O Brasil vai lançar, ainda no primeiro semestre deste ano, o nanossatélite Aldebaran-I, criado no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (LABESEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O lançamento será realizado pela NewSpace India Limited (NSIL), que fará a integração do satélite com o foguete PSLV, no Centro Espacial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). O cubesat padrão 1U tem como missão principal servir de prova de conceito para localização e salvamento de pequenas embarcações em situações de emergência no mar e também será utilizado para a prevenção de queimadas, utilizando plataformas de coleta de dados ambientais. No começo de janeiro, o equipamento passou por seu último teste ambiental no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos-SP, conforme detalhou o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi. “Foram realizados testes de abertura de antenas, de transmissão de dados e também de vibração nos três eixos do nanossatélite. Ainda realizamos ensaios de vibração e ligar e desligar o Aldebaran-I para ter certeza que o modelo de voo não tem nenhum problema técnico e está apto a operar no espaço”, disse.



