Início Arquivo Maio de 2024

Maio de 2024

Encontramos 194 Notícias

Toda população acima de 6 meses já pode ser vacinada contra influenza

Toda população acima de 6 meses já pode ser vacinada contra influenza
Foto: Gov-Ba/Sesab

Em um movimento para fortalecer a luta contra a gripe em todo o Brasil, o Ministério da Saúde anunciou no 1° de maio a ampliação na campanha de vacinação contra a Influenza. A partir de agora, a vacinação é recomendada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Este anúncio marca o avanço na estratégia de imunização contra uma das doenças respiratórias mais comuns e potencialmente graves. Em sintonia com a decisão, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montou um stand defronte ao Farol da Barra, na capital baiana, em virtude das comemorações do Dia do Trabalhador para imunizar quem estivesse no local. A expectativa é aplicar cerca de três mil doses do imunizante contra a Influenza, além da vacina bivalente, que combate a Covid-19. Moradora de Salvador, a corredora Daiana Lima, de 41 anos, não perdeu tempo e garantiu a imunização. “Achei uma iniciativa muito bacana e aproveitei para atualizar meu calendário de vacinação. O Governo da Bahia acertou em cheio”, comemorou. Historicamente, a vacinação contra a gripe era prioritariamente destinada a grupos considerados de risco, como idosos, gestantes, puérperas, e indivíduos com condições de saúde específicas. Na avaliação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a decisão ministerial de expandir o alcance da vacina reflete uma análise cuidadosa da situação epidemiológica atual e da disponibilidade de vacinas”. A titular da pasta estadual da Saúde também ressalta que, além de continuar a vacinar os grupos prioritários, esta ampliação visa reduzir os atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante os meses de outono e inverno, períodos em que doenças de transmissão respiratória são mais frequentes. Dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia mostram que, somente em 2024, foram notificados 3.259 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) hospitalizados, um aumento superior a 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Bahia, a cobertura vacinal para Influenza gira em torno de 18,5%, com 886.592 doses aplicadas.

Destaque regional, cantor Sandro Júnior se apresenta nesta sexta-feira (3) na TV Sudoeste

Destaque regional, cantor Sandro Júnior se apresenta nesta sexta-feira (3) na TV Sudoeste
Foto: Redes sociais

O cantor mirim, Sandro Junior, de 12 anos, estará se apresentando nesta sexta-feira (3) na TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia (Rede Globo) em Vitória da Conquista. Esbanjando simpatia, humildade e simplicidade por onde passa, principalmente entre o público infantil, Sandro Júnior tem conquistando diversos fãs pela região sudoeste da Bahia. O sucesso não é à toa. Ele tem a música no sangue. O avô e o pai, Chico Silva e Sandro Santos, também são violeiros natos e deixam marca por onde passam. Sandro Júnior, se apresentará no programa “Bahia Meio Dia” que começa às 11h45. Nos estúdios, ele deverá levar ao público, além de talento e descontração, música de qualidade. A canção esperada e preparada para o momento, segundo apurou o site Sudoeste Total, deverá ser São “João de Tradição”, que vem sendo trabalhada justamente por conta da aproximação do mês de junho e da festa momesca. Confira abaixo:






https://www.youtube.com/watch?v=2N5HoSfq6mM

Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra Influenza para todos a partir de 6 meses

Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra Influenza para todos a partir de 6 meses
Foto: Bárbara Silveira/Sesab

