Início Tag Educacao

Educacao

Encontramos 109 Notícias

Bahia reduz taxa de abandono escolar de 11,5% em 2021 para 5,4% em 2023

Bahia reduz taxa de abandono escolar de 11,5% em 2021 para 5,4% em 2023
Foto: Matheus Landim/GOVBA

"Muitos estudantes pensam em desistir porque precisam trabalhar para ajudar em casa. As bolsas de assistência são fundamentais, pois permitem que continuemos na escola e busquemos nossos sonhos”. O depoimento de Vitor de Jesus, 17 anos, estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral Mãe Stella e beneficiário do programa Bolsa Presença, ilustra como a educação na Bahia está sendo transformada pela ampliação de iniciativas de assistência estudantil, modernização e construção de escolas com infraestrutura esportiva completa, além do reforço na alimentação escolar. Esse esforço coletivo se reflete nos números mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostram uma redução significativa na taxa de abandono escolar na Bahia, que caiu de 11,5% em 2021 para 5,4% em 2023. Os dados evidenciam a eficácia das estratégias desenvolvidas pelo Governo do Estado em políticas educacionais, permitindo que mais jovens permaneçam na escola e se dediquem aos estudos. "O compromisso com a educação é um dos pilares do nosso governo", afirma Fábio Barbosa, diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica, que completa: "estamos investindo em assistência estudantil, infraestrutura e alimentação para garantir que nossos jovens tenham as condições necessárias para aprender e crescer. O resultado dessa dedicação é a significativa redução da taxa de abandono escolar".

Estudantes usam licuri para desenvolver bioplástico em Ponto Novo

Estudantes usam licuri para desenvolver bioplástico em Ponto Novo
Foto: Gabriel Pinheiro/ Ascom Secti

Ao longo dos anos, o ser humano tem buscado alternativas para reduzir o impacto da produção de resíduos, como o plástico. Em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (ABREMA), o Brasil gerou 64 quilos de lixo plástico por habitante. Diante desse cenário, as estudantes Eduarda Damasceno, Joane Assis e Hillary Rafaela, do Colégio Estadual Nelson Maia, de Ponto Novo, sob a orientação de João Guirra, desenvolveram um bioplástico a partir do Licuri, fruto típico da Caatinga, batizado como Plásticuri. A estudante Eduarda Damasceno explica como a proposta de criar o bioplástico começou a se formar após uma experiência de campo. “A ideia do bioplástico surgiu depois de uma aula prática com nossos professores, quando identificamos uma grande quantidade de lixo derivado de combustíveis fósseis, especialmente sacolas plásticas no rio Itapicuru-Açu. A partir daí, começamos a discutir e pesquisar alternativas para minimizar esse problema ambiental. Após algumas investigações, decidimos desenvolver um projeto sustentável que, além de reduzir o impacto ambiental, pudesse também contribuir com a agricultura familiar”.

Estudantes usam licuri para desenvolver bioplástico em Ponto Novo
Foto: Gabriel Pinheiro/ Ascom Secti

Após a fabricação, o Plásticuri passou pelos primeiros testes, apresentando resultados promissores. “Enterramos algumas amostras e acompanhamos o processo. Após 28 dias, a degradação se aproximou do esperado, atingindo cerca de 82%, enquanto os plásticos convencionais levam em média de 300 a 500 anos para se decompor, dependendo do tipo. O Plásticuri pode substituir embalagens plásticas em geral e até mesmo os plásticos convencionais, como as sacolas”, detalha Eduarda. O projeto, que conta com a coorientação de Rute Katiane e o apoio da Secretaria da Educação (SEC) e do Núcleo Territorial de Educação (NTE 25), está em fase de aprimoramento e promete gerar impactos positivos. “Os próximos passos são a análise do bioplástico em alto mar, em solos com características diferentes, sob altas temperaturas e sua produção em larga escala. Alguns dos impactos positivos que o nosso bioplástico pode gerar incluem o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido e a preservação da palmeira do licuri”, disse Rute.

Lula anuncia construção de seis escolas na Bahia

Lula anuncia construção de seis escolas na Bahia
Foto: Feijão Almeida/ GovBa

Durante evento que marcou a ampliação do programa Pé de Meia, que garante um auxílio financeiro e uma poupança a estudantes de todo o Brasil, realizada na manhã desta quinta-feira (17), em Salvador, o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues autorizaram a construção de seis novas escolas de tempo integral na Bahia. As unidades serão no modelo do padrão FNDE, com 13 salas, setor administrativo, cozinha e refeitório. O Governo do Estado fará um aporte para a inclusão de teatro, quadra poliesportiva e pista de atletismo nos projetos. Serão investidos R$124 milhões e 2.499 estudantes dos municípios de Nova Itarana, Barro Alto, Mulungu do Morro, Ipupiara, Piripá e Palmas de Monte Alto serão beneficiados.

