Início Arquivo Abril de 2024

Abril de 2024

Encontramos 306 Notícias

“PM não foi provocada para salvaguardar jovem no Hospital de Brumado”, diz Comandante do 24º BPM

“PM não foi provocada para salvaguardar jovem no Hospital de Brumado”, diz Comandante do 24º BPM
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Comandante Tenente Coronel Elson, em entrevista nesta terça-feira (30), à Rádio Portal Sudoeste, negou que o 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) tenha sido acionado para garantir a segurança do jovem morto a tiros na ala do Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado no domingo (28). “O Felipe que foi vitimado, citou, na delegacia, que dois indivíduos teriam tentado contra sua vida. Uma vez hospitalizado, a PM que é de administração direta do Estado, e pra colocar segurança armada no Hospital, eu preciso ser solicitado, ser provocado. O Hospital está na esfera municipal”, disse à emissora. De acordo com o Comandante, há casos em que o município tem convenio com o Estado, como é o caso de Salvador, para suprir essa necessidade, contudo, essa não é a situação do Professor Magalhães Neto em Brumado. “Já que não existe convenio entre a PM-BA e o município de Brumado, eu teria que ser provocado e isso não aconteceu”, declarou. Conforme o Comandante, caso a corporação adentrasse na unidade de saúde sem ser provocada, poderia se responsabilizar por algo que eventualmente acontecesse com algum agente. “Trata-se de um ambiente insalubre. Supomos que eu colocasse um Policial lá dentro sem ser provocado e esse policial assimilasse uma bactéria hospitalar de alta resistência a antibióticos, e viesse a morrer, quem seria o responsável? O Tenente Coronel Elson”, exemplificou. Segundo o Comandante, em nenhum momento o Batalhão foi acionado para garantir a segurança, não só de Felipe, como também dos demais servidores e da População. Ele ainda chamou a atenção para o fato de o município ter uma guarda municipal. “É bom deixar claro, que a PM sendo um órgão do Estado, e não do município, ela tem que ser provocada para ser aplicada em uma custódia, assim como é feito nos presídios. Em nenhum momento, o 24º BPM foi acionado Pela Secretaria de saúde, ou pela prefeitura, para estar lá, em cumprimento aos recursos do próprio município, porque um hospital municipal carece de uma segurança, de uma zeladoria e de um efetivo próprio. O município tem uma guarda municipal, que está, perante a constituição, apta a salvaguardar os patrimônios públicos, inclusive esses locais”, finalizou.  

Homem que morreu em confronto com a Rondesp não participou de execução no Hospital de Brumado

Homem que morreu em confronto com a Rondesp não participou de execução no Hospital de Brumado
Foto: Reprodução/Sertão Hoje

Um homem morreu em confronto com Policiais Militares nesta segunda-feira (29) em Vitória da Conquista. A princípio, houve a informação de que o suspeito, que tem passagens pela Polícia, seria um dos autores da execução que aconteceu no domingo (28) por volta das 11h30 no Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado, entretanto essa informação foi retificada pelo Tenente Coronel Elson, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar com sede na cidade, nesta terça-feira (30) em entrevista à Rádio Portal Sudoeste. “Não confere essa informação. O indivíduo que morreu de fato atuava na região de Brumado e adjacências. Na verdade, foram dois. Chegamos a um conhecido como Papito, loco após a ação criminosa. Ele é coautor, juntamente com outro indivíduo, que ainda não foi localizado nem identificado, mas acredito que é questão de dias”, falou o Comandante à emissora.  





