Início Arquivo Junho de 2026

Junho de 2026

Encontramos 290 Notícias

Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 42 milhões

Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 42 milhões
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O concurso 3020 da Mega-Sena, realizado na quinta-feira (18), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), terminou sem vencedores na faixa principal. Com isso, o prêmio acumulou e a estimativa para o próximo sorteio, marcado para sábado, 20 de junho, é de R$ 42 milhões.


As dezenas sorteadas foram: 06, 09, 17, 27, 29 e 45.


De acordo com a Caixa Econômica Federal, nenhuma aposta acertou os seis números sorteados. Na faixa de cinco acertos, 59 apostas foram premiadas, com cada uma recebendo R$ 26.657,14. Já na quadra, com quatro acertos, 4.314 apostas ganharam R$ 600,94 cada.


As apostas para o próximo concurso podem ser registradas até as 20h do dia do sorteio nas casas lotéricas credenciadas ou pelos canais digitais da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Dois moradores de Vitória da Conquista são premiados no sorteio de junho da Nota Premiada Bahia

Dois moradores de Vitória da Conquista são premiados no sorteio de junho da Nota Premiada Bahia
Foto: Nilson Galvão/Sefaz-BA
Áudio gerado por IA
-0:00

Foi publicado nesta quinta-feira (18) o resultado do sorteio de junho da Nota Premiada Bahia, campanha de cidadania fiscal promovida pelo Governo do Estado. Entre os contemplados, dois moradores de Vitória da Conquista foram sorteados com prêmios de R$ 10 mil cada.


O prêmio principal, no valor de R$ 100 mil, saiu para uma moradora de Salvador. Além dela, outros 90 participantes foram premiados com R$ 10 mil. Do total, 56 ganhadores residem na capital baiana e 34 vivem em municípios do interior do estado.


Ao todo, moradores de 23 cidades do interior da Bahia foram contemplados no sorteio deste mês. Lauro de Freitas liderou o número de premiados, com cinco vencedores, seguida por Camaçari, com quatro, Feira de Santana, com três, e Itabuna e Vitória da Conquista, com dois ganhadores cada.


Também tiveram participantes sorteados os municípios de Amargosa, Araci, Baixa Grande, Caetité, Candeias, Catu, Cruz das Almas, Dias d'Ávila, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Itajuípe, Juazeiro, Maragogipe, Nazaré, Ribeira do Pombal, São Gonçalo dos Campos e Teixeira de Freitas.


A relação completa dos contemplados está disponível no site oficial da campanha Nota Premiada Bahia e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA).

CIPE Sudoeste apreende armas e munições em Paramirim

CIPE Sudoeste apreende armas e munições em Paramirim
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste
Áudio gerado por IA
-0:00

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste apreenderam duas armas de fogo e munições na tarde desta quinta-feira (18), no bairro Conjunto Habitacional Santo Antônio, em Paramirim.


De acordo com a corporação, por volta das 16h30, uma guarnição realizava rondas na localidade quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Um deles apresentava um volume na cintura, enquanto o outro carregava um objeto na mão. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos dispensaram os materiais que portavam e fugiram em direção a um descampado, chegando a transpor o muro de uma construção.


Os policiais realizaram buscas na tentativa de localizar e identificar os indivíduos, mas eles conseguiram escapar.


No local onde os objetos foram abandonados, os militares encontraram um revólver calibre .22 da marca Rossi, uma garrucha calibre .22 sem marca aparente e 20 munições intactas do mesmo calibre.


Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Territorial de Paramirim, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Polícia Civil deflagra operação contra grupo investigado por homicídios em Jequié

Polícia Civil deflagra operação contra grupo investigado por homicídios em Jequié
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia efetuou, na manhã desta quinta-feira (18), no âmbito da Operação Malhas da Lei, uma ação para o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão de adolescentes e três mandados de busca domiciliar contra investigados pela participação em três homicídios e cinco tentativas de homicídio registrados na cidade de Jequié, entre os meses de fevereiro e maio deste ano.


A operação resultou na apreensão de dois adolescentes, ambos de 16 anos. Eles são investigados pela participação em dois atos infracionais análogos ao crime de homicídio. O primeiro ocorreu no dia 4 de maio e teve como vítima Leandro Oliveira Santos, de 37 anos, vítima de disparos de arma de fogo. O segundo foi registrado no dia 6 de maio e vitimou Isael Ribeiro Nunes, de 20 anos.


