Início Arquivo Maio de 2024

Maio de 2024

Encontramos 194 Notícias

Bahia receberá 72 mil doses de vacina contra Covid-19 na segunda-feira (3)

Bahia receberá 72 mil doses de vacina contra Covid-19 na segunda-feira (3)
Foto: Divulgação/Sesab

A Bahia irá receber, na próxima segunda-feira (3), 72 mil doses da vacina mais recente contra Covid-19, a XBB, que é produzida pela Moderna. O novo imunizante é mais eficaz no combate à variante XBB.1.5, responsável, atualmente, pelo maior número de casos e de internações no Brasil e no exterior. Após a chegada das vacinas, a distribuição será iniciada no mesmo dia e todos os municípios receberão, ao menos, 20 doses do imunizante. O quantitativo e a distribuição das doses foi acordado durante uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que conta com a participação de todos os 417 municípios baianos e do Estado, nesta sexta-feira (31). O imunizante, distribuído pelo Ministério da Saúde, necessita de condições especiais de armazenamento, temperatura entre -15° C e -50° C, e possui validade de 30 dias quando retirado de ambiente controlado. Para garantir o armazenamento e distribuição célere, o Governo da Bahia preparou uma operação logística com a distribuição em parceria o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), a aquisição de 44 ultrafreezers para armazenamento e o apoio institucional do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) e da União dos Municípios da Bahia (UPB). A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância da atuação conjunta entre o Estado, os municípios e a população. "O Governo da Bahia vem investindo e trabalhando para que os problemas relacionados à Covid fiquem no passado. Mas, para isso, precisamos da contribuição da nossa população. Reforço o pedido para que todos se vacinem, é essencial para que sigamos avançando no combate ao Covid, ainda mais que o período de maior ocorrência de síndromes respiratórias está se aproximando", afirmou a gestora. "A nova vacina XBB confere uma maior proteção e eficácia, pois atua na cepa que tem registrado maior circulação no cenário epidemiológico atual. Assim, a gente espera avançar na vacinação contra Covid na Bahia", afirmou Vânia Rebouças, coordenadora de Imunização do Estado.

Teixeira de Freitas: Vandalismo em outdoors do Hospital Estadual Costa das Baleias será investigado pela Polícia Civil

Teixeira de Freitas: Vandalismo em outdoors do Hospital Estadual Costa das Baleias será investigado pela Polícia Civil
Foto: Ascom/Sesab

Os outdoors do Governo do Estado da Bahia que divulgavam informações sobre o Hospital Estadual Costa das Baleias foram alvo de vandalismo no município de Teixeira de Freitas. As peças publicitárias, que tinham como objetivo informar a população sobre a nova unidade, foram danificadas. A Polícia Civil já iniciou as investigações para identificar os responsáveis pelo ato de vandalismo. Imagens de câmeras de segurança próximas ao local estão sendo analisadas. Os outdoors danificados serão substituídos nos próximos dias. O Hospital Estadual Costa das Baleias teve um investimento do Governo do Estado de R$ 200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, e conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Dispõe de um avançado centro de bioimagem, equipado com ressonância magnética, tomografia computadorizada, dentre outros equipamentos. Completam a estrutura, sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica. A unidade é referência para 21 municípios e possui um perfil assistencial diversificado, oferecendo especialidades que vão desde clínica geral, passando pela pediatria, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, oncologia até a neurocirurgia, suprindo diversas carências da região.

Celebrações de Corpus Christi movimentam turismo religioso em Rio de Contas

Celebrações de Corpus Christi movimentam turismo religioso em Rio de Contas
Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

