Início Arquivo Janeiro de 2026

Janeiro de 2026

Encontramos 356 Notícias

CIPPA Lençóis apreende três caminhões com madeira nativa ilegal na BA-030, em Guanambi

CIPPA Lençóis apreende três caminhões com madeira nativa ilegal na BA-030, em Guanambi
Foto: Divulgação/Cippa Lençóis

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis apreendeu, nesta sexta-feira (16), três caminhões que transportavam aproximadamente 90 metros cúbicos de madeira nativa sem documentação legal, durante patrulhamento realizado na rodovia BA-030, no município de Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ocorrência teve início após uma denúncia anônima informar sobre o transporte irregular de madeira na região. Durante a abordagem e fiscalização dos veículos, os condutores não apresentaram o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido para o transporte e armazenamento de produtos florestais, conforme estabelece o artigo 36 da Lei nº 12.651/2012, que trata do Código Florestal. Diante da irregularidade, os caminhões, a carga e os responsáveis foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A madeira apreendida é composta por diversas espécies nativas, entre elas angico branco, jurema preta, umburana, candieiro, cabelo-de-velho e sete cascas, totalizando cerca de 90 metros cúbicos de material.

Investigado por estupro de vulnerável é preso em Barra do Choça

Investigado por estupro de vulnerável é preso em Barra do Choça
Foto: Sudoeste Total

Um homem, de 44 anos, investigado pelo crime de estupro de vulnerável, foi preso na quinta-feira (15), no município de Barra do Choça. O suspeito é ex-companheiro da mãe da vítima, que tinha 13 anos à época em que sofreu os abusos. De acordo com a Polícia Civil, o crime foi registrado em fevereiro de 2023, quando o investigado também ameaçou agredir fisicamente a mulher. Policiais da Delegacia Territorial do município realizaram a captura e conduziram o suspeito à unidade policial, onde permanece custodiado, à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Militar reforça segurança com rondas rurais noturnas em Tanque Novo

Polícia Militar reforça segurança com rondas rurais noturnas em Tanque Novo
Foto: Divulgação/94ª CIPM

A Polícia Militar intensificou as rondas na zona rural de Tanque Novo, ampliando o patrulhamento também para o período noturno. De acordo com a 94ª CIPM, a medida atende a solicitações feitas pelos próprios moradores e tem como objetivo reforçar a segurança e aumentar a presença policial nas comunidades do interior do município. Na noite desta quinta-feira (15), as ações foram concentradas na comunidade de Boca do Campo e em localidades adjacentes. Durante o patrulhamento, os policiais percorreram estradas vicinais e áreas residenciais, promovendo maior sensação de tranquilidade à população rural. A iniciativa faz parte do trabalho preventivo da Polícia Militar, que busca estreitar a relação com os moradores e coibir práticas criminosas, especialmente em regiões mais afastadas da sede urbana.

4ª CIPM apreende drogas e material ilícito durante abordagem em Ibipitanga

4ª CIPM apreende drogas e material ilícito durante abordagem em Ibipitanga
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Uma ação da Polícia Militar da Bahia resultou na apreensão de drogas e diversos materiais ilícitos na noite de quinta-feira (15), no município de Ibipitanga. A ocorrência foi registrada por volta das 20h20, durante patrulhamento ostensivo realizado por uma guarnição da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), vinculada ao CPR-MO. Segundo informações da PM, a guarnição realizava rondas na estrada de acesso ao povoado do Sutil, no bairro Sangrador/Santa Luzia, quando visualizou um veículo transitando por uma via vicinal. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor realizou uma frenagem brusca, efetuou manobra repentina e retornou no sentido contrário, atitude que levantou suspeita por parte dos policiais. Diante da situação, foi emitida ordem de parada por meio de sinais luminosos e sonoros, prontamente obedecida pelo condutor. Durante a abordagem, foram realizadas buscas pessoal e veicular, sendo encontrada, no interior do automóvel, uma quantidade de substâncias entorpecentes, além de objetos comumente utilizados no tráfico de drogas. No veículo, os policiais apreenderam 25 papelotes de substância análoga à cocaína, uma bucha de substância semelhante à maconha, uma balança de precisão digital, uma tesoura, diversas embalagens para acondicionamento de drogas, um aparelho celular da marca Samsung, a quantia de R$ 156 em dinheiro e um veículo GM/Celta. Diante dos fatos, o condutor e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Ibipitanga, onde a ocorrência foi apresentada para a adoção das medidas legais cabíveis pela autoridade competente.

