Início Arquivo Abril de 2024

Abril de 2024

Encontramos 306 Notícias

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Correios lança selo e carimbo em homenagem a Gilberto Gil
Foto: Marcelo Jorge Amaral/Correios

Os Correios realizaram na sexta-feira (26), o lançamento do selo e carimbo do cantor baiano Gilberto Gil, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. Além de Gilberto Gil, participaram da solenidade de lançamento Flora Gil, Lucinha Araújo, Narcisa Tamborindeguy, familiares, amigos e empregados dos Correios. Representando o presidente dos Correios Fabiano Silva dos Santos, a Diretora de Governança e Estratégia, Juliana Picoli Agatte falou sobre a escolha de Gil para estrear a Série Personalidades: “A escolha de Gil para estrear esta série que celebra os nossos expoentes não se deu por acaso. Embaixador da cultura no Brasil e no mundo, Gilberto Gil tornou-se símbolo não só da musicalidade, mas da alma e das riquezas do nosso país. Com sua vasta militância em prol do ser humano e da vida, Gilberto Gil sempre foi uma voz expressiva, atual e atuante na defesa da pluralidade e do respeito à diversidade e sustentabilidade do planeta.” Emocionado, Gilberto Gil falou sobre a alegria de estar em um selo dos Correios: “Quando falamos de Correios, de selos, nos lembramos fortemente desse aspecto afetivo extraordinário, esse trânsito afetivo que as cartas, as mensagens, os telegramas, que os selos representam na vida de todos nós. É uma empresa que leva adiante sua função de ampliar os aspectos abrangentes da vida brasileira em todos os sentidos, em especial fazer transitar no país e para fora, a vida afetiva.” Gil também contou como os Correios estão associados a uma parte da sua história musical: “Tenho uma lembrança bem interessante associada diretamente ao meu próprio trabalho de artista, fui aos Correios no centro de Florianópolis há muitos anos levar uma encomenda, uma fita k7 cuidadosamente acondicionada para mandar para o Rio de Janeiro, para os Paralamas do Sucesso, especialmente para o Herbert Viana que tinha me mandado essa fita há uns 2 dias. Eu tinha ido a essa mesma agência dos Correios receber essa fita e lá no hotel, em frente ao mar, eu escrevi a letra de ‘A novidade’. É uma lembrança imediatamente associada a esse espírito, das asas que os selos representam, as asas que cruzam, junto com as cartas e mensagens, cruzam as terras, os mares, chegam aos lugares e às pessoas.” O selo institucional de Gil é o primeiro da Série “Personalidades”, criada pela estatal para celebrar expoentes brasileiros da música, das artes cênicas e dos esportes. A emissão, composta por fotografia do acervo do próprio cantor registrada pelas lentes de Karyme França, já está disponível na Loja Online e também pode ser encomendada nas agências dos Correios.

Bioma exclusivamente brasileiro, Caatinga oferece vários destinos de ecoturismo

Bioma exclusivamente brasileiro, Caatinga oferece vários destinos de ecoturismo
Foto: Sudoeste Total

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril. A data foi criada para homenagear este bioma 100% brasileiro e conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental. A caatinga ocupa 10,1% do território nacional e engloba os seguintes estados: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e o norte de Minas Gerais. Cerca de 28 milhões de pessoas vivem nesse ambiente. 





A Caatinga é emprego, é renda, é casa, é turismo e isso é bom para todo mundo! Por isso, a Agência de Notícias do Turismo separou alguns destinos com passeios maravilhosos para você conhecer esse bioma tão diverso. É só viajar nas palavras e já planejar seu próximo destino. 





Chapada Diamantina (BA) 





Os mais de 38 mil km² repletos de vegetação bem preservada, cachoeiras grandiosas, trilhas desafiadoras, grutas de beleza irretocável e charmosas cidades fazem da Chapada Diamantina um dos destinos mais procurados e conhecidos do Brasil. O Parque Nacional da Chapada Diamantina engloba três biomas: o cerrado, a mata atlântica e a caatinga, que pode ser apreciada na divisa da Bahia com Minas Gerais, próximo à cidade de Lençóis, que fica a 427 km de Salvador. 





Os turistas se encantam com os incríveis paredões rochosos, a beleza das cachoeiras da Fumaça e do Buracão e a paisagem deslumbrante da trilha da Cachoeira do Mosquito. O pôr do sol no Morro do Pai Inácio proporciona uma vista panorâmica da Chapada. Imperdível é o banho de rio no parque da Muritiba, que também contempla trilhas de alta e média complexidade e várias paisagens interessantes e diferentes. O local é o principal destino de trekking na Bahia. 





Canindé de São Francisco (SE) 





Este local instagramável reúne gigantescas rochas avermelhadas cortadas pelo famoso Rio São Francisco, a cerca de 200 km de Aracaju. O Cânion do Xingó é a principal atração local, passeio obrigatório para quem visita a cidade. Esse imponente monumento natural é considerado o 5º maior cânion navegável do mundo e a melhor forma de conhecê-lo é de catamarã, escuna ou lancha, terminando com um refrescante banho nas águas cristalinas do Velho Chico. O lugar foi palco de produções da minissérie Amores Roubados e as novelas Cordel Encantado e Velho Chico. 