Estudantes de Ilhéus desenvolvem repelente natural de baixo custo para combater mosquitos

Estudantes de Ilhéus desenvolvem repelente natural de baixo custo para combater mosquitos
Foto: Divulgação/ Ceepamev

A picada de mosquitos pode transmitir várias doenças perigosas ao ser humano, sendo o Aedes aegypti o mais conhecido por espalhar Zika, Chikungunya e Dengue. Na Bahia, os casos de Dengue cresceram 667% até abril de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Diante do aumento de mosquitos em sua região, os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (Ceepamev), Arthur Pereira, Alana de Melo e Manoel Marcos, sob a orientação de Margarete Correia, desenvolveram um repelente acessível feito a partir de cravo-da-índia e alfazema-do-brasil. A ideia surgiu quando Alana se sentiu incomodada pelas picadas de mosquitos e, então, decidiu produzir um repelente que fosse barato e sustentável. “Ela convidou Arthur para fazer parte do grupo, que logo se interessou pelo tema. Juntos, iniciaram suas pesquisas e descobriram que o cravo-da-índia e a alfazema-do-brasil possuem propriedades repelentes naturais. Com essa descoberta, resolveram unir os componentes e desenvolveram um repelente de baixo custo”, diz Margarete Correia. Segundo Arthur, o desenvolvimento do produto envolveu diversas etapas. “Primeiro, fizemos a obtenção do óleo do cravo-da-índia e da alfazema-do-brasil, depois a produção do repelente, seguido do teste de pH, captura dos mosquitos e, por fim, o teste de eficácia do repelente. O cravo-da-índia, que contém ácido eugenol, e a alfazema-do-brasil, rica em citronelol e linalol, foram extraídos utilizando álcool. Ambos os ingredientes foram armazenados separadamente em recipientes com álcool para permitir a extração dos princípios ativos necessários à formulação do repelente”, explica. Os testes realizados pelos jovens cientistas indicaram resultados promissores. “Durante os testes de pH, observamos que as três amostras atingiram uma média de 6,3, o que está dentro do padrão aceitável para repelentes, que varia de 5,5 a 7,5. Já nos testes com mosquitos, notamos que eles não se aproximaram, comprovando a eficácia do repelente na prevenção contra esses insetos. Além de ser eficaz, o repelente oferece uma alternativa de baixo custo e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, afirma Alana. O projeto, que tem apoio da Secretaria da Educação, através do Ceepamev, e coorientação de Nádia Batista, passará por mais avaliações. “Novos testes serão realizados com o objetivo de aprimorar o produto. Esperamos que o repelente possa proteger as pessoas dos mosquitos, evitando doenças transmitidas por esses vetores, como a Dengue, Zika e Chikungunya”, destaca Arthur, que representou a equipe no Expo Milset Brasil, onde foi premiado com credencial para participar da Milset ESI 2025, em Abu Dhabi.

Pagamento da parcela de setembro do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (30)

Pagamento da parcela de setembro do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (30)
Foto: Reprodução/Caixa

A Caixa inicia nesta segunda-feira (30) o pagamento do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal. A parcela, no valor de R$ 200,00 será creditada em conta Poupança Caixa Tem, aberta automaticamente em nome dos estudantes e os valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. A partir deste mês, serão incluídos no programa estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre 19 e 24 anos de idade, cujas famílias tenham se inscrito no Cadastro Único até 15/06 e possuam renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo.  O pagamento será realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante.​ O estudante poderá consultar informações escolares, regras do programa e status de pagamentos (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação. Informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo CAIXA Tem. Mais informações sobre o Programa podem ser consultadas no site do Ministério da Educação e no site do banco.

Bolsa Presença é liberado para famílias da Bahia neste domingo (15)

Bolsa Presença é liberado para famílias da Bahia neste domingo (15)
Fotos: Amanda Chung- Ascom/SEC

O Governo do Estado da Bahia anuncia a liberação de mais uma parcela do Bolsa Presença, neste domingo (15). Com um investimento superior a R$ 56 milhões, o auxílio beneficiará, aproximadamente, 403 mil estudantes de quase 359 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Criado para combater o abandono e a evasão escolar e garantir a permanência dos alunos nas escolas, o Bolsa Presença vai além de um simples benefício financeiro. Ao proporcionar R$ 150 por mês, ao longo do ano letivo, acrescidos de R$ 50 por aluno a partir do segundo aluno matriculado, o programa cumpre o papel de reforçar a segurança alimentar e oferecer uma rede de apoio que contribui diretamente para a educação e qualidade de vida das famílias baianas. Além disso, o impacto do Bolsa Presença se estende para a economia local, já que os valores distribuídos são utilizados em estabelecimentos comerciais de todo o Estado, movimentando mercados, farmácias e outros negócios de bairro, ao mesmo tempo em que garante aos alunos o acesso a itens essenciais, como alimentos e remédios. Para receber o benefício, é necessário manter atualizado o cadastro da família no CadÚnico e os estudantes precisam participar das avaliações de aprendizagem realizadas pela unidade escolar, que visam orientar o acompanhamento pedagógico.

