Início Arquivo Julho de 2024

Julho de 2024

Encontramos 238 Notícias

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia em Jequié

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Cinco suspeitos morreram após trocar tiros com Policiais Militares na noite desta sexta-feira (26) na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. Na ação foram apreendidos dois revolver, três pistolas, aparelhos celulares, máquina de cartão e dinheiro. O confronto aconteceu por volta das 19h50. Policiais Militares do 19º Batalhão de Jequié, da 55ª CIPM de Ipiaú, da CIPE-Central e da Rondesp Sudoeste, realizavam operação conjunta em áreas sensíveis com intuito de combater o crime organizado na região e com isso a diminuição dos índices de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), quando na realização de uma tática policial nas imediações da BR-330, um veículo realizou uma manobra suspeita ao perceber a presença policial, seguindo para uma estrada vicinal. Houve troca de tiros. Logo após os suspeitos foram contidos, sendo imediatamente socorridos ao Hospital Geral Prado Valadares em Jequié, mas não resistiram.

PM apreende arma de fogo, drogas e munições em Oliveira dos Brejinhos

PM apreende arma de fogo, drogas e munições em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Policiais militares apreenderam porções de cocaína, dois tabletes de maconha, munições, uma touca ninja e cartões de credito nesta sexta-feira (26) na cidade de Oliveira dos Brejinhos. de acordo com a 4ª CIPM, por volta das 6h30, a Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), o 4º Pelotão de Oliveira dos Brejinhos e a Rondesp, em ação contínua na busca por supostos autores de um homicídio ocorrido no povoado de Beira Rio, após informações colhidas no local, chegaram à um endereço denunciado. Quando os indivíduos avistaram as viaturas, empreenderam fuga em direção a uma área de mata. Foi feita uma incursão com o intuito de alcançá-los, porém sem êxito. Ao retornar ao local, foi realizada uma busca minuciosa em todo o perímetro e foi encontrada uma sacola contendo substâncias análogas a maconha e cocaína, munições, dinheiro e aparelhos celulares. Todos os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Oliveira dos Brejinhos.  

Apostas para Lotofácil da Independência com prêmio de R$ 200 milhões começam na segunda-feira (29)

Apostas para Lotofácil da Independência com prêmio de R$ 200 milhões começam na segunda-feira (29)
Foto: Reprodução/Caixa

Na próxima segunda-feira (29), começam as vendas da Lotofácil da Independência. O prêmio estimado é de R$ 200 milhões, o maior oferecido na história da Lotofácil. O sorteio do concurso especial 3.190 acontece no dia 9 de setembro. As apostas já podem ser feitas nas lotéricas de todo o país nos volantes específicos da Lotofácil da Independência. Quem preferir também pode apostar pelo portal Loterias Caixa, no endereço www.loteriasonline.caixa.gov.br ou no app Loterias Caixa, disponível gratuitamente para usuários iOS e Android. Para apostar, é só marcar entre 15 e 20 números, dentre os 25 disponíveis. Leva o prêmio quem acertar 11, 12, 13, 14 ou 15 números. Também é possível deixar o sistema escolher os números por meio da Surpresinha. Para apostar, é só marcar entre 15 e 20 números, dentre os 25 disponíveis. Ganha o prêmio quem acertar 11, 12, 13, 14 ou 15 números. Também é possível deixar o sistema escolher os números por meio da Surpresinha”. Assim como nos demais concursos especiais das Loterias Caixa, o prêmio principal não acumula. Não havendo apostas premiadas com 15 números, o prêmio é rateado entre os acertadores de 14 números e assim por diante, conforme regra da modalidade. A aposta simples da Lotofácil custa R$ 3.  Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Lotofácil da Independência e aplique todo o valor na Poupança, receberá cerca de R$ 1,17 milhão em rendimentos já no primeiro mês.

