A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na sexta-feira (26) que o mês de outubro terá bandeira vermelha patamar 1. Com isso, as contas de luz terão acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a reguladora, o volume de chuvas segue abaixo da média, o que reduz o nível dos reservatórios e compromete a geração nas hidrelétricas. Para garantir o abastecimento, será necessário acionar usinas termelétricas, cuja operação tem custo mais elevado. A ANEEL lembrou ainda que a geração solar é intermitente e não supre a demanda em todos os períodos do dia, principalmente nos horários de maior consumo, o que reforça a necessidade de acionar as termelétricas. Nos meses anteriores, o sistema operava sob bandeira vermelha patamar 2, que tem tarifa adicional mais alta.



