Início Arquivo Abril de 2024

Abril de 2024

Encontramos 306 Notícias

Polícia Civil prende homem que tentou matar o filho de dois meses na Bahia

Polícia Civil prende homem que tentou matar o filho de dois meses na Bahia
Foto: Ascom-PC

A prisão preventiva de um homem que estava com um mandado em aberto por tentar matar o filho de dois meses resultou na 37ª ação realizada no âmbito da Operação Argus. O suspeito foi localizado em Barra de Pojuca, município de Camaçari, na quinta-feira (11), por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro, as investigações apontaram que o homem envenenou com chumbinho a chupeta do bebê por não aceitar a paternidade da criança, que foi socorrida e medicada a tempo. O crime ocorreu em outubro de 2010. "Interrogado sobre os fatos, o investigado disse, à época, que a intenção era apenas dar um susto na mãe da criança", ressaltou a delegada. A aplicação de recursos tecnológicos possibilitou o cumprimento da ordem judicial contra o suspeito, expedida pelo 2º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Salvador. O homem passou pelos exames de lesões corporais de praxe no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foi encaminhado à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), ficando à disposição da Justiça

Vitória da Conquista segue no topo do ranking de registros de dengue Bahia, diz Sesab

Vitória da Conquista segue no topo do ranking de registros de dengue Bahia, diz Sesab
Foto: Sesab

O município de Vitória da Conquista segue liderando os casos de Dengue na Bahia. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Conforme a pasta, ao todo, até esta sexta-feira (12), eram 19.879 casos prováveis da doença no município do sudoeste baiano. Vitória da Conquista lidera também o número de óbitos por dengue, totalizando oito mortes, o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia. Salvador e Feira de Santana ocupam a segunda e terceira posições em números de casos prováveis, com 6.168 e 5.076 registros, respectivamente. Feira de Santana ainda registra três óbitos, somando, desta forma quase, 30% quando das mortes quando acrescido aos registros de Vitória da Conquista. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,8%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1). Até esta sexta-feira (12), houve o registro de 128.999 casos prováveis de dengue na Bahia.

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami
Foto: Reprodução/Gov-BR

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas e garantir a proteção do território e da população indígena. A peça-chave é o combate à logística arquitetada pelos criminosos para acessarem as riquezas da maior terra indígena do Brasil, situada na Amazônia. Esta é mais uma etapa do trabalho que vem sendo feito com a coordenação da Casa de Governo, em Boa Vista (RR). O cerco aos criminosos nos últimos 36 dias, de 4 de março a 10 de abril, foi intensificado e o balanço da megaoperação, que já envolve uma equipe de 343 pessoas (maior parte militares), apresenta um saldo determinante para as próximas etapas de trabalho. O levantamento apresentado pela Casa de Governo contém as medidas realizadas pela operação Catrimani II, das Forças Armadas, e pelos órgãos que atuam no processo de desintrusão. Apreensões e inutilizações de bens, autuações, embargos e prisão compõem a lista. Foram inutilizados 38,4 mil litros de óleo diesel e 6,6 mil litros de gasolina de aviação, combustíveis que seriam usados pelo garimpo ilegal. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) realizou a fiscalização de nove pontos de abastecimento e 15 postos revendedores de combustíveis, aplicando 19 autos de infração, três autos de interdição e 26 notificações. A destruição de 200 motores, 36 geradores de energia e 49 acampamentos desmonta a infraestrutura base do crime. A identificação de 180 pistas de pouso clandestinas somada à destruição de quatro aeronaves comprovam a demanda do garimpo ilegal por transporte aéreo. O piloto de um helicóptero destruído pelo Exército foi preso e a Justiça Federal manteve a prisão. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou a fiscalização de 121 aeronaves, com duas apreensões. A outra forma possível de se acessar a terra Yanomami é por meio fluvial, que despende muito mais horas de trajeto. Nas ações de fiscalização, 12 balsas foram destruídas outras três foram apreendidas. "Os resultados já alcançados em 2024 mostram um trabalho articulado, planejado e coordenado. A determinação do presidente Lula é que o Estado assegure a paz e a proteção dos Yanomami. Seguimos com o compromisso de cuidar das comunidades indígenas, preservar o meio ambiente, a Amazônia e a Terra Yanomami", afirmou o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, responsável pela articulação dos órgãos federais envolvidos. Os garimpeiros ilegais, além do ouro, miram a retirada de cassiterita do solo indígena. Com grande aproveitamento na indústria, trata-se de um valioso produto no mercado internacional. A força-tarefa federal apreendeu 7,3 mil quilos de cassiterita no período. A comunicação entre os criminosos também foi dificultada a partir da apreensão de 24 antenas Starlink, meio usado em locais isolados, como a TIY.

Governo da Bahia sanciona leis que democratizam acesso de pessoas com autismo a eventos culturais

Governo da Bahia sanciona leis que democratizam acesso de pessoas com autismo a eventos culturais
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) agora têm direito a salas de cinemas adaptadas e meia-entrada em eventos culturais, artísticos e desportivos na Bahia. As novas leis, que envolvem a qualificação do acesso de pessoas com autismo a diversas atividades, foram sancionadas no último sábado (6), pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e já estão em vigor.





