Início Tag Bahia

Bahia

Encontramos 544 Notícias

Acidente grave deixa uma pessoa morta na BR-242 em Luís Eduardo Magalhães

Acidente grave deixa uma pessoa morta na BR-242 em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/CBM-BA

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de uma pessoa na noite de domingo (1º), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por volta das 21h, na BR-242, no sentido Tocantins, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Polícia Técnica. Equipes da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, pertencente ao 17º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Barreiras, foram acionadas para atender a ocorrência e realizar o resgate de uma vítima que ficou presa às ferragens. No local, os bombeiros constataram que um veículo Dodge Ram havia colidido na lateral de uma carreta bitrem. A vítima permanecia encarcerada no interior do veículo e apresentava, aparentemente, ausência de sinais vitais. As equipes de resgate trabalharam na criação de acesso e na retirada do corpo das ferragens. O óbito foi confirmado pela médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também esteve presente na ocorrência. Durante o atendimento, a Superintendência de Trânsito (Sutrans) realizou a sinalização da via, que ficou totalmente interditada. A Polícia Rodoviária Federal ficou responsável pelo registro da ocorrência, enquanto o Departamento de Polícia Técnica realizou a perícia no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação e demais procedimentos legais. As causas do acidente ainda são desconhecidas e deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

CIPPA/Lençóis destrói fornos de produção ilegal de carvão na zona rural de Carinhanha

CIPPA/Lençóis destrói fornos de produção ilegal de carvão na zona rural de Carinhanha
Foto: Divulgação

Equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) destruíram dois fornos utilizados na produção ilegal de carvão vegetal na tarde de sexta-feira (30), na localidade de Cheira Cabelo, zona rural do município de Carinhanha, no oeste da Bahia. A ação integrou operações da Proteção FOX voltadas ao combate a crimes ambientais na região. A intervenção ocorreu durante rondas realizadas em uma área já conhecida por registros anteriores de irregularidades ambientais. No local, os policiais identificaram dois fornos em funcionamento, ambos carregados, cada um com cerca de seis metros estéreo de carvão, além de material já produzido e grandes pilhas de lenha preparadas para dar continuidade à atividade ilegal. No total, foram encontrados aproximadamente 12 metros estéreo de carvão e pilhas de lenha estimadas entre 15 e 20 metros estéreo. Diante da constatação do crime ambiental, as estruturas foram destruídas pelas guarnições. Toda a ação foi devidamente registrada por meio de fotografias e marcação georreferenciada, para fins de documentação e encaminhamentos legais.

Bombeiros retiram corpo preso às ferragens após acidente na BR-349 em Santa Maria da Vitória

Bombeiros retiram corpo preso às ferragens após acidente na BR-349 em Santa Maria da Vitória
Foto: Divulgação/CBM-BA

Equipes do 20º Batalhão de Bombeiros Militar (20º BBM), com sede em Bom Jesus da Lapa, atuaram na retirada de um corpo que ficou preso às ferragens após um grave acidente veicular na BR-349, no município de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. A ocorrência foi registrada na manhã de sábado (31), por volta das 9h, no horário de Brasília. As guarnições foram acionadas pela Central Integrada de Comunicação (Cicom) e, ao chegarem ao local, encontraram a vítima encarcerada no veículo. Para a remoção, os bombeiros utilizaram ferramentas específicas de desencarceramento, além do apoio de um guincho, possibilitando a retirada do corpo. Após o trabalho das equipes, o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde seriam realizados os procedimentos legais. A ocorrência contou ainda com a atuação da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestaram apoio no local do acidente.