CAR apresenta Edital Quilombos da Bahia em reunião realizada em Livramento de Nossa Senhora

CAR apresenta Edital Quilombos da Bahia em reunião realizada em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/Ascom

O município de Livramento de Nossa Senhora recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), a reunião de apresentação do Edital CAR/Projeto Bahia que Produz e Alimenta nº 004/2025 – Quilombos da Bahia, iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O encontro reuniu representantes de associações quilombolas com o objetivo de esclarecer informações sobre o edital. Durante a reunião, foram detalhados os prazos previstos, a documentação exigida, os tipos de investimentos possíveis e outros pontos relevantes para a participação das associações. Das 14 associações quilombolas convidadas, 13 estiveram presentes, demonstrando o interesse das comunidades na proposta. Na apresentação, foi informado que o edital prevê um investimento total de R$ 12.250.000,00, acrescido de 10% de contrapartida das organizações produtivas beneficiárias. O recurso será destinado a comunidades quilombolas de toda a Bahia, não se restringindo a Livramento de Nossa Senhora. Ao todo, serão selecionados 35 projetos, com investimento de até R$ 350.000,00 por proposta, voltados ao fortalecimento produtivo e ao desenvolvimento sustentável das comunidades quilombolas no estado. A reunião foi conduzida por Danilo J. Cunha, assistente territorial da CAR, que apresentou os principais pontos do edital e orientou os representantes das associações sobre os critérios e procedimentos para participação. Também participou do encontro o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ricardo Juvelino, que destacou o compromisso da gestão municipal em apoiar as associações quilombolas no acesso a políticas públicas, investimentos e ações de desenvolvimento regional.

CIPE Sudoeste apreende drogas e conduz dois suspeitos na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

CIPE Sudoeste apreende drogas e conduz dois suspeitos na zona rural de Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Dois indivíduos foram conduzidos à delegacia após uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, realizada na tarde de quinta-feira (15), na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora. A ação contou com apoio do 46º Batalhão da Polícia Militar. A ocorrência foi registrada por volta das 16h20, durante policiamento especializado na região. De acordo com as informações, a guarnição abordou dois suspeitos e, durante a revista, encontrou diversos materiais ilícitos. Entre os itens apreendidos estavam porções de substâncias semelhantes à maconha e à cocaína, além de balança de precisão, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro. Todo o material apreendido, incluindo aproximadamente 200 gramas de maconha, 100 gramas de cocaína, além de outras porções menores das substâncias, foi encaminhado juntamente com os suspeitos para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora. No local, a ocorrência foi apresentada à autoridade policial competente, que adotou as medidas legais cabíveis.

80ª CIPM recupera veículo com restrição de furto/roubo na zona rural de Encruzilhada

80ª CIPM recupera veículo com restrição de furto/roubo na zona rural de Encruzilhada
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Um veículo com registro de furto/roubo foi localizado por policiais militares da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar na tarde de quarta-feira (14), durante rondas ostensivas realizadas na zona rural do município de Encruzilhada. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal. O veículo foi encontrado na estrada que liga Encruzilhada ao município de Cândido Sales. Após a verificação, os policiais confirmaram que se tratava de um automóvel com restrição por furto ou roubo. Em seguida, foram realizadas buscas nas imediações e no interior do veículo, com o objetivo de localizar possíveis suspeitos ou vítimas, porém ninguém foi encontrado no local. Diante da situação, o veículo foi removido e apresentado na Delegacia de Polícia de Encruzilhada, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Também foi feito contato com o proprietário do automóvel para que fossem tomadas as providências necessárias.

