Início Arquivo Abril de 2024

Abril de 2024

Encontramos 306 Notícias

Na Bahia, quase 1,2 milhão de MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do Acredita

Na Bahia, quase 1,2 milhão de MEIs, micro e pequenas empresas podem se beneficiar do Acredita
Foto: Ricardo Stuckert / PR

A Bahia tem atualmente 1,19 milhão de Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que podem se beneficiar do Programa Acredita, lançado nesta segunda-feira (22/4) pelo Governo Federal. Entre as metas da iniciativa estão criar condições para ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e garantir mais apoio a esses três setores da economia. “Não tem nada mais imprescindível para uma sociedade, qualquer que seja ela, se desenvolver, se ela não tiver condições de ter oportunidade e se não tiver crédito. Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito", afirmou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento de lançamento do programa, no Palácio do Planalto. Em todo o país, são mais de 15,6 milhões de MEIs, dos quais 810,7 mil estão registrados na Bahia. Desse universo baiano, 448,9 mil são comandados por homens (55,4%) e 361,8 mil (44,6%) por mulheres. O estado também demonstra potencial no setor das microempresas, com 336,7 mil unidades desse tipo de negócio entre os mais de 6,69 milhões registrados no Brasil. Por último, o setor de empresas de pequeno porte na Bahia tem hoje 42.966 registros entre os mais de 1,21 milhão em todo o país que poderão ampliar o acesso a crédito por meio do Acredita.

Baianos conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Baianos conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024
Foto: Divulgação/CBCa

Os baianos Felipe Vinicius Santana e Jacky Goodman conquistaram a vaga olímpica para o Brasil na canoagem de velocidade dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na categoria C2 Masculino 500 m nesta terça-feira (23). A classificação veio após o primeiro lugar na disputa do Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Qualificatória Continental Paris 2024 em Sarasota, nos Estados Unidos. Com o tempo de 01:46.458s, a dupla ficou pouco mais de quatro segundos na frente dos segundos colocados canadenses Alix Plomteux e Craig Spence (01:50.852s). Com a vaga conquistada para o Brasil, os atletas que irão participar das Olimpíadas 2024 serão convocados de acordo com os treinamentos e as avaliações técnicas próximas à competição, como descrito no plano de trabalho da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). O Brasil tem, atualmente, duas cotas: no C1M1000m, conquistada pelo baiano Isaquías Queiroz no mundial do ano passado; e no C2M1000m.





Canoagem





Nas competições nacionais, Filipe representa a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) e Jack a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI). A dupla é oriunda do antigo projeto Remando no Litoral Sul e atual Remando em Águas Baianas, uma parceria da Federação Baiana de Canoagem (Febac) com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em sete cidades: Ubaitaba, Ubatã, Itacaré, Maraú, São Félix, Camamu e Itajuípe. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora os frutos colhidos pelo incentivo do Governo do Estado, por meio da Sudesb, na canoagem. Os investimentos vão desde o fomento ao esporte, com os projetos de iniciação esportiva mais aprimoramento técnico e a construção de sete núcleos físicos de canoagem – em funcionamento em Itacaré, Ubaitaba e Ubatã; e em construção em Camamu, Ibotirama, Itajuípe, Maraú e Santo Estévão – até o apoio aos atletas, nos programas de incentivo, no transporte para as competições e nos eventos esportivos. “A canoagem é uma das modalidades que podemos realmente dizer que existe uma Delegação Baiana nas Olimpíadas. Os resultados em nível nacional e internacional não param de aparecer da mesma forma que o incentivo do Governo do Estado com o fomento a novos talentos. A canoagem brasileira começou seu destaque com Isaquías, também advindo de projetos sociais da Sudesb, e segue com o nome dele e de cada vez mais baianos nos cenários nacionais, internacionais e olímpicos”, afirma Vicente. A presidente da Febac, Camila Lima, confirma o destaque baiano, lembrando que Valdenice Conceição, da Associação Marauense de Canoagem, é uma das favoritas para conquistar a vaga olímpica para o Brasil na categoria C1 Feminino 200m. Ela compete nesta quarta-feira (24), também em Sarasota. “Hoje, mais uma vez mostramos a força da Bahia na canoagem de velocidade. Amanhã, tem mais. É fundamental o apoio do Governo do Estado com as escolinhas, porque é a base que forma o alto rendimento e, consequentemente, os campeões. Nossa maior missão é levar a canoagem para todos os cantos do Estado, utilizando dessa grande ferramenta que é o esporte para promover educação, inclusão social e ajudar a transformar as vidas das nossas crianças e jovens”, finaliza Camila.

