Início Arquivo Agosto de 2024

Agosto de 2024

Encontramos 250 Notícias

MP da Bahia denuncia 12 pessoas por envolvimento no "golpe do Pix" na TV

MP da Bahia denuncia 12 pessoas por envolvimento no "golpe do Pix" na TV
Foto: Divulgação/MP-BA

Doze pessoas envolvidas no esquema de desvio de doações que ficou conhecido como ‘golpe do Pix’ foram denunciadas pelo Ministério Público da Bahia à Justiça ontem, dia 9, pelos crimes de associação criminosa e apropriação indébita. As investigações identificaram, até o momento, a atuação do grupo entre 2022 e 2023, por um ano e cinco meses. Nesse período, eles teriam arrecadado mais de R$ 540 mil em doações e se apropriado de 75% do montante, cerca de R$ 410 mil. Apenas R$ 135.945,71 foi devidamente repassado às vítimas que tinham seus dramas pessoais expostos em programa televisivo. A denúncia foi oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pela 10ª Promotoria de Justiça Criminal de Salvador. A denúncia relata que o grupo, de forma consciente e devidamente ajustada, associou-se para cometer crimes contra pessoas em estado de vulnerabilidade social. O grupo arrecadava as doações e destinava às vítimas a menor parte do volume arrecadado por meio de chaves pix exibidas na tela da televisão. Após cada programa, os valores arrecadados eram distribuídos a partir das contas que recepcionavam as doações, por seus respectivos titulares, e conforme as orientações dos líderes do grupo, que ficavam com a maior parte do dinheiro. Ainda de acordo com as investigações, os denunciados, para ocultar a origem ilícita dos valores apropriados das doações que se destinavam às vítimas, realizaram diversas movimentações fragmentadas e atípicas, as quais configuram o crime de lavagem e ocultação de valores. Em apenas um dos casos exibidos no programa foi arrecadado com as doações um total de R$ 64.127,44, sendo que os integrantes da associação criminosa se apropriaram de R$ 57.591,26 e repassaram àqueles que tiveram seu drama exposto na TV o valor de R$ 6.536,18.

Homem é preso em flagrante com arma de fogo após roubar celular em Cândido Sales

Homem é preso em flagrante com arma de fogo após roubar celular em Cândido Sales
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na noite desta sexta-feira (09), policiais militares da 80ª CIPM prenderam um homem apontado como autor de um roubo no município de Cândido Sales. A guarnição realizava patrulhamento pela cidade, quando foi informada por populares que um homem havia acabado de cometer um roubo no centro da cidade. De imediato, os policiais deslocaram até o local indicado, onde encontraram um homem com as características descritas pelos populares, e procederam com a abordagem do suspeito. Foram encontrados com ele um revólver e o celular da vítima. O homem foi conduzido para a delegacia de Cândido Sales, onde foi lavrado o flagrante e adotadas as medidas cabíveis.

Suspeito de tráfico é detido arma de fogo, munições e drogas em Vitória da Conquista

Suspeito de tráfico é detido arma de fogo, munições e drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPT-SO

Um homem foi detido por policiais da Rondesp Sudoeste na cidade de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (9) com uma arma de fogo, drogas e munições. Com ele, os policiais localizaram 13 papelotes de substância análoga a cocaína, porções da mesma substância, R$ 1.094,00 em espécie, duas balanças de precisão, dois celulares, um revolver calibre 38 e munições do mesmo calibre. O flagrante aconteceu por volta das 18h no Bairro Bruno Barcelar. Ao receber informações a respeito do toque de recolher promovido pela guerra do tráfico de drogas no bairro, uma Guarnição de Rondesp intensificou patrulhamento ostensivo com intuito de inibir ações delituosas, momento em que um transeunte informou a respeito do indivíduo suspeito que teria entrado em um terreno baldio. A guarnição deslocou até o local onde visualizou um homem com as características semelhantes à da denúncia portando uma mochila, onde foram encontrados os materiais. O indivíduo foi apresentado no Disep para ser tomada as medidas cabíveis.

