Início Arquivo Julho de 2024

Julho de 2024

Encontramos 238 Notícias

Em Vitória da Conquista, Jerônimo entrega cozinhas comunitárias, casas de farinha, tratores e equipamentos nesta terça-feira (30)

Em Vitória da Conquista, Jerônimo entrega cozinhas comunitárias, casas de farinha, tratores e equipamentos nesta terça-feira (30)
Foto: Sudoeste Total

O governador Jerônimo Rodrigues se reúne com representantes dos movimentos sociais a partir das 8h desta terça-feira (30), na localidade de Caldeirão, em Vitória da Conquista, onde entrega cozinhas comunitárias, casas de farinha, tratores, equipamentos agrícolas e um kit de Unidade Básica de Saúde (UBS). Na ocasião, também será assinado o decreto que regulamenta a Lei nº 14.636, sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – (Susaf-BA). O Susaf tem o objetivo de garantir a integridade e a qualidade do produto final, respeitando especificidades locais e diferentes escalas de produção, considerando os aspectos sociais, geográficos, históricos e os valores culturais agregados aos produtos. A iniciativa amplia o mercado para os produtos da agricultura familiar baiana.

População de Caetité terá Caravana de Direitos Humanos nos dias 30 e 31 de julho

População de Caetité terá Caravana de Direitos Humanos nos dias 30 e 31 de julho
Foto: Janaina Neri/SJDH

Caetité” deriva da língua tupi, e significa “mata da pedra grande”. Composto 100% pelo bioma da Caatinga, o município baiano tem mais de dois séculos de emancipação e está situado no território Sertão Produtivo. A população estimada é de 52.012 habitantes e engloba, ainda, 14 comunidades reconhecidas como remanescente de quilombo (Pau de Ferro, Vereda do Cais, Sapé, Mercês, Lagoa do Meio, Contendas, Olho d’água, Sambaíba, Vargem do Sal, Malhada, Cangalha, Lagoa do Mato, Passagem de Areia e Lagoinha da Cobra). Esse é o próximo destino da Caravana de Direitos Humanos, que chega à localidade entre terça e quarta-feira, 30 e 31 de julho. A iniciativa da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos da Bahia (SJDH) levará uma agenda de serviços integrada com as políticas públicas de acesso à justiça, cidadania e promoção dos direitos humanos para quem mais precisa. Durante os dois dias de atividades, a expectativa é realizar 1,5 mil atendimentos, que serão sediados no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – Av. Anísio Teixeira, s/nº – Centro, das 9h às 16h. Serviços como emissão de 2ª via de RG; Certidão de Nascimento; cadastro, informações e consultas para Passe Livre Intermunicipal Digital para Pessoas com Deficiência e Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA; e serviços de saúde, como aferição de pressão, vacinas, teste de glicemia, entre outros; serão ofertados gratuitamente. Ainda terá atendimento para orientação ao consumidor com o Procon-Ba, atendimento administrativo com a Embasa, com o Cras, para Cadúnico e Bolsa Família, e serviço de Intermediação de Mão de Obra com o Sine-Ba.

Traficante é preso com drogas em Vitória da Conquista

Traficante é preso com drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/77ª CIPM

Um homem foi detido por policiais militares da 77ª CIPM nesta segunda-feira (19) após ser flagrado com drogas na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com a PM, o flagrante aconteceu por volta das 10h30. Durante patrulhamento tático no bairro Morada dos Pássaros, uma guarnição do PETO Moto recebeu informações sobre um indivíduo que estaria portando drogas, nas proximidades de um atacadista, no bairro Airton Sena. A guarnição deslocou-se para o lugar indicado, onde localizou e abordou o suspeito que levava consigo porções de substâncias aparentando Skank. Ao ser indagado o indivíduo, de 27 anos e que já possui passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio, admitiu o tráfico e indicou o local no qual teria pegado o entorpecente onde, possivelmente, haveria mais porções da mesma substância. Em diligência continuada, os policiais se dirigiram para o local apontado, onde foram encontradas mais porções da droga. Ao todo foram apreendidos 06 kg de substância análoga à Skank, 19 porções de LSD e uma balança de precisão. O acusado foi conduzido, juntamente com o material apreendido, para o DISEP, onde foi lavrado o flagrante.