Já a região do Vale dos Mestres tem paisagens típicas do sertão, natureza preservada e piscinas naturais muito convidativas. Fica a aproximadamente 30 km do centro de Canindé e abriga sítios arqueológicos que revelam pinturas rupestres datadas de 3 mil anos atrás. 





A presença dos cangaceiros em Canindé foi marcante. Na divisa com Poço Redondo fica a Trilha do Angico, caminho no meio da caatinga para chegar à grota onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos e decapitados. Suas cabeças foram levadas para Piranhas (AL), ali pertinho, e expostas nas escadarias da prefeitura. Em Piranhas fica o Museu Arqueológico do Xingó, espaço que expõe objetos encontrados em mais de 50 sítios arqueológicos. 





Reserva Natural Serra das Almas (CE) 





Para quem procura por trilhas e caminhadas na caatinga, o destino ideal é a Reserva Natural Serra das Almas, que fica no município de Crateús, a 185 km de Fortaleza. A fauna e a flora locais são diversificadas e garante muitos atrativos para os apaixonados por ecoturismo. 





O local é reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga e é uma área aberta para visitação. Conta com alojamento, refeitório, laboratório, auditório e seis trilhas ecológicas. Uma delas totalmente acessível, pavimentada e com percurso de 500 metros. Foi construída com material reforçado e com a largura necessária para comportar as dimensões de cadeiras de rodas e outros dispositivos usados por pessoas com baixa mobilidade: muletas, bengalas e andadores. 





As outras trilhas são a das Arapucas, com 6 km de extensão, atravessando os pontos de maior altitude da reserva; do Lajeiro, com percurso de 1,2 km, passando por plantas que são símbolo da caatinga, como o mandacaru, o xique-xique, a macambira e a coroa-de-frade; dos Macacos, com 2 km que terminam em uma pequena cascata; da Encosta, para quem gosta de escalar e tem preparo físico; e a maior de todas, da Gameleira, com 16 km. 





Lajedo de Pai Mateus (PB) 





O município é um sítio arqueológico com formações rochosas que fica em Cabaceiras, a 190 km de João Pessoa. Trata-se de uma elevação rochosa de 1 km quadrado, no formato de um prato de sopa invertido, sobre a qual estão dispostos cerca de 100 imensos blocos arredondados de granito, formando uma das paisagens mais inusitadas e belas do planeta. Essa região do Cariri Paraibano fica situada em meio a mata de pequeno porte denominada caatinga arbustiva. Quem visita o lugar diz que o Lajedo de Pai Mateus é o melhor local para se ver o pôr do sol da caatinga. 





Santana do Ipanema (AL) 





Aqui o turista encontra diversas atividades de ecoturismo, com trilhas e muita história, já que o famoso bando de cangaceiros comandados por Lampião andou por essas terras. No passeio guiado da Trilha da Serra da Camonga a grande atração é o maior mandacaru de Alagoas, além de outras imponentes árvores próprias da caatinga. Para os que curtem esportes radicais, há voos de parapente, escaladas e rapel nos paredões de rocha com mais de 30 metros de altura. A cidade de Santana do Ipanema fica a 205 km de Maceió. 





Vale do Catimbau (PE) 





O Parque Nacional do Catimbau tem uma beleza de tirar o fôlego. Além da grandiosidade de suas formações geomorfológicas milenares, que formam chapadões, cânions e cavernas, ele também possui sítios arqueológicos e pinturas rupestres datadas de 6 mil anos atrás. Para avistar as belezas naturais, o turista passeia por trilhas de baixo grau de dificuldade, aproveitando, também, a riqueza cultural da região, que conta com uma população que mantém vivas as tradições locais. 





Serra das Confusões (PI) 





O Piauí presenteia os apaixonados por natureza com a maior reserva do bioma Caatinga. O Parque Nacional Serra das Confusões possui mais de 823 mil hectares na região conhecida como Serra Vermelha. O local também é rico em história e conta o passado da humanidade por meio de sítios arqueológicos, cavernas e rochas. Aliás, as rochas deram nome ao Parque, por conta da confusão provocada pela mudança de cor das pedras conforme a luz do dia. Quem escolhe visitar o local vai encontrar a natureza intocada, composta por arbustos, flores, galhos retorcidos e os famosos mandacarus. 





Sobre a Caatinga 





O nome vem do tupi-guarani e significa mata branca, uma referência à cor dos troncos das plantas que perdem sua folhagem nos períodos mais secos. Em meio à paisagem seca em tempos de aridez, basta um pouco de chuva para tudo ficar verde, florescer e germinar, fazendo a vida pulsar mais forte. 





As principais características da vegetação da Caatinga são, solo raso e pedregoso, árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro). Destacam-se neste bioma: bromélias, xique-xique, mandacaru, embiratanha, acácia, juazeiro, macambira, maniçoba, umbu e mimosa. 