Por Jessica Soares Alencar

Bahia aplicou todo estoque de vacina contra dengue com validade até 30 de abril

Bahia aplicou todo estoque de vacina contra dengue com validade até 30 de abril
Foto: Divulgação/Sesab

Um esforço conjunto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e dos municípios permitiu que todas 120.022 doses de vacina contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril fossem aplicadas antes do vencimento. Todo o estoque foi zerado nesta segunda-feira (29). A parceria, que contou também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, desenvolveu iniciativas de incentivo à vacinação com realização de campanhas e também busca ativa. A redistribuição de vacinas também foi uma das estratégias adotadas no estado para utilização dos imunizantes. Inicialmente 115 municípios baianos receberam a vacina. Com a decisão de redistribuir, outros dez puderam iniciar a vacinação. A resolução foi pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne gestores municipais e estadual de saúde. A iniciativa foi tomada com base na autorização do Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com o prazo de validade até 30 de abril. “Colocamos à disposição toda a nossa estrutura de logística para que as vacinas chegassem o mais breve possível em todos os municípios. O trabalho ágil na distribuição e também das equipes de imunização do estado e dos municípios foi essencial para que conseguíssemos fazer com que não houvesse perda de doses”, ressaltou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “Recebemos mais uma remessa nesta segunda-feira e peço que os pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de vacinação”, complementa. Nesta segunda-feira (29), a Bahia recebeu mais 67.087 doses da vacina contra a dengue, que estão sendo distribuídas para 115 municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esta entrega, a Bahia contabiliza 237.556 doses recebidas, tendo como público-alvo da imunização a faixa etária de 10 a 14 anos.

Brasil criou 2,2 milhões de empregos com carteira assinada em 15 meses

Brasil criou 2,2 milhões de empregos com carteira assinada em 15 meses
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Com um cenário econômico positivo, marcado por juros e inflação controlada, investimentos federais em obras de infraestrutura, setor automobilístico em crescimento, atividade turística em expansão, o Brasil registrou em março de 2024 um novo aumento na criação de empregos com carteira assinada e chegou a um recorde de seu estoque formal de emprego. O terceiro mês de 2024 foi marcado pela geração de 244.315 postos formais. Com isso, em 15 meses, de janeiro de 2023 a março de 2024, quase 2,2 milhões de empregos formais foram criados no Brasil, dos quais 1,64 milhão abertos nos últimos 12 meses. Um outro desdobramento é que o país chegou a um total de 46 milhões de pessoas atuando com carteira assinada, o maior estoque de toda a série histórica. Os dados do Novo Caged foram apresentados nesta terça, 30 de abril, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Estamos felizes com esse panorama que estamos apresentando, colhido nesses três meses de 2024, nos 15 meses de governo e no cenário de futuro. Temos uma janela de oportunidade no processo de reindustrialização do país, com anúncios recordes de investimento como resultado de medidas de política, seja econômica, fiscal, tributária, de relações internacionais, para abrir ao país novos mercados”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. “Há um conjunto de ações planejadas que têm gerado oportunidades, aliado à valorização do salário mínimo, à isenção do Imposto de Renda para até dois salários mínimos. Tudo isso leva ao crescimento”, completou.

Taxa de desocupação sobe para 7,9% e população ocupada tem redução de 0,8%, diz IBGE

Taxa de desocupação sobe para 7,9% e população ocupada tem redução de 0,8%, diz IBGE
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A taxa de desocupação chegou a 7,9% no trimestre encerrado em março de 2024, com alta de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2023. No entanto, essa taxa ainda está abaixo dos 8,8% registrados no mesmo trimestre móvel de 2023. São informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE. A alta da desocupação na comparação trimestral foi puxada pelo aumento no número de pessoas em busca de trabalho, a chamada população desocupada, que cresceu 6,7% frente ao trimestre encerrado em dezembro de 2023, um aumento de 542 mil pessoas em busca de trabalho. Apesar da alta, a população desocupada permanece 8,6% abaixo do contingente registrado no mesmo trimestre móvel de 2023. Outro fator que concorreu para o aumento da taxa de desocupação foi a redução da população ocupada do país. Esse contingente recuou 0,8% na comparação trimestral, embora permaneça 2,4% acima do número de trabalhadores encontrados pela PNAD Contínua no primeiro trimestre de 2023. Apesar da alta na comparação trimestral, essa taxa de desocupação foi a menor já registrada para um trimestre encerrado em março desde 2014, quando chegou a 7,2%. Apesar da redução da população ocupada, o número de trabalhadores com carteira assinada não teve variação significativa na comparação com o trimestre móvel anterior (encerrado em dezembro), permanecendo em 38,0 milhões.

