Início Arquivo Abril de 2024

Abril de 2024

Encontramos 306 Notícias

PRF apreende 6,5 Kg de Cocaína escondidos em fundo falso de veículo em Vitória da Conquista

PRF apreende 6,5 Kg de Cocaína escondidos em fundo falso de veículo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta segunda-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de 6,5 kg de cocaína escondidos em um compartimento oculto no painel de um veículo, em Vitória da Conquista. Por volta das 8 horas, durante fiscalização no Km 830 da BR 116, os policiais abordaram um veículo Renaut Sandero de cor cinza. Durante a inspeção, chamou a atenção da equipe uma fita preta no painel do veículo que escondia a luz de alerta de mau funcionamento do airbag. Esse detalhe suspeito motivou uma verificação mais detalhada do compartimento, onde foram encontrados seis tabletes de substância similar à cocaína. Indagado sobre a origem da droga, o motorista alegou estar viajando de São Paulo para Uiraúna (PB) e teria feito uma parada em uma vaquejada em Governador Valadares (MG). Ele afirmou ter pegado o veículo emprestado de um amigo na vaquejada e alegou desconhecer a presença das substâncias ilícitas. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista para os procedimentos legais cabíveis. 

Polícia Civil cumpre mandado de suspeito de abusar da filha de 13 anos em Teixeira de Freitas

Polícia Civil cumpre mandado de suspeito de abusar da filha de 13 anos em Teixeira de Freitas
Foto: Ascom-PC

Um homem, suspeito de estupro de vulnerável, foi preso preventivamente por investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Teixeira de Freitas, na manhã desta segunda-feira (15), na Praça Ceará. As informações são da Polícia Civil. A vítima é filha do acusado. As investigações apontaram que a garota, de 13 anos, já vinha sofrendo os abusos há três anos. A ocorrência foi registrada em março deste ano, quando a investigação teve início. Policiais da Deam colheram provas contra o acusado, como registros de mensagens em um aplicativo de conversas, além de solicitarem exames periciais que comprovaram o crime. A adolescente foi ouvida na unidade especializada, passou por exames de corpo de delito e será encaminhada para acompanhamento psicossocial. Já o suspeito, segue custodiado à disposição da Justiça.

Prazo de inscrições do Partiu Estágio vai até a próxima sexta-feira (19)

Prazo de inscrições do Partiu Estágio vai até a próxima sexta-feira (19)
Foto: Ascom/Saeb

O prazo de inscrições do Programa Partiu Estágio entra na reta final e vai até a próxima sexta-feira (19). São ofertadas 6.193 vagas a jovens universitários que desejam estagiar em 60 órgãos no Governo do Estado. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma de serviços do estado ba.gov.br (www.ba.gov.br). O Edital número 01/2024 disponibiliza 1.733 vagas para Salvador e outras 4.460 para cidades do interior do estado e da Região Metropolitana da capital. Nesta edição, o programa oferece oportunidade de estágio para estudantes de 126 cursos universitários, distribuídos entre 302 municípios baianos. Para participar do Programa Partiu Estágio, é necessário ter idade mínima de 16 anos, residir no estado da Bahia, ter concluído 50% ou mais da carga horária do curso de graduação e estar regularmente matriculado em instituição de nível superior com sede ou polo situados na Bahia. O curso de graduação pode ser nas modalidades presencial, semipresencial ou Ensino a Distância (EAD). O candidato efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos no Edital 01/2024, publicado no Diário Oficial do Estado e disponível no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). O passo a passo completo para fazer inscrição no Partiu Estágio está no Edital 01/2024. Os candidatos que não possuem cadastro na plataforma www.ba.gov.br precisam fazê-lo antes de realizar a inscrição. O estudante que for selecionado para a vaga de estágio receberá uma mensagem via aplicativo WhatsApp, informando alteração do seu status no ba.gov.br. Ele deverá acessá-lo para verificar os procedimentos, prazos e a forma da entrega da documentação.