A fauna é bem diversificada. Entre os principais animais deste bioma estão a ararinha-azul, o sapo-cururu, a onça-parda, o macaco-prego, a asa-branca, a cotia, o tatu-bola, o sagui-do-nordeste, o preá, o tatupeba, o veado-catingueiro, o guigó-da-caatinga e o jacaré-de-papo-amarelo.

PM prende dois homens por roubo de motocicleta em Cândido Sales

PM prende dois homens por roubo de motocicleta em Cândido Sales
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na tarde deste sábado (27), policiais militares da 80ª CIPM prenderam dois homens por roubo no município de Cândido Sales. A guarnição realizava patrulhamento quando recebeu denúncia acerca de dois indivíduos que haviam sido contidos por populares, no distrito de Quaraçu, zona rural do município, pelo roubo de uma motocicleta. Os militares se deslocaram para o local apontado, oportunidade em que atestaram a veracidade da denúncia. Conforme a vítima, os infratores, de posse de uma arma de fogo, haviam tomado a motocicleta de assalto na noite anterior. No momento da prisão, a arma não foi encontrada. Os homens e a motocicleta foram conduzidos para o DISEP, em Vitória da Conquista, a fim de que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Mega-Sena acumula novamente e vai a R$ 6,5 milhões

Mega-Sena acumula novamente e vai a R$ 6,5 milhões
Foto: Sudoeste Total

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa na noite deste sábado (27) em São Paulo (SP). Com isso, o prêmio acumulou de foi a R$ 6,5 milhões. As dezenas sorteadas pelo concurso 2.718 foram: 06, 30, 34, 41, 46 e 59. De acordo com a Caixa, 21 apostas acertaram a quina. Cada uma levará R$ 88.273,53. Já a quadra saiu para 1.731 apostas ganhadoras, com prêmio individual de R$ 1.529,87. As apostas para o próximo concurso, que acontece na terça-feira (30), podem ser feitas ate as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Cliente da Caixa podem usar o Internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Posto Legal interdita cinco tanques de combustíveis no Norte do Estado por irregularidades

Posto Legal interdita cinco tanques de combustíveis no Norte do Estado por irregularidades
Fonte: Ascom/Sefaz-BA

Postos localizados na região norte do estado tiveram cinco tanques e 13 bicos de combustíveis interditados pela operação Posto Legal. No caso dos tanques, a interdição foi motivada por comercialização de óleo diesel com teor de biodiesel abaixo do padrão e etanol com baixo teor alcoólico, ambos fora das especificidades estabelecidas em legislação. As demais interdições ocorreram porque os postos apresentaram, nas bombas medidoras de combustíveis, segmentos de dígito e bico danificados, entre outras irregularidades. As interdições foram realizadas pela nova etapa da Posto Legal, encerrada nesta sexta-feira (26). Os municípios alvo desta etapa foram Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Irará, Ipirá, São Gonçalo dos Campos, Muritiba, Governador Mangabeira, Serrinha, Serra Preta, Santa Bárbara e Lamarão. No total, foram fiscalizados 43 estabelecimentos. O chefe adjunto do escritório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em Salvador, Vanjoaldo Lopes, explica que os postos podem revender somente o óleo diesel B com uma proporção definida de 86% de diesel e de 14% de biodiesel: “atualmente, pode haver uma variação no teor de biodiesel de 13,5% a 15,5%. Nesse caso, como a determinação do teor de biodiesel somente pode ser realizada em laboratório, coletamos três amostras, uma de cada tanque do mesmo posto, e as levamos para o laboratório da ANP na Bahia. Os resultados detectaram teores de biodiesel não conformes: 10,6%, 10,5% e de 5,5%, o que resultou nas autuações e interdições”. Já nas autuações e interdições dos dois tanques de etanol, as avaliações foram detectadas pelos testes de campo, realizados pelos fiscais da ANP. Estas ações retiraram do mercado 53.500 litros de óleo diesel e 10.500 litros de etanol, ambos em desconformidade com a legislação vigente. Estes quantitativos deverão ser reprocessados ou destruídos de forma que atenda à legislação ambiental. O Ibametro interditou quatro bombas por utilização de segmento de dígito danificado e identificou ainda, nos postos fiscalizados, irregularidades como ausência e divergência de inscrições obrigatórias, instalação elétrica irregular, mangueira e protetor do mostrador danificados, ausência de válvula de segurança, velocidade de abastecimento abaixo do mínimo permitido, bico de abastecimento danificado, falta de numeração nos bicos e teclado de predeterminação sem funcionar. Já o Procon-BA identificou irregularidades como venda de produtos sem preço ou vencidos, falta de placa de razão entre álcool e gasolina e ausência do Código de Defesa do Consumidor. A equipe da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), por fim, identificou três postos utilizando máquinas de cartão de crédito com CNPJ de outra empresa e 16 estabelecimentos com pendências no pagamento da taxa Feaspol (Fundo Especial de Aperfeiçoamento do Serviço Policial). Todas as infrações encontradas são passíveis de notificação, autuação, processo administrativo ou multa, a depender da situação. Vanjoaldo Lopes, da ANP, acrescenta que, de certo modo, a fiscalização da ANP continuará. “Foram coletadas 29 amostras de combustíveis, das quais quatro de etanol, quatro de gasolina e 21 de diesel, que serão analisadas em laboratório. Em caso de detecção de não conformidade em alguns destes combustíveis, os postos proprietários serão autuados. Além das coletas, a ANP notificou 11 postos para apresentarem documentos de movimentação de combustíveis. Em caso de não apresentação ou apresentação com falhas, os postos também serão autuados”, reforça.