Primeiro foco de ferrugem asiática da soja na safra 2025/2026 é confirmado pela ADAB em Correntina

Primeiro foco de ferrugem asiática da soja na safra 2025/2026 é confirmado pela ADAB em Correntina
Foto: Divulgação/ADAB

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) confirmou a ocorrência do primeiro foco de ferrugem asiática da soja na safra 2025/2026 no estado. A confirmação ocorreu após análise laboratorial de material vegetal coletado em uma propriedade rural localizada no núcleo de Linha Branca, no município de Correntina, no Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, no oeste baiano. O resultado positivo para a presença do fungo Phakopsora pachyrhizi foi confirmado em 27 de janeiro de 2026, após exames realizados em laboratório oficial. A identificação integrou as ações do Projeto de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja, desenvolvido pela ADAB por meio da Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal, em parceria com a Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA). Considerada uma das principais doenças da cultura da soja, a ferrugem asiática encontra condições favoráveis para seu desenvolvimento em ambientes com alta umidade e temperaturas amenas. Os prejuízos causados pela doença podem variar conforme o estágio de desenvolvimento da lavoura e as condições climáticas registradas na região. Diante da confirmação do foco, a ADAB reforçou a orientação para que produtores rurais, técnicos e responsáveis técnicos intensifiquem o monitoramento das lavouras e adotem as medidas de manejo fitossanitário previstas na legislação. Entre as recomendações estão o cumprimento do vazio sanitário e do calendário de semeadura estabelecidos para a cultura da soja no estado da Bahia. A agência também destacou que a notificação da ocorrência da ferrugem asiática da soja é obrigatória, conforme a legislação estadual de defesa fitossanitária, devendo ser realizada por meio dos canais oficiais da ADAB.

MP recomenda cumprimento da lei antibaixaria e proteção de crianças e adolescentes no Carnaval em Bom Jesus da Lapa

MP recomenda cumprimento da lei antibaixaria e proteção de crianças e adolescentes no Carnaval em Bom Jesus da Lapa
Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou na terça-feira, dia 27, ao Município de Bom Jesus da Lapa a adoção de medidas para o cumprimento da Lei Antibaixaria e para garantir proteção de crianças e adolescentes durante os festejos de Carnaval na cidade, que iniciou ontem, dia 28 de fevereiro, e segue até 1º de março. Os documentos, de autoria das promotoras de Justiça Raquel Souza dos Santos e Priscila Targino Soares Beltrão, orientam a gestão municipal e organizadores de eventos que integram a programação do “Lapa Folia 2026” para garantirem a proteção dos direitos humanos, prevenção de situações e conteúdos que promovam violência e discriminação e a garantia do respeito à dignidade de mulheres, crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis durante as festividades.  O MPBA orientou que o Município e os responsáveis por eventos artísticos informem amplamente a artistas, bandas e equipes técnicas sobre o conteúdo da recomendação, atuando na fiscalização das apresentações, com possibilidade de interrupção e aplicação de sanções em caso de descumprimento.  Além disso, devem comunicar o MPBA, em até 48 horas, sobre qualquer violação à Lei Antibaixaria. O MPBA também alertou acerca da obrigatoriedade da classificação indicativa dos eventos, a proibição da venda de álcool a menores e a identificação do público. Situações de risco devem ser informadas ao Conselho Tutelar.

Estudante de Presidente Dutra desenvolve detergente biodegradável a partir da casca da pinha

Estudante de Presidente Dutra desenvolve detergente biodegradável a partir da casca da pinha
Foto: Magali Souza

No município de Presidente Dutra, no semiárido da Bahia, conhecido como a capital mundial da pinha, uma iniciativa educacional transformou um símbolo da economia local em inovação sustentável. A cidade produz cerca de 20 mil toneladas da fruta por safra anual, segundo a Secretaria de Agricultura, e tem na cadeia produtiva da pinha sua principal fonte de emprego e renda, celebrada todos os anos na tradicional Festa da Pinha, realizada em abril. Com o objetivo de valorizar essa cultura regional, a professora Mirian Carvalho, do Colégio Estadual de Tempo Integral Leila Janaína Brito Gonçalves, lançou um desafio à estudante Beatriz Rodrigues: desenvolver um produto inovador utilizando a pinha como matéria-prima. A proposta resultou em um detergente biodegradável produzido a partir da casca da fruta. Durante as pesquisas, a estudante identificou que a Annona squamosa, nome científico da pinha, possui saponinas, substâncias naturais com propriedades de limpeza e formação de espuma. A partir dessa constatação, Beatriz desenvolveu a fórmula do detergente, inicialmente em versão líquida. Em uma etapa posterior, o produto também passou a ser produzido na forma pastosa, mantendo os mesmos ingredientes básicos, com ajustes apenas nas proporções utilizadas. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, o detergente se diferencia dos produtos convencionais por ser totalmente biodegradável, incluindo em sua composição sabão neutro com a mesma característica. As próximas fases do trabalho preveem novos testes para aprimorar a eficiência, a consistência e a durabilidade do produto, além da avaliação do impacto ambiental, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. Para a professora orientadora, o projeto é um exemplo de como a educação científica e empreendedora pode transformar realidades. Segundo Mirian Carvalho, iniciativas como essa permitem que estudantes da rede estadual façam ciência na prática, fortaleçam a autoestima e percebam o potencial de transformação existente mesmo em cidades do interior. O trabalho ganhou destaque durante o Encontro Estudantil realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, que reuniu cerca de 10 mil estudantes. O projeto contou ainda com o apoio da diretora da unidade escolar, professora Indira Neiva, além de produtores de pinha e comerciantes locais, que contribuíram com a doação da matéria-prima utilizada nos testes. A parceria entre escola e comunidade foi fundamental para viabilizar o desenvolvimento do detergente e demonstrar o uso sustentável de recursos locais.

