Início Arquivo Fevereiro de 2025

Fevereiro de 2025

Encontramos 275 Notícias

CIPRv presta socorro a jovem que estava perdido em rodovia no sudoeste da Bahia

CIPRv presta socorro a jovem que estava perdido em rodovia no sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/CIPRv

Na tarde da última quarta-feira (13/02), Policiais Militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) prestaram socorro a uma pessoa que estava desorientada às margens da rodovia BA-263, no sudoeste da Bahia. A ação foi desencadeada após a equipe do posto do Marçal receber a informação de uma mulher, que relatou que seu filho fugiu de um hospital psiquiátrico e havia tomado destino sentido a cidade de Itambé. Imediatamente, os policiais diligenciaram e localizaram o rapaz caminhando na Serra do Marçal, que fica entre Vitória da Conquista e Itambé. No local, uma ambulância deu apoio, ministrou os primeiros socorros e encaminhou o rapaz ao referido hospital acompanhado por sua genitora.

Acidente envolvendo três veículos é registrado em Caetité

Acidente envolvendo três veículos é registrado em Caetité
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um acidente de trânsito envolvendo três veículos foi registrado nesta sexta-feira (14) em Caetité, sudoeste da Bahia. De acordo com a 94ª CIPM, o acidente aconteceu por volta das 23h na Avenida Prefeito Olimar Rodrigues. No local, a PM encontrou dois veículos envolvidos, sendo uma motocicleta Honda CG 150 e um Chevrolet Prisma. Os condutores não souberam informar com precisão a dinâmica do acidente, apenas que teria um outro carro envolvido e que empreendeu fuga. O condutor da motocicleta teve ferimentos aparentemente leves e foi levado para à UPA pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O acidente foi devidamente registrado pela PM e os veículos envolvidos foram liberados.

Motocicleta colide contra caminhão na BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé

Motocicleta colide contra caminhão na BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé
Foto: Divulgação/CIPRv

Uma motocicleta colidiu contra um caminhão nesta sexta-feira (14) na BA-263, trecho entre os municípios de Vitória da Conquista e Itambé, região sudoeste da Bahia. De acordo com a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV/Brumado), o acidente aconteceu por volta das 17h45 na altura do km 73 da rodovia, no trecho conhecido como serra do marçal. Segundo a CIPRv, o caminhão trafegava no sentido direcional Itambé à Vitória da Conquista, quando numa curva foi surpreendido pela motocicleta que trafegava no sentido contrário. A motocicleta invadiu a contramão da rodovia, vindo a colidir frontalmente com o caminhão. O condutor da motocicleta, que tem 23 anos, teve ferimentos leves e não há informações se ele precisou de atendimento médico.

PRF deflagra grande operação de segurança viária em Vitória da Conquista

PRF deflagra grande operação de segurança viária em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Policiais rodoviários federais da Bahia, Pernambuco, Goiás, Tocantins, Piauí e Sergipe iniciaram, nesta sexta-feira (14), em Vitória da Conquista (BA), a fase operacional da Operação Sinergia. A operação segue até o dia 17 de fevereiro com foco no policiamento preventivo e a intensificação da fiscalização para promover maior segurança viária, reduzindo os riscos de sinistros e preservando vidas. Durante as atividades, o esforço operacional vai se concentrar nas situações que mais impactam na segurança viária envolvendo caminhões, ônibus e motocicletas, além de coibir ocorrências criminais e o cometimento de infrações relacionadas a esses veículos. O principal meio de movimentação de cargas no Brasil é o rodoviário, representando cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais de 60% do transporte de mercadorias no país. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que sejam mais de 2.209.440 caminhões circulando. Atento a esta situação, a PRF nos últimos anos intensificou a vigilância com o incremento de efetividade na fiscalização em veículos de grande porte, visto que os sinistros envolvendo caminhões podem gerar grandes impactos e muitas vezes resultando em mortes, ferimentos graves e danos significativos a outros veículos. A operação vai priorizar também uma inspeção rigorosa nas habilitações dos condutores, para que as equipes possam confirmar se os motoristas são habilitados para o transporte de passageiros. Outra proposta da Sinergia é a de coibir o transporte irregular de passageiros. A fiscalização abrangerá também as condições de acondicionamento das bagagens, a verificação do uso do cinto de segurança, além de serem repassadas aos passageiros informações de caráter preventivo e de como agir em casos de abusos e crimes cometidos durante seus trajetos. Os condutores também serão submetidos ao teste do etilômetro, com o objetivo de coibir a alcoolemia ao volante e verificar a condição físico-motora.