A lei nº 14661/2024, que dispõe sobre a realização de sessão de cinema adaptada à pessoa com TEA, orienta que deverão ser obedecidas as seguintes determinações (art 2°):





I – não serão exibidas publicidades comerciais;





II – as luzes deverão estar levemente acesas;





III – o volume de som deverá ser reduzido;





IV – as pessoas com TEA e seus acompanhantes terão acesso irrestrito à sala de exibição; 





No art 3º é dito, ainda, que “as sessões de cinema deverão ser identificadas com o símbolo mundial do TEA, a ser afixado na entrada da sala de exibição”. O descumprimento pode gerar penalidades para as empresas, sendo a multa fixada entre R$1.000 e R$3.000.





Já a lei n° 14.660/2024 garante a meia-entrada para pessoas com TEA, e um acompanhante, em eventos culturais, artísticos e desportivos realizados na Bahia. A pessoa com autismo deverá apresentar documento oficial comprobatório do diagnóstico na compra do ingresso, que pode ser a Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), também lançada pelo governador no dia 6.





O acompanhante deverá ser maior de idade, bem como comprovar parentesco ou a responsabilidade legal da pessoa com TEA. Todos os tipos de eventos elencados na lei deverão disponibilizar pelo menos 2% do total de ingressos disponíveis para atender a regra. O descumprimento pode acarretar advertência, multa e, caso se registre reincidência, suspensão das atividades da empresa ou estabelecimento.





No âmbito do Governo do Estado, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) coordena as políticas públicas direcionadas para as Pessoas com TEA. Através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) são emitidos o Passe Livre Intermunicipal e a Ciptea, que permitem benefícios como a gratuidade nos transportes rodoviários, aquaviários, metroviários e entre outros, e o reconhecimento de prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados.





“Enquanto sociedade, temos êxito quando entendemos que é preciso defender o direito de pessoas com autismo a uma vida plena. O acesso às artes nos engrandece como humanidade, e é por isso que todas e todos devem ter as condições para participar e se integrar em atividades culturais. Nesse sentido, é importante que o poder público determine que os espaços onde ocorrem as expressões artísticas estejam preparados para acolher, com dignidade e efetividade, este grupo. Sancionar estes projetos é um avanço, certamente reconhecidos pelas organizações e entidades da sociedade civil que lutam pelos direitos das pessoas com TEA”, comentou Felipe Freitas, secretário da SJDH, sobre as novas regras.

Operação pré-micareta cumpre mandados em pousadas usadas para distribuição de drogas em Feira de Santana

Operação pré-micareta cumpre mandados em pousadas usadas para distribuição de drogas em Feira de Santana
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Quatro pousadas foram alvos da operação Pré-Micareta ‘Infernalis Taberna’, deflagrada entre equipes das Polícias Civil e Militar, na tarde de quinta-feira (11), em Feira de Santana. Investigações apontaram que os estabelecimentos, localizados próximos ao Circuito Maneca Ferreira, eram usados como ponto de venda de drogas. Dois mandados de prisão contra uma dupla suspeita de um crime de lesão corporal seguido de morte, ocorrido em janeiro de 2023, motivado por disputa de drogas, foram cumpridos. Conforme o titular da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana), delegado Yves Correa, os investigados espancaram a vítima até a morte. “Eles integram um grupo responsável por vender drogas naquela região. A ação pré-Micareta para evitar que os entorpecentes sejam distribuídos durante a festa foi exitosa”, destacou o delegado. Outros três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Uma pessoa foi presa em flagrante com porções de entorpecentes. A ação contou com a participação de integrantes da 1ª Coorpin, Catis Sede e Sertão, DTE, Decarga, DRFR e DHPP de Feira, Rondesp Leste, Cipe Leste, 64ª CIPM e Esquadrão Asa Branca.

Governo anuncia medidas estratégicas para prevenção aos incêndios florestais na Chapada Diamantina

Governo anuncia medidas estratégicas para prevenção aos incêndios florestais na Chapada Diamantina
Foto: Ascom/Sema