Homem é condenado a 15 anos de prisão em Vitória da Conquista

Homem é condenado a 15 anos de prisão em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

Breno Diego Rodrigues Santos foi condenado, pelo Tribunal do Júri de Vitória da Conquista, a 15 anos e dois meses de prisão. Ele foi condenado pelo homicídio de Eliane de Jesus e por lesões corporais provocadas em Juarez de Jesus Soares. Segundo o promotor de Justiça José Junseira de Oliveira, os dois foram atingidos por tiros disparados por Breno Santos, sendo que Juarez não morreu por circunstâncias alheias à vontade do réu. De acordo com as investigações, o homicídio foi praticado por motivo fútil e de modo que dificultou a defesa da vítima. No dia 6 de julho de 2019, Breno Santos, ao saber que uma pessoa que frequentava a casa de Eliane e Juarez teria chutado a bicicleta do seu sobrinho, invadiu a residência das vítimas para matá-las. Ele surpreendeu os dois, impedindo qualquer defesa ao iniciar os disparos, que não mataram Juarez porque ele se fingiu de morto.

Estudantes da rede estadual de Caldeirão Grande criam projeto em defesa da Caatinga

Estudantes da rede estadual de Caldeirão Grande criam projeto em defesa da Caatinga
Foto: Ascom/Sec

A Caatinga é um bioma genuinamente brasileiro, onde é possível encontrar uma rica variedade de espécies da flora e fauna. No entanto, a terra rachada e ressecada e a carcaça de boi são as imagens mais associadas a essa região do semiárido brasileiro, induzindo à ideia preconcebida de ser um ecossistema que se resume à seca. Com o intuito de desconstruir esse preconceito e mostrar a importância de sua rica biodiversidade, duas estudantes do Colégio Estadual Rômulo Galvão, no município de Caldeirão Grande, localizado no território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, desenvolveram o projeto “Cidadão planetário: conhecendo e preservando a Caatinga”.

Estudantes da rede estadual de Caldeirão Grande criam projeto em defesa da Caatinga
Foto: Ascom/Sec

“O bioma é visto, muitas vezes, como um lugar de pobreza, de miséria e seca. No entanto, é único e exclusivo do Brasil. Nosso projeto, que teve início em 2022, quando éramos ainda alunas do 1º ano do Curso Técnico em Administração, tem esse objetivo de levantar uma visão crítica e autocrítica sobre as questões ambientais, com base em três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): educação de qualidade, combate às alterações climáticas e vida sobre a terra”, revela a estudante Thays Fagundes, destacando que até mesmo os integrantes da comunidade escolar não tinham conhecimento sobre a importância do bioma para a redução do aquecimento global e como fonte rica de matérias-primas. A ideia das duas alunas surgiu a partir de visitas às áreas do próprio município e pesquisas realizadas no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), projeto coordenado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). “Através desse estudo, percebemos a necessidade de amplificação das ações para a valorização do bioma e iniciamos a produção e venda de mudas de cactos, acrescentando ao Curso Técnico em Administração, aspectos do empreendedorismo”, explica a outra estudante, Laís Araújo Silva, lembrando que o mandacaru pertence à família dos cactos e é a planta símbolo do bioma Caatinga.

Estudantes da rede estadual de Caldeirão Grande criam projeto em defesa da Caatinga
Foto: Ascom/Sec

As mudas são produzidas por meio da técnica de estaquia, que utiliza um pequeno pedaço de uma planta já desenvolvida para a produção de mudas de boa qualidade. As alunas produziram um vídeo sobre o projeto, que está disponível na Plataforma Youtube, no link https://youtu.be/1bUydSS_f0o?feature=shared. Segundo a professora e orientadora das estudantes, Nádja Cajado da Silva, a venda de mudas de cactos é uma das ações mais significativas do projeto, uma vez que proporciona a arrecadação de fundos para a compra de materiais educativos, para a realização de eventos de conscientização ambiental e propagação de espécies nativas da Caatinga. “Em dois anos, o projeto já impacta positivamente na comunidade, que já está mais consciente da importância da sua preservação. A valorização do bioma, por meio do empreendedorismo, estimula a produção e venda de mudas orgânicas, interferindo positivamente na economia local. Além disso, os alunos também são beneficiados ao desenvolverem habilidades empreendedoras e de responsabilidade social e ambiental”, conta.