Em um movimento para fortalecer a luta contra a gripe em todo o Brasil, o Ministério da Saúde anunciou neste 1° de maio a ampliação na campanha de vacinação contra a influenza. A partir de agora, a vacinação é recomendada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Este anúncio marca o avanço na estratégia de imunização contra uma das doenças respiratórias mais comuns e potencialmente graves. Em sintonia com a decisão, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montou um stand defronte ao Farol da Barra, na capital baiana, em virtude das comemorações do Dia do Trabalhador para imunizar quem estivesse no local. A expectativa é aplicar cerca de três mil doses do imunizante contra a Influenza, além da vacina Bivalente, que combate a Covid-19. Moradora de Salvador, a corredora Daiana Lima, de 41 anos, não perdeu tempo e garantiu a imunização. “Achei uma iniciativa muito bacana e aproveitei para atualizar meu calendário de vacinação. O Governo da Bahia acertou em cheio”, comemorou. Historicamente, a vacinação contra a gripe era prioritariamente destinada a grupos considerados de risco, como idosos, gestantes, puérperas, e indivíduos com condições de saúde específicas. Na avaliação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a decisão ministerial de expandir o alcance da vacina reflete uma análise cuidadosa da situação epidemiológica atual e da disponibilidade de vacinas”. A titular da pasta estadual da Saúde também ressalta que, além de continuar a vacinar os grupos prioritários, esta ampliação visa reduzir os atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante os meses de outono e inverno, períodos em que doenças de transmissão respiratória são mais frequentes. Dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia mostram que, somente em 2024, foram notificados 3.259 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) hospitalizados, um aumento superior a 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Bahia, a cobertura vacinal para Influenza gira em torno de 18,5%, com 886.592 doses aplicadas.

Mega-Sena: Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 28 milhões

Mega-Sena: Ninguém acerta e prêmio vai a R$ 28 milhões
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nenhum apostador acertou as seis dezenas da mega-sena sorteadas pela Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (30). O prêmio acumulou e deverá pagar R$ 28 milhões no próximo concurso que acontece nesta quinta-feira (2). As dezenas sorteadas foram: 16, 25, 27, 30, 42, 48. De acordo com a Caixa, 39 apostas acertaram cinco números (quina). Casa uma receberá R$ 45.515,78. Já a quadra foi acertada por 2.110 apostas. O prêmio é de R$ 1.201,83. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até às 19h do dia do sorteio, nas Lotéricas de todo País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes da Caixa podem utilizar o Internet Banking. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.





Jessica Soares Alencar

Homem com mandado de prisão em aberto é detido em Macaúbas

Homem com mandado de prisão em aberto é detido em Macaúbas
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Um homem com mandado de prisão em aberto por violar a Lei Maria da Penha foi detido por policiais Militares da 4ª CIPM nesta terça-feira (30). Por volta das 11h30, A Guarnição de moto-patrulhamento, durante rondas ostensivas pela cidade, avistou o indivíduo com atitude suspeita. Ele foi abordado e ao consultar os dados pessoais, foi constatado o mandado de prisão em aberto. Imediatamente, foi realizada uma busca pessoal e o indivíduo foi informado sobre o mandado em seu nome. Em seguida, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Macaúbas, para as medidas legais cabíveis.

Após 5 horas de combate, Bombeiros debelam incêndio em secador de grãos em Luís Eduardo Magalhães

Após 5 horas de combate, Bombeiros debelam incêndio em secador de grãos em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/CBM-BA

Após 5 horas combate, bombeiros da 2ª Companhia, pertencente ao 17° Batalhão de Bombeiros Militar de Barreiras, debelaram um incêndio num secador de grãos. A ocorrência aconteceu na madrugada desta terça-feira (30), em Luís Eduardo Magalhães. Para debelar as chamas, os bombeiros utilizaram um caminhão Auto Bomba Tanque (ATB) e contaram com o apoio de carros pipa. Por causa da grande quantidade de milho armazenado no secador, os militares realizaram o resfriamento por etapas para a remoção segura dos grãos e consequentemente permitir um combate eficaz até a completa extinção do incêndio. Ninguém ficou ferido e ainda não se sabe a causa do incêndio.