Veículos com placas de finais 3 e 4 têm desconto de 8% no IPVA até final do mês

Veículos com placas de finais 3 e 4 têm desconto de 8% no IPVA até final do mês
Foto: Camila Souza/GOVBA

Ainda dá tempo de aproveitar o desconto de 8% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placas de finais 3 e 4, válido para quem quitar o tributo em cota única até os dias 29 e 30 de abril, respectivamente. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo). Outra opção para os proprietários de veículos é parcelar o imposto em cinco vezes, sem desconto. Para isso, é necessário pagar a primeira cota na mesma data em que ocorre o vencimento do desconto de 8%, ou seja, dia 29 para placa 3 e dia 30 para placa 4. Neste mês também vence a segunda cota para os proprietários de veículos que em março optaram pelo parcelamento do tributo. Placa final 1 tem vencimento dia 29, e final 2 no dia 30 de abril. Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Estudantes do Sul da Bahia desenvolvem sabonete que acelera cicatrização

Estudantes do Sul da Bahia desenvolvem sabonete que acelera cicatrização
Foto: Divulgação/Secti

Na diversa vegetação que o Brasil possui, encontramos plantas que, além de terem características anti-inflamatórias, são cicatrizantes. Uma equipe do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira, localizado em Ilhéus, Sul da Bahia, desenvolveu um sabonete a partir do óleo residual de duas dessas folhas com propriedades curativas, a babosa (Aloe Vera) e a penicilina (Alternanthera brasiliana) com intuito de beneficiar pessoas que sofrem com problemas de cicatrização lenta. Segundo o orientador do projeto, professor Paulo Pires, o produto estimula a reparação mais rápida dos tecidos lesados. Para isso, o primeiro passo na fabricação do sabonete é extrair o óleo das plantas e, em seguida, combiná-los com base de glicerina, soda cáustica, água e aromatizantes em medidas adequadas, resultando em um produto com pH (potencial hidrogeniônico) apropriado para uso e boa capacidade de formação de espuma. Ainda de acordo com a equipe, o projeto ainda está em fase de aprimoramento. “A alternanthera brasiliana, conhecida por ‘terramicina’, ‘penicilina’ ou ‘perpétua do mato’, é uma das plantas medicinais utilizadas no tratamento de diversas patologias, com ação curativa comprovada, porém o nosso produto, a partir do óleo residual da folha dessa planta, ainda não foi testado para o uso medicinal”, explica o orientador. O projeto, que demonstra ser uma alternativa sustentável, tem como principal objetivo contribuir com questões relacionadas à saúde. “O aproveitamento do óleo residual durante a confecção do item diminui o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do produto”, diz o professor Paulo, que conta com apoio da coorientadora, professora Margarete Correia e dos estudantes Moniquy Tolentino, Jeancarlos Chagas e Miguel Almeida.

Caravana Bahia Sem Fogo chega em Livramento de Nossa Senhora

Caravana Bahia Sem Fogo chega em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Ascom/Inema

Após o sucesso e grande envolvimento da população de Andaraí (11 e 12/04), chegou a hora da Caravana Bahia Sem Fogo desembarcar, hoje 15/04, em Livramento de Nossa Senhora. A cidade este importante projeto do Governo do Estado, que tem como foco uma série de ações que vão mudar a maneira como a Bahia lida com a prevenção aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina. Com a chegada da Caravana, Livramento de Nossa Senhora se junta ao esforço coletivo para proteger uma das maiores riquezas naturais do Brasil e garantir a segurança e sustentabilidade da Chapada Diamantina para as gerações futuras. Na última sexta-feira (12), o Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva e a Escola Municipal Fernando Gomes, no município de Andaraí, receberam a equipe do Bahia Sem Fogo, quando foram realizadas atividades com a participação ativa de crianças e adolescentes, desde alunos da educação infantil ao ensino médio. A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Vânia Almeida, explicou que a Caravana está mobilizando estudantes das escolas públicas municipais e estaduais para se tornarem Agentes Ambientais Mirins. “Por meio das palestras e dos materiais socioeducativos, elaborados e distribuídos pela Caravana, os alunos são incentivados a compreender os desafios ambientais enfrentados na região e a adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano. Esses jovens serão multiplicadores da proteção ao meio ambiente, levando essa mensagem para suas famílias e toda a comunidade onde vivem”, ressaltou. Durante o ciclo de palestras, a capitã do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Gilmara Machado, explicou que a corporação tem intensificado sua atuação com foco na prevenção. “Junto aos órgãos parceiros do Programa Bahia Sem Fogo, a equipe do Corpo de Bombeiros tem participado de palestras em colégios, orientações nas comunidades, promovido capacitações de brigadistas, dentre outras inúmeras ações, sempre em prol da prevenção”, pontuou. Para a diretora do Colégio Estadual Edgar Silva, Clésia Valquiria, as palestras e material chegam para complementar as ferramentas de ensino utilizadas pelos professores. “Este conjunto de atividades da Caravana está em sintonia com nossa proposta curricular, em que os jovens são protagonistas para garantir um futuro sustentável na Chapada. Todo o material informativo que recebemos vai subsidiar o trabalho de educação ambiental que já é desenvolvido aqui no colégio”, destacou. Camilla Jorge, gestora da Escola Fernando Gomes, complementou: “A gente fica muito feliz com a presença do Governo, qualificando esse trabalho de educação ambiental com as crianças, de maneira lúdica, inclusive com a escolha de agentes mirins que ficaram muito animadas com o crachá que receberam”.