Renda cresce 6,6% em um ano e massa salarial atinge recorde histórico

Renda cresce 6,6% em um ano e massa salarial atinge recorde histórico
Foto: Arquivo/Agência Brasil

A taxa de desocupação (7,9%) no trimestre encerrado em março de 2024 subiu 0,5 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre de outubro a dezembro de 2024 (7,4%) e caiu 0,9 p.p. ante o mesmo trimestre móvel de 2023 (8,8%). A população desocupada (8,6 milhões) cresceu 6,7% (mais 542 mil pessoas) no trimestre e recuou 8,6% (menos 808 mil pessoas) no ano. A população ocupada (100,2 milhões), caiu 0,8% no trimestre (menos 782 mil pessoas) e cresceu 2,4% (mais 2,4 milhões de pessoas) no ano. O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi a 57,0%, recuando 0,6 p.p. frente ao trimestre móvel anterior (57,6%) e subindo 0,9 p.p. na comparação anual (56,1%). A taxa composta de subutilização (17,9%) subiu 0,6 p.p. frente ao trimestre móvel encerrado em dezembro (17,3%) e caiu 1,0 p.p. ante o trimestre encerrado em março de 2023 (18,9%). A população subutilizada (20,7 milhões de pessoas) cresceu 3,9% no trimestre (mais 770 mil pessoas) e recuou 4,0% (ou menos 870 mil pessoas) no ano. A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas (5,2 milhões) caiu 5,2% no trimestre (menos 281 mil pessoas) e ficou estável na comparação anual. A população fora da força de trabalho (66,9 milhões) cresceu 0,9% (mais 607 mil pessoas) no trimestre e ficou estável no ano. A população desalentada (3,6 milhões) não variou significativamente ante o trimestre móvel anterior e recuou 7,1% (menos 275 mil pessoas) no ano. O percentual de desalentados na força de trabalho ou desalentada (3,2%) não teve variação significativa no trimestre e recuou 0,3 p.p. no ano. O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado (exclusive trabalhadores domésticos) foi a 37,984 milhões, mantendo-se estável no trimestre no trimestre e crescendo 3,5% (mais 1,3 milhão) no ano. Já o número de empregados sem carteira no setor privado (13,4 milhões) ficou estável no trimestre e cresceu 4,5% (mais 581 mil pessoas) no ano. O número de trabalhadores por conta própria (25,4 milhões de pessoas) ficou estável em ambas as comparações, assim como o número de empregadores (4,1 milhões de pessoas). O número de trabalhadores domésticos (5,9 milhões de pessoas) caiu 2,3% (menos 141 mil pessoas) no trimestre e subiu 3,5% (mais 198 mil pessoas) no ano. O número de empregados no setor público (12,0 milhões) caiu 1,5% (menos 184 mil pessoas) no trimestre e ficou estável no ano. A taxa de informalidade foi de 38,9% da população ocupada (ou 38,9 milhões de trabalhadores informais) contra 39,1 % no trimestre anterior e 39,0 % no mesmo trimestre móvel de 2023. O rendimento real habitual de todos os trabalhos (R$ 3.123) cresceu 1,5% no trimestre e 4,0% no ano. A massa de rendimento real habitual (R$ 308,3 bilhões) atingiu novo recorde da série histórica iniciada em 2012, mas não teve variação estatisticamente significativa na comparação trimestral, subindo 6,6% (mais R$ 19,2 bilhões) na comparação anual.