Estudantes de Ipupiara desenvolvem couro ecológico utilizando palma forrageira

Estudantes de Ipupiara desenvolvem couro ecológico utilizando palma forrageira
Foto: Edippo de Souza

Desde 2014, o movimento global Fashion Revolution opera no Brasil em busca de uma moda com cadeia produtiva sustentável. A conscientização a respeito de uma confecção mais justa e transparente incentivou Bianca Silva, João Pedro Rosa e Milena Santos, estudantes do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, no Centro-Sul da Bahia, a desenvolverem um couro ecológico utilizando a Opuntia Cochenillifera, conhecida popularmente como palma forrageira. A busca por um projeto que cumprisse os pré-requisitos de práticas éticas e ambientalmente legais levou à escolha da planta, que pertence à família botânica Cactaceae. A jovem cientista Bianca explica que o couro ecológico precisa ser fabricado com um material resistente e impermeável. “A gente precisava provar que as confecções a partir do couro feito com vegetal têm resistência para uso diário, por isso a palma forrageira foi a melhor opção. Além de ser uma planta em abundância em nossa região semiárida, ela também tem as propriedades necessárias para desenvolver o produto”. A estudante conta que o produto é diferente dos que já existem no mercado pela utilização de técnicas específicas desenvolvidas no laboratório do colégio. “Pensamos na preservação do meio ambiente, na proteção dos animais e nas necessidades cotidianas. Esses foram os 3 pilares iniciais ao escolher o modo de confecção mais adequado. Nossa ideia é empreender com responsabilidade, por isso temos um modelo de negócio com padrões sustentáveis”, esclarece. Após produzir o couro, o passo seguinte é costurar o tecido, possibilitando a criação de um novo produto, como bolsas, por exemplo. O projeto, que tem, segundo a estudante, finalização manual, é orientado pelos professores Edippo de Souza e Carol Castro, sendo parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação.

Abandono escolar diminui na Bahia

Abandono escolar diminui na Bahia
Foto: Yasmim Marinho - Ascom/SEC

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram que a Bahia registrou redução na taxa de abandono escolar de 11,5%, em 2021, para 5,4%, em 2023. A queda do abandono tem reflexo direto na melhoria da nota do fluxo escolar e confirma a assertividade dos programas de apoio à permanência estudantil desenvolvidos pelo Governo do Estado, com foco na redução das desigualdades e garantia da oferta do direito à educação de qualidade para aqueles que mais precisam. Para combater essas desigualdades, tem sido fundamental os investimentos na estrutura física da rede de ensino estadual. De 2019 até agora, já foram entregues 85 novas escolas em tempo integral. Outras 39 escolas foram ampliadas e mais 57 passaram por processo de modernização. Os recursos não são apenas voltados à infraestrutura, mas também aos equipamentos, ao material didático, às propostas pedagógicas inovadoras e a profissionais qualificados que viabilizam novas possibilidades de ensino e aprendizagem. São estratégias que têm tornado a escola um espaço cada vez mais atrativo para o estudante.

Prazo para inscrição no Fies 2024 encerra nesta terça-feira (27)

Prazo para inscrição no Fies 2024 encerra nesta terça-feira (27)
Foto: Divulgação/MEC

Pessoas interessadas em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao 2º semestre de 2024 têm até esta terça-feira, 27 de agosto, para se inscrever. Podem recorrer ao financiamento estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para essa edição, são ofertadas 70 mil vagas — e outras 112 mil estão previstas para todo o ano de 2024. O edital da seleção foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira, 21 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Fies Seleção, no portal Acesso Único. Caso seja o primeiro acesso, é necessário criar uma conta no portal gov.br. Para entrar na conta, basta preencher o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Em seguida, o usuário será redirecionado à página do Fies Seleção para concluir a inscrição. O candidato deverá selecionar até três opções de curso, indicando a ordem de preferência entre elas. De acordo com o edital, não poderão participar aqueles candidatos que não tiverem quitado um financiamento anterior pelo Fies, Programa de Crédito Educativo ou aqueles que se encontrem em período de utilização do financiamento. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de setembro (e a complementação da inscrição por parte dos pré-selecionados ocorre de 10 a 12 do mesmo mês). Após essa etapa, o MEC poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas que eventualmente não tiverem sido ocupadas. As convocações mediante a lista de espera vão ocorrer entre 16 de setembro e 29 de outubro. Na página do Fies, a complementação da inscrição dos pré-selecionados em lista de espera deverá ser feita em até três dias úteis após a data da convocação.