“Adoro festa cristã. Meus amigos de Salvador sempre me falaram desse festejo, que realmente é muito bonito e emocionante. Estou aqui desde as cinco da manhã, conhecendo cada detalhe. Além da parte religiosa, pretendo aproveitar para conhecer a cidade, suas famosas cachoeiras e as comunidades quilombolas”. O depoimento da executiva mineira Ana Paula Brito, 51 anos, foi dado nesta quinta-feira (30), em Rio de Contas, na zona turística Chapada Diamantina, durante as celebrações de Corpus Christi. Com três séculos de história e considerada uma das mais antigas tradições do turismo religioso católico da Bahia, a Festa do Santíssimo Sacramento, padroeiro de Rio de Contas, atraiu visitantes de diversos municípios da Chapada e de outros estados. A programação começou, no último dia 21, tendo como destaque a “Noite das Lanternas”, na quarta-feira (29), quando todas as luzes da cidade foram apagadas e substituídas pela iluminação de lanternas feitas pelos moradores. As casas ganharam decoração especial e as ruas, tapetes coloridos simbolizando a fé cristã, feitos com palha de arroz, serragem, areia e cal. Nesta quinta-feira (30), foi celebrada a missa campal, pelo bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, dom Vicente de Paula Ferreira, seguida de procissão, com a participação de 10 mil fiéis.  “Rio de Contas nos remonta ao século XVII e cultiva os valores históricos do nosso povo. Uma cidade com grande tradição religiosa, mas que também oferece aos visitantes momentos de passeio e descanso. A festa é um importante atrativo no calendário do turismo religioso, um encontro de muitas comunidades e de convivência entre irmãos”, ressaltou o bispo. “É uma festa que acontece num sítio histórico já tombado pelo Iphan e que traz visibilidade ao importante conjunto urbanístico do município. Recebemos o pedido de tombamento da festa, embora aqui já exista uma consciência coletiva, natural e espontânea, de que esse bem é um patrimônio da cidade”, pontuou o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan), Hermano Guanais. “Essa é a principal festa do calendário de eventos da cidade. Para nós, que trabalhamos no ramo da hotelaria, é a alta estação, onde triplicamos a movimentação. Todos os hotéis e pousadas estão com 100% de ocupação, há pelo menos dez dias”, destacou César Maia, proprietário de uma pousada no município.

Bandeira tarifária de energia elétrica seguirá verde em junho

Bandeira tarifária de energia elétrica seguirá verde em junho
Foto: Sudoeste Total

A bandeira tarifária de energia elétrica seguirá verde para o mês de junho. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), nesta quarta-feira (29/05). A justificativa para a decisão são as condições de geração de energia favoráveis em todo o país. De acordo com a ANEEL, no próximo mês, o consumidor vai conseguir ter o efeito real da geração de energia elétrica dentro dos custos que compõe a conta, sem que seja necessário esperar os reajustes anuais reivindicados pelas distribuidoras. Trata-se do 26º mês consecutivo de bandeira verde. O sistema atual foi implantado pela agência reguladora em 2015 e pode oscilar segundo as condições dos reservatórios de usinas hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ministério da Saúde entrega nova remessa de vacinas da dengue

Ministério da Saúde entrega nova remessa de vacinas da dengue
Foto: Julia Prado/MS

O Ministério da Saúde anunciou, na quarta-feira (29), a distribuição de quase 1 milhão de doses da quinta remessa de vacinas da dengue, sendo 656.172 doses de reforço e 335.200 doses de ampliação. Com essa nova entrega, mais 405 municípios foram contemplados, totalizando 1.735 que estarão vacinando adolescentes de 10 a 14 anos de idade. Para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante incorporado no SUS. A pasta garante a entrega das duas doses para todos os municípios contemplados na estratégia de vacinação. Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil comprou todo o estoque disponível de vacina de dengue disponível no mercado internacional. Considerando essa aquisição e mais um quantitativo doado pelo laboratório produtor, o total de doses chega a 6,5 milhões para 2024 e 9 milhões para 2025. Devido à capacidade de produção do laboratório, as doses estão sendo entregues em parcelas. Com a quinta remessa, serão 3.659.851 doses distribuídas aos estados e municípios. Até 28 de maio, 1.122.339 doses já foram aplicadas. 