Brasil retoma produção de insulina depois de duas décadas

Brasil retoma produção de insulina depois de duas décadas
Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira, 26 de abril, da cerimônia de inauguração da planta de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima (Minas Gerais). A oportunidade marca a retomada da produção do hormônio no país por uma empresa nacional depois de duas décadas e tem potencial para atender 1,9 milhão de pacientes. As ministras Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além da primeira-dama (Janja Lula da Silva), integram a comitiva. Com investimento de R$ 800 milhões, a fábrica tem capacidade para suprir a demanda nacional de insulina e favorecer o acesso dos pacientes com diabetes ao tratamento. O Brasil é um dos países com maior incidência de diabetes no mundo, com 15,7 milhões de pacientes adultos, segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF). A iniciativa é parte da nova estratégia para orientar a produção e a inovação nacional em saúde para atender ao Sistema Único de Saúde e para cuidar das pessoas, gerando emprego, renda e investimento no Brasil. A fábrica terá capacidade para 20 milhões de unidades de carpules (refis) de insulina glargina por ano - e, na sequência, de canetas de insulina. Além disso, poderá fabricar 20 milhões de frascos de outros biomedicamentos, como a insulina humana recombinante. A estimativa é de que a unidade, de 12 mil metros quadrados de área construída, gere 300 empregos diretos e 1,2 mil indiretos, num benefício para mais de seis mil pessoas.

Prévia da inflação fica em 0,21% em abril, diz IBGE

Prévia da inflação fica em 0,21% em abril, diz IBGE
Foto: Sudoeste Total

A prévia da inflação ficou em 0,21% em abril, 0,15 ponto percentual (p.p.) menor que a de março, quando variou 0,36%. O resultado foi influenciado pelo grupo de Alimentação e Bebidas, com alta de 0,61% e impacto de 0,13 p.p. no índice geral. O grupo Transportes foi o único a apresentar queda (-0,49%), com impacto de -0,10 p.p no índice geral. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi divulgado nesta sexta-feira (26) pelo IBGE. Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 3,77%, abaixo dos 4,14% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril de 2023, o IPCA-15 foi de 0,57%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas Transportes (-0,49%) registrou queda em abril. O maior impacto (0,13 p.p.) veio de Alimentação e bebidas (0,61%), seguido de Saúde e cuidados pessoais (0,78% e 0,10 p.p.). As demais variações ficaram entre o 0,03% de Artigos de residência e o 0,41% de Vestuário. No grupo Alimentação e bebidas (0,61%), a alimentação no domicílio subiu 0,74% em abril. Contribuíram para esse resultado as altas do tomate (17,87%), do alho (11,60%), da cebola (11,31%), das frutas (2,59%) e do leite longa vida (1,96%). No lado das quedas, destacam-se a batata-inglesa (-8,72%) e as carnes (-1,43%). A alimentação fora do domicílio (0,25%) desacelerou em relação ao mês de março (0,59%), em virtude da alta menos intensa da refeição (0,76% em março para 0,07% em abril). O lanche (0,47%) teve variação superior à registrada no mês anterior (0,19%). Em Saúde e cuidados pessoais (0,78%), a maior contribuição (0,05 p.p.) veio dos produtos farmacêuticos (1,36%), após a autorização do reajuste de até 4,50% nos preços dos medicamentos, a partir de 31 de março. Além disso, o item plano de saúde (0,77%) segue incorporando as frações mensais dos reajustes dos planos novos e antigos para o ciclo de 2023 a 2024. No grupo Habitação (0,07%), a alta da taxa de água e esgoto (0,05%) foi influenciada pelo reajuste de 1,95% em Goiânia (0,90%), a partir de 1º de abril. Em energia elétrica residencial (-0,07%), houve reajustes de 3,84%, a partir de 15 de março, e de 2,76%, a partir de 19 de março, aplicados nas duas concessionárias pesquisadas no Rio de Janeiro (2,34%). No grupo Transportes (-0,49%), houve queda na passagem aérea (-12,20% e -0,09 p.p.). Em relação aos combustíveis (-0,03%), somente o etanol (0,87%) teve alta, enquanto o gás veicular (-0,97%), o óleo diesel (-0,43%) e a gasolina (-0,11%) registraram queda nos preços. Ainda em Transportes, a variação do ônibus urbano (-0,05%) foi influenciada pela unificação de tarifas em Recife (-0,73%), a partir de 3 de março. Em ônibus intermunicipal (0,44%), reajustes foram aplicados no Rio de Janeiro (2,83%), a partir de 24 de fevereiro. A alta do subitem metrô (0,39%) decorre do reajuste de 8,69% nas tarifas, a partir de 12 de abril, no Rio de Janeiro (1,16%).