Estudante da rede estadual cria ferramenta digital que auxilia na redação do Enem

Estudante da rede estadual cria ferramenta digital que auxilia na redação do Enem
Foto: Ascom/SEC

Gustavo Barros da Rocha, estudante de 16 anos do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, criou a plataforma LearnLoop para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco na temida prova de redação. Sua iniciativa destaca o protagonismo estudantil na criação de soluções para questões diversas que tenham reflexo na comunidade em que está inserido e o impacto positivo dos investimentos da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) em programas que incentivam a inovação e a iniciação científica entre os alunos da rede estadual. Para o gestor da unidade escolar, Ivan Silva, fornecer condições para que os estudantes compartilhem conhecimento com colegas da Bahia e de outros estados brasileiros é fundamental para que eles enxerguem na Educação Científica uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida. “Somos um colégio relativamente pequeno, com 400 estudantes, mas alcançamos a 12ª colocação no Ideb da Bahia e somos, com 4,7 pontos, o maior do Vale do Jequiriçá”, comemora o gestor, se referindo aos resultados alcançados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – indicador nacional que possibilita o monitoramento da Educação, a partir do desempenho dos seus estudantes. O destaque da LearnLoop é o Corretor de Redações, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para avaliar e corrigir redações de maneira personalizada, inclusive com base nos critérios do Enem. Com uma simples foto da redação manuscrita, o sistema digitaliza o texto, identifica erros, sugere melhorias, explica o conteúdo e até cria novos artigos a partir das ideias dos alunos. Esta inovação não apenas acelera o aprendizado, mas coloca o estudante no controle de seu próprio progresso, reforçando o protagonismo dos jovens na busca por melhores resultados. Gustavo criou o corretor inspirado em sua própria experiência ao se preparar para o Enem. Ele percebeu a dificuldade que muitos alunos enfrentam por não terem acesso a corretores qualificados. A LearnLoop surgiu para preencher essa lacuna, democratizando o acesso a feedbacks detalhados e permitindo que qualquer estudante, em qualquer lugar, possa melhorar suas redações e aumentar suas chances de sucesso. “Vou me aprofundar mais nessa ferramenta com o objetivo de melhorar cada vez mais sua funcionalidade”, revela o estudante, reafirmando o potencial dos jovens como agentes de transformação pela Educação.

Estudante da rede estadual cria ferramenta digital que auxilia na redação do Enem
Foto: Ascom/SEC

Estudantes de Mairi são selecionados para a 52ª Jornada de Foguetes

Estudantes de Mairi são selecionados para a 52ª Jornada de Foguetes
Foto: Ascom/SEC

