Início Arquivo Março de 2024

Março de 2024

Encontramos 96 Notícias

Plano identifica 18 cidades baianas com alto potencial para se tornarem centros logísticos

Plano identifica 18 cidades baianas com alto potencial para se tornarem centros logísticos
Foto: Ascom/SEI

Nesta quarta-feira (20), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou os resultados dos estudos complementares ao Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia. A entrega aconteceu durante o evento Pensar a Bahia, quando também foram apresentados estudos preliminares nas áreas de logística regional e economia de baixo carbono, e contou com a presença de secretários de Estado, gestores e especialistas de instituições públicas e privadas. O estudo complementar ao Plano Ferroviário foi desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC), por iniciativa da SEI. O trabalho reforça a vocação natural da Bahia para a logística e mapeia 18 municípios baianos com altíssimo potencial para se tornarem centros logísticos e ampliarem a geração de emprego e renda em seus territórios. A análise por aglomerados logísticos destaca o potencial de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Jequié e Juazeiro. Elaborada a partir de indicadores de fluxos, cargas e diversidade de estabelecimentos logísticos, a análise alcançou também as cidades de Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mucuri, Salvador, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. “São locais que já têm atividade logística expressiva, bem acima da média do estado, e geralmente correspondem a entroncamentos rodoviários e/ou porto-aeroviários, são locus privilegiados que, sendo alvo de fomento ao desenvolvimento logístico, têm chance de alcançar maiores desdobramentos”, explicou o especialista da FDC Ramon César. O Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia foi elaborado em 2023, pela FDC, por iniciativa da Seplan e CBPM, e sugere diversas e importantes alterações na malha ferroviária baiana, como a implantação do conceito de carga geral. O documento também indica a necessidade da criação de novos ramais e a unificação da bitola, que atualmente é de um metro, para o padrão nacional que é de 1,60 metros, entre outras recomendações. O novo estudo da FDC complementa o Plano com uma proposta de acesso ao Porto de Salvador e propõe tipologias de plataformas logísticas e modelos de governança para os clusters identificados nos municípios. O estudo também apresenta a análise logística atual de grandes produtos da pauta de importação e exportação, a exemplo da soja, milho, containers e fertilizantes. Como exemplo, mostra que o algodão produzido em Luís Eduardo Magalhães tem 95% de sua carga escoada pelo Porto de Santos e apenas 4% por Salvador. Os especialistas apontaram ainda a existência de poucas linhas regulares para a China e o leste asiático saindo diretamente da Bahia. O material poderá ser consultado em breve no site da SEI. O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, ressaltou que “a SEI está investindo esforços hercúleos para subsidiar o planejamento estratégico de longo prazo. Esse conjunto de informações auxiliará a alta gestão do estado na tomada de decisões e contribuirá para posicionar a Bahia em lugar de destaque nacional, promovendo seu desenvolvimento com inclusão e sustentabilidade”. O secretário da Casa Civil, Afonso Florence, reforçou a importância dos resultados para o planejamento do Estado. “O governador vem retomando uma política de desenvolvimento econômico e industrial que tem no planejamento seu principal instrumente estratégico, com o PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado 2035) e esses insumos são essenciais para consolidarmos novos caminhos para o desenvolvimento”. Já o chefe da pasta do Planejamento, Cláudio Peixoto, avaliou a entrega no contexto da atualização do plano de longo prazo até 2050. “Analisamos tendências globais, de Brasil, novas tendências e incertezas críticas da Bahia, e estamos traçando cenários, identificando nossos ativos, nossas fragilidades. Ação de governo é uma ação planejada. Um evento como este, portanto, nos enche de alegria e nós vamos absorver estes insumos no nosso plano de longo prazo”. “O trabalho sugere que a Bahia poderá acabar com o seu isolamento logístico ao investir em uma estratégia multimodal”, sintetizou o diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, responsável pelo projeto Pensar a Bahia, que busca estudar temas estratégicos de longo prazo de forma conectada.