Dez milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Dez milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Foto: Divulgação

Dez milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento deve modernizar todo o Sistema de Identificação do Cidadão no Brasil, possibilitando o estabelecimento de dados íntegros para os cadastros do governo, redução de fraudes e ampliação da segurança dos processos de identificação brasileiros. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (29/7) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Uma das grandes novidades da nova carteira é a adoção do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de Registro Geral (RG) em todo o país, evitando que cada estado da federação emita um documento com um número diferente. Como a CIN acompanha todo o ciclo de vida dos cidadãos, a sua base de dados vai possibilitar no futuro que o governo oriente um estudante sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou avise a uma pessoa idosa que ela tem direito a receber um benefício, como o BPC, por exemplo. Uma outra vantagem da CIN é a conexão com a identidade digital do GOV.BR. Com a nova carteira, os usuários da plataforma do governo federal tornam a sua conta de nível ouro, garantindo o maior nível de segurança. Até o momento, o GOV.BR possui mais de 159 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.300 serviços digitais.
 

PRF apreende celulares e cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista

PRF apreende celulares e cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal realizou no último domingo (28) a apreensão de dispositivos eletrônicos transportados nos bagageiros de dois ônibus abordados no km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista. Os produtos, que saíram de São Paulo (SP), estavam dentro de caixas e malas localizadas nos bagageiros dos veículos. Os responsáveis pelo transporte dos materiais não apresentaram a documentação fiscal dos produtos. Nas ocorrências, foi apreendido um total de 79 celulares e 45 cigarros eletrônicos. Além do crime de descaminho, devido ao transporte ilegal de mercadoria  burlando a legislação aduaneira, em uma das situações também ficou configurado o crime de contrabando, devido ao transporte dos cigarros eletrônicos, cuja a comercialização é proibida no território nacional. Os materiais foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Receita Federal de Vitória da Conquista.

Caravana de Direitos Humanos realizou mais de 1.800 atendimentos em Brumado

Caravana de Direitos Humanos realizou mais de 1.800 atendimentos em Brumado
Foto: Janaína Neri/SJDH

A Caravana de Direitos Humanos seguiu até sábado (27) em Brumado, oferecendo serviços gratuitos como emissão de 2ª via de RG, Certidão de Nascimento; Passe Livre Intermunicipal Digital; emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA; atendimento e orientação ao consumidor, com o Procon-BA; atendimento com o Cras, para os serviços de Cadúnico e Bolsa Família; atendimento com Embasa; entre outros. Nos dois dias de ação em Brumado, cerca de 50 dos mais de 1.800 atendimentos realizados foram de emissão do Passe Livre Intermunicipal e da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. O professor da Rede Estadual de Ensino, Gleberson Pereira, foi um dos beneficiários desse serviço. O Passe Livre garante gratuidade nos transportes intermunicipais, de diferentes modais, às pessoas com deficiência, assegurando inclusão, acessibilidade e autonomia a essas pessoas. Já a CIPTEA, facilita a vida das pessoas diagnosticadas com TEA que, além de identificar, dá acesso a direitos, atendimento prioritário, entre outros benefícios. Estes são dois dos vários serviços disponibilizados pela Caravana nos territórios de identidade da Bahia. A ação itinerante é coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, e executada, em parceria, com diversas instituições parceiras federais, estaduais e municipais. Gleberson Pereira, 40, tem TEA e é professor de Sistema da Informação e Informática no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (Ceep), mesmo local onde os serviços da Caravana foram ofertados em Brumado. Diagnosticado na fase adulta, ele contou sobre a importância da conquista da CIPTEA para a garantia de seus direitos. “Ser professor com autismo é um grande desafio, por conta da interação com as pessoas. Fico muito feliz enquanto professor estadual e pessoa com deficiência, em ter a CIPTEA aqui na minha cidade. Este, que é um direito que, por muitas vezes, é tão difícil acessar”, destacou. A Caravana permitiu mais viradas de capítulo nas vidas de outros cidadãos do município. Atendido pela Defensoria Pública, parceira dessa edição da ação itinerante, Vinícius Dias, 29, conseguiu resolver um impasse familiar. O jovem alterou seu registro de nascimento para trazer a paternidade de sua mãe, reconhecida há pouco mais de 3 anos. “Queria muito incluir o sobrenome de meu avô na minha certidão, mas tinha muita dificuldade, inclusive de deslocamento. Com a Caravana, tive um alívio e vou sair daqui com mais um sobrenome, fortalecendo a história da minha família”, comemorou ele. Outro morador que saiu bem contente da ação foi Aloísio Barbosa Vieira, 51. Depois de 12 dias, tentando resolver a falta d’água em sua lanchonete, ele recorreu à Caravana de Direitos Humanos para ser atendido pela Embasa, também parceira da SJDH na ação. O comerciante do Mercado Municipal de Brumado falou sobre a facilidade de conseguir orientação adequada para resolver o seu problema. “Fiquei muito satisfeito com a Caravana. Já saí do atendimento com encaminhamento para reativar a água em meu comércio. Um alívio!”, celebrou, satisfeito.

