Início Tag Bahia

Bahia

Encontramos 543 Notícias

Defesa Civil Nacional autoriza repasse de recursos para ações emergenciais em Caculé e Serra do Ramalho

Defesa Civil Nacional autoriza repasse de recursos para ações emergenciais em Caculé e Serra do Ramalho
Foto: Reprodução

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou na quinta-feira, 23, o repasse de recursos para ações de defesa civil nos municípios de Caculé e Serra do Ramalho. As portarias com a liberação dos valores foram publicadas no Diário Oficial da União no mesmo dia. Para o município de Caculé, foi destinado o montante de R$ 210.650,00. Já Serra do Ramalho receberá R$ 510.359,00. Os repasses foram definidos com base em critérios técnicos que consideram a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados, além das demandas apresentadas nos planos de trabalho encaminhados pelas prefeituras. Os recursos serão transferidos em parcela única, por meio de Transferência Legal, vinculados à classificação orçamentária destinada a ações de proteção e defesa civil voltadas à resposta e recuperação de infraestrutura danificada ou destruída por desastres. De acordo com as portarias, o prazo para execução das ações é de 180 dias, contados a partir da data de publicação no Diário Oficial da União. A aplicação dos recursos deverá ser exclusiva para as finalidades estabelecidas, incluindo, quando necessário, obras de restabelecimento de serviços essenciais, seguindo as normas previstas na legislação federal. As prefeituras beneficiadas também deverão garantir a instalação de placas informativas das obras, conforme orientações do Governo Federal, mantendo-as em bom estado durante todo o período de execução. Ao final das ações, os municípios terão o prazo de 30 dias para apresentar a prestação de contas, contado a partir do término da execução ou do último pagamento realizado, conforme estabelecido em decreto federal. As portarias já estão em vigor desde a data de sua publicação.

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Ibotirama

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Ibotirama
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibotirama

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Ibotirama, no oeste da Bahia, em razão da estiagem. A medida foi oficializada na quinta-feira, 23 de abril de 2026, com a publicação de portaria no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, a prefeitura está autorizada a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Entre as medidas que podem ser adotadas estão a aquisição de cestas básicas, distribuição de água mineral, fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Para ter acesso aos recursos, o município deve encaminhar a solicitação por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A partir disso, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho apresentados, incluindo metas e valores solicitados. Após a aprovação, uma nova portaria é publicada no Diário Oficial da União com a definição do valor que será liberado para atendimento à população afetada pela estiagem.

Operação Tiradentes 2026 registra 53 acidentes e 9 mortes nas rodovias federais da Bahia

Operação Tiradentes 2026 registra 53 acidentes e 9 mortes nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço da Operação Tiradentes 2026 na Bahia, realizada entre quinta-feira, 17 de abril, e terça-feira, 21 de abril de 2026, período em que houve intensificação da fiscalização e do policiamento nas rodovias federais do estado. Ao longo dos cinco dias de operação, foram contabilizados 53 sinistros de trânsito, dos quais 25 foram considerados graves. As ocorrências deixaram 67 pessoas feridas e resultaram em 9 mortes. As rodovias com maior número de registros foram a BR-116, com 12 casos, seguida da BR-101 (11), BR-324 (9) e BR-242 (7). Também houve ocorrências nas BRs 110, 367, 407, 420, 135, 235, 330 e 418. Os óbitos foram registrados principalmente nas BRs 101, 116 e 367, com dois casos em cada uma, além de registros nas BRs 235, 242 e 420. De acordo com a PRF, a maior parte dos acidentes está relacionada a falhas humanas e comportamentos de risco. Entre as principais causas apontadas estão a ausência de reação do condutor, ultrapassagens indevidas, acessos irregulares à via, falhas mecânicas ou elétricas, motoristas dormindo ao volante, circulação na contramão e velocidade incompatível. Também foram identificados casos de ingestão de álcool, desrespeito à preferência e presença de pedestres na pista. As colisões transversais lideraram as ocorrências, com 12 registros, seguidas por colisões frontais (8), laterais em sentido oposto (6) e traseiras (6). Outros tipos de sinistros, como saídas de pista, atropelamentos, tombamentos e incêndios, também foram registrados. A sexta-feira concentrou o maior número de ocorrências, com 15 registros, seguida do domingo (13) e da segunda-feira (10). No sábado foram registrados 7 sinistros, enquanto a terça-feira teve 8 casos. Durante a operação, foram emitidos 3.297 autos de infração. As equipes também realizaram 4.715 testes de alcoolemia. Ao todo, 7.781 pessoas foram fiscalizadas e 5.942 veículos abordados. Entre as infrações mais comuns estão ultrapassagens proibidas, irregularidades nos veículos, condução sem habilitação, uso do acostamento e falta do cinto de segurança. As BRs 116, 101 e 324 lideraram o número de autuações. O fluxo de veículos também foi intenso, especialmente na sexta-feira, 17 de abril de 2026, quando a BR-324 registrou mais de 54 mil passagens. No mesmo dia, a BR-116 contabilizou mais de 43 mil veículos e a BR-101, cerca de 31 mil. No enfrentamento à criminalidade, a PRF deteve 21 pessoas, sendo duas por tráfico de drogas, recuperou 10 veículos e apreendeu duas armas de fogo e 36 munições. Também foram retirados de circulação 12,195 quilos de cocaína, 2,280 quilos de crack e 4,950 quilos de maconha. Na comparação com 2025, houve redução nos principais indicadores, com queda no número de acidentes, feridos e mortes. Por outro lado, os sinistros graves apresentaram aumento. A PRF destaca que a comparação deve ser relativizada, já que no ano passado houve coincidência entre os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, o que elevou o volume de tráfego nas rodovias baianas.