Caravana de Direitos Humanos realizou 2.300 atendimentos em dois dias de ação em Livramento de Nossa Senhora

Caravana de Direitos Humanos realizou 2.300 atendimentos em dois dias de ação em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Janaína Neri

Nos dois dias em que a Caravana de Direitos Humanos esteve em Livramento de Nossa Senhora, inclusão, acessibilidade, atendimento a agricultores familiares e atendimento itinerante marcaram os 2.337 atendimentos nos diversos serviços oferecidos pela ação da Secretaria de Justiça e direitos Humanos (SJDH) e parceiros. Os atendimentos para consulta, cadastro e emissão do Passe Livre Intermunicipal e da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), na cidade do Sertão Produtivo, somaram 86 solicitações. A procura pelo atendimento para a Ciptea e o Passe Livre, mobilizou diversos moradores de Livramento a garantir os direitos de seus entes queridos.

Caravana de Direitos Humanos realizou 2.300 atendimentos em dois dias de ação em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Janaína Neri

Maria Aparecida Lima, 49, ficou radiante em ter, no mesmo dia, a carteira do Passe Livre de sua filha Tatiana Lima, 29, e assim poder ter a gratuidade no transporte intermunicipal na Bahia. “Esse Passe Livre ajuda muito, pois a gente precisa se deslocar pra ir ao médico, fazer exames… e, com ele, economiza bastante, porque muitos serviços são longe daqui”, comemorou.

Caravana de Direitos Humanos realizou 2.300 atendimentos em dois dias de ação em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Janaína Neri

Na “Terra da Manga”, onde o cultivo do fruto é o grande expoente comercial do município, Reginaldo Santos Silva, 49, e sua esposa Adriana Cordeiro, 42, pausaram um dia na produção para garantir seus direitos, emitindo a segunda via do RG na Caravana. Reginaldo destacou como a vinda do serviço o ajudou a exercer sua cidadania. “Foi muito bom essa Caravana vir aqui. Sem ela, tinha eu teria que ir a outra cidade fazer o documento, e muitas vezes, por conta da rotina na roça, a gente não consegue ir, pois fica muito distante. Foi uma alegria ter esse serviço aqui”, contou.  

Caravana de Direitos Humanos realizou 2.300 atendimentos em dois dias de ação em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Janaína Neri

Os atendimentos itinerantes também marcaram os dias em que a Caravana de Direitos Humanos esteve em Livramento. Estes possibilitaram o acesso a serviços fundamentais para a autonomia cidadã de grupos historicamente excluídos da região, realizando atendimento em residências e casas de acolhimento, como a Casa do Idoso Dom Hélio Paschoal, localizada na zona rural da cidade. A ação ofertou serviços gratuitos como emissão de RG, Certidão de Nascimento; Passe Livre Intermunicipal Digital; emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista; atendimento e orientação ao consumidor, com o Procon-BA; atendimento Multidisciplinar LGBT; atendimento do Cras, Cadúnico, Bolsa Família; Feira da Agricultura Familiar; Embasa e outros foram oferecidos à população do município. A Caravana é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, do Governo da Bahia, e nesta edição, conta com os parceiros: Secretarias Estaduais da Educação, Segurança Pública, Arpen-BA e Embasa. A ação leva formação em direitos humanos, oferta de políticas públicas de acesso à justiça e promoção de direitos para toda a Bahia.

PM-BA divulga balanço da 5ª edição da Operação Força Total Nacional

PM-BA divulga balanço da 5ª edição da Operação Força Total Nacional
Foto: Divulgação/PM