Motores odontológicos comprados através do golpe do cartão virtual são recuperados pela Polícia Civil em Vitória da Conquista

Motores odontológicos comprados através do golpe do cartão virtual são recuperados pela Polícia Civil em Vitória da Conquista
Foto: PC

Na sexta-feira (9), a Polícia Civil da Bahia, através da 1ª delegacia de Vitória da Conquista, concluiu investigação que apurou a compra fraudulenta de dois motores odontológicos avaliados em R$8.380,00, em empresa situada no Bairro Candeias. Conforme a Polícia, o fato ocorreu no dia 28 de junho deste ano. O material foi recuperado no dia 31 de julho deste ano na posse de uma pessoa de boa fé, que adquiriu os produtos com a mesma dentista indiciada na mesma data por estar na posse de outro material odontológico também comprado por meio fraudulento. A dentista está sendo indiciada novamente pela prática do crime de receptação qualificada em um segundo inquérito policial. O material recuperado foi restituído à vítima.

Materiais odontológicos avaliados em R$17 mil comprados através do golpe do cartão virtual são recuperados pela Polícia Civil em Vitória da Conquista

Materiais odontológicos avaliados em R$17 mil comprados através do golpe do cartão virtual são recuperados pela Polícia Civil em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Nesta sexta-feira (9), a Polícia Civil da Bahia, através da 1ª delegacia, com apoio do serviço de investigação da 10ª Coordenadoria, concluiu investigação que apurou a compra fraudulenta de equipamentos odontológicos avaliados em R$17.000,00 numa empresa situada no Bairro Candeias, em Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Civil, o fato ocorreu no dia 18 de junho deste ano. O material foi recuperado pela Polícia Civil no dia 26 de julho dentro da clínica de uma dentista, localizada no Bairro Ibirapuera. Segundo a Polícia, ela estava tentando vender o material para terceiros. A dentista e um homem foram indiciados pelos crimes de estelionato e receptação. Todo o material recuperado foi restituído à vítima.

Baiano Isaquias conquista prata nos 1 mil metros em Paris

Baiano Isaquias conquista prata nos 1 mil metros em Paris
Foto: Alexandre Loureiro/COB

Depois da disputa do C2 500m, Isaquias Queiroz prometeu levantar a cabeça e representar bem, em sua última prova nesta edição dos Jogos Olímpicos, todo o time de Lagoa Santa. E ele conseguiu. Com a cabeça em pé, o peito inflado e muita força nos braços, o maior atleta da história da canoagem velocidade do Brasil conquistou a sua quinta medalha olímpica, a prata no C1 1000m em Paris 2024. Isaquias também é atleta olímpico que recebe Bolsa Atleta, programa de apoio do Governo Federal. Isaquias se coloca assim ao lado de Robert Scheidt e Torben Grael na segunda colocação na lista de atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas, com cinco. Eles estão atrás apenas de Rebeca Andrade que, com as quatro conquistadas nessa edição de Jogos Olímpicos, chegou a seis láureas. Além da prata em Paris, Isaquias tem ouro no C1 1000m em Tóquio 2020, prata no C1 1000m e no C2 500m na Rio 2016 e bronze no C1 200m também nos Jogos do Brasil. O sonho de ultrapassar os dois ídolos da Vela na lista ainda está de pé.

Governo do Estado entrega títulos de terra e amplia ações de regularização fundiária no sudoeste Baiano

Governo do Estado entrega títulos de terra e amplia ações de regularização fundiária no sudoeste Baiano
Foto: Ildeci/SDA

Agricultores familiares dos municípios de Aracatu, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Condeúba, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida e Poções, situados no Território de Identidade Sudoeste Baiano, passaram a ter segurança jurídica e possibilidade de sucessão rural após receberem títulos de terra. A iniciativa integrou as ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em comemoração ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 25 de julho. Ao todo foram entregues 27 documentos, emitidos pelo órgão de terras da Bahia, a Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), unidade da SDR, no âmbito do Projeto Minha Terra Legal: Acesso à Terra e Garantia de Direitos no Campo. Os agricultores familiares receberam o título já registrado em cartório, resultado da parceria firmada com a Associação dos Registrados de Imóveis da Bahia (Ariba). “Quando as famílias agricultoras conquistam a documentação de suas terras, elas têm a tranquilidade e a certeza de que podem investir na propriedade. Isso é importantíssimo para o desenvolvimento da agricultura familiar e, claro, para a produção contínua de alimentos saudáveis”, explicou Osni Cardoso, titular da SDR. O superintendente da SDA, Gustavo Machado, também ressaltou a importância da regularização fundiária para o fortalecimento da agricultura familiar na Bahia. "O título de terra possibilita aos agricultores familiares o acesso à diferentes políticas públicas, desde o crédito para aquisição de insumos e equipamentos, à sucessão rural, que é a transferência do bem para seus herdeiros, o direito à aposentadoria, ao salário maternidade-rural, além de resgatar a cidadania e autoestima destas famílias.” Um dos beneficiários, Autelino Mata da Silva, agricultor familiar no município de Aracatu, contou que está realizado por receber o documento. "Essa terra é muito importante, é dela que tiro o meu sustento e da minha família. Cultivo melancia e comercializo no comércio da região. O título de terra nos dá segurança para comprovar que a terra é nossa”.