Governo da Bahia avança com obras da Ponte Salvador–Itaparica e prevê chegada de equipamentos em maio

Governo da Bahia avança com obras da Ponte Salvador–Itaparica e prevê chegada de equipamentos em maio
Foto: Divulgação

O Governo da Bahia segue avançando com o projeto da Ponte Salvador–Itaparica, considerada uma das maiores obras de infraestrutura em execução no país. Está prevista para a segunda quinzena de maio a chegada a Salvador de um navio transportando mais de 800 toneladas de equipamentos destinados às etapas iniciais da construção. A carga será composta por 44 contêineres e será utilizada na implantação de uma plataforma provisória no mar, estrutura essencial para dar suporte logístico e operacional às obras. A tecnologia, já aplicada em projetos internacionais, deve garantir mais eficiência na execução, reduzindo a necessidade de embarcações de apoio e contribuindo para o cumprimento do cronograma. O início das atividades em campo está previsto para o mês de junho, com a construção da plataforma provisória em Vera Cruz e no ponto onde será implantado o vão central da ponte. Esta fase inicial já conta com as licenças ambientais necessárias, enquanto as demais etapas seguem em tramitação junto aos órgãos competentes. Segundo o secretário Mateus Dias, da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica, o governo acompanha de forma contínua a execução do projeto. “A Ponte Salvador–Itaparica é um dos nossos principais projetos estruturantes, pois será um novo eixo de integração territorial e produtiva na Bahia, reduzindo distâncias, custos logísticos e impulsionando a redistribuição de atividades econômicas”, afirmou. Com 12,4 quilômetros de extensão sobre o mar, a ponte será o maior eixo contínuo desse tipo na América Latina, conectando Salvador à Ilha de Itaparica. O projeto inclui ainda acessos viários, túneis, viadutos e a implantação de uma nova via expressa na ilha. Além de melhorar a mobilidade entre a capital e o Recôncavo, a obra deve impactar diretamente cerca de 70% da população baiana, alcançando aproximadamente 10 milhões de pessoas em mais de 250 municípios. A iniciativa também prevê a geração de cerca de 7 mil empregos, entre diretos e indiretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local e utilização de materiais produzidos no Brasil. O secretário da Casa Civil, Carlos Mello, destacou a importância do avanço. “A Ponte Salvador–Itaparica é uma obra aguardada há décadas e representa um novo ciclo de crescimento para a Bahia, integrando regiões, fortalecendo a economia e melhorando a vida da população”, disse.

Bombeiros combatem incêndio em galpão de pneus em Barreiras

Bombeiros combatem incêndio em galpão de pneus em Barreiras
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na madrugada desta sexta-feira (17), equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), com sede em Barreiras, debelaram um incêndio urbano na Rua Joana D’Arc, no bairro Vila Rica, em Barreiras. A guarnição foi mobilizada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para verificar um incêndio em um galpão de pneus. Ao chegar ao local, os militares constataram que as chamas estavam concentradas em um pneu que se encontrava em uma máquina vulcanizadora. Os bombeiros montaram o sistema de combate ao fogo e, utilizando os equipamentos de proteção adequados, iniciaram o resfriamento da área, conseguindo debelar o incêndio por volta das 4h. Parte da estrutura do galpão foi danificada, e uma máquina vulcanizadora ficou completamente destruída pelas chamas. Após o combate, foram repassadas ao proprietário as orientações necessárias. Não houve feridos, e a causa do incêndio ainda é desconhecida.