A participação na 52ª edição da Jornada de Foguetes foi uma experiência ímpar para nove estudantes e dois professores do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira, localizado em Mairi. Eles foram convidados para o evento, realizado no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, por terem se destacado na 18ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) com a construção de foguetes de garrafas pets e os lançarem a mais de 100 metros de distância. Para além da competição, a jornada promoveu oficinas e palestras com o objetivo de motivar a iniciação científica e o compartilhamento de conhecimento pelo intercâmbio entre as comunidades escolares das redes estadual e particular e dos institutos federais de todo o Brasil. Participaram da Jornada de Foguetes em solo carioca os estudantes Julia Vitoria Lima de Jesus, Rhayka Marques dos Santos Carvalho e David Cerqueira Carvalho (equipe 1); Julia Borges de Oliveira, Leticia Sampaio Alves e Raykelly Oliveira Silva (equipe 2); e Geovana Santos da Silva, Sabrina Cerqueira Silva e Hugo Antunes Barbosa (equipe 3). “Na competição, os alunos conseguiram resultados positivos que permitiram as três equipes estarem entre as escolas medalhistas de ouro”, comemora o professor Alexandre Carrillo, responsável por orientar os alunos, juntamente com o colega Gilvan Rios. Todo material produzido para elaborar e lançar os foguetes feitos de papel, canudinho, garrafa pet ou de tubo de PVC irá movimentar as atividades a serem realizadas durante o ano letivo. David Carvalho fala sobre a sua experiência com a jornada. “Foi tudo muito novo para mim, nunca tinha vivido aquilo. Amei participar desse evento, os momentos que tive foram únicos; adorei cada coisa e detalhe. E essa oportunidade foi muito significativa para mim porque sempre quis conhecer o Rio de Janeiro e, também, por ter me proporcionado novos conhecimentos e conhecer novas pessoas e outras culturas. Tive um bom desempenho nas oficinas, nas quais aprendi muito sobre outros tipos de foguetes”, conta, empolgado. Não menos entusiasmada, Julia Borges relata que foi uma vivência única participar da jornada de foguetes. “A experiência de cada um com relação à montagem e aos lançamentos dos foguetes foi indescritível. Cada dia significou uma descoberta nova e de compartilhamento de ideias. Os organizadores foram super legais, deram apoio a todo momento. As oficinas de construção dos foguetes dos níveis 2 e 5 foram uma maravilha. Só tenho a agradecer aos professores Alexandre e Gilvan por terem ido atrás dessa oportunidade para nós e à diretora Sara, pois sem ela não teríamos conseguido também, além do Governo do Estado e à Secretaria da Educação pelo apoio”. Na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada em maio deste ano como uma das atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira foram premiados por terem atingido os maiores alcances com foguetes de nível 4, cuja propulsão é por reação de vinagre com bicarbonato de sódio. Já a unidade escolar ganhou um galileoscópio (pequeno telescópio desenvolvido no Ano Internacional da Astronomia 2009, com a intenção de aumentar o interesse público em Astronomia e Ciência) e todos os alunos e professores receberam kits para a construção de foguetes de nível 2, que têm propulsão por ar comprimido, para realizar oficinas com estudantes do Ensino Fundamental, e de nível 5, que são movidos por combustão de propelente sólido.

Estudantes de Mairi são selecionados para a 52ª Jornada de Foguetes
Foto: Ascom/SEC

Estudantes de Barra do Rocha usam ingredientes naturais para desenvolver esmalte para unhas

Estudantes de Barra do Rocha usam ingredientes naturais para desenvolver esmalte para unhas
Foto: Emile Santos

O mercado de cosméticos brasileiro deve crescer uma taxa anual de 5,7% até 2025, segundo a TCP Partners. Atentas a esses números e pensando na sustentabilidade, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (Cetepmrc) decidiram criar um esmalte natural, o NatNails. Formulado com ingredientes como resina de breu, cravo-da-Índia, alho e óleo de Copaíba, o produto promete oferecer uma alternativa saudável e sustentável aos esmaltes tradicionais. Segundo Emille Santos, integrante da equipe, o produto, que está na fase de testes, busca garantir eficácia e durabilidade para os futuros usuários. “Estamos empenhadas em garantir que cada usuário desfrute de unhas saudáveis e bonitas. Os testes são realizados semanalmente, com ajustes na formulação e observações cuidadosas. O esmalte pode ser aplicado e removido de forma semelhante aos esmaltes tradicionais, o que facilita o uso no dia a dia”, explica. Pensando na saúde das unhas e no impacto ambiental, a estudante destaca que o NatNails foi desenvolvido para ser uma solução natural para quem sofre com unhas quebradiças e frágeis. “Nossa fórmula foi criada para promover a saúde das unhas e o bem-estar das pessoas, sem utilizar substâncias tóxicas”. O projeto, que adota práticas sustentáveis, como a coleta, limpeza e reutilização dos frascos de esmalte, também promove a conscientização da comunidade escolar e dos profissionais de manicure sobre o descarte adequado dos resíduos. Os próximos passos da equipe, que tem apoio da Secretaria da Educação, através da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (Suprot), incluem a ampliação dos testes e o desenvolvimento de outros produtos. “Queremos expandir o projeto com o desenvolvimento de um sérum para cutículas, visando hidratar e restaurar tanto a unha quanto a cutícula. Além disso, buscamos patentear o produto”, vislumbra. Além de Emille, a equipe é formada por Ana Clara Ferreira, Leticia da Cruz, Nabelly Eduarda de Jesus e Samara Santos, com orientação de Atanael de Jesus e Raviéllen Vieira.

Estudantes de Barra do Rocha usam ingredientes naturais para desenvolver esmalte para unhas
Foto: Emile Santos
Estudantes de Barra do Rocha usam ingredientes naturais para desenvolver esmalte para unhas
Foto: Ana Carolina de Oliveira

Bahia tem resultado estável nos anos iniciais do ensino fundamental, aponta Ideb

Bahia tem resultado estável nos anos iniciais do ensino fundamental, aponta Ideb
Foto: Divulgação/SEC-BA

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira, 14 de agosto, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. De acordo com o indicador, Bahia alcançou 5,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,3 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Bahia registrou 4,2 pontos e no ensino médio, 3,9 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado nas duas etapas de ensino.  O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. O Indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o "Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, o Distrito Federal, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.  