Governo do Estado entrega títulos de terra e amplia ações de regularização fundiária no sudoeste Baiano
Foto: Ildeci/SDA

Idosa desaparecida é encontrada com vida por bombeiros em Paulo Afonso

Idosa desaparecida é encontrada com vida por bombeiros em Paulo Afonso
Foto: Divulgação/CBM-BA

Na manhã desta sexta-feira (9) bombeiros militares do 15° Batalhão encontraram uma idosa de 82 anos que estava desaparecida. A vítima foi localizada consciente na região de mata conhecida como ‘Taboas’, no bairro Centenário em Paulo Afonso. Após o resgate, a vítima foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para uma avaliação médica especializada. A idosa tinha desaparecido na última quarta-feira (7), mas as buscas foram iniciadas na quinta-feira (8) quando os bombeiros foram acionados. Para a localização, os militares utilizaram drones para sobrevoar a área e ampliar o alcance visual das buscas.  As guarnições também se mobilizaram por terra mapeando a região e cães farejadores especializados foram solicitados para auxiliar na localização da vítima. Durante todo o período de buscas, a colaboração da comunidade local foi fundamental.

PM apreende drogas, armas e munições durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em Cândido Sales

PM apreende drogas, armas e munições durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em Cândido Sales
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Na manhã desta sexta-feira (09) em Cândido Sales, em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Pedra Azul (MG), policiais militares da 80ª CIPM apreenderam diversas armas, drogas, munições e outros itens utilizados para prática de crime. Entre os materiais apreendidos estão: 1 espingarda calibre 12, 1metralhadora 9mm, 1 carabina 9mm, 1 mala com embalagens, uma faca, balanças, celulares, um drone, uma câmera, algema, 3 coldres, um rádio, 4 balaclava, 7 emulsões encartuchadas, munições de diversos calibres, 16 pedras de crack, 6 papelotes de cocaína, 3,872g maconha além de dinheiro em espécie. Além dos itens, um homem e duas mulheres foram presos e conduzidos para a delegacia, para adoção das medidas cabíveis. O Major PM Heroney, comandante da 80ª CIPM, ressaltou a importância da colaboração entre as instituições e órgãos, com vistas a fortalecer a segurança pública, bem como coibir a prática de crimes.

Colheita de algodão na Bahia alcança 62% da área cultivada

Colheita de algodão na Bahia alcança 62% da área cultivada
Foto: Divulgação/SEAGRI

A colheita de algodão na Bahia já ultrapassou a metade da área plantada, atingindo 62% do total, ou, 214 mil hectares. Desde o dia 16 de maio, quando foi iniciada no Oeste do estado, 210 mil hectares de algodão foram colhidos na região que cultiva um total de 339.721 hectares, dos quais 242.489 hectares são de sequeiro e 97.231 hectares irrigados. Juntamente com os 5.710 hectares do Sudoeste, - já com 4.115 hectares colhidos -, a área total de cultivo alcança 345.431 hectares, consolidando a Bahia como o segundo maior produtor de algodão do Brasil. Nesta safra 2023/2024, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) registrou no Oeste, um aumento de 10,7% na área plantada em comparação com a safra anterior, que foi de 312,5 mil hectares. Naquela safra, a produtividade média do algodão em caroço foi de 330,8 arrobas por hectare, resultando em uma produção total de 635,8 mil toneladas de algodão em pluma. “A expectativa é que a produtividade se mantenha a mesma do ano passado, com uma média de 312 arrobas por hectare. Estamos com a colheita conforme o cronograma previsto e sem intercorrências. Acreditamos que teremos uma safra reforçada pela qualidade do nosso algodão e pela sustentabilidade resultante das boas práticas empregadas pelos agricultores”, destaca o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi. A colheita está prevista para continuar até o dia 19 de setembro. De 20 de setembro a 20 de novembro, ocorrerá o Vazio Sanitário do Algodão, conforme determinado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), antecedendo o início da nova semeadura. O cumprimento desta medida é essencial para evitar a ocorrência e proliferação de pragas e doenças nas lavouras.