MPBA denuncia mais de 10 mil casos de violência doméstica e registra 247 feminicídios em um ano

MPBA denuncia mais de 10 mil casos de violência doméstica e registra 247 feminicídios em um ano
Foto: Divulgação/MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia denunciou mais de 10 mil casos de violência doméstica à Justiça no período entre março de 2025 e março de 2026. No mesmo intervalo, foram contabilizados 247 feminicídios denunciados pelo órgão, evidenciando a gravidade da violência contra mulheres no estado. O número de denúncias representa um aumento significativo em relação ao período anterior, quando foram registrados 8.106 casos entre março de 2024 e março de 2025. A maioria das vítimas é composta por mulheres que sofreram diferentes tipos de violência, como agressões físicas, psicológicas, morais e patrimoniais, muitas vezes dentro do próprio ambiente familiar. Além das denúncias, o MPBA se manifestou em 27.916 pedidos de medidas protetivas ao longo do período analisado. O Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres realizou, em 2025, mais de mil atendimentos a vítimas. Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, o promotor de Justiça Adalto Araújo destacou a atuação contínua da instituição no enfrentamento à violência. “Acreditamos que essa luta diária, somada ao esforço de toda a comunidade, pode ajudar a transformar a sociedade, para que toda mulher possa viver num mundo de mais equidade e paz”, afirmou. A coordenadora do núcleo, a promotora Sara Gama, classificou os dados como alarmantes e ressaltou que cada número representa vidas interrompidas e famílias impactadas. “Uma tragédia acontece quando ocorre uma morte brutal de uma mulher pelo simples fato de ser mulher, pelo fato de recusar um relacionamento abusivo, que inclusive tem sido o maior mote desses assassinatos”, pontuou. Segundo ela, é fundamental ampliar as ações de prevenção e envolver a sociedade no debate. “Este é um movimento que precisa ser intensificado por todas as instituições e nós, Ministério Público, temos o dever constitucional de oferecer as denúncias, responsabilizar os criminosos e fortalecer estratégias, principalmente com ações preventivas”, afirmou. A promotora também destacou que o trabalho do MPBA vai além da esfera criminal, com iniciativas voltadas à conscientização, por meio de campanhas e atividades educativas em escolas e espaços de atendimento à saúde da mulher. Para o órgão, a mudança no cenário depende de uma transformação social ampla, com participação conjunta de instituições e da sociedade, visando reduzir os índices de violência e garantir mais proteção às mulheres.

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Caetanos e Bom Jesus da Lapa

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Caetanos e Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta segunda-feira, 13 de abril, a situação de emergência nos municípios de Caetanos, no sudoeste da Bahia, e Bom Jesus da Lapa, na região oeste do estado, devido à estiagem que afeta as localidades. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), autorizando as prefeituras a solicitarem recursos federais para ações emergenciais de defesa civil. Com a medida, os municípios podem requisitar apoio para aquisição de cestas básicas, água mineral, alimentação para equipes de trabalho e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Para ter acesso aos recursos, as prefeituras devem encaminhar os pedidos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), apresentando planos de trabalho com as necessidades locais. A Defesa Civil Nacional é responsável por avaliar as solicitações e, após a aprovação, uma nova portaria é publicada no Diário Oficial da União com a liberação dos valores destinados ao atendimento da população afetada pela seca.

Operação Artemis captura 75 criminosos em ação integrada contra o crime organizado na Bahia

Operação Artemis captura 75 criminosos em ação integrada contra o crime organizado na Bahia
Foto: Divulgação/PF

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA), em conjunto com forças estaduais e federais, deflagrou mais uma fase da Operação Artemis, resultando na captura de 75 criminosos considerados de alta periculosidade. A ação, de caráter continuado, tem como objetivo localizar e prender foragidos da Justiça envolvidos principalmente em crimes violentos e ligados a facções criminosas com atuação no estado. As atividades de inteligência e operacionais foram realizadas entre os meses de fevereiro e abril de 2026, a partir de um trabalho integrado de análise de dados e diligências coordenadas entre as forças policiais da Bahia, com apoio de unidades de outros estados. Esse modelo de atuação conjunta ampliou o alcance das ações e aumentou a eficiência nas capturas. As prisões ocorreram em diversos municípios baianos, como Salvador, Feira de Santana, Jequié, Camaçari, Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga, Ipiaú, Cruz das Almas, Santo Amaro, Canavieiras, Sento Sé e Alagoinhas.