PRF e da PCBA apreendem de arma de fogo e recupera de carro roubado durante ação em Simões Filho

PRF e da PCBA apreendem de arma de fogo e recupera de carro roubado durante ação em Simões Filho
Foto: Divulgação/PRF

Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil da Bahia (PCBA - DENARC), em prol do combate à criminalidade foi realizada nesta sexta-feira (14) na BR 324, em Simões Filho (BA). Por volta das 23h, os policiais deram ordem de parada a um Jeep/Renegade, ocupado por dois homens. Durante a fiscalização, as equipes tentaram consultar a placa via QR Code, mas o aplicativo de leitura não reconheceu o código. Foi então realizada vistoria minuciosa do veículo, onde constataram que as placas eram clonadas de outro automóvel do mesmo modelo. Com a inscrição original do chassi, os policiais puderam chegar à placa original e descobriram que se tratava de um veículo com ocorrência de roubo, registrada em janeiro deste ano, na capital baiana. O condutor e o passageiro, de 27 e 28 anos, foram presos pelo crime de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, para formalização do flagrante. Ainda na noite de sexta, as equipes fiscalizavam na altura da praça de pedágio de Simões Filho (BA), quando deu ordem de parada a um Honda/HR-V. Durante a vistoria no interior do carro, os policiais encontraram uma pistola calibre 380 mm, um carregador e mais munições. Diante das circunstâncias, o homem foi preso por porte ilegal de arma proibida de uso restrito (art. 16 da Lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento) e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária, para formalização do flagrante e demais procedimentos cabíveis.

Homem é preso após ameaçar a companheira em Guanambi

Homem é preso após ameaçar a companheira em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

Um homem foi preso por uma guarnição do 17º BPM após ameaçar a companheira, na madrugada deste sábado (15), em Guanambi. Os militares realizavam rondas na Av. Sandoval Morais por volta das 00h15min, quando foram acionados por uma mulher que relatou ter sido ameaçada pelo marido, o qual havia tomado posse do aparelho celular dela. Acompanhados da vítima, os agentes foram ao endereço do casal, onde o homem não foi encontrado. No entanto, à 01h30, em patrulhamento no bairro Monte Pascoal, os policiais encontraram o veículo do suspeito. Ao abordarem o carro, os militares constataram que o condutor era o indivíduo denunciado, com o qual foi encontrado o celular da companheira. “A atenção constante da guarnição ao longo do turno de serviço foi fundamental para que conseguíssemos dar um desfecho adequado à ocorrência”, revelou o tenente-coronel Alex Rêgo, comandante do 17º BPM. “Estamos atentos para promover segurança pública com atenção e cuidado a toda a população”, destacou. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para o registro da ocorrência junto à delegacia que atende à região.

Justiça proíbe uso de orçamento público municipal para realização do carnaval de Correntina

Justiça proíbe uso de orçamento público municipal para realização do carnaval de Correntina
Foto: Reprodução

A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça determinou que o Município de Correntina não realize verba do orçamento público municipal para promover os festejos de Carnaval, enquanto perdurar o decreto de calamidade administrativa e até a aferição de todo o débito e comprovação do pagamento dos salários dos servidores públicos municipais em atraso. Além disso, o Município de Correntina deve cumprir, no prazo de dez dias, a Orientação Técnica decorrente de Portaria Conjunta entre o MPBA, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), apresentando informação referente aos gastos com artistas contratados, acompanhado do montante total de gastos com os festejos e toda estrutura utilizada. Além disso, deve apresentar cópias dos processos de contratação dos artistas consagrados e não consagrados e apresentar cópias dos processos relacionados à contratação de infraestrutura para os festejos carnavalescos, bem como procedimentos relacionados à utilização de espaços públicos pela iniciativa privada. A promotora de Justiça Suelim Iasmine Braga, autora da ação, explicou que a medida foi necessária porque a administração municipal não cumpriu a recomendação feita anteriormente pelo MPBA, na qual foi orientado que o município evitasse gastos com dinheiro público para a realização da festa enquanto persistisse o estado de emergência administrativa. A recomendação incluía a não contratação de artistas, serviços de buffet e montagem de estruturas, além da suspensão de contratos já firmados para a organização do evento. Além disso, não houve por parte do Município a apresentação de nenhum dos documentos solicitados pelo MPBA a respeito dos processos licitatórios. A ação judicial se fundamenta na necessidade de priorizar investimentos essenciais para a população, já que o município decretou estado de emergência por meio do Decreto Municipal nº 12/2025, com validade de 45 dias, e a realização da festa pode comprometer serviços básicos, como saúde, segurança pública, iluminação e limpeza urbana, além de gerar altos custos com a contratação de bandas, locação de equipamentos de som, montagem de palcos, tendas, banheiros e geradores de energia.