Adolescente morre após ingestão de medicamento em Urandi

Adolescente morre após ingestão de medicamento em Urandi
Foto: Divulgação

Uma adolescente de 17 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (16) após dar entrada no Hospital Municipal de Urandi com quadro grave de intoxicação medicamentosa. A ocorrência foi acompanhada por uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar, acionada pela médica plantonista da unidade de saúde. Segundo as informações repassadas, a jovem chegou ao hospital por volta das 21h40 de quinta-feira (15), apresentando convulsões. Posteriormente, a mãe relatou à equipe médica que a filha teria ingerido 19 comprimidos de propafenona de 150 mg. De acordo com os profissionais de saúde, a paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 23h30, sendo submetida a manobras de reanimação até aproximadamente 1h30, porém sem sucesso. O óbito foi constatado por volta da 1h desta sexta-feira (16). Familiares informaram que a ingestão do medicamento teria ocorrido após uma discussão com o namorado. Diante da situação, a guarnição manteve contato com o Centro Integrado de Comunicações (CICOM) e com o coordenador de área para acionamento do Departamento de Polícia Técnica, responsável pelos procedimentos legais e pela remoção do corpo. A vítima foi identificada como Emily Emanuelly Silva Baleeiro, de 17 anos, residente na Fazenda Barrerinho, zona rural do município de Urandi. O caso será apurado pelas autoridades competentes.

Polícia Civil deflagra Operação Coffee e prende suspeito por tráfico de drogas sintéticas em Vitória da Conquista

Polícia Civil deflagra Operação Coffee e prende suspeito por tráfico de drogas sintéticas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil deflagrou, na quinta-feira (15), a Operação Coffee, que teve como alvo o tráfico de drogas sintéticas em uma casa noturna localizada no bairro Candeias, em Vitória da Conquista. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem e no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão no município. De acordo com as investigações, um grupo estaria utilizando a estrutura de eventos musicais promovidos no estabelecimento para comercializar drogas sintéticas e maconha em uma casa noturna bastante frequentada da cidade. No decorrer da apuração, três prestadores de serviço ligados ao local passaram a ser investigados, entre eles um motorista de aplicativo, uma produtora artística e um músico. Durante o cumprimento das ordens judiciais, um homem de 32 anos, que atuava como motorista, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Com ele, os policiais apreenderam porções de skank, comprimidos de ecstasy, MDA, haxixe, medicamentos antidepressivos, além de uma balança de precisão, dinheiro em espécie e um veículo. Os outros dois investigados, uma mulher de 29 anos e um homem de 25, foram conduzidos à unidade policial, onde prestaram esclarecimentos, sendo posteriormente liberados para responder ao inquérito em liberdade. As diligências foram realizadas por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico, por meio da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Vitória da Conquista, com apoio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação da região Sudoeste.

79ª CIPM localiza motocicleta clonada durante rondas em Bom Jesus da Serra

79ª CIPM localiza motocicleta clonada durante rondas em Bom Jesus da Serra
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Uma motocicleta Honda CG 160 Fan, de cor azul, com indícios de adulteração, foi localizada por uma guarnição da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar na segunda-feira (12), no centro do município de Bom Jesus da Serra. A ação ocorreu na Avenida Idelfonso Pereira, nas imediações da Secretaria de Obras. Durante rondas ostensivas pela região, os policiais observaram uma motocicleta estacionada em situação suspeita. Ao realizarem a fiscalização veicular, utilizando procedimentos técnicos, foram constatadas irregularidades nos sinais identificadores do veículo. Após uma averiguação detalhada, ficou confirmado que a motocicleta era clonada, apresentando sinais de adulteração. Nenhum condutor ou responsável pelo veículo foi encontrado no local no momento da ação. Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e apresentada na Delegacia Territorial de Bom Jesus da Serra, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

Polícia Militar atende denúncia de importunação sexual no centro de Poções

Polícia Militar atende denúncia de importunação sexual no centro de Poções
Foto: Reprodução