12ª Fase da Unum Corpus chega ao final do dia com 405 prisões no interior baiano

12ª Fase da Unum Corpus chega ao final do dia com 405 prisões no interior baiano
Foto: Ascom/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), alcançou 405 pessoas que tiveram mandados de prisão cumpridos e prisões em flagrante efetuadas. Os acusados de diversos crimes foram alvos da 12ª Fase da Operação Unum Corpus, deflagrada nesta quinta-feira (21), em 406 municípios baianos. Nas ações também foram apreendidos 49 armas de fogo, aproximadamente 10 quilos de drogas e 13 veículos. Entre os criminosos alcançados, dois morreram em confronto com as equipes da Polícia Civil. Cerca de 800 policiais das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) e das 12 equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati), cumpriram 320 mandados de prisão e 270 de busca e apreensão, além de 52 prisões em flagrante e a apreensão de 10 adolescentes.  Entre os 405 presos, 105 são acusados de crimes contra a vida, 50 por tráfico de drogas, 61 por crimes contra o patrimônio, 39 por estupro e 48 por violência doméstica e familiar, além de outros crimes. Três lideranças criminosas com forte atuação foram alcançadas, entre estas, o Pedro Víctor Fatel Costa Leite, o “Fatel”, líder de um grupo vinculado a uma facção do Rio de Janeiro, responsável pelo tráfico de drogas e homicídios nas regiões sudoeste, baixo sul e sul da Bahia.  Ao longo das 12 fases da Operação Unum Corpus, 2.016 pessoas foram presas, 349 armas de fogo foram apreendidas e 1.952 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.





Interior tem maioria dos ganhadores da Nota Premiada Bahia em março

Dia de comemoração especial para os participantes da Nota Premiada Bahia que residem no interior. A campanha de cidadania fiscal do Governo do Estado divulgou, nesta quinta-feira (21), o resultado do sorteio de março, que contemplou 46 pessoas do interior da Bahia ante 45 residentes da capital. Além disso, o prêmio de R$ 100 mil ficou com uma moradora da cidade de Jequié, localizada na região sudoeste. Foi distribuído, no total, o montante de R$ 1 milhão para 91 pessoas. Os prêmios para o interior do estado foram distribuídos entre participantes de 27 municípios. Na liderança, está Feira de Santana, com nove contemplados, seguida por Vitória da Conquista, com quatro vencedores, Ilhéus, com três, e, com dois ganhadores cada, as cidades de Camaçari, Eunápolis, Itabuna, Lauro de Freitas, Simões Filho e Jequié, esta última contando com a participante que obteve o prêmio de R$ 100 mil. Completam a lista, com um contemplado cada, outros 18 municípios: Alagoinhas, Brumado, Caetité, Caravelas, Catu, Conceição do Coité, Cristópolis, Esplanada, Euclides da Cunha, Ipiaú, Jacobina, Maragogipe, Mucuri, Santo Amaro, Santo Estevão, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vera Cruz. A Nota Premiada conta, atualmente, com mais de 750 mil participantes inscritos. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram 4.684 pessoas, das quais 2.856 mil moram na capital, 1.827 no interior e uma fora do estado.

Ação conjunta localiza quadrilha especializada em furto de veículos na região sudoeste da Bahia

Ação conjunta localiza quadrilha especializada em furto de veículos na região sudoeste da Bahia
Foto: Divulgação/46ª CIPM

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Livramento de Nossa Senhora, com apoio do 24º Batalhão de Polícia Militar de Brumado, localizou na última sexta-feira (15), oito suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em roubos e furtos de veículos na região sudoeste da Bahia. As informações são da Rádio Portal Sudoeste. No primeiro momento, logo no início da tarde, policiais da 46ª CIPM localizaram três suspeitos em Livramento de Nossa Senhora. Após a captura dos três indivíduos, por furto tentado e formação de quadrilha, militares da Companhoa deslocaram para a cidade de Aracatu com apoio da Polícia Civil da cidade e de Guarnições do 24º Batalhão da Polícia Militar de Brumado. A ação conjunta, culminou com a localização de um desmanche de motocicletas furtadas ou roubadas na região e a prisão de mais 5 indivíduos, além dos três que já haviam sido detidos pela Polícia Militar na cidade de Livramento. As três motocicletas, peças soltas de uma quarta moto e um veículo VW Gol foram apreendidos e apresentados na delegacia de Livramento de Nossa Senhora. Todos os envolvidos foram apresentados na mesma unidade policial para os procedimentos cabíveis.   

