Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 17/01/2025 - 20:50
O Estado da Bahia ficou com a quarta colocação entre a rede pública de todo país nas notas da Redação do Enem e muitos dos que obtiveram êxito são provenientes dos 42 espaços escolares quilombolas e das 71 unidades indígenas da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Entre os destaques está Franciele Ribeiro de Souza, 19 anos, aluna do Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, em Campo Formoso, pertencente ao Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (NTE 25), que obteve 900 pontos na redação. Ela celebrou o apoio recebido. “Eu achei o tema fácil de desenvolver, porque condiz com minha realidade, já que sou de uma comunidade quilombola. A minha escola contribuiu para o meu preparo para o Enem. Além disso, participei do Programa Universidade Para Todos (UPT), com professores que se dedicaram a nos ensinar. Quando consultei minha nota, foi uma sensação de espanto e alegria, ao mesmo tempo. Fiquei bastante eufórica”. Outro estudante que alcançou uma boa nota foi Joel de Jesus Dantas, 18 anos, concluinte do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP/PNI), em Jaguarari, pertencente ao NTE 25, com 940 na redação. Ele relatou sua rotina de estudos. “Além de cumprir os deveres com o colégio, também estudava em casa. Eu me aprofundei nos tópicos apresentados em Matemática na escola; respondia, em média, 30 exercícios por dia; e escrevia uma redação por semana. Sempre dividia o meu tempo, aplicando períodos de descanso entre os estudos. Quando vi a nota no site, primeiro não acreditei, achei que o site tinha ‘bugado’, mas aos poucos percebi que era real. Fiquei muito feliz por ver que o meu esforço tinha valido a pena”. Em Rodelas, município do Território de Identidade de Itaparica (NTE 24), Maria Luiza Cruz Fonseca, 18 anos, estudante do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, alcançou 900 pontos na redação. Ela celebrou seu desempenho com gratidão. “Eu fiquei extremamente feliz ao consultar minha nota, principalmente por perceber que todo o esforço durante o ano tinha valido a pena. Ver meus pais, familiares e amigos orgulhosos de mim não tem preço, é uma das melhores sensações que já senti. O Colégio Capitão segue sendo um exemplo para a educação da Bahia, uma vez que é feito um trabalho com coletividade e comprometimento em prol de bons resultados. Agradeço a toda gestão, aos funcionários e professores por toda dedicação e amor, visando sempre o melhor dos estudantes”.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/01/2025 - 20:56
Nesta segunda-feira (13), foram divulgadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para o Ensino Superior. Na Bahia, o exame registrou um número recorde de 376.352 inscritos, sendo que mais de 113 mil estudantes são da rede estadual de ensino. Em toda a Bahia, estudantes da rede estadual se destacaram especialmente na redação, com notas acima de 900 pontos. No Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Maria do Socorro Gomes Possidônio, localizado em Abaré, os candidatos obtiveram um excelente desempenho, como foi o caso de Weyllon Lerry Conceição, 18 anos, que obteve 960 na redação. “Eu me dediquei bastante para o exame, especialmente na redação. Fiz muitas práticas de escrita, li textos argumentativos e estudei os temas mais recorrentes do Enem, sempre buscando melhorar as minhas estratégias. Os professores da minha escola fizeram o possível para ajudar, orientando sobre os critérios de correção da redação e nos incentivando. Além disso, a escola também ofereceu alguns simulados. É uma sensação quase mágica quando percebemos que todo o nosso esforço valeu a pena e que o que expressei foi bem compreendido e valorizado”. Além de Weyllon, suas colegas Rachel Stefanny Rodrigues Resende e Graziela Silva Ribeiro, ambas de 18 anos, alcançaram a nota de 940 na redação. “Foi extremamente gratificante perceber que alcancei uma boa nota na redação, resultado de toda a minha dedicação e esforço. Eu me preparei bastante para a prova e estou muito feliz com esse resultado”, comemorou Rachel. No Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, localizado no bairro da Sussuarana, em Salvador, o estudante Manuel Davi da Silva Lisboa, 17 anos, também obteve 960 na redação. Ele destacou a importância do apoio da escola durante a sua preparação para o exame. “Nós tínhamos, na nossa escola, uma matéria eletiva voltada para a produção de textos e lá aprendemos as competências do Enem, a importância da gramática, a articulação