Sesab propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza

Sesab propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza
Foto: Leonardo Rattes/ Sesab

Com a baixa cobertura de vacinação contra a influenza na Bahia, a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, tem feito um chamado aos secretários municipais de saúde para desenvolverem estratégias de ampliação da imunização. Até o momento, 735.032 doses foram aplicadas, o que representa 15,57% do público-alvo, formado por 5.929.764 pessoas. “A cobertura está muito aquém da meta, que é de 90%”, aponta Roberta Santana. Para reverter esse cenário, a secretária da Saúde do Estado está propondo parcerias com os municípios para incentivar a vacinação e facilitar o acesso aos imunizantes. “Estratégias como a extensão do horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana, a implementação de pontos de vacinação em formato drive-thru e campanhas de conscientização são fundamentais para alcançar uma maior adesão”, destaca Roberta Santana. Segundo definição do Ministério da Saúde, o público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade. São incluídas ainda, pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. A campanha nacional de vacinação contra a influenza, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, teve início no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. No ano de 2024, até o dia 20 de abril, na Bahia, foram notificados 506 casos de Influenza com registro de 37 óbitos. Comparando-se com o mesmo período de 2023, quando foram registrados 222 casos, observou-se um aumento de 127,9%.

Planserv implanta reconhecimento por token

Planserv implanta reconhecimento por token
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A segurança de dados e informações é objetivo da nova funcionalidade que o Planserv está implantando para seus beneficiários. Para maior comodidade, a partir de agora, o processo de captura biométrica para os procedimentos (consultas, exames e cirurgias) através da biometria facial ganha a opção de validação da identidade por meio de um código token. A funcionalidade será utilizada em caso de dificuldade no reconhecimento facial. Se no ato do atendimento não for possível o reconhecimento facial, será apresentada a opção de validar a identidade via código, que será gerado pelo APP ou enviado por SMS ou e-mail. Após receber o código, o beneficiário irá informá-lo ao prestador para validar sua identidade e autorizar o atendimento. Por isso, é muito importante que o beneficiário mantenha seus dados cadastrais b atualizados, em especial o e-mail e telefone. Para atualizá-los e garantir muito mais segurança e tranquilidade, basta clicar neste link.

Assentados e assentadas de Serra do Ramalho produzem tilápias por meio de Sistema RAS

Assentados e assentadas de Serra do Ramalho produzem tilápias por meio de Sistema RAS
Foto: Ascom/CAR

Assentados e assentadas da reforma agrária de Serra do Ramalho, no território Velho Chico, estão com a expectativa em alta para a comercialização de tilápias criadas por meio do Sistema de Recirculação em Aquicultura (RAS) instalado na comunidade ribeirinha de Capão Preto. No primeiro ciclo, 700 quilos de peixes foram produzidos de forma sustentável, graças aos investimentos realizados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na construção de seis tanques de 50 mil litros, um tanque de decantação de 180 mil litros e equipamentos diversos, que possibilitaram a produção de alevinos de tilápia com redução do consumo e melhoria na qualidade da água. O uso do Sistema RAS possibilitou um novo olhar dos pescadores e pescadoras artesanais sobre a piscicultura, como destaca a assentada Maria Lucia Neres. “Antes, a gente realizava a pesca aleatória para o consumo das famílias, sem qualquer controle nas condições da espécie. Agora, com fé em Deus, teremos lucro no fornecimento ao mercado para ajudar muitas famílias”, comenta Maria. Neste segundo ciclo de produção, a previsão de retirada é de cinco a seis mil peixes até junho, o que deixa otimistas pescadores como Luiz Carlos Moreira, tesoureiro da Associação dos Produtores Rurais de Capão Preto, Caldeirão e região. “Nós recebemos 20 mil alevinos e a nossa expectativa é terminar o ano com a venda de 8 a 10 mil quilos. O sistema é bom porque nós conseguimos colocar mais peixes por metro cúbico e não precisamos de muita água para mantê-lo”, comentou Luiz. Além da redução no consumo de água, o sistema permite a produção do pescado durante todo o ano, sem interferência da sazonalidade, e evita a contaminação do ambiente pela filtragem dos resíduos. Outra prática sustentável do sistema é a utilização de energia solar, que está em fase de instalação no local, o que vai promover ainda mais economia e sustentabilidade para agricultores e agricultoras familiares do assentamento.