Pesquisa aponta que UTIs de unidades públicas estaduais baianas estão entre as melhores do país

Pesquisa aponta que UTIs de unidades públicas estaduais baianas estão entre as melhores do país
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Uma pesquisa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), filiada a World Federation of Intensive and Critical Care, avaliou 1.087 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de 505 unidades de saúde privadas e públicas de todo o Brasil. Dentre as 459 UTIs certificadas, estão duas públicas estaduais baianas: a UTI cardiológica do Hospital Ana Nery (HAN) e a UTI da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto. As certificações foram recebidas pelas unidades nesta terça-feira (30), na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). “Este é um resultado que nos deixa muito orgulhosos. É o segundo ano consecutivo que as duas UTIs são premiadas, o que mostra que o nosso trabalho de qualificação, estruturação e, claro, de atendimento de qualidade à população baiana está sendo bem feito. É um prêmio que valoriza a excelência no desempenho e a qualidade no atendimento aos pacientes críticos, o que mostra nossa atenção ao povo”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “Esse certificado é a cereja do bolo de um trabalho que se faz junto com a rede, e que a rede também faz por nós, a intersecção com outros parceiros, já que não trabalhamos sozinhos. E falo em nome da equipe da UTI, da enfermagem, de toda uma equipe multidisciplinar, como a gente fica muito contente com essa premiação”, afirmou Fernanda Martin, diretora técnica do HAN. “É uma honra para gente, uma unidade referência pro Estado da Bahia pra gestação de alto risco. Não é fácil termos profissionais para trabalhar dentro de uma UTI materna, por todo risco que envolve tratar grávidas e o receio de muitos profissionais”, declarou Daniela Matos, diretora geral e técnica da Maternidade. No Estado da Bahia, ao todo, 22 hospitais tiveram UTIs certificadas com o “Selo TOP Performer” e/ou o “Selo Eficiente”, referente ao ano de 2023. A UTI cardiológica do Ana Nery foi uma das quatro baianas com o Selo Top Performer Cardio. Já a UTI da Maternidade, recebeu a certificação de Eficiente junto com a de outras três unidades. Além delas, as premiadas com ‘Top Performer’ também recebem o “Selo Eficiente”. Segundo a Amib, o certificado Top Performer Cardio é concedido às UTIs cardiológicas de todo o país que apresentaram alta eficiência no ano anterior, de acordo com as Matrizes de Eficiência geradas pelo sistema Epimed Monitor, com validade de 1 ano. Já o certificado UTI Eficiente é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que apresentaram boa eficiência no ano anterior, segundo as mesmas matrizes e também com validade de 1 ano. “Tanto para a UTI certificada como Eficiente quanto para a Top Performer, é feita uma matriz em que a gente coloca todas as UTIs públicas ou privadas e elas são premiadas à medida que elas melhoram tanto a taxa de mortalidade padronizada quanto a taxa de utilização de recursos. Ou seja, fazer melhor com os recursos que tenho. E são poucas as UTIs que conseguem isso, trabalhar tão bem como foi conseguido pelo Ana Nery e pela Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto”, explica Marcelo Maia, presidente da Amib. Assim, o selo reconhece e celebra as instituições de saúde que se destacaram com excelentes indicadores para a mensuração de sua performance. “É mais uma prova do trabalho que vem sendo realizado pela Sesab, priorizando sempre o paciente, e da dedicação, qualidade e eficiências das equipes assistenciais e dos gestores hospitalares das unidades, além do uso consciente e adequado dos recursos públicos”, afirma Karlos Figueiredo, superintendente de Assistência integral a Saúde da Sesab. O HAN é a principal referência cardiológica na Bahia e foi avaliado dentre os seus pares, ou seja, unidades em que mais de 50% das admissões foram por diagnósticos cardiológicos. Apenas duas entre as 23 unidades premiadas com o Top Performer Cardio são públicas, sendo a do Ana Nery a única do Norte/Nordeste. Já a Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto já havia conquistado desde 2021 a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Mega-Sena pode pagar R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)

Mega-Sena pode pagar R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta terça-feira (30), a Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 6,5 milhões no concurso 2.719. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Caso apenas um ganhador leve todo o prêmio e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 39,8 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa (a partir de R$ 30,00 em apostas). Clientes da Caixa podem utilizar o Internet Banking. O valor de uma aposta simples é de R$ 5,00.