textual e outras coisas relacionadas à redação. Eu me senti feliz e realizado com esse resultado, sempre gostei muito de escrever e debater sobre temas do cotidiano. Além disso, me senti orgulhoso por conseguir alcançar essa meta. Pretendo fazer Jornalismo na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e estou bem confiante para o SISU (Sistema de Seleção Unificada)”. Outro destaque veio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Senhor do Bonfim. Franklin dos Santos Silva, 18 anos, que pretende cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, alcançou 920 na redação. O estudante ressaltou a importância de se manter equilibrado. “A escola me ajudou bastante durante o processo de preparação. Fiquei muito feliz com a nota e já esperava, pois me preparei bastante para isso. Eu penso que, acima de tudo, é preciso ter disciplina para estudar os assuntos e preparar o psicológico também. Não adianta nada batalhar com estudos o ano inteiro se você não tem uma mentalidade forte”.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/01/2025 - 21:20
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgam nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O resultado está disponível para consulta na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/). Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. O resultado pode ser utilizado para ingresso na educação superior via Prouni e Fies e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas começam na sexta-feira (17). O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, além de também ser aceito em dezenas de instituições internacionais. De acordo com o MEC, as notas dos treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos) serão divulgadas em até 60 dias.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 10/01/2025 - 21:40
O período de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025 será iniciado, em toda a Bahia, na segunda-feira (13) e se estende até 21 de janeiro, de forma totalmente on-line. O primeiro dia é reservado exclusivamente para a solicitação de matrícula de Pessoas com Deficiência (PcD). Com o intuito de agilizar o processo, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) orienta aos interessados que criem uma conta na plataforma http://ba.gov.br em nome do estudante e, no dia reservado para a sua matrícula, acesse o sistema para solicitar a vaga na escola, especificando a série e o turno desejados. Os pais, responsáveis e estudantes devem ficar atentos às datas do cronograma de matrícula, que está escalonado por grupos. O segundo dia, terça-feira (14), será dedicado para a transferência de estudantes matriculados em escola estadual e com frequência regular no ano letivo de 2024, mas que não renovou a matrícula ou pretende se transferir para outro colégio estadual. Nos dias 15 e 16, deverão ser realizadas as solicitações de vagas para os alunos que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental em escola municipal e vão se matricular no 6º ano em escola estadual ou concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede municipal em 2024 e buscam vaga no 1º ano do Ensino Médio. O dia 17 de janeiro está reservado para a matrícula de estudantes de todas as redes de ensino em todas as ofertas do Ensino Fundamental. Já nos dias 20 e 21 de janeiro será a vez dos estudantes de todas as redes solicitarem vaga para o Ensino Médio.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/01/2025 - 21:56
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a adoção do livro Ainda Estou Aqui, do escritor Marcelo Rubens Paiva, para as bibliotecas das escolas públicas estaduais. A obra, que aborda memórias pessoais do autor e os impactos da ditadura militar no Brasil, foi adaptada para o cinema e recebeu nesse domingo (5), o prêmio internacional inédito no Globo de Ouro, elegendo a atriz Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme de Drama. “Esse prêmio nos motiva a aprofundar o diálogo sobre democracia. Nós vamos fazer entregas e doações do livro Ainda Estou Aqui para festas literárias, para nossas bibliotecas das escolas estaduais, e planejamos exibir filmes em nossas unidades escolares e teatros, promovendo debates e discussões com especialistas”, explica o governador. Através da Secretaria Estadual de Educação (SEC), a obra será utilizada como instrumento para promover debates sobre democracia, história e direitos humanos no ambiente escolar. Está prevista a exibição do filme nas escolas da rede estadual, seguida de rodas de conversa e atividades pedagógicas. “Estamos