Chamadas de até seis segundos ou que vão para caixa postal também são abusivas, diz Anatel

Chamadas de até seis segundos ou que vão para caixa postal também são abusivas, diz Anatel
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Anatel anunciou, nesta sexta-feira, 26 de abril, novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas, visando reduzir o incômodo e os transtornos gerados aos consumidores de serviços de telefonia do país. Desde 2019, quando lançou a plataforma “Não Me Perturbe”, a Anatel vem implementando medidas para evitar o telemarketing abusivo. Algumas iniciativas de destaque foram a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 pelas empresas de telemarketing, de modo a permitir que o consumidor pudesse identificar o chamador, e a edição de Despachos Decisórios determinando, cautelarmente, às prestadoras o bloqueio de usuários infratores. As novas medidas, que começam a vigorar em 1º de junho, têm o objetivo de aprimorar os limites estabelecidos no despacho anterior e permitir um monitoramento mais apurado por parte da Anatel. Um dos principais ajustes diz respeito à duração do enquadramento das chamadas curtas: são agora consideradas como curtas todas aquelas completadas com duração de até seis segundos – com desligamento na origem ou no destino. Anteriormente, eram considerada chamadas curtas aquelas com até três segundos. Outra inovação está na possibilidade de determinação de bloqueio diretamente pela própria Anatel, caso se identifique desvios. O conceito de chamadas curtas foi também ampliado para incluir, além das chamadas não completadas, normalmente desligadas pelo usuário antes mesmo de atender, as chamadas direcionadas à caixa postal.  As alterações procuraram endereçar a mudança de comportamento verificada nas empresas de telesserviços que, contornando as métricas estabelecidas, deslocaram o tempo das chamadas curtas para algo entre 4 e 6 segundos. O acompanhamento também observou um grande volume de chamadas infrutíferas, inoportunas ou sem diálogo que passaram a se estender para a caixa postal dos cidadãos.  Permanece valendo o limite de chamadas curtas em 85% do total de chamadas realizadas, para a empresa que efetuar mais de 100.000 ligações em um dia, assim como o bloqueio da originação de chamadas por 15 dias em todos os acessos da empresa que ultrapassar os limites acima. Também fica mantido portal “Qual Empresa Me Ligou”, que tem o objetivo de possibilitar ao usuário a identificação do CNPJ a Razão Social de números de telefone cujo titular seja pessoa jurídica. 

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado (27)

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado (27)
Foto: Sudoeste Total

Neste sábado (27), a Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões no concurso 2.718. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa, e no app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. Uma aposta simples custa R$ 5,00.

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 17 de maio o prazo final para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Essa etapa do processo seletivo do Fies começou no dia 28 março e se encerraria na terça-feira, 30 de abril. Na noite de quarta-feira, 24 de abril, o MEC realizou mais uma convocação de estudantes que concorrem a vagas do Fies. Do dia 28 de março até agora, a Pasta já promoveu cinco chamadas de candidatos em lista de espera do Fundo. A prorrogação atende às solicitações dos estudantes que demandam oportunidades de ingressar na educação superior com um financiamento subsidiado pelo governo federal. O Edital nº 13/2024, que amplia o prazo para a convocação por meio da lista de espera do Fies, foi publicado nesta sexta-feira, 26 de abril, no Diário Oficial da União (DOU). O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo do Fies é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Polícia Civil incinera meia tonelada de drogas no interior da Bahia

Polícia Civil incinera meia tonelada de drogas no interior da Bahia
Foto: PC

Policiais do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e das Delegacias de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Juazeiro e Vitória da Conquista, incineraram quase 500 quilos de drogas apreendidas durante a Operação Nárke. A incineração ocorreu nos dias 25 e 26, naqs respectivas cidades do interior da Bahia. Em Juazeiro foram destruídos 100 quilos de drogas, entre porções e tabletes de maconha, cocaína e crack, além de 12 mil e quinhentos de comprimidos de anfetamina. Já em Vitória da Conquista, foram incinerados 360 quilos de entorpecentes. A ação teve a participação de policiais da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Norte). As drogas foram apreendidas entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, em diligências da Operação Nárke, uma ação nacional de combate ao narcotráfico.  

Gerente de cooperativa de crédito é investigada por furto em Vitória da Conquista

Gerente de cooperativa de crédito é investigada por furto em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, na quinta-feira (25), um mandado de busca e apreensão na residência de uma mulher, de 28 anos, que simulou ter sido vítima do crime de extorsão. A investigada é gerente de uma cooperativa de crédito e se aproveitou da sua condição para furtar valores de contas de correntistas, gerando um prejuízo de R$ 700 mil ao estabelecimento financeiro. Ela será indiciada por furto. Celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos e documentos foram apreendidos na casa da investigada. O material foi encaminhado para os Departamentos de Inteligência Policial (DIP) e de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado e vai auxiliar na conclusão das investigações e elucidação dos fatos.