Retirada de armas de fogo ilegais das ruas, combate ao tráfico de drogas e desarticulação de redes criminosas. Esse foi o saldo final da 5ª Operação Força Total realizada nesta quinta-feira (25) em todo Brasil, simultaneamente, sendo a 28ª edição na Bahia. Em menos de 24 horas foram apreendidas 43 armas de fogo e 38 pessoas foram presas em flagrante no estado. “Não descansamos contra o crime. Hoje o esforço foi em conjunto, em todo Brasil. As Policias Militares estão unidas para proteger o cidadão de bem. Mais uma vez parabenizo a nossa tropa, formada por policiais militares abnegados, que priorizou e garantiu, de forma qualificada, a segurança da população baiana”, ressaltou o comandante-geral da PMBA, coronel Coutinho. As ações ostensivas e preventivas de fiscalização e patrulhamento na Bahia culminaram ainda na apreensão de 05 adolescentes, na recuperação de 17 veículos e no cumprimento de 18 mandados de prisão. A eficácia contínua da operação reforça o compromisso da Polícia Militar que assegura a tranquilidade da população e garante que criminosos sejam identificados e levados à justiça. Em todas as 28 edições da Operação Força Total foram apreendidas 619 armas de fogo, 987 criminosos foram presos em flagrante, 462 veículos foram recuperados e 167 adolescentes foram apreendidos.

Hospital Geral de Vitória da Conquista realizará capacitação em Colonoscopia com Mucosectomia

Hospital Geral de Vitória da Conquista realizará capacitação em Colonoscopia com Mucosectomia
Foto: Divulgação/Sesab

Neste sábado (27), o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) oferecerá uma capacitação em Colonoscopia com Mucosectomia. A técnica se difere da colonoscopia convencional por agir na remoção de lesões pré-cancerosas. Colonoscopia com Mucosectomia é uma técnica complexa, mas o impacto para o paciente é muito positivo, pois evita a necessidade de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, que são tratamentos mais invasivos. A ação, além de capacitar os médicos da unidade, funcionará como um mutirão que atenderá 10 pacientes com perfil para o procedimento, evitando que precisem se deslocar para outra cidade. O mutirão contará com sete médicos, dois deles de Salvador, que serão os preceptores da capacitação, e cinco médicos do serviço que realizarão os procedimentos. De acordo com Manuel Lescano, gastroenterologista e endoscopista que atua no Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) do HGVC, esse tipo de mutirão costuma ser realizado em hospitais grandes, em São Paulo e nas grandes capitais. “Estamos conseguindo fazer aqui em Vitória da Conquista com a ajuda de empresas fornecedoras e assessores de aparelhos de endoscopia, e com a colaboração dos colegas de Salvador que disponibilizaram seu tempo para nos ajudar”, conclui o especialista.

Doméstica que trabalhou por mais de 20 anos em condição análoga à escravidão no RJ deve receber R$ 763 mil

Doméstica que trabalhou por mais de 20 anos em condição análoga à escravidão no RJ deve receber R$ 763 mil
Foto: MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou no último dia 02 de julho uma mulher de 59 anos da condição de trabalho doméstico análogo à escravidão no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O resgate foi uma operação conjunta com o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e com apoio da Polícia Federal. A diligência foi autorizada em decisão liminar da Justiça do Trabalho da 1ª Região, a requerimento do MPT. De acordo com informações divulgadas pela fiscalização do MTE, as audiências realizadas para garantir os direitos da trabalhadora foram concluídas na última quinta-feira, 18 de julho. O empregador terá de indenizar a trabalhadora no valor de R$ 763.508,60 para pagamento das indenizações e verbas trabalhistas devidas. Segundo o auditor fiscal do Trabalho, Diego Folly, que coordenou a fiscalização, a vítima não recebia salário e não tinha folgas, permanecendo à disposição da família de forma ininterrupta. Ela foi levada pelos patrões de Pernambuco para trabalhar no Rio de Janeiro há oito anos. Ela não visitava a família e tinha relações pessoais ou sociais apenas com pessoas relacionadas aos patrões. A investigação apontou ainda que, antes de chegar ao Rio de Janeiro, a doméstica trabalhava há 13 anos para familiares dos patrões. “Durante esse período ela teria, inclusive, trabalhado nos cuidados de seu atual empregador, quando ainda era menor. Agora, no Rio de Janeiro, cuidar dos filhos dele era parte do trabalho na residência”, ressaltou Folly. Após o resgate, a Inspeção do Trabalho lavrou autos de infração e emitiu guias para recebimento do seguro-desemprego pela trabalhadora resgatada. O MPT também firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o empregador, garantindo o reconhecimento do vínculo de emprego e o pagamento de salários e das verbas trabalhistas do período, além de indenização por dano moral. A trabalhadora já recebeu a primeira parcela do seguro-desemprego e o pagamento da indenização será feito de forma parcelada a partir do dia 28 de julho pelo empregador. “A configuração de trabalho doméstico análogo ao de escravizado vai muito além da constatação de irregularidades trabalhistas. Essa exploração deixa marcas psicológicas e morais indeléveis na formação do ser humano. Neste caso, a empregada perdeu completamente a sua liberdade, inclusive de gerir a sua própria vida, bem como a sua capacidade de se socializar e de manter os laços familiares”, alertou o auditor, salientando que a trabalhadora doméstica foi atendida pela equipe do Projeto Ação Integrada, projeto de Cáritas Arquidiocesana mantido com recursos destinados pelo MPT-RJ. Após ser resgatada, ela manifestou sua vontade de conhecer o Cristo Redentor, visto que a vítima que estava há oito anos morando na cidade do Rio de Janeiro e nunca pode conhecer o local, desejo que foi prontamente patrocinado pelo auditor que a levou para conhecer o Cristo.