oferecendo aos estudantes da rede estadual a oportunidade de compreender a história do Brasil de forma mais profunda, refletindo sobre o passado e os valores que devemos cultivar para o futuro,” destacou a secretária da educação, Rowenna Brito. Também para estimular a leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico, a SEC criou, em 2024, o projeto “Nós por Nós: Projeto de Incentivo à Produção Literária do Campo, Indígena e Quilombola no Estado da Bahia”, uma iniciativa voltada a promover a valorização cultural e incentivar a produção literária entre estudantes do campo, indígenas e quilombolas. Um dos livros selecionados para o projeto é Salvar o Fogo do escritor baiano Itamar Vieira Jr. A obra premiada com o Prêmio Jabuti de 2024, na categoria Romance Literário, foi escolhida por seu impacto e abordagem sobre temas como identidade e resistência nas comunidades afro-brasileiras.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/12/2024 - 13:40
O estudante Adrian de Santana, 18, concluiu este ano, o curso técnico em agropecuária, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Áurea dos Humildes Oliveira, em Aporá, e já está iniciando um novo capítulo da sua vida através do esporte. Ele foi selecionado para fazer parte da equipe de Wrestling do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). Trata-se de um esporte de combate com várias modalidades (olímpica, profissional, luta livre e greco-romana), que envolve técnicas de luta, força e estratégia, com regras específicas para cada estilo. O jovem, que já está de malas prontas para morar na cidade de Cubatão, no interior de São Paulo, começou a praticar Wrestling, em 2022, com a orientação do professor voluntário Adalito Júnior. Em 2023, após a inauguração da nova sede do colégio, foi implantada a Oficina de Lutas. “Ela está inserida no Programa Educa Mais Bahia, que visa induzir e qualificar a ampliação da jornada nas escolas públicas da rede estadual de ensino. O objetivo é desenvolver no estudante/atleta atividades psicomotoras além valores como respeito, disciplina, coragem e autocontrole”, explicou Adalito. Adrian revelou como foi selecionado para a equipe do Sesi e falou da importância do suporte e incentivo que vem tendo: “tudo começou no campeonato brasileiro sub 20, onde conheci atletas da equipe do Sesi, que viram meu destaque na competição. Eles me encaminharam para o treinador do Sesi, que se interessou e disponibilizou toda a documentação necessária para ingressar na equipe. O apoio da escola foi fundamental para que eu pudesse participar das competições. Já o meu treinador Adalito me deu possibilidades de treinar e participar de seminários do esporte, que me capacitaram com conhecimento técnico e prático para a modalidade”. Em pouco tempo de prática esportiva, ele já coleciona várias medalhas em competições: ouro nos Jogos Escolares da Bahia, em 2023; bronze nos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto, em 2023 (estilo greco-romano); vice-campeão baiano – Sub 2024; bronze no Circuito Norte-nordeste, na Paraíba, em 2024; e prata no Campeonato Brasileiro, em Mato Grosso, em 2024. “Eu pretendo seguir com os treinos para os campeonatos brasileiros e ingressar na seleção brasileira. Além disso, quero participar de competições internacionais e representar o Brasil”, comentou o atleta. O projeto intitulado “Oficina de lutas: vivências e experiências dos/as educandos/as do programa Educa Mais Bahia realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Áurea dos Humildes Oliveira”, que mostra o trabalho realizado na oficina com algumas modalidades de artes marciais, foi apresentado por Adrian durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, ocorrido de 17 a 19 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/12/2024 - 21:10
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 26 de dezembro, o Edital nº 35/2024, que oficializa o cronograma e os critérios do processo seletivo de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 17 a 21 de janeiro de 2025. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso. Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital. Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres de 2025, de acordo com os termos de adesão assinados pelas instituições públicas de ensino superior que aderiram a essa edição da seleção unificada. O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso dependerá de sua classificação no curso pretendido.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 02/12/2024 - 21:30