Durante o cumprimento das ordens judiciais nas residências dos suspeitos, foram apreendidas roupas camufladas, que, segundo as investigações, teriam sido utilizadas durante os ataques, além de aparelhos celulares e diversos objetos de interesse para a continuidade das investigações.


A ação foi coordenada pelo Núcleo de Homicídios (NH/Jequié), com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Central), da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª Coorpin/Jequié), da Delegacia Territorial (DT/Jequié) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Jequié).


Os adolescentes apreendidos foram encaminhados ao Núcleo de Homicídios, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Eles serão posteriormente encaminhados para internação. As diligências investigativas continuam com o objetivo de identificar, localizar e prender outros possíveis envolvidos nos crimes.

Homem é preso investigado por estupro de vulnerável e stalking em Boa Nova

Homem é preso investigado por estupro de vulnerável e stalking em Boa Nova
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT/Boa Nova), prendeu um homem, de 45 anos, investigado pela prática dos crimes de estupro de vulnerável e stalking, na cidade de Boa Nova.


Segundo as apurações realizadas pela unidade policial após tomar conhecimento do caso no início deste ano, os atos delituosos teriam se iniciado em 2023, quando a vítima tinha 11 anos de idade. As investigações apontaram ainda que o suspeito teria praticado o crime de forma reiterada, além de perseguir a adolescente em diversas ocasiões, inclusive na saída de uma unidade escolar.


O homem foi localizado em sua residência, no centro da cidade, após diligências policiais, momento em que foi cumprido o mandado de prisão preventiva representado pela autoridade policial e expedido pela Vara Criminal de Poções. Vale ressaltar ainda que, anteriormente, a unidade policial já havia cumprido mandado de busca e apreensão domiciliar em desfavor do investigado.


Após a prisão, o investigado foi conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição da Justiça. A adolescente segue acompanhada pelos órgãos de assistência da prefeitura da cidade.

ADAB promove treinamento sobre captura e controle do morcego hematófago em Jacaraci e Condeúba

ADAB promove treinamento sobre captura e controle do morcego hematófago em Jacaraci e Condeúba
Foto: Divulgação/ADAB
Áudio gerado por IA
-0:00

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) deu sequência às ações do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros com a realização de um treinamento voltado à captura e ao controle do morcego hematófago (Desmodus rotundus) na zona rural dos municípios de Jacaraci e Condeúba, no Sudoeste baiano.


Durante a atividade, foram abordados temas como a identificação da espécie, os métodos adequados de captura, a aplicação da pasta vampiricida e os procedimentos para a soltura dos animais. Aproximadamente 90 morcegos foram capturados e submetidos ao manejo previsto pelo programa oficial, sendo posteriormente devolvidos ao ambiente.


As atividades práticas foram conduzidas pelos técnicos em fiscalização da ADAB, Eduardo Pedreira e Helder Dourado. O treinamento também contou com a participação do coordenador do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros na Bahia, Paulo Ferraz, além dos médicos-veterinários Delcivan Lima, Lucas Bulhões, Leila de Souza e Rosana Morais Santos.


A presença do Desmodus rotundus está diretamente relacionada à transmissão da raiva aos herbívoros. Por esse motivo, o monitoramento de abrigos e o controle populacional da espécie fazem parte da rotina dos serviços de defesa sanitária animal em diferentes regiões do estado.


A ocorrência da doença provoca prejuízos econômicos aos produtores rurais e exige vigilância permanente das equipes responsáveis pela defesa agropecuária. O treinamento realizado em Jacaraci e Condeúba integra o trabalho contínuo de prevenção desenvolvido pela ADAB, baseado na identificação precoce de riscos e na adoção das medidas previstas pelo programa de controle da raiva dos herbívoros.

Polícia Civil cumpre mandado contra investigado por tentativa de homicídio em Cândido Sales

Polícia Civil cumpre mandado contra investigado por tentativa de homicídio em Cândido Sales
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma ação da Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial cumpriu, na terça-feira (16), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 20 anos, investigado pela prática do crime de tentativa de homicídio, fato ocorrido em março de 2025, na cidade de Cândido Sales.