Polícia Federal deflagra operação contra organização criminosa no sul da Bahia

Polícia Federal deflagra operação contra organização criminosa no sul da Bahia
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27), a operação Apito Final com o objetivo de apurar a atuação de uma organização criminosa estruturada no extremo sul da Bahia. A ação é resultado de uma atuação conjunta com o Ministério Público do Estado da Bahia, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e a Polícia Militar da Bahia. De acordo com as investigações, o grupo investigado possuía divisão de tarefas bem definida, com foco principal no tráfico de drogas. As apurações indicam a existência de núcleos responsáveis pela coordenação das atividades ilícitas, movimentação de recursos financeiros, logística operacional e uso de mecanismos para dificultar a identificação dos integrantes, como comunicações clandestinas e a utilização de terceiros. Ainda segundo a Polícia Federal, foram identificados indícios de cooptação de agentes públicos, com possível repasse de informações privilegiadas e interferências indevidas em estruturas institucionais, com o objetivo de beneficiar os interesses da organização criminosa. No âmbito da operação, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Seguro, Eunápolis e Ubaitaba. As medidas cautelares visam a apreensão de documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos considerados essenciais para o aprofundamento das investigações, a completa elucidação dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, respeitando o devido processo legal. A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e que novas diligências poderão ser realizadas conforme o avanço dos trabalhos.

Estudante do sistema prisional da Bahia alcança 880 pontos na redação do Enem PPL

Estudante do sistema prisional da Bahia alcança 880 pontos na redação do Enem PPL
Foto: Leo Moreira/NUCOM/SEAP

Um interno do sistema prisional da Bahia alcançou a nota de 880 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Identificado pelas iniciais S.F.B.C., o reeducando é custodiado no Conjunto Penal de Barreiras e participa das atividades da Universidade Para Todos (UPT), programa desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Secretaria da Educação do Estado (SEC). Além do destaque individual, outros oito reeducandos do sistema prisional baiano também obtiveram notas iguais ou superiores a 800 pontos na redação. Os resultados reforçam o impacto das ações educacionais desenvolvidas nas unidades prisionais do estado. Ao todo, pelo menos 60 custodiados alcançaram notas acima de 650 pontos, superando a média nacional no desempenho da prova. O desempenho do estudante que atingiu 880 pontos chamou atenção pelo domínio da escrita, capacidade de argumentação e compreensão dos temas propostos, evidenciando o potencial transformador do acesso à educação mesmo em contexto de privação de liberdade. Segundo a Seap, os resultados refletem o trabalho integrado entre a gestão prisional, professores e instituições parceiras, aliado ao empenho dos próprios internos, que veem na educação uma oportunidade concreta de reconstrução pessoal e social. A participação no Enem PPL amplia as possibilidades de acesso ao ensino superior e a outros programas educacionais, reforçando o compromisso da Seap com a construção de um sistema prisional mais eficiente, justo e humanizado.