O Pé-de-Meia está beneficiando 406,4 mil estudantes da Bahia desde que foi ampliado para também beneficiar estudantes com Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Antes da ampliação, a poupança do ensino médio chegava a 299,5 mil estudantes com Bolsa Família. O Ministério da Educação (MEC) está investindo R$ 1 bilhão no estado, somente no primeiro ano do programa. O Pé-de-Meia paga parcelas mensais de R$ 200 a estudantes que cumprem 80% de frequência nas aulas, valor que pode ser sacado a qualquer momento. No caso dos alunos de EJA, os pagamentos acompanham o calendário da modalidade. O estudante que passa de ano também recebe R$ 1.000, valor que pode ser sacado apenas após a conclusão do ensino médio. O programa também paga parcela extra de inventivo ao estudante beneficiado que faz o Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com dados do último Censo da Educação Básica, de 2022, a taxa de repetência entre os estudantes de escolas públicas baianas foi de 16,1 (maior que a taxa nacional de 4,3), enquanto a taxa de evasão foi de 4,9 (medição menor que a nacional de 6,4). Esses dados reforçam a importância do incentivo para a permanência escolar, especialmente entre os jovens mais vulneráveis. As taxas de transição de 2020-2021 são as mais recentes disponíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/11/2024 - 21:55
Nesta sexta-feira (29), termina o prazo para a renovação de matrícula na rede estadual de ensino. O processo deve ser feito presencialmente, na escola onde o aluno já está matriculado. Na renovação não há entrega de nova documentação, mas, se houve mudança de endereço, o estudante deve entregar o novo comprovante de residência. Para quem deseja ingressar na rede estadual de ensino ou fazer transferência entre escolas estaduais, o período de matrícula ocorrerá entre os dias 13 e 21 de janeiro de 2025. O processo será feito de forma on-line, através do portal ba.gov.br. Os interessados devem realizar um cadastro prévio na plataforma e, após a solicitação, têm até cinco dias para comparecer à unidade escolar e apresentar os documentos necessários. Entre os documentos exigidos para os novos ingressos estão o Histórico Escolar (original); RG ou Certidão de Registro Civil; CPF; comprovante de residência atualizado; e Carteira de Vacinação (para alunos até 18 anos). Conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, a regularização da Carteira de Vacinação pode ser feita em até 30 dias, sob pena de notificação ao Conselho Tutelar. A SEC reforça a importância de cumprir os prazos e apresentar os documentos completos para garantir a vaga.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/11/2024 - 21:00
Os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia já podem garantir sua vaga para o ano letivo de 2025. Começou, nesta segunda-feira (18), e vai até o dia 29 de novembro de 2024, o período de Renovação de Matrícula. O processo deve ser feito presencialmente na escola onde o aluno já está matriculado, mediante apresentação de documentos necessários. Para efetuar a renovação, os estudantes a partir dos 16 anos ou responsáveis devem apresentar documentos como a Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Comprovante de residência atualizado. A ausência de qualquer documento pode inviabilizar a confirmação da matrícula. Para quem deseja ingressar na rede estadual de ensino, o período de matrícula ocorrerá entre os dias 13 e 21 de janeiro de 2025. O processo pode ser feito presencialmente na escola ou online, através do portal ba.gov.br. Aqueles que optarem pelo formato digital devem realizar um cadastro prévio na plataforma e, após a solicitação, têm até cinco dias para comparecer à unidade escolar e apresentar os documentos necessários. Entre os documentos exigidos estão o Histórico Escolar (original); RG ou Certidão de Registro Civil; CPF; Comprovante de residência atualizado; Carteira de Vacinação (para alunos até 18 anos). Conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, a regularização da Carteira de Vacinação pode ser feita em até 30 dias, sob pena de notificação ao Conselho Tutelar.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 18/11/2024 - 20:50
