilson Pereira Silva. Quando os policiais averiguaram o número de identificação do veículo, constaram que a motocicleta tinha uma restrição por um estelionato registrado no dia 13 de abril. “O investigado usou um PIX falso para efetuar o pagamento da moto”, acrescentou o delegado. A vítima do estelionato já foi contatada e terá a moto devolvida. Diligências estão sendo realizadas para localizar o autor.

Auditoria do TCM aponta o descumprimento de metas da Educação em Macaúbas

Auditoria do TCM aponta o descumprimento de metas da Educação em Macaúbas
Foto: Divulgação

Na sessão desta quinta-feira (02/05), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios acataram as conclusões contidas no relatório de auditoria temática sobre Educação, feita pela 3ª Diretoria de Controle Externo, no município de Macaúbas. O conselheiro substituto Alex Aleluia, relator do processo, decidiu aplicar multa de R$2 mil ao ex-prefeito Amélio Costa Júnior em razão das irregularidades. Foi determinado ao atual prefeito, Aloísio Miguel Rebonato, a correção das inconsistências encontradas no sistema SIGA, como a apresentação da efetiva carga horária dos profissionais de ensino; a realização de concurso público para suprimento das vagas ocupadas por profissionais contratados por tempo determinado até o limite legal; e o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional a todos os profissionais do magistério, inclusive professores temporários. A auditoria foi realizada com o objetivo de avaliar o cumprimento das metas 16 (formação continuada e pós-graduação de professores) e 18 (piso salarial e plano de carreira docente) do Plano Nacional de Educação (PNE), assim como a conformidade da remuneração e qualificação dos profissionais do magistério. Os recursos auditados alcançaram o montante de R$20.748.050,52. De acordo com o relatório, o município de Macaúbas descumpriu a meta 18.1 do PNE, apresentando quantidade de profissionais de magistério ocupando cargos de provimento efetivo em percentual menor que 90%. Dos 639 profissionais de ensino do município, 102 são professores contratados temporariamente, representando o percentual de 15,96% deste montante, ou seja, somente 84,04% dos profissionais do magistério são efetivos. Além disso, a equipe técnica do TCM constatou que os professores temporários são selecionados unicamente por meio de indicação política e análise curricular, sem a realização de qualquer tipo de processo seletivo. Por fim, o relatório apontou que o pagamento efetuado a parte dos professores temporários não atendeu ao Piso Salarial Nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005/2014 e na Lei nº 11.738/2008. Apesar do piso ter sido fixado em R$2.886,24 para 40 horas, e R$1.443,12, para 20 horas, os professores temporários de Macaúbas, que exerceram carga horária de 20 horas semanais, receberam valor pouco superior a meio salário mínimo, correspondente no ano de 2020 a R$1.039,00.  O Ministério Público de Contas, pela procuradora Camila Vasquez, opinou pelo conhecimento e, no mérito, pela procedência dos achados de auditoria, com determinação ao atual prefeito para que: corrija a carga horária cadastrada no sistema SIGA e realize concurso público para a rede pública de educação básica. Cabe recurso da decisão.

Contas de 2022 da prefeitura de Piripá são aprovadas com ressalvas pelo TCM

Contas de 2022 da prefeitura de Piripá são aprovadas com ressalvas pelo TCM
Foto: Divulgação

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) recomendaram, aos vereadores, em sessão plenária na manhã desta quinta-feira (02/05), a aprovação – ainda que com ressalvas – das contas da prefeitura de Piripá, de responsabilidade de Flávio Oliveira Rocha, relativas a 2022. O conselheiro substituto Alex Aleluia foi o relator das contas. Após a aprovação, o conselheiro-relator apresentou Deliberações de Imputação de Débito com multa de R$ 2 mil ao prefeito. Cabe recurso da decisão.