Defesa Civil nacional reconhece situação de emergência em Rio do Antônio e Ribeira do Pombal

Defesa Civil nacional reconhece situação de emergência em Rio do Antônio e Ribeira do Pombal
Foto: Informe Rio do Antônio

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (25), a situação de emergência em Rio do Antônio por conta da Estiagem. A portaria com a medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União. Já o município de Ribeira do Pombal, teve reconhecimento por conta de chuvas intensas. Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Suspeito morre em confronto com a Polícia em Poções

Suspeito morre em confronto com a Polícia em Poções
Foto: Divulgação/CIPT-SO

Um suspeito morreu ao trocar tiros com Policiais militares nesta quinta-feira (25) na cidade de Poções, sudoeste da Bahia. o caso ocorreu no Bairro Alto da Vitória. Com ele foram localizados uma pistola, um revolver, munições, tabletes de maconha, pinos de cocaína, duas balanças de precisão e embalagens para acondicionamento de drogas. Durante a Operação Força Total na cidade, área da 79ª CIPM, uma guarnição da Rondesp Sudoeste estava cumprindo alguns mandados de prisão quando recebeu uma denúncia de que haveria homens armados no referido Bairro. Durante o deslocamento para averiguar a denúncia, alguns indivíduos, ao avistarem a presença dos policiais, empreenderam fuga e um deles adentrou uma residência enquanto efetuava disparos de arma de fogo contra a guarnição. Houve confronto. Após cessarem os disparos, a guarnição se deparou com o indivíduo não identificado no chão e duas armas de fogo ao seu lado. O homem foi socorrido e levando à UPA da cidade mas não resistiu. Os outros suspeitos não foram localizados. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia em Vitória da Conquista.