Cuidar da saúde e do bem-estar dos equídeos, como cavalos, jegues e burros, é fundamental para fortalecer a pecuária na Bahia, onde o rebanho da espécie ultrapassa meio milhão de animais, segundo dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária. Pensando em contribuir para a saúde animal da sua região, as estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia Do Rio Corrente, de Santa Maria da Vitória, Émily Hana e Ana Clara Pereira, sob orientação de Eugênia de Queirós, desenvolveram sabonete sustentável e de baixo custo à base de babosa, mel e açafrão para auxiliar no tratamento de feridas desses bichos. A jovem cientista Émily conta que o projeto teve início quando ela e sua parceira perceberam a carência de produtos naturais voltados ao cuidado de equídeos. “A ideia surgiu da necessidade de oferecer uma alternativa natural e eficaz para o tratamento de ferimentos e cuidados com a pele dos animais, especialmente equídeos. Observamos que, embora o mercado de produtos veterinários seja diversificado, existe uma lacuna no que diz respeito ao uso de ingredientes naturais e seguros para a saúde animal. A combinação entre babosa, mel e açafrão foi escolhida por suas propriedades curativas e cicatrizantes comprovadas”.
De acordo com Ana Clara, o produto, batizado de CicatrizAção, possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes devido aos ingredientes naturais, o que auxilia no processo de cura dos animais. “O sabonete CicatrizAção é mais indicado para animais com pele sensível, feridas superficiais, escoriações ou peles que necessitam de cuidados pós-trauma. Isso inclui equídeos e outros animais que possam sofrer lesões ou irritações na pele. A combinação de babosa, mel e açafrão é ideal para promover a regeneração celular e aliviar condições de pele irritada ou machucada”, explica. Os testes realizados com um grupo de voluntários, proprietários de equinos, demonstraram índices promissores de cura. “Os resultados obtidos mostraram que o sabonete CicatrizAção foi eficaz na promoção da cicatrização de ferimentos superficiais e escoriações, sem causar reações adversas nos animais. A validação veterinária indicou que o produto é seguro para uso animal, com boa aceitação e resultados positivos na regeneração da pele”, destaca Émily. A equipe, que tem apoio da Secretaria da Educação e de veterinários, projeta próximos passos. “Queremos ampliar os testes e a produção para garantir a consistência do produto e a sua eficácia. Também estamos trabalhando para obter certificações de segurança e qualidade, além de registrar o produto junto aos órgãos competentes. A expectativa é expandir o uso para diferentes tipos de animais e, eventualmente, buscar parcerias com clínicas veterinárias e pet shops”, afirma Ana.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/11/2024 - 21:00
Muitas pessoas experimentam um sentimento de admiração ao contemplar o céu estrelado. Para seis estudantes da rede estadual de ensino da Bahia, o hábito de observar as estrelas vai além: está diretamente ligado ao interesse de encontrar e identificar um asteroide para chamar de seu e ter seu nome em destaque no campo da Ciência. Integrantes do projeto “Caça Asteroides”, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil em parceria com a Agência Espacial Americana, eles acabam de ser premiados pela NASA pela descoberta de sete novos corpos celestes. O projeto tem como objetivo fomentar a busca por novos asteroides que possam representar riscos ao planeta e permite que qualquer estudante interessado contribua para a detecção e análise de fragmentos de corpos celestes, como aconteceu com Ana Júlia Rocha, Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento, do Colégio da Polícia Militar do Lobato, em Salvador, responsáveis pela descoberta dos asteroides nomeados P21XZQY, P21XZUK, P21XZUN, P11Y7UG, P21YDK0 e P21YDSI. A chance de colaborar com uma iniciativa tão importante na área da Ciência tem sido uma experiência impactante para a estudante Ana Júlia Rocha, de 16 anos, que cursa o 2º ano no CPM de Lobato. “Está me permitindo desenvolver novas habilidades. Saber que minha participação pode de alguma forma contribuir para descobertas reais e significativas no campo científico é algo que me motiva a seguir em frente, buscando aprender cada vez mais”, ressalta. Já o estudante Lucas Antônio, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Vale do Jiquiriçá, no município de Amargosa, nomeou sua descoberta como o asteroide LAD0001 e agora passa a integrar um seleto grupo de jovens que já contribuíram para a exploração espacial. “Ainda estou processando toda a emoção deste momento tão importante. Contei com a Ciência e o apoio do CETEP e do meu professor orientador, André Menezes, neste processo de aprendizado para transformar um sonho em realidade. A descoberta também serve como inspiração para outros estudantes brasileiros, mostrando que o futuro da ciência pode começar na sala de aula.”
