Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 22:00
Uma criança foi socorrida por bombeiros do 20º BBM após ficar com o dedo preso em uma vasilha metálica. O atendimento ocorreu nesta terça-feira (30) em uma instituição do bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa após acionamento do Cicom. Ao chegar ao local, a equipe avaliou a situação e utilizou o método mais adequado para liberar o dedo da vítima. Equipamentos normalmente usados na retirada de anéis, ocorrência comum nos chamados, foram empregados na ação. O dedo estava preso em um orifício no fundo da vasilha e foi liberado instantes após a chegada dos bombeiros. A criança não precisou ser encaminhada para atendimento médico e permaneceu sob os cuidados dos responsáveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 21:00
Na sessão desta terça-feira (30/09), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendou às câmaras de vereadores a aprovação das contas de duas prefeituras baianas. Foram analisados os exercícios de 2023 e 2022. Receberam parecer favorável, ainda que com ressalvas, as contas de 2023 da Prefeitura de Belo Campo, sob gestão do prefeito José Henrique Silva Tigre, e as contas de 2022 da Prefeitura de Tanque Novo, da administração de Paulo Ricardo Bonfim Carneiro. Após a votação, os conselheiros relatores emitiram as Deliberações de Imputação de Débito, estabelecendo multas de R$ 1 mil ao gestor de Belo Campo e de R$ 2 mil ao de Tanque Novo, em razão das falhas apontadas nos relatórios técnicos. As decisões ainda são passíveis de recurso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 20:00
O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as Defensorias Públicas da União (DPU) e da Bahia (DPE/BA) firmaram um Termo de Compromisso com a concessionária do Aeroporto de Vitória da Conquista (BA) e com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acres). O objetivo é assegurar a destinação adequada dos resíduos recicláveis do terminal, com prioridade para os catadores vinculados à entidade. O acordo garante a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e amplia a inclusão social. A concessionária assumiu o compromisso de doar semanalmente os resíduos à Acres, enquanto a associação deverá comprovar sua regularização ambiental e o encaminhamento correto dos materiais. Também foram previstas medidas para facilitar o acesso dos catadores ao aeroporto em dias previamente definidos, respeitando as normas de segurança da aviação. A empresa responsável pelo terminal deverá disponibilizar espaço adequado para o armazenamento temporário dos resíduos, evitando contaminações e assegurando melhores condições de transporte. Já a Acres se comprometeu a organizar a participação de seus associados de forma rotativa, além de prestar contas sobre o volume e a destinação dos materiais recolhidos. O Termo terá validade inicial de dois anos, com possibilidade de renovação. Segundo os órgãos envolvidos, a iniciativa deverá servir de modelo para outros empreendimentos que geram grande volume de recicláveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 19:00
Um homem de 34 anos foi preso preventivamente, nesta segunda-feira (29), em Ibotirama, acusado da prática de estupro de vulnerável, cárcere privado, lesão corporal em contexto de violência doméstica e abandono intelectual. As investigações tiveram início a partir de denúncia formalizada em julho, indicando que o suspeito mantinha a companheira, de 27 anos, e os dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino de 5 anos, em situação de cárcere e isolamento social, com as crianças impedidas de estudar. A apuração revelou ainda que a filha do casal pode ter sido vítima de abuso sexual. O homem, que trabalhava como pescador, chegou a residir com a família em Muquém do São Francisco e, após diligências policiais, mudou-se para uma área de mata fechada, de difícil acesso, somente alcançada por embarcações, em Ibotirama, o que dificultou sua localização pelas forças de segurança.