Uma ocorrência de importunação sexual foi registrada pela 79ª Companhia Independente da Polícia Militar na tarde de quarta-feira (14), no centro do município de Poções. A guarnição foi acionada por volta das 18h20 após a denúncia envolvendo uma mulher que teria sido vítima do crime em via pública. No local, a vítima informou aos policiais que um homem praticou ato de importunação sexual sem o seu consentimento e, logo em seguida, fugiu em direção desconhecida. Durante o atendimento, não foram constatadas lesões aparentes, e a mulher repassou aos militares características gerais do suspeito. De posse das informações, a guarnição realizou rondas na área indicada, porém o indivíduo não foi localizado. A vítima recebeu orientações sobre os procedimentos legais, incluindo a necessidade de registrar formalmente a ocorrência na Delegacia Territorial, para que as medidas investigativas cabíveis fossem adotadas pela autoridade policial. O caso foi devidamente registrado para conhecimento e acompanhamento.

Parceria com Banco do Nordeste beneficia 80 agricultores em Livramento de Nossa Senhora

Parceria com Banco do Nordeste beneficia 80 agricultores em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/Ascom

A agricultura familiar de Livramento de Nossa Senhora recebeu mais um importante impulso nesta quinta-feira (15). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, acompanhou uma ação realizada em parceria com o Banco do Nordeste que garantiu atendimento a 80 agricultores do município. A iniciativa ocorreu por meio do programa Agroamigo e resultou na assinatura de 80 projetos de crédito rural, com valores entre R$ 8 mil e R$ 15 mil. Os recursos asseguram investimento direto na produção, fortalecendo a economia local e ampliando as condições de trabalho no campo. Foram beneficiados produtores das comunidades de Baixa do Paulo, Itapicuru dos Batista, Veredinha, Lagoa de Daniel, Lino e de regiões do distrito de Iguatemi. A ação também evidencia a consolidação da parceria institucional entre o município e o Banco do Nordeste, que passou a contar com um posto de atendimento em Livramento, inaugurado em 2025 após uma demanda histórica da gestão municipal. Desde a instalação da unidade, o acesso ao crédito tem sido ampliado para agricultores familiares e empreendedores locais. Ainda no início do ano, a expectativa é de que as metas previstas para 2026 sejam alcançadas e superadas, com aumento no número de atendimentos ao longo dos próximos meses. Os dados de 2025 reforçam a relevância da parceria. No último ano, foram liberados R$ 14,8 milhões no município, por meio de 1.189 operações, beneficiando diretamente 1.135 famílias. Em comparação com 2024, o crescimento foi de 20% no volume de operações realizadas. Com os resultados, a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora reafirma o compromisso de fortalecer a agricultura familiar, ampliar o acesso ao crédito rural e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades do município.

Mais de 323,4 mil motoristas de todo o Brasil já tiveram CNH renovada automaticamente

Mais de 323,4 mil motoristas de todo o Brasil já tiveram CNH renovada automaticamente
Foto: Michel Corvello/MT

Os motoristas que dirigem de forma responsável já começaram a ser beneficiados pelo bom comportamento no trânsito. Desde a implementação da Medida Provisória do Bom Condutor, 323.459 condutores já tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada automaticamente em todo o país. Além da desburocratização, a renovação automática da CNH representa um alívio no bolso da população. A soma do valor economizado por essas renovações chega a R$226 milhões, recursos que antes eram destinados a taxas, exames e procedimentos administrativos. Entre os condutores beneficiados, a maioria pertence à categoria B, destinada a carros (52%), seguida pela AB, que inclui carros e motocicletas (45%), e pela A, exclusiva para motos (3%). A distribuição regional mostra que o alcance da política é nacional, com maior concentração de renovações no Sudeste. São Paulo lidera o ranking nacional, com 86.770 CNHs renovadas, seguido por Minas Gerais (35.771), Rio de Janeiro (29.343) e Espírito Santo (7.825). No Nordeste, mais de 64 mil condutores foram contemplados. A Bahia aparece à frente, com 15.226 renovações, seguida por Pernambuco (12.927) e Ceará (11.798). Estados como Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Piauí também registraram adesão significativa ao programa. A região Sul soma mais de 53 mil renovações, com Paraná (22.119), Rio Grande do Sul (18.239) e Santa Catarina (13.230). No Centro-Oeste, foram registradas 26.929 renovações automáticas, com destaque para Goiás (12.213) e o Distrito Federal (7.206).Já no Norte, o total chega a 18.257 renovações, lideradas pelo Pará (6.510) e pelo Amazonas (3.768). No grupo dos condutores profissionais, predominam as categorias AD, que incluem motocicletas e ônibus ou micro-ônibus, com 44% dos beneficiados. Em seguida aparecem as categorias D (20%) e AE (18%). As categorias E, voltada a veículos pesados, e AC, que inclui motos e caminhões, representam 7% do total.