“Os estudantes nunca mais verão o céu da mesma forma. Agora, eles passam a enxergar para além da nossa galáxia. Acredito mais do que nunca numa escola pública de qualidade, fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Educação do Estado, destacando, como ponto de partida, os programas e projetos que envolvem a Ciência e a Cultura. A vida de nossos meninos e meninas vem sendo transformada”, avalia a gestora do CPM de Lobato, Leonor Salgado. Um asteroide é definido pelos astrônomos como um pequeno pedaço de rocha orbitando o Sol. No âmbito do projeto Caça Asteroides, os estudantes têm a oportunidade de analisar imagens captadas por telescópios espaciais e, por meio de um aplicativo, identificar possíveis asteroides ou outros objetos. Para fazer a descoberta, os estudantes analisaram os movimentos desses corpos celestes e, ao identificarem algum padrão específico, passaram a observar outras informações, como a magnitude, para emitir relatórios.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 13/11/2024 - 21:20
De um total de 376,3 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia, 258,5 mil (68,7%) compareceram às provas no último domingo, 10 de novembro, segundo informações do Ministério da Educação. O número supera em 38 mil estudantes o total de inscritos baianos que fizeram as provas do segundo dia do Enem em 2023, quando houve o registro de 220,5 mil alunos. Tradicionalmente, a presença no segundo dia é menor do que a do primeiro dia em todo o país. Em 3 de novembro, data da primeira avaliação do Enem, com a redação e avaliações de linguagens, cerca de 272 mil (72,3%) estudantes da Bahia compareceram. Em 2023, dos 324,2 mil inscritos no estado, 231,5 mil fizeram as provas no primeiro dia. Neste ano, o Enem contabilizou mais de 4,32 milhões de inscrições em todo Brasil, número superior ao total de inscritos em 2023 (3,93 milhões) e 2022 (3,47 milhões). Da mesma forma, o índice de participação do Exame Nacional do Ensino Médio neste ano supera os de 2022 e 2023 tanto no primeiro quanto no segundo dia de provas. Em 2024, 3,15 milhões de alunos (73,4% do total, contra 71,9% de 2023) compareceram às provas no primeiro dia (3/11), enquanto 2,98 milhões de alunos fizeram o Enem no segundo dia de avaliação (10/11).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2024 - 20:38
O período de renovação de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2025 será iniciado, na próxima segunda-feira (18) e, prossegue, até o dia 29 de novembro. A renovação deve ser realizada presencialmente, na escola onde o estudante está matriculado. É importante ficar atento ao cronograma de matrícula para cada grupo de estudantes. O estudante ou seu responsável deve comparecer na unidade escolar e entregar a documentação que estiver pendente ou desatualizada, a exemplo da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do comprovante de residência atualizado. A entrega desses documentos dentro do prazo é obrigatória para que a renovação da matrícula seja confirmada. Já para os novos estudantes, a matrícula para 2025 poderá ser feita a partir do dia 13 de janeiro, de forma on-line, através da plataforma ba.gov. Para tanto, o estudante deverá ser cadastrado previamente no portal ba.gov e informar o CPF, documento obrigatório para a realização da matrícula. Caso o estudante não possua CPF, deverá solicitar antecipadamente o documento em qualquer unidade do SAC. Após solicitar a matrícula, seguindo as datas do cronograma, o estudante terá até cinco dias para comparecer à escola escolhida e entregar os documentos exigidos. Esses documentos incluem o Histórico Escolar (original), RG ou Certidão de Registro Civil, CPF, comprovante de residência atualizado e, para o aluno de até 18 anos, a Carteira de Vacinação. É importante destacar que a ausência de qualquer documento solicitado poderá comprometer a efetivação da matrícula. No caso da Carteira de Vacinação, o responsável terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação, conforme a Portaria Conjunta SESAB/SEC nº 01/2018, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2024 - 20:50