PRF apreende na BR-122, em Urandi, cerca de 750 mil maços de cigarros contrabandeados

PRF apreende na BR-122, em Urandi, cerca de 750 mil maços de cigarros contrabandeados
Foto: Divulgação/PRF

Na madrugada desta segunda-feira (29), por volta das 4h30, a Polícia Rodoviária Federal, com equipe da Polícia Militar da Bahia (PMBA), apreendeu cerca de 750 mil maços de cigarros contrabandeados. O material estava no baú de um veículo de carga abordado no km 16 da BR-122, no município de Urandi. No início da fiscalização o condutor do veículo apresentou uma documentação fiscal da carga que constava apenas uma quantidade de  baldes e papelão. Após inspeção do baú do veículo, as equipes constataram que apenas algumas fileiras tratavam-se dos produtos em nota, escondendo por trás cerca de 1500 caixas de uma marca de cigarros com comercialização proibida no Brasil pela ANVISA. As caixas somaram cerca de 750 mil maços de cigarros, os quais foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal. O condutor foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Guanambi.

Mulher é presa transportando mais de 50 kg de maconha em Feira de Santana

Mulher é presa transportando mais de 50 kg de maconha em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PRF

Na noite de sábado (27), por volta das 22h15, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma abordagem a um ônibus da empresa de turismo, que fazia a linha São Paulo (SP) a Garanhuns (PE), no km 429 da BR 116, em Feira de Santana.  Durante a fiscalização, a equipe da PRF utilizou o cão farejador K9 Umbro, que sinalizou positivamente para a presença de drogas em duas malas no compartimento de bagagens do veículo. As malas, uma azul e uma preta, foram abertas pelos policiais, que encontraram um total de 64 tabletes de substância análoga à maconha, embalados com fita adesiva amarela. A droga pesava aproximadamente 50,95 kg. Junto com os pacotes, foram encontrados tênis, roupas de criança e roupas de mulher, indicando uma possível tentativa de disfarçar a carga ilegal. A equipe da PRF conseguiu identificar a proprietária da mala. Ao ser questionada, a mulher, visivelmente nervosa, negou a propriedade das bagagens. No entanto foi descoberto que a passageira havia embarcado com seu filho em Maceió (AL), e depois retornado ao ônibus com as malas suspeitas após uma parada em São Paulo. A passageira foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Feira de Santana para as providências cabíveis. Durante todo o procedimento, a passageira foi acompanhada por uma policial feminina e recebeu assistência, incluindo água e acesso ao sanitário. O Conselho Tutelar de Feira de Santana foi acionado para acompanhar a situação do filho da mulher. A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas, e foram encaminhados à Polícia Civil, além da droga, pertences pessoais da mulher, incluindo um celular e uma mochila.

Estudantes do semiárido da Bahia usam planta melão para criar sabonete que combate pulgas

Estudantes do semiárido da Bahia usam planta melão para criar sabonete que combate pulgas
Foto: Ascom/Secti