Por Jessica Soares Alencar

Polícia prende três integrantes de organização criminosa em Serrinha

Polícia prende três integrantes de organização criminosa em Serrinha
Foto: Ascom/PC

Uma liderança e dois integrantes de uma organização criminosa de Serrinha tiveram mandados de prisão cumpridos durante a Operação Labirinto, deflagrada pela 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha), no bairro treze, naquele município, nesta quinta-feira (2). Foram presos dois homens e uma mulher. O líder do grupo, responsável pelo tráfico e homicídios decorrentes do confronto com rivais na região, patrocinava eventos na cidade. Ele responde pelo o homicídio de uma mulher e a tentativa contra o dela filho, ocorridos em junho de 2019. Durante as ações, que tiveram apoio de guarnições da Polícia Militar, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos imóveis dos acusados, quando foram apreendidos câmeras e equipamentos para monitoramento, porções de maconha, crack e cocaína, balanças digitais, uma máquina para contar dinheiro e a quantia de mais de R$ 20 mil em espécie. Também foram encontrados com os três acusados cadernos de anotações do tráfico, uma faca, rádios comunicadores, um binóculo, entre outros objetos. Os três suspeitos, além dos mandados de prisões cumpridos pelas equipes policiais, também serão autuados em flagrante a partir dos materiais encontrados na busca e apreensão. Eles passarão por exames de lesões corporais e ficarão à disposição do Poder Judiciário. 

Acusado de matar ex-companheira é preso em Ilhéus logo após o crime

Acusado de matar ex-companheira é preso em Ilhéus logo após o crime
Foto: Sudoeste Total

O autor do feminicídio de Francisnai Silva de Jesus, 25 anos, em Ilhéus, foi autuado em flagrante logo após o crime, por policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade, nesta quinta-feira (2). Conforme informações da Polícia Civil, o homem, de 32 anos, era ex-companheiro da vítima e foi encontrado pelos policiais próximo à casa de familiares. Ele não aceitava o fim do relacionamento, o que motivou o crime. A mulher foi morta em via pública com golpes de faca. A faca foi apreendida e encaminhada para perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O autor do feminicídio realizou exame de corpo delito e está custodiado, à disposição do Poder Judiciário.

MPT apura denúncia de assédio moral em secretaria de Coaraci

MPT apura denúncia de assédio moral em secretaria de Coaraci
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquérito civil para apurar denúncias recebidas pelo órgão sobre uma possível situação de assédio moral que estaria ocorrendo na Secretaria Municipal da Educação do município de Coaraci, no sul da Bahia. O procedimento está em fase inicial, sem que haja comprovação por meio de documentos do teor da denúncia. Apesar de algumas informações equivocadas apontarem para a existência de recomendações por parte do órgão, não há nenhum pedido de afastamento da secretária ou de qualquer outro servidor, o que só poderia ser feito após a formação de convicção baseada em documentos e depoimentos. O MPT esclareceu que está aberto a receber e apurar toda e qualquer denúncia que possa envolver coletivamente trabalhadores. Denúncias podem ser encaminhadas por formulário eletrônico disponível em https://peticionamento.prt5.mpt.mp.br/denuncia. O prazo inicial para a realização de um inquérito é de 90 dias, que pode ser prorrogado até que se reúnam elementos para formação de convicção sobre o teor das denúncias.

