Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 06/07/2024 - 19:08
Na manhã da última sexta-feira (05) a guarnição de serviço, do 2° pelotão de Itagi, foi informada pela equipe da plataforma de observação elevada sobre um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo. Em diligência conjunta, na área do evento de São Pedro, o acusado que foi identificado por meio do reconhecimento facial. Após constatado a decisão judicial, bem como a tipificação do delito, ele foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de Jequié para os demais procedimentos cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 06/07/2024 - 19:02
Um homem morreu na noite desta sexta-feira (5) após colidir frontalmente a motocicleta que conduzia contra um caminhão, na BA-262, entre as cidades de Brumado e Aracatu, região sudoeste da Bahia. As informações são da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Conforme a PRE, o acidente aconteceu por volta das 19h na altura do Km 400 da rodovia. A motocicleta trafegava sentido Aracatu fazendo zig-zag na pista, e segundo a PRE, o motorista do caminhão tentou desviar, mas não conseguiu. Com o impacto, o homem que ocupava a moto Honda Bros com placas de Rio do Antônio, identificado como Cristiano, 40 anos, morreu no local. O corpo dele foi removido do local pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O condutor do caminhão, que tem placas de Brumado, foi conduzido do Disep de Vitória da Conquista para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil deverá investigar as circunstâncias do acidente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 23:37
Duas espingardas de fabricação artesanal foram apreendidas na casa de um homem, suspeito de estuprar a neta de cinco anos. As armas foram localizadas no assentamento Chico Mendes, na quinta-feira (4), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pela comarca de Porto Seguro. As diligências foram realizadas por equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Seguro, em conjunto com o Serviço de Investigação da Delegacia Territorial de Trancoso. Autuado em flagrante por posse ilegal de arma, o investigado foi submetido aos exames de lesões corporais de praxe, ficando custodiado na delegacia de Santa Cruz Cabrália, à disposição do Poder Judiciário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 23:30
Uma arara-azul-de-lear resgatada e tratada pela equipe do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) embarcou, nesta sexta-feira (5), do aeroporto de Salvador, com destino ao estado de Minas Gerais, onde será acolhida por um Centro de Conservação e Reprodução de Aves Ameaçadas de Extinção, organização parceira do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). No Centro, que também faz parte do programa de revigoramento populacional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal passará por um processo de readaptação para futuro retorno à natureza. A ave foi encontrada por populares em maio, no município de Euclides da Cunha, debilitada, como explica o biólogo do Cetas/Inema, Haeliton Cerqueira. “Com aproximadamente seis meses de vida, o animal apresentava um quadro agudo de desnutrição. Após os primeiros cuidados no momento do resgate ela foi transferida para Salvador, onde uma equipe multidisciplinar do Cetas providenciou o tratamento clínico necessário e elaborou um plano nutricional específico para a sua recuperação”. “Nosso foco principal foi estabilizar sua condição de saúde e garantir que ela recebesse todos os nutrientes necessários para que chegasse ao estágio atual, com a saúde restabelecida agora seguirá para um programa científico de conservação preparado para dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo Cetas”, completou o biólogo. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM, seguindo os protocolos ambientais estabelecidos pela legislação e evitou um deslocamento terrestre de mais de mil quilômetros.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 22:10
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nos dias 09 e 10/07, em Vitória da Conquista, e nos dias 11 e 12/07, em Jequié, os encontros territoriais da formação Assédio Zero e Prevenção à Violência nas Escolas. A ação é organizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Corregedoria e a Ouvidoria da Educação e visa qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes. A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas com a gestão da escola, a comunidade escolar e todos os parceiros envolvidos. A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle. Os encontros presenciais sãos realizados em duas etapas. No primeiro dia são apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação. Os participantes também têm acesso a dados estatísticos para, no segundo dia de atividades, realizarem trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que são apresentados no encerramento do encontro. Além de Vitória da Conquista e Jequié, a formação acontecerá também, ainda no mês de julho, nos dias 23 e 24, no município de Seabra. Até o mês de outubro, os encontros formativos vão percorrer mais 18 territórios de identidade. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 22:00