Operação Artemis captura 75 criminosos em ação integrada contra o crime organizado na Bahia
Foto: Divulgação/PF

Também foram registradas ações em outros estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Tocantins, evidenciando a articulação interestadual da operação. De acordo com as forças de segurança, muitos integrantes de facções criminosas, incluindo lideranças, costumam fugir para outras regiões do país com o objetivo de dificultar a atuação policial, mas continuam comandando crimes à distância. Diante disso, foram intensificadas ações específicas para localizar e capturar esses indivíduos fora da Bahia. A operação também resultou em prisões internacionais, com destaque para capturas realizadas na Bolívia. As ações demonstram a efetividade da cooperação policial além das fronteiras brasileiras, alcançando criminosos que acreditavam estar fora do alcance da Justiça. Os alvos da operação são investigados por crimes graves, como homicídios, latrocínios, roubos majorados, tráfico de drogas e organização criminosa. Segundo as autoridades, cada mandado de prisão cumprido é resultado de investigações fundamentadas, com provas que embasam as decisões judiciais.

Projeto de PPP prevê gestão de mais de mil quilômetros de rodovias estaduais na Bahia

Projeto de PPP prevê gestão de mais de mil quilômetros de rodovias estaduais na Bahia
Foto: Sudoeste Total

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) acompanha a estruturação de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) voltado à gestão de aproximadamente 1.024 quilômetros de rodovias estaduais na Bahia. A iniciativa conta com a participação do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS) e do Governo do Estado. O contrato que marca o início da fase de estudos foi assinado na sexta-feira, 10 de abril de 2026. A proposta tem como objetivo promover a manutenção, reabilitação e conservação das rodovias, com foco na melhoria dos serviços prestados à população, aumento da eficiência operacional e reforço da segurança viária. O projeto está alinhado à Política Federal de Fomento a Parcerias Público-Privadas para Rodovias Estaduais e do Distrito Federal e foi qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), conforme o Decreto nº 12.626/2025. O modelo prevê o estabelecimento de metas de desempenho e níveis de serviço, buscando maior eficiência na gestão da infraestrutura. O FDIRS será responsável pela elaboração dos estudos técnicos necessários para a estruturação da PPP, incluindo modelagens econômico-financeira, jurídica e operacional, além da preparação dos documentos que irão subsidiar o processo licitatório. A iniciativa reforça a atuação do fundo na estruturação de concessões e parcerias em diversas regiões do país, com o objetivo de ampliar investimentos e modernizar a infraestrutura, especialmente em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional. Além do setor de transporte, o FDIRS atua em projetos nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais, infraestrutura urbana, infraestrutura social, irrigação, parques e florestas. A política de investimento prioriza as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com foco na redução das desigualdades regionais e no fortalecimento do desenvolvimento sustentável.

Duas apostas do interior da Bahia acertam quina da Mega-Sena

Duas apostas do interior da Bahia acertam quina da Mega-Sena
Foto: Sudoeste Total

Duas apostas simples feitas no interior da Bahia acertaram cinco números na Mega-Sena no concurso 2994, sorteado na quinta-feira, dia 9 de abril. Os jogos vencedores foram registrados nos municípios de Belo Campo, no sudoeste do estado, e Piatã, na Chapada Diamantina. Cada uma das apostas premiadas recebeu o valor de R$ 33.985,84. Ao todo, 47 apostas em todo o país acertaram a quina e vão receber o mesmo valor individual. Já outras 2.909 apostas acertaram quatro dezenas e garantiram R$ 905,11 cada. As seis dezenas sorteadas foram 01, 10, 23, 31, 40 e 55. Como ninguém acertou os seis números, o prêmio principal acumulou. O próximo sorteio está previsto para sábado, dia 11 de abril de 2026, com prêmio estimado em R$ 40 milhões. As apostas podem ser feitas até as 20h do dia do sorteio, em casas lotéricas de todo o país, pelo portal das Loterias Caixa, pelo aplicativo oficial ou pelo internet banking para clientes da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

MPT apura morte de operador de munck em Luís Eduardo Magalhães

MPT apura morte de operador de munck em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Blog do Braga

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia abriu inquérito para investigar a morte de um operador de caminhão Munck no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. O acidente fatal ocorreu na manhã desta quarta-feira (08/04), na Rua Itabuna, no bairro Santa Cruz. Segundo fontes da imprensa local, o homem, que não teve a identidade revelada, trabalhava para uma empresa controlando o equipamento para sustentar um poste que seria instalado na via. Testemunhas informaram que o munck tocou na rede de alta tensão e o trabalhador recebeu uma forte descarga elétrica morrendo no local. A abertura de inquérito por parte do MPT tem como objetivo apurar as responsabilidades pelo acidente e verificar se as normas de segurança do trabalho foram seguidas pelo empregador, tanto com a oferta de equipamentos de proteção individual e coletiva quanto de treinamento de protocolos de atividade de risco. Também é prioridade garantir que medidas preventivas sejam adotadas para evitar que outros trabalhadores sejam vítimas de acidentes semelhantes. A investigação do MPT vai ocorrer na unidade do órgão sediada em Barreiras e contará com a contribuição de outros órgãos públicos, como a Polícia Civil da Bahia. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança.

Excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas lideram infrações nas rodovias federais da Bahia

Excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas lideram infrações nas rodovias federais da Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia registrou, entre janeiro e março de 2026, um conjunto de infrações que evidencia a permanência de comportamentos de risco nas rodovias federais do estado. A análise comparativa com o mesmo período de 2025 mostra que as principais irregularidades continuam sendo as mesmas, com destaque para excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas. O excesso de velocidade segue como a infração mais recorrente. No primeiro trimestre de 2026, foram registradas 5.668 autuações por velocidade até 20% acima do limite permitido e 1.186 infrações por velocidade entre 20% e 50% acima do permitido. Os números são praticamente os mesmos verificados em 2025, indicando a persistência desse tipo de conduta nas rodovias. Além disso, 95 motoristas foram flagrados trafegando com velocidade superior a 50% do limite, infração considerada gravíssima e diretamente associada a sinistros de alta letalidade. As ultrapassagens perigosas também seguem entre os principais problemas. Em 2026, foram contabilizadas 7.107 autuações por ultrapassagem pela contramão em faixa contínua. Esse tipo de infração já figurava entre as mais registradas em 2025, reforçando o padrão de risco associado a colisões frontais. No grupo das irregularidades veiculares, os dados também demonstram continuidade entre os anos. Em 2026, destacam-se 3.488 autuações por veículo não licenciado, 3.120 por alterações irregulares no sistema de iluminação, 2.221 por mau estado de conservação e 2.060 por equipamentos obrigatórios em desacordo. Essas infrações também já apresentavam números relevantes no primeiro trimestre de 2025. Já em relação ao comportamento dos condutores, permanecem elevados os registros de 2.383 casos de direção sem habilitação, 2.541 por desobediência às ordens de agentes, 643 por uso de celular ao volante, 1.720 por não uso do cinto de segurança pelo condutor e 1.715 por não uso do cinto pelo passageiro. Outro ponto de atenção identificado no levantamento é o aumento expressivo de sinistros relacionados ao acesso à via sem a devida observação da presença de outros veículos, que passaram de 103 ocorrências em 2025 para 145 em 2026, o que representa um crescimento de aproximadamente 40,8%. Esse comportamento impacta diretamente no crescimento das colisões transversais, que também apresentaram aumento significativo, passando de 122 registros em 2025 para 170 em 2026, uma elevação de cerca de 39,3%. O município de Feira de Santana concentra o maior número de sinistros no balanço trimestral. A cidade apresentou aumento, passando de 94 registros em 2025 para 117 em 2026, crescimento de aproximadamente 24,5%, com elevação mais expressiva em trechos da BR-324. Feira de Santana também lidera o ranking de infrações no período, com 5.642 autuações registradas em rodovias federais que cortam o município. Na sequência do ranking aparecem Salvador, Jequié, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Eunápolis, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Barreiras. Entre as rodovias, a BR-116 concentra o maior número de condutas infratoras, seguida pelas rodovias BR-101, BR-324 e BR-242, que também apresentam alta incidência de registros ao longo do trimestre.

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil na internet no oeste da Bahia