Cenário de uma das maiores riquezas naturais do Brasil, a Chapada Diamantina foi palco, nesta quinta-feira (11), do início da Caravana Bahia Sem Fogo e anúncio de uma série de ações estratégicas e inovadoras adotadas, pelo Governo do Estado, para prevenção e redução dos impactos causados pelos incêndios florestais. As medidas foram apresentadas na sede do Consórcio Chapada Forte, em Andaraí (423 km de Salvador), com a presença de gestores municipais, associações de brigadas, educadores, comerciantes e representantes de organizações sociais da região. Na abertura do encontro, a diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, falou que a Caravana busca integrar esforços e sensibilizar a sociedade sobre a importância de práticas sustentáveis e da preservação ambiental. “Neste momento tão importante, de comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, trago aqui um compromisso do secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins, em ampliar, ainda mais, as parcerias com os municípios e as brigadas voluntárias, como uma resposta efetiva do Estado, mobilizando recursos, técnicos e conhecimentos para beneficiar as comunidades e proteger os recursos naturais da Chapada”, enfatizou. “A Caravana Bahia Sem Fogo se destaca com várias frentes de atuação, uma verdadeira força-tarefa envolvendo órgãos públicos das áreas de meio ambiente, educação, saúde, segurança pública (bombeiros militares), defesa civil e, principalmente, o engajamento da população e das prefeituras”, completou a diretora. Anfitrião do encontro, o presidente do Consórcio e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, agradeceu a presença dos gestores e técnicos do Estado e de cada município. “Parabenizo o Governo do Estado por essa iniciativa, ao tempo que agradeço pelo reconhecimento na escolha do nosso município para o ponto de partida desta Caravana”. O gestor ressaltou ainda a atuação constante da Sema e explicou que os incêndios afetam diretamente o meio ambiente e também a economia de toda a região. “Já somos parceiros da Sema no Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) e agora nesse trabalho contínuo de prevenção e educação ambiental. As cidades associadas ao Chapada Forte tem na cadeia do turismo ecológico uma importante fonte de renda e geração de empregos, seja na atividade dos guias, nos restaurantes, pousadas, artesanato, entre outros atrativos. Por isso, a importância desta Caravana, antecipando o plano de prevenção para que os municípios estejam preparados a chegada do período mais crítico”. O projeto vai levar aos 11 municípios mais afetados pelos incêndios um conjunto de atividades com as temáticas de educação ambiental, práticas de manejo do solo sem o uso do fogo e realizar a entrega qualificada de materiais socioeducativos (vídeo, álbum seriado e folders), além de equipamentos de Proteção Individual e Coletivos para fortalecer a atuação das brigadas. Um dos mais antigos brigadistas da Chapada, Janildes Xavier (Janú), de 67 anos, membro da brigada Jardel Novaes de Ibicoara, não escondeu a emoção ao lembrar das dificuldades enfrentadas no passado. “Hoje a coisa é bem diferente daquele tempo, a gente apagava fogo com ramo, nos últimos anos recebemos vários equipamentos fornecidos pelo Bahia Sem Fogo, evoluímos muito. É emocionante estar aqui vivenciando este projeto de prevenção, vendo que os novos e antigos companheiros das brigadas vão ter a oportunidade de aprender e também ajudar com nosso conhecimento”. Já o guia turístico e membro da Brigada Voluntária Marchas e Combates de Mucugê, Guido Paraguassu, falou das expectativas com as novas atividades propostas pelo Bahia Sem Fogo. “Vi que é uma abordagem focada mais na prevenção, estamos à disposição para atuarmos juntos, levando a experiência de 15 anos da brigada, mostrando o trabalho que realizamos de orientações a turistas e moradores sobre os cuidados de não poluir e nem acender fogo nas trilhas, assim como o mapeamento de nossas nascentes para que a vegetação ao seu redor seja protegida”, explicou. Serão realizadas capacitações, rodas de conversas e sensibilização nas escolas, sindicatos rurais, nas sedes das brigadas voluntárias, associações de guias e agricultores, e demais entidades envolvidas. Além de Andaraí, são contemplados os municípios de Ibicoara, Palmeiras, Iraquara, Abaíra, Piatã, Rio de Contas, Lençóis, Mucugê, Barra da Estiva e Livramento de Nossa Senhora.

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13)

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13)
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

A Bahia se prepara para o Dia D da vacinação contra a gripe, que acontece neste sábado (13) em cerca de 300 municípios baianos. A iniciativa une o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde. Para marcar o Dia D, a Sesab vai realizar ações no município de Lauro de Freitas, com a presença do Zé Gotinha. As iniciativas vão acontecer a partir de 9h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) São Judas Tadeu, no bairro de Itinga, e, logo depois, Vida Nova, no Caji. As secretarias municipais definem o horário de funcionamento e também se irão oferecer outras vacinas, de acordo as estratégias de cada município. “Sugerimos que as pessoas se informem com as secretarias sobre os horários e os postos em que haverá a vacinação”, afirma Vânia Rebouças, coordenadora de Imunização da Sesab. Segundo definição do Ministério da Saúde, o público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; comunidades quilombolas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.   “Na Bahia, este público-alvo é de cerca de 5 milhões de pessoas. Já recebemos mais de 2,7 milhões de doses, mas apenas cerca de 360 mil doses foram aplicadas, ou seja, 7% do público-alvo”, revela Vânia.

Parceria entre clubes e Governo da Bahia garante a participação do Itabuna na série D do Campeonato Brasileiro

Parceria entre clubes e Governo da Bahia garante a participação do Itabuna na série D do Campeonato Brasileiro
Foto: Ascom/Setre