Ministério da Saúde valida óbitos na Bahia por Febre Oropouche

Ministério da Saúde valida óbitos na Bahia por Febre Oropouche
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde (MS) validou as confirmações dos óbitos por Febre Oropouche registrados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O órgão federal fez a ratificação nesta quinta-feira (25). Os óbitos ocorreram em pacientes sem comorbidades e não gestantes. A primeira morte, de uma mulher que residia em Valença de 24 anos, ocorreu no dia 27 de março. O segundo, de uma mulher residente em Camamu de 21 anos, foi registrado no dia 10 de maio. Desde a suspeita do primeiro óbito pela doença, as equipes de Vigilância à Saúde da Sesab mantiveram contato com o MS, informando todos os pontos do processo de investigação epidemiológica.  A última reunião ocorrida entre técnicos da Vigilância em Saúde do Estado da Bahia e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS ocorreu nesta terça-feira (23). No encontro, os profissionais da Sesab apresentaram mais dados e estudos que levaram à confirmação dos óbitos pela doença. Na exposição, os técnicos da Bahia informaram que as pacientes apresentaram um início abrupto de febre, dor de cabeça, dor retro orbital e mialgia, que rapidamente evoluíram para sintomas graves, incluindo dor abdominal intensa, sangramento e hipotensão. Os experts baianos ainda explicaram que os óbitos foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a partir de uma investigação ampla e criteriosa tanto no aspecto clínico, como laboratorial, para descartar outras doenças de interesse para a saúde pública do estado da Bahia. “A investigação epidemiológica foi realizada nos municípios de residência. Foi feita entrevista domiciliar e coleta de informações nos prontuários médicos. Também foi realizado contato telefônico da Câmara Técnica Estadual da DIVEP com os médicos que assistiram as pacientes. Além disso, ainda foi realizada análise metagenômica do vírus com identificação do material genético do vírus OROV”, explicou Márcia São Pedro. A partir de todos os dados apresentados, incluindo processo investigativo, relatórios, exames, prontuários, os técnicos do Ministério da Saúde fizeram as análises necessárias para a validação das confirmações dos óbitos por Febre Oropouche.

MPF recomenda ao site OLX que exclua anúncios de venda ilegal de mercúrio

MPF recomenda ao site OLX que exclua anúncios de venda ilegal de mercúrio
Foto: Stockphotos

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, na última terça-feira (23), que o site OLX exclua anúncios de venda ilegal de mercúrio e atue para combater o comércio da substância em sua plataforma. A empresa tem o prazo de 30 dias para apresentar resposta escrita sobre o atendimento ou não da recomendação. De acordo com a recomendação, expedida pelo 2° Ofício da Amazônia Ocidental, a empresa deverá cumprir seus próprios Termos e Condições de Uso, que proíbem expressamente a venda de mercúrio, e aprimorar suas ferramentas de verificação de anúncios, para que não sejam mais publicados conteúdos relacionados ao comércio de mercúrio em seu site. Caso opte por manter os anúncios, a plataforma deverá estabelecer rigoroso controle no comércio de mercúrio, indicando ao anunciante que apresente documentação comprobatória da origem, autorização para importação da substância e licenças ambientais exigidas por lei.

SUS vai disponibilizar dois novos medicamentos para a doença falciforme

SUS vai disponibilizar dois novos medicamentos para a doença falciforme
Foto: Reprodução/Internet/MS

O Ministério da Saúde vai oferecer dois novos medicamentos (a alfaepoetina e a hidroxiureia) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar a doença falciforme, uma condição hereditária que é muito comum entre pessoas negras, especialmente em mulheres. A alfaepoetina para pacientes que apresentam declínio da função renal e piora do quadro de anemia; e a hidroxiureia, na apresentação de 100 mg para pacientes com pelo menos de 9 meses de idade e ampliação da apresentação de 500 mg para pacientes com 9 e 24 meses sem sintomas e complicações. Os medicamentos devem estar disponíveis em até 180 dias após a incorporação no SUS. A doença é a enfermidade genética com maior prevalência no país e no mundo, com alta concentração de diagnósticos e óbitos em pessoas pardas e pretas. Entre os anos de 2014 e 2020, nasceram 3,75 pessoas com doença falciforme a cada 10 mil nascidos vivos no Brasil. A taxa de mortalidade por doença falciforme no país é de aproximadamente 1,12 pessoas a cada 100.000 habitantes. De 2015 a 2019, entre os indivíduos que foram a óbito em razão da doença, a maioria era parda ou negra (78,6%) e (52,2%) eram mulheres.Em 2023, 14.620 pacientes estavam recebendo tratamento da doença por meio das Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) do SUS.

