Início Arquivo Abril de 2024

Abril de 2024

Encontramos 306 Notícias

Mulher é detida e menores apreendidas acusadas de furto em Livramento de Nossa Senhora

Mulher é detida e menores apreendidas acusadas de furto em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Uma mulher foi detida e duas menores apreendidas em Livramento de Nossa Senhora nesta sexta-feira (26) acusadas de furtar estabelecimentos comerciais. De acordo com informações da 46ª CIPM, a corporação foi acionada por volta das 10h36 com a informação que o trio praticava os furtos no centro da cidade. Os militares encontraram a mulher de 43 anos e as duas menores, e encontraram em posse delas os materiais dentro de uma sacola em uma mochila, sendo itens de maquiagem, de higiene pessoal e outros utensílios. A mulher e as menores foram apresentadas juntamente com os materiais na delegacia para registro da ocorrência.









Por Manoel da Paixão Santos

ANP aprova resolução que altera especificações do óleo diesel

ANP aprova resolução que altera especificações do óleo diesel
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Diretoria da ANP aprovou nesta quinta-feira (25/4) resolução que estabelece as novas especificações nacionais dos óleos diesel de uso rodoviário e medidas de controle de qualidade. O novo ato normativo revisa a Resolução ANP nº 50/2013 e está alinhado à Resolução nº 16/2018, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que, entre outras determinações, dispôs sobre o aprimoramento, pela ANP, das especificações da qualidade do biodiesel e dos óleos diesel A (puro) e B (com adição de biodiesel).  As principais alterações constantes da nova resolução são: Alteração de limites de parâmetros das especificações dos diesel S10 e S500, a exemplo da estabilidade à oxidação, do ponto de entupimento à frio, índice de acidez e do teor de água; Inclusão de exigências de procedimentos de boas práticas de manuseio, transporte e armazenamento dos óleos diesel A e B; Introdução do coprocessamento como alternativa de produção de óleo diesel, com a definição do óleo diesel C, adicionando à matriz de combustíveis de transporte do país produto que encerra parcela renovável, o que contribuirá para a mitigação das emissões de dióxido de carbono; Alteração de prazos para autuação por não conformidade quando de mudanças de teor de biodiesel nos óleos diesel B S10 e B S500. No caso da distribuição, para 30 dias na Região Norte e 15 dias nas demais regiões do país. Já no caso da revenda, para 60 dias na Região Norte e 30 dias nas demais regiões; Descontinuidade do óleo diesel S500 de uso rodoviário e do S1800 de uso não rodoviário, com sua substituição pelo óleo diesel S10, de baixo teor de enxofre. Com esse propósito, a resolução prevê que a ANP, após ouvir produtores e importadores, entre outros agentes econômicos, elaborará, em prazo de até seis meses, plano e cronograma para substituição do S500 e S1800 pelo S10. A descontinuidade do óleo diesel S500 vem dar seguimento à substituição de óleo diesel de alto teor de enxofre por similar de baixo teor iniciada em janeiro de 2013, estendendo a todo o país os benefícios da utilização de um produto com baixo teor de enxofre, tanto para a motorização veicular quanto para o meio ambiente, para a saúde humana e para a proteção de interesses do consumidor.

TV Digital chega a mais 19 municípios da Bahia

TV Digital chega a mais 19 municípios da Bahia
Foto: Pablo Le Roy/MCom

O Ministério das Comunicações autorizou nesta quinta-feira (25/4) o Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) de novos canais para 19 cidades baianas. As portarias com a medida foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Desta forma, mais opções de informação, cultura e entretenimento vão alcançar mais de 700 mil habitantes da Bahia. Ao todo, as autorizações do ministério beneficiam 19 municípios da Bahia. São eles: Poções, Ipirá, Esplanada, Riachão do Jacuípe, Santaluz, Piritiba, Itagibá, Santa Luzia, Sátiro Dias, Rio do Pires, Ipiaú, Euclides da Cunha, Ilhéus, Ibirapuã, Riacho de Santana, Santa Cruz da Vitória, Inhambupe, Pilão Arcado e Cândido Sales. Nas localidades contempladas, a partir do funcionamento transmissão, a experiência de assistir televisão passa a ser mais imersiva e envolvente, incluindo mais brasileiros no acesso a programação de televisão em alta resolução e sem o desconforto das interferências nos canais. Com as outorgas publicadas no DOU, as emissoras devem observar os prazos para a obtenção da autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação antes de iniciarem a operação.

PM resgata 4 vítimas sequestradas em Ilhéus

PM resgata 4 vítimas sequestradas em Ilhéus
Foto: Informe Baiano

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma pistola 21 munições e dois carregadores na avenida Itabuna, em Ilhéus, na manhã de quarta-feira (24). Os PMs realizavam policiamento na localidade conhecida como Rua do Mosquito, quando avistaram quatro vítimas, uma delas um bebê, que estavam sob a mira de homens armados. Com a chegada dos militares, os criminosos fugiram para uma área de mata. Quando os policiais resgataram as vítimas foram informados por elas que desde a noite anterior estavam sob a ameaça dos indivíduos. Durante buscas no local, a guarnição foi surpreendida com disparos de arma de fogo e houve o revide. Após cessar os tiros, os PMs encontraram dois suspeitos armados feridos ao solo, que foram socorridos para uma unidade de saúde na região, onde não resistiram. Com os criminosos os policiais apreenderam uma submetralhadora 9mm e uma pistola do mesmo calibre, além de munições e carregadores. Os demais envolvidos fugiram. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial da região, onde todo o material apreendido foi apresentado.

MIDR reconhece a situação de emergência em Aracatu por conta da estiagem

MIDR reconhece a situação de emergência em Aracatu por conta da estiagem
Foto: Sudoeste Total

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (24), a situação de emergência em Aracatu por conta da estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, o município fica apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.