Após representação pela autoridade policial, o mandado foi expedido pelo Juízo da Comarca de Cândido Sales e cumprido no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, localizado na cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, local onde o investigado já se encontrava custodiado pela prática de outros crimes. 


O mandado foi cumprido no âmbito da Operação Malhas da Lei, deflagrada com o objetivo de localizar, monitorar e cumprir mandados de prisão expedidos contra foragidos da Justiça.

Acusado de matar esposa em Rio de Contas é preso pela Polícia Civil

Acusado de matar esposa em Rio de Contas é preso pela Polícia Civil
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem, de 30 anos, investigado pelo crime de feminicídio, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, na manhã desta quinta-feira (18), em Rio de Contas. O crime ocorreu na última segunda-feira (15), em Marcolino Moura, zona rural do município, tendo como vítima Taylane Aguiar Silva, de 27 anos, companheira do investigado.


Segundo informações da ocorrência, ela foi encontrada no interior de sua residência com ferimentos compatíveis a perfurações causadas por arma de fogo e arma branca. Segundo as apurações, a motivação estaria relacionada a desentendimento no âmbito doméstico e familiar.


O mandado de prisão temporária foi expedido pela Vara Criminal da Comarca de Livramento de Nossa Senhora e executado pela Delegacia Territorial (DT/Rio de Contas), que, após diligências, localizaram o investigado em uma residência no distrito de Marcolino Moura. Durante a ação, o custodiado indicou o local onde residia com a vítima e relatou a dinâmica do crime.


Após a prisão, o investigado foi conduzido à delegacia de Rio de Contas, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo à disposição do Poder Judiciário, enquanto as investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos.

Justiça Eleitoral condena vereador e ex-prefeito por propaganda antecipada em Livramento de Nossa Senhora

Justiça Eleitoral condena vereador e ex-prefeito por propaganda antecipada em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/Redes sociais
Áudio gerado por IA
-0:00

A Justiça Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora julgou parcialmente procedente uma representação proposta pela Comissão Provisória Municipal do PSB e condenou o vereador Ronilton Carneiro Alves, conhecido como Ronilton Batata, e o ex-prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro, o Ricardinho Ribeiro, por propaganda eleitoral antecipada nas redes sociais.


A decisão foi proferida pelo juiz eleitoral Antonio Carlos do Espírito Santo Filho, da 101ª Zona Eleitoral, que entendeu que uma publicação veiculada no Instagram continha elementos caracterizadores de promoção eleitoral extemporânea para as eleições de 2028. O conteúdo trazia a imagem de Ricardinho Ribeiro acompanhada das expressões “RICARDINHO RIBEIRO 2028”, “#Ricardinho_Ribeiro_2028” e “Tamos juntos”, além de uma legenda considerada provocativa pela magistratura.


Na sentença, o magistrado destacou que, embora a legislação permita manifestações políticas e menções a futuras candidaturas, a publicação ultrapassou os limites legais ao utilizar expressões que, dentro do contexto apresentado, foram interpretadas como pedido implícito de apoio eleitoral. O entendimento foi fundamentado na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o uso das chamadas “palavras mágicas”, expressões que possuem significado equivalente a um pedido de voto mesmo sem a utilização direta dessa solicitação.


Durante a análise do processo, a Justiça também rejeitou a tese de nulidade das provas digitais apresentadas pelo partido autor da ação. Os relatórios técnicos produzidos por meio de certificação blockchain foram considerados válidos e aptos para comprovar a existência e o conteúdo da postagem, mesmo após sua remoção da plataforma.


Em relação ao Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., responsável pela plataforma Instagram, a Justiça acolheu a preliminar de ilegitimidade passiva e determinou sua exclusão do processo, entendendo que a empresa não participou da produção do conteúdo e não descumpriu qualquer ordem judicial.


Ao final, a sentença fixou multa individual de R$ 5 mil para Ronilton Carneiro Alves e José Ricardo Assunção Ribeiro, valor correspondente ao mínimo previsto na legislação eleitoral. A decisão também determinou que ambos se abstenham de restaurar, republicar ou divulgar conteúdos semelhantes voltados à promoção eleitoral antecipada para o pleito de 2028.