Gasolina e passagens aéreas elevam o IPCA de julho para 0,38%

Gasolina e passagens aéreas elevam o IPCA de julho para 0,38%
Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE

Em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi a 0,38%, ficando 0,17 ponto percentual (p.p.) mais alto que o de junho (0,21%). Essa elevação do índice foi puxada pelos preços da gasolina, que subiu 3,15%, e também pelas passagens aéreas, que subiram 19,39%. Outra contribuição para a alta do IPCA veio das tarifas de energia elétrica residencial (1,93%). No ano, o IPCA acumula alta de 2,87% e, nos últimos 12 meses, de 4,50%, acima dos 4,23% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho, houve alta de preços em sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA. A maior variação (1,82%) e também o maior impacto (0,37 p.p) sobre o IPCA de julho veio do grupo dos Transportes, com Habitação a seguir (0,77% e 0,12 p.p.). Por outro lado, os preços do grupo Alimentação e Bebidas recuaram 1,00% e foram responsáveis pelo impacto negativo mais intenso sobre o IPCA de julho (-0,22 p.p.). Dentro desse grupo, a alimentação no domicílio caiu 1,51% em julho. As principais quedas foram do tomate (-31,24%), da cenoura (-27,43%), cebola (-8,97%), batata inglesa (-7,48%) e das frutas (-2,84%). Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi a 0,26% em julho, ficando 0,01 p.p. acima do resultado de junho (0,25%). No ano, o INPC acumula alta de 2,95% e, nos últimos 12 meses, de 4,06%. Os produtos alimentícios caíram 0,95% em julho, depois de subirem 0,44% em junho. Já os produtos não alimentícios aceleraram de 0,19% em junho para 0,65% em julho.

Trio é preso em Simões Filho com equipamentos furtados de operadora de telefonia em Feira de Santana

Trio é preso em Simões Filho com equipamentos furtados de operadora de telefonia em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PRF

Por volta das 16h de quarta-feira (07), na BR 324, em Simões Filho, policiais rodoviários federais prenderam três homens apontados como responsáveis por furto de equipamentos subtraídos de uma empresa de telefonia instalada na cidade de Feira de Santana. Tudo começou quando os agentes tomaram conhecimento do crime e foram informados que os autores do furto estavam a bordo de um Prisma prata e que o automóvel teria seguido em direção a capital baiana. De imediato, os Policiais começaram a procurar na BR 324, veículos nas características informadas, até que na altura do Km 600 avistaram o carro suspeito e deram ordem de parada. No carro, estavam três homens com idades entre 27 e 38 anos. Durante inspeção no interior do carro, foi encontrada um roteador/modem de propriedade da operadora telefonia TIM. Após alguns minutos de conversa, os homens confessaram a participação no crime. Com um deles também foi recuperado um telefone celular roubado. Em seguida a ocorrência foi registrada e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante e demais procedimentos legais.

Ciclistas de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas participam do terceiro desafio Itambé-Conquista

Ciclistas de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas participam do terceiro desafio Itambé-Conquista
Foto: Divulgação

No último domingo (4) aconteceu a terceira edição da Prova de Ciclismo Desafio Itambé-Conquista. Contando com a participação de ciclistas de 33 cidades da Bahia e norte de Minas Gerais, a Prova foi disputada nas modalidades MTB e Speed. Na modalidade speed sub 30, Filipe Moraes ficou em sétimo lugar. Na categoria speed open, Diego Azevedo de Rio de Contas ficou em terceiro lugar. Já na categoria speed veteranos Júnior Silva (Júnior Calçados) também ficou em terceiro lugar. Noel de Souza ficou em nono lugar na categoria open, enquanto na modalidade MTB, Nilda Souza ficou em quarto lugar na categoria geral feminino. Na categoria master B feminino Elizete Alves conquistou o primeiro lugar. Na modalidade MTB masculino, Kleiton Caires de Dom Basílio ficou em terceiro lugar e José Rocha ficou em décimo terceiro lugar. Na categoria MTB master A, Murilo Caires de Dom Basílio concluiu a prova em nono lugar. No dia 29 de setembro será realizada a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas e contará com a participação expressiva de ciclistas de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas.