Projeto Adutora da Fé avança e vai ampliar acesso à água em municípios do oeste da Bahia

Projeto Adutora da Fé avança e vai ampliar acesso à água em municípios do oeste da Bahia
Foto: Codevasf

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) coordena a implantação de uma nova etapa do projeto Adutora da Fé, na Bahia, que acaba de receber a primeira ordem de serviço emitida pela AXIA Energia. A iniciativa integra o Eixo Água Para Todos do Novo PAC e conta com investimentos de aproximadamente R$ 230 milhões, com foco na ampliação do acesso à água em regiões historicamente afetadas pela escassez hídrica. Nesta fase, estão previstas obras de captação, reserva e transporte de água do rio São Francisco até o município de Bom Jesus da Lapa, onde o recurso será tratado e distribuído. A partir da cidade, a água seguirá para 53 reservatórios que atenderão comunidades rurais de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã, garantindo maior segurança hídrica e melhoria das condições de vida da população. O projeto contempla a implantação de cerca de 95 quilômetros de adutora principal de água tratada e aproximadamente 250 quilômetros de subadutoras, ampliando o alcance do sistema de abastecimento. As intervenções incluem ainda a instalação de 36 reservatórios de água e a execução de obras complementares, com o objetivo de reduzir a intermitência no fornecimento e aumentar a confiabilidade da distribuição para as comunidades atendidas. Durante a execução, a iniciativa deve gerar cerca de 3,2 mil empregos diretos e indiretos e beneficiar aproximadamente 140 mil pessoas, especialmente em áreas rurais marcadas por clima árido e histórico de escassez de água. A AXIA Energia, nova marca da antiga Eletrobras, executa o projeto como parte dos compromissos assumidos após o processo de capitalização da empresa, que prevê o repasse anual de recursos para programas de desenvolvimento regional e revitalização hidroambiental. As ações são selecionadas pelo Governo Federal e coordenadas pelo MIDR no âmbito do Novo PAC. A empresa é considerada a maior do setor de energia renovável no Hemisfério Sul, com capacidade instalada totalmente renovável e atuação em geração e transmissão de energia em todo o país.

Governo Federal libera recursos por conta de desastres naturais aos municípios de Santa Maria da Vitória e Macaúbas

Governo Federal libera recursos por conta de desastres naturais aos municípios de Santa Maria da Vitória e Macaúbas
Foto: Sudoeste Total

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou nesta segunda-feira (26) o repasse de R$ 3 milhões para ações de resposta em municípios afetados por desastres em diferentes regiões do país. Entre as cidades contempladas estão os municípios baianos de Santa Maria da Vitória e Macaúbas. De acordo com as portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), Santa Maria da Vitória receberá o montante de R$ 1.054.371,00, enquanto Macaúbas foi contemplada com R$ 375.382,37. Os recursos serão destinados a ações emergenciais de defesa civil, conforme as necessidades apresentadas pelos municípios. A liberação dos valores segue critérios técnicos estabelecidos pela Defesa Civil Nacional, que consideram fatores como a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados, além das demandas descritas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras. Municípios que obtêm reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública estão aptos a solicitar apoio financeiro ao MIDR. As solicitações devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio, os planos de trabalho são analisados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que avalia as metas e os valores propostos. Com a aprovação, os repasses são formalizados por meio de portaria publicada no DOU. Os municípios beneficiados deverão apresentar a Prestação de Contas Final no prazo de até 30 dias após o término do período de execução das ações ou do último pagamento realizado, conforme estabelece o Artigo 32 do Decreto nº 11.655, de 23 de agosto de 2023.

Bahia não registra roubos a bancos em 2025 pela primeira vez desde 2011

Bahia não registra roubos a bancos em 2025 pela primeira vez desde 2011
Foto: Alberto Maraux/SSP