Uma parceria celebrada nesta quinta-feira (11), entre o Esporte Clube Vitória e Itabuna Esporte Clube, juntamente com o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), permitirá que o time do Sul do estado participe da série D do Campeonato Brasileiro. Passando por dificuldades financeiras, o Itabuna corria o risco de não disputar o torneio e, agora, pode contar com a equipe Sub-20 do Vitória que, por sua vez, montará um núcleo de divisão de base na região. Ao lado disso, o Governo cederá o estádio público de Pituaçu, em Salvador, para que o Itabuna realize os jogos. Em coletiva no Estádio Manoel Barradas (Barradão), o secretário da Setre, Davidson Magalhães, disse que a parceria faz parte do esforço do Estado de fortalecer o futebol baiano. “Um time do interior, por coincidência, da  minha cidade, foi o primeiro time que eu vi jogar, que é o Itabuna Esporte Clube, e que não tinha condições materiais. Nós sabemos das dificuldades financeiras dos clubes, especialmente o que o interior passa. Não tinha como disputar a série D. E aí veio essa parceria com o Vitória, que eu acho muito importante que outras parcerias deste tipo surjam para fortalecer ainda mais os clubes do interior do nosso estado. Nós entramos nessa parceria com a concessão do estádio de Pituaçu, que é um estádio público”, disse o secretário. O presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, disse que a união com o Itabuna Esporte Clube visa fortalecer a base do clube, montando um núcleo no sul do estado, descentralizando, assim, a marca do Vitória pelo interior baiano. Nas palavras de Mota, trata-se da “celebração de um casamento” com o Itabuna. “Sim, a parceria é longa, duradoura, a gente pretende que isso vá longe. Não só revelar atletas, mas ajudar o Itabuna a voltar para a série A do campeonato baiano. É uma parceria, um casamento que está sendo celebrado”. O presidente do Itabuna Esporte Clube, Rodrigo Xavier, lembrou que o time foi rebaixado no Campeonato Baiano da 1ª divisão e consequentemente, enfrenta as dificuldades financeiras para participar da série D, o que acarretaria punições e multas. Ele ressaltou o apoio do Governo do estado e celebrou a união de duas marcas fortes do futebol. “É uma marca forte do interior da Bahia e uma marca forte da nossa capital , do nosso país, que se unem para que a gente possa fazer um belo trabalho. Temos um espaço na sede social muito bom, com dois campos. A perspectiva é evoluir e tornar Itabuna cada vez mais forte assim como o Vitória. Estamos confiantes que vamos fazer uma bela disputa e quem sabe, o ano que vem, a gente possa estar na série C do campeonato brasileiro”.

Sites falsos cobram taxas indevidas para inscrição no programa Pé-de-Meia

Sites falsos cobram taxas indevidas para inscrição no programa Pé-de-Meia
Foto: Divulgação

Páginas falsas na internet estão cobrando valores indevidos a serem pagos por meio de Pix para inscrição no programa Pé-de-Meia. De acordo com a Caixa Econômica Federal, não há site para cadastro ou inscrição de estudantes no Pé-de-Meia e nem cobrança de taxa para participar. Essas páginas estão aparecendo em mecanismos de busca e podem ser identificadas por um detalhe que vale a pena prestar atenção. O endereço eletrônico dos sites usados para o golpe possuem domínios do tipo “.com”. Diferentemente de sites oficiais de órgãos do Governo Federal, os quais geralmente utilizam o domínio “.gov.br”. Para acessar o programa Pé-de-Meia, o estudante basta ter CPF, estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Aqueles que se beneficiam por essa iniciativa do governo federal serão a prioridade nesse início do Pé-de-Meia. A habilitação do estudante elegível ao Pé-de-Meia será realizada mediante cruzamento das informações de matrícula (transmitidas pelos sistemas de ensino estaduais, distrital e municipais e pelas instituições federais que ofertam o ensino médio) com os dados do Bolsa Família. Dessa forma, as redes ofertantes deverão colaborar com o MEC na execução do Pé-de-Meia, por meio de assinatura de termo de compromisso para compartilhamento de informações dos matriculados no ensino médio e, quando for o caso, de seus representantes legais. A cooperação dos sistemas de ensino possibilitará o acesso desses alunos ao incentivo financeiro, conforme previsto na Lei n. 14.818/2024, que instituiu o respectivo Programa. O Ministério da Educação (MEC) iniciou, no final de março, o pagamento do primeiro incentivo financeiro-educacional do Programa Pé-de-Meia, ano-referência 2024: o Incentivo-Matrícula. Para recebê-lo, o estudante não precisa se cadastrar, basta ter CPF, estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Aqueles que se beneficiam por essa iniciativa do governo federal serão a prioridade nesse início do Pé-de-Meia. Ao todo, o Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivos anuais, que chegam a R$ 3 mil por estudante. Ao final do ensino médio, podem atingir até R$ 9.200. Por ano, o beneficiado poderá receber três incentivos financeiro-educacionais: Incentivo-Matrícula, Incentivo-Frequência e Incentivo-Conclusão. Já o aluno do 3º ano do ensino médio que se inscrever e participar dos dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), incluindo eventual reaplicação nas situações excepcionais, também terá direito ao Incentivo-Enem.  

“Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia”, destaca Jerônimo diante de executivos do setor energético

“Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia”, destaca Jerônimo diante de executivos do setor energético
foto: Eudes Benício/GOVBA

A Bahia teve lugar de destaque em um dos principais eventos do país no setor de geração de energia. No Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues foi um dos convidados do primeiro dia do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia promovido pela Forbes Brasil em parceria com a Dominium Produções. Diante da plateia de executivos, lideranças empresariais e especialistas do mercado, o desempenho expressivo da Bahia e o potencial que o estado possui para ampliação da geração de energias limpas foram destacados pelo governador. Além de abordar o papel social e econômico que os empreendimentos de geração de energia possuem, Jerônimo ressaltou o cenário baiano e números que expressam a capacidade do estado no setor. “Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia. E uma das respostas mais importantes que precisamos dar a momentos como esse fórum é o nosso interesse em construir uma agenda, uma pauta favorável à transição energética. É fundamental a nossa responsabilidade nesse processo.” Com o tema “Transição Energética e COP 30 - O que os Estados podem oferecer?”, o painel foi moderado por Marcelo Moraes, CEO Fórum Brasileiro de Líderes em Energia e contou também com a participação da governadora do Rio Grande de Norte, Fátima Bezerra e de Felipe Peixoto, secretário estadual de Energia e Economia do Mar, do Rio de Janeiro. A governadora do Rio Grande do Norte destacou o papel decisivo da Região Nordeste no cenário de geração de energia de fontes renováveis no Brasil. “O Nordeste cumpre uma função do ponto de vista econômico e social que é, inclusive, de suprir a escassez de energia de outras regiões”, disse Fátima Bezerra. Cerca de 200 CEOs das maiores empresas de energia do Brasil devem estar reunidos no evento que segue até a sexta-feira (12), discutindo e incentivando investimentos robustos em energia renovável, principalmente eólica (on e offshore), fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde. Parlamentares e governadores de outros estados também estão entre os convidados para a sequência de painéis. A Bahia é um dos estados líderes na geração de energia das fontes eólica e solar, com quase 10GW de eólica instalados e mais de 2GW de solar. Com a projeção dos empreendimentos já em implantação, em breve o estado chegará aos 50GW de capacidade instalada dessas duas fontes. A matriz elétrica da Bahia já é 93% renovável em termos de capacidade instalada, sendo a maior participação de fonte eólica, com 49%. Na geração de energia, a contribuição das fontes renováveis chega a ultrapassar 95% entre os meses de abril e setembro, período com ventos mais fortes.

Estimativa cai 0,8% e prevê safra de 298,3 milhões de toneladas em 2024

Estimativa cai 0,8% e prevê safra de 298,3 milhões de toneladas em 2024
Foto: Jaelson Lucas/AEN-PR

A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve ser de 298,3 milhões de toneladas em 2024, segundo a estimativa de março do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE. Isso representa uma produção 5,4% menor do que a obtida no ano passado (315,4 milhões de toneladas). Na comparação com a estimativa de fevereiro, houve uma queda de 0,8% ou de 2,3 milhões de toneladas. A produção de soja, principal commodity do país, caiu 1,6% na comparação com o previsto em fevereiro e deve chegar a 146,9 milhões de toneladas. Essa quantidade equivale a uma retração de 3,3% na comparação com o total produzido no ano passado. O resultado negativo é explicado especialmente pela presença de fenômenos climáticos como o El Niño. A produção do milho, que deve somar 116,1 milhões de toneladas em 2024 caiu 0,6% na comparação com o estimado no mês anterior e 11,4% em relação ao produzido em 2023, quando consideradas as duas safras. Já a safra do arroz deve crescer 1,7% na comparação com o produzido do ano passado, alcançando 10,5 milhões de toneladas. Juntos, a soja, o milho e o arroz respondem por 91,6% da produção de grãos no país. Por sua vez, a produção do feijão também deve crescer, atingindo 3,3 milhões de toneladas, somadas as três safras. Essa quantidade representa um crescimento de 2,8% na comparação com o estimado no mês anterior e de 11,1% com o produzido no ano passado. Para Barradas, a safra da leguminosa será suficiente para prover o consumo interno do país neste ano. Outros destaques em relação à estimativa de fevereiro foram a cevada (aumento de 12,3% ou 50,8 mil toneladas), a aveia (4,6% ou 53,3 mil toneladas), a primeira safra da batata (3,8% ou 63,5 mil toneladas), o trigo (3,3% ou 318,6 mil toneladas) e o café canephora (3,2% ou 34,9 mil toneladas). Por outro lado, entre as quedas, destaca-se a uva (-9,9% ou -159,0 mil toneladas). A retração na estimativa é relacionada a problemas climáticos no Sul, principal região produtora da fruta no país. A área a ser colhida caiu 0,2% (ou 125,5 mil hectares) na comparação com a de 2023, totalizando 77,7 milhões de hectares. Houve retração na área do milho (-5,8%), do trigo (-6,6%) e do sorgo (-4,4%).  Ante a estimativa de fevereiro, a queda foi de 0,4% no país, o que representa 286,0 mil hectares. 

Caixa paga abono salarial ano-base 2022 à trabalhadores nascidos em março e abril a partir da próxima segunda-feira (15)

Caixa paga abono salarial ano-base 2022 à trabalhadores nascidos em março e abril a partir da próxima segunda-feira (15)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal inicia, na próxima segunda-feira (15), o pagamento do Abono Salarial 2024, referente ao ano-base 2022, para os nascidos em março e abril. O crédito do benefício é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Neste mês, serão pagos R$ 4 bilhões aos trabalhadores. Os valores do Abono Salarial variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2022. Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito, automaticamente, em sua conta do banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital. A movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo Aplicativo Caixa Tem, que permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.