Estudante de Bom Jesus da Lapa conquista vaga em Programa Futuras Cientistas

Estudante de Bom Jesus da Lapa conquista vaga em Programa Futuras Cientistas
Foto: Ascom/SEC

A estudante Vitória Cristina dos Santos, 18 anos, do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, no Distrito de Favelândia, em Bom Jesus da Lapa, está comemorando o triunfo de ter sido aprovada na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. Realizada pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) – órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a iniciativa busca preparar seu público-alvo para o Exame do Ensino Médio (Enem) e instigar a participação feminina no meio científico e tecnológico. A meta é promover o desenvolvimento do pensamento e das atividades científicas transdisciplinares, reduzindo barreiras para o acesso e a permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos. Vitória Cristina revela que sua aprovação na Banca de Estudos 2024 foi uma conquista pessoal muito significativa, por ser uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos. “Foi muito importante para minha vida escolar. Esta realização é fruto de muita dedicação minha, por sempre buscar aprender, e de todos os envolvidos em transmitir conteúdos fundamentais, em especial a professora Gabriela, que me apresentou o projeto e me incentivou a fazer a inscrição”. A estudante conta, ainda, que, ao receber o resultado, foi uma das maiores alegrias que já sentiu. “Fiquei imensamente feliz por ver meu nome na lista dos aprovados e me senti privilegiada, porque, em meio a poucas vagas e muitas pessoas inscritas, eu fui classificada. Sei que não foi privilégio e muito menos sorte, e sim consequência do meu esforço em tirar notas boas durante a minha trajetória acadêmica”. Agora, pretende usufruir a oportunidade ao máximo. “Por meio da Banca de Estudos 2024 e de toda a minha bagagem acadêmica, desejo conseguir uma nota excelente no Enem e nos demais vestibulares que pretendo realizar”, completa a aluna, que irá tentar uma vaga no Ensino Superior para um curso na área das Ciência e Tecnologia. O diretor do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, Ailton Silva Nascimento, comenta que a comunidade escolar e a população local estão vivendo “um momento ímpar” com a aprovação de Vitória Cristina na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. “Ela é muito dedicada aos estudos, inteligente, amiga de todos e respeitosa. Gosta de ler e participa de todos os eventos propostos pelos professores da escola. Chegou ao Ensino Médio já como aluna nota 10, sempre tendo estudado em escola pública. Vitória é um orgulho para todo o sistema educacional público do nosso Estado e, principalmente, para o nosso colégio”, comemora.

Divulgado resultado da primeira chamada do Prouni

Divulgado resultado da primeira chamada do Prouni
Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira, 31 de julho, no Portal Único de Ensino Superior, o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024. Nessa edição, o Prouni terá duas chamadas sucessivas. Os candidatos selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição, conforme os prazos estabelecidos para cada chamada. De acordo com o Edital nº 22/2024, o prazo para entrega da documentação dessa primeira chamada vai até 14 de agosto. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico. A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, informará colaboradores para receberem a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição. O resultado da segunda chamada do Prouni sairá no dia 20 de agosto. Já a apresentação dos documentos pelos estudantes deverá ser feita até 30 de agosto. Os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar seu interesse por meio da página do Prouni, nos dias 9 e 10 de setembro de 2024. A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro, no Sistema do Prouni (Sisprouni), para consulta pelas instituições de educação superior e pelos candidatos.   

Estudantes de Ipiaú utilizam folha da goiabeira e óleo de coco para cria tônico capilar 

Estudantes de Ipiaú utilizam folha da goiabeira e óleo de coco para cria tônico capilar 
Foto: Emille Silva/GOVBA