A Bahia encerrou o ano de 2025 sem registrar nenhum roubo a instituições financeiras, fato inédito no estado desde 2011. O resultado é atribuído a ações integradas e de inteligência desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), com apoio do Comando de Operações da Polícia Militar (COPPM) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil. Os dados refletem uma redução contínua desse tipo de crime ao longo dos últimos anos. Desde 2022, os índices vinham apresentando queda, quando foram registrados quatro casos em todo o estado. Desde então, estratégias específicas de enfrentamento aos crimes contra instituições financeiras passaram a ser intensificadas. Entre as ações adotadas, destacam-se treinamentos voltados exclusivamente para o combate a esse tipo de ocorrência. De acordo com o comandante do COPPM, coronel Paulo Sérgio Ribeiro, somente em 2025 foram realizadas quatro simulações de respostas rápidas, consideradas fundamentais para alcançar a marca de um ano sem registros de roubos a bancos. Segundo ele, o resultado demonstra a eficácia do trabalho conjunto das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado. O DEIC também teve papel central no resultado, atuando principalmente na investigação e no mapeamento de grupos criminosos especializados nesse tipo de crime. O delegado Thomas Galdinho, titular do departamento, destacou que o trabalho de inteligência permite identificar áreas de risco e monitorar a atuação dos criminosos, ressaltando que a integração com a Polícia Militar e a SSP foi decisiva para o desempenho alcançado. A SSP avalia que a combinação entre planejamento, capacitação, inteligência policial e ações integradas foi determinante para garantir a ausência desse tipo de crime no estado ao longo de 2025.

Bombeiros resgatam cobra no interior de veículo em Barreiras

Bombeiros resgatam cobra no interior de veículo em Barreiras
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na tarde deste domingo (25), bombeiros militares do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM), em Barreiras, realizaram o resgate de uma serpente que havia entrado no interior de um veículo. O motorista, ao ser alertado por vizinhos sobre a presença do animal, procurou imediatamente a unidade do corpo de bombeiros para pedir ajuda.  A guarnição se deslocou até o local e realizou uma varredura minuciosa no veículo. Após localizar a cobra, os militares efetuaram a captura de forma segura, utilizando técnicas adequadas para garantir a integridade do animal e a segurança das pessoas envolvidas. Em seguida, a serpente, que estava sem ferimentos aparentes, foi devolvida ao seu habitat natural, sem ferimentos.

Mais de 65% da população da Bahia passa a integrar as classes A, B e C, aponta FGV

Mais de 65% da população da Bahia passa a integrar as classes A, B e C, aponta FGV
Foto: Estevam Costa/PR

A Bahia registrou um avanço significativo no perfil de renda da população entre os anos de 2022 e 2024. De acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas, 65,34% dos baianos passaram a integrar as classes A, B e C, um crescimento de 14,76 pontos percentuais em relação ao índice anterior, que era de 50,58%. O estudo considera como classe A famílias com renda acima de 20 salários mínimos, classe B aquelas com rendimento entre 10 e 20 salários mínimos, e classe C as que possuem renda familiar entre 4 e 10 salários mínimos. O aumento acompanha uma tendência nacional apontada pela FGV, que identificou a saída de 17,4 milhões de pessoas da pobreza em todo o país no mesmo período, elevando em 8,44 pontos percentuais a participação da população nas faixas de maior renda. Segundo a pesquisa, o crescimento foi impulsionado principalmente pela elevação da renda do trabalho e pela atuação integrada de políticas públicas, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada e programas voltados ao acesso à educação e ao crédito. Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, os dados refletem a efetividade das ações direcionadas à população de baixa renda. De acordo com ele, muitas pessoas que antes estavam inscritas em programas sociais hoje fazem parte da classe média, o que demonstra que as políticas vão além da transferência de renda, ao promover oportunidades de educação, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo.

Idoso é encontrado morto no centro de Bom Jesus da Lapa

Idoso é encontrado morto no centro de Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal

A Polícia Militar da Bahia atendeu, na manhã desta quinta-feira (22), uma ocorrência de encontro de corpo no Centro de Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado. A ação foi realizada por uma guarnição do 5º Pelotão/PETO da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (38ª CIPM), acionada por volta das 7h45. Ao chegar ao local, os policiais constataram a presença de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que confirmou o óbito de um homem de 72 anos. Diante da situação, a guarnição adotou as providências iniciais e realizou a preservação da área. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a realização dos procedimentos periciais, assim como a Polícia Civil, que acompanhou a ocorrência e deu início às medidas legais cabíveis. A atuação da 38ª CIPM garantiu a segurança do local e o apoio necessário aos demais órgãos envolvidos. A ocorrência reforça o trabalho integrado das forças de segurança e dos serviços de emergência, com foco na manutenção da ordem pública e no cumprimento dos protocolos legais.