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação
Foto: Reprodução/ADAB

Com o fim da última imunização contra febre aftosa para 12 unidades da Federação e parte do estado do Amazonas, o Brasil avança no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA) e se tornou totalmente livre da doença sem vacinação. O anúncio auto-declaratório da evolução da situação sanitária do país foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no anexo II do Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (2). A ação, que é parte do processo para o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), representa o fim do ciclo de vacinação, iniciado há mais de 50 anos e o reconhecimento da qualidade da produção pecuária nacional e da qualidade do Serviço Veterinário Oficial. “É o início de um processo em que o Brasil troca de patamar com um grupo de elite sanitária mundial, que é muito mais difícil se manter nessa elite. Com toda a dedicação, com os estados, todo o sistema, envolvidos, vamos atingir mercados muito exigentes, mas muito recompensadores.Vamos poder vender pra Japão, Coreia do Sul, que são mais remuneradores e poucos países podem acessar. Ao se declarar livre da Febre Aftosa sem Vacinação, o Brasil dá um passo importante”, destacou o ministro Fávaro. Ao todo, mais de 244 milhões de bovinos e bubalinos em cerca de 3,2 milhões de propriedades deixarão de ser vacinados contra a doença, trazendo uma redução de custo direta, com a aplicação da vacina, de mais de R$ 500 milhões. “Hoje é um dia histórico, porque sempre o Brasil sonhou em ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, que é um estágio extremamente elevado de sanidade animal e de boa defesa agropecuária", pontuou o vice-presidente Alckmin. “Isso vai nos abrir novos mercados, elevar o preço das exportações e acessar mercados mais exigentes. Agora vamos trabalhar para ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal”, completou. A última ocorrência da doença em território nacional foi em 2006, seguida da implementação de zonas livres, que deram sustentação ao desataque do país como líder mundial no comércio de proteína animal, em bases sustentáveis. Ao erradicar a febre aftosa e se consolidar como país livre da doença sem vacinação, o Brasil fortalece sua posição no mercado internacional, aumentando a confiança dos consumidores e dos parceiros comerciais na qualidade e na segurança dos produtos de origem animal brasileiros. “Essa jornada histórica reflete a determinação e a capacidade do país em proteger sua pecuária e garantir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal para o mercado nacional e internacional”, reforçou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

Bahia envia bombeiros e profissionais de saúde para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no RS

Bahia envia bombeiros e profissionais de saúde para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no RS
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) enviou, na tarde desta quinta-feira (2), 22 bombeiros com experiência em situações de emergências decorrentes de desastres naturais. Também embarcaram no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, enviados pela Secretaria de Saúde (Sesab). Mais de 20 mortes foram registradas além do rompimento de uma barragem, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades gaúchas. “Nós estamos com a equipe totalmente bem preparada, bem equipada, estamos levando equipamentos. Sabemos das dificuldades nesse momento que nossos irmãos estão sofrendo. Estamos embarcando agora com 22 bombeiros especialistas para ajudar no resgate daquelas pessoas. E também, nós estamos encaminhando quatro médicos e um enfermeiro da nossa Secretaria da Saúde para também dar apoio lá no estado do Rio Grande do Sul” explicou o comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezine.  O comandante-geral destacou ainda que, neste primeiro momento, a necessidade é de resgate e socorro. “O Corpo de Bombeiros está preparado para fazer buscas e resgate das pessoas que o estão necessitando”, completou. Comandante da missão Rio Grande do Sul, o coronel Jadson Almeida explicou que todos os bombeiros selecionados são especialistas nesse tipo de catástrofe. “A princípio, seremos designados para a cidade de Caxias do Sul, onde já houve alguns desabamentos, alguns soterramentos, e nós vamos atuar nessa missão. Nós também enfrentamos esse tipo de calamidade e nós nos preparamos antecipadamente para que possamos dar o melhor retorno à população”, afirmou. Sanitarista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia, Edson Ribeiro Júnior tem experiência em enchentes na Bahia e já participou de ações no Oeste e Extremo Sul do estado. “A gente vai junto com o Corpo de Bombeiros para apoiar as equipes na análise da situação de saúde, na observação dos desabrigados, abrigos, enfim, a gente vai tentar apoiar, ver quais são as necessidades, conhecer o cenário e fazer uma avaliação de risco”. Edson revelou outra grande preocupação. “É uma situação que envolve muitas perdas. Então, a saúde mental também é uma coisa a ser avaliada”, acrescentou.  Outro aspecto importante são as doenças que são emergentes em desastres, como as arboviroses, leptospirose, as doenças diarréicas, as transmissíveis, além da situação vacinal e de vários outros fatores que precisam ser avaliados.