Motocicleta roubada no DF é recuperada pela PRF em Ibotirama

Motocicleta roubada no DF é recuperada pela PRF em Ibotirama
Foto: Divulgação/PRF

Na quinta-feira (25), por volta das 18h30, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ibotirama visualizou uma motocicleta que possuia placa com indícios de adulteração. A fim de verificar a situação do veículo, a PRF realizou a abordagem. Durante a fiscalização foram observadas adulterações nos elementos identificadores da motocicleta. Após procedimentos avançados de identificação veicular, os policiais identificaram que o veículo, na verdade, possuía um registro em aberto de furto, datado de abril de 2022, registrado na Polícia Civil do DF, no município de Brasília. A proprietária da motocicleta afirmou que adquiriu a moto por um valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Diante dos fatos ela foi encaminhada juntamente com a motocicleta, para a Delegacia de Polícia Civil de Ibotirama para os procedimentos cabíveis. 

Homem é preso com munições e cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista

Homem é preso com munições e cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista
Divulgação/ Ascom PC

Um revólver calibre 38, 26 munições, sete cigarros eletrônicos, duas máquinas de cartões e três celulares foram apreendidos por equipes da Delegacia Territorial (DTE) de Vitória da Conquista, no bojo da Operação Nárke. Um homem de 55 anos foi preso em flagrante. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na quarta-feira (24) e um dos moradores do imóvel onde o material foi apreendido é apontado como distribuidor de cigarros eletrônicos na região. “Estamos apurando a venda dos produtos de forma on-line e o suspeito foi indiciado no inquérito instaurado na delegacia especializada de investigação e combate ao narcotráfico”, salientou o titular da DTE de Conquista, delegado Odilson Pereira Silva. O material apreendido foi encaminhado à perícia e o flagranteado, autuado por posse ilegal de arma de fogo, permanece à disposição da Justiça. Seguimos com as investigações visando combater a venda de cigarros eletrônicos e drogas sintéticas.

Policlínicas Regionais de Saúde já abrangem quase 99% dos municípios baianos

Policlínicas Regionais de Saúde já abrangem quase 99% dos municípios baianos
Foto: Leonardo Rattes/Saude GovBA

Em 2017, a primeira Policlínica Regional de Saúde entrou em operação, no município de Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano. Desde então, outras 25 unidades iniciaram o funcionamento, garantindo uma abrangência em quase 99% dos municípios. Atualmente, das 26 policlínicas regionais no estado, 24 operam no modelo consorciado, atendendo 411 das 417 cidades baianas. Os números foram destacados pela secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, durante a Reunião Operacional dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, realizada na sede da Sesab, nesta sexta-feira (26). O encontro contou com a presença dos presidentes dos Consórcios de Saúde, prefeitos responsáveis pela gestão das policlínicas, do Superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Karlos Figueiredo, da diretora de Gestão de Unidades Consorciadas e em Parceria Público-Privada, Priscilla Bellazzi, além do ex-coordenador Estadual dos Consórcios de Saúde da Sesab, Nelson Portela e o atual coordenador dos Consórcios de Saúde da Sesab, Antônio Marcos Pereira.  Durante o encontro, foi apresentado o panorama atualizado das demandas e desafios dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, como explicou a secretária. "As Policlínicas Regionais de Saúde baianas realizam um trabalho excepcional através de uma assistência de qualidade. Converso com pacientes e as pessoas agradecem, parabenizam. Isso é gratificante, é a certeza de que estamos trabalhando de forma correta. Não fechamos os olhos para os problemas, e nosso planejamento é para isso: fazer com que a gente possa melhorar cada vez mais", afirmou. Na ocasião, Santana aproveitou para agradecer o trabalho desempenhado por Nelson Portela à frente da coordenação Estadual dos Consórcios de Saúde da Sesab desde 2015, e desejou boas-vindas ao novo gestor. "Faço questão de destacar o trabalho fantástico desempenhado por Nelson Portela nessa condução das policlínicas, estamos falando da construção de um modelo de gestão de consórcio que se consolidou de forma muito rica e contributiva para a nossa Bahia. Então, eu queria agradecer Nelson por todo o trabalho feito durante essa condução e desejar as boas-vindas a Antônio Marcos, o nosso Marquinhos, que eu tenho certeza que contribuirá e muito para todo o processo. A Sesab, as policlínicas e todo o nosso time ganham muito com essa chegada", completou Santana. Desde que a primeira Policlínica Regional de Saúde entrou em operação, mais de 6,3 milhões de atendimentos entre consultas especializadas e exames já foram realizados, assegurando assistência de qualidade para milhares de baianos e baianas. As Policlínicas oferecem consultas especializadas em angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia.  As unidades também contam com atendimento em especialidades não médicas: farmácia clínica, enfermagem, psicologia e nutrição, e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia, doppler, raio-x, ressonância magnética e tomografia. Todas as consultas e exames são feitos mediante um agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados. As 26 policlínicas já em funcionamento estão instaladas nas cidades de Ilhéus, Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, além de Salvador, que possui duas policlínicas funcionando, nos bairros de Narandiba e Escada.