Segundo o magistrado, a retirada espontânea da publicação não afasta a caracterização da infração, uma vez que o ilícito se consuma no momento em que o conteúdo é disponibilizado ao público, sendo a remoção apenas uma medida para interromper seus efeitos. A decisão ainda cabe recurso.

Homem investigado por homicídio qualificado é preso em Érico Cardoso

Homem investigado por homicídio qualificado é preso em Érico Cardoso
Foto: Divulgação/PMEC
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 41 anos, investigado pelo crime de homicídio qualificado, foi preso na quarta-feira (17), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara do Júri do Foro Criminal Central do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).


A ação ocorreu no âmbito da Operação Malhas da Lei e foi executada por equipes da Delegacia Territorial (DT/Érico Cardoso), que, após diligências investigativas e ações de inteligência, localizaram o investigado em sua residência, na zona rural do município.


Após a prisão, o suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial (DT/Paramirim), onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

Dois homens são presos em flagrante por tráfico de drogas em Itororó

Dois homens são presos em flagrante por tráfico de drogas em Itororó
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, por meio das Delegacias Territoriais (DTs) de Itapetinga e Itororó, em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu em flagrante dois homens, de 24 e 26 anos, respectivamente, por tráfico de drogas, na madrugada desta quinta-feira (18), em Itororó.


Após investigações realizadas pelas Delegacias Territoriais (DTs/Itapetinga e Itororó) sobre o comércio de entorpecentes na região, diligências foram realizadas em um estabelecimento comercial localizado no bairro Loteamento Rio Colônia, no município de Itororó. Ao avistarem as viaturas policiais, dois homens que estavam no local tentaram fugir, mas foram alcançados pelas equipes.


Com os suspeitos, foram apreendidos 164 pinos de cocaína, uma porção grande da mesma substância, além de porções de maconha e crack, dinheiro em espécie, um aparelho celular e duas toucas, possivelmente utilizadas em ataques criminosos na região.


Diante dos fatos, os homens receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a Deegacia de Itapetinga, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Eles permanecem custodiados à disposição da Justiça.

Servidora de Rio de Contas diz ter sido demitida após repostar publicação de ACM Neto e denuncia perseguição política

Servidora de Rio de Contas diz ter sido demitida após repostar publicação de ACM Neto e denuncia perseguição política
Foto: Reprodução/Redes sociais
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma servidora do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, afirma ter sido demitida do Hospital Municipal por motivação política após repostar uma publicação do pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil). De acordo com o Correio 24h, a técnica em radiologia Vivian Freitas Viana relatou que foi desligada da função no último dia 8 de junho e denunciou ter sofrido pressão para demonstrar apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).


Rio de Contas é administrada pelo prefeito Célio Evangelista da Silva (PSD), aliado político do governador. O caso ganhou repercussão após Vivian publicar um desabafo nas redes sociais relatando as circunstâncias que, segundo ela, levaram à sua exoneração.


De acordo com a ex-servidora, tudo começou quando a direção do hospital orientou os funcionários a comparecerem a um evento que marcaria a visita de Jerônimo Rodrigues ao município.


“A diretora do hospital falou assim pra mim: ‘Vivian, já falei com todo mundo, é para você estar lá na recepção do governador’. Eu olhei assim e falei: ‘tá bom, eu vou. Agora, não me obrigue a votar nele, tá? Porque eu sou a ACM Neto’”, contou.


Vivian afirmou que, no dia do evento, precisou levar um de seus gatos para atendimento veterinário de urgência em Livramento de Nossa Senhora, o que a impossibilitou de participar da recepção ao governador. Segundo ela, a situação foi comunicada à direção do hospital por meio de mensagem.


Dias depois, a técnica em radiologia disse ter sido convocada para uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, ocasião em que recebeu a informação sobre o desligamento. Na avaliação dela, a decisão teve motivação ideológica.


“Eu perguntei se era questão política. Ela respondeu: ‘é, Vivian, você estava postando coisas do ACM Neto’. Eu falei assim: ‘mas eu sou a favor do ACM Neto. O que que tem a ver isso com prefeito? Não tem nada a ver isso. Eu votei em Célio, eu não votei na esquerda, eu votei só nele’. Mas estão perseguindo muito a gente”, relatou.