Livramento: 101ª Zona Eleitoral amplia horário de atendimento ao público até 8 de maio

Livramento: 101ª Zona Eleitoral amplia horário de atendimento ao público até 8 de maio
Foto: Sudoeste Total

A 101ª Zona Eleitoral responsável pelos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape, ampliou seu horário de atendimento neste final do mês de abril e início de maio. De acordo com o Chefe Guilherme Moreira, o intuito é de proporcionar um melhor atendimento nesta reta final do calendário Eleitoral que permite retirada de Títulos apenas até 8 de maio. Conforme Moreira, o horário de atendimento, que é feito somente das 8 às 14h, passou a ser das 8 às 17h. Além disso, segundo ele, os atendimentos também estarão ocorrendo neste sábado (27), e no final de semana seguinte, sendo dias 4 e 5 (sábado e domingo) respectivamente. Guilherme chamou atenção para um detalhe: antes de comparecer à 101ª Zona, o eleitor deve realizar agendamento prévio pelo site https://agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento/publico/index.jsp. “O agendamento é importante porque temos o intuito de proporcionar um melhor atendimento ao eleitor. É bom pro eleitor e para os funcionários também”, disse.

Bahia teve mais de 20 mil contratos renegociados pelo Desenrola FIES

Bahia teve mais de 20 mil contratos renegociados pelo Desenrola FIES
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O estado da Bahia é a terceira Unidade da Federação com maior quantidade de contratos renegociados no Desenrola Fies, programa do Governo Federal voltado para pessoas com dívidas relativas ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Os números integram o balanço mais recente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e são referentes à primeira semana de abril. O estado já teve 20.565 contratos renegociados. O saldo da dívida renegociada ultrapassou R$ 1 bilhão e, apenas com o valor de entrada adquirido nas renegociações, o retorno aos cofres públicos supera R$ 31,7 milhões na Bahia. Em todo o país, o Desenrola Fies já beneficiou mais de 253 mil pessoas. As renegociações referem-se a contratos firmados até 2017 e com débitos em 30 de junho de 2023. Até o momento, foram renegociados R$ 11,51 bilhões em dívidas, resultando em um saldo de dívida posterior de cerca de R$ 2,18 bilhões. Apenas com a parcela de entrada, o Governo Federal arrecadou R$ 475,6 milhões. Os descontos em muitas das renegociações chegam a 99%.

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Além de reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil, a Medida Provisória que cria o programa Acredita amplia o público atendido pelo Pé-de-Meia. A partir da MP, o programa do Ministério da Educação que incentiva a permanência de estudantes no ensino médio vai passar a incluir adolescentes de famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. Anteriormente, a participação estava restrita a integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família.  "Nessa Medida Provisória está incluído um aumento de pessoas no Pé-de-Meia. Quando anunciamos o Pé-de-Meia, a linha de corte era o Cadastro do Bolsa Família e ficou de fora o cadastro do CadÚnico. Agora, resolvemos aumentar e colocar a linha de corte no CadÚnico. Vão entrar mais 1,2 milhão de meninos e meninas no Pé-de-Meia", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de lançamento do Acredita. Segundo informações do Ministério da Fazenda, a ampliação foi viável com mais R$ 6 bilhões do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) no Fundo de Financiamento Estudantil (FIPEM). A movimentação de recursos não gera impacto primário, pois o montante já estava alocado no FGEDUC, e a lei que instituiu o Pé de Meia já autorizava transferências do FGEDUC para o programa, assim como a elegibilidade do benefício para inscritos no CadÚnico (priorizando o início pelos inscritos no Bolsa Família). A ação representa, portanto, uma redistribuição estratégica para fortalecer o programa e ampliar o acesso à educação para um número maior de jovens. "É uma autorização para o valor envolvido. Está dada a autorização para que o programa seja expandido até o CadÚnico e não fique restrito a Bolsa Família", confirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em coletiva de imprensa após o evento no Palácio do Planalto.