Ciclistas de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas participam do terceiro desafio Itambé-Conquista
Foto: Divulgação
Ciclistas de Livramento, Dom Basílio e Rio de Contas participam do terceiro desafio Itambé-Conquista
Foto: Divulgação

PM apreende drogas com suspeito de tráfico em Vitória da Conquista

PM apreende drogas com suspeito de tráfico em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Uma operação policial resultou na localização do veículo com drogas, nas imediações do bairro Guarani, na cidade de Vitória da Conquista por volta das 18h desta quarta-feira (7). Ao notar a aproximação dos policiais da 77ª CIPM, o motorista do veículo empreendeu fuga, sendo interceptado no bairro Ibirapuera. Durante a busca veicular, os policiais encontraram 30 kg de substância análoga à maconha, 1,5 kg de substância análoga à cocaína, 01 balança de precisão e uma máquina de cartão. O condutor, os materiais e o veículo foram apresentados no DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

Censo 2022 aponta que 99,3% das crianças com até 5 anos têm registro de nascimento em cartório

Censo 2022 aponta que 99,3% das crianças com até 5 anos têm registro de nascimento em cartório
Foto: Danilo Avanc /SESA-PR

Dados do Censo Demográfico 2022 mostram que, 99,3% das crianças com até 5 anos de idade tinham registro de nascimento em cartório. No Censo de 2010, esse percentual havia sido de 97,3%. Entre as pessoas que se declaravam da cor ou raça indígena, houve aumento de 21,9 pontos percentuais (p.p.) para a cobertura de registro de nascimento realizado em cartório entre os Censos: de 65,6% em 2010 para 87,5% em 2022. As informações foram publicadas hoje (08) pelo IBGE na divulgação “Censo Demográfico 2022 Registro de Nascimentos: Resultados do universo”. No Censo 2022, o tema do registro de nascimento foi tratado com algumas alterações quando comparado ao Censo 2010. A faixa etária de interesse foi reduzida de pessoas com até 10 anos de idade para pessoas com até 5 anos de idade e buscou-se identificar aquelas cujos nascimentos tinham sido registrados em cartórios de registro civil. Na análise por recorte etário, foram observados os registros de crianças com menos de 1 ano, com 1 ano completo e com idades de 2 a 5 anos. Destaca-se o aumento de 4,5 p.p. para os registros de nascimentos de crianças com menos de 1 ano entre os Censos de 2010 (93,8%) e 2022 (98,3%). Entre crianças com 1 ano completo, a proporção passou de 97,1% para 99,2%, enquanto no agregado das de idades de 2 a 5 anos, a taxa avançou de 98,2% para 99,5%. Enquanto brancos, pretos, amarelos e pardos tiveram percentuais iguais ou superiores a 99,0%, a proporção de crianças de cor ou raça indígena de até 5 anos de idade com registro civil de nascimento em cartório foi de 87,5%. O Censo Demográfico 2022 investigou a existência de registro de nascimento lavrado em cartório para as crianças até 5 anos de idade, mas na ausência do registro civil obtido em cartório, era possível assinalar a opção de Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), somente disponível para as crianças indígenas. Nesse grupo etário, em 2022, 5,7% das pessoas de cor ou raça indígena tinham RANI. No Censo 2010, 24,5% tinham RANI.





Traficantes que exibiam armas nas redes sociais e monitoravam rivais morrem em confronto com a PM na Bahia

Traficantes que exibiam armas nas redes sociais e monitoravam rivais morrem em confronto com a PM na Bahia
Foto: Divulgação/SSP