Dom Basílio: Cantor Paulo Aguiar se apresentará na TV Aparecida nesta terça-feira (30)

Dom Basílio: Cantor Paulo Aguiar se apresentará na TV Aparecida nesta terça-feira (30)
Foto: Reprodução/Redes sociais

O cantor Paulo Aguiar, conhecido popularmente como PA, se apresentará nesta terça-feira (30) no programa “Prosa de Amigos” da TV Aparecida. Além de Paulo, também acompanhará o artista, seu pai, o conhecido Sanfoneiro Raimundo Aprígio. O programa, que tem apresentação de César Galones, começa sempre às 20h30. Paulo Aguiar é um grande cantor e tocador da região. Ele é conhecido por cantar e tocar sanfona teclado, e sempre leva harmonia, alegria e irreverência por onde passa. Sua apresentação nesta terça-feira é esperada de forma ansiosa pelos amantes do bom forró e do pizeiro, especialmente os moradores de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora onde o artista possui suas raízes.

Passageiro de ônibus é preso com 5kg de cocaína em Vitória da Conquista

Passageiro de ônibus é preso com 5kg de cocaína em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Neste domingo (28), a Polícia Rodoviária Federal localizou 5,1kg de cocaína em uma bagagem durante fiscalização a um ônibus, em um trecho da BR-116 em Vitória da Conquista. De acordo com a PRF, o passageiro responsável pelo transporte do material ilícito foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O homem alegou que levaria o material até Petrolândia (PE) e que receberia um valor pelo transporte. Diante do constatado, o passageiro foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município, para aplicação dos procedimentos cabíveis.

Homem acusado de abusar sexualmente de 13 sobrinhas é preso em Salvador

Homem acusado de abusar sexualmente de 13 sobrinhas é preso em Salvador
Foto: Ascom/PC

Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem, acusado de abusar sexualmente de suas 13 sobrinhas, no período de onze anos. As informações são da Polícia Civil. O homem foi preso nesta segunda-feira (29), em uma residência no bairro da Capelinha. O crime foi denunciado no primeiro semestre de 2023, após as vítimas perceberem um padrão de abusos feitos pelo acusado, durante suas infâncias e adolescências. O homem se aproveitava das garotas quando as mesmas estavam em sua antiga residência, no bairro de Plataforma. O primeiro abuso aconteceu em 2018, quando uma das vítimas tinha oito anos. Já os últimos ocorreram no ano passado e as vítimas tinham oito e nove anos. As crianças e adolescentes abusadas foram encaminhadas para acolhimento psicossocial. Já o suspeito passará por exames de corpo de delito e ficará custodiado à disposição da Justiça. Ele vai responder pelo crime de estupro de vulnerável em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). 

Estudantes de Casa Nova fabricam pomada cicatrizante à base de plantas e resíduo orgânico

Estudantes de Casa Nova fabricam pomada cicatrizante à base de plantas e resíduo orgânico
Foto: Ascom/Secti