Agricultura familiar do Sudoeste Baiano recebe equipamentos para otimizar produção

Agricultura familiar do Sudoeste Baiano recebe equipamentos para otimizar produção
Foto: André Frutuôso-Ascom/CAR

A entrega de motos e tablets para 15 municípios, que serão utilizados como suporte para a assistência técnica e extensão rural (Ater), promete qualificar a produção rural do Sudoeste Baiano. Durante o lançamento da Expoconquista, evento que é um dos marcos do calendário regional, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg), entregou os equipamentos para estruturar o serviço prestado a 1.800 famílias de agricultores familiares. A ação, realizada no Parque de Exposições de Vitória da Conquista, durante o lançamento da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista (Expoconquista), que acontecerá de 5 a 9 de junho, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, visa otimizar o trabalho em campo. O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, participou do evento e destacou outros investimentos que estão sendo aplicados no Civalerg para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento rural dos municípios no Sudoeste. “A gente está ofertando assistência técnica e extensão rural, logística e kits produtivos para mandiocultura, apicultura e bovinocultura de leite, tudo isso para que a gente possa dinamizar a economia desses 15 municípios, a partir do rural. Todas essas ações, que impulsionam o desenvolvimento rural, credenciam nossa agricultura familiar a participar da Expoconquista, onde vamos ter espaços para mostrar o resultado dos recursos aplicados na inclusão socioprodutiva”, informou Jeandro.  O diretor do Civalerg, Roberto Meira, ressaltou os investimentos realizados em parceria com a CAR. “Foram disponibilizados kits produtivos incluindo tanques resfriadores, colmeias padrão, sistemas de irrigação e calcário. As duas motos para cada município vão auxiliar os técnicos na prestação de assistência técnica aos agricultores. Esses investimentos visam impulsionar a produção agrícola e melhorar a qualidade dos produtos, contribuindo para o desenvolvimento econômico das comunidades rurais”. Conforme anunciado pelo diretor-presidente da CAR, em pronunciamento no lançamento da Expoconquista, a agricultura familiar será um dos destaques do evento, que antecede a festa de São João. Cerca de 30 empreendimentos estarão presentes, em especial, os do território de identidade Sudoeste Baiano, Restaurante do Empório da Agricultura Familiar, Praça das Cervejas artesanais, Praça Gastronômica com Beiju, Cuscuz, Galinha caipira e muito mais. “Esse evento se tornou um marco no calendário da nossa região, promete superar todas expectativas, trazendo consigo, não apenas prosperidade econômica, mas também uma celebração vibrante da nossa cultura, diversidade e do nosso espírito empreendedor”, observou César Nery, diretor executivo da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), responsável pela realização da Expoconquista.

Governo do Estado entrega kits produtivos para 15 municípios da região de Vitória da Conquista

Governo do Estado entrega kits produtivos para 15 municípios da região de Vitória da Conquista
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Em mais uma manifestação de apoio à agricultura familiar, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, na noite desta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista, kits produtivos para 15 municípios da região. A iniciativa aconteceu durante o coquetel de lançamento da 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, quando ele autorizou, também, a restauração e pavimentação em trechos da BR-415. Para impulsionar a produção alimentar na região, o governador Jerônimo Rodrigues entregou 30 motos e 30 tablets para 15 municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg). Os kits produtivos fazem parte de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Civalerg. Com investimento total de R$ 4,5 milhões, a iniciativa vai beneficiar 1.800 famílias de Anagé, Aracatu, Belo Campo, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Guajerú, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal. O município de Piripá, distante 120 quilômetros de Conquista, ganhou dois kits produtivos do Governo do Estado. O investimento foi comemorado pela secretária municipal de Agricultura, Maria Aparecida Dias Brandão. “A entrega dessas duas motos é de fundamental importância para o fortalecimento da agricultura familiar, não só nos municípios de Piripá, mas em todos os municípios vizinhos. A agricultura familiar é um segmento que precisa ser, cada vez mais, fortalecido, pois é do campo que vem o alimento para a cidade. E essas motos vão ajudar na assistência técnica, com as visitas dos técnicos, das secretarias dos municípios, que vai estar diretamente com o produtor e, assim, fortalecer a cadeia do leite, do mel e da mandioca”, pontuou. Com um investimento de 53 milhões, a terceira maior cidade da Bahia vai receber 30 quilômetros de nova pavimentação em três trechos da BR-415: anel viário Leste de Vitória da Conquista / Barra do Choça, entroncamento BR-412, com acesso ao Povoado de Cafezal, e o acesso à BR-415, também em Barra do Choça. A obra é capitaneada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) e está prevista para ser iniciada no início do mês de maio, com a estimativa de beneficiar 420 mil pessoas dos municípios de Conquista, Barra do Choça, Anagé, Planalto e Porções. Também foi anunciada a restauração imediata da pavimentação das vias internas do Parque de Exposições de Vitória da Conquista.  Para estimular o desenvolvimento do setor agrícola e agropecuário da região, o Governo da Bahia vai apoiar a 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista, organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). O evento, que acontecerá entre 5 e 9 de junho, vai reunir pequenos produtores, empresários do setor e cooperativas agrícolas.  As secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura (Seagri) deverão investir quase R$ 1 milhão no projeto de apoio à exposição e na construção de espaços que impulsionem a divulgação e ampliação das possibilidades de comercialização dos produtos da agricultura familiar. São eles: a Vila da Agricultura Familiar, com 32 expositores da região; a Praça das Cervejas Artesanais, com seis quiosques; a Praça Gastronômica, com 10 estandes para a comercialização da rica culinária regional, e o Restaurante do Empório, no mesmo modelo daquele que funciona na Ceasa do Rio Vermelho, em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues garantiu a participação no evento. “Esta edição da exposição nacional vai resgatar a força que a agropecuária tem na produção do leite, do café, das principais culturas. Será uma oportunidade de projetar a região na esfera nacional”, disse. A 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista será aberto ao público. Para a segurança do evento, que deverá reunir mais de 50 mil pessoas, estão garantidos 535 policiais militares.