Com faturamento estimado para R$68,9 bilhões, os dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil apontam que a atuação do mercado de animais de estimação brasileiro tem previsão de crescimento anual de 14%. Entre os setores mais lucrativos, os serviços de petshop de animais de pequeno porte movimentam metade do valor deste comércio. De olho neste potencial, em Candiba, região do semiárido baiano, Ana Prado, Camille Teixeira e Larissa Oliveira, estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, desenvolveram um sabonete à base da planta melão-de-são-caetano, como uma possível alternativa econômica para a higiene de cachorros. Através de estudos, as jovens pesquisadoras observaram que o extrato do vegetal tem propriedades eficazes no combate contra infestação por ectoparasitas, e que parte da comunidade local já o utilizava nos cuidados com pets. A orientadora do projeto, Luzimária Barros, que conta com apoio do também professor William Oliveira, explica que a planta, que é o principal ingrediente, elimina em torno de 90% de companheiros indesejados, como pulgas. “O sabonete mostrou maior eficiência no combate das pulgas. Em apenas um banho, notamos que os insetos e as sarnas diminuíram consideravelmente”, afirma. Com propriedades antiparasitárias, cicatrizantes, antibióticas, antivirais e inseticidas, a planta, que diferentemente do fruto melão não pode ser consumida, possui diversos bioativos que garantem o resultado do produto. “O alcaloide, por exemplo, é um componente que tem o sabor bastante amargo nas folhas, flores e nos frutos do melão-de-são-caetano, ou seja, individualmente, essa substância já é tóxica aos invertebrados que são combatidos. Utilizada em conjunto, ela potencializa a valência do sabonete”, explica. O projeto, que integra o Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, ajuda no combate à infestação por pulgas e carrapatos, problema recorrente em cães e que pode acarretar doenças aos animais e seus tutores. De acordo com a professora, nenhum animal testado apresentou reação adversa ou efeito colateral significativo durante ou após o período de testagem. Para a equipe, essa reação comprova que a utilização do sabonete, além de ser uma alternativa promissora, contribui com a redução do uso de produtos químicos prejudiciais à saúde dos animais e do meio ambiente.

Policiais militares salvam vida de bebê em Teixeira de Freitas

Policiais militares salvam vida de bebê em Teixeira de Freitas
Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da 89ª CIPM salvaram, no final da tarde de sábado (27), a vida de um bebê de um ano de idade que havia se engasgado no município de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. Os PMs, que trabalham em Mucuri, realizavam a condução de um indivíduo detido para ser apresentado à 8ª Coorpin, em Teixeira de Freitas, quando, ao passarem pelo bairro Jardim Caraípe, foram avistados e chamados por um casal em desespero, que relatou que o pequeno filho deles havia se engasgado. Diante de uma situação tão desesperadora para a família, já que o menininho estava desmaiado, os militares iniciaram o conjunto de técnicas de socorrismo e desobstrução de vias aéreas conhecido como manobra de Heimlich, conseguindo fazer a criança respirar novamente e voltar a si, acordando. “Após o garotinho voltar à consciência, levamos toda a família rapidamente para uma unidade de saúde especializada no atendimento pediátrico”, revelou o soldado Valdinei de Pinas, comandante da guarnição. “A médica que atendeu o bebê destacou que o atendimento pré-hospitalar que ele recebeu foi essencial para salvar a vida dele”, contou emocionado.

Seis pessoas ficam feridas após veículo capotar na BA-142, entre Barra da Estiva e Ituaçu

Seis pessoas ficam feridas após veículo capotar na BA-142, entre Barra da Estiva e Ituaçu
Foto: Divulgação/PRE

Seis pessoas ficaram feridas após o veículo em que estavam capotar em um trecho da BA-142, entre os municípios de Ituaçu e Barra da Estiva, nesta segunda-feira (29). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 2h no km 293 da rodovia. No momento do acidente, neblinava muito, o que pode ter contribuído para o ocorrido. O condutor perdeu o controle da direção do veículo em uma curva em seguida houve o capotamento. Entre os feridos estão o condutor, de 20 anos, que foi socorrido em estado grave. Outro homem de 27 anos e mais quatro mulheres também estão entre as vítimas, entretanto, não há mais detalhes sobre seus quadros de saúde. Todos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A Polícia Civil investigará o caso.

IPVA com desconto de 8% para veículos com final de placa 9 termina nesta terça (30) na Bahia

IPVA com desconto de 8% para veículos com final de placa 9 termina nesta terça (30) na Bahia
Foto: Camila Souza/GOVBA

Termina nesta terça-feira (30) o prazo para os donos de automóveis com placas de final 9 quitarem a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 8%. O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), no endereço www.sefaz.ba.gov.br, canal Inspetoria Eletrônica. Já para os automóveis com placas de final 0, o desconto é válido até a próxima quarta-feira, dia 31 de julho. Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, incluindo o licenciamento, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Mega-Sena acumula novamente e vai a R$ 100 milhões

Mega-Sena acumula novamente e vai a R$ 100 milhões
Foto: Sudoeste Total

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas pela Caixa pelo concurso 2.754 na noite deste sábado (27) em São Paulo (SP). Com isso, o prêmio acumulou e foi a R$ 100 milhões. As dezenas sorteadas foram: 10, 14, 44, 55, 56 e 58. De acordo com a Caixa, 66 apostas acertaram a quina. Cada uma levará R$ 68.839,98. Outras 5.216 apostas acertaram a quadra que pagará individualmente R$ 1.244,36. O próximo sorteio acontece na terça-feira (30). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa e no App Loterias Caixa. Clientes do banco podem utilizar o internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00.