Assistência Militar do MP promove curso de reciclagem de brigada de incêndio em Brumado

Assistência Militar do MP promove curso de reciclagem de brigada de incêndio em Brumado
Foto: Divulgação/MP-BA

A Assistência Militar do Ministério Público estadual, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promoveu na última segunda-feira, dia 27, um curso de reciclagem de brigada de incêndio para os servidores e terceirizados da Promotoria de Justiça Regional de Brumado. O treinamento teve carga horária de oito horas. Durante o curso, foram apresentados conhecimentos téoricos e práticos sobre técnicas de atendimento em primeiros socorros e suporte básico de vida e sobre prevenção e combate a incêndios e pânico. O curso foi ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) de Vitória da Conquista sob a supervisão da Assistência Militar. A meta da Assistência Militar do MP é regularizar o maior número de promotorias referente à segurança contra incêndio e atendimento emergencial, além de mantê-las certificadas junto ao CBM, garantindo segurança aos seus servidores e a população baiana que utiliza seus serviços.

Dupla é presa com 5 kg de cocaína em Formosa do Rio Preto

Dupla é presa com 5 kg de cocaína em Formosa do Rio Preto
Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da 86ª CIPM detiveram dois homens suspeitos de tráfico de drogas, na madrugada de quinta-feira (30), na BR-135, município de Formosa do Rio Preto, região oeste da Bahia. Os PMs realizavam patrulhamento na região, quando foram acionados para averiguar uma denúncia de que dois indivíduos estariam transportando tabletes de um material suspeito de um ônibus para um automóvel. Ao realizarem as buscas, a guarnição localizou o veículo, sendo dada a voz de abordagem aos homens. Foram encontrados no carro cinco tabletes de cocaína, totalizando 5kg da droga, avaliados em, aproximadamente, R$ 150 mil. O material apreendido foi apresentado à delegacia juntamente com os suspeitos para a adoção das providências cabíveis.

PM apreende carga irregular de madeira em Oliveira do Brejinhos

PM apreende carga irregular de madeira em Oliveira do Brejinhos
Foto: Divulgação/PM

Equipes da Cippa Lençóis interceptaram, na noite de quarta-feira (29), um caminhão com madeira na BR-324, nas imediações do município de Oliveira dos Brejinhos. Os PMs realizavam ações de patrulhamento ambiental na localidade conhecida como Beira Rio, quando flagraram um caminhão transportando 31 metros cúbicos de lenha nativa. O condutor do veículo não apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nem o Documento de Origem Florestal (DOF), sendo a carga e o caminhão apreendidos e apresentados, juntamente com o homem, na delegacia que atende à região, para a adoção das providências cabíveis. “A PM reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e a segurança da população”, salientou o major George Porto, comandante da Cippa Lençóis. “O transporte irregular de madeira nativa contribui para o desmatamento e degradação dos ecossistemas, afetando diretamente a biodiversidade e o equilíbrio ambiental”, acrescentou o oficial.

PM desmonta garimpo ilegal em Oliveira dos Brejinhos

PM desmonta garimpo ilegal em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Divulgação/PM

Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis desarticularam, no final da manhã de quarta-feira (29), um garimpo ilegal no município de Oliveira dos Brejinhos. Os policiais militares receberam denúncias anônimas relatando a extração clandestina de quartzito na localidade conhecida como Vereda. Ao chegarem, os pms constataram veracidade das informações recebidas, identificando o proprietário do garimpo, que admitiu extrair o minério ilegalmente. No local, foram encontrados um caminhão, duas retroescavadeiras, cinco contêineres e cerca de 45 toneladas de quartzito já beneficiado. “O minério pode ser utilizado na siderurgia e no revestimento de projetos arquitetônicos e agora poderá ser leiloado ou doado pela justiça”, revela o major George Porto, comandante da Cippa Lençóis O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia que atende à região, onde a ocorrência foi registrada.

Acusado de tentar matar criança é preso em Teixeira de Freitas

Acusado de tentar matar criança é preso em Teixeira de Freitas
Foto: Wesley Morau

Um homem foi preso na terça-feira (28), na zona rural de Teixeira de Freitas, por tentar matar uma criança de 2 anos. O mandado de prisão preventiva foi cumprido por policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade e faz parte da Operação Caminhos Seguros. O crime aconteceu no último dia 14, no bairro de Liberdade II, naquele município, na residência em que a vítima e seu ex-padrasto moravam. O homem teria sufocado a menina e a agrediu com socos no abdômen, sendo contido por uma vizinha. A criança foi socorrida para uma unidade hospitalar e posteriormente encaminhada para acompanhamento psicossocial. O acusado passou por exames de corpo de delito e segue custodiado na carceragem da Delegacia de Teixeira de Freitas.

Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto

Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto
Foto: Reprodução/FNDE

O Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil anunciou nesta quarta-feira, 29, a prorrogação do prazo para adesão à renegociação de dívidas do Fies, o "Desenrola Fies", conforme a Resolução nº 59, de 23 de maio de 2024, publicada no Diário Oficial da União. A proposta visa estender por três meses o prazo para adesão à renegociação, que inicialmente se encerraria em 31 de maio de 2024. Com a prorrogação, os estudantes terão até 31 de agosto de 2024 para aderir ao programa. Atualmente, apenas 22,8% das estimativas de adesão à renegociação foram concretizadas, o que demonstra a necessidade de uma extensão do prazo, especialmente considerando a situação de calamidade pública que aflige o Rio Grande do Sul. O estado teve apenas 26,8% das adesões estimadas realizadas até agora. Pedidos de prorrogação foram apresentados por estudantes que perderam seus documentos e bens devido ao alagamento de suas casas. A calamidade pública no estado gaúcho tornou-se um fator determinante para a decisão de estender o prazo. "A prorrogação do Desenrola Fies é uma medida necessária para atender aos estudantes que enfrentam dificuldades devido às recentes enchentes. Nosso objetivo é garantir que todos tenham a oportunidade de regularizar suas dívidas e continuar seus estudos sem maiores impedimentos", afirmou a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. O Desenrola Fies é uma importante iniciativa para auxiliar estudantes a renegociarem suas dívidas educacionais, promovendo a continuidade de seus estudos e aliviando a pressão financeira sobre as famílias.

Celular Seguro: Vivo passa a bloquear chips de telefones roubados

Celular Seguro: Vivo passa a bloquear chips de telefones roubados
Foto: Banco de Imagens

A empresa Vivo passou a bloquear as linhas de telefones roubados a partir de alertas do Programa Celular Seguro. A medida inutiliza o chip de aparelhos de vítimas, evitando que bandidos os instalem em novos celulares com o objetivo de clonar o Whatsapp e redes sociais para aplicar golpes financeiros. “Com a integração da Vivo, corrigimos uma das principais falhas do Programa Celular Seguro, que ainda não contava com a operadora por incompatibilidade dos sistemas utilizados. A partir de agora, teremos mais adesões e os usuários contarão com uma ferramenta mais completa, confiável e segura”, relata o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, responsável pelo acordo com a operadora. Entre as ações que possibilitaram a adesão, está a mudança na gestão da equipe de tecnologia da informação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que passou a ser coordenada por peritos da Polícia Federal indicados pelo secretário-executivo. De acordo com o diretor de Relações Institucionais de Vivo, Tiago Machado, mais de 100 chips já foram bloqueados após alertas do Celular Seguro desde segunda-feira (27), quando a adesão foi confirmada. Além da Vivo, as operadoras Claro e Tim já realizam o bloqueio das linhas a partir de alertas da ferramenta. Os aplicativos bancários instalados nos aparelhos também são bloqueados para preservar as informações das vítimas e evitar golpes.

PRF aprende mais de 50kg de maconha em Vitória da Conquista

PRF aprende mais de 50kg de maconha em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde desta quarta-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal localizou tabletes com um total de 50,9 kg de substância análoga à maconha. O material ilícito estava em três caixas transportadas no bagageiro de um ônibus abordado no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista. De acordo com a PRF, a ação contou com o emprego do cão farejador K-9 Kaleu, que sinalizou a presença de entorpecentes nas caixas transportadas no bagageiro inferior do ônibus. Nas caixas, que pertenciam a um dos passageiros, os policiais localizaram 70 tabletes da substância. O homem responsável pelo material foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, sendo encaminhado, assim como o total de ilícito apreendido, à Delegacia de Polícia Civil local, para a aplicação das medidas legais cabíveis.