Cobertura de 13 das 16 vacinas do calendário infantil apresentou alta em 2023

Cobertura de 13 das 16 vacinas do calendário infantil apresentou alta em 2023
Foto: Julia Prado/MS

O Ministério da Saúde registrou, em 2023, aumento nas coberturas vacinais de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) se comparado com dados de 2022. Entre os destaques de crescimento estão: as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP). O resultado, observado em todo o país, consolida a reversão da queda dos índices vacinais enfrentada pelo Brasil desde 2016. Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os dados demonstram o sucesso das estratégias coordenadas pela pasta. “Os números consolidados reafirmam que estamos no caminho certo, de retomada das coberturas vacinais de nossas crianças, após quedas consecutivas nos últimos anos, e de reconstrução de uma das principais políticas de saúde pública do país”, ressalta. Nos 13 imunizantes que apresentaram recuperação, a média de alta foi de 7,1 pontos percentuais, sendo que nacionalmente a que mais cresceu em cobertura foi o reforço da tríplice bacteriana, com 9,23 pontos, passando de 67,4% para 76,7%. Ao avaliar a cobertura vacinal entre os estados, a maioria apresenta melhoria na cobertura das 13 vacinas citadas.

Pagamento do incentivo frequência do Pé-de-Meia tem início na próxima quinta-feira (25)

Pagamento do incentivo frequência do Pé-de-Meia tem início na próxima quinta-feira (25)
Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal inicia, na próxima quinta-feira (25), o pagamento da primeira parcela do incentivo frequência do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal. No valor de R$ 200, a parcela será creditada em conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos estudantes, e os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. O pagamento será realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante. O pagamento do Pé-de-Meia começou em 26 de março, com o crédito referente aos incentivos matrícula, no valor de R$ 200. Instituído pela Lei 14.818/2024, o Pé-de-Meia prevê pagamento de até R$ 2 mil por ano (R$ 200 de incentivo matrícula + até 9 parcelas de R$ 200 aos alunos que apresentarem frequência escolar adequada e que atendam às demais condições do Programa). Além das parcelas mensais, haverá um bônus anual no valor de R$ 1.000, desde que o estudante seja aprovado no ano escolar. Este bônus será disponibilizado ao estudante na conclusão do ensino médio. Caso o estudante faça o Enem ao final do 3º ano, será concedido valor adicional, de R$ 200, pago em parcela única.

Passageiro de ônibus é preso com drogas em Encruzilhada

Passageiro de ônibus é preso com drogas em Encruzilhada
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde do domingo (21), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 56,75kg de substância análoga à maconha localizados no bagageiro de um ônibus que saiu de São Paulo com destino a Alagoas. A abordagem ocorreu no município de Encruzilhada e a droga foi localizada com o auxílio do cão farejador K-9 Kaleu. O animal sinalizou a presença da substância ilícita em uma caixa de papelão e em uma mala preta. Ao prosseguir com os procedimentos de fiscalização, a equipe policial identificou a existência de 60 tabletes grandes e 11 tabletes pequenos com substância análoga à maconha. O passageiro responsável pelas bagagens foi identificado pelos policiais, alegando que entregaria os tabletes no município de Cândido Sales e que receberia uma quantia em dinheiro pelo serviço. O material ilícito foi apreendido e o homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.