Uma pesquisa divulgada pela Euromonitor International revela que os hábitos dos consumidores com gastos em produtos e serviços para o cuidado dos cabelos tem sido influenciado cada vez mais por fatores como inflação global e consequente aumento de preços. O cenário adverso pode ser uma oportunidade para introduzir no mercado produtos mais acessíveis. Foi exatamente com esse foco que as estudantes Stéfane de Souza, Laysa Amaral e Janaína Oliveira, em Ipiaú, desenvolveram um tônico capilar, de baixo custo, a partir da folha goiabeira e do óleo de coco. As jovens identificaram que os produtos para cabelos crespos e encaracolados tem um valor acima do estimado, dificultando que o público-alvo mantenha os cabelos naturais. Segundo Stéfane, a escolha dos componentes principais deve-se aos benefícios que eles garantem no cuidado capilar.  “A folha de goiabeira oferece ação antioxidante. Portanto, previne o envelhecimento precoce dos fios, além de proporcionar proteção UV e ajudar no controle da oleosidade. O óleo de coco, por sua vez, possui ação nutritiva, selando as cutículas e promovendo maciez e brilho aos cabelos. A combinação desses ingredientes formula um produto que supre as necessidades específicas dos cabelos crespos e encaracolados”, diz.  Para garantir a qualidade e eficácia do tônico, um processo envolvendo sete etapas é realizado. Primeiramente, ocorre a coleta das folhas de goiabeira e a preparação do extrato desta matéria-prima. Em seguida, é feita a extração do óleo de coco. Entre as últimas etapas, que certificam o produto como orgânico, é preparada a formulação do tônico, para assim acontecer o envasamento, o controle de qualidade e, por fim, a distribuição para comunidade escolar. Pelo projeto inovador, as estudantes receberam a medalha Meninas e Mulheres na Ciência II, durante o evento Tenda da Ciência. “Essa premiação foi importante para reafirmarmos nossa crença no papel transformador da educação, especialmente no desenvolvimento de produtos que realcem a beleza dos cabelos afro. Essa também é uma conquista coletiva. Afinal, nossas famílias, amigos e a unidade escolar contribuíram significativamente na trajetória dessa iniciativa”, afirma Stéfane. O próximo passo da equipe é desenvolver uma pomada específica para a etapa de finalização dos cabelos. O novo produto ajudará a cuidar dos cabelos recém-nascidos, que são mais frágeis, curtos e suscetíveis ao frizz. O projeto integra o Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, e tem orientação da professora Maysa Lobo e o apoio de Antonione Serafim. 

Inscrições do segundo semestre de 2024 para o Prouni abrem na terça (23)

Inscrições do segundo semestre de 2024 para o Prouni abrem na terça (23)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre para inscrições a partir da próxima terça-feira (23/7). O prazo vai até 26 de julho. De acordo com informações da Agência GOV, serão mais de 243 mil bolsas para o processo seletivo do segundo semestre de 2024. Os interessados poderão se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. Além disso, devem ser cumpridos critérios socioeconômicos, incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais. As opções de cursos e instituições podem ser escolhidas em ordem de preferência, conforme disponibilidade e adequação aos critérios estabelecidos pelo MEC. A consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, está prevista para ser publicada na página do Prouni em 18 de julho. O processo seletivo do segundo semestre de 2024 para o Prouni terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto (segunda chamada) de 2024. Após a pré-seleção, os candidatos deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição, conforme os prazos estabelecidos para cada chamada.

Estudantes de Araci desenvolvem biocombustível a partir do tamarindo

Estudantes de Araci desenvolvem biocombustível a partir do tamarindo
Foto: Ascom/SEC

Quatro alunos da rede estadual de ensino do município de Araci, no Nordeste baiano, estão vivenciando na prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Araci, com o projeto Produção de Biocombustível Feito a partir do Tamarindo, que aposta numa solução renovável para a redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente. No próximo ano, eles vão apresentar o resultado das pesquisas na Fecitec Girasoles, feira internacional, que vai reunir estudantes pesquisadores de todo o mundo, no Paraguai. Além de ser uma fonte de energia limpa, pois emite menos gases na atmosfera, os alunos Keisla Fabian Silva, 17 anos, Jonatas Silva Lima, 18 anos, Sarah Moura Cruz, 17 anos e Isabel Silva Oliveira, 18 anos desenvolveram o produto a partir da polpa do tamarindo – uma fruta muito comum no Nordeste brasileiro -, causando a fermentação e destilação do álcool presente, desenvolvendo uma solução hidroalcoólica. O material ainda irá passar pela destilação, em que o líquido resultante, denominado mosto fermentado, passa por um processo para separar o álcool – etanol – do resíduo líquido que não foi fermentado. Para a estudante Keisla Silva, a participação em projetos voltados para a Ciência é uma oportunidade única de criar, por exemplo, algo que proporcione bem-estar para a comunidade e tenha reflexo direto no dia a dia das pessoas, como a utilização do tamarindo como fonte de energia limpa. “Estou animada para apresentar nosso projeto na Fecitec Girasoles, no Paraguai. Este projeto mostrou que podemos fazer a diferença, mesmo numa cidade pequena. Espero inspirar outros alunos a se envolverem em projetos científicos”, conta. “A Educação, a partir da iniciação científica, numa escola do interior da Bahia, promove uma verdadeira transformação na vida de toda a comunidade. Os alunos, protagonistas dessa mudança, passam a se sentir cada vez mais engajados e incentivados a desenvolverem outros projetos”, ressalta a professora orientadora do grupo, Pachiele da Silva. Ela destaca também a importância da inclusão de projetos científicos dentro da escola para o desenvolvimento do pensamento crítico e consciente acerca da sustentabilidade. O próximo passo, agora, será o de fazer o comparativo do produto para testar a questão da qualidade. A expectativa dos alunos é iniciar a comercialização do biocombustível, oferecendo ao mercado uma solução renovável e de baixo valor. A indústria de biocombustível teve um investimento mundial de cerca de US$ 12 bilhões nos anos de 2021 e 2022, o maior já identificado pela Agência Internacional de Energias Renováveis.