Por Manoel da Paixão Santos

Pesquisa realizada no Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia é publicada em revista internacional

Pesquisa realizada no Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia é publicada em revista internacional
Foto: Seagri

Uma pesquisa realizada no Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab), órgão da Secretaria da Agricultura da Bahia (SEAGRI), foi publicada na revista internacional Chemistry & Biodiversity, em março deste ano. O estudo, intitulado “Compostos orgânicos voláteis de crias de abelhas sem ferrão sacrificadas em teste de comportamento higiênico”, é parte de uma tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizado em parceria com o Cetab, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Embrapa. A pesquisa, comandada pela doutora Jossimara Neiva, relata pela primeira vez o perfil de compostos orgânicos voláteis de pupas e larvas da espécie de abelha sem ferrão Melipona quadrifasciata Anthidioides Lepeletier, popularmente conhecida como Mandaçaia, submetidas a diferentes técnicas de indução de morte visando o estudo do comportamento higiênico das colônias. “O comportamento higiênico está ligado a sinais químicos que permite às abelhas identificar e remover larvas e pupas doentes ou mortas da colônia antes que os patógenos possam se proliferar dentro da colônia e subsequentemente contaminar crias saudáveis. Nesse sentido, é um mecanismo importante de proteção contra infecções que podem causar a perda total da colônia”, explica a autora. A professora Dra. Cândida Maria Lima Aguiar (UEFS), orientadora da tese, e o professor Dr. Carlos Alfredo Carvalho, coorientador da Tese, vinculados ao Programa de Pós-Graduação na UFRB, destacam a importância do tema: “Esse comportamento das abelhas tem sido estudado em nível mundial como uma ferramenta para seleção genética, visando obter colônias mais saudáveis e produtivas. A parceria com o Cetab foi de extrema relevância para alcançarmos esses resultados”. Os doutores Paulo Mesquita e Frederico Rodrigues, que também são coautores da pesquisa, destacam a importância do Cetab/ SEAGRI na realização deste estudo: “A equipe do Cetab tem realizado diversas ações de pesquisa em colaboração com universidades estaduais e federais e centros de pesquisa. Essa interdisciplinaridade permite avançar nas discussões e produzir pesquisa de qualidade, como os resultados desse estudo sobre abelhas. Outras publicações relacionadas a esse tema estão sendo preparadas para submissão e em breve poderão ser divulgados”.

Homem é detido por embriaguez ao volante e porte ilegal de arma de fogo em Vitória da Conquista

Homem é detido por embriaguez ao volante e porte ilegal de arma de fogo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal constatou que um condutor envolvido em um acidente de trânsito no km 814 da BR 116, em Vitória da Conquista, estava sob o efeito de bebida alcoólica e além disso portava em seu veículo uma arma de fogo. O condutor colidiu seu veículo na traseira de um ônibus. Ao ser oferecida a realização do teste de alcoolemia com etilômetro, o homem recusou-se a realiza-lo. Mediante os perceptíveis sinais de embriaguez, a equipe confeccionou um termo de constatação de embriaguez. Além do crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, os policiais localizaram uma pistola calibre 9.65mm no interior do automóvel, sendo também registrado o crime de porte ilegal de arma de fogo. O homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município, para aplicação das medidas legais cabíveis.

Drogas sintéticas são apreendidas em Feira de Santana

Drogas sintéticas são apreendidas em Feira de Santana
Foto: Ascom/PC

Drogas sintéticas e maconha kush que seriam distribuídas em festas privadas em bairros nobres de Feira de Santana foram apreendidas por policiais do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), nesta quinta-feira (25).  O material estava em um imóvel, no bairro Santa Mônica, naquele município, onde um homem também foi preso em flagrante. Dez porções de maconha líquida (THC), dois quilos de haxixe, quatro porções de maconha tipo kush e sete porções de cocaína foram apreendidas, além de materiais para embalagem e uso de drogas. O acusado foi ouvido na unidade especializada, passou por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e segue custodiado no Complexo do Sobradinho, à disposição da Justiça. As diligências seguem com o intuito de localizar outros envolvidos no tráfico de drogas em Feira de Santana. 

Grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade é desarticulado em Conquista

Grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade é desarticulado em Conquista
Foto: Divulgação/ Ascom PC

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta quinta-feira (25), mandados de busca e apreensão durante a Operação Pensione. A ação visa desarticular um grupo criminoso que roubava documentos de pessoas em situação de vulnerabilidade, utilizando os dados para se sacar benefícios, contratar empréstimos e ajuizar processos na Justiça. Celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos e documentos foram apreendidos durante as diligências. Idosos e pessoas com baixo grau de instrução são os principais alvos da organização criminosa. Duas ocorrências já estavam sendo investigadas pela DRFR de Conquista, onde as vítimas tiveram seus documentos falsificados e utilizados em processos judiciais, além de terem contas bancárias abertas em seus nomes, contração de empréstimos fraudulentos e saque de seus benefícios, gerando um prejuízo de R$ 300 mil. O material apreendido será periciado pelos Departamentos de Inteligência Policial (DIP) e de Polícia Técnica (DPT). A prática da “Advocacia Predatória”, onde advogados lesam clientes em situação de vulnerabilidade, fazendo com que as vítimas assinem procurações sem o conhecimento delas também é atribuída ao grupo investigado. Já existem indicativos de autoria dos crimes e as investigações continuam para localizar os envolvidos e elucidar o caso. Equipes dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia de Interior (Vitória da Conquista) deram apoio nas diligências.

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista
Divulgação/ Ascom PC

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel de luxo em Vitória da Conquista, na quarta-feira (24), por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) da cidade, durante a Operação Nárke. O material estava na casa de um homem, de 44 anos, com passagens por homicídio e tráfico de drogas. Ele foi indiciado por crime cibernético, furto, estelionato por meio eletrônico ou internet, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Com o cumprimento da ordem judicial, o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), por meio da DTE de Conquista, desarticulou um grande esquema de crimes cibernéticos praticados por integrantes de uma organização criminosa, responsável por fraudes bancárias mediante furto e estelionato praticado por meio eletrônico ou internet. Os equipamentos apreendidos vão ser periciados. As investigações seguem para identificar todos os envolvidos no esquema criminoso.