Mais de 6 mil candidatos realizaram o concurso público da UESB

Mais de 6 mil candidatos realizaram o concurso público da UESB
Foto: Divulgação

Atuar em serviços públicos realizando projetos de diferentes ordens, mas, sempre a serviço do Estado, é o sonho de muitos. O concurso público é o meio que garante não só isso, mas, também, uma estabilidade desejada pelas pessoas. Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), após 14 anos, foi realizada uma seleção pública, nesse domingo (21), para cargos de analistas e técnicos universitários. Uma das principais justificativas para a realização do concurso foi o crescimento da universidade durante esse tempo. “Nesse período, a Uesb criou, no mínimo, 20 a 25 novos cursos e isso inclui novos setores, laboratórios, colegiados. Toda uma estrutura foi sendo construída e que não tivemos o acompanhamento do respaldo técnico”, explica o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, que complementou dizendo que, muitas vezes, a comunidade não tem o conhecimento de como são realizadas as políticas públicas, que precisam, necessariamente, também de um servidor técnico. De acordo com o reitor, as vagas que estão sendo ocupadas nesse concurso são para suprir um déficit de dez anos na universidade, pois, desde 2014, não foram convocados mais servidores aprovados na última seleção para ocupar os cargos. Desde então, muitos servidores foram aposentados, pessoas que passaram em outros concursos, falecimento, entre outros. A expectativa é que, além das convocações diretas, sejam convocados outros servidores a partir do próximo ano. “Esperamos que esse concurso tenha uma validade de mais quatro anos para que possamos, minimamente, ter uma estrutura de trabalho técnico que dê garantia de sustentabilidade para todas as políticas que são desenvolvidas aqui”, pontuou Luiz. Jeane Marques presta serviço para a Uesb há mais de 20 anos e, agora, encarou a oportunidade de realizar a prova para ser efetivada. Há mais de quatro anos vem se preparando para outros concursos públicos e, assim que soube do concurso da Uesb, iniciou seu cronograma, junto com seu filho, que também é concurseiro. A candidata realizou cursos online e todas as noites estudava para a prova. “Meu sonho é passar na Uesb e nos outros concursos daqui não entrei por pouco, por isso, decidi virar concurseira para me preparar melhor. Há mais de um ano, venho me preparando especificamente para ele”, disse Jeane, candidata à vaga de técnica universitária. Muitos candidatos também se inscreveram para os cargos de técnico e analistas universitários, ao mesmo tempo. Como é o caso de Pierre Lim, que, apesar de não ser concurseiro, vem se preparando para a prova da Uesb. “Estou com boas expectativas, fiz um curso preparatório desde que saiu o Edital. A Uesb é um lugar de referência e, por se tratar de um cargo concursado, te dá um conforto no âmbito de trabalho”, explicou o candidato. Ao todo, foram disponibilizadas 96 vagas para a seleção, distribuídas nos cargos de técnicos e analistas universitários. Com um número de 8.602 inscritos e 2.117 abstenções, mais de 6 mil candidatos realizaram a prova nesse domingo (21). As provas aconteceram nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, municípios onde estão situados os campi da Uesb e que atuarão os candidatos convocados. As vagas foram distribuídas para os cargos de técnicos, 60, e analistas universitários, 36. Desse total, 29 foram destinadas para a reserva de vagas e pessoas com deficiência. A previsão é de que os convocados para as vagas diretas iniciem ainda neste ano as atividades.

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas na Bahia

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas na Bahia
Foto: Divulgação/Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou na noite desta segunda-feira (22) que tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de vacina contra a dengue com validade até o dia 30 de abril, que ainda não foram aplicadas, sejam utilizadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo. A parceria, que conta também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, tem desenvolvido iniciativas de incentivo de vacinação com realização de campanhas e também busca ativa. Até o momento, segundo a Sesab, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas. Em 2024, no período até o dia 20 de abril, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença. De acordo com a Pasta, a Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 47 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1). Os dois últimos óbitos foram registrados em residentes de Coaraci e Luís Eduardo Magalhães. Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.

PRE apreende veículo com irregularidades no sudoeste da Bahia

PRE apreende veículo com irregularidades no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRE

Neste domingo (21), policiais rodoviários abordara um veículo VW/GOL, de cor branca com placas de Vitória da Conquista, na BA-263, na Serra do Marçal, entre Vitória da Conquista e Itambé. Segundo a PRE, o veículo estava sem o para-choque dianteiro, além de possuir película sem chancela no para-brisa dianteiro e películas refletivas de cor rosa nos vidros laterais, em desacordo às resoluções de trânsito. O motorista foi orientado a retirar as películas, conforme medida administrativa, porém o mesmo se recusou. Diante da situação, a Guarnição da PRE conduziu o condutor para o DISEP de Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis. Já o veículo foi removido para o pátio do Detran, até que sejam sanadas todas as irregularidades.