Audiência pública debaterá criação de unidade de conservação em Ibicoara

Audiência pública debaterá criação de unidade de conservação em Ibicoara
Foto: Reprodução/Informe Barra

Os Ministérios Públicos Estadual (MPBA) e Federal (MPF) promoverão audiência pública, no próximo dia 15 de junho, para debater com autoridades públicas, associações civis e profissionais, comunidades tradicionais e cidadãos a criação da ‘Unidade de Conservação Serra da Chapadinha’. A audiência acontecerá às 9h, na Escola Municipal Cazuza do Prado, localizada no Povoado Mundo Novo na zona rural de Ibicoara, e também por meio da plataforma Teams. Segundo o promotor de Justiça Regional Ambiental do Alto Paraguaçu, Alan Cedraz, a audiência tem como objetivo promover uma ampla discussão com representantes dos setores público, privado, da sociedade civil organizada e das comunidades possivelmente atingidas sobre a necessidade e o processo de criação da unidade de conservação e seus possíveis efeitos. Ela será aberta a toda a sociedade e presidida pelo MPBA, por meio do coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos, e pelo MPF, pelo procurador da República Ramiro Rockenbach de Almeida. Serão admitidas inscrições dos dez primeiros interessados que encaminharem o pedido de participação, com antecedência de até dois dias do evento, para o e-mail [email protected]. Nele, deve constar a qualificação completa, indicação da modalidade de participação (presencial ou híbrida) e setor que representa. Na convocação da audiência, o MPBA e o MPF registram que as unidades de conservação constituem instrumentos de grande importância na execução da Política Nacional do Meio Ambiente, na medida em que consistem em espaços territoriais que, por reunirem certas características especiais sob o ponto de vista ambiental, são destinados pelo Poder Público à preservação do meio ambiente, possibilitando a conservação de um determinado ecossistema, espécimes da fauna e flora ou mesmo de um modo de vida tradicional, assim como a realização de outras atividades que pressupõem a preservação ambiental, tais como pesquisas científicas e práticas de turismo.

Tribunal do Júri condena homem a 28 anos de prisão por feminicídio no Município de Aracatu

Tribunal do Júri condena homem a 28 anos de prisão por feminicídio no Município de Aracatu
Foto: Sudoeste Total

O Tribunal do Júri realizado na terça-feira, dia 28, condenou Edvaldo Nascimento Porto a 28 anos de prisão pelo feminicídio de sua companheira em setembro de 2020 no Município de Aracatu. Conforme a denúncia, Edvaldo Nascimento Porto entrou na residência da vítima a madrugada do dia 26 de setembro de 2020, localizada no bairro de Santa Luzia, em Aracatu, e com emprego de meio cruel, asfixiou a sua companheira Celia Neris de Sousa com o uso de uma corda. Consta ainda que o relacionamento de ambos era conturbado e marcado por um histórico de violência doméstica, tendo o réu, inclusive, ameaçado a vítima em diversas oportunidades. Eles tiveram um relacionamento por mais de seis anos, moraram juntos e tiveram um filho. O crime foi praticado contra a mulher por razões da condição do sexo feminino, em situação de violência doméstica e familiar. A acusação foi sustentada no Júri pela promotora de Justiça Daniela de Almeida. Na sentença, o juiz Genivaldo Alves Guimarães determinou que o réu cumpra a pena em regime fechado.

Bombeiros baianos que atuaram no RS recebem reconhecimento do ministro Rui Costa

Bombeiros baianos que atuaram no RS recebem reconhecimento do ministro Rui Costa
Foto: Henrique Raynal/CC