A ex-servidora afirmou ainda que outros funcionários públicos do município também estariam sendo perseguidos em razão de posicionamentos políticos.


“Tinha uma moça que trabalhava na escola por 17 anos, foi demitida também. E a questão de tirar fotos... eu não sabia que a ACM Neto ia estar aqui, senão eu teria ido mesmo de noite, tirado a foto e voltava pra casa”, declarou.


Até o momento, não há informação sobre eventual posicionamento oficial da Prefeitura de Rio de Contas ou da Secretaria Municipal de Saúde a respeito das acusações feitas pela ex-servidora. O espaço permanece aberto para manifestação das partes citadas.

Prefeitura de Dom Basílio proíbe garrafas e copos de vidro durante festejos juninos

Prefeitura de Dom Basílio proíbe garrafas e copos de vidro durante festejos juninos
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

A Prefeitura de Dom Basílio publicou o Decreto Municipal nº 526 estabelecendo a proibição da comercialização, distribuição, venda, circulação e consumo de bebidas acondicionadas em garrafas de vidro durante os festejos juninos realizados no município. A medida também veta o uso e a circulação de copos de vidro dentro do circuito oficial da festa e nas vias de acesso ao evento.


De acordo com o decreto, a decisão foi adotada para reforçar a segurança pública, preservar a ordem e proteger a integridade física de moradores e visitantes durante as comemorações. O documento destaca que garrafas, copos e outros recipientes de vidro podem ser utilizados como instrumentos de corte em situações de conflito e representam riscos em locais com grande concentração de pessoas.


A medida atende ainda a uma recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, que orienta os municípios a adotarem ações preventivas de segurança nos eventos do período junino.


As restrições se aplicam a bares, restaurantes, lanchonetes e depósitos localizados dentro do circuito oficial da festa e em seu entorno imediato, além de barracas, quiosques, food trucks, estruturas temporárias autorizadas para o evento e vendedores ambulantes, cadastrados ou não.


Os estabelecimentos que possuírem bebidas armazenadas em garrafas de vidro poderão comercializá-las apenas mediante a transferência do conteúdo para copos plásticos descartáveis ou recipientes de alumínio no momento da entrega ao consumidor.


A fiscalização será realizada pelas equipes da Vigilância Sanitária e dos setores de Tributos e Posturas do município, com apoio das Polícias Civil e Militar da Bahia. As equipes poderão promover vistorias e abordagens nas barreiras de acesso ao circuito da festa.


O descumprimento das determinações poderá resultar na apreensão imediata das mercadorias e recipientes irregulares, suspensão da licença de funcionamento ou do alvará concedido para participação no evento, além do fechamento do estabelecimento ou exclusão do vendedor ambulante do circuito junino.


O material apreendido será encaminhado ao depósito municipal e somente poderá ser retirado após o término das festividades, mediante pagamento das taxas administrativas devidas, quando houver.


O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, em 11 de junho de 2026, revogando disposições em contrário. O documento foi assinado pelo prefeito municipal de Dom Basílio, Fernando Silva Santos, com a determinação de registro, publicação e cumprimento imediato das medidas.

PM prende suspeito por tráfico de drogas após resistência à abordagem em Bom Jesus da Lapa

PM prende suspeito por tráfico de drogas após resistência à abordagem em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/38ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Militar da Bahia prendeu um indivíduo por tráfico de drogas na tarde de quarta-feira (17) no bairro Residencial Vale Verde, em Bom Jesus da Lapa.


De acordo com a 38ª Companhia Independente da Polícia Militar (38ª CIPM), por meio da equipe da ROCAM, a ocorrência foi registrada por volta das 18h40, durante patrulhamento de rotina. Os policiais receberam a informação de um transeunte de que um homem estaria comercializando entorpecentes na Rua Senhor do Bonfim, realizando inclusive entregas utilizando uma motocicleta.


A guarnição deslocou-se imediatamente ao endereço indicado e avistou o suspeito em frente a uma residência. Ao perceber a aproximação dos policiais, o indivíduo correu para o interior do imóvel e dispensou uma porção de substância no chão.