PRE apreende armas de fogo na BA-263 em Belo Campo

PRE apreende armas de fogo na BA-263 em Belo Campo
Foto: Divulgação/PRE

Neste domingo (21) policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) avistaram um veículo Fiat/Uno de cor escura realizando manobras na BA-263, trecho do município de Belo Campo. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), A guarnição tentou se aproximar do veículo a fim de proceder com a abordagem, porém ao chegar no local, foi avistado no chão um saco abandonado pelo veículo, onde foram encontradas quatro espingardas, sendo duas de fabricação artesanal, uma cartucheira calibre 20 e uma cartucheira calibre 28. Todo material encontrado foi encaminhado ao DISEP em Vitoria da Conquista para a adoção de medidas legais cabíveis.

4ª CIPM inaugura Sistema de Videomonitoramento em Oliveira dos Brejinhos

4ª CIPM inaugura Sistema de Videomonitoramento em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na última sexta-feira, dia 19 de abril, a cidade de Oliveira dos Brejinhos se tornou a segunda da Bacia do Paramirim a contar com um sistema de videomonitoramento, o "Cidade Segura". A iniciativa representa mais um passo crucial na construção de um futuro mais seguro para seus cidadãos. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Comandante da 4ª CIPM, Capitão PM Máximo, Comandante do pelotão, Tenente PM Gotado, do Prefeito Municipal, Silvando Brito e o Presidente da Câmara dos Vereadores, Daldete. O sistema "Cidade Segura " é composto por câmeras de alta resolução estrategicamente posicionadas em pontos da cidade, permitindo o monitoramento constante em tempo real. Sua operação será realizada pela 4ª CIPM em parceria com a Prefeitura Municipal. Através do monitoramento constante, as autoridades visam prevenir crimes e garantir a segurança da população. A implantação da “Cidade Segura" é mais um marco na região, sendo a primeira a ser implantada na cidade de Boquira, “Olhar Seguro”. A integração com a utilização de tecnologias inovadoras em prol da segurança da sociedade, demonstram o verdadeiro compromisso com a segurança pública.

PF desarticula organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro na Bahia

PF desarticula organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro na Bahia
Foto: Arquivo/PF

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada (FORCE/COGER/SSP/BA) deflagrou, nesta segunda-feira (22/4), a Operação Hybris II, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro vindos de jogos de aposta, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, em Feira de Santana/BA e cidades próximas. Na ação, foi determinada a alienação antecipada de 45 propriedades urbanas e rurais e 245 semoventes, em cumprimento à decisão expedida pelo Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana. A medida cautelar é um desdobramento da Operação El Patrón, deflagrada no dia 7/12/2023, em que foram expedidos dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas. As investigações seguem em andamento para apuração de eventuais envolvidos.