Resultados do Enem 2025 serão divulgados nesta sexta-feira (16)

Resultados do Enem 2025 serão divulgados nesta sexta-feira (16)
Foto: GettyImages

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgam nesta sexta-feira, 16 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As notas individuais dos participantes poderão ser consultadas na Página do Participante, com acesso às pontuações das quatro áreas do conhecimento avaliadas e à nota da redação, que varia de zero a mil pontos. Para os candidatos que realizaram o exame na condição de treineiros — aqueles que ainda não concluíram o ensino médio em 2025 —, o boletim individual será disponibilizado em data posterior, conforme cronograma do Inep. Com o resultado do Enem, os participantes passam a ter acesso aos principais programas federais de ingresso no ensino superior. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrem de 19 a 23 de janeiro. Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) recebe inscrições entre os dias 26 e 29 de janeiro. Os estudantes também podem utilizar as notas para solicitar financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A edição de 2025 do Enem foi aplicada em todo o país nos dias 9 e 16 de novembro. Excepcionalmente, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30). No primeiro dia de provas, os candidatos responderam às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia, o exame foi composto por questões de matemática e ciências da natureza.

Balanças de pesagem móveis começam a operar em 10 municípios baianos nesta quinta-feira (15)

Balanças de pesagem móveis começam a operar em 10 municípios baianos nesta quinta-feira (15)
Foto: Divulgação/Seinfra

As operações com balanças de pesagem móveis para veículos de carga serão retomadas nas rodovias da Bahia a partir desta quinta-feira (15). A ação é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), e, nesta fase inicial, terá caráter educativo pelo período de 30 dias. De acordo com a Seinfra, o objetivo é divulgar o início efetivo das operações em 2026 e alertar motoristas de caminhões e carretas sobre a importância do controle de peso nas rodovias estaduais. Ao todo, dez equipes atuarão simultaneamente em trechos localizados nos municípios de Feira de Santana, Jaguarari, Uruçuca, Cícero Dantas, Teixeira de Freitas, Barreiras, Ibotirama, Planaltino, Morro do Chapéu e Vitória da Conquista. A iniciativa busca contribuir para a conservação das estradas e o aumento da vida útil do pavimento. Segundo o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, em 2026 o número de equipes será ampliado de cinco para dez, em comparação com o ano anterior. Ele explicou que os pontos escolhidos para a instalação das balanças foram definidos com base nos principais canais de tráfego e no alto fluxo de veículos de carga em rodovias estaduais, reforçando que a medida também tem impacto direto na segurança viária. Durante o período educativo, as balanças móveis estarão posicionadas em trechos específicos das seguintes rodovias: BA-502, em Feira de Santana; BA-210, em Jaguarari; BA-262, em Uruçuca; BA-220, em Cícero Dantas; BA-290, em Teixeira de Freitas; BA-459, em Barreiras; BA-160, em Ibotirama; BA-026, em Planaltino; BA-144, em Morro do Chapéu; e BA-263, em Vitória da Conquista.