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na quinta-feira (4), um mandado de prisão definitiva contra um ex-lutador de kickboxing, que é acusado de agredir um idoso em Feira de Santana. O crime ocorreu em 2016 e o suspeito, quando interrogado à época, admitiu tê-lo cometido. O mandado foi expedido pela Vara de Execuções Penais de Feira de Santana, no último dia 14. De posse da determinação judicial, equipes da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana) e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Catti-Sertão) localizaram o acusado – que também já tinha descumprido uma intimação. Na ocasião do crime, o autor, que era peso-pesado quando em atividade, discutiu com o idoso. A vítima tinha uma barraca de artesanato próximo à academia do autor e, durante as agressões, os dois caíram por cima da estrutura – o que intensificou as lesões sofridas. A prisão já foi comunicada ao Poder Judiciário. Depois de passar por exames de lesões corporais, o preso foi custodiado no Complexo Policial do Sobradinho, em Feira de Santana. A pena imposta no mandado é de um ano e quatro meses.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 21:50
Estudantes da rede estadual de ensino dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Igaporã e Matina conquistam o pódio e diploma de menção honrosa na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração. Realizada pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, com o tema “A gestão dos ODS nas organizações”, o objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS) das Nações Unidas (ONU) e promover a conscientização entre os alunos dos ensinos médio, técnico e profissional sobre a importância dos direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente. No Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa, a professora de geografia, Pricila Barbosa, tem trabalhado com os ODS em sala de aula desde o ano passado. “A proposta é trazer a compreensão do mundo para os alunos, não só nas práticas que possam contribuir com as metas da Agenda 2030, assim como mostrando para eles que as ações globais repercutem no local. A partir do conteúdo exposto em sala de aula e nas pesquisas para realizar atividades extracurriculares, identifiquei a Olimpíada de Administração”, conta. Pricila enfatiza que a participação em Olimpíadas, promovidas por setores públicos e privados, aumenta o conhecimento e habilidades dos alunos e revela talentos. “Já incentivei meus alunos a participarem, também, de outros eventos, inclusive a Olimpíada de Geografia, na qual tivemos medalha de bronze”, explica a professora do colégio medalhista em ouro, conquistado pela estudante Ana Carolina dos Santos Silva, estudante do 3º ano do Ensino Médio. No Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, os alunos conquistaram uma medalha de ouro, uma de bronze e cinco menções honrosas. Rafael Felipe Silva Fernandes, estudante do 3º semestre em administração, ganhou o ouro. “Creio que a Olimpíada é um diferencial na formação dos alunos e o resultado é gratificante, porque mostra que não estou desperdiçando meu tempo e estou aprendendo algo”, avalia Tailany Nunes Pereira Magalhães, que cursa administração, também destacou a importância da experiência. “A premiação é um marco em minha trajetória, reafirmando meu compromisso com a excelência e a busca constante por desafios”, revela a estudante que conquistou o bronze.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 21:30
Que a Bahia é a terra do acarajé todo mundo já sabe. Que a Bahia é, também, a terra do cacau não existe dúvida. Agora, o destino quer ser conhecido pela cachaça de qualidade que produz. Com essa intenção, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participa da 33ª Expocachaça, feira considerada a vitrine mundial da bebida genuinamente brasileira, no Center Minas Expo, em Belo Horizonte. O evento foi aberto na quinta-feira (4), com programação que segue até domingo (7), incluindo feiras de cervejas e doces e atrações musicais. A Setur-BA divulga a Rota do Engenhos – Sabores das Cachaças da Bahia, com a participação de 11 produtores convidados. Os visitantes da exposição conhecem marcas da bebida que são fabricadas em seis zonas turísticas baianas: Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Costa do Cacau, Costa das Baleias, Caminhos do Oeste e Costa dos Coqueiros. Em destaque, rótulos com premiações nacionais e internacionais, como Matriarca (Medeiros Neto) e Rio do Engenho (Ilhéus). “É muito importante para os produtores artesanais de cachaça a participação nessa feira de alcance mundial. Uma oportunidade de mostrarmos a qualidade dos produtos baianos e suas premiações. A gente fica feliz em ver o Governo do Estado dar esse apoio para estarmos expondo aqui”, ressaltou Lucas Di Loreto Maia, proprietário da Matriarca. “Houve um período em que o nosso segmento ficou esquecido e, agora, com essa iniciativa da Setur-BA, a gente volta a participar de grandes eventos, para mostrar que as cachaças da Bahia têm muita qualidade”, completou Luiz Fernando Galletti, da Rio do Engenho. Representando as mulheres, Adeilsa Souza, produtora da cachaça Paramirim, do município baiano de mesmo nome, estava motivada. “Era um sonho meu ver a Bahia representada na Expocachaça. Eu via outros estados participando e queria que minha terra participasse. A Bahia tem cachaças excelentes e merece estar nessa feira”. No roteiro dos engenhos baianos, o turista pode vivenciar uma experiência rural única. Ele irá conhecer o processo de produção da cachaça, desde a colheita da matéria-prima (cana de açúcar), passando pela moagem da cana, fermentação e destilação do caldo para virar aguardente, até o envelhecimento e engarrafamento da bebida.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 21:20