O estudante Théo Thágory, 15, falou da satisfação de conquistar uma medalha de ouro na olimpíada: “é um grande acontecimento para mim e estou muito feliz. Eu me sinto grato por todo o apoio que recebi, principalmente da minha escola e da Olitef”. Para o estudante Nicollas Santos, 15, a medalha de prata foi uma surpresa. “Nunca imaginei que ficaria em 2° lugar. Eu gostei muito do nível da prova, pois foi bem elaborada e teve bastante cálculo. Acredito que a olimpíada serve para estimular o aprendizado da Matemática”, comentou. A professora Laise Silva destacou o impacto da olimpíada no aprendizado dos estudantes: “o nosso objetivo de trabalhar com a Olitef é proporcionar aos alunos conhecimentos essenciais sobre gestão financeira, promovendo a conscientização acerca da importância do planejamento, do consumo consciente e da poupança. Focamos, assim, nas práticas de administração financeira que permeiam o cotidiano dos estudantes, explorando como essas habilidades podem impactar suas decisões e futuros financeiros”.
Os estudantes da rede estadual de ensino têm, cada vez mais, se destacado nas olimpíadas de diferentes áreas do conhecimento. Uma prova disso é que 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado em Barreiras, no oeste da Bahia, foram premiados na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). Realizada pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Bolsa de Valores B3 e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), a iniciativa nacional visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica. A lista de medalhistas da escola é composta por Théo Thágory Silva (ouro); Nicollas Santos (prata); Alexandre Guedes e Kauan Soares (bronze). Além disso, Francisco Gabriel Madureira, Geisse Kelly Araújo, Isabela Pereira, Italo Nauan de Souza, Matheus Reis, Rita Carolina de Jesus e Talysson da Silva conquistaram medalha de honra ao mérito.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2024 - 20:40
Considerada uma das principais culturas agrícolas brasileiras, a bananeira se consolidou como um pilar econômico nacional e também baiano. Em 2023, a Bahia ocupou a segunda posição entre os estados produtores de banana, com produção de 913.790 toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao identificar o potencial dessa planta tão presente em sua região, no município de Queimadas, as estudantes Gabriela Santos e Maryane Reis, do Centro Territorial de Educação Profissional Santa Bernadete, com orientação de Déborah Amaro, criaram um creme facial usando o extrato do coração da bananeira. A jovem cientista Gabriela explica que o produto foi criado para valorizar tanto o potencial da planta quanto o ecossistema local: “a ideia surgiu da combinação entre a riqueza desse cultivo e nosso interesse em desenvolver algo que valorizasse a biodiversidade regional e suas potencialidades para a saúde e a beleza. A bananeira é uma planta amplamente cultivada e, muitas vezes, seu coração é descartado. Aproveitar esse recurso agrega valor a um subproduto, que é rico em antioxidantes, flavonoides e ácidos fenólicos”. De acordo com Maryane, os testes mostraram que o produto, nomeado de Hidratação Tropical, tem compostos anti-inflamatórios e antioxidantes: “durante os testes, feito com um grupo de voluntários, observamos um aumento nos níveis de hidratação da pele após o uso diário do produto, com resultados visíveis já na primeira semana. Em peles ressecadas, o creme apresentou uma eficácia ainda maior, com uma melhoria notável na textura e elasticidade da pele. Além disso, foram feitos testes de tolerância para garantir que o produto é seguro”. O projeto, que conta com apoio da Secretaria da Educação (SEC), tem como próximo passo melhorar o desenvolvimento da Hidratação Tropical. “Nosso objetivo agora é aprimorar ainda mais o produto. Embora já tenhamos obtido resultados positivos com os testes iniciais, queremos expandir os testes clínicos para incluir uma variedade maior de tipos de pele e condições específicas e aperfeiçoar nossa fórmula”, vislumbra Gabriela.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2024 - 00:36