Governo da Bahia realiza entregas e enuncia investimentos em Jacaraci

Governo da Bahia realiza entregas e enuncia investimentos em Jacaraci
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Caminhões de carga de animais e alimentos da agroindústria da região sudoeste da Bahia, onde está localizada a cidade de Jacaraci, contam a partir deste domingo (21) com uma estrada nova, com quase 20 quilômetros de pavimentação do entroncamento da BA-263, no município, até o distrito de Irundiara. Realizada durante visita do governador Jerônimo Rodrigues à cidade, a entrega do Governo do Estado se soma a outros investimentos em educação, infraestrutura e abastecimento de água. A pavimentação, que vai beneficiar aproximadamente 63 mil habitantes é a primeira etapa de uma obra ainda maior, que teve mais de R$ 80 milhões destinados pela gestão estadual, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), para asfaltamento de 60 quilômetros de estrada.O governador Jerônimo Rodrigues reforçou o direito da população rural de “levar o avoador, a farinha, o feijão, a produção para vender na feira, seja na sede ou na comunidade. O significado do dinheiro é aquilo que impacta na nossa vida. A gente poder passar com um ônibus para ir em um jogo de futebol, em uma festa, em um culto, uma missa. Isso eu sei o que é”, explicou o chefe do executivo sobre o que atravessa a elaboração de projetos de pavimentação de rodovias no interior. A segunda etapa do projeto vai contemplar também os acessos pelo entroncamento da BA-148 e da BA-623 até Condeúba. Segundo Saulo Pontes, diretor-superintendente da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT/Seinfra), a obra é um sonho de décadas da população da região. Já os jovens estudantes da rede pública de diferentes distritos de Jacaraci, no sudoeste da Bahia, foram beneficiados pela política estadual para a educação do campo que orientou a entrega de três anexos de colégios estaduais e municipais em distritos e povoados da cidade baiana. O governador Jerônimo Rodrigues esteve no distrito de Irundiara, a 18 quilômetros da sede de Jacaraci, para a inauguração de um deles: o Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu. As obras, realizadas em parceria entre a Secretaria da Educação (SEC) e a Prefeitura, contaram com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões do governo estadual, impactando na vida de estudantes 875 de Jacaraci. Só no Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, no distrito de Irundiara, foram investidos R$ 1,3 milhões para a construção de salas de aula, salas administrativas e para professores. Além de um refeitório, cozinha e lavanderia. Em outro anexo da mesma escola, no povoado de São José, 111 estudantes terão acesso a salas de aula novas, sala de vídeo e refeitório. O aporte do Estado também foi destinado à rede municipal, apoiando a infraestrutura das escolas geridas pela Prefeitura. No povoado de Itumirim, a 60 quilômetros da sede, R$ 2,4 milhões foram destinados à obra da Escola Municipal Antônia Guimarães, para atender mais 170 estudantes. A unidade escolar teve apoio do Estado na construção de salas de aula, de professores, dos setores administrativos, da quadra poliesportiva coberta e da cozinha. Como incentivo à prática esportiva e às atividades de lazer, o Governo da Bahia ainda entregou a ampliação do anexo da Escola Clemente Dantas Brito, no povoado de Vila Paiol, onde 120 alunos vão poder começar a realizar atividades na quadra poliesportiva coberta. Um campo de futebol society também foi entregue para o Colégio Municipal Anísio Teixeira, na sede do município. No campo foram instalados alambrado, grama sintética, traves e refletores.

Governo da Bahia realiza entregas e enuncia investimentos em Jacaraci
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Mil famílias da localidade de Centrão também vão usufruir do novo Sistema Integrado do Abastecimento de Água entregue neste domingo (21), após construção de mais de 15 mil milímetros de adutora. O trabalho foi executado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio de convênio com a Prefeitura. A disponibilidade de água para a zona rural de Jacaraci também se deu por meio da entrega de 221 cisternas, de 16 mil litros cada, nas comunidades de Semidouro e de Itumirim, que ficam a 36 e 60 quilômetros da sede, respectivamente. A construção dos reservatórios contou com R$ 1,3 milhão do governo estadual e vai beneficiar agricultores familiares e camponeses do município com segurança hídrica. Ainda para a infraestrutura de Jacaraci, Jerônimo autorizou a publicar edital de licitação para pavimentação com tratamento superficial do entroncamento da BA-263, conectando Irundiara ao distrito de Vila Paiol por mais 17 quilômetros de rodovia. Serão R$ 15,6 milhões aportados na obra.

Drogas que seriam entregues em Tanhaçu são apreendidas com dupla na BA-142

Drogas que seriam entregues em Tanhaçu são apreendidas com dupla na BA-142
Foto: Divulgação/PRE

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu 2kg de maconha e 100 gramas de cocaína dentro de um veículo abordado neste sábado (20) em um trecho da BA-142, na região sudoeste da Bahia. Uma Guarnição do Posto de Sussuarana abordou o carro com placas de Barra do Choça e encontrou os entorpecentes no porta-malas do veículo que tinham como destino a cidade de Tanhaçu. Os dois ocupantes foram encaminhados juntamente com o veículo e as drogas para a delegacia de Brumado, onde a ocorrência foi registrada.

Aposta única feita no RJ leva prêmio de mais de R$ 100 milhões da Mega-Sena

Aposta única feita no RJ leva prêmio de mais de R$ 100 milhões da Mega-Sena
Foto: Sudoeste Total

Uma aposta simples de cota única feita no RJ acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa na noite deste sábado (20) em São Paulo (SP). As dezenas sorteadas foram: 07, 19, 25, 46, 50 e 53. O prêmio pago é de R$ 102.128.925,42. A quina saiu para 145 apostas com prêmio de R$ 40.570,78 para cada uma. Já a quadra saiu para 8367 apostas. Cada uma irá receber R$ 1004,41. O próximo sorteio da Mega-sena será na terça-feira (23) e sorteará R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes da Caixa podem utilizar o Internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.