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia
Foto: Agência Brasil

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados na manhã desta quinta-feira (25/4), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, durante coletiva de imprensa. Na ocasião, o presidente destacou a importância de os baianos comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazerem a regularização dos títulos e salientou o prazo para acessar os serviços, “estamos envidando esforços para que o eleitor consulte, através do nosso site www.tre-ba.jus.br ou telefone e WhatsApp (71) 3373-7000, a sua situação eleitoral. Temos até o dia 8 de maio para que o eleitorado possa regularizar seu título e esse prazo não será prorrogado”. O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma eleição, na falta à revisão do eleitorado onde o eleitor é circunscrito, ocorre também por óbito, por duplicidade ou pluralidade de inscrição (eleitor que possui mais de uma inscrição registrada na Justiça Eleitoral).

Dom Basílio: Religioso Irmão Edmundo deixará município em nova missão a partir de agosto

Dom Basílio: Religioso Irmão Edmundo deixará município em nova missão a partir de agosto
Foto: Sudoeste Total

O religioso Ir. Edmundo Dourado Silva, deverá deixar a cidade de Dom Basílio, sua terra natal, no início do mês de agosto de 2024. Esta não é a primeira vez que ele se desloca dessa maneira. Ir. Edmundo já esteve em outras missões em diversos lugares, inclusive no Chile. A informação foi compartilhada por ele mesmo no último domingo (21), em entrevista exclusiva ao site Sudoeste Total. Durante a entrevista, o religioso abordou diversos temas, incluindo seus serviços prestados na Paróquia São João Batista, a fé nos dias atuais, tecnologia, relacionamentos, princípios e outros assuntos relevantes.





Vida Religiosa





Ir. Edmundo Dourado Silva conta que iniciou sua vida religiosa ainda na adolescência. Aos 13 anos, já frequentava o Centro Diocesano de Livramento de Nossa Senhora, participando dos encontros vocacionais acompanhado pelos padres da Diocese e também pelos religiosos Estigmatinos.





“O Padre João Batista Rêgo, que era pároco em Dom Basílio, conduziu todo o processo de acompanhamento. Posteriormente, o Padre João Batista foi transferido para a Paróquia de Bom Jesus, em Barra da Estiva, e, a pedido do Bispo Dom Hélio, foi solicitado o início do seminário menor. Iniciamos essa etapa com cinco jovens. Naquela época, era permitida a abertura de seminários na etapa do ensino médio. Fiquei por um período de três anos sendo acompanhado pelo Padre João Batista, mas ao mesmo tempo sentia que algo me faltava para realizar vocacionalmente, no entanto, não tinha muito claro, pois o contato com outras congregações religiosas quase não existia. Na época, estava trabalhando no Hospital Suzy Zanfreta, em Barra da Estiva, a religiosa irmã Clara Meggionaro, superiora da comunidade local, percebendo que eu tinha outras habilidades que não identificava como Diocesano, apresentou-me a algumas Congregações das quais ela tinha conhecimento e com seus respectivos carismas. Ir. Clara pediu que eu escrevesse cartas para algumas casas de formação por ela indicadas, com o objetivo de fazer um processo de acompanhamento e discernimento vocacional. A primeira carta a chegar foi da Congregação Sagrada Família de Nazaré, na qual faço parte até o presente momento. O Padre Raimundo Alves Ferreira era pároco no Sul do Brasil. Ele me respondeu que estaria vindo à Bahia para presidir a celebração dos 25 anos de vida religiosa de irmã Clara. Tivemos nosso primeiro encontro e ele propôs que estava disposto a me acolher no Seminário de Fortaleza”, relatou Ir. Edmundo.

Dom Basílio: Religioso Irmão Edmundo deixará município em nova missão a partir de agosto
Foto: Sudoeste Total

Conforme diz, na época, era necessária uma carta de recomendação do Bispo, que na época era Dom Hélio Pascoal.





 “Vim, conversei com Dom Hélio e apresentei a necessidade de fazer essa experiência. A princípio ele disse não, pois a diocese precisava muito de padres e caso eu fosse para a Congregação, a diocese fecharia as portas. A princípio fiquei chateado, pois não saberia o que responder para o reitor do seminário de Fortaleza. Eu insisti, que queria fazer uma experiência na vida religiosa para descobrir qual realmente era a minha vocação, mas ele não aceitou e disse que não daria a carta de recomendação. Eu então avisei ao Padre Reitor e comuniquei que o Bispo não daria a carta. Mas o Reitor disse que eu fosse assim mesmo, pois, mediante as recomendações da religiosa Ir. Clara, estava disposto a me acolher. E fui para Fortaleza em 1987, fazer minha experiência. Foi uma bela experiência na casa de formação Mundo Jovem. Sempre que voltava de férias, fazia questão de visitar o Bispo, Dom Hélio, porque tínhamos um vínculo afetivo. Ele resmungava um pouco, mas compreendia a situação. Depois, ele percebeu que eu estava no caminho certo e até incentivava a manter-me perseverante. Em Fortaleza, concluí o ensino médio, parte na Escola João Piamarta, que pertence à Congregação, e concluí na Escola Municipal Filgueiras Lima. Depois, fiz especializações em áreas da Catequese, oferecidas pelo ITEPE (Instituto Teológico Pastoral). Em seguida, fui para o Noviciado no Sul do Brasil, o ano canônico, na cidade de Ponta Grossa (PR). Um ano de noviciado, um ano afastado das coisas do mundo. Um tempo que nos orienta ao desprendimento, até o relógio eles tiravam de você, para dizer que precisávamos nos situar na experiência da escuta e na experiência de Deus. É um ano de experiência, de conhecimento, da vida do fundador, da descoberta da própria vocação, para que você possa dar uma resposta coerente”, disse.





De acordo com o Religioso, o ano de noviciado foi concluído com oito jovens noviços, dentre eles alguns Chilenos e Brasileiros. Em seguida, foram feitos os primeiros votos, chamados votos simples, onde se professa os votos de pobreza, obediência e castidade.