Mega-Sena acumula novamente e vai a R$ 72 milhões

Mega-Sena acumula novamente e vai a R$ 72 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa pelo concurso 2.753 na noite desta quinta-feira (25) em São Paulo (SP). Com isso, o prêmio acumulou e foi a R$ 72 milhões. As dezenas sorteadas foram: 06, 26, 31, 46, 52 e 55. De acordo com a Caixa, 45 apostas acertaram a quina. Cada uma levará R$ 78.111,86. Outras 3.695 apostas acertaram a quadra que pagará individualmente R$ 1.358,99. O próximo sorteio acontece neste sábado (27). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Moradora de Livramento de Nossa Senhora ganha R$ 100 mil na Nota Premiada Bahia

Moradora de Livramento de Nossa Senhora ganha R$ 100 mil na Nota Premiada Bahia
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

É da cidade de Livramento de Nossa Senhora, localizada na região Centro Sul do estado e com população de 46 mil habitantes, a ganhadora do prêmio de R$ 100 mil da Nota Premiada Bahia, campanha de cidadania fiscal do Governo Estadual. Saiu nesta quinta-feira (25) o resultado da premiação de julho, que contemplou ainda 90 moradores de 27 municípios da Bahia e mais uma sortuda que reside em Recife. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 52 foram para Salvador, 37 para o interior e um para a capital pernambucana. A relação completa dos sortudos do mês está disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e também no Instagram da campanha (@notapremiadabahia) e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): @sefazbahia no Instagram, @sefaz.govba no Facebook e @sefazbahia no Twitter. É a primeira vez que um morador de Livramento de Nossa Senhora ganha o prêmio de R$ 100 mil na Nota Premiada Bahia. Além de Livramento, domicílio da ganhadora do prêmio principal, entre os municípios do interior da Bahia que tiveram participantes contemplados são destaques Lauro de Freitas, com cinco pessoas sorteadas, e Feira de Santana, com quatro. Na sequência estão Barreiras (2), Camaçari (2), Euclides da Cunha (2), Eunápolis (2) e Jequié (2). A lista é completada por 18 municípios com um sorteado cada: Amargosa, Camacan, Castro Alves, Dias D´Ávila, Ilhéus, Ipiaú, Itapetinga, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, São Desidério, Simões Filho, Sobradinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Valença, Vera Cruz e Vitória da Conquista. A Nota Premiada conta atualmente com mais de 789 mil participantes inscritos no site e, com o sorteio desta quinta-feira, alcançou a marca de 5.049 pessoas contempladas, das quais 3.054 moram na capital, 1.993 no interior e duas de fora do estado.

STJ determina manutenção de 85% do efetivo de trabalho do INSS

STJ determina manutenção de 85% do efetivo de trabalho do INSS
Foto: Sudoeste Total

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza Moura, determinou nesta quinta-feira (24) que 85% do efetivo de trabalho seja mantido durante a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações são da Agência Brasil. Pela decisão, o percentual mínimo deverá ser mantido em todas as unidades do órgão, conforme determina a legislação em casos que envolvem serviços essenciais. Em caso de descumprimento da determinação, os sindicatos da categoria deverão pagar multa diária de R$ 500 mil. A decisão da ministra foi motivada por uma ação protocolada pelo INSS para garantir o funcionamento mínimo durante o movimento paredista, aprovado no dia 16 pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). A Fenasps defende a recomposição das perdas salariais, reestruturação de carreiras, incorporação de gratificações, jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei, entre outras pautas.