Em nova visita ao Rio Grande do Sul (RS), nesta quarta-feira (29), o ministro Rui Costa se encontrou, na base aérea, com representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) que atuaram no auxílio às vítimas da tragédia provocada pelas chuvas. Os bombeiros estão retornando para Salvador, após trabalharem no resgate de, pelo menos, 213 pessoas em áreas de risco, além de 20 animais. Eles também ajudaram a recuperar nove corpos nas regiões mais afetadas do estado gaúcho. Os ministros Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária) e Waldez Góes (Integração) também estiverem no encontro. O primeiro grupo de militares foi enviado pelo CBMBA no dia 2 de maio, sendo rendido por esta nova equipe, que viajou para o RS no último dia 15. O encontro foi registrado nas redes sociais do ministro: “bombeiros baianos que ajudaram no resgate das famílias gaúchas atingidas pelas enchentes. Solidariedade é tudo neste momento difícil. Parabéns a estes guerreiros! Esse é o lema do governo do presidente @lulaoficial: união e reconstrução”. Os bombeiros militares da Bahia atuaram em diversas regiões, incluindo a de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, principalmente em busca de pessoas desaparecidas e resgate de animais. Também fizeram varreduras em áreas de risco e a retirada de cabos de energia expostos. No último sábado (25), enquanto realizavam buscas numa área em Teutônia, a guarnição foi mobilizada para o resgate de um homem que teria caído com a caçamba num riacho que passa próximo àquela região. Os bombeiros acessaram a cabine do caminhão, que estava vazia, e realizaram buscas na encosta onde o veículo tombou. Até terça (28), a vítima não tinha sido encontrada. Rui Costa está no Rio Grande do Sul para sobrevoar as áreas afetadas pelas enchentes no entorno da capital do estado e para se reunir com prefeitos da região metropolitana e com o governador do Estado. A comitiva também vai se reunir com pesquisadores, professores e profissionais do setor hídrico para tratar do sistema de proteção contra as enchentes no Rio Grande do Sul. Também devem acompanhar a agenda os ministros Jader Filho (Cidades), Nísia Trindade (Saúde), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Anielle Franco (Igualdade Racial).

Com 10.649 novos postos criados em abril, Bahia contabiliza 36.267 novas vagas de trabalho no ano

Com 10.649 novos postos criados em abril, Bahia contabiliza 36.267 novas vagas de trabalho no ano
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Em abril, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 10.649 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 84.239 admissões e 73.590 desligamentos. Trata-se do quarto mês seguido com saldo positivo. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na Bahia, o saldo de abril se revelou inferior tanto ao de março deste ano (+12.834 postos) quanto ao mês de abril do ano passado (+11.749 postos). Apesar disso, o resultado do mês de abril ainda se mostrou o segundo melhor do ano até agora no estado.  Com o saldo de abril, a Bahia passou a contar com 2.088.562 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,51% sobre o quantitativo do mês imediatamente anterior. O município de Salvador, por sua vez, ao registrar um saldo de 3.250 postos de trabalho celetista, contabilizou 657.221 vínculos, indicando assim um aumento de 0,50% sobre o montante de empregos existente em março. Na Bahia, em abril, quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho celetista. O segmento de Serviços (+7.453 vagas) foi o que mais gerou postos dentre os setores. Em seguida, Indústria geral (+2.507 vínculos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.213 postos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+44 empregos) também foram responsáveis pela geração. O grupamento de Construção (-568 vagas), portanto, foi o único com perda líquida de postos no mencionado mês. No Nordeste, em abril, sete dos nove estados experimentaram alta do emprego formal. Em termos absolutos, a Bahia (+10.649 postos) ocupou a primeira colocação na geração de vagas entre as unidades nordestinas no mês. Em termos relativos, por outro lado, o estado baiano (+0,51%) situou-se na terceira posição no território nordestino. Na Região Nordeste, no que concerne à geração de postos em abril, a Bahia (+10.649 postos) foi seguida pelos estados de Ceará (+5.678 postos), Maranhão (+2.978 vagas), Rio Grande do Norte (+2.691 postos), Piauí (+2.072 empregos celetistas), Sergipe (+1.570 vagas) e Paraíba (+739 vínculos). As unidades federativas de Alagoas (-1.607 vagas) e Pernambuco (-1.103 vínculos), em contrapartida, encerraram postos celetistas.