Emissão da nova carteira de identidade estará disponível a partir de 15 de agosto no interior da Bahia

Emissão da nova carteira de identidade estará disponível a partir de 15 de agosto no interior da Bahia
Foto: Ascom/Saeb

O SAC e o Instituto de Identificação Pedro Mello iniciam o projeto de expansão do atendimento do novo RG a partir de 1º de agosto. A ampliação da Carteira de Identificação Nacional (CIN) começa por cinco postos na capital e dois na Região Metropolitana de Salvador (RMS): SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio e Uruguai, na capital; e Camaçari e Lauro de Freitas, na RMS. Logo depois, haverá um segundo momento, a partir de 8 de agosto, envolvendo seis postos: SAC Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, na capital; e também Candeias e Simões Filho (Shopping Multicenter Empresarial), na RMS. No interior do Eestado, o início é a partir de 15 de agosto, nos postos SAC Feira I e II, Conquista I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras. Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia. A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também podem ser adicionadas condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos; e até informações como tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial) e opção por ser doador de órgão. Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. 

Livramento: Mesmo após calçamento, esgoto segue sendo jogado nas ruas do Bairro Beira Rio

Livramento: Mesmo após calçamento, esgoto segue sendo jogado nas ruas do Bairro Beira Rio
Foto: Reprodução

Mesmo após receber o calçamento, o Bairro Beira Rio em Livramento de Nossa Senhora continua com um problema seríssimo. Esgoto continua sendo jogado nas ruas. E não é a primeira vez que o problema é denunciado. Por várias vezes a moradora Lucélia Pires denunciou o problema e pediu que providências fossem tomadas, o que não aconteceu até o momento. Neste sábado (27), novamente ela denunciou a situação. Em vídeo, Lucélia, que é proprietária de um imóvel no Bairro, mostrou a água de esgoto passando à sua porta. “Olha isso. Tá vendo isso aqui? Isso aqui é esgoto à céu aberto. Isso é o Beira Rio. Não existe fiscalização, não existe nenhuma vigilância que enxerga isso. A Vigilância quando aparece quer entrar nas nossas casas procurando água empossada, e a água tá aqui, no meio da rua”, apontou. Lucélia lembrou ainda do alto número de Dengue esse ano em toda a Bahia e em municípios da região sudoeste. “Isso é o que tem aqui e ninguém enxerga. Mas todo mundo acha muito bonito ficar subindo em cima de carro, de moto, fazendo passeatas, enquanto isso a saúde fica desse jeito. Muita dengue teve esse ano. Vai descendo a rua de fora a fora. Olha aí as lagoas a céu aberto”, completou.





Território quilombola em Maragogipe é reconhecido pelo Incra

Território quilombola em Maragogipe é reconhecido pelo Incra
Foto: Divulgação/INCRA

O território quilombola Buri, no município de Maragogipe, na Bahia, teve sua portaria de reconhecimento publicada pelo Incra, nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU). Localizada na região do Recôncavo, a área possui 377,5 hectares de terra. Nesta etapa da regularização fundiária, o instituto reconhece e consolida as informações do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), publicado em 2017, que, à época, cadastrou 40 famílias remanescentes de quilombo. Com essa portaria, o próximo passo será a preparação da documentação necessária para a publicação do decreto de interesse social, por parte da Presidência da República. Depois disso, o Incra na Bahia abrirá o processo de desapropriação do único imóvel rural que compõe o território. Em seguida, a autarquia titulará, coletivamente, os quilombolas do Buri. As famílias da comunidade pescam, mariscam e cultivam roças de mandioca, abacaxi, melancia e hortas. Elas tanto consomem quanto comercializam a produção no Distrito de São Roque do Paraguaçu, onde o território está inserido. Segundo a antropóloga do Incra, Elisa Cunha, que produziu o relatório antropológico à época, as famílias vivem numa situação precária e a regularização fundiária permitirá a elas terem acesso a políticas que garantam autonomia. “Com isso, poderão dar continuidade às atividades de pesca, mariscagem e agricultura com mais segurança”, destacou. Segundo o relatório antropológico, após a abolição da escravatura, as comunidades negras rurais do Recôncavo baiano caracterizavam-se por uma intensa mobilidade entre as fazendas, onde continuavam a trabalhar. O documento narra que as fazendas às margens do rio Paraguaçu foram marcadas pela extração da piaçava e do dendê, associada à ocupação com as roças. Mas os ex-escravizados ou os trabalhadores pós-abolição dispunham da maré, como fonte de alimento livre, para a pesca e mariscagem.