Em busca de valorizar os conhecimentos populares, estudantes do município de Casa Nova, semiárido baiano, pesquisam a eficiência de tratamentos à base de plantas medicinais ao desenvolver uma pomada a partir de plantas e resíduo orgânico. O projeto, destaque na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba) e desenvolvido no Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação (SEC), utiliza pinhão manso (jatropha curcas), faveleira (cnidoscolus quercifolius) e casca de banana (musa) na composição. A ideia de desenvolver o produto surgiu a partir da observação de experiências pessoais. Andréa Araújo, orientadora do projeto, conta que os avós dos estudantes moravam em zona rural e não tinham acesso a medicamentos convencionais, por isso utilizavam os fitoterápicos. Foi, então, que as estudantes tiveram a ideia de iniciar estudos sobre o poder curativo deste tipo de planta. A equipe revela que o resultado observado durante as pesquisas do projeto mostra que 90% da população da zona urbana de Casa Nova não conhecia as ações cicatrizantes do pião manso e da faveleira. Isso difere do costume constatado na população da zona rural, que tinha maior hábito de usar periodicamente plantas medicinais. Entre os benefícios do produto, destaca-se o baixo custo, possibilitando a fabricação e o comércio na região. “Essa é uma fonte de renda indispensável para moradores do semiárido, afinal o acesso às plantas facilita a feitura”, explica Andréa, que acredita que a distribuição da pomada pode ajudar na disseminação do campo científico: “a visibilidade e valorização da vegetação geram mais investimentos às pesquisas realizadas na localidade”. Com apoio do Colégio Estadual de Casa Nova e do Núcleo Territorial de Educação (NTE 10), as estudantes Lara de Carvalho, Mariane Santos e Mirela Rodrigues contaram com a colaboração da professora orientadora Andréa Araújo para fazer ciência a partir do conhecimento popular.

Confiança do empresariado baiano recua em abril e anula reação captada no mês anterior

Confiança do empresariado baiano recua em abril e anula reação captada no mês anterior
Foto: Sudoeste Total

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -87 pontos em abril numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos – indicando um cenário de Pessimismo Moderado (intervalo de -250 pontos a zero ponto). Trata-se da terceira pontuação abaixo de zero em sequência  e do menor patamar desde abril de 2023 (-126 pontos). No mês, a confiança regrediu em relação a março (quando o indicador marcou -36 pontos) e avançou em comparação a abril de 2023 (registro de -126 pontos). Em comparação ao mês imediatamente antecedente, o recuo foi de 51 pontos – mais do que suficiente para anular a subida constatada em março (elevação de 26 pontos). Quanto ao registrado um ano antes, a alta foi de 39 pontos, a sexta variação positiva seguida nessa base comparativa. Dessa forma, como sinaliza Luiz Fernando Lobo, integrante técnico da SEI, “ao suplantar o avanço ocorrido em março, a queda da confiança em abril terminou concorrendo para um movimento de deterioração das expectativas” – já que, ainda segundo Lobo, “ao longo do quadrimestre, as quedas foram de magnitude maior do que as altas e, assim, a oscilação líquida do indicador de confiança resultou negativa no intervalo de janeiro a abril”. No que se refere aos setores, a retração do nível de confiança de março a abril não aconteceu de forma generalizada, visto que não ocorreu em um dos quatro grupamentos (agropecuária, no caso). A alta em relação a abril do ano passado, por outro lado, repercutiu em todas as quatro atividades. Em abril, apenas um dos quatro setores assinalou pontuação superior a zero: o segmento de agropecuária, com 91 pontos. Os demais resultados foram: indústria, -105 pontos; serviços, -118 pontos; e comércio, -55 pontos. Dessa forma, o setor de agropecuária foi o de melhor pontuação pela segunda vez seguida, enquanto a atividade de serviços registrou o menor nível de confiança pelo segundo mês consecutivo. Do conjunto avaliado de assuntos, os temas crédito, situação financeira e capacidade produtiva foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis juros, PIB nacional e exportação apresentaram os indicadores de confiança em situação mais favorável no mês.