Operações do MP e SSP cumprem mandados contra investigados por homicídios em Vitória da Conquista

Operações do MP e SSP cumprem mandados contra investigados por homicídios em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/MP-BA

As operações ‘Reciclagem’ e ‘Jogo Sujo’, que investigam homicídios ocorridos em Vitória da Conquista entre os anos de 2020 e 2023, ligados a integrantes de grupo de extermínio e que atuam também com jogos de azar, foram deflagradas nesta quarta-feira, dia 29. Sete mandados, de prisão e busca e apreensão, são cumpridos por equipes do Ministério Público estadual e da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em Conquista. O trabalho é desenvolvido por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), com o apoio da Polícia Civil, por meio das Coordenadorias de Vitória da Conquista e de Brumado, além da Corregedoria da Polícia Militar.

Desemprego fica estável e ocupação com e sem carteira batem recordes, diz IBGE

Desemprego fica estável e ocupação com e sem carteira batem recordes, diz IBGE
Foto: Karolina Fabbris Pacheco/AEN

No trimestre móvel encerrado em abril de 2024, a taxa de desocupação ficou em 7,5%, sem variação estatisticamente significativa frente ao trimestre encerrado em janeiro de 2024, quando esse percentual estava em 7,6%, e abaixo dos 8,5% registrados no mesmo trimestre móvel de 2023. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada nesta quarta-feira (29) pelo IBGE. Essa foi a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em abril desde 2014, quando o indicador estava em 7,2%. A população desocupada, isto é, aqueles que não trabalhavam e estavam em busca de uma ocupação, ficou em 8,2 milhões, sem variação significativa na comparação trimestral, mas com redução de 9,7% (menos 882 mil desocupados) ante o mesmo trimestre móvel de 2023. A PNAD Contínua também mostra que a população ocupada chegou a 100,8 milhões. Mesmo sem variação significativa no trimestre, esse contingente cresceu 2,8% na comparação anual, o que equivale a mais 2,8 milhões de postos de trabalho frente ao mesmo trimestre móvel de 2023. Com isso, o número de trabalhadores com carteira assinada chegou a 38,188 milhões, um recorde da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Da mesma forma, o contingente de trabalhadores sem carteira também foi recorde, chegando a 13,5 milhões. O rendimento médio real das pessoas ocupadas no trimestre encerrado em abril foi de R$ 3.151, sem variação significativa no trimestre e com alta de 4,7% na comparação anual. Com isso, a massa de rendimentos, que é a soma das remunerações de todos os trabalhadores do país, chegou a R$ 313,1 bilhões, novo recorde da série histórica, mostrando estabilidade no trimestre e subindo 7,9% ante o mesmo período de 2023. Na comparação trimestral, o rendimento ficou estável em todos os dez grupamentos de atividade investigados pela PNAD Contínua. Frente ao mesmo trimestre móvel de 2023, houve altas nos rendimentos dos trabalhadores de quatro grupamentos: Indústria geral (8,5%), Comércio e reparação de veículos (4,6%), Transporte, armazenagem e correio (5,7%) e Administração Pública (4,0%).

22 mil policiais, peritos e bombeiros atuarão nos festejos de São João na Bahia

22 mil policiais, peritos e bombeiros atuarão nos festejos de São João na Bahia
Foto: Rafael Rodrigues/ SSP

Pouco mais de 22 mil policiais militares, civis e peritos, além de bombeiros atuarão no mês de junho, durante os festejos de São João promovidos na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado. O planejamento foi apresentado na noite desta terça-feira (28), no Parque de Exposições, em Salvador. As Forças Estaduais desempenharão ações ostesivas, investigativas e de inteligência, além de resgates e vistorias em 325 cidades baianas. Serão investidos R$ 26 milhões pelo Governo do Estado para atender baianos e turistas. Na parte de tecnologia, a SSP empregará 454 câmeras posicionadas nos acessos das cidades com eventos e nas praças que recepcionarão festas. Os equipamentos estarão posicionados também nos Portais de Abordagem, buscando localizar foragidos da Justiça. Plataformas de Observação Elevada (POE) ampliarão o monitoramento. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), 16 instituições estaduais, federais, municipais e privadas atuarão em rede, diminuindo o tempo de resposta para possíveis ocorrências. “Realizaremos o maior São João do Mundo, com as Forças Estaduais da Segurança presente em todos os municípios. Seguiremos a nossa filosofia de integração, atuando em parceria com órgãos federais e municipais”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.