O trabalho de inteligência e repressão qualificada da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e da Polícia Militar resultou na localização de integrantes de uma facção. Os traficantes, interceptados na madrugada desta quinta-feira (8), exibiam armas nas redes sociais e usavam drone para monitorar rivais e a chegada da Polícia. Os criminosos foram alcançados por equipes da FICCO Bahia, do 6° Pelotão da 27ª CIPM e da Cipe Litoral Norte, na BR-101, entre os municípios de Governador Mangabeira e Muritiba. Sabendo da iminência de um possível ataque a um grupo rival na Região do Recôncavo Baiano, as Forças da Segurança iniciaram as varreduras e visualizaram dois veículos. Na tentativa de abordagem houve confronto. Em um veículo modelo Celta, com restrição de roubo, dois traficantes acabaram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram. O outro automóvel usado por criminosos conseguiu escapar do bloqueio. Com a dupla de resistentes foram apreendidos dois revólveres calibre 38, carregadores alongados para pistola (os mesmos que aparecem nos vídeos publicados nas redes sociais), munições, placas de coletes balísticos, drogas, um drone e uma balança. “Continuamos na região do Recôncavo com o objetivo de capturar os traficantes que atiraram nas equipes e fugiram em outro carro. O combate às facções seguirá de forma implacável”, garantiu o coordenador da FICCO Bahia, delegado federal Eduardo Badaró.

Estudante de Baixa Grande participará de simulações de conferências da ONU, nos EUA

Estudante de Baixa Grande participará de simulações de conferências da ONU, nos EUA
Foto: Ascom/SEC

A estudante Sofia Matos, do Colégio Estadual de Tempo Integral José Ribeiro Pamponet, em Baixa Grande, foi selecionada para participar, em janeiro de 2025, dos encontros promovidos pela Yale Model United Nations (YaleMUN), em Connecticut, e Model United Nations (HarvardMUN), em Boston, duas das mais conceituadas universidades americanas. Nesses eventos, os jovens se reúnem com outros líderes do Ensino Médio de diferentes países; participam de simulações de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU); e debatem questões que afetam a realidade global. A Bahia, através da Secretaria Estadual da Educação (SEC), é o único Estado brasileiro que promove simulações inspiradas nas reuniões dos comitês da ONU para estudantes da rede pública, por meio das quais os alunos são selecionados para eventos internacionais. Essas atividades são vistas como laboratórios para o aprendizado, pois trabalham com as esferas da Diplomacia, da Ciência Política, da Política Internacional e do Direito, bem como inspiram o protagonismo juvenil na busca por soluções aos problemas que afetam suas realidades. Sofia Matos começou a participar das simulações em 2022, de forma on-line. No início deste ano, quando foram abertas as inscrições para integrar a delegação da Fundação Internacional Negotia, Sofia se inscreveu e foi selecionada. “É um sonho que está se transformando em realidade. É uma das experiências mais desafiadoras que já vivi”, revela a estudante do 3º ano do Ensino Médio. No final do mês de agosto, ela também irá participar da terceira edição do Bahia Model United Nations (BaMun), em Salvador. Uma iniciativa da SEC, que selecionou 500 estudantes de todo o território baiano para atuar como conferencistas em torno da “Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”, tema escolhido para este ano. “Será minha primeira simulação no formato presencial. Estou feliz e orgulhosa de estar representando minha escola e minha cidade na BaMun e, no próximo ano, a Bahia, na minha primeira viagem internacional. Sou muito grata pelo apoio que venho recebendo. Na escola, encontro o incentivo e apoio dos professores e da direção para alcançar meus objetivos, explorando ao máximo meu potencial. Sinto que a escola está sempre querendo que a gente brilhe”, comemora. A experiência irá contribuir para fortalecer e enriquecer a formação da estudante, tendo em vista o seu engajamento nos espaços representativos da unidade escolar, onde participa como membro do Colegiado Escolar, líder de sua classe, vice-líder do colégio e do município e representante estudantil no Conselho Municipal de Educação, propondo projetos e debates. “A conquista de Sofia nos enche de alegria. Acredito que reflete a oferta de uma educação pública de qualidade, em que são criadas oportunidades para o desenvolvimento pleno de nossos estudantes”, avalia a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Joanice Santos da Silva. Ela aponta a adesão da unidade escolar aos diversos programas e projetos norteados pela SEC, como ações relevantes e decisivas para fomentar o protagonismo estudantil. “Quando o estudante já possui a capacidade de liderança e tem proatividade, como é o caso de Sofia, associadas ao incentivo e às experiências que a unidade escolar proporciona pedagogicamente, o resultado é a ampliação dos horizontes para além do espaço escolar e a conquista dos sonhos e objetivos. Sofia é uma inspiração”, afirma.