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil na internet no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira, 7 de abril, a Operação Nexus com o objetivo de combater crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil no ambiente virtual, no oeste da Bahia. As condutas investigadas estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. A investigação teve início a partir de relatórios enviados pelo National Center for Missing & Exploited Children, que apontaram a existência de contas em plataformas digitais utilizadas para aquisição, armazenamento e disseminação de grande quantidade de arquivos com imagens e vídeos envolvendo crianças e adolescentes. Os dados indicaram atuação recorrente em diversas aplicações de internet, incluindo redes sociais e serviços de armazenamento em nuvem. Segundo a apuração, o investigado utilizava múltiplas contas e perfis digitais, vinculados a endereços de e-mail e a uma linha telefônica específica, para realizar o upload, armazenamento e compartilhamento do conteúdo ilícito. A estratégia incluía o uso de diferentes plataformas tecnológicas para dificultar a identificação. Foram identificados mais de 500 arquivos com esse tipo de material, o que evidencia a gravidade e a continuidade da prática criminosa. Há ainda indícios de que parte do conteúdo era disponibilizada publicamente e compartilhada com terceiros, inclusive com menções à oferta de arquivos em aplicativos de mensagens, o que pode indicar a participação em redes de disseminação e possível comercialização. A partir da análise de dados telemáticos, como registros de acesso, foi possível identificar o local de origem das atividades, vinculado à zona rural do município de Angical. Durante as diligências, os policiais também constataram a presença de crianças no ambiente familiar próximo, o que reforçou a necessidade de intervenção imediata. Com base nas evidências, a Justiça Federal autorizou o cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar, além do afastamento do sigilo de dados telemáticos. A medida permite à Polícia Federal acessar e analisar dispositivos eletrônicos, mídias digitais, contas em nuvem e aplicativos de mensagens ligados à investigação. A ação busca apreender equipamentos, coletar provas, identificar possíveis vítimas e verificar a existência de outros envolvidos, além de interromper a continuidade das práticas criminosas.

PRF aponta redução de mortes durante Operação Semana Santa 2026 na Bahia

PRF aponta redução de mortes durante Operação Semana Santa 2026 na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia divulgou o balanço da Operação Semana Santa 2026, indicando redução no número de mortes em acidentes nas rodovias federais do estado, apesar de um leve aumento no total de ocorrências registradas no período. Tradicionalmente marcado por grande movimentação nas estradas, especialmente na saída de Salvador para o interior, o feriado deste ano apresentou fluxo menor de veículos. A quinta-feira, considerada o dia de maior tráfego, registrou diminuição no volume em comparação com anos anteriores. Durante a operação, a PRF intensificou a fiscalização nas rodovias, abordando 5.261 veículos e fiscalizando 6.817 pessoas. Também foram realizados 4.141 testes de alcoolemia. Ao longo do período, foram contabilizados 47 sinistros de trânsito, sendo 17 considerados graves. As ocorrências deixaram 57 pessoas feridas e resultaram em 4 mortes. Em comparação com o mesmo período de 2025, houve redução no número de óbitos, que passou de 7 para 4, indicando menor letalidade nas ocorrências. A maior parte dos acidentes foi registrada no domingo, com 17 casos, seguido pela quinta-feira, com 13 registros. As rodovias com maior incidência foram a BR-116 e a BR-324, com 12 ocorrências cada, além da BR-101, que contabilizou 8 acidentes. Segundo a PRF, as principais causas dos sinistros foram reação tardia ou ineficiente dos condutores, falta de distância segura entre veículos, acesso à via sem a devida atenção ao tráfego e ingestão de álcool. Entre os tipos mais comuns de acidentes estão as colisões traseiras, com 10 registros, e as colisões transversais, com 9 casos. No combate às infrações, foram registradas 356 ultrapassagens indevidas em faixa contínua, além de 182 veículos com problemas no sistema de iluminação e 159 não licenciados. Também foram identificados 134 condutores sem habilitação, 106 passageiros sem cinto de segurança e 97 casos de irregularidades no transporte de pessoas ou cargas. Outras infrações incluíram veículos em mau estado de conservação, ausência de equipamentos obrigatórios, uso inadequado de calçados ao dirigir, placas ilegíveis e recusa ao teste de alcoolemia. As ações de enfrentamento à criminalidade resultaram na detenção de 21 pessoas, sendo três por alcoolemia e três por receptação. Durante a operação, três veículos com registro de roubo ou furto foram recuperados.

Procon notifica 111 postos de combustíveis e distribuidoras durante operações de fiscalização na Bahia

Procon notifica 111 postos de combustíveis e distribuidoras durante operações de fiscalização na Bahia
Foto: Feijão Almeida/GOV-BA