Prefeitura executa obras de recuperação na estrada da Canabrava em Livramento

Prefeitura executa obras de recuperação na estrada da Canabrava em Livramento
Foto: Divulgação/Ascom

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora iniciou uma ampla intervenção na estrada da Canabrava, uma das principais vias de acesso para comunidades da zona rural do município. Os trabalhos começaram na última segunda-feira (12) e envolvem serviços de recuperação e melhoria das condições de tráfego ao longo de todo o trecho. A estrada é fundamental para o deslocamento de moradores de localidades como Várzea de Dentro, Vereda e Pau a Pique, além de ter papel essencial no escoamento da produção agrícola da região, especialmente de manga e maracujá. Diariamente, caminhões carregados utilizam a via, o que torna a manutenção constante necessária para garantir segurança e melhor fluidez no trânsito. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Webster Meira, a intervenção se fez necessária devido às condições em que a estrada se encontrava. Segundo ele, os serviços devem proporcionar uma melhora significativa no fluxo de veículos, beneficiando diretamente moradores, produtores rurais e transportadores que dependem da via. A recuperação ocorre em um período considerado estratégico, já que entre os dias 22 e 27 de janeiro acontecem os festejos em louvor a São Gonçalo. Durante esse período, a estrada da Canabrava registra aumento no tráfego por conta do deslocamento de romeiros que seguem para a região. Com a execução das obras, a gestão municipal reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura rural, contribuindo para o fortalecimento da mobilidade, da economia local e da segurança de todos que utilizam as estradas de Livramento de Nossa Senhora.

Homem é detido com pedras de crack durante ronda policial em Guanambi

Homem é detido com pedras de crack durante ronda policial em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um homem de 28 anos foi detido por porte de droga na noite desta quarta-feira (14), por volta das 20h48, no bairro Monte Pascoal, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada durante rondas de rotina realizadas por uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com a polícia, o indivíduo chamou a atenção dos militares ao demonstrar nervosismo e tentar desviar da viatura ao perceber a presença policial. Diante da atitude suspeita, foi realizada a abordagem e, durante a busca pessoal, os policiais encontraram seis pedras de uma substância análoga ao crack em posse do suspeito. Ainda segundo a Polícia Militar, foi constatado que o homem possui histórico de envolvimento em furtos a estabelecimentos comerciais na cidade. Diante dos fatos, ele foi conduzido juntamente com o material apreendido à Delegacia Territorial de Guanambi, vinculada à 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). O caso foi registrado por meio de Boletim de Ocorrência e as medidas legais cabíveis foram adotadas pela autoridade policial.

Polícia Militar desarticula esquema de tráfico de drogas em Caetité

Polícia Militar desarticula esquema de tráfico de drogas em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Uma operação da Polícia Militar da Bahia realizada na manhã desta quarta-feira (14), por volta das 11h, resultou na desarticulação de um esquema de tráfico de drogas no município de Caetité, no sudoeste do estado. A ação foi conduzida por equipes da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), com apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste. A operação teve início após denúncias anônimas que apontavam a prática recorrente do tráfico de entorpecentes em dois endereços distintos da cidade. Durante as diligências no Bairro Observatório, dois suspeitos tentaram fugir ao perceber a aproximação das viaturas policiais. Um deles foi alcançado e, com ele, os policiais encontraram uma mochila contendo drogas e materiais relacionados à atividade criminosa. Na abordagem, foram apreendidos 168 gramas de maconha, 88 gramas de cocaína, uma trouxa adicional de maconha, três balanças de precisão, diversas embalagens utilizadas para o acondicionamento e comercialização de entorpecentes, além de aparelhos celulares.