Estudante de Baixa Grande participará de simulações de conferências da ONU, nos EUA
Foto: Ascom/SEC
Estudante de Baixa Grande participará de simulações de conferências da ONU, nos EUA
Foto: Ascom/SEC

Bahia reduziu em 52% o desmatamento na área do Matopiba

Bahia reduziu em 52% o desmatamento na área do Matopiba
Foto: Ascom/Sema

Assim como na área de Mata Atlântica, que a Bahia registrou uma redução de 57% no desflorestamento em 2023, o estado apresentou uma redução de 52,4% no desmatamento no bioma Cerrado, no perímetro que consiste o Matopiba – Maranhão, Tocantis, Piauí e Bahia. Os dados são do sistema DETER-B do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgado nesta quarta-feira (7). Ainda segundo o relatório, somente a Bahia reduziu índices, enquanto os demais estados tiveram um aumento na área degrada, comparando o período entre agosto de 2023 e julho de 2024. De acordo com o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Mendonça Sodré Martins, o resultado do relatório é fruto de um trabalho incansável pela preservação e conscientização ambiental em todo o Estado. “Estamos nos dedicando dia e noite para cumprir as metas do nosso principal programa o Bahia +Verde, criado em 2023, que tem como objetivo realizar ações transversais de desenvolvimento sustentável. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas sabemos que estamos no caminho certo”, destacou. Ainda segundo o gestor da pasta ambiental, as medidas adotadas para intensificar a fiscalização e o monitoramento ambiental, principalmente com o uso de tecnologias para monitoramento, estão surtindo resultados significativos, além da implementação de análises, ainda mais cuidadosas, dos atos autorizativos. “Com certeza essas ações fizeram a diferença para a redução nas áreas com supressão de vegetação, o que evidência uma tendência significativa de redução que deve se consolidar nos próximos anos”, enfatizou. Vale ressaltar, que as equipes do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), compostas por servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), atuam em parceria com outras instituições no âmbito municipal, estadual e federal, com operações planejadas de fiscalização ambiental, assim como no monitoramento contínuo e na realização de programas de educação ambiental.

Veículos com placas de finais 3 e 4 devem quitar o IPVA até este mês

Veículos com placas de finais 3 e 4 devem quitar o IPVA até este mês
Foto ilustrativa: Ascom/Detran

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de agosto, respectivamente, para quitar por completo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seja pagando a quinta e última parcela ou a cota única. Também neste mês, vencem alguns prazos de parcelamentos para as placas terminadas com 5, 6, 7, 8, 9 e 0. Nos dias 29 e 30 de agosto, estão previstos os vencimentos da segunda parcela para as placas 9 e 0, da terceira para as placas 7 e 8 e da quarta para as placas 5 e 6, respectivamente. O pagamento pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): o Banco do Brasil, o Bradesco e o Sicoob. Os demais prazos de pagamento em cota única no decorrer do ano são os seguintes: 27/9 para placas de final 5, 30/9 para final 6, 30/10 para final 7, 31/10 para final 8, 28/11 para final 9 e 29/11 para final 0. O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

4ª CIPM assume responsabilidade pelo policiamento ostensivo de Rio do Pires e Botuporã

4ª CIPM assume responsabilidade pelo policiamento ostensivo de Rio do Pires e Botuporã
Foto: Divulgação/4ª CIPM

A 4ª CIPM assumiu nesta quarta-feira (7) a responsabilidade pelo policiamento ostensivo dos municípios de Rio do Pires e Botuporã. Estes municípios pertenciam à área da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora. Na transição foi realizada a inspeção das sedes dos DPM, assinado os Termos de Transferência de Materiais Bélicos e Permanentes, além de ser mantido contato com o Prefeito de Botuporã. A mudança decorre da reestruturação das Áreas Integradas de Segurança Pública, consoante Portaria n.º 151, de 14 de junho de 2024, exarada pelo Secretário de Segurança Pública. Além desses dois municípios, ainda está previsto a transição de mais duas cidades a serem integradas na área de responsabilidade da 4ª CIPM. São elas: Caturama e Érico Cardoso. As duas também pertenciam a 46ª CIPM. Os ajustes buscam alinhar aos Territórios de Identidade existentes no Estado da Bahia. A divisão que leva em consideração aspectos socioeconômicos para melhor ofertar os serviços públicos às comunidades.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.