Os militares realizaram o acompanhamento e conseguiram alcançá-lo dentro da residência. Segundo a PM, o suspeito resistiu à abordagem, sendo necessário o uso progressivo da força e a utilização de algemas para contê-lo.


Durante a busca pessoal e no perímetro da ocorrência, foram apreendidos aproximadamente 55 gramas de substância análoga à cocaína, R$ 100 em dinheiro e uma motocicleta Honda CG 125 Fan.


O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (24ª Coorpin), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Colisão entre caminhonete e carreta deixa três mortos e interdita BR-110 em Catu

Colisão entre caminhonete e carreta deixa três mortos e interdita BR-110 em Catu
Foto: Divulgação/PRF
Áudio gerado por IA
-0:00

Um sinistro entre uma caminhonete e uma carreta do tipo prancha provocou a morte de três pessoas na manhã desta quinta-feira (18) na BR-110, em Catu, no interior da Bahia.


De acordo com informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 8h, no km 372 da rodovia. Em razão da gravidade da ocorrência, a pista foi totalmente interditada nos dois sentidos para o atendimento às vítimas e realização dos procedimentos necessários.


Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) atuam no local. A PRF informou que três pessoas morreram no local do acidente.


As circunstâncias da colisão ainda serão apuradas.

77ª CIPM prende suspeito por tráfico de drogas após denúncia de cobrança de dívida em Vitória da Conquista

77ª CIPM prende suspeito por tráfico de drogas após denúncia de cobrança de dívida em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (17), por volta das 21h30, em Vitória da Conquista, após ser flagrado com entorpecentes durante uma ação da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (77ª CIPM). A ocorrência teve início após denúncias de populares informando que um indivíduo estaria em frente a uma residência realizando a cobrança de uma dívida relacionada ao tráfico de drogas.


De posse das informações, as guarnições se deslocaram imediatamente até o endereço indicado e realizaram a abordagem do suspeito. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram mais de 30 petecas de substância análoga à cocaína, dois aparelhos celulares, R$ 500 em espécie e uma motocicleta.


Segundo a Polícia Militar, ao ser questionado sobre o motivo de estar no local, o homem confessou que fazia a cobrança de uma dívida proveniente do tráfico de drogas. Ele também informou que o entorpecente apreendido seria destinado à comercialização.


Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde a ocorrência foi registrada e foram adotadas as medidas cabíveis pela autoridade competente.

Condenado por roubo qualificado é preso em Jequié

Condenado por roubo qualificado é preso em Jequié
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Polícia Civil da Bahia prendeu, na manhã desta quarta-feira (17), em Jequié, um homem de 24 anos, condenado pelo crime de roubo qualificado. A ação aconteceu no âmbito da Operação Malhas da Lei, voltada ao cumprimento de mandados judiciais e à localização de foragidos da Justiça.


O homem foi localizado no bairro Cidade Nova, no município, após diligências policiais realizadas pela 1ª Delegacia Territorial (1ª DT/Jequié), momento em que foi dado o cumprimento do mandado de prisão por condenação transitada em julgado expedido pela Vara do Júri, Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Jequié.


Após a prisão, o condenado foi conduzido à unidade policial da cidade, onde foi submetido a exame de lesão corporal e adotadas as providências legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição do Poder Judiciário.

Livramento: Licitação para pavimentação entre Tabuleiro e Iguatemi é publicada pelo Governo da Bahia

Livramento: Licitação para pavimentação entre Tabuleiro e Iguatemi é publicada pelo Governo da Bahia
Foto: Divulgação
Áudio gerado por IA
-0:00

O Governo da Bahia publicou o aviso de licitação para a pavimentação da BA-569, no trecho que liga o entroncamento da BA-152, na localidade de Tabuleiro, ao distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora. A obra é considerada uma das mais importantes intervenções de infraestrutura previstas para o município nos últimos anos.


De acordo com o aviso divulgado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), a concorrência eletrônica está marcada para o dia 10 de julho de 2026, às 9h30, quando serão abertas as propostas das empresas interessadas em executar o projeto.


A intervenção contempla uma extensão total de 30,77 quilômetros, garantindo a ligação asfaltada entre o distrito de Iguatemi e a sede de Livramento de Nossa Senhora. A expectativa é de que a obra proporcione mais segurança, mobilidade e conforto para moradores, produtores rurais, estudantes e todos que utilizam diariamente a rodovia.