Na manhã da operação, as equipes realizaram incursões em mata e travessias fluviais, conseguindo localizar o suspeito em sua residência. No local, a mulher e as crianças foram resgatadas e encaminhadas para acompanhamento da rede de proteção social. Relatórios apontam que as vítimas não tinham acesso à escola e viviam em isolamento desde, pelo menos, 2024. Os raros encontros com outras pessoas eram permitidos apenas com a autorização do suspeito. A ação integrada contou com a Delegacia Territorial de Muquém do São Francisco, o Setor de Investigação da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa), a 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ibotirama) e o Ministério Público. O preso foi conduzido à unidade policial para a adoção das medidas cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 18:00
A Bahia registrou o saldo de 11.015 empregos com carteira assinada em agosto e chegou a 88.679 novos postos formais no acumulado do ano, entre janeiro e agosto. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira, 29 de setembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O estado apresentou desempenho positivo em todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas avaliados no oitavo mês de 2025. O destaque foi o setor de Serviços, que gerou 4.156 novos postos. Na sequência aparecem Comércio (2.350), Indústria (1.888), a Construção (1.611) e a Agropecuária (1.010). As novas vagas com carteira assinada geradas em agosto na Bahia foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino, responsáveis pelo ingresso em 6.229 postos, contra 4.786 vagas ocupadas pelas mulheres. Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas, com 8.348 vagas no estado. Jovens entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior saldo de vagas na Bahia em agosto: 6.169. Lauro de Freitas foi o município baiano com maior saldo em agosto, com 1.394 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 133,8 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no estado no mês aparecem Salvador (1.182), Vitória da Conquista (671) e Feira de Santana (659).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 17:00
A Polícia Civil da Bahia recuperou, na tarde de segunda-feira (29/09), um veículo Renault Kwid branco, ano 2017/2018, que havia sido furtado em Vitória da Conquista. A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). De acordo com as investigações, o automóvel tinha sido locado por uma mulher de 30 anos, que posteriormente vendeu o carro a um homem que está foragido. O veículo foi localizado após denúncia anônima, estacionado em via pública na Avenida Lapa, no bairro Brasil. O Renault Kwid foi encaminhado para os procedimentos legais e devolvido ao legítimo proprietário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 16:00
A Justiça Federal em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MPBA) e proibiu a Arquidiocese de Vitória da Conquista e o Ofício de Registro de Imóveis do município de criarem enfiteuses* e transferirem imóveis de sete bairros em favor da Igreja. A transferência levaria à perda da propriedade dos atuais proprietários, que precisariam ainda pagar taxas extras (laudêmio) à Arquidiocese pelos imóveis transferidos a ela. A decisão liminar foi proferida nesta segunda-feira, dia 29. Estima-se que a área pleiteada pela Igreja abrange sete bairros centrais, onde vivem cerca de 150 mil pessoas, incluindo famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida e financiamentos da Caixa Econômica Federal. Também compreende a atual sede do Ministério Público Federal, a área onde funcionava o antigo aeroporto da cidade e o terreno onde será construída a futura sede da Polícia Federal. Para os MPs, caso autorizada, a transferência seria possivelmente do maior ato de desapropriação já realizado pelo Poder Judiciário da Bahia, transformando milhares de proprietários em simples enfiteutas — figuras jurídicas que detêm apenas o direito de uso do bem, mas não a propriedade plena. Na decisão, o juiz acolhe o pedido dos Ministérios Públicos de que o Código Civil de 2002 proibiu a criação de novas enfiteuses e que não há base registral para legitimar a cobrança agora. O que ocorreu é que a Arquidiocese não realizou os devidos registros nos imóveis dentro do prazo definido em lei, que venceu em 2003, e agora está tentando recuperá-los sem sequer haver documentos que possam estabelecer com exatidão os limites territoriais. De acordo com a liminar, a tentativa de restabelecer a enfiteuse configuraria uma “aberrante desapropriação indireta coletiva” ou uma “anômala servidão sem fundamento legal”. De acordo os MPs, a medida atingiria inclusive áreas em que figuram a União e a Caixa Econômica Federal, além de comprometer o sistema financeiro habitacional, já que hipotecas vinculadas a financiamentos perderiam validade. Destaca-se ainda que os atingidos seriam privados da propriedade sem qualquer participação no processo, em afronta ao devido processo legal. Além de proibir novos registros, a Justiça determinou a realização de audiência pública no dia 11 de novembro, às 9h, no auditório da Subseção Judiciária, com a participação de autoridades e entidades civis para discutir os impactos do laudêmio.