 “Ali você permanece na obra da instituição, chamado Instituto João XXIII, trabalhando com crianças e colocando em prática o carisma do Fundador "crianças e jovens pobres no mundo do trabalho". O Instituto é um orfanato que acolhe crianças e jovens abandonados, que presenciavam violência entre familiares e também sofriam violências e outras eram retiradas das ruas. Eram quase 200 alunos internos, que eram cuidados pelos religiosos. Dentro da própria instituição, tinha a escola, oferecendo ensino básico e médio. Para os mais avançados, a instituição buscava benfeitores padrinhos que pudessem ajudar a custear a faculdade para os que já haviam concluído o ensino médio. Em Ponta Grossa, concluí a etapa de Teologia pela Universidade Católica do PR. Permaneci em Ponta Grossa por 4 anos, e depois recebi a primeira obediência para a cidade de Matelândia, próxima a Foz do Iguaçu, assumindo a escola Agrícola. Apesar do nome, era um internato, e ali também tínhamos Paróquia. Permaneci ali por dois anos, onde já havia concluído a etapa dos quatro anos de vida religiosa, momento em que o candidato pode fazer o pedido para os votos Solenes, os Votos Perpétuos, onde você professa definitivamente como consagrado na vida religiosa. No dia 24 de novembro de 2001, solenidade de Cristo Rei do Universo, professei solenemente os votos perpétuos, na presença do Superior Geral Padre Enzo Turiccieni, e com a presença de inúmeros sacerdotes da Congregação e da diocese de Foz do Iguaçu. Ali também estavam presentes membros da minha família, minha mãe Antônia Dourado (de saudosa memória), minha irmã Terezinha, junto com seu esposo Agenor, tios e tias. Como irmão consagrado, recebi como obediência trabalhar no Seminário Menor de Matelândia, onde permaneci por 8 anos como formador. Com a visita canônica do Superior Geral em dezembro de 2005, recebi a segunda obediência para ser transferido à comunidade do Chile, especificamente em Talca, na sétima região de Maule", acrescentou.





Passagem pelo Chile





Já no Chile, irmão Edmundo dedicou seu trabalho na Escola João Piamarta, onde atuou por dez anos. Conforme conta, era uma escola com quase 3.300 alunos, e também na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, tendo aulas durante o dia e, à noite, prestava serviços na Paróquia. Ele relata que permaneceu lá até janeiro de 2015, época em que perdeu sua mãe, e então retornou para o Brasil, com autorização do seu superior para dedicar aos cuidados de seu pai.  Ir. Edmundo enfatiza, no entanto, que as adaptações no Chile não foram fáceis.





“Eu tinha a opção do Chile ou da Itália, mas na Itália seria mais delicado, pois meus pais já estavam idosos. Só avisei minha família, inclusive, depois que já estava no Chile. A alimentação, o espanhol, enfim, tudo era muito novo. O primeiro desafio foi a comunicação. Lá, a comunicação é muito exigente. Até as crianças, mesmo de forma simples e ingênua, corrigem você. Demorei dois meses para conseguir falar pelo menos o básico em espanhol. O resto foi aprendido na convivência. Na comunidade religiosa, convivíamos com brasileiros, chilenos e italianos, mas só falávamos em espanhol. Até na volta para o Brasil, houve uma dificuldade muito grande. Trocava a língua às vezes. A alimentação também é bem diferente. Eles não comem arroz nem feijão todos os dias. Tinha carne e outras variedades de pratos típicos da região. "Além de renunciar meu país, pelo menos arroz tem que ter todos os dias", revelou Irmão Edmundo.





Ele elogia muito o país em muitos aspectos, inclusive quanto ao cumprimento das leis e à formação acadêmica em educação em tempo integral.





"Se um aluno está fardado fora da aula, pego fora do estabelecimento educacional, a Polícia recolhe o aluno e o leva até à família e procura saber o que aconteceu. No mês de setembro, mês da Pátria, eles celebram o mês todo. Toda casa você encontra uma bandeira do Chile hasteada. O baile típico é o baile da cueca, onde o galo tenta conquistar a galinha. Tomar uma cerveja na rua, na praia, não é permitido. Só pode tomar bebidas em locais fechados e que não tenham presença de crianças. As leis são bastante rigorosas. Aprendi a gostar do Chile. Os chilenos são acolhedores. Quando eles se apegam, é como se fôssemos irmãos verdadeiros deles. Mesmo depois de nove anos após ter deixado o Chile, eles mantêm o contato e dizem ter saudades e que esperam o retorno em uma próxima oportunidade. Eles são bons. A única coisa que não tenho saudades foi o terremoto. No dia 27 de fevereiro de 2010, o Chile enfrentou um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, seguido de um tsunami com ondas de mais de 3 metros. O fenômeno foi o segundo mais forte da história do país e deixou um saldo de 525 mortos e centenas de feridos, além de um rastro de devastação. Foi na madrugada o ocorrido e a experiência é pavorosa. E após isso, um cenário de guerra. Faltando água, energia, alimentos, havendo saques em supermercados, toque de queda, sem rede de comunicação, busca de conhecidos entre escombros, foi terrível", disse.





Por que é conhecido como irmão Edmundo?





A diferença, conforme explicada, reside exatamente na vida religiosa em comparação à vida clerical. “O Padre Diocesano permanece na Diocese e não faz os votos de obediência, pobreza e castidade. Ou seja, são chamados a viver a castidade pelo ministério e obediência ao seu Bispo. Outra diferença é que permanecem sempre na Diocese, estão sob a Jurisdição de um Bispo. No nosso caso não, nós pertencemos a uma Congregação Religiosa. Temos um superior geral, o sucessor do Fundador. Toda uma estrutura e um estilo de vida diferente do Diocesano. Os religiosos se definem pelos conselhos evangélicos, os votos de pobreza, obediência e castidade e sempre vivem em comunidade. A nossa obediência é ao sucessor do Fundador.  Atualmente, o sucessor de São João Batista Piamarta, no caso, o Padre Benedetto, que seria como um Bispo, ou seja, há obediência ao Superior. E nós não permanecemos muito tempo em uma comunidade. O máximo que permanecemos são 5, 6 anos, depois somos transferidos. Na Congregação também temos aqueles que fizeram a opção pelo ministério ordenado, mas sua primeira identidade é a vida consagrada. Como carisma, trabalhamos em escolas, orfanatos, obras sociais e paróquias. O irmão consagrado não opta pelo ministério ordenado, ele assume outras funções, seja na paróquia, na educação, dentre outras especialidades voltadas para a formação das crianças e jovens, e administrativas. O Padre Diocesano exerce o ministério ordenado, assumindo a paróquia e outras funções estabelecidas pelo seu Bispo.”