Famílias dos estudantes beneficiados recebem novo crédito do Bolsa Presença

O Governo do Estado disponibilizou, nesta segunda-feira (15), o novo crédito do Programa Bolsa Presença para as famílias dos estudantes da rede estadual de ensino que estão em condições de vulnerabilidade socioeconômica e são cadastradas no CadÚnico. A ação representa o investimento de R$ 54,9 milhões do total de R$ 635,9 milhões de recursos próprios destinados para o programa, neste ano. O total de 351.872 famílias atendidas recebe R$ 150 por parcela, acrescida de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado e com frequência regular. O valor pode ser utilizado na compra de alimentos e materiais de limpeza em pequenos estabelecimentos comerciais e supermercados ou em outras necessidades, a exemplo da aquisição de medicamentos.

Região sudoeste tem 44% dos casos prováveis de dengue na Bahia

Região sudoeste tem 44% dos casos prováveis de dengue na Bahia
Foto: Pixabay

Os casos de Dengue em 2024 enfrentam um aumento acentuado na Bahia, com um crescimento de 667% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis de Dengue no estado, com a macrorregião de saúde do Sudoeste concentrando 44% dos casos e 65% dos óbitos. No mesmo período de 2023, foram notificados 17.595 casos prováveis. Ao todo 269 municípios estão em epidemia. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1). Nesta segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que reúne representantes de diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante.  “Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de chikungunya e 1.123 de Zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa. O subsecretário da saúde enfatiza a necessidade de uma resposta coordenada e integrada para combater a expansão da doença. “Com cada um fazendo a sua parte é possível conter o avanço da Dengue e evitar novas mortes. E neste cenário, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões, abrangendo a aquisição de novos veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias, envio de medicamentos e equipamentos, além da oferta de treinamento para equipes assistenciais”, ressalta Paulo Barbosa. Essas ações são complementadas pela mobilização das forças de segurança e emergência e pelo uso de agentes com bombas costais em apoio aos municípios para aplicar inseticida nas áreas mais afetadas. Em municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, o Governo do Estado tem sugerido a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário. Contudo, as medidas propostas ainda não foram plenamente adotadas.

Em ação conjunta, PM erradica quase 70 mil pés de maconha em Abaré

Em ação conjunta, PM erradica quase 70 mil pés de maconha em Abaré
Foto: Divulgação/PM-BA

Em operação conjunta, equipes da CIPE Caatinga e da Polícia Federal erradicaram, na manhã da última sexta-feira (12), aproximadamente 70 mil pés de maconha em Abaré, região norte do Estado. O plantio de drogas foi encontrado na localidade conhecida como Riacho Camengó, na zona rural do município, na divisa com a cidade de Chorrochó. Ao todo, 69.908 mil pés da erva foram incinerados, com a prévia coleta de três amostras, que foram encaminhadas às autoridades competentes. A droga era cultivada numa área de 15.200 m² e segundo a PM era totalmente irrigada. A ocorrência foi registrada na delegacia que atende à região.

Mega-sena cumula novamente e prêmio vai a R$ 66 milhões

Mega-sena cumula novamente e prêmio vai a R$ 66 milhões
Foto: Sudoeste Total

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-sena sorteadas pela Caixa na noite deste sábado (13) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou e foi a R$ 66 milhões. O sorteio do concurso 2712 aconteceu às 20h horário de Brasília. As dezenas sorteadas foram: 07, 15, 19, 35, 40 e 42. De acordo com a Caixa, 99 apostas acertaram a quinta e cada apostador levará R$ 41.893,09. A quadra saiu para 6.276 apostas com prêmio individual de R$ 944,05. As apostas para o próximo concurso, que acontecem na terça-feira (16), podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do País, no Portal Loterias Caixa, e no App loterias Caixa. Cliente da Caixa podem usar o Internet Banking. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 5,00





Acertos na Bahia





Quatro cidades da Bahia tiveram acertadores da quina. Uma delas foi em Brumado. A aposta simples foi feita na Unidades Loterias. O prêmio é de R$ 41.893,09. Outra aposta simples de Campo Formoso também acertou 5 números. Ainda na quina, houve acerto de um Bolão feito em Salvador e outro em Mata de São João.