Naturais de Paramirim, pai e filho morrem em grave acidente na BR-116, em Itatim

Naturais de Paramirim, pai e filho morrem em grave acidente na BR-116, em Itatim
Foto: Reprodução/Redes sociais

Duas pessoas morrerem em um grave acidente na madrugada desta quinta-feira (13) na BR-116, trecho do município de Itatim (BA). As vítimas, pai e filho, são moradores do distrito de Caraíbas, em Paramirim, sudoeste da Bahia e eram comerciantes na localidade no ramo de água mineral. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pai e filho estavam em um caminhão Ford Cargo que colidiu frontalmente com uma carreta. Com o impacto, o caminhão pegou fogo, e pai e filho morreram carbonizados. As vítimas foram identificadas apenas como João e Marcos. Após as chamas serem debeladas, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu os corpos e encaminhou ao Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba, cidade da mesma região. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Polícia Militar conduz mãe e filho à delegacia por crime de trânsito em Caculé

Polícia Militar conduz mãe e filho à delegacia por crime de trânsito em Caculé
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Por volta das 13h30 desta sexta-feira (14), a polícia militar foi acionada para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito na rua Coronel Manoel Fernandes, no centro de Caculé. Segundo populares, um menor de idade estava conduzido uma motocicleta Honda Biz, realizando manobras perigosas, quando perdeu o controle e invadiu uma residência. Um idoso de 80 anos, que estava na casa, teve sua perna atingida pela motocicleta desgovernada. A vítima foi socorrida por populares e foi encaminhada para o Hospital Municipal. A guarnição da PM chegou ao local juntamente com o Conselho Tutelar. A mãe do menor, ele e a moto, foram conduzidos para a Delegacia da cidade. Na unidade de Polícia, a mãe foi autuada em flagrante pelo crime de trânsito: entregar veículo a pessoa não habilitada. Ainda segundo populares, o menor é contumaz em realizar manobras perigosas pela cidade.

MP-BA recomenda abertura de sindicância para apurar caso de racismo de professora contra aluno em escola de Contendas do Sincorá

MP-BA recomenda abertura de sindicância para apurar caso de racismo de professora contra aluno em escola de Contendas do Sincorá
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou na quinta-feira, dia 13, à Secretaria Municipal de Educação de Contendas do Sincorá e à diretoria da Escola Santa Luzia que instaurem, no prazo máximo de dez dias, sindicância ou procedimento administrativo disciplinar formal para apurar um caso de suposto racismo de uma professora da escola contra um aluno ocorrido em abril de 2024. No documento, o promotor de Justiça Leandro Carvalho Duca Aguiar recomendou ainda que sejam ouvidas formalmente a vítima, eventuais testemunhas e a servidora investigada; que sejam observadas todas as formalidades legais exigidas pelo Estatuto dos Servidores Municipais e demais normas aplicáveis ao caso; e que, no prazo de 30 dias, seja encaminhada à Promotoria de Justiça de Ituaçu cópia do ato de instauração do procedimento, bem como as informações sobre as providências adotadas. A recomendação foi encaminhada pelo MPBA em razão da ausência de providências da Secretaria de Educação e da escola para apurar o caso. Em outubro de 2024, o MPBA ofereceu denúncia contra a professora. Conforme o documento, que que tramita na Vara Criminal da Comarca de Ituaçu, no dia 18 de abril de 2024, às 10 horas, na Escola Municipal Santa Luzia, a denunciada injuriou o aluno chamando-o de macaco, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça. Na ocasião, a vítima estava no palco do colégio, quando a denunciada, que é sua professora, estaria tirando fotos de vários alunos, mas o menor não quis que tirassem fotos suas, tendo se escondido. Neste momento, a denunciada teria dito à vítima - "Olha aí como está escondido, sai daí seu macaco". O aluno afirmou ter se sentido ofendido com as palavras, pois a professora o xingou de ‘macaco’ com o semblante fechado. Além disso, depois que a professora o chamou de macaco, alguns alunos passaram a chamá-lo assim também. “A ausência de medidas concretas para apuração formal do caso evidencia um possível racismo institucional, caracterizado pela falha das instituições em prevenir, identificar e corrigir práticas discriminatórias. A inércia administrativa diante de uma denúncia dessa natureza reflete a persistência de uma cultura de tolerância ao preconceito racial, o que compromete a credibilidade da gestão pública e a proteção dos direitos fundamentais. A omissão no enfrentamento de tais práticas não apenas desrespeita os deveres legais impostos aos gestores públicos, mas também reforça um ambiente escolar permissivo a atitudes discriminatórias, impactando diretamente a formação dos alunos e a dignidade dos envolvidos”, destacou o promotor de Justiça. O procedimento foi instaurado no MPBA para apurar o caso após recebimento de relatório encaminhado pelo Conselho Tutelar de Contendas do Sincorá, noticiando a suposta prática de racismo da professora contra o aluno.