Onça-parda é resgatada dentro de residência em Luís Eduardo Magalhães

Onça-parda é resgatada dentro de residência em Luís Eduardo Magalhães
Foto: Divulgação/INEMA

Uma onça-parda foi resgatada na terça-feira (20) após ser encontrada dentro de uma residência no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O animal, um macho juvenil da espécie Puma concolor, foi localizado depois que uma moradora percebeu a presença do felino e acionou os órgãos competentes. A ação foi realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio de equipes da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar e de um médico veterinário que atua no Parque Vida Cerrado. Para garantir a segurança dos moradores, do animal e das equipes envolvidas, foi adotado o procedimento de contenção química, com o uso de dardos anestésicos aplicados por profissionais especializados. Segundo o coordenador de fauna do Inema, Vinícius Dantas, o resgate seguiu todos os protocolos técnicos necessários, priorizando a segurança das pessoas e o bem-estar do animal. Ele destacou que a avaliação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é fundamental para verificar as condições de saúde da onça-parda e definir a destinação mais adequada, conforme os critérios ambientais e de conservação da espécie. Após a captura, o animal foi encaminhado para Barreiras, onde permanece sob os cuidados do Inema e passará por avaliação veterinária completa. A partir dos resultados, será definida a possibilidade de soltura em uma área apropriada. A operação também contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, que auxiliou no isolamento da área e na segurança durante o resgate.

Polícia Federal realiza operação contra abuso sexual infantojuvenil no oeste da Bahia

Polícia Federal realiza operação contra abuso sexual infantojuvenil no oeste da Bahia
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Frigg, com o objetivo de combater crimes relacionados à aquisição, posse e armazenamento de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes no oeste da Bahia. Durante a ação, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão domiciliar e uma ordem judicial de afastamento do sigilo de dados telemáticos no município de Luís Eduardo Magalhães. As medidas foram expedidas pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras. As investigações tiveram início a partir de informações repassadas por organismos internacionais de proteção à infância, que identificaram o envio e o armazenamento de arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil em plataformas digitais e serviços de nuvem. A partir das diligências, a Polícia Federal reuniu indícios de autoria e materialidade, o que resultou na solicitação das medidas judiciais cumpridas nesta fase da operação. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e mídias de armazenamento, que passarão por perícia técnica, com rigor na preservação da cadeia de custódia das provas digitais. Os fatos apurados, em tese, se enquadram nos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. A Polícia Federal destacou que mantém atuação permanente no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil, especialmente no ambiente digital. As investigações seguem em andamento e tramitam sob segredo de justiça.

Bahia tem redução de 13,1% no número de mortes violentas em 2025

Bahia tem redução de 13,1% no número de mortes violentas em 2025
Foto: Alberto Maraux/SSP

Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou em 2025, a maior redução no número de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI). No ano passado foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que no ano de 2024, redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com a redução de mortes violentas no estado. Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos em 2025, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a redução dos índices criminais é resultado do trabalho constante das Forças Policiais. "Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou. Acrescentou ainda que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as Forças da Segurança ampliaram o número de prisão de criminosos e também das apreensões de armas de fogo. A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número total do ano passado é 6,3% menor que o contabilizado em 2024. "Lançamos no final do ano de 2025 o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero", destacou Werner.

Reconhecimento Facial auxilia na prisão de 80 foragidos da Justiça na Bahia nos primeiros dias de 2026

Reconhecimento Facial auxilia na prisão de 80 foragidos da Justiça na Bahia nos primeiros dias de 2026
Foto: Divulgação/SSP