Mês de agosto terá bandeira verde na conta de energia, diz ANEEL

Mês de agosto terá bandeira verde na conta de energia, diz ANEEL
Foto: Sudoeste Total

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira (26/7) que a bandeira tarifária será verde em agosto. Com a sinalização, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra neste próximo mês. Conforme a ANEEL, depois do mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária voltou a ser verde para o mês de agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País. A bandeira verde permaneceu verde por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Mega-Sena sorteia R$ 72 milhões neste sábado (27)

Mega-Sena sorteia R$ 72 milhões neste sábado (27)
Foto: Reprodução/Caixa

A Mega-Sena tem prêmio estimado em R$ 72 milhões. O sorteio acontece neste sábado (27), a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa no YouTube e no Facebook Loterias Caixa.  Caso apenas um apostador leve o prêmio principal e aplique na, receberá R$ 426 mil de rendimento no primeiro mês. Com o valor total do prêmio, o ganhador pode comprar 36 imóveis, por R$ 2 milhões cada um. As apostas podem ser feitas até as 19h.  O valor da aposta simples é de R$ 5,00.

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Ibotirama

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Ibotirama
Foto: Divulgação/PM

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp) Oeste, com o apoio de guarnição da PRF, detiveram, na noite de sexta-feira (26), um homem suspeito de tráfico de drogas na BR-242, em Ibotirama. Os PMs transitavam ao longo da rodovia, quando foram informados de que havia um veículo suspeito de estar transportando drogas na região. Após o perímetro urbano do município, as guarnições avistaram um carro transitando em alta velocidade e realizando manobras perigosas. Durante a abordagem, foram encontrados 50 tabletes de cocaína, duas pistolas calibre 9mm e carregadores e um revólver calibre 357. O suspeito e os materiais apreendidos foram apresentados à delegacia que atende a região, onde a ocorrência foi registrada.

Capitão da PM é preso novamente após recurso do MP em desdobramento da Operação Fogo Amigo

Capitão da PM é preso novamente após recurso do MP em desdobramento da Operação Fogo Amigo
Foto: Divulgação/MP-BA

O capitão da PM Mauro das Neves Grunfeld foi preso na manhã deste sábado, dia 27, em Salvador, como desdobramento da “Operação Fogo Amigo”, que investiga uma organização criminosa especializada na venda de armas e munição ilegais para facções de Alagoas, Bahia e Pernambuco. A prisão foi realizada pelo Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pelas Polícias Federal e Militar,  cumprindo determinação da Justiça que decretou novamente a prisão preventiva do oficial. O policial havia sido libertado após a defesa conseguir a revogação de sua prisão preventiva, mas uma liminar suspendeu essa decisão e restabeleceu sua detenção, a pedido do Gaeco. A Justiça, ao analisar o recurso, entendeu que as circunstâncias que levaram à prisão preventiva inicial não haviam mudado, justificando assim a necessidade de mantê-lo detido para garantir a ordem pública. O capitão foi denunciado em 7 de junho de 2024, pelos crimes de organização criminosa armada e comercialização ilegal de armas de fogo, inclusive de uso restrito. As investigações revelaram um sofisticado esquema de mercado clandestino, no qual o policial e outros membros da quadrilha obtinham munições ilegalmente, adquirindo armas de fogo "frias" e vendendo-as através de intermediários. Esse modus operandi permitia que facções criminosas na Bahia fossem abastecidas com armas e munições. Durante a "Operação Fogo Amigo", que levou à prisão do PM, foram apreendidas uma arma de fogo registrada em nome de terceiro, uma grande quantidade de munições de diversos calibres e documentos de transporte de mercadorias, evidenciando seu envolvimento no comércio ilegal. Registros financeiros mostraram que o policial transferiu R$ 87.330,00 para outro membro da organização criminosa em 35 transações, comprovando sua participação ativa na quadrilha.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.