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 10:00
Na última sexta-feira (26), equipes da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) interditaram fábricas clandestinas de temperos após denúncias de produção irregular em bairros de Vitória da Conquista. Durante a operação, os fiscais encontraram ambientes em condições precárias, com acúmulo de lixo, fezes de roedores e total ausência de higiene, além de estruturas em desacordo com a legislação sanitária. De acordo com a Visa, os produtos eram fabricados sem qualquer condição de consumo. Diante das infrações, todas as unidades foram imediatamente interditadas para adequação e regularização junto aos órgãos competentes. O coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, reforçou a importância de verificar a procedência dos alimentos. “É fundamental conferir se os fornecedores possuem Nota Fiscal e Alvará Sanitário válido, municipal ou estadual, para garantir a segurança e a saúde da população”, orientou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 03:00
O Brasil alcançou um marco histórico na saúde pública: dez anos sem registros de raiva humana transmitida por variantes virais típicas de cães (AgV1/AgV2). O resultado é proveniente de uma estratégia integrada do Sistema Único de Saúde (SUS), que combina campanhas massivas de vacinação de cães e gatos, distribuição gratuita de vacinas e soros antirrábicos para humanos e animais, rápida resposta a focos da doença, além do fortalecimento da vigilância epidemiológica. Entre 2023 e 2025, o Ministério da Saúde (MS) investiu cerca de R$ 231 milhões por ano em imunização. O último caso de raiva humana de que se tem notícia no País foi registrado em 2015, no Mato Grosso do Sul, na região de fronteira com a Bolívia. Antes disso, em 2013, houve ocorrência no Maranhão. A conquista de uma década sem registros da doença reforça a importância de investimentos e da adesão às práticas de cuidado e proteção no contexto da saúde pública brasileira. Trata-se, também, de um momento de conscientização da população para a vacinação dos animais domésticos. Essa estrutura integrada assegura a prevenção de zoonoses e fortalece a vigilância epidemiológica.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 02:00
Na manhã desta segunda-feira (29), um grave acidente de trânsito no distrito de Humildes, em Feira de Santana, mobilizou equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM). A colisão resultou em cinco vítimas, entre elas um bebê. Uma pessoa ficou presa às ferragens e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. Para a remoção do corpo, os bombeiros utilizaram um equipamento desencarcerador. Os demais feridos, incluindo o bebê e três adultos, receberam atendimento pré-hospitalar por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O bebê foi encaminhado ao Hospital da Criança, enquanto os adultos foram levados ao Hospital Geral Clériston Andrade. Após a retirada do corpo, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a identificação da vítima e a realização dos procedimentos legais. As causas do acidente e o estado de saúde dos feridos ainda não foram divulgados.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 01:00
O Brasil superou a marca de 1,5 milhão de novos empregos com carteira assinada nos oito primeiros meses de 2025. Entre janeiro e agosto, foram criados 1.501.930 vínculos formais, com saldo positivo nos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O resultado eleva para 48,69 milhões o estoque de vínculos no país, um recorde absoluto. Desde o início da atual gestão do Governo do Brasil, em janeiro de 2023, o saldo é de 4,63 milhões de vagas com carteira assinada. Os cinco grandes grupos de atividades econômicas pesquisadas registraram saldo positivo nos oito primeiros meses, com destaque para Serviços, com 773 mil vagas, e a Indústria, que costuma gerar empregos qualificados, com mais de 273 mil vagas formais de janeiro a agosto, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios (51 mil vagas). O saldo também é positivo em Construção (194.545), Comércio (153.483) e Agropecuária (107.297). Em números absolutos, São Paulo lidera a geração de postos no acumulado do ano, com 436.729 vagas. Em seguida aparecem Minas Gerais (152.968) e Paraná (108.778). Em termos relativos, as Unidades da Federação com maior variação no acumulado do ano foram Amapá (+6,86%), Mato Grosso (+5,78%) e Piauí (+5,22%).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 30/09/2025 - 00:00