Nova missão





Irmão Edmundo sairá novamente de sua terra, Dom Basílio, para uma nova missão. Ao que tudo indica, segundo ele, está previsto que isso aconteça até o final do mês de julho. “Quando cheguei em Dom Basílio em 2015, logo após o falecimento de minha mãe, eu me dediquei aos cuidados do meu pai. Somos uma família reduzida. Só tenho uma irmã. Nos primeiros meses que cheguei, o Padre Rinaldo Silva Pereira estava Pároco em Mucugê, mas também estava dando assistência à paróquia de São João Batista em Dom Basílio. Diante dessas dificuldades, o Padre Rinaldo me chamou à casa Paroquial, a pedido de Dom Armando Bucciol, me apresentando a proposta e um pedido de ajudar na Paróquia para assistir melhor às comunidades das zonas rurais, nas celebrações de exéquias e também na Paróquia, visto que o Padre nem sempre estava na Paróquia. Quando ele me fez a proposta, eu disse, não posso assumir a princípio, sem antes consultar meu superior geral, porque vim a Dom Basílio não para cuidar da Paróquia, mas sim do meu pai. Porém, o superior geral concedeu essa autorização, porque para mim seria algo bom, estar me ocupando com algo que no dia a dia eu já fazia. Tínhamos um bom relacionamento. Padre Rinaldo, mais que amigo, é um irmão, acolhedor e recíproco. Sentávamos sempre antes de terminar o mês para elaborar a agenda do mês seguinte. Fazíamos um rodízio sempre para que todas as comunidades fossem assistidas. Fazíamos sempre um apanhado antes de tomar as decisões. Foram sete anos. Em seguida, o Padre Rinaldo foi transferido para a Paróquia de Rio de Contas e chegou o Padre Júlio Cesar, e já não tinha mais aquela necessidade, pois havia um padre fixo na Paróquia dando assistência às comunidades, sem precisar sair para outras Paróquias. Ainda assim, continuamos dando continuidade, até chegou o momento que ele assumiu definitivamente, e eu fiquei com algumas outras celebrações, caso fossem necessárias, e assim ficou até o momento. Mas com o falecimento do meu pai ocorrido em 18 de novembro do ano de 2023, minha permanência em Dom Basílio já não tem mais sentido. Ainda que tenha a questão de afeto, de carinho, e sei que é recíproco”, declarou.





Ainda segundo conta, depois desse período, a congregação pediu que ele retornasse à missão.





“Não está 100% definido. Havia uma proposta do superior para que fosse para a Itália ou assumisse a casa de formação do Seminário de Filosofia de Fortaleza, casa de onde também foi formando. “Então estou concluindo essa etapa onde também dediquei esses dois anos, da gestão do prefeito Roberval, na coordenação pedagógica do Colégio São Gaspar Bertoni, Povoado de Itapicuru. Vai ter essa interrupção. Ainda está por decidir, mas creio que será o Seminário de Fortaleza, onde temos o Seminário, a escola e também a Paróquia”, revelou.





Passagem pela Itália





Mesmo de forma modesta, Irmão Edmundo também esteve na Itália. Segundo o Religioso, a passagem foi muito rápida e durou pouco mais de um mês. “Foi o período da Canonização do nosso fundador, realizada em 21 de outubro de 2012, na qual Papa Bento XVI o proclamou santo para a Igreja Católica Romana. Tivemos a oportunidade de visitar a Itália e a França, especificamente Milão. Visitamos as Terras de São Francisco de Assis, mas não foi uma morada, apenas uma visita às obras da instituição, incluindo a fundação, onde está o túmulo do fundador. Foi apenas um período de convivência, não de moradia. Tivemos a possibilidade de estarmos próximos do Papa Bento naquela ocasião. Foi uma experiência belíssima.”





Esfriamento do amor do ser humano em Cristo





Sobre esse assunto, Irmão Edmundo foi muito profundo ao se pronunciar: “Quando um ser humano tem esfriamento com relação a Cristo, ele está passando por um esfriamento de si mesmo, do amor próprio, porque Cristo se manifesta a partir do momento em que você se ama, permite ser amado, e abre horizontes para descobrir que Cristo se manifesta no cotidiano da sua vida. Cristo se revela nos acontecimentos da sua história, da sua experiência, no seio da família. Quando nos afastamos de Deus, abrimos as portas para Satanás; ou seja, tornamo-nos suscetíveis ao mal em nossa vida. A busca por Deus é necessária não ocasionalmente. Não é como ir à farmácia comprar medicamentos quando está doente, ou ao supermercado comprar alimentos porque está com fome. É necessário se alimentar todos os dias, cuidar do bem-estar todos os dias. E com Cristo? Quando você sente a necessidade de estar com Ele, de silenciar, de buscá-lo? É no dia a dia. Porque quando você enfrenta dificuldades, você aprende a conviver com elas e percebe que precisa de Cristo. E você precisa d’Ele não apenas nos momentos de dificuldade, mas no cotidiano, quando busca na oração, no silêncio, no seu quarto, no seu diálogo pessoal, quando conversa com as famílias de Deus. Quando você ama alguém e fala dessa pessoa, você fala com entusiasmo, com propriedade, com identidade. Mas quando vai falar de Deus, você pergunta a alguém: 'Quem é Deus?' E a pessoa se sente pobre, não sabe o que dizer sobre Deus. Porque você tem pouco relacionamento com Deus, conhece pouco a Ele, não tem intimidade com Ele. Você não vai falar com Deus com palavras bonitas, com palavras eloquentes. Você vai falar com Deus do cotidiano. Vivemos numa agitação frenética. Não temos tempo, não queremos ouvir. As redes sociais já oferecem a opção de acelerar a comunicação, com áudio. Não temos tempo para ouvir, acolher o outro, visitar, estar com o outro.  E hoje, com as redes sociais, nossas amizades, se já eram reduzidas, agora são ainda mais. Não temos mais amigos como antes, para conversar, discutir problemas pessoais, passar o tempo juntos, jogar bola. Era bom estar junto. Passamos tempo diante de uma tela. Esse espaço foi substituído por uma rede social, onde não olhamos mais nos olhos dos amigos. Não há mais contato. O contato é importante, o abraço, o toque da mão é importante. Quando acontece uma tragédia, é apenas mais uma. Não temos mais a sensibilidade de nos colocar no lugar do outro, da família que sofre, de estar com aquela família. Aprendemos isso durante a pandemia de Covid-19. Ouvíamos os números, era apenas mais um número. Parece que algo já não nos assusta mais. Estamos perdendo a humanidade, e se estamos perdendo a humanidade, estamos nos distanciando de Cristo, deixando de permitir que Ele fale aos nossos corações. Todas essas coisas nos afastam de Cristo”.