Associativismo potencializa produção de galinha caipira em Tremedal

Associativismo potencializa produção de galinha caipira em Tremedal
Foto: Geraldo Carvalho/CAR

Na comunidade de Pau Ferro e região, localizada em Tremedal, o associativismo se revela como uma poderosa ferramenta para o fortalecimento da agricultura familiar. A Associação de Agricultores Familiares de Pau Ferro e região é um exemplo concreto dessa força, onde mais de 123 associados viram suas vidas transformadas com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Agricultores e agricultoras familiares foram capacitados e incentivados pela CAR a investir na criação de galinhas caipiras. Com investimentos em equipamentos como galinheiros, forrageiras, chocadeiras, bebedouros e comedouros, além de assistência técnica e extensão rural (Ater), a associação viu sua produção de ovos e aves ganhar um novo horizonte. Fruto dos investimentos, a associação implantou uma loja, o Empório dos Agricultores Familiares de Pau de Ferro, localizado às margens da BA 262. Lá, são comercializados não só os ovos, mas diversos produtos cultivados pelos agricultores, como feijão, melancia, coco, abóbora e milho. Uma conquista graças ao associativismo. Clélia Rodrigues, presidente da associação, ressalta o impacto positivo as ações: “Antes, nossa criação era apenas para consumo próprio, sem estrutura adequada. Com o apoio da CAR, conseguimos ampliar nossa produção e comercializar ovos e galinhas. Hoje, além de suprirmos a demanda local, conseguimos vender para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ainda inauguramos o Empório dos Agricultores Familiares de Pau de Ferro, onde comercializamos uma variedade de produtos cultivados por nós”. O agricultor Jesuíno José, um dos beneficiados, compartilha sua experiência: “Antes, eu mantinha cerca de 20 galinhas sem muita orientação. Com a chegada desses investimentos, expandi meu negócio e hoje tenho cerca de 350 galinhas e comercializo mais de 550 dúzias de ovos por mês em estabelecimentos da região. Minha renda melhorou e agora consigo investir em outras atividades. Já comprei até uns gadinhos”. Denice Alves da Silva Ferreira destaca a importância do associativismo para a comunidade: “A criação de galinhas não apenas aumentou nossa renda, mas também fortaleceu nossa união como comunidade. Com o Empório da associação, temos a oportunidade de comercializar não apenas ovos, mas toda a diversidade de produtos cultivados em nossos quintais”. O exemplo de Pau Ferro e região evidencia como o associativismo pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento rural, promovendo a união, a capacitação e o crescimento econômico dos agricultores familiares. O apoio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem sido fundamental nesse processo, reforçando o compromisso do Governo do Estado da Bahia com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

Agronegócio foi responsável por 53,4% das exportações da Bahia no primeiro trimestre de 2024

Agronegócio foi responsável por 53,4% das exportações da Bahia no primeiro trimestre de 2024
Foto: Seagri

No primeiro trimestre de 2024, a balança comercial da Bahia obteve um incremento significativo na dependência do agronegócio, representando 53,4% das exportações totais do estado, no período. Este número marca um aumento em relação aos 42% registrados nos primeiros três meses do ano anterior. Mesmo diante de uma queda nos preços das commodities no mercado internacional, a atividade agrícola se mantém como motor da economia baiana. De acordo com dados oficiais emitidos pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Governo Federal, quase US$1,3 bilhão foram comercializados entre janeiro e março de 2024, representando um incremento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento expressivo reflete, principalmente, o aumento da produtividade no campo, indicando uma maior eficiência na produção agrícola do estado. Um ponto notável é o volume embarcado, em alguns setores do agro, que teve uma expansão significativa, compensando os preços mais baixos das commodities. Isso fica evidente no caso da soja, cujos preços registraram uma redução, mas foram compensados pelo aumento da quantidade exportada. No primeiro trimestre de 2023, a soja, principal produto de exportação do agronegócio baiano, representou US$ 433,4 milhões. No mesmo período do ano de 2024, houve um aumento significativo de 29,89%, o que representa US$ 562,9 milhões. Além da soja, o algodão não cardado nem penteado, simplesmente debulhado, produzido na Bahia também obtiveram aumentos expressivos. No comparativo de janeiro a março de 2023, o valor em exportação foi de US$ 55,9 milhões, já em 2024, quando analisado o mesmo período, o crescimento foi de 291,37%, o que representa US$ 218,6 milhões.