Dois processos seletivos foram publicados na Bahia para o preenchimento de 119 vagas em lotes do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Os editais estão disponíveis na Plataforma de Governança Territorial (PGT), desde 7 de junho de 2024. Essas parcelas são dos assentamentos Três de Maio Santa Rita – localizado no município de Paulo Afonso –, que disponibilizará lotes para 69 famílias, e no Fazenda Varzinha e Outras – situado no município de Canudos –, que poderá contemplar 50 famílias. As inscrições estarão abertas entre os dias 13 e 27 de agosto de 2024, podendo ser realizadas via internet ou presencialmente. Pela web, a participação deve ser efetuada no endereço eletrônico: https://pgt.incra.gov.br/pgt/ingressofamiliar . Para isso, serão necessários o login e a senha GOV.BR.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 21:10
O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) formará mil agentes de turismo cultural e criativo na Bahia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3), pelo secretário de Qualificação, Emprego e Renda, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, durante o seminário “O Turismo como alternativa de qualificação e fomento à geração de emprego e renda para povos e comunidades tradicionais do Brasil”. O curso de agentes de turismo cultural e criativo faz parte do Projeto Geração, desenvolvido e executado pelo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o MTE. O público-alvo dos cursos são jovens entre 16 e 29 anos de comunidades tradicionais, como quilombolas, assentados, indígenas e ciganos. As Inscrições e locais dos cursos serão anunciados em agosto. Lavigne apresentou nesta quinta-feira o projeto à comunidade de Ibirataia. Na sexta-feira (05) a apresentação será em Ilhéus, às 18h30, no Centro de Convenções. No sábado (6), o secretário visitará comunidades indígenas, em Ilhéus, para conhecer experiências relacionadas ao turismo étnico. O objetivo, segundo Lavigne, é fomentar o turismo étnico e o desenvolvimento econômico local por meio da formação profissional. “Tendo noções de turismo, esses trabalhadores poderão visualizar oportunidades de negócios, além de agregar valor ao serviço prestado. E o dinheiro fica nessas comunidades”, ressalta. O Projeto Geração será realizado em municípios da região Sul, do Recôncavo e da Chapada Diamantina, cujos locais exatos ainda estão em análise. O curso está previsto para ocorrer de setembro a dezembro deste ano e as inscrições devem começar em agosto. A UFRB também executará este curso, no âmbito do PMQ, em mais 11 estados, com meta de formar 3 mil agentes. Lançado no final de 2023, o Programa Manoel Querino tem como meta qualificar 100 mil trabalhadores e trabalhadoras no país. Somente em parceria com 22 universidades e institutos federais estão sendo ofertadas 40 mil vagas este ano. Os cursos são gratuitos e presenciais, com carga horário total de 200 horas, sendo 40 horas de qualificação social, que incluem temas como desenvolvimento sustentável e cidadania e 160 horas de formação específica. O público-alvo do PMQ são jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, com preferência para mulheres, pessoas de povos originários, pretas e pardas, população LGBTQIA+, além de reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 21:00
A sede da Câmara de Vereadores de Itapetinga, no Centro-Sul baiano, recebeu na quinta-feira (4) o Primeiro Seminário Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Médio Sudoeste. O evento marca o inicio do ciclo de atividades do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) junto aos consórcios públicos celebrados em novembro de 2023 e no mês de abril deste ano. O seminário de Itapetinga irá abordar informações sobre o Programa GAC e do Programa Bahia Mais Verde, além de promover debates sobre a gestão ambiental e o apoio técnico fornecido por profissionais de nível superior aos municípios da região. Os participantes terão ainda a chance de aprofundar suas práticas de gestão sustentável, compartilhando desafios e soluções encontradas no dia a dia da administração pública. Para a Diretora de Educação Ambiental da Sema, Kitty Tavares, o Programa GAC segue firme em sua missão de fortalecer parcerias com os consórcios, e a realização deste ciclo de seminário é uma prova deste compromisso. Destacando ainda que entre julho e agosto, o programa estará promovendo sete seminários territoriais, sendo o de Itapetinga o primeiro da série. “O seminário cumpre a finalidade de informar, debater com os municípios sobre a gestão ambiental, sobre o sistema municipal de meio ambiente, gestão participativa e educação ambiental. Iniciamos agora esse em Itapetinga e teremos no calendário o seminário do Cibarc, que será na semana que vem em Santana, do Cisan em Banzaiê, do Sertão Baiano, em Paulo Afonso, do Consisal em Serrinha, e do Constesf em Juazeiro”, destaca. O evento reforça a importância da participação da Sema na colaboração junto as esferas do governo e sociedade civil para a promoção de um meio ambiente equilibrado e saudável. A continuidade dessas ações, por meio dos seminários territoriais, demonstra o compromisso do Programa GAC em apoiar a gestão ambiental municipal, fortalecendo a capacidade técnica e operacional dos municípios.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 20:50