Governador da Bahia realiza entrega de colégio estadual e outros investimentos em Carinhanha

Governador da Bahia realiza entrega de colégio estadual e outros investimentos em Carinhanha
Foto: Joá Souza/GOVBA

“Cobrimos os eventos da escola, temos um podcast. A nova sala vai nos ajudar muito, com iluminação, com um ambiente mais confortável”, contou a estudante Olívia Ferreira, que faz parte do clube de comunicação da escola, sobre a nova estrutura do Colégio Estadual Velho Chico, inaugurado neste sábado (13), após reforma e ampliação, em Carinhanha. A escola é um destaque para a educação entre as entregas do Governo da Bahia no oeste baiano. O governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade, oficializando a entrega não só da unidade escolar, mas de uma estrada pavimentada até a zona rural. O chefe do executivo também autorizou obras nas áreas da saúde e infraestrutura. Só para o Colégio Velho Chico, o governo estadual, através da Secretaria de Educação (SEC), destinou cerca de R$ 3,3 milhões. A escola passou por reformas e adequações em salas de aula, cozinha, despensa, sala de funcionários e administrativo, refeitório, biblioteca, áreas de convivência e entrada principal para atender aos 789 estudantes que estão matriculados no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O investimento na educação, segundo o governador Jerônimo Rodrigues, é um compromisso com os professores e com os estudantes. “Eu nasci no interior, eu nasci em um município pequeno, menor que Carinhanha, muito menor. Tem povoados, aqui, de Carinhanha que tem mais população do que o município onde eu nasci. Por isso, a entrega de um teatro, de uma quadra, de salas com ar condicionado, porque professor merece dar aula em um lugar decente. Estudante precisa estudar em um lugar decente”, compartilhou o chefe do executivo, que lembrou que também nasceu no interior da Bahia. Os alunos também vão poder contar com um teatro, construído para comportar até 200 pessoas, laboratórios de ciências e de informática, sala multimídia, vestiários e uma quadra poliesportiva, que foi reformada e coberta. A modernização não se limitou à estrutura física. Também foram destinados quase meio milhão de reais para aquisição de equipamentos e mobiliários novos. Com a assinatura que autoriza a reforma da estrutura onde funciona hoje o Polo Educacional Dona Carmen, no centro de Carinhanha, os jovens do Colégio Velho Chico devem ganhar em breve uma sede ainda maior. A infraestrutura atual, reformada e ampliada, vai virar um colégio municipal, apoiando o ensino fundamental da cidade. Na Agrovila 15, a 72 quilômetros da sede, também foi entregue a reforma da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição. A parceria entre o Estado e a prefeitura resultou na reforma de cinco escolas municipais na região. No acesso à Agrovila 15 e a Marrequeiro também terá uma ponte sobre o rio Pituba. Foi autorizada, através da Seinfra, a elaboração do projeto que vai servir à construção de 30 metros da ponte. Na sede, a Escola Municipal Dindinha Jove foi entregue neste sábado (13). Mais de R$ 1 milhão foi empenhado à uma série de melhorias para a unidade educacional em parceria com a prefeitura. Por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) também foi entregue a pavimentação asfáltica do trecho da BA-161 que dá acesso ao Povoado de Angico. A requalificação do trecho contou com R$ 7 milhões do Estado.