Duas mulheres são presas com mais de 50kg de entorpecentes no oeste da Bahia

Duas mulheres são presas com mais de 50kg de entorpecentes no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

Na madrugada desta terça-feira (30), por volta das 00h05, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 49,30kg de substância análoga à maconha e 1kg de substância análoga a skunk. O material estava distribuído em quatro malas transportadas no bagageiro de um ônibus abordado no km 800 da BR 242, município de Barreiras. Duas passageiras foram detidas pelo crime de tráfico de drogas. Durante os procedimentos de fiscalização os cães de faro K9 Raia e K9 Umbro sinalizaram a presença dos materiais ilícitos nas quatro malas. Em uma mala verde, os policiais encontraram 11 tabletes contendo substância análoga à maconha, totalizando aproximadamente 10,15kg, além de 04 pacotes contendo substância análoga à skunk, totalizando aproximadamente 1kg. Em uma mala preta, os policiais encontraram um total de 15 tabletes com substância análoga à maconha, totalizando aproximadamente 13,6kg. Em uma mala rosa, os policiais encontraram 12 tabletes com substância análoga à maconha, em um total de aproximadamente 11,7kg. Já em uma mala cinza, os policiais localizaram 14 tabletes contendo substância análoga à maconha, somando 13,85kg. As malas pertenciam a duas passageiras, as quais foram identificadas e presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. As mulheres e todo os ilícitos apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local, para aplicação das medidas legais cabíveis.

Suspeito de tentar matar a própria mulher e filho de três meses é preso na Bahia

Suspeito de tentar matar a própria mulher e filho de três meses é preso na Bahia
Foto: José Carlos Almeida

O homem suspeito de tentar matar a companheira e o filho de três meses, em fevereiro deste ano, em Camaçari, teve o mandado de prisão preventiva cumprido nesta terça-feira (30), na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade, onde se apresentou acompanhado do advogado. Imagens de câmeras de segurança que registraram o momento em que o suspeito empurrou a mulher e a criança do carro em movimento, bem como oitivas da vítima e de testemunhas auxiliaram no inquérito instaurado na unidade especializada para apurar a dupla tentativa de homicídio. O procedimento já foi concluído e encaminhado à Justiça. Dez dias após o crime o homem se apresentou na Deam de Camaçari, onde foi ouvido e liberado, pois já havia passado o tempo do flagrante. Ele foi indiciado pelo crime e teve a prisão preventiva solicitada à Justiça. Com o cumprimento da ordem judicial, o suspeito foi submetido ao exame de lesão corporal e está à disposição da Justiça. 

Cigarros eletrônicos são apreendidos em Vitória da Conquista

Cigarros eletrônicos são apreendidos em Vitória da Conquista
Foto: Ascom/PC

Sessenta caixas de cigarro eletrônicos foram apreendidas na noite de segunda-feira (29), em Vitória da Conquista, por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) da cidade. Os cigarros estavam em um depósito pronto para comercialização. Uma denúncia anônima direcionou as equipes para uma oficina onde um suspeito foi encontrado. Ele confessou o crime, foi preso em flagrante e levou os policiais até o depósito onde escondia as sessenta caixas de cigarros eletrônicos. O acusado, que vai responder pela prática de contrabando e venda de substâncias nocivas à saúde pública, segue custodiado e está à disposição da Justiça.

Placas publicitárias do Governo do Estado são recuperadas pela Polícia no interior da Bahia

Placas publicitárias do Governo do Estado são recuperadas pela Polícia no interior da Bahia
Foto: Ascom-PC

Duas placas de aço que seriam usadas para divulgar material publicitário do Governo do Estado, furtadas na sexta-feira (26) no entroncamento da BR 407, foram recuperadas nesta terça-feira (29), em um desmanche na zona rural de Senhor do Bonfim, por policiais da Delegacia Territorial (DT) do município. Um homem de 43 anos, suspeito de praticar o crime, foi conduzido à unidade policial, onde foi ouvido e liberado. Ele vai responder por furto. Avaliado em R$ 2 mil, as placas estavam sendo desmontadas para venda como sucata. Equipes da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin - Norte/Leste), da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati - Centro/Norte) participaram da ação.