Prefeito decreta situação de emergência por conta da estiagem em Dom Basílio

Prefeito decreta situação de emergência por conta da estiagem em Dom Basílio
Foto: Sudoeste Total

O prefeito de Dom Basílio, Fernando Silva Santos (PSD) decretou situação de emergência, nível 2, na zona rural do município por conta da estiagem. O documento, de número 081/2025, foi publicado no Diário Oficial do município em 10 de fevereiro. De acordo com a publicação, não houve recargas suficientes nos açudes das localidades atendidas pela operação carro-pipa do Exército Brasileiro no município no corrente ano. O documento autoriza o município a captar recursos financeiros e materiais junto aos diversos órgãos do Governo Federal e Estadual para amenização dos prejuízos decorrentes do considerável período de estiagem severa e autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta à escassez hídrica e reabilitação do cenário. Conforme o documento, as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, ficam autorizados em caso de risco iminente e de extrema necessidade, a usarem de equipamentos e propriedades particulares, que possam apoiar o abastecimento, fornecimento e captação de água para a zona rural e a sede do Município. Também haverá dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços de captação, tratamento ou distribuição de água, bem como, obras relacionadas à mesma atividade, para a reabilitação dos cenários dos desastres e manutenção da prestação do serviço público essencial de abastecimento de água. O Decreto já está em vigor e vale por 180 dias contados a partir da sua publicação.

Homem é preso em flagrante após descumprir medida protetiva em Caturama

Homem é preso em flagrante após descumprir medida protetiva em Caturama
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (14) após descumprir uma medida protetiva na cidade de Caturama, sudoeste da Bahia. Por volta das 11h30, durante rondas ostensivas, uma guarnição foi informada sobre um cidadão que havia descumprido medida protetiva no povoado de Lagoa da Cruz. Diante da informação, a guarnição deslocou para o local e constatou que o indivíduo havia descumprido o limite mínimo de afastamento de 200 metros da vítima, conforme determinação judicial. Imediatamente, foi dada voz de prisão em flagrante, e o autor foi conduzido à delegacia Territorial de Parnamirim para a adoção das medidas cabíveis.

Suspeito de receptação é preso pela Polícia Militar em Guanambi

Suspeito de receptação é preso pela Polícia Militar em Guanambi
Foto: Divulgação/PM-DCS

Policiais militares do 17º BPM apreenderam um suspeito com veículos adulterados na Av. Deolinda Martins, no bairro Santo Antônio, em Guanambi, na noite de quarta-feira (12). Durante policiamento de rotina na região, os militares se depararam com um motociclista que, ao perceber a presença policial, entrou bruscamente em um lava-jato. De imediato, os policiais conseguiram interceptar o homem e proceder com abordagem. Após busca pessoal e verificação veicular, ficou constatado que o motor da moto era de outra motocicleta. Questionado sobre a irregularidade veicular, o suspeito relatou que é costumaz a trazer esses tipos de veículos, da cidade de São Paulo para comercializar em Guanambi, sendo que no local havia mais três carros para serem comercializados. Os carros foram identificados, sendo evidenciado que os automóveis possuíam restrição financeira, com multas e retenção de circulação. Em um dos carros foram encontrados cigarros de maconha pertencentes ao infrator. O suspeito e a moto foram encaminhados à delegacia da cidade, para registro da ocorrência, sendo que os veículos foram removidos para o pátio do Detran.