Bahia tem estimativa de alcançar 27 GW em potencial solar fotovoltaico até 2030

Bahia tem estimativa de alcançar 27 GW em potencial solar fotovoltaico até 2030
Foto: Divulgação/Enersol

O potencial baiano para a geração de energia elétrica por meio da fonte solar fotovoltaica é gigantesco. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2030, a perspectiva é que a Bahia tenha 634 parques solares fotovoltaicos em operação, com mais de 27 Gigawatts (GW) de potência instalada. De acordo com dados consolidados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), estima-se que os 71 parques em operação tenham investido R$ 9 bilhões e gerado 62 mil empregos em toda a cadeia produtiva. “No Dia Mundial do Sol, comemorado nesta sexta-feira (3), reafirmo que o time do governador Jerônimo Rodrigues tem trabalhado para contribuir com a transição energética com o enorme potencial baiano que nós temos. O estado apresenta condições ideais para o desenvolvimento do setor solar fotovoltaico na modalidade de geração centralizada, bem como em termos de geração distribuída. Em relação à geração centralizada de energia elétrica pela fonte, nós temos muito a crescer quando as usinas em construção e em construção a iniciar estiverem prontas. As 563 usinas estimam investir R$ 90,3 bilhões e serão capazes de gerar 750 mil vagas de trabalho”, afirma o gestor da pasta, Angelo Almeida. Todos os 417 municípios apresentam unidades geradoras pela categoria de geração distribuída (GD) por fonte solar fotovoltaica no estado da Bahia, totalizando 1,28 GW de potência instalada. A potência instalada em GD pela fonte solar equivale a cerca de 63% da potência outorgada de geração centralizada, isso demonstra a importância dessas conexões para o fortalecimento da segurança energética no estado. Dentro deste contexto, a microgeração equivale a 94% das conexões enquanto a minigeração equivale a 6%, sendo o grupo tarifário mais expressivo os de baixa tensão onde destacam-se as classes de consumo residencial, comercial e rural, nesta ordem.

Uesb abre seleção para candidatos portadores de diploma

Uesb abre seleção para candidatos portadores de diploma
Foto: Ascom/Uesb

De 7 a 21 de maio, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos com diploma de nível superior que desejam ingressar em um novo curso de graduação na Uesb. De acordo com o Edital 119/2024, estão disponíveis 208 vagas, distribuídas entre os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo link disponível aqui. É necessário acessar a opção “Inscrições na Seleção de Portador de Diploma”, preencher todos os campos e anexar os documentos exigidos no Edital. Os documentos solicitados deverão ser digitalizados, de forma legível, e anexados em arquivo único e em formato PDF. Para quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição, o período vai de 7 a 9 de maio. O processo seletivo é feito em duas etapas. A primeira é a prova escrita (redação, caráter dissertativo), com duração de três horas, aplicada no dia 27 de junho. Cada curso elencará e divulgará previamente três temas, dentro de temáticas da sua área de formação. No dia da prova, um dos temas será sorteado em sala. A segunda etapa é a avaliação do histórico escolar da graduação em que o candidato formou. As vagas disponíveis neste processo são remanescentes do atual período letivo da Uesb. Mais detalhes sobre a seleção estão disponíveis no Edital 119/2024. Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização pelo e-mail [email protected].

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.