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), encerrou, às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo, 10 de novembro, a aplicação regular do segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Pessoas com determinados tipos de atendimento especializado poderão encerrar após esse horário. Os participantes fizeram provas de ciências da natureza e matemática. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 11 a 15 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 06/11/2024 - 21:10
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicou as provas de redação, linguagens e ciências humanas do Enem no último domingo, 3 de novembro. No próximo domingo, 10 de novembro, os candidatos realizarão as provas de ciências da natureza e matemática. Dos 4,3 milhões de candidatos confirmados, 2,9 milhões (67%) têm até 18 anos; 420 mil (9,7%) têm entre 19 e 20 anos; 639 mil (14,8%) têm entre 21 e 30 anos; 350 mil (8,1%) têm entre 31 e 59 anos; e quase 10 mil (0,23%) têm mais de 60 anos. Apesar de representar menos de 1% dos participantes, o número de pessoas com mais de 60 anos que realizam o Enem é o maior da série histórica desde 2020: são 9.950 idosos. Destes, 558 estão cursando o ensino médio na modalidade de educação para jovens e adultos (EJA). A tendência se confirma pelos dados do Censo da Educação Superior 2023, divulgado no último mês. De acordo com a pesquisa, o Brasil registrou 9.977.217 matrículas nos cursos de graduação e sequenciais de formação específica — presenciais e a distância. Desse total, 60.735 matrículas foram de estudantes com 60 anos ou mais. Quase metade dos alunos nessa faixa etária (30.692) ingressaram no ensino superior em 2023. De acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de habitantes com 60 anos ou mais é de 32,1 milhões, enquanto em 2010 era de 20,5 milhões.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/11/2024 - 21:30
Mais de 3,15 milhões de estudantes, segundo dados preliminares, participaram da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, aplicada no domingo, 3 de novembro. O número representa 74,4% dos mais de 4,3 milhões inscritos e consta no balanço parcial apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em Brasília (DF), ao final da aplicação. Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem. “Considero o maior interesse de concluintes do ensino médio no Enem uma das coisas mais importantes dessa edição, além do crescimento do número de inscritos”, avaliou Camilo Santana. Na visão do ministro, os dados confirmam o impacto de políticas que incentivam a participação desses estudantes. “Tivemos vários estados nos quais o percentual de concluintes quase dobrou. Esses números são um reflexo não só do esforço dos estados, que estimulam a inscrição, mas de um efeito forte do Pé-de-Meia”. Os estudantes beneficiados pelo programa que realizarem os dois dias de prova do Enem receberão uma parcela extra do incentivo, no valor de R$ 200, em 2025.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 24/10/2024 - 20:50
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 tem 4.325.960 de inscritos, dos quais 1,6 milhão é concluinte do ensino médio. Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados). Entre os inscritos, a maior parte é de participantes que já terminaram o ensino médio (1,8 milhão). Além disso, outras 841.546 (19,4%) inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 24.723 (0,6%), de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros). O estado com o maior número de inscrições é São Paulo, com 645.849, seguido de Minas Gerais (393.007) e Bahia (376.352). Esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova, em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídas em 1.753 municípios por todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Enem 2024 nos dias 3 e 10 de novembro.