A pavimentação é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico da região, uma vez que facilitará o escoamento da produção agrícola, reduzirá o tempo de deslocamento e ampliará as condições de trafegabilidade em um importante corredor viário do município.


A publicação da licitação representa mais um avanço na concretização da obra, após a autorização anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues. O processo é resultado da articulação da prefeita Joanina Sampaio, da deputada estadual Ivana Bastos e de lideranças políticas que acompanham a demanda apresentada pela população ao longo dos últimos anos.

TCM aponta indícios de contratações temporárias irregulares em Guanambi

TCM aponta indícios de contratações temporárias irregulares em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) instaurou termo de ocorrência com pedido de medida liminar contra a Prefeitura de Guanambi, após identificar indícios de irregularidades em contratações temporárias realizadas no primeiro trimestre de 2026. O processo, de número 14096e26, tem como denunciado o prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo e foi relatado pelo conselheiro Paulo Rangel.


De acordo com a Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP), responsável pela denúncia, uma extração de dados do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA) apontou que o município realizou 2.132 contratações temporárias sem a publicação de processo seletivo simplificado ou qualquer outro instrumento público de seleção. Segundo o órgão técnico, a prática afronta os princípios previstos no artigo 37 da Constituição Federal, especialmente quanto à exigência de impessoalidade e legalidade na contratação de servidores temporários.


A DAP destacou que a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público deve obedecer a requisitos específicos, entre eles previsão legal, caráter temporário da demanda, excepcional interesse público e prazo determinado. O órgão também ressaltou a obrigação dos gestores municipais de alimentar corretamente o SIGA com informações relativas aos atos de pessoal, conforme determina a Resolução TCM nº 1.488/2024.


Na representação, a diretoria pediu a concessão de medida liminar para suspender imediatamente novas contratações sem a realização de processo seletivo devidamente publicado no Diário Oficial do Município.


Ao analisar o pedido, o conselheiro Paulo Rangel entendeu que os fatos exigem exame mais aprofundado e a manifestação prévia do gestor antes da apreciação da tutela cautelar. Dessa forma, decidiu postergar a análise da liminar até que o prefeito apresente defesa, nos termos do artigo 9º, parágrafo primeiro, da Resolução TCM nº 1.455/2022.


O despacho foi publicado em Salvador na quarta-feira, 17 de junho de 2026.

Prefeitura de Dom Basílio decreta ponto facultativo nos dias 22 e 23 de junho

Prefeitura de Dom Basílio decreta ponto facultativo nos dias 22 e 23 de junho
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

A Prefeitura de Dom Basílio publicou o Decreto Municipal nº 057/2026, estabelecendo ponto facultativo para os servidores públicos municipais do Poder Executivo nos dias 22 de junho, uma segunda-feira, e 23 de junho, terça-feira. A medida antecede o feriado municipal de São João, celebrado em 24 de junho, e preserva o funcionamento dos serviços considerados essenciais.


Segundo o decreto, a decisão leva em consideração a relevância cultural e histórica das festividades juninas para o município e para o Estado da Bahia, reconhecidas como parte do patrimônio imaterial da população baiana.


O ponto facultativo abrange os servidores da administração pública direta e indireta do Poder Executivo. No entanto, os serviços e atividades de natureza essencial continuarão sendo prestados normalmente, especialmente nas áreas de Saúde, Educação, Limpeza Pública e Segurança.


O documento também determina que as horas não trabalhadas nos dias de ponto facultativo deverão ser compensadas pelos servidores. A reposição ocorrerá mediante acréscimo de uma hora à jornada normal de trabalho em dias úteis anteriores ou posteriores às datas estabelecidas, conforme a organização de cada secretaria municipal, até o dia 31 de dezembro deste ano.


Os secretários municipais e as chefias imediatas ficarão responsáveis por acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos horários de compensação, sobretudo em relação ao controle de frequência dos servidores.


O decreto entrou em vigor na data de sua publicação e revoga as disposições em contrário. O ato foi assinado pelo prefeito Fernando Silva Santos, com a determinação de registro, publicação e cumprimento das medidas.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.