Conselho Gestor discute estratégias para Unidades de Conservação em Guanambi

Conselho Gestor discute estratégias para Unidades de Conservação em Guanambi
Foto: Ascom/Inema

Representantes do governo, especialistas ambientais e membros do Conselho Gestor das Unidades de Conservação (UCs) Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos se reuniram nesta terça-feira (30), na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Guanambi. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para a preservação e gestão adequada dessas áreas protegidas. Entre os principais temas discutidos, destacam-se as atividades executadas no Plano de Ação das UCs. Durante a assembleia, foram relatadas e discutidas as atividades realizadas no âmbito do Plano de Ação das Unidades de Conservação. Essas atividades fundamentais para a preservação e manejo adequado das áreas protegidas. Foi solicitada durante o encontro a indicação de uma reunião extraordinária do conselho para o próximo mês, com uma pauta exclusiva para discutir o plano de manejo dos dois parques. A apresentação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Inema sobre o cronograma e as atividades do plano de manejo foi agendada para esse encontro, para aprimorar a gestão das áreas. Também foi discutido sobre o preenchimento do Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe) 2023, utilizado para fortalecer o modelo de gestão das UCs em toda a Bahia. Essa metodologia de avaliação e monitoramento contribui para a tomada de decisões locais, sistematização e monitoramento da informação territorial, além de promover uma maior aproximação da sociedade com a gestão das áreas protegidas. Lailton Câmara, coordenador do Posto Avançado de Guanambi e gestor das duas unidades de conservação, destacou a importância da reunião para aprimorar a gestão e conservação das UCs. A discussão de temas como o plano de manejo e a utilização do SAMGe demonstra o compromisso do conselho em garantir a preservação dessas áreas para as futuras gerações.

Com mais 12.482 postos em março, a Bahia contabiliza 25.146 novas vagas no ano

Com mais 12.482 postos em março, a Bahia contabiliza 25.146 novas vagas no ano
Foto: Canva

Em março, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 12.482 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 86.774 admissões e 74.282 desligamentos. Trata-se do terceiro mês seguido com saldo positivo. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na Bahia, o saldo de março se revelou superior tanto ao de fevereiro (+9.433 postos) quanto ao do mesmo mês do ano passado (+9.408 postos). Além do mais, o resultado do mês de março se mostrou o melhor do ano até agora no estado. Com o saldo de março, a Bahia passou a contar com 2.077.441 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,60% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. O município de Salvador, ao registrar um saldo de 3.595 postos de trabalho celetista, contabilizou 653.662 vínculos, indicando um aumento de 0,55% sobre o montante de empregos existente em fevereiro. Na Bahia, em março, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho celetista. O segmento de serviços (+8.155 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores. Em seguida, indústria geral (+1.580 vínculos), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.475 empregos), comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+950 postos) e construção (+323 vagas) também foram responsáveis pela geração. No agregado dos três primeiros meses de 2024, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, a Bahia preencheu 25.146 novas vagas – aumento de 1,23% em relação ao total de vínculos celetistas do começo do ano. O município de Salvador, por sua vez, registrou 17.979 novos postos no período (variação positiva de 2,83%). No somatório de janeiro a março, do ponto de vista setorial, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram resultado positivo. O setor de serviços (+17.468 vagas), de longe, foi o de maior saldo. Em seguida, os segmentos de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+3.013 empregos), indústria geral (+2.592 vínculos) e construção (+2.259 vagas) também foram responsáveis pelo surgimento de novas vagas. Assim, comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-185 empregos) foi o único grupamento com fechamento líquido de postos no acumulado do ano. Ainda em termos de saldo acumulado no ano, a unidade federativa baiana (+25.146 vagas) continuou à frente das demais do Nordeste, que contou com Ceará (+11.197 postos) e Pernambuco (+5.709 vínculos) na segunda e terceira posições, respectivamente. Em termos proporcionais, no agregado do ano, a Bahia (+1,23%) também ficou na primeira posição dentro da região nordestina.