Governador da Bahia realiza entrega de colégio estadual e outros investimentos em Carinhanha
Foto: Joá Souza/GOVBA

O diretor de construção e manutenção da Seinfra, Rafael Bastos, destacou o impacto social da obra para a agricultura familiar. O governador Jerônimo Rodrigues também autorizou a celebração de parceria entre o Estado e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, para trabalhar no revestimento primário das estradas vicinais da Agrovila 15 até a Agrovila 23 e facilitar também os acessos a Marrequeiro, pela BA-16, e à Agrovila 16. Serão 31,32 quilômetros de extensão de rodovias asfaltadas, que vão conectar a sede às zonas rurais de Carinhanha. A Agrovila 23 já foi uma das beneficiadas neste sábado (13) com a entrega da pavimentação com paralelepípedo de cinco ruas do povoado: rua da Praça, rua da Quadra, rua D, travessa da Rua 2 e travessa da Rua B. Já na sede da cidade, foi autorizada pelo chefe do executivo a celebração de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Prefeitura, para dar início a primeira etapa do projeto de pavimentação asfáltica de vias do bairro São Francisco, com aporte estimado de R$ 3,3 milhões. A primeira etapa vai abranger uma extensão de 26 metros, beneficiando moradores da avenida Santos Dumont, da Pista 2 e da Pista 3. Outro convênio entre Estado e prefeitura possibilitou a reforma e entrega, neste sábado (13), da Praça de Alimentação do Cais. O espaço de convivência foi totalmente reformado e agora conta com quatro quiosques médios. Na esfera da saúde, foi autorizado, por meio de parceria entre Estado e prefeitura, o início das obras de ampliação do Hospital Municipal Maria Pereira Costa. Serão R$ 6 milhões destinados à reforma, ampliação e adequação da unidade às necessidades da população de Carinhanha.

Governo do Estado realiza entrega de obras de pavimentação e anuncia investimentos em Boquira

Governo do Estado realiza entrega de obras de pavimentação e anuncia investimentos em Boquira
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Um desejo antigo que agora virou realidade. Assim é considerada a pavimentação de 3,5 quilômetros do trecho de acesso do distrito de Santa Rita ao entroncamento da BA-156, em Boquira. A recuperação, entregue neste sábado (13), vai levar desenvolvimento para o local, facilitando o escoamento da produção da agricultura e pecuária, como destaca o governador Jerônimo Rodrigues. “Garantir estrutura hídrica, elétrica, de produção e nenhum desses segmentos desenvolve se a gente não tem boas estradas. É isso que estamos fazendo. A gente sabe o significado para transporte de produção, de insumos, uma viatura, uma ambulância, um ônibus com estudantes. Interiorizar as políticas públicas”. O asfaltamento vai contribuir com o trânsito de aproximadamente 90 mil pessoas dos municípios de Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Macaúbas. O custo da obra, realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi superior a R$ 1,8 milhão. A cidade foi contemplada com a inauguração do Centro de Comercialização de Animais. Serão beneficiados pequenos produtores locais e de cidades vizinhas. Construído pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o equipamento teve investimento de quase R$ 350 mil. A estrutura conta com 32 currais e balança, fornecendo condições adequadas para as atividades comerciais relacionadas ao setor agropecuário. O governador também entregou kits odontológicos, de parto e de UBS (Unidade Básica de Saúde) para o município. Somado, o valor investido foi de aproximadamente R$ 65 mil. Na ocasião ainda houve a entrega de 10 kits de apicultura, um kit panificação para a comunidade de Malhada, um caminhão compactador de lixo e um trator agrícola. Os itens foram destinados pelo Ministério do Desenvolvimento e Integração Regional (MIDR), através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ampliando o acesso da população a água de qualidade, foi dado por entregue o Sistema de Abastecimento de Água, na Localidade de Pajeú. Serão atendidos 334 moradores. A obra, realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), teve o custo de R$ 290 mil. Também foi dado por entregue a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da localidade de Melancia de João Rocha. Com o valor de R$ 75 mil.

Governo do Estado realiza entrega de obras de pavimentação e anuncia investimentos em Boquira
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Secretaria da Saúde (Sesab) foi autorizada a celebrar convênio com a prefeitura de Boquira para construção de uma Unidade Básica de Saúde no distrito de Livramento. Já a Seinfra vai elaborar projeto para pavimentação asfáltica nos povoados de Descoberta, Brejo, Tiros e Pajeú, com extensão total de 10,6 quilômetros. A SDR, através da CAR, foi autorizada a celebrar convênio com a prefeitura para a construção da cobertura da feira livre, na sede. A Secretaria da Educação foi autorizada a realizar processo licitatório para ampliação com modernização do Colégio Estadual de Boquira. Serão implantadas seis salas de aula, dois laboratórios, restaurante estudantil, teatro, vestiário, campo de futebol society com pista de atletismo, reforma da quadra poliesportiva coberta e requalificação do prédio existente. Conduzida pela Conder, a obra terá custo de cerca de R$ 14,6 milhões. O convênio com a prefeitura para pavimentação em paralelepípedo com drenagem no bairro Outro Lado também foi autorizado ser celebrado por meio da Conder.