Investigado por estuprar as netas em Bom Jesus da Lapa é preso em Goiás

Investigado por estuprar as netas em Bom Jesus da Lapa é preso em Goiás
Foto: Ascom/PC

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Bahia e de Goiás resultou na prisão de um homem suspeito de abusar das netas de 10 e 13 anos. As informações são da Polícia Civil. Ele teve o mandado cumprido na cidade de Trindade, localizada naquele estado do Centro-Oeste do Brasil. A prisão ocorreu após o pai das vítimas registrar uma ocorrência na Delegacia Territorial (DT) de Bom Jesus da Lapa, unidade responsável pela investigação. A adolescente contou que foi estuprada pelo avô e que era ameaçada de morte por ele. A criança de dez anos apresentou baixo rendimento escolar e mudança no comportamento, o que chamou à atenção de professores e familiares. Após troca de informações entre a delegacia de Bom Jesus da Lapa com a Polícia Civil de Goiás, a ordem judicial foi cumprida. O homem já passou pelos exames de lesões corporais de praxe e está à disposição da Justiça de Goiás estado, aguardando recambiamento para a Bahia.

Premiações de vinhos baianos estimulam enoturismo na Chapada Diamantina

Premiações de vinhos baianos estimulam enoturismo na Chapada Diamantina
Foto: Ascom/Setur

A vinícola UVVA, localizada na Fazenda Progresso, em Mucugê, na zona turística Chapada Diamantina, segue ampliando o catálogo de premiações internacionais, em apenas dois anos de produção. Em março, o seu Chardonnay 2022 conquistou a medalha de ouro no Vinalies 2024, um dos concursos de vinhos mais importantes do mundo, realizado na França; e a medalha de prata no Chardonnay du Monde 2024, outra competição francesa, conhecida pelo nível de exigência em atestar, exclusivamente, a uva Chardonnay. A vinícola já lançou 12 rótulos, entre vinhos tintos, brancos e espumantes, conquistou 27 prêmios nacionais e internacionais e recebeu 15 mil turistas em suas instalações. “Contribuir para o desenvolvimento do turismo na Bahia é um dos objetivos da nossa vinícola, um equipamento que estimula o crescimento regional, através do enoturismo. Seus vinhos e experiências permitem colocar Mucugê e a Chapada Diamantina em evidência no cenário nacional e internacional, adicionando um novo dinamismo econômico à região”, declarou o CEO da UVVA, Fabiano Borré. Na zona rural de Mucugê, os turistas podem vivenciar a experiência da imersão na vinícola UVVA, que fica a 26 quilômetros de distância do município. O roteiro inclui tours para diferentes perfis de visitantes, sempre conduzidos por enólogos. Do prédio do empreendimento se avistam os parreirais e, ao fundo, a exuberante Serra do Sincorá, com seus mais de 80 quilômetros de extensão. O local também dispõe de restaurante, loja de produtos do segmento e espaço destinado a exposições de arte. Uma equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) esteve em Mucugê para ações do projeto “Avança Turismo Bahia”, que visa qualificar destinos nas 13 zonas turísticas do estado. Durante uma semana, foram realizadas capacitações de profissionais e empreendedores, visitas técnicas a pontos atrativos naturais e vinícolas, levantamento da oferta e qualidade da hotelaria, além do estímulo ao registro no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). “Mucugê tem grande potencial, que vai além de belas paisagens e trilhas, com a oferta de experiências incríveis na zona rural, em fazendas que produzem frutas vermelhas. A produção de vinhos também cresceu na região, estimulando o enoturismo. Nosso projeto visa garantir a satisfação do turista que escolhe esse destino”, explicou a superintendente de Promoção e Serviços da Setur-BA, Fabíola Paes Leme. As ações do “Avança Turismo Bahia” na Chapada Diamantina aconteceram, também, em Ibicoara, incluindo capacitação para o atendimento no segmento LGBTQIAP+ e um encontro com o trade turístico, que teve a participação de representantes de Itaetê e Barra da Estiva.