PM recupera veículo com restrição de furto em Cândido Sales

PM recupera veículo com restrição de furto em Cândido Sales
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na noite deste domingo (28), policiais militares da 80ª CIPM recuperaram um veículo com restrição de furto/roubo no município de Cândido Sales. A guarnição já diligenciava à procura do referido veículo, já que este havia sido furtado horas antes. Contudo, populares avistaram a motocicleta nas imediações da rodoviária e acionaram a força policial. Diante da situação, os militares se deslocaram até a localidade apontada, oportunidade em que atestaram a veracidade da informação, visto que o mencionado veículo foi encontrado. Mesmo, encontrando o veículo, os militares permaneceram em ronda, no intuito de encontrar o suposto autor, porém sem êxito. A moto foi conduzida para a delegacia, a fim de que as medidas cabíveis fossem adotadas.

Motociclista morre em grave acidente na BA-263, sudoeste da Bahia

Motociclista morre em grave acidente na BA-263, sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/PRE

Um homem identificado como José, de 67 anos, morreu na tarde deste domingo (28) em um grave acidente na BA-263, região sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 16h40 no km 91 da rodovia e envolveu uma motocicleta com placa de Vitória da Conquista e um Ford/Ká com placas de Amargosa. Conforme a PRE, o carro trafegava sentido Vitória da Conquista quando o condutor, identificado como Adriano, fez uma conversão a esquerda, momento que foi atingido pela motocicleta de forma transversal e vinha no sentido contrário. Em seguida, o carro capotou. Um passageiro do carro foi socorrido por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital de Base de Vitória da Conquista com ferimentos leves. Já o condutor fugiu do local. O motociclista morreu ainda no local. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Tecnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente serão investidas.

Bahia recebe mais de 67 mil novas doses da vacina contra a dengue

Bahia recebe mais de 67 mil novas doses da vacina contra a dengue
Foto: Divulgação/Sesab

Nesta segunda-feira (29), a Bahia recebe mais 67.087 doses da vacina contra a dengue, a ser distribuída para 115 municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esta entrega, a Bahia contabiliza 237.556 doses recebidas, tendo como público-alvo da imunização, a faixa etária de 10 a 14 anos. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explica que "a vacinação reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença e chega como importante aliado no combate ao vírus. Para além da imunização, toda a sociedade deve continuar empenhada em eliminar os criadouros do mosquito, como a forma mais imediata de frear o avanço da dengue". Em 2024, a Bahia registra 169.758 casos de dengue, um incremento de 736,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente são 241 municípios em epidemia, 71 em risco e 62 em alerta. Na reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que reúne representantes de diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o município de Vitória da Conquista citado novamente como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista atualmente vive uma tripla epidemia. São 26.595 casos e 11 mortes confirmadas por dengue, isso sem contar as 2.570 notificações de chikungunya e 1.627 de zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa. A Bahia possui uma taxa de letalidade da dengue de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 52 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (11), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Encruzilhada (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Caraíbas (1) Carinhanha (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Ipiaú (1), Irecê (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Maraú (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1), Tanque Novo (1) e Várzea Nova (1). Os três últimos óbitos foram registrados em residentes de Encruzilhada, Tanque Novo e Vitória da Conquista.

Com previsão de mais de 9 mil atendimentos, Feira Saúde Mais Perto chega a Vitória da Conquista

Com previsão de mais de 9 mil atendimentos, Feira Saúde Mais Perto chega a Vitória da Conquista
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

O município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, recebe, a partir desta terça-feira (30), a Feira Saúde Mais Perto, iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Instalada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, a Feira vai oferecer, até a próxima quarta-feira (01), das 8h às 17h, serviços de saúde e cidadania, com expectativa de atender mais de 9 mil pessoas. Entre os serviços de saúde disponibilizados estão consultas e procedimentos oftalmológicos como rastreamento para cirurgia de catarata de idosos acima de 60 anos, exame de refração, limpeza da lente para quem já fez cirurgia de catarata, atendimento odontológico, preventivo ginecológico, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, mamografia, exames laboratoriais, dentre outros. Nesta edição, a população também terá acesso à consulta com cirurgião geral para encaminhamento, agendamento e realização de cirurgias eletivas de hérnias umbilical, epigástrica e inguinal, histerectomia e vesícula. A iniciativa também vai oferecer os serviços de emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de forma gratuita. Para participar da ação, não é necessário agendamento prévio. Basta dirigir-se ao local do evento portando o cartão do SUS, RG e CPF. No caso de exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