A operação 'De Olho no Preço 2026', realizada pelo Procon Bahia, resultou na notificação de 111 postos de combustíveis e distribuidoras, entre janeiro e março deste ano. No total, 273 estabelecimentos foram fiscalizados em 25 municípios, incluindo Salvador, Região Metropolitana e interior do estado, com destaque para Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. O balanço foi apresentado, nesta terça-feira (31), em entrevista coletiva concedida pelos órgãos envolvidos. Durante o encontro, foram detalhadas as ações conjuntas da operação, realizadas com o objetivo coibir irregularidades, garantir a qualidade dos combustíveis comercializados e proteger os direitos do consumidor baiano. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, destacou a importância das operações para assegurar relações de consumo mais justas no estado. "O governo federal já adotou medidas para reduzir o impacto no mercado interno. Mas, vemos um aumento abusivo, muito superior ao valor que estava sendo praticado. E isso é uma prática ilegal", disse. O superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio, explicou que a fiscalização passou por notificações em três etapas, sendo elas na refinaria, nas distribuidoras e nos postos. Segundo ele, já houve, até o momento, autuação em 40 revendedores. "O Procon está vigilante e estará adotando as medidas rigorosas para punir esses fornecedores que insistem em lesar o consumidor", alertou. Caso o consumidor identifique irregularidades no consumo dos combustíveis, deve fazer a denúncia por e-mail ([email protected]), pelo site (ba.gov.br) ou pelo telefone (71 3235-0000, para a capital; disk 181, para o interior do estado).

PF atua contra tráfico de drogas interestadual na Bahia

PF atua contra tráfico de drogas interestadual na Bahia
Imagem Ilustrativa

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a Operação Nostromo com o objetivo de combater o tráfico interestadual de drogas. A ação cumpre três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo, no estado do Paraná. As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um homem, ocorrida em outubro de 2025, quando ele foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal transportando quase três toneladas de maconha na BR-116, nas proximidades de Vitória da Conquista. A droga estava escondida em meio a um carregamento de máquinas industriais. A partir da análise dos materiais apreendidos, a Polícia Federal identificou o envolvimento de outras pessoas no esquema criminoso. Entre os investigados estão o proprietário do caminhão utilizado no transporte e o suspeito apontado como dono da droga e responsável por contratar o frete. Segundo as apurações, o destino final do entorpecente seria o estado do Ceará. Durante a operação, também foi cumprido um mandado de busca em um galpão onde teria sido realizado o carregamento do caminhão com a droga. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e financiamento ou custeio do tráfico, cujas penas podem chegar a até 30 anos de prisão. O nome da operação faz referência à nave espacial USCS Nostromo, do filme norte-americano Aliens, de 1979, utilizada para o transporte de minérios, mas que levava em seu interior uma carga oculta — analogia ao método utilizado pelos suspeitos, que escondiam os entorpecentes em meio a uma carga lícita.

Bahia tem mais de 130 cidades em alerta para chuvas intensas e risco de alagamentos

Bahia tem mais de 130 cidades em alerta para chuvas intensas e risco de alagamentos
Foto: Matheus Lemos/Inema

A Bahia permanece em estado de alerta diante da continuidade das instabilidades atmosféricas que mantêm a previsão de chuvas em diversas regiões do estado. De acordo com o mais recente alerta meteorológico da Sala de Situação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), divulgado nesta segunda-feira (30) e válido para as próximas 24 horas, ao menos 135 municípios estão sob alerta, com possibilidade de ocorrência de temporais em áreas isoladas. O meteorologista Henrique Mendonça explica que o cenário é resultado da persistência de sistemas atmosféricos que favorecem a formação de nuvens carregadas. “Em algumas localidades, as chuvas podem ocorrer com maior intensidade, elevando o potencial de transtornos à população”, explica. Henrique destaca ainda que a situação se agrava diante dos acumulados registrados nos últimos dias, que mantêm o solo encharcado e ampliam o risco de alagamentos e deslizamentos de terra, sobretudo em áreas urbanas e regiões historicamente vulneráveis. A lista de municípios em alerta abrange áreas do litoral, recôncavo e sul da Bahia, como a capital Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Camaçari e Lauro de Freitas. Além das condições meteorológicas, o monitoramento hidrológico indica situação preocupante em algumas bacias. No rio São Francisco, a estação de Bom Jesus da Lapa registrou, às 9h30 desta segunda-feira, cota de 701 centímetros, valor acima da cota de emergência para inundação, estabelecida em 625 cm. Mais a jusante, no município de Barra, o nível do mesmo rio atingiu 578 cm no mesmo horário, superando a cota de alerta (560 cm), com tendência de elevação nas próximas horas. Já na bacia do rio Pardo, a estação de Itapetinga apresentou nível de 338 cm às 9h45, permanecendo acima da cota de alerta (305 cm), embora com tendência de redução. O INEMA informou que segue realizando o acompanhamento em tempo real das condições meteorológicas e dos níveis dos rios, com base em dados de estações distribuídas em diferentes bacias hidrográficas do estado. O trabalho é realizado em articulação com órgãos federais, como a Agência Nacional de Águas (ANA), e subsidia ações de prevenção e resposta.