Ainda dá para acreditar na humanidade?





"É possível acreditar. Enquanto há vida, há possibilidade de mudanças, de transformação. De você retomar um caminho onde não vale a pena insistir naquele caminho. Mas é preciso, acima de tudo, que aqueles que já têm impregnado em si o amor de Cristo, a humanidade, façam transcender, mas sem querer convencer. Às vezes tentamos convencer o outro. Isso é uma ideia errada e equivocada. Somos instrumentos nas mãos de Deus, quando meu agir, meu comportamento, meu expressar, chega às outras pessoas. Quando sou capaz de perceber que um jovem está trilhando um caminho escuro, eu não vou condenar. Muitas vezes vivemos numa sociedade que aponta o dedo, que condena. Bata no ombro daquela pessoa. Busque uma conversa, um diálogo. Diga que está do lado dela. Muitas vezes a pessoa não precisa de perguntas, precisa apenas que você abra o ouvido para escutá-la. Escute suas mazelas, suas fraquezas, suas fragilidades. É impossível pensar em salvar a humanidade inteira, seria uma pretensão, porque só Jesus Cristo pode. Mas se você conseguir salvar uma pessoa do mundo das drogas, se eu puder ajudar uma pessoa, se eu puder tirar uma pessoa do caminho do mal, já é uma grande coisa. Se você libertar aquela pessoa da violência familiar, quantos irmãos nossos descobrirão o amor de Deus? Em uma das celebrações que presidi, de um funeral, estava presente uma irmã evangélica. Depois da celebração, um membro da comunidade me disse: 'irmão, aquela irmã se sentiu tão tocada, tão amada, que decidiu voltar para a Igreja'. Não é a intenção de tentar convencer a pessoa, mas a forma como você a acolhe. Você acolhe o drogado, a prostituta, o homossexual, ou seja, tem abertura. A pessoa precisa sentir-se amada. Você precisa sentir-se amado. O amor supera tudo. O amor supera o ódio. A acolhida, o abraço. Precisamos mudar essa mentalidade. Quando olhamos para o mundo, perguntamos: onde está Deus? Deus está ali. Mas eu que tenho que trazer Deus para o meu meio, para o meu grupo de amigos, para o diálogo. Não vamos viver num mundo sem problemas. Os pais querem criar os filhos no super protecionismo. Temos que aprender a lidar com o luto, a derrota, com o não. Se eu digo para a criança apenas sim, no dia que ela receber um não, ficará frustrada. Temos que aprender a lidar com a nossa humanidade. Qual é a minha humanidade? Onde está minha fragilidade? Não tenho que querer mudar o outro, mas o que posso mudar em mim para que o outro faça diferença na minha vida. Então, esse é o processo para a chave da felicidade. Também encontramos na Igreja pessoas que te criticam, encontramos incompreensões, julgamentos, pessoas que te excluem, que falam mal de você. Se você faz 99 ações boas, mas faz uma equivocada, as 99 vão para o chão. Temos que ter muito cuidado na questão dos nossos julgamentos, na questão de lidar com o outro."





Mensagem final





"Acho que a mensagem é gratidão. Não só ao povo de Dom Basílio, mas à Diocese de Livramento, muitos de Bom Jesus do Taquari, à Paróquia de Rio de Contas, inclusive Arapiranga. Dizia Dom Armando que eu estava me apaixonando por Arapiranga, porque várias vezes estive por lá presidindo o tríduo pascal. Gratidão ao povo de Dom Basílio. Um povo amado, querido, simples. Sempre fui muito acolhido, muito amado pelo povo. Sempre procurei ser uma pessoa muito simples, para o povo, de acolher, o pobre, o rico, a criança, o jovem, em qualquer lugar que seja. A acolhida, que sempre tive também por parte da comunidade, do nosso povo. Uma palavra de gratidão, que eu não poderia deixar de dizer, especialmente ao Padre Rinaldo, que foi aquele que me acolheu, que me apoiou, que me incentivou, que foi um irmão na caminhada. Ao padre Marcelo, na Paróquia de Bom Jesus no Taquari. Dom Armando que sempre foi aquele pai, sempre acolheu, apoiou, incentivou. A todos da paróquia de São João Batista, a todas as comunidades. Vai comigo uma bagagem. Há noites que já não consigo dormir, tranquilo, pensando na saída. Já até pensei que minha saída será um pouco escondida, para não ter que me despedir das pessoas, porque sei que vai doer muito, a questão da família, do apego. Cumpri minha missão. Meu pai dizia ‘filho não me deixe’ e até o último instante eu estive ao seu lado. Fui fiel aos meus pais, seja em vida e até o dia em que Deus os chamou. Não me arrependo de momento nenhum. Agradeço a Deus minha formação, o que eles me deram, e que contribuí até o final. Mas o deixar, traz marcas. Dá saudades dos amigos, das famílias, das comunidades. Contudo é preciso porque amo minha vocação. Sou feliz como religioso, como consagrado. Não sou um religioso perfeito, tenho minhas falhas. Não peçam um religioso perfeito, não peçam um padre perfeito, um religioso santo, um padre santo. Não existe. Mas estamos em um processo de santidade. Que todos possam rezar por mim na minha busca pela minha santidade, na minha busca por ser melhor.  E espero ter sido um sinal da presença de Deus na vida de tantas pessoas, seja nas celebrações de exéquias, nas celebrações nas comunidades, nas festas dos padroeiros nas visitas das famílias, no hospital ou para aqueles que necessitaram e que buscaram. Não levo mágoa de ninguém, nem ressentimento. Aquilo que não foi feito para o bem, Deus toma conta. Posso resumir com uma única palavra. Gratidão! Agradecendo ao Sudoeste Total por esta oportunidade de entrevista. Que Deus te abençoe hoje e sempre!”, finalizou.