Bombeiros militares do 20º BBM, com sede em Bom Jesus da Lapa, encontraram um homem que estava desaparecido há dois dias em uma área de mata na zona rural de Santana. A guarnição fazia buscas a pé quando o localizou na manhã desta segunda-feira (29), após horas de varredura. O homem havia se perdido enquanto caçava com amigos. Com sinais de desidratação, ele recebeu os primeiros cuidados no local, antes de ser encaminhado para avaliação médica. Desde o desaparecimento, equipes da Polícia Militar, familiares e voluntários também participavam das buscas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2025 - 23:00
Para fortalecer o combate a crimes agrários na região Oeste da Bahia, a Secretaria da Segurança Pública, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) lançaram nesta segunda-feira (29), a 12ª edição da Operação Safra. A iniciativa reforça as ações ostensivas e de inteligência. A solenidade aconteceu na Base Avançada (BAVAN) do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, e contou com a presença de autoridades locais e de policiais envolvidos na iniciativa. Mais de mil policiais das 30ª, 85ª e 86ª Companhias Independentes de Polícia Militar, Rondesp Oeste, Companhia Independente de Policiamento Especializado, Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Barreiras) e do Grupamento Aéreo serão empregados na ação. Em suas últimas edições, as equipes realizaram mais de oito mil visitas preventivas e abordaram mais de 15 mil pessoas. Cinco criminosos foram presos em flagrante e nove armas foram apreendidas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2025 - 22:00
A dignidade menstrual tem sido tema de debates após o Governo Federal lançar um programa que auxilia meninas e mulheres a obterem gratuitamente absorventes. De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva, 52% das mulheres brasileiras já enfrentaram a pobreza menstrual em algum momento da vida. Com olhar atento para esse problema, jovens cientistas do Colégio Estadual de tempo integral Professora Sílvia Ferreira de Brito, de Ribeira do Pombal, usaram a fibra da bananeira para criar um absorvente sustentável. A ideia surgiu quando o professor Allan dos Santos estimulou os estudantes a buscarem em suas comunidades algo que precisasse ser melhorado através da ciência. Foi então que os jovens debateram formas de ajudar no combate à pobreza menstrual. “Como moradora da zona rural, nossa colega Bianca deu a ideia de usarmos a fibra da bananeira, porque ela tem alto poder de absorção de líquidos. Retiramos a fibra, buscamos formas de esterilizar para evitar fungos e fizemos os testes de absorção de líquidos”, conta a estudante Mirelly Santana. O professor orientador, que é doutor em Física, fala sobre a importância de manter a juventude engajada em projetos científicos. “Quando unimos conhecimento científico ao espírito empreendedor, damos aos jovens não apenas ferramentas para aprender, mas também para criar soluções que impactam a sociedade, despertando a curiosidade, estimulando a criatividade e mostrando que a ciência pode transformar realidades”, afirma Allan dos Santos. Os próximos passos envolvem patentear a ideia e buscar parcerias para aumentar a oferta. “Por ser de baixo custo tanto na produção quanto na aquisição, acreditamos que é viável a sua comercialização em pequena e grande escala. Por isso, estamos buscando parceiros na iniciativa privada”, destaca o estudante Antonio Kelvin. “Vale lembrar que nosso produto é sustentável. Após o ciclo, o absorvente vira adubo”, complementa. Com apoio pedagógico da Secretaria da Educação da Bahia (Sec), os jovens tiveram auxílio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos testes de laboratório, e da Clínica Dr. Celso, no acompanhamento ginecológico. O projeto tem coorientação dos professores Juliana Ribeiro, Valderlanea Nobre, Damião Cardoso, Sandoval Caitano e Elizângela Costa. Além de Bianca de Oliveira e Antonio Kelvin, a equipe é formada pelos estudantes Mirelly Santana, Guilherme Malta, Laiza Victória e Ana Raquel.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2025 - 21:00