Safra de grãos na Bahia é estimada em 11,3 milhões de toneladas

Safra de grãos na Bahia é estimada em 11,3 milhões de toneladas
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao mês de março, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 11,3 milhões de toneladas para 2024. O número representa um recuo de 6,8% na comparação com a safra de 2023 – que registrou o melhor resultado da série histórica. As áreas plantada e colhida estão estimadas em 3,55 milhões de hectares (ha), com avanço de 0,6% em relação à safra de 2023. Assim, o rendimento médio esperado (3,19 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia é estimado em 7,3% a menos na mesma base de comparação. A produção de algodão (caroço e pluma) está estimada em 1,78 milhão de toneladas, que representa aumento de 2,4% em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra aumentou 4,1%, alcançando 379 mil ha em relação à safra de 2023. O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,35 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 2,8% sobre o verificado em 2023. A área plantada com a oleaginosa no estado está projetada em aproximadamente 2,0 milhões de ha. As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 2,42 milhões de toneladas, o que também representa declínio de 21,7% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 18,5% em relação à estimativa da safra anterior de 698 mil ha. A primeira safra do cereal está projetada em 1,74 milhão de toneladas, 25,8% abaixo do que foi observado em 2023. Já o prognóstico para a segunda safra é de um recuo de 8,6% em relação à colheita anterior, totalizando 681 mil toneladas. Para lavoura do feijão espera-se avanço de 1,0%, na comparação com a safra de 2023, totalizando 241 mil toneladas. O levantamento tem estimativa de 419 mil ha plantados, 0,5% maior que a da safra anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (143 mil toneladas) seja 0,5% inferior à de 2023, e que a segunda safra (98 mil toneladas) tenha uma variação positiva de 3,2%, na mesma base de comparação. Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou produção de 5,54 milhões de toneladas, revelando aumento de 1,4% em relação à safra 2023. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 123 mil toneladas, apontando um avanço de 2,7% na comparação com a do ano anterior. Em relação ao café, está prevista a colheita de 270 mil toneladas este ano, 9,4% acima do observado no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 116 mil toneladas, com variação anual de 15,7%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora teve previsão de 153 mil toneladas, 5,1% acima do nível do ano anterior. As estimativas para as lavouras de banana (920 mil toneladas), laranja (628 mil toneladas) e uva (62 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações de 0,7%, -1,0% e -5,4%, em relação à safra anterior. O levantamento ainda indica uma produção de 925 mil toneladas de mandioca, 1,4% menor à de 2023. A produção de batata-inglesa, estimada em 335 mil toneladas, apresenta acréscimo de 0,9%; e a do tomate, estimada em 182 mil toneladas, aponta alta de 1,5% na comparação com a do ano anterior.

App Preço da Hora Bahia auxilia na pesquisa de valores de mercadorias em Vitória da Conquista

App Preço da Hora Bahia auxilia na pesquisa de valores de mercadorias em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Sefaz-BA

Itens como combustíveis, remédios e alimentos comercializados em Vitória da Conquista podem ser encontrados com os menores preços na busca do aplicativo Preço da Hora Bahia, do Governo do Estado. Em uma pesquisa realizada pelo aplicativo tendo como base o centro de Conquista, o preço da gasolina comum, por exemplo, pôde ser encontrado com uma diferença de 17%, enquanto a do etanol foi de 36%. Já um extrato de própolis vendido em farmácias, de marca conhecida, foi encontrado com uma variação de 30,7% no valor. Uma cerveja muito popular de boa qualidade teve uma diferença de 16% no valor, e outros produtos conhecidos vendidos em supermercados, considerando-se as mesmas marcas, tiveram a seguinte variação na pesquisa: água sanitária de um litro (60,4%), refrigerante de dois litros (26,5%), um quilo de arroz (29,6%) e manteiga de 500 gramas (24,9%). A ferramenta está disponível para download gratuito em celulares Android e iOS, e também pode ser acessada no site precodahora.ba.gov.br. As informações têm como base as últimas compras registradas pelo sistema de emissão de notas fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). A busca, que abrange um raio de até 30 quilômetros da localização do usuário, pode ser realizada pelo código de barras ou digitando-se o nome do produto. O usuário ainda pode verificar o horário mais adequado para realizar a compra, além da rota para se chegar ao estabelecimento e o telefone de contato.

Vendas do varejo baiano retrairam 1,4% em fevereiro

Vendas do varejo baiano retrairam 1,4% em fevereiro
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O comércio varejista baiano retraiu suas vendas em 1,4% em fevereiro de 2024 frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. Já no nacional houve avanço de 1%, considerando a mesma base de comparação. Com relação a igual mês do ano anterior, a Bahia apresentou a taxa expressiva de 12%, sétimo melhor resultado em termo de magnitude da taxa dentre os estados, e 16º mês consecutivo a registrar comportamento positivo. No Brasil, na mesma base de comparação, as vendas expandiram em 8,2%. No bimestre, as variações também foram positivas em 11,9% e 6,1%, respectivamente no âmbito estadual e federal. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.  Em relação ao ano anterior, a expansão nas vendas do varejo em fevereiro revela que o setor segue influenciado por fatores positivos como juros mais baixos, mercado de trabalho mais forte, transferências governamentais, e melhora do nível de endividamento. Nessa análise, o destaque para o resultado das vendas nesse mês de fevereiro foi de Hipermercados, supermercados, produtos, segmento de maior peso para o setor. Mesmo diante de uma inflação ainda elevada, e de uma retração no nível de confiança do consumidor. De acordo com os dados do IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou nos meses de janeiro e fevereiro de 2024 as taxas de 0,42% e 0,83%, respectivamente. E segundo a Fundação Getúlio Vargas o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou em 1,1 ponto em fevereiro, passando para 89,7 pontos, menor nível desde maio de 2023 (89,5 pontos).