MP recomenda ao Município de Guanambi realização de concurso público para a Procuradoria Jurídica

MP recomenda ao Município de Guanambi realização de concurso público para a Procuradoria Jurídica
Foto: Divulgação/PMG

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, recomendou na última segunda-feira, dia 22, ao Município de Guanambi que, no prazo de 180 dias, promova a realização de concurso público de provas ou provas e títulos para o preenchimento dos três cargos vagos de Procurador Jurídico do Município. Segundo a promotora de Justiça, apesar da existência do cargo de Procurador na estrutura administrativa do Município e de servidor público devidamente nomeado e empossado no referido cargo no ano de 2002, após prévia aprovação em concurso público, “o Município mantém a sua Procuradoria Jurídica inativa e desassistida, optando por realizar desvio de função e contratações de assessores jurídicos em nítida violação à legislação pertinente”, destacou. No documento, o MP recomendou ainda que, no prazo de até 90 dias, o Município adote as providências necessárias para o efetivo funcionamento da Procuradoria Jurídica, inclusive promovendo o retorno do Procurador Jurídico para seu cargo de origem, se ainda não ocorreu. Quanto à contratação de escritórios de advocacia/sociedade individual, recomendou que seja observada a obrigatoriedade da licitação, salvo as situações que se encaixam em inexigibilidade do processo licitatório.

Polícia Civil investiga professora por crime de peculato em Itamaraju

Polícia Civil investiga professora por crime de peculato em Itamaraju
Foto: Ascom/PC

Investigações sobre denúncias acerca de possíveis desvios de recursos de cartões do auxílio estudantil, do programa do Governo do Estado, o qual distribui valores de R$ 150,00 para estudantes assíduos, são realizadas pela Delegacia Territorial (DT/Itamaraju). Uma professora é investigada pela equipe da unidade policial. Equipes da delegacia cumpriram um mandado de busca e apreensão na unidade escolar da rede estadual, naquele município, nesta quinta-feira (25). Na ação, foram coletados documentos e outros elementos que identifiquem todas as vítimas que tiveram seus benefícios desviados, bem como as circunstâncias da prática delituosa. Durante as ações investigativas, algumas vítimas foram identificadas. Os estudantes informaram que não receberam o cartão auxílio estudantil e em contato com a central de atendimento foram informados que compras foram realizadas em estabelecimentos comerciais da cidade, enquanto outros informaram que não tinham conhecimento da existência do cartão. As equipes analisam imagens de câmeras de vigilância dos estabelecimentos da cidade, as quais comprovam que a servidora realizava compras, utilizando diversos cartões em nome dos estudantes. A servidora terá que cumprir medidas cautelares, dentre elas, o afastamento das suas funções pelo prazo de 180 dias, pagamento de fiança, bem como monitoramento eletrônico. As investigações seguem com o objetivo de esclarecer o caso e a responsabilização da autoria.

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior da Bahia

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior da Bahia
Foto: Ascom/SSP-BA

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), em Feira de Santana, Ilhéus e Alagoinhas. Os fugitivos tinham mandados por homicídios e tráfico de drogas. Os criminosos foram presos por equipes do 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Alagoinhas) e das 68ª e 64ª Companhias Independentes da Polícia Militar. Após a captura, o trio foi encaminhado à Policia Interestadual (Polinter), onde permanece à disposição da justiça. Com mais três alcançados, a ferramenta já auxiliou a Segurança Pública na recaptura de 286 foragidos neste ano. Ao todo, são 1.539 fugitivos presos após a implementação da tecnologia no estado.

Programa Cisternas investe R$ 570 milhões em 2024

Programa Cisternas investe R$ 570 milhões em 2024
Foto: Sudoeste Total

O acesso à água potável ainda é um desafio para milhões de pessoas que moram nas regiões do Semiárido e Amazônica do Brasil. Visando promover a segurança alimentar e hídrica para essa população, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está investindo R$ 570 milhões na implantação de cisternas em 2024. São tecnologias de acesso à água tanto para consumo, quanto para produção. Do valor total para esse anos, R$ 420 milhões serão provenientes do orçamento do MDS e R$ 150 milhões do Fundo Amazônia. Em 2023, o Governo Federal retomou os investimentos no Programa Cisternas, que havia sofrido uma drástica redução nos últimos anos. O ministro Wellington Dias explica que se trata de uma política pública de implementação simples e de baixo custo. Na nova fase do programa, já estão em construção mais de 51 mil cisternas no semiárido, que serão distribuídas por dez estados: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Piauí, Ceará e Maranhão. Com capacidade para armazenar 16 mil litros de água, as cisternas garantem o abastecimento de uma família de até cinco pessoas por até oito meses, durante o período de estiagem. A água da chuva é coletada do telhado das casas, através de calhas, e direcionada para o reservatório.

Famílias assentadas na Bahia recebem cadastros estaduais florestais

Famílias assentadas na Bahia recebem cadastros estaduais florestais
Foto: Acervo pessoal

Trinta e dois documentos do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) foram entregues, em 19 de abril (sexta-feira), na sede do Incra na Bahia, a representantes de assentamentos do estado, atendendo 1,9 mil famílias beneficiárias. O documento equivale ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Nos últimos quatro meses, somam-se 92 cadastros em posse dos trabalhadores da reforma agrária na Bahia. Em dezembro de 2023, o Incra concedeu 60 deles às famílias. Com o Cefir em mãos, os agricultores poderão acessar novas políticas públicas, incluindo o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nesta segunda etapa de entregas, foram contemplados 18 municípios baianos. Só em Vitória da Conquista, seis assentamentos receberam o Cefir. Em Boa Vista do Tupim e Itaetê são três áreas da reforma agrária, cada, beneficiadas. Já em Iguaí, Iramaia, Santo Amaro e São Sebastião do Passé foram dois assentamentos de cada município a receber o documento. Para o assentado e liderança de movimento social, Paulo Cesar de Souza, o Cefir tanto possibilitará a obtenção da regularidade ambiental dos assentamentos, como o acesso a novas linhas de financiamento. “Vai melhorar as nossas vidas, pois poderemos ampliar a produção. Essa é mais uma conquista para as famílias contempladas”, considera.