Na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 8h30, a Polícia Militar prendeu um homem de 39 anos em Guanambi, no sudoeste baiano, após receber informações do setor de Inteligência do 17º Batalhão sobre a presença de um suspeito armado na zona urbana da cidade. Durante a abordagem, os policiais encontraram com o indivíduo duas armas de fogo: um revólver calibre .38 e outro calibre .357 Magnum. Também foram apreendidos uma motocicleta Honda CG 150 Titan EX, de cor branca, e um celular Xiaomi Redmi Note 12 dourado. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi, na 22ª Coorpin, onde permanece à disposição da Justiça para as providências legais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2025 - 20:00
Na manhã desta segunda-feira (29), o corpo de Donizete Alves Oliveira, de 58 anos, foi encontrado na localidade de Caraíbas, a cerca de 13 km da sede de Jacaraci, no sudoeste baiano. De acordo com informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), tudo indica que a morte foi acidental. A vítima aguardava uma caça no topo de uma árvore quando caiu e foi atravessada por um galho. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para remover o corpo, que será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde as causas do óbito serão oficialmente apuradas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2025 - 18:00
Na manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Federal deflagrou a operação Putridium Malum para desarticular um esquema criminoso de importação e comércio irregular de produtos eletrônicos sem o pagamento dos tributos devidos. Durante a ação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Salvador e Ituberá, no sul da Bahia. Os agentes apreenderam cerca de 1.500 produtos eletrônicos, entre celulares, relógios, fones de ouvido, notebooks e tablets. Também foram confiscados quatro veículos, imóveis e a quantia de R$ 57 mil. Os investigados deverão responder pelo crime de descaminho, que prevê pena de reclusão de até quatro anos, além de multa.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2025 - 17:00
A Justiça Criminal da Comarca de Jequié converteu em preventiva as prisões do pai e de seus dois filhos detidos em flagrante na última sexta-feira (26), acusados de extorsão e agiotagem. O trio permanece custodiado no Presídio de Jequié. A ação faz parte da Operação Gypsy, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado em Investigações Criminais (DEIC). Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em condomínios de luxo de Jequié, resultando na apreensão de dezenas de veículos, várias armas de fogo e mais de R$ 4 milhões em dinheiro. Segundo as investigações, os suspeitos — de 55, 36 e 27 anos — teriam extorquido um médico de Vitória da Conquista e sua esposa, exigindo veículos e imóveis avaliados em cerca de R$ 3 milhões. Há ainda indícios de falsificação de documentos para obtenção de empréstimos fraudulentos, com movimentação financeira estimada em R$ 90 milhões ao longo de cinco anos. O trio responde por extorsão, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/09/2025 - 16:00
Na noite de domingo (28), duas pessoas, mãe e filho, deram entrada no Hospital Tavina Oliveira, em Anagé, sudoeste da Bahia, com sintomas de envenenamento. De acordo com informações da equipe médica, o adolescente de 15 anos relatou que a própria mãe teria colocado veneno na comida. A mulher, de 44 anos, não resistiu e morreu ainda no hospital. O filho, em estado grave, foi transferido para uma unidade de saúde em Vitória da Conquista. As circunstâncias do caso serão investigadas pelas autoridades policiais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/09/2025 - 23:00
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na sexta-feira (26) que o mês de outubro terá bandeira vermelha patamar 1. Com isso, as contas de luz terão acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a reguladora, o volume de chuvas segue abaixo da média, o que reduz o nível dos reservatórios e compromete a geração nas hidrelétricas. Para garantir o abastecimento, será necessário acionar usinas termelétricas, cuja operação tem custo mais elevado. A ANEEL lembrou ainda que a geração solar é intermitente e não supre a demanda em todos os períodos do dia, principalmente nos horários de maior consumo, o que reforça a necessidade de acionar as termelétricas. Nos meses anteriores, o sistema operava sob bandeira vermelha patamar 2, que tem tarifa adicional mais alta.