A tecnologia de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia alcançou a marca de 80 pessoas presas nos primeiros dias de 2026. Até segunda-feira, dia 19, oitenta procurados pela Justiça foram localizados e capturados com o apoio do sistema, que tem sido empregado de forma estratégica em todo o estado. De acordo com os dados divulgados, a ferramenta possibilitou, em média, a prisão de mais de quatro foragidos por dia, envolvidos em crimes contra a pessoa, o patrimônio e a sociedade. Entre os detidos estão homicidas, autores de latrocínio, suspeitos de tráfico de drogas, além de pessoas procuradas por crimes como maus-tratos, furto, lesão corporal, estupro de vulnerável e violência contra a mulher. Também foram localizados homens e mulheres com mandados de prisão por dívida de pensão alimentícia. O sistema de Reconhecimento Facial é utilizado em mais de 80 municípios baianos, com atuação tanto em grandes eventos, como micaretas, Réveillon e Carnaval, quanto de forma ostensiva em pontos estratégicos da capital, da Região Metropolitana de Salvador e do interior do estado. A tecnologia também está embarcada em Plataformas de Observação Elevada, ampliando o alcance do monitoramento. Por meio da captação e leitura de pontos faciais de pessoas em circulação, o sistema realiza a comparação automática com o Banco Nacional de Mandados de Prisão, o que permite a rápida identificação e captura de foragidos. Além das prisões, a Secretaria da Segurança Pública informou que 24 veículos roubados ou furtados também foram recuperados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento de Placas.

Tarifas do transporte intermunicipal são reajustadas na Bahia

Tarifas do transporte intermunicipal são reajustadas na Bahia
Foto: Divulgação/Agerba

Entraram em vigor neste sábado (17) os novos valores das tarifas das linhas do Serviço Público de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado da Bahia. Os reajustes anuais foram regulamentados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), por meio das resoluções nº 02/2026 e nº 03/2026, publicadas no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (15), pelo Horário de Brasília. No transporte rodoviário intermunicipal, as tarifas das linhas de longa distância e das linhas da região metropolitana com partidas em terminais rodoviários tiveram reajuste de 6,28%. Já as linhas semiurbanas localizadas fora da Região Metropolitana de Salvador passaram por um aumento de 8,44%. Também a partir deste sábado, foi aplicado o reajuste de 5,17% na tarifa de embarque do Terminal Rodoviário de Salvador. Com a atualização, os valores passaram a ser de R$ 9,08 para viagens interestaduais, R$ 3,75 para viagens intermunicipais e R$ 1,55 para viagens intermunicipais metropolitanas. Crianças com até cinco anos continuam isentas do pagamento. De acordo com a AGERBA, os valores da tarifa de embarque seguem o contrato firmado em 2019, que prevê a remuneração da concessionária por meio da arrecadação da Tarifa de Utilização de Terminal (Tute).

Balanças de pesagem móveis começam a operar em 10 municípios baianos nesta quinta-feira (15)

Balanças de pesagem móveis começam a operar em 10 municípios baianos nesta quinta-feira (15)
Foto: Divulgação/Seinfra

As operações com balanças de pesagem móveis para veículos de carga serão retomadas nas rodovias da Bahia a partir desta quinta-feira (15). A ação é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), e, nesta fase inicial, terá caráter educativo pelo período de 30 dias. De acordo com a Seinfra, o objetivo é divulgar o início efetivo das operações em 2026 e alertar motoristas de caminhões e carretas sobre a importância do controle de peso nas rodovias estaduais. Ao todo, dez equipes atuarão simultaneamente em trechos localizados nos municípios de Feira de Santana, Jaguarari, Uruçuca, Cícero Dantas, Teixeira de Freitas, Barreiras, Ibotirama, Planaltino, Morro do Chapéu e Vitória da Conquista. A iniciativa busca contribuir para a conservação das estradas e o aumento da vida útil do pavimento. Segundo o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, em 2026 o número de equipes será ampliado de cinco para dez, em comparação com o ano anterior. Ele explicou que os pontos escolhidos para a instalação das balanças foram definidos com base nos principais canais de tráfego e no alto fluxo de veículos de carga em rodovias estaduais, reforçando que a medida também tem impacto direto na segurança viária. Durante o período educativo, as balanças móveis estarão posicionadas em trechos específicos das seguintes rodovias: BA-502, em Feira de Santana; BA-210, em Jaguarari; BA-262, em Uruçuca; BA-220, em Cícero Dantas; BA-290, em Teixeira de Freitas; BA-459, em Barreiras; BA-160, em Ibotirama; BA-026, em Planaltino; BA-144, em Morro do Chapéu; e BA-263, em Vitória da Conquista.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.