PRF lança campanha Maio Amarelo nesta terça-feira (30)

PRF lança campanha Maio Amarelo nesta terça-feira (30)
Foto: Divulgação/PRF

Nesta terça-feira 30 de abril, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à campanha Maio Amarelo na Bahia, com o objetivo de promover a segurança viária e reduzir os índices de sinistros nas rodovias federais. As atividades alusivas à campanha serão realizadas durante todo o mês de maio, com foco em educação para o trânsito e policiamento ostensivo. A campanha Maio Amarelo faz parte da Operação Nacional de Segurança Viária 2024 e será executada em todas as superintendências da PRF, visando colocar em evidência a importância da segurança no trânsito e a fragilidade da vida nas estradas. A iniciativa é parte integrante da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com o tema "Paz no trânsito começa por você", o Movimento Maio Amarelo busca conscientizar a sociedade sobre a importância de cada indivíduo para a promoção de um trânsito mais seguro. A cor amarela, presente nos sinais de trânsito, simboliza atenção e alerta, refletindo a necessidade de cuidado constante nas vias. Nesta terça-feira (30), marcando a abertura da campanha, serão realizados comandos educativos nas Delegacias da PRF. No período da campanha, a PRF reforçará as atividades educativas, monitorando os indicadores de esforços e sinistralidade e aumentará o policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes. O objetivo é garantir segurança, conforto e fluidez no trânsito para todos os usuários das rodovias federais na Bahia. O principal foco durante todo o mês de maio será conscientizar condutores, ciclistas, pedestres e passageiros a tornar o trânsito mais seguro, através da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

Após sofrer tentativa de homicídio, homem é morto a tiros dentro do Hospital municipal de Brumado

Após sofrer tentativa de homicídio, homem é morto a tiros dentro do Hospital municipal de Brumado
Foto: Destaque Bahia

Um homem, que até o momento não foi identificado, foi morto a tiros dentro de uma sala de raio-x do Hospital Professor Magalhães Neto na cidade de Brumado neste domingo (28). O caso aconteceu por volta das 11h30. A Secretaria de saúde do município, através de nota oficial, informou que o paciente havia dado entrada na unidade de saúde no sábado (27) com ferimento proveniente de arma de fogo. Os autores foram dois homens que se passaram por pacientes e alegaram que precisavam de atendimento de saúde. Eles entraram no local, abordaram uma enfermeira, a mantiveram sob a mira de arma de fogo, em seguida foram ao encontro do referido paciente e efetuaram, contra ele diversos disparos de arma de fogo. Em seguida, os autores fugiram do local. O paciente morreu em seguida. Em nota, a Secretaria de saúde do município informou que “todos os registros foram realizados diante das autoridades policiais, sobre a necessidade de promover cautela quanto à guarda do mencionado paciente e dos demais ocupantes da unidade de saúde, não houve nenhuma proteção policial”. As autoridades seguem acompanhando o caso.

Motorista morre após caminhão cair de ponte no sudoeste da Bahia

Motorista morre após caminhão cair de ponte no sudoeste da Bahia
Foto: Reprodução/Prazeres FM

Um homem morreu, na última sexta-feira (26), após o caminhão que dirigia bater de frente com outro na BR-116, próximo a Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. As informações são do G1. De acordo com informações apuradas pela TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia na região, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos caminhões caiu da ponte, após a colisão, e o motorista morreu na hora. A identidade dele não foi divulgada. Uma operação de retirada do caminhão foi realizada desde o início da manhã. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.