PM prende homem por tráfico de entorpecentes em Encruzilhada

PM prende homem por tráfico de entorpecentes em Encruzilhada
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na tarde desta terça-feira (30), policiais militares da 80ª CIPM prenderam um homem por tráfico de entorpecentes no distrito de Vila do Café, zona rural do município de Encruzilhada. A guarnição realizava patrulhamento pelo distrito, no contexto da Operação Força Total, quando recebeu denúncia acerca da ocorrência de tráfico de drogas nas proximidades do cemitério municipal. Os militares diligenciaram até o local apontado, momento em que se depararam com um indivíduo que, ao avistar a presença policial, de forma abrupta e acelerada, empreendeu fuga para o interior de um imóvel. Os policiais fizeram o acompanhamento, a fim de realizar uma abordagem. Alcançado o suspeito, foi feita uma revista, sendo encontrado em sua posse três trouxinhas de maconha, quatorze papelotes de cocaína e R$ 3430,00 em espécie. O homem e foi apresentado juntamente com os materiais na delegacia, a fim de que as medidas cabíveis fossem adotadas.

“Em pleno ano de 2024, morrer de verminose é inadmissível”, diz Jerônimo Rodrigues durante anúncio para o seminário baiano

“Em pleno ano de 2024, morrer de verminose é inadmissível”, diz Jerônimo Rodrigues durante anúncio para o seminário baiano
Foto: Joá Souza/GOVBA

Municípios que têm sido afetados pela seca na Bahia estão entre os principais beneficiados pela política de segurança hídrica, que prevê a instalação de cisternas em comunidades rurais do seminário baiano, anunciada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (30). No evento que aconteceu na Governadoria, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues assinou contratos de chamamento público com 12 entidades selecionadas, através de edital para a construção de 2.748 cisternas. Serão R$ 40 milhões aportados para a política de segurança hídrica e alimentar. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, enfatizou que água potável não é apenas o tema de pautas sobre abastecimento e segurança hídrica, mas um componente fundamental da segurança alimentar e nutricional na agenda governamental. “Água potável é um componente nutricional para as famílias poderem preparar os seus alimentos com uma fonte saudável, mas fazemos também, com isso, toda uma prevenção, garantindo que essas famílias tenham saúde, qualidade de vida, e possam ter todas as suas necessidades básicas atendidas”, pontuou a titular da pasta sobre os aspectos que envolvem o acesso à água, pela população do semiárido baiano. O edital do Programa Cisternas, parceria do Governo do Estado com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), contou com mais de 35 entidades inscritas e 12 selecionadas. Os contratos assinados contemplam a instalação de reservatórios de 16 mil litros na casa de famílias quilombolas e em situação de extrema pobreza. A educação rural também será beneficiada com mais 969 cisternas de 52 mil litros, instaladas nas escolas estaduais e municipais e espaços comunitários. O Estado ainda ampliou a política pública, com o anúncio de mais um edital para construção de cisternas em mais 51 cidades. O governador Jerônimo Rodrigues acrescentou que não é admissível ver o povo morrer por escassez de água ou por acesso à água de má qualidade. “Um povo sem água é um povo refém, é um povo de cabeça baixa, é um povo doente. Sem água limpa, sem água tratada, o povo adoece, morre de verminose. Em pleno ano de 2024, morrer de verminose é inadmissível”, frisou o chefe do executivo. A Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS) é uma das entidades que vão atuar no mapeamento das famílias dos municípios de Olindina e Itapicuru. As duas cidades baianas vão receber, ao todo, 281 cisternas. O presidente da associação, José Neto, explicou que entre os trabalhos realizados pela entidade, nesta etapa, está a capacitação para uso das cisternas pelas comunidades. “Nós vamos ouvir e ver as demandas das comunidades, definir as comunidades mais carentes para implementação do Programa; cadastrar e capacitar as comunidades. Cada pessoa que vai receber o equipamento precisa estar capacitada para uso dessa tecnologia que dá água potável, boa para o consumo humano, e para que ela permaneça com água por muito tempo”, reforçou Neto. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), entre 2023 e 2024 foram construídas 325 cisternas em sete municípios distribuídos em cinco territórios de identidade da Bahia. O investimento foi de R$ 1,6 milhão. Outros 50 reservatórios estão sendo instalados e devem ser entregues ainda esse semestre.  Através da Seades e do Programa Bahia Sem Fome também foi autorizado o lançamento de edital de chamada pública para construção de cinco mil cisternas de 16 mil litros, em 51 municípios do estado. Serão destinados R$ 32 milhões para a construção das cisternas.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.