Prévia da inflação de julho fica em 0,30%

Prévia da inflação de julho fica em 0,30%
Foto: Sudoeste Total

A prévia da inflação de julho ficou em 0,30%, após taxa de 0,39% registrada em junho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta quinta-feira (25) pelo IBGE, aponta que a maior variação (1,12%) e o maior impacto (0,23 ponto percentual) vieram do grupo Transportes. Na sequência, vieram os grupos Habitação (0,49% e 0,07 p.p) e Saúde e cuidados pessoais (0,33% e 0,05 p.p). Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 4,45%, acima dos 4,06% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2023, a taxa foi de -0,07%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em julho. Apenas o grupo de Alimentação e bebidas (-0,44%) e o de Vestuário (-0,08%) apresentaram variação negativa. No grupo Alimentação e bebidas (-0,44%), a alimentação no domicílio recuou 0,70% em julho. Contribuíram para esse resultado as quedas da cenoura (-21,60%), do tomate (-17,94%), da cebola (-7,89%) e das frutas (-2,88%). No lado das altas, destacam-se o leite longa vida (2,58%) e o café moído (2,54%). A alimentação fora do domicílio (0,25%) desacelerou em relação ao mês de junho (0,59%), em virtude das altas menos intensas do lanche (de 0,80% em junho para 0,24% em julho) e da refeição (0,51% em junho para 0,23% em julho). O resultado do grupo Habitação (0,49%) foi influenciado, principalmente, pela energia elétrica residencial (1,20% e 0,05 p.p.). Em julho, passou a vigorar a bandeira tarifária amarela, que acrescenta R$1,885 a cada 100kwh consumidos. A alta também foi influenciada pelos seguintes reajustes tarifários: de 6,76% em Belo Horizonte (3,40%), a partir de 28 de maio; e de -2,43% em uma das concessionárias de São Paulo (0,42%), a partir de 4 de julho. Ainda em Habitação, a alta da taxa de água e esgoto (0,22%) decorre dos seguintes reajustes tarifários: de 9,85% em Brasília (5,02%), a partir de 1º de junho; e de 2,95% em Curitiba (0,09%), a partir de 17 de maio. No subitem gás encanado (-0,28%), o resultado do Rio de Janeiro (-0,93%) decorre de redução média de 1,75%, a partir de 1º de junho. No grupo Transportes (1,12% e 0,23 p.p), as passagens aéreas subiram 19,21% e contribuíram com 0,12 p.p. no índice de julho. Em relação aos combustíveis (1,39%), gasolina (1,43%), etanol (1,78%) e óleo diesel (0,09%) tiveram alta, enquanto gás veicular (-0,25%) registrou queda de preços. Quanto aos índices regionais, dez áreas de abrangência tiveram alta em julho. A maior variação foi observada em Brasília (0,61%), por conta das altas da passagem aérea (13,68%), da taxa de água e esgoto (5,02%) e da gasolina (2,94%). Já o menor resultado ocorreu em Recife (-0,05%), que registrou queda nos preços do tomate (-37,13%) e da cenoura (-28,27%).

Motocicleta roubada em SP é recuperada pela PRF em Seabra

Motocicleta roubada em SP é recuperada pela PRF em Seabra
Foto: Divulgação/PRF

Na quarta-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal abordou um veículo, no km 408 da BR-242, município de Seabra, com sinais identificadores adulterados. A equipe policial constatou que os dados originais da motocicleta estavam associados a um boletim de ocorrência pelo crime de roubo, registrado em março de 2023, em São Paulo (SP). Diante da situação foram constatados a princípio os crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Veículo e condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Seabra para aplicação dos procedimentos legais cabíveis. 

Trio é preso logo após furtar objetos de estabelecimento comercial em Euclides da Cunha

Trio é preso logo após furtar objetos de estabelecimento comercial em Euclides da Cunha
Foto: Divulgação/PRF

Uma ação exitosa de policiais rodoviários federais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) de Simões Filho, resultou na prisão de três homens responsáveis por arrombar e furtar um estabelecimento comercial na cidade de Euclides da Cunha. Tudo começou na manhã desta quarta-feira (24), quando os policiais tomaram conhecimento do furto ocorrido em uma loja durante a madrugada e conforme às investigações, os homens haviam fugido da cidade ainda na madrugada em direção a capital baiana a bordo de um Ford/KA, de cor branca. De posse das informações e características dos assaltantes e do carro utilizado no crime, os policiais diligenciaram e realizaram rondas pela rodovia, quando por volta das 10h40 avistaram o veículo suspeito trafegando nas imediações da praça de pedágio de Simões Filho (Km 599 da BR 324). Foi dada ordem de parada e os três ocupantes do carro foram consultados nos sistemas policiais utilizados pela PRF. Dentro do automóvel foram encontrados vários itens furtados da loja, entre eles: celulares, notebooks, perfumes, relógios, eletrônicos e equipamentos de informática. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao trio criminoso com idades entre 34 e 45 anos. Todos foram encaminhados à autoridade competente da Delegacia de Polícia Civil, para lavratura do flagrante e demais providências cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.