Piloto morre após queda de aeronave no oeste da Bahia

Piloto morre após queda de aeronave no oeste da Bahia
Foto: Marlon Ferraz/Blog Braga

Uma aeronave de pequeno porte caiu no povoado de São Pedro, na zona rural de Formosa do Rio Preto, município do oeste baiano na noite de sexta-feira (12). As informações são do G1. O piloto morreu após o acidente. A vítima estava sozinha na aeronave e foi identificada como Guilherme Purnhagen. Ele era natural do Rio Grande do Sul, radicado na Bahia, e tinha 48 anos. O Corpo de Bombeiros Militares de Luís Eduardo Magalhães, que também fica no oeste, informou que foi acionado pouco depois das 19h40, contudo, no deslocamento, encontrou com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que retornava do local com a vítima. Guilherme foi socorrido e levado a uma unidade de saúde em Luís Eduardo Magalhães, porém, não resistiu aos ferimentos. O Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo para ser necropsiado na unidade da cidade de Barreiras. Ainda não se sabe o que provocou o acidente. As causas deverão ser apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Ministério da Saúde inicia plano para vacinar 130 mil indígenas

Ministério da Saúde inicia plano para vacinar 130 mil indígenas
Foto: Igor Evangelista/MS

O Ministério da Saúde inicia o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) neste sábado (13). Em 2024, o planejamento abrange 992 aldeias, alcançando mais de 130 mil indígenas. A previsão é aplicar cerca de 240 mil doses dos imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. Essa é mais uma estratégia do governo federal para intensificar a vacinação em territórios indígenas com o objetivo de alcançar a cobertura vacinal, principalmente em áreas de difícil acesso geográfico. A abertura da ação, que se estende até 12 de maio, contará com a presença da ministra Nísia Trindade na Aldeia Kuahi, na Terra Indígena Uaçá, próxima a Oiapoque, no Amapá. Após a agenda, a ministra segue para a cidade de Santana, próximo à capital Macapá, onde visita uma sala de vacinação contra a dengue. O MVPI acontece em todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) situados nas cinco regiões do país. Mais de 2,5 mil trabalhadores e trabalhadoras da saúde estão envolvidos na atividade. A imunização deste público exige grande esforço pois residem em áreas de difícil acesso terrestre, acesso fluvial limitado em períodos de estiagem e áreas com acesso estritamente aéreo. No evento de abertura, serão imunizados indígenas na Aldeia Kuahi. No local, vivem 19 famílias que juntas totalizam 85 moradores. Serão oferecidas, ao longo do dia, 2,7 mil doses de rotina e, após o evento, elas serão distribuídas aos polos bases do Oiapoque. Contra a Covid-19, são 1.140 doses que também serão distribuídas. As demais vacinas a serem aplicadas são BCG, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pneumo 23, poliomielite, varicela, difteria e tétano, meningo ACWY, meningocócica C, poliomielite oral, rotavírus, HPV, pentavalente, pneumo 10 e DTPA (para gestantes). De maneira geral, a população indígena foi duramente impactada pela disseminação de fake news contra a vacinação, algo que vem sendo revertido após estratégias desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Exemplo disso é o programa Saúde com Ciência, ação inédita e interministerial que tem foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis, além de ações educativas e voltadas à responsabilização. O programa atua na estratégia de recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices. A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização. Concomitante às atividades de vacinação, serão ofertados outros atendimentos em saúde, de forma a oportunizar as entradas em território indígena, pelas equipes multidisciplinares e demais categorias profissionais. Serão entregues kits de saúde bucal e haverá atendimento com dentista; distribuição de remédios; atendimento com fisioterapeuta, psicóloga e assistente social; testagens rápidas e leitura de lâminas para malária (resultado sai em 30 minutos); e orientações sobre dengue.

PRF apreende cocaína transportada em mala na BR-116, em Vitória da Conquista

PRF apreende cocaína transportada em mala na BR-116, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Nesta sexta-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal Federal localizou 2,25kg de substância análoga a cloridrato de cocaína em uma mala transportada em um ônibus abordado em Vitória da Conquista. O procedimento de fiscalização foi realizado com o apoio de cães farejadores, Kaleu e Friedel, que identificaram a presença da substância ilícita transportada em uma mala que estava no bagageiro do veículo. O passageiro responsável pela bagagem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município, para aplicação das medidas legais cabíveis. 