Polícia Militar desarticula esquema de tráfico de drogas em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Em continuidade à operação, as guarnições se deslocaram até o Bairro Alto do Buenos Aires. No local, outro suspeito tentou fugir pelos fundos de um imóvel, mas foi contido pelos policiais. Com a autorização da responsável pela residência, foram realizadas buscas, que resultaram na apreensão de mais entorpecentes, aparelhos celulares sem comprovação de origem e materiais comumente usados no tráfico de drogas. Também foram encontradas uma motocicleta Honda CG 150 Titan e uma motoneta, que podem ter sido utilizadas na prática criminosa. Ao final da ação, a Polícia Militar apreendeu seis aparelhos celulares da marca Samsung, um aparelho da marca Motorola, duas motocicletas, três balanças de precisão, porções de maconha e cocaína, além de diversos invólucros plásticos, reforçando os indícios da atividade de tráfico nos locais investigados. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos, juntamente com todo o material apreendido, à Delegacia Territorial de Caetité, onde foram apresentados à autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

Livramento de Nossa Senhora recebe programa 'COREN-BA Qualifica' voltado à capacitação da Enfermagem

Livramento de Nossa Senhora recebe programa 'COREN-BA Qualifica' voltado à capacitação da Enfermagem
Foto: Divulgação/Ascom

Livramento de Nossa Senhora sedia, nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de janeiro, o COREN-BA Qualifica – Janeiro de 2026, ação de capacitação voltada aos profissionais de Enfermagem que atuam na Rede de Atenção à Saúde do município. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a qualificação técnica e ética da categoria, contribuindo diretamente para a melhoria da assistência prestada à população. O evento é realizado por meio de uma parceria entre o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva e a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora. A proposta é ampliar o conhecimento dos profissionais e promover uma assistência cada vez mais humanizada, ética e alinhada às boas práticas da Enfermagem. A programação inclui palestras com profissionais de referência na área. A enfermeira Rosimeire Cardoso, chefe do Departamento de Processo Ético do COREN-BA, aborda a importância da ética profissional no exercício cotidiano da Enfermagem. Já a enfermeira Amanda Gaspar, presidente da SOBENFeE/BA e especialista em Dermatologia, apresenta conteúdos voltados ao tratamento de feridas, ao uso de coberturas especiais e à assistência de Enfermagem ao paciente ostomizado. O COREN-BA Qualifica marca o início de uma série de ações de educação continuada previstas para 2026 no município, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais de Enfermagem e com a qualificação permanente dos serviços de saúde oferecidos à população.

Fábrica clandestina de bebidas é desarticulada em Vitória da Conquista

Fábrica clandestina de bebidas é desarticulada em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Uma fábrica clandestina de bebidas foi desarticulada em Vitória da Conquista durante a Operação Potabilidade, deflagrada na tarde desta quarta-feira (14), no bairro Boa Vista. A ação resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão em um imóvel onde funcionava, de forma irregular, a produção de refrigerantes e outras bebidas destinadas ao consumo humano. De acordo com as investigações, a fábrica operava sem qualquer autorização legal, em condições higiênico-sanitárias precárias, fabricando bebidas sem autorização e utilizando rótulos sem registro e sem validade junto aos órgãos competentes. O imóvel já havia sido alvo de fiscalização e interdição em 2018. No momento da ação, o local estava vazio, e foram encontradas garrafas vazias de bebidas com rótulos originais retirados para reutilização irregular, além de insumos armazenados de forma inadequada. A ação contou com a presença de auditor fiscal do Ministério da Agricultura, que lavrou o Termo de Suspensão Temporária das atividades e realizou a lacração do estabelecimento.

Fábrica clandestina de bebidas é desarticulada em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Ao todo, foram interditadas 1.632 unidades de garrafas de refrigerante de 330 ml, além de 18 mil rótulos, 10 mil tampinhas, 18 quilos de aromatizantes, três quilos de adoçantes, além de maquinário. Também foram apreendidos documentos e objetos que irão subsidiar o aprofundamento das investigações, um veículo utilizado no transporte das bebidas, carregado com produtos prontos para distribuição, aparelho celular, talões e cadernos de movimentação financeira, contrato de locação do imóvel e documentos de transporte de carga. O responsável pelo estabelecimento responde a inquérito por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substâncias alimentícias. A operação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, com o apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste). Equipes do Ministério da Agricultura e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também estiveram no local para a realização da fiscalização e perícia.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.