Colégio de Rio de Contas monta litoteca para estudos geológicos com participação da UFBA, de indígenas e quilombolas

Colégio de Rio de Contas monta litoteca para estudos geológicos com participação da UFBA, de indígenas e quilombolas
Foto: Ascom/SEC

Aproximar o conhecimento da pesquisa acadêmica com a vivência ancestral dos povos tradicionais que habitam na região de Rio de Contas é a proposta das professoras de Biologia, Dilcinéia Anjos, e de Química, Naiara Ramos, com a Litoteca Intercultural do Colégio Estadual Carlos Souto (CECS). O projeto, lançado no início de março, no município de Rio de Contas, será implantado dentro da biblioteca da escola e terá a exposição de materiais, como amostras de tipos diferentes de solos, pedras, argilas e minerais. A ponte entre os saberes geológicos e culturais da região é uma iniciativa inédita na rede estadual de ensino e está sendo possível graças à parceria com o Instituto de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ao apoio dos povos tradicionais, como lideranças quilombolas e indígenas do Território de Identidade da Chapada Diamantina. Para a comunidade escolar do CECS, a litoteca tem uma dimensão bem maior do que seu próprio significado, que vem de lithos – rocha e teca – local de armazenamento. A ideia de sua criação veio para complementar a linha sustentável permeada pela escola, onde os 520 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) abraçam os princípios da permacultura — utilização dos recursos naturais de forma eficiente que preserve o meio ambiente, como a criação de horta orgânica; captação de água de chuva; e viveiros de mudas nativas da região.

Colégio de Rio de Contas monta litoteca para estudos geológicos com participação da UFBA, de indígenas e quilombolas
Foto: Ascom/SEC

“O projeto fortalece o saber científico e promove o respeito pela diversidade cultural e a valorização dos saberes tradicionais dos povos indígenas e quilombolas, contribuindo também para uma educação mais inclusiva e contextualizada”, explica a professora de Biologia, Dilcinéia Anjos. Segundo ela, o projeto irá proporcionar uma oportunidade única de aprendizagem para os alunos, que passam a compreender o ensino da Geologia em um contexto intercultural. “A colaboração de integrantes das comunidades indígenas e quilombolas será fundamental para aprimorar o entendimento do espaço e dos territórios em que vivemos”, ressalta, referindo-se à região do Rio de Contas, que, além da importância histórico-cultural, também forma um dos mais importantes geoparques brasileiros. As estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Stefany da Silva Santos e Andrea Luzia Ribeiro Nunes, ambas de 17 anos, estão animadas com o projeto e aguardam ansiosas para o início das atividades em campo. Para elas, além de levar os estudantes a conhecerem na prática o conteúdo teorizado em sala de aula, será uma oportunidade de reconhecer tipos diferentes de amostras geológicas e seu vínculo com a história da região. “É uma forma de preservar e transmitir conhecimentos sobre a história dos povos tradicionais da região, que é importante tanto para a escola quanto para a cidade”, esclarece Stefany. Sua colega Andrea acrescenta: “O projeto em si tem uma bagagem não só cultural e científica, como proporciona o contato com outros saberes, proporcionado pela Geologia”. Todo o material da litoteca será coletado durante as aulas de campo, que serão acompanhadas por estudantes do Instituto de Geologia da UFBA e por representantes das comunidades tradicionais do território. “Será enriquecedor para eles conhecerem a história do relevo da região onde vivem e suas particularidades, ainda mais porque estarão acompanhados por representantes dos povos indígenas e quilombolas, que utilizam, por exemplo, o barro para a extração de tinta natural para pintar suas casas”, ressalta a professora.

Monitora de transporte escolar denuncia atraso no pagamento em Livramento de Nossa Senhora

Monitora de transporte escolar denuncia atraso no pagamento em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/FNDE

Uma monitora do transporte escolar de Livramento de Nossa Senhora, denunciou atraso no pagamento para a categoria. A denúncia foi feita à Rádio Portal Sudoeste nesta quarta-feira (10). A mulher, que não teve identidade divulgada, alegou que todos os monitores já estão com dois meses sem receber pelo serviço prestado. Ainda segundo informações da denunciante, os monitores de todas as rotas já foram credenciados e já assinaram o contrato de prestação do referido serviço, porém até o momento não receberam o valor que foi estipulado de R$ 900,00. De acordo com a emissora, ao questionar o porquê do atraso no pagamento, a informação que os prestadores de serviço recebem das pessoas que lhes indicaram para o cargo, é de que a culpa é da empresa terceirizada, cujo nome é desconhecido pelos monitores. Revoltada com a situação, a mulher desabafou. “As monitoras trabalham é por que precisa do dinheiro, não para ficar dois meses sem receber um real”, concluiu. O Secretário de Educação do Município de Livramento de Nossa Senhora, Sebastião Fernandes de Oliveira, informou que não compete à Secretaria de Educação efetuar qualquer pagamento e que a pasta apenas envia a folha de pagamento para o setor responsável”. O secretário, segundo a emissora, disse ainda que não tinha conhecimento sobre a falta de pagamento dos monitores. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto.

Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quinta-feira (11)

Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quinta-feira (11)
Foto: Sudoeste Total

Nesta quinta-feira (11), a Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 50 milhões no concurso 2.711. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 290 mil de rendimento no primeiro mês. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa, e no app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. Uma aposta simples custa R$ 5,00.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.