Policiais militares da 4ª CIPM apreenderam onze papelotes de substância análoga a cocaína, uma pistola, munições e um carregador, nesta sexta-feira (5) na cidade de Macaúbas. O flagrante aconteceu por volta das 13h no distrito de Açude, quando militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) avistaram um indivíduo com um volume suspeito na cintura e que aparentava nervosismo ao perceber a presença da Guarnição. Ao proceder com a busca pessoal, a Guarnição encontrou na posse do suspeito uma pistola .380. Ao ser indagado sobre a origem do material bélico, ele informou que em sua residência havia ainda o restante das munições e alguns papelotes de substância análoga à cocaína dentro de sua bolsa. O material apreendido e o suspeito foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Macaúbas onde a ocorrência foi registrada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/07/2024 - 20:30
Um caminhão atingiu um poste de eletricidade, uma árvore e vários veículos após perder os freios na manhã desta sexta-feira (5) na cidade de Brumado, região sudoeste da Bahia. Um homem teve ferimentos leves e foi socorrido com um corte na cabeça pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Professor Magalhães Neto e passará por exames para maiores avaliações médicas. O acidente aconteceu por volta das 10h na Avenida Coronel Santos. Seis veículos foram atingidos, entre carros e motocicletas. Segundo populares, o condutor relatou que, após a pane nos freios, jogou o veículo sobre a árvore para não atingir pessoas que passavam pelo local. A Neonergia Coelba foi acionada para realizar a troca do poste atingido, que é responsável por segurar uma rede onde passa mais de 18 mil volts de eletricidade.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/07/2024 - 21:42
A 46ª Companhia Independente da Polícia Militar registrou uma significativa redução nos índices criminais em sua área de atuação no primeiro semestre de 2024, comparando com os dados de 2023. Graças ao empenho e dedicação de toda a tropa, a unidade reduziu em 75% o número de homicídios, 25,7% os atendimentos da Lei Maria da Penha e 62,5% as tentativas de homicídios. Outro dado interessante diz respeito ao crime de estupro, com redução de 100% no mesmo período. O Major PM Wagner Rocha, destacou o compromisso e trabalho árduo dos policiais da unidade. "As ações preventivas de segurança em Livramento e região mostraram resultados impressionantes, refletindo diretamente na segurança e bem-estar da nossa população. Continuaremos firmes em nossa missão de servir e proteger, sempre buscando melhorias para garantir a tranquilidade de todos”, declarou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/07/2024 - 21:31
A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro, promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e pela Defensoria Pública do Estado (DPE), retorna nesta semana ao Sudoeste Baiano para ciclos de formação em mais dois municípios da região. Na sexta-feira (5), o projeto itinerante estará em Poções, na Câmara de Vereadores. Já no sábado (6), a ação acontece em Brumado, no Auditório da Uneb. As atividades ocorrem sempre das 8h às 17h30, com o apoio de diversos parceiros institucionais. O objetivo é oferecer informações para que os povos de terreiro conheçam seus direitos e as ferramentas para acessá-los. A programação conta com mesa institucional e quatro painéis: Povos de Terreiro e o Acesso aos Direitos; Os Impactos do Racismo na Educação, na Saúde, no Meio Ambiente e as Políticas Públicas para os Povos de Terreiro; Intolerância e Racismo Religioso: Como Denunciar? e Regularização Jurídica para os Terreiros. Criada em 2023, a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia já passou por Cachoeira, Jequié, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Ituberá, Castro Alves e Itacaré.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/07/2024 - 21:31
O Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), inaugura seu mais novo posto de atendimento em Bom Jesus da Lapa. A solenidade de abertura, nesta sexta-feira (5), às 11h, contará com a participação do titular da SJDH, Felipe Freitas. A nova unidade fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, S/N, no centro da cidade, no Ponto SAC do município do sudoeste baiano. O atendimento se dará por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A nova unidade é a primeira instalada no Território de Identidade do Velho Chico, composto por 16 municípios beneficiados com a inovação. Resulta da parceria da SJDH com a Secretaria de Administração (Saeb), através da Rede de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que passa a oferecer atendimento e orientação ao consumidor no local. Os serviços disponibilizados pelo Procon/SJDH atenderão majoritariamente à população daquele município, que conta com quase 70.000 habitantes (2020), mas estará acessível aos demais municípios.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/07/2024 - 21:30
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios, durante sessão plenária desta quinta-feira (04/07), recomendaram – à câmara de vereadores – a aprovação com ressalvas das contas da prefeitura de Guanambi, de responsabilidade de Nilo Augusto Moraes Coelho, referentes ao exercício de 2022. A prefeitura de Guanambi apresentou, no exercício de 2022, uma receita de R$297.358.237,53 e promoveu despesas no montante de R$309.170.821,58, o que provocou um déficit orçamentário de R$11.812.584,05. A despesa total com pessoal representou 39,06% da receita corrente líquida do município, atendendo o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em relação aos índices constitucionais e legais, a administração de Guanambi utilizou 78,83% dos recursos provenientes do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, superando o mínimo exigido de 70%; e aplicou 32,69% de recursos específicos em ações e serviços de saúde, cumprindo o mínimo de 15%. Foram ainda investidos 27,73% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, atendendo ao limite mínimo exigido de 25%. O gestor foi multado em R$ 1000,00. Cabe recurso da decisão.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/07/2024 - 21:20
O Brasil alcançou dois novos recordes na geração de energia solar em junho de 2024. As marcas de 9.598 MW e 9.760 MW foram registradas nos dias 28 e 29 de junho, respectivamente, no subsistema Nordeste, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgados nesta quarta-feira (03/07). A mais alta correspondeu a 84,5% da demanda de energia na região naquele momento. O maior registro anterior havia ocorrido em maio. Ao todo, segundo o ONS, foram registrados oito recordes na geração solar somente em 2024. Seis deles no subsistema Nordeste e outros dois no Sistema Interligado Nacional (SIN), em janeiro e março. No acumulado de 2024, a capacidade de geração de energia elétrica total do Brasil cresceu 7.946 megawatts (MW), segundo dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As usinas solares fotovoltaicas representaram 73,5% da potência acrescentada, incluindo a expansão na modalidade de geração distribuída - GD. Atualmente, a potência instalada total do Brasil é de 233.044MW, com 86,4% de participação de fontes renováveis. Ainda de acordo com as informações divulgadas, entraram em operação 157 novos empreendimentos de geração de energia no ambiente centralizado neste ano, 71% deles na região Nordeste. Em relação à Geração Distribuída, foram adicionadas 290.140 unidades geradoras, majoritariamente a partir da fonte solar fotovoltaica. Informações da Aneel mostram que atualmente existem 21.224 usinas fotovoltaicas instaladas no Brasil, com outras 2.641.323 de unidades de geração solar na modalidade de GD, totalizando uma capacidade instalada de geração de energia elétrica de 43,6 GW, cerca de 18,7% do total do país. Esse valor coloca a energia solar como a segunda maior fonte de energia do país, em termos de potência instalada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/07/2024 - 21:10
Na madrugada desta quinta-feira (04), policiais militares da 80ª CIPM recuperaram um veículo com restrição de furto/roubo na cidade de Cândido Sales. A guarnição já diligenciava à procura do referido veículo, já que este havia sido furtado horas antes nas imediações dos festejos de aniversário do mencionado município. Após diligências, os militares encontraram a motocicleta nas proximidades de um cemitério. Mesmo encontrando o veículo, os policiais permaneceram em ronda, no intuito de encontrar o suposto autor, porém sem êxito. A moto foi restituída ao proprietário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/07/2024 - 21:00
Policiais militares da 4ª CIPM apreenderam 14 papelotes de substância análoga a cocaína nesta quarta-feira (3) na cidade de Oliveira dos Brejinhos, sudoeste da Bahia. O flagrante aconteceu por volta das 11h30. A Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), e a Guarnição da cidade em rondas ostensivas, avistou um indivíduo que, ao perceber a presença das guarnições, correu para dentro de uma residência, deixando cair no chão alguns papelotes contendo substância análoga à cocaína. Imediatamente, as guarnições iniciaram o acompanhamento do suspeito, que pulou o muro dos fundos da residência, empreendendo fuga para uma área de matagal. Foram realizadas buscas, no entanto ele não foi localizado. Após buscas na residência, foram encontrados mais materiais e objetos, como dois canivetes, um facão, um celular e R$ 674 em espécie. O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Oliveira dos Brejinhos para as providências cabíveis.