Brasil registra redução de aproximadamente 60% nos casos de dengue em 2025

Brasil registra redução de aproximadamente 60% nos casos de dengue em 2025
Foto: divulgação/MS

Nas primeiras seis semanas de 2025, o número de casos prováveis de dengue no Brasil é aproximadamente 60% menor em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. Em 2025, até o dia 13 de fevereiro, foram registrados 281.049 casos prováveis, contra 698.482 casos no mesmo período do ano passado. O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024. “Essa redução substancial do número de casos de dengue no país é um reflexo da mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde, de forma conjunta com estados e municípios de todo o país, com participação ativa da população. O objetivo do Governo Federal é salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos e, para isso, é fundamental fortalecer as ações de preparação da rede de assistência, mantendo os esforços necessários para evitar adoecimentos”, destaca a ministra Nísia Trindade. Entre os estados, 17 registraram redução nos casos prováveis da doença e 10 apresentaram aumento no comparativo entre as seis primeiras semanas epidemiológicas. As maiores reduções foram registradas no Distrito Federal (97%), Rio de Janeiro (91%), Minas Gerais (88%), Amapá (79%) e Paraná (74%). 

Em 2024, 14 unidades da federação registram a menor taxa de desocupação da série

Em 2024, 14 unidades da federação registram a menor taxa de desocupação da série
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A taxa anual de desocupação do país (6,6%) recuou 1,2 ponto percentual frente ao resultado de 2023 (7,8%). A tendência de queda em 2024 foi acompanhada por todas as regiões do país e pela maioria (22) das unidades da federação. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE. As maiores taxas foram registradas na Bahia (10,8%), Pernambuco (10,8%) e Distrito Federal (9,6%). Já as menores ficaram com Mato Grosso (2,6%), Santa Catarina (2,9%) e Rondônia (3,3%). Quatorze unidades da federação atingiram a menor taxa anual de desocupação de sua série histórica na pesquisa. Foram elas: Rio Grande do Norte (8,5%), Amazonas (8,4%), Amapá (8,3%), Alagoas (7,6%), Maranhão (7,1%), Ceará (7,0%), Acre (6,4%), São Paulo (6,2%), Tocantins (5,5%), Minas Gerais (5,0%), Espírito Santo (3,9%), Mato Grosso do Sul (3,9%), Santa Catarina (2,9%) e Mato Grosso (2,6%). A taxa média anual de subutilização para o Brasil ficou em 16,2%. O Piauí (32,7%) teve a maior taxa, seguido por Bahia (28,9%) e Alagoas (26,4%), enquanto as menores taxas anuais foram de Santa Catarina (5,5%), Rondônia (7,0%) e Mato Grosso (7,7%). Já taxa média anual de informalidade para o país foi de 39,0% da população ocupada. As maiores médias anuais ficaram com Pará (58,1%), Piauí, (56,6%) e Maranhão (55,3%) e as menores, com Santa Catarina (26,4%), Distrito Federal (29,6%) e São Paulo (31,1%). Por fim, a média anual do rendimento real habitual de todos os trabalhos chegou a R$ 3.225. As maiores médias foram do Distrito Federal (R$ 5.043), São Paulo (R$ 3.907) e Paraná (R$ 3.758). As menores médias foram de Maranhão (R$ 2.049), Ceará (R$ 2.071) e Bahia (R$ 2.165).

Produção de grãos deve crescer 9,4% e garantir safra recorde em 2025

Produção de grãos deve crescer 9,4% e garantir safra recorde em 2025
Foto: Mailson Pignata/Getty Images

Todos os indicadores prévios apontam para uma safra recorde dos principais produtos agrícolas brasileiros. De acordo com o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, produtores e produtoras brasileiros devem colher 325,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, crescimento de 9,4% em relação à temporada anterior. O resultado é reflexo tanto de um aumento de 2,1% na área cultivada, estimada em 81,6 milhões de hectares, como na recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras, prevista para 3.990 quilos por hectare. Caso o cenário se confirme, será um recorde histórico. A expectativa da boa oferta de grãos, que fazem parte da dieta dos brasileiros, como arroz (11,8 milhões de toneladas), feijão (3,3 milhões toneladas) e milho (122 milhões de toneladas), tem tudo para impactar no preço final dos principais grãos, segundo o presidente da Conab. “Isso leva o agricultor a ocupar mais e mais postos de trabalho para fazer essa economia girar, tanto de maneira direta como indireta em toda a cadeia produtiva, desde a chegada da semente até o transporte do produto pelo país”, enfatizou o presidente.