Cadela é atacada a golpes de facão na zona rural de Rio de Contas

Cadela é atacada a golpes de facão na zona rural de Rio de Contas
Foto: Reprodução/Em Pauta News

Uma cadelinha identificada como Mel sofreu vários golpes de facão manhã desta quinta-feira (25) em Arapiranga, zona rural de Rio de Contas, Chapada Diamantina. As informações são da Jornalista Marlúccia Araújo da Página em Pauta News. O autor do crime e a motivação ainda são desconhecidos. Segundo uma pessoa nativa, que pediu para não ser identificada por temer pela sua segurança, a matança por envenenamento e mutilação de cães e gatos são frequentes na localidade. "Alguns moradores incomodados com os animais que vivem nas ruas fazem ameaças. ‘Se deixar animal solto, eu vou matar’. É assim que eles falam", relata. De acordo com a Lei 14064/20 a pena de maus-tratos aos animais varia de 2 a 5 anos de prisão e multa de 3 mil reais. A pena e a multa podem ser aumentadas em 1/3 se resultar na morte do animal. Marlúccia lembrou ainda que estamos no abril laranja, mês de conscientização contra a crueldade animal. “Faço um apelo ao Ministério Público da Bahia para que investigue e puna o culpado dessa barbárie, como também os autores dos constantes envenenamentos que acontecem ciclicamente no município de Rio de Contas”, escreveu a jornalista.









Por Manoel da Paixão Santos

Homem é condenado a 12 anos de prisão por tentativa de feminicídio em Vitória da Conquista

Homem é condenado a 12 anos de prisão por tentativa de feminicídio em Vitória da Conquista
Foto: Sudoeste Total

Um homem identificado como William Peterson da Silva foi condenado na quinta-feira, dia 25, a 12 anos de prisão pela tentativa de feminicídio de sua ex-companheira Marília de Alencar da Silva, no ano de 2016, no Município de Vitória da Conquista. De acordo como Ministério Público da Bahia, o crime foi qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. A denúncia do promotor de Justiça José Junseira de Oliveira foi sustentada no Tribunal do Júri pelo promotor de Justiça Alex Bezerra Bacellar. O crime aconteceu no dia 2 de janeiro de 2016, por volta das 22h, motivado pelo ciúme de William, que não aceitava o fim do relacionamento que teve com a vítima. Marília estava em casa com um amigo, quando o réu invadiu o apartamento e, sem ser notado, desligou a energia do imóvel. Quando a vítima foi verificar o motivo da falta repentina de energia, foi surpreendida por William que, armado com uma faca, deu nove golpes na vítima, que não morreu “por motivos alheios à vontade de William”. A pena deverá ser cumprida em regime inicialmente fechado.

Bahia realiza última etapa de vacinação contra aftosa e será declarada internacionalmente como zona livre da doença

Bahia realiza última etapa de vacinação contra aftosa e será declarada internacionalmente como zona livre da doença
Foto: Joa Souza/Gov-Ba

A última etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa na Bahia será realizada até o dia 30 de abril. Esta etapa histórica marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano. Assim que ela for finalizada, a Bahia tem condições de receber a Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Durante visita à 23ª Exposição Agropecuária de Irecê, nesta sexta-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues visitou um posto da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e comemorou o resultado do trabalho de imunização e monitoramento dos rebanhos. “Queremos parabenizar os agropecuaristas da Bahia e celebrar nosso estado com zero febre aftosa. É um trabalho gigantesco da ADAB feito em colaboração com os produtores e que chega à fase final para colocar a Bahia em posição de destaque”, disse.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.