TRE-BA inicia envio de mensagens pelo WhatsApp para eleitores sem biometria

TRE-BA inicia envio de mensagens pelo WhatsApp para eleitores sem biometria
Foto: Sudoeste Total

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) começou, nesta quarta-feira (25/3), a enviar mensagens de texto para eleitores e eleitoras que ainda não realizaram a coleta biométrica no estado. O contato está sendo feito por meio do canal oficial do órgão no WhatsApp, utilizando o número (71) 3373-7000. Para regularizar a situação, os eleitores baianos devem comparecer aos cartórios eleitorais ou postos de atendimento da Justiça Eleitoral até o dia 6 de maio. É necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado, emitido há no máximo três meses. O cadastro biométrico inclui a coleta das impressões digitais, assinatura e fotografia. Os postos de atendimento estão disponíveis em toda a Bahia, e os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no site do TRE-BA. De acordo com dados do Portal de Business Intelligence do Tribunal, 650.303 pessoas ainda não fizeram a biometria no estado. Em Salvador, o número chega a 108.590 eleitores sem cadastro biométrico. Em seguida aparecem Feira de Santana, com 27.319, Vitória da Conquista, com 16.551, e Camaçari, com 12.498 eleitores nessa situação. Na quarta-feira (7/5), os serviços relacionados ao cadastro eleitoral, como a coleta da biometria, serão suspensos, conforme prevê a legislação eleitoral, para que a Justiça Eleitoral organize o pleito. O encerramento do cadastro ocorre 150 dias antes do primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para o dia 4 de outubro, conforme estabelece o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997. Em caso de dúvidas sobre a situação eleitoral, os cidadãos podem acessar o site www.tre-ba.jus.br ou entrar em contato com o Núcleo Virtual de Atendimento aos Eleitores (NAVE) pelo telefone (71) 3373-7000.

Força-tarefa nacional identifica irregularidades em postos de combustíveis na Bahia

Força-tarefa nacional identifica irregularidades em postos de combustíveis na Bahia
Foto: Sudoeste Total

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) participou de uma força-tarefa nacional, realizada entre os dias 16 e 20 de março, em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Procons estaduais e municipais, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Polícia Federal, para apurar possíveis abusos na cobrança de preços de combustíveis. A ação ocorreu em consonância com as atribuições conferidas à Agência pela Medida Provisória nº 1.340, publicada em 12 de março de 2026. Além da verificação de preços, também foram fiscalizados aspectos relacionados à qualidade e à quantidade dos combustíveis comercializados. Durante o período, foram fiscalizados 154 agentes econômicos em mais de 50 cidades de 11 estados e do Distrito Federal, incluindo 128 postos de combustíveis, 24 distribuidoras e dois postos flutuantes. Ao todo, foram lavrados 41 autos de infração, sendo 11 por indícios de preços abusivos, além de nove autos de interdição por diferentes irregularidades. A ANP também coletou dados de preços e notificou estabelecimentos para o envio de notas fiscais de aquisição de combustíveis de períodos anteriores. Na Bahia, as fiscalizações ocorreram em 17 postos localizados em Salvador, Camaçari, Campo Formoso, Antonio Gonçalves, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Itiúba e Pindobaçu. No estado, foram registrados 12 autos de infração, dois de interdição e coletadas duas amostras de combustíveis para análise laboratorial. De acordo com a ANP, os dados coletados ainda serão analisados e, caso sejam confirmados abusos, poderão resultar em novas autuações, abertura de processos administrativos e aplicação de multas. As penalidades previstas na Medida Provisória nº 1.340/2026 variam de R$ 50 mil a R$ 500 milhões, conforme a gravidade da infração e o porte do estabelecimento. Além da Bahia, a operação foi realizada nos estados do Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Governo Federal reconhece situação de emergência por desastres naturais em Jussiape e Belo Campo

Governo Federal reconhece situação de emergência por desastres naturais em Jussiape e Belo Campo
Foto: Divulgação/`PMJ

Nesta terça-feira (24/3), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em duas cidades da Bahia atingidas por desastres naturais: Jussiape e Belo Campo. Em Jussiape, na Chapada Diamantina, o reconhecimento ocorreu em razão das fortes chuvas que atingiram o município. Já em Belo Campo, localizado na região sudoeste, a medida foi tomada devido à estiagem que afeta a região. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Com a medida, as prefeituras estão autorizadas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Entre os itens que podem ser adquiridos estão cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Para ter acesso aos recursos, os municípios devem encaminhar a solicitação por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU com a definição do valor a ser liberado.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.