Bahia assina adesão ao Novo Viver sem Limite

Bahia assina adesão ao Novo Viver sem Limite
Foto: Gustavo Gloria

Investimentos de R$ 6,5 bilhões – e cerca de 100 ações – marcam o Novo Viver sem Limite que, a partir desta terça-feira (23), conta com a adesão do estado da Bahia. O ministro dos Direitos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, e o vice-governador, Geraldo Júnior, estiveram na solenidade de formalização da parceria. O plano é uma iniciativa do governo federal e propõe um Brasil mais inclusivo e igualitário, com proteção e promoção dos direitos das pessoas com deficiência do país. Durante o evento, o ministro Silvio Almeida deu destaque ao compromisso inadiável para com os direitos das pessoas com deficiência. “Que esse momento da assinatura do Novo Viver sem Limite seja mais um capítulo na formação do país que nós queremos viver. Falar de direitos humanos é falar de um mundo em que as pessoas podem ser a melhor versão de si mesmas. É o mundo que dá as condições para que as pessoas possam ser aquilo que podem ser de melhor”, celebrou, ao refletir sobre o tema da conferência, "Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das Pessoas com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo". Secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Anna Paula Feminella chamou atenção para a importância da assinatura justamente durante a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia, que conta com ampla participação de representantes da sociedade civil. “O sucesso da participação social é também o sucesso da construção e da consolidação de um país mais justo e democrático. Desejo que a gente viva um mundo sem limites, coletiva e solidariamente, como uma comunidade interdependente e que todos se apoiam. Porque é conosco, e não sem nós, que a roda da história há de girar”, declarou Feminella. Para o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, o momento é de reflexão e de estreitamento da relação com o governo federal, além de ampliar as políticas de inclusão social. “Hoje, aqui, é um exemplo do reforço da cidadania, da acessibilidade e, acima de tudo, do respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Hoje estamos celebrando mais uma página dessa história”, completou. Entre as autoridades, também estiveram presentes o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas; o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede), Sidney Reis; e a representante da Associação Baiana para Cultura e Inclusão (Abaci), Cristina Gonçalves.

Anac instaura processo para apurar morte do cachorro Joca

Anac instaura processo para apurar morte do cachorro Joca
Foto: reprodução de redes sociais

Lamentando a morte do cachorro Joca em voo da Gol Linhas Aéreas e solidarizando-se com o tutor do animal, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou processo administrativo para apurar os motivos que levaram à morte do cachorro Joca no voo G3 1527 entre o Aeroporto de Fortaleza (CE) e Guarulhos (SP). A abertura do processo ocorreu após pedido de informações à empresa aérea pela Agência e realização de reunião entre o diretor-presidente da Agência, Tiago Pereira, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A Anac solicitou à Gol, entre outras, informações sobre as condições de transporte do animal, o seu envio para localidade diversa da contratada e as condições para a prestação desse tipo de serviço. O objetivo é abrir processo de fiscalização conforme as constatações apuradas. A Anac esclareceu, no entanto, que o transporte de animais de estimação e animais de assistência emocional, quando ofertado pelas empresas aéreas, implica a responsabilidade destas pelos animais transportados desde o embarque até o recebimento, aplicando-se as disposições constantes do contrato firmado entre as partes. Adicionalmente, as disposições da Portaria nº 12.307/2023, que aborda as condições gerais do transporte aéreo de animais no contexto de voos de passageiros, destacam que, nos casos de dano causado ao animal de estimação ou de assistência emocional no decorrer do transporte, o transportador aéreo deverá indenizar o passageiro nas formas elencadas pela Resolução nº 400.

Pobreza cai para menor índice registrado desde 2012, indica IBGE

Pobreza cai para menor índice registrado desde 2012, indica IBGE
Foto: Carlos Eugênio Alves

A taxa de pobreza no Brasil caiu para 27,5% em 2023. É o menor patamar de índice de pobreza registrado no país, desde 2012, quando foi iniciada a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. O levantamento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, a taxa de pobreza no Brasil estava em 31,6%. A diferença para o ano seguinte aponta que a redução da pobreza foi de 4,2 pontos percentuais. Em números absolutos, mais de 8,5 milhões de indivíduos saíram da pobreza em 2023. O recuo ocorre em 26 das 27 unidades da Federação. O estado do Amapá lidera a lista com a queda mais expressiva de pobreza (-14,8 pontos percentuais), caindo de 47,8% em 2022 para 33% em 2023. Depois, figuram os estados de Roraima (-9,5 pontos percentuais) e Amazonas (-9,3 pontos percentuais). “Nós vamos continuar na missão de diminuir cada vez mais a pobreza e combater a fome no Brasil. Em um ano, já conseguimos ver mudanças importantes na vida das famílias e seguimos trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população”, reforçou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A análise do cenário foi realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), órgão vinculado ao governo do Espírito Santo, a partir dos resultados da PNAD Contínua, divulgados na última sexta-feira (19.04). O estudo do IBGE, que apura informações relacionadas ao rendimento recebido pela população, como trabalho, pensões, aposentadorias e outros, concluiu que o Programa Bolsa Família reduz as desigualdades socioeconômicas no Brasil. O diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira, também atribui o recuo da pobreza às políticas públicas de assistência social, assim como às ações de melhoria no ambiente econômico, à geração de emprego e ampliação da renda. “Esse resultado evidencia o desenvolvimento de um trabalho conjunto, de integração dos esforços com o Governo Federal”, afirma. Com a melhora do mercado de trabalho e maior alcance do número de beneficiários de programas sociais, a massa de rendimento mensal domiciliar per capita chegou a R$ 398,3 bilhões, outro recorde registrado pela PNAD Contínua.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.