Participantes do Pé-de-Meia têm direito à isenção no Enem

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abrirá o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 na segunda-feira, 15 de abril. Os estudantes participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção e precisam fazer a solicitação até 26 de abril, pela Página do Participante. O mesmo período também serve para justificar ausência na aplicação do Enem 2023. Os estudantes da 3ª série do ensino médio público, participando dos dois dias de aplicação das provas do Enem 2024, incluindo eventual reaplicação nas situações excepcionais, terão direito ao incentivo, no valor de R$ 200, após a conclusão do ensino médio, que será depositado na conta-poupança em que o estudante recebe os demais incentivos do programa. Para a isenção de taxa, é necessário que o participante atenda a um dos seguintes requisitos: estar matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; ser membro de família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).    

Mega-Sena sorteia R$ 56 milhões neste sábado (13)

Mega-Sena sorteia R$ 56 milhões neste sábado (13)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Mega-Sena sorteia, neste sábado (13), R$ 56 milhões, pelo concurso 2.712. O sorteio da modalidade será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. De acordo com a Caixa, caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, terá uma renda média de R$ 326 mil por mês. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. O valor da aposta simples é de R$ 5,00.

Banco Central lança moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição do Brasil

Banco Central lança moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição do Brasil
Foto: Divulgação/BC

Neste ano, o Brasil comemora 200 anos da sua primeira Constituição, outorgada, em 1824, pelo imperador D. Pedro I. Para celebrar a data, o Banco Central (BC) emitiu uma moeda comemorativa de prata. “Com o lançamento desta moeda, o BC homenageia o Poder Legislativo, celebrando o bicentenário da primeira Constituição, que deu origem à Câmara dos Deputados e ao Senado”, afirma Rodrigo Teixeira, Diretor de Administração. O anverso (frente) da moeda apresenta o livro da primeira Constituição brasileira aberto com suas páginas retratadas em cor sépia, que representa a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito remetem à forma como o livro, há 200 anos, foi redigido. Essa é a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil. O reverso (parte de trás) mostra o prédio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico do Congresso, composto por duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, representa o Poder Legislativo bicameral, modelo proposto já na primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras, de deputados e de senadores, que formavam a Assembleia Geral.

Governador da Bahia entrega pavimentações, kits de saúde e centro de comercialização de animais em Boquira neste sábado (13)

Governador da Bahia entrega pavimentações, kits de saúde e centro de comercialização de animais em Boquira neste sábado (13)
Foto: Sudoeste Total

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda em Boquira, neste sábado (13), onde inaugura, às 9h, o Centro de Comercialização de Animais e a pavimentação asfáltica no acesso entre o município, no trecho entre o distrito de Santa Rita e o entroncamento da BA-156. Também serão entregues kit odontológico, kit parto e um kit UBS (Unidade Básica de Saúde) para o município. Jerônimo ainda participa da entrega de kits de apicultura, equipamentos hospitalares, uma padaria comunitária para a comunidade de Malhada, um caminhão compactador de lixo e um trator agrícola. Serão autorizados a construção de um empório, restaurante da Agricultura Familiar e sanitários na área anexa ao Centro de Comercialização de Animais, e ainda um projeto de pavimentação asfáltica para três trechos em povoados do município. Durante a agenda será dado por entregue o Sistema de Abastecimento de Água, na Localidade de Pajeú, e a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Localidade Melancia de João Rocha.

Polícia prende homem por violência doméstica e posse de arma em Sento Sé

Polícia prende homem por violência doméstica e posse de arma em Sento Sé
Foto: Ascom-PC

Um homem foi autuado em flagrante pela Delegacia Territorial (DT) de Sento Sé, por violência doméstica e posse ilegal de arma, nesta quarta-feira (10), no bairro de Santa Terezinha. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi apresentado inicialmente na unidade policial por agredir fisicamente sua companheira, que relatou que ele a ameaçava com uma arma de fogo. Com a informação, os investigadores diligenciaram até a residência do casal, onde encontraram um revólver calibre 38, municiado, e duas espingardas de pressão. Na delegacia, o acusado confessou ser o proprietário das armas. O material apreendido foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Já o suspeito, passou por audiência de custódia e foi transferido para o sistema prisional. 

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.