Estudantes de Araci desenvolvem biocombustível a partir do tamarindo
Foto: Ascom/SEC

Estudantes de Bom Jesus da Lapa, Matina e Igaporã são premiados na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração

Estudantes de Bom Jesus da Lapa, Matina e Igaporã são premiados na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração
Foto: Ascom/SEC

Estudantes da rede estadual de ensino dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Igaporã e Matina conquistam o pódio e diploma de menção honrosa na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração. Realizada pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, com o tema “A gestão dos ODS nas organizações”, o objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS) das Nações Unidas (ONU) e promover a conscientização entre os alunos dos ensinos médio, técnico e profissional sobre a importância dos direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente. No Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa, a professora de geografia, Pricila Barbosa, tem trabalhado com os ODS em sala de aula desde o ano passado. “A proposta é trazer a compreensão do mundo para os alunos, não só nas práticas que possam contribuir com as metas da Agenda 2030, assim como mostrando para eles que as ações globais repercutem no local. A partir do conteúdo exposto em sala de aula e nas pesquisas para realizar atividades extracurriculares, identifiquei a Olimpíada de Administração”, conta. Pricila enfatiza que a participação em Olimpíadas, promovidas por setores públicos e privados, aumenta o conhecimento e habilidades dos alunos e revela talentos. “Já incentivei meus alunos a participarem, também, de outros eventos, inclusive a Olimpíada de Geografia, na qual tivemos medalha de bronze”, explica a professora do colégio medalhista em ouro, conquistado pela estudante Ana Carolina dos Santos Silva, estudante do 3º ano do Ensino Médio. No Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, os alunos conquistaram uma medalha de ouro, uma de bronze e cinco menções honrosas. Rafael Felipe Silva Fernandes, estudante do 3º semestre em administração, ganhou o ouro. “Creio que a Olimpíada é um diferencial na formação dos alunos e o resultado é gratificante, porque mostra que não estou desperdiçando meu tempo e estou aprendendo algo”, avalia Tailany Nunes Pereira Magalhães, que cursa administração, também destacou a importância da experiência.  “A premiação é um marco em minha trajetória, reafirmando meu compromisso com a excelência e a busca constante por desafios”, revela a estudante que conquistou o bronze.

Estudantes de Bom Jesus da Lapa, Matina e Igaporã são premiados na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração
Foto: Ascom/SEC
Estudantes de Bom Jesus da Lapa, Matina e Igaporã são premiados na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração
Foto: Ascom/SEC

Lutas pela Independência do Brasil na Bahia passam a integrar o currículo da Educação Básica

Lutas pela Independência do Brasil na Bahia passam a integrar o currículo da Educação Básica
Foto: Josenildo Almeida

A resolução do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), nº 125/2024, de criar o componente curricular História da Bahia na rede de ensino baiana, foi homologada pela Secretaria da Educação do Estado, conforme publicação no Diário Oficial da última quarta-feira (26). A iniciativa de inserir as lutas pela Independência do Brasil ocorridas na Bahia no currículo escolar visa uma reparação histórica à data do 2 de julho de 1823, que teve grande importância para a configuração da nação brasileira. A pauta deverá ganhar repercussão nacional a partir da solicitação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao Ministério da Educação, para que o assunto faça parte dos livros didáticos de todo o país. O governador Jerônimo considera que a verdadeira história do Brasil não pode ser subtraída dos livros didáticos que chegam às escolas públicas brasileiras. Durante as celebrações pela Independência do Brasil na Bahia, marcadas pela transferência simbólica da sede do governo baiano para o município de Cachoeira, na terça-feira passada (25), o chefe do executivo estadual anunciou que enviou ao Ministério da Educação o pedido relativo à inclusão dos conteúdos históricos referentes ao “2 de Julho” – marco histórico da Independência do Brasil na Bahia – nas publicações didáticas dos ensinos Fundamental e Médio que compõem a política do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.