PRF recupera veículo roubado e identifica clonagem em Seabra

PRF recupera veículo roubado e identifica clonagem em Seabra
Foto: Divulgação/PRF

Na noite de terça-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo roubado durante uma fiscalização no km 416 da BR-242, em Seabra. O carro, que transitava com placas clonadas, foi localizado no estacionamento do Hospital Regional da Chapada. Após a abordagem, os policiais constataram sinais de adulteração nos elementos identificadores do veículo. Diante da suspeita, o condutor foi convidado a acompanhar a equipe até a unidade operacional para uma verificação mais detalhada. A inspeção confirmou que o veículo original possuía registro de roubo/furto. Diante da situação, o condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Seabra para os procedimentos cabíveis.

Temperaturas elevadas e o calor devem persistir até o fim do mês de fevereiro na Bahia

Temperaturas elevadas e o calor devem persistir até o fim do mês de fevereiro na Bahia
Foto: Matheus Lemos/Inema

As temperaturas elevadas e o calor intenso devem persistir até o fim do mês de fevereiro na Bahia. Essas temperaturas são típicas desta época do ano, já que é normal que o verão baiano registre valores mais altos, nesta semana, em particular, a atuação de sistemas de alta pressão tem reduzido a quantidade de nuvens, permitindo maior incidência de radiação solar sobre o solo, o que ocasiona que as temperaturas subam ainda mais. As temperaturas seguem sem maiores mudanças, apresentando máxima de 34°C e mínima de 24°C, conforme indica o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). De acordo com a meteorologista do Inema, Cláudia Valéria, nas regiões onde o tempo permanece mais nublado e chuvoso —como o centro, oeste e sudoeste do estado—, as temperaturas não atingem os maiores valores registrados nesse período.“As áreas que costumam registrar os índices mais elevados incluem o Vale do São Francisco, o Nordeste baiano e toda a faixa leste, incluindo Salvador. A previsão indica a continuidade desse padrão de calor, não apenas nos próximos dias, com predomínio do sol em grande parte do estado, mas também ao longo de fevereiro, março e até a primeira quinzena de abril. Esse é o período que antecede o início do outono e o retorno das chuvas no setor leste da Bahia, o que tende a amenizar as temperaturas. Por enquanto, no entanto, a tendência é de calor persistente em praticamente todo o estado”, destacou Cláudia.A meteorologista também ressaltou que o mês de março ainda segue com temperaturas elevadas, pois o período chuvoso da faixa leste, especialmente em Salvador, Litoral Norte e Nordeste baiano, ainda não começou. “Além disso, grande parte da região semiárida também continua registrando temperaturas altas ao longo do mês. No entanto, por estarmos em um período de transição para a estação chuvosa no setor leste, algumas mudanças começam a acontecer”, acrescentou.Eventualmente, sistemas meteorológicos podem provocar chuvas, trazendo dias mais nublados e, consequentemente, uma leve redução nas temperaturas. Mas essa queda é temporária, pois, logo em seguida, os termômetros voltam a subir. 

Veículo adulterado é apreendido pela PM em Palmas de Monte Alto

Veículo adulterado é apreendido pela PM em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação

Policiais militares do 17º BPM detiveram um homem com um veículo adulterado na Rua José Alencar, em Palmas de Monte Alto, na tarde de quinta-feira (13). Os militares foram informados sobre a presença do veículo. Diante das informações, os agentes encontraram o carro e o indivíduo. O suspeito tentou fugir ao perceber a presença policial, sendo alcançado. Após a abordagem e a verificação veicular, ficaram constatas irregularidades no veículo e que o suspeito já responde processo por adulteração veicular. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à delegacia da região para o registro da ocorrência. 

Motocicleta roubada é recuperada pela PM em Ibiassucê

Motocicleta roubada é recuperada pela PM em Ibiassucê
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Uma motocicleta roubada foi apreendida pela PM nesta quinta-feira (13) na cidade de Ibiassucê. De acordo com a 94ª CIPM, por volta das 09h40, a corporação foi informada de que havia uma motocicleta abandonada nas margens da BA-617. A guarnição foi ao local e encontrou a moto Honda CG 125 Fan. Segundo a PM, o veículo foi roubado no dia 24 de janeiro de 2025 na cidade de Caculé. A moto foi apresentada na delegacia de Polícia Civil em Ibiassucê para adoção das medidas cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.