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 67 milhões nesta terça-feira (19)

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 67 milhões nesta terça-feira (19)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Mega-Sena sorteia, nesta terça-feira (19), R$ 67 milhões, pelo concurso 2.702. O sorteio da modalidade será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança da Caixa, terá uma renda média de R$ 379 mil por mês. O último concurso 2.701, sorteado no sábado (16) teve 72 apostas com acertos de cinco números e ganharam R$ 59.349,01 e 5.712 apostas que acertaram quatro números e ganharam R$ 1.068,70. Saiba mais sobre os detalhes das apostas ganhadoras na página da modalidade. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa, no app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. O valor de uma aposta simples é de R$ 5,00.

Mulher de 23 anos é presa ao ser flagrada com cocaína no interior de bagagem em Barreiras

Mulher de 23 anos é presa ao ser flagrada com cocaína no interior de bagagem em Barreiras
Foto: PRF

Durante fiscalizações na noite de sábado (16), BR 242, Km 800, município de Barreiras, policiais rodoviários federais apreenderam quase 3 Kg de cocaína que eram transportados na bagagem de uma mulher de 23 anos. Era por volta das 20 horas quando os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha Campinas (SP) x Remanso (BA). Ao iniciar os procedimentos de fiscalizações nas bagagens, o cão farejador sinalizou positivo para drogas dentro de uma mochila. A responsável pela bagagem informou que recebeu as malas de um desconhecido e que ganharia a quantia de R $1.000,00 para levar a droga até a cidade de Dirceu Arcoverde (PI). Foi dada voz de prisão a passageira e ela foi encaminhada, juntamente com a droga, para a Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis, onde responderá pelo crime do artigo 33 da Lei 11.343/2006 - Tráfico de drogas.

Polícia Militar apreende 65kg de drogas no sul do estado

Polícia Militar apreende 65kg de drogas no sul do estado
Foto: Divulgação/SSP

Guarnições do 15º BPM e da CIPT Rondesp Sul apreenderam 65kg de maconha e cocaína, na noite de sexta-feira (15), em Itabuna, região sul do estado. Os militares participavam da Operação Garra de Arquimedes, quando receberam uma denúncia anônima de que indivíduos estariam efetuando o transporte de drogas nas imediações do semi-anel rodoviário, região da BR-101. Com base em informações referentes aos criminosos, rondas foram efetuadas e três caixas encontradas pelos militares. Nenhum suspeito foi localizado. No interior dos recipientes, foram apreendidos 25 tabletes de cocaína, totalizando 25kg da droga, e 39 de maconha, com um total de 40 kg. Apenas em 2024, foram apreendidos 348 kg com a participação direta do 15° batalhão. Todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia que atende à região, onde a ocorrência foi registrada.

Liberados R$ 8,1 milhões do Crédito Instalação para famílias assentadas na Bahia

Liberados R$ 8,1 milhões do Crédito Instalação para famílias assentadas na Bahia
Foto: Divulgação/INCRA

Estão na conta bancária de famílias assentadas, de 10 áreas de reforma agrária na Bahia, R$ 8.101.500,00 em recursos do Crédito Instalação do Incra. O montante refere-se a 231 contratos nas modalidades Habitacional, Apoio Inicial, Fomento e Semiárido. O anúncio aconteceu no assentamento Jacy Rocha, no município de Prado, região do Extremo Sul da Bahia, no domingo (17). Para o Jacy Rocha foram liberados R$ 5.985.000,00, que correspondem à primeira parcela da modalidade Habitacional de 114 contratos para construção de casas. Também estão em conta R$ 296.000,00 da modalidade Apoio Inicial, de outros 37 contratos da citada área de reforma agrária. O valor do Apoio Inicial é de R$ 8.000,00 por família, que auxilia na instalação do agricultor, que pode adquirir itens de primeira necessidade, bens duráveis e equipamentos produtivos. O presidente do Incra, César Aldrighi, participou do evento e destacou que a liberação dos recursos faz parte do decreto expedido pelo Presidente da República, que dá condições de promover o desenvolvimento inicial do beneficiário da reforma agrária. O agricultor do Jacy Rocha, Fagner Pereira dos Santos, conta estar muito feliz com a conquista. “Essa será a minha primeira casa. Essa também é uma vitória coletiva”, disse.

Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro e supera projeções

Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro e supera projeções
Foto: Pixabay

Divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, 18 de março, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) revelou que a economia brasileira cresceu mais do que o esperado. A alta foi de 0,6% em janeiro, na comparação com o mês anterior. O índice superou as projeções dos analistas financeiros, que estimavam um crescimento de 0,26%. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o incremento foi ainda mais significativo, com 3,45% de alta. Levando em conta o trimestre finalizado em janeiro, a alta foi de 0,90%, enquanto que em relação aos 12 meses, o crescimento alcançou 2,47%. Já em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a alta foi de 2,37%. O IBC-Br é considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), que fornece dados sobre a evolução econômica do país. O indicador mensal abrange três principais setores econômicos: agricultura, indústria e serviços. De acordo com o Banco Central, o IBC-Br contribui para a formulação de estratégias de política monetária e oferece uma visão mais precisa do cenário econômico atual. O índice é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país.

Governo Federal assina contrato para distribuição de cestas de alimentos aos Yanomami

Governo Federal assina contrato para distribuição de cestas de alimentos aos Yanomami
Foto: Casa Civil

A Terra Indígena Yanomami (TIY) ocupa uma área de 9,5 milhões de hectares, onde vivem mais de 27 mil indígenas. Em muitas das comunidades só se pode chegar por via aérea ou fluvial. Para viabilizar a estratégia emergencial de entrega de cestas de alimentos, o Governo Federal assinou nesta segunda-feira, 18 de março, um contrato de R$ 185 milhões com a empresa Ambipar Flyone Serviço Aéreo Especializado, contratada a partir do pregão público realizado em 9 de fevereiro deste ano. Ao todo, serão usadas cinco aeronaves e helicópteros de pequeno porte. A particularidade em relação ao acesso à TIY impõe que a logística aérea seja o meio principal para a chegada de políticas públicas. “Até aqui, o Ministério da Defesa (MD) esteve à frente desta tarefa, mas o novo contrato permitirá que cerca de 9 mil cestas básicas sejam transportadas através da empresa contratada, permitindo que o MD atue na sua área fim”, explicou o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O documento foi assinado na Casa de Governo, em Boa Vista (RR), por representantes do Ministério dos Povos Indígenas, do Ministério da Gestão e Inovação, da Casa Civil e da empresa prestadora de serviços aéreos. Conforme o texto, a determinação é que as operações tenham início num prazo máximo de um mês e a vigência é de 12 meses. Além dos ministérios citados, participaram do processo de elaboração desse contrato o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, com orientações que foram contempladas na formatação do contrato. Como adiantou o ministro Rui Costa, a assinatura do contrato permite a finalização, em 31 de março, da atuação emergencial do Ministério da Defesa na distribuição de cestas de alimentos. Desde o anúncio da emergência, em janeiro de 2023, o MD fez o transporte e distribuição de mais de 70 mil cestas. Agora, a pasta focará toda sua força de trabalho na terra indígena em atividades fins.

Alimentação escolar no sudoeste baiano ganhará reforço com produtos da agricultura familiar

Alimentação escolar no sudoeste baiano ganhará reforço com produtos da agricultura familiar
Foto: Marta Medeiros

Nesta segunda-feira (18), foi realizado um encontro no Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, em Vitória da Conquista, com diretores e diretoras das escolas estaduais do território sudoeste baiano, dirigentes e equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo foi debater formas de tornar a alimentação escolar mais nutritiva e diversificada, especialmente, com a inserção de novos produtos da agricultura familiar. Para garantir alimentos de qualidade e nutritivos para estudantes da rede estadual de ensino, o Governo do Estado destinou R$ 410 milhões para a alimentação escolar, no ano letivo de 2024. Desses, R$ 92 milhões foram por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Hoje, tivemos um encontro muito importante. Reunimos gestores da rede estadual de ensino e a agricultura familiar do território, que tem potencial para fornecer produtos para a alimentação escolar, que foram apresentados. Esse são, também, compromissos da CAR: a alimentação saudável dos estudantes e o apoio à agricultura familiar, garantindo o desenvolvimento integral dos alunos e contribuindo para a geração de renda de milhares de famílias de agricultores e agricultoras”, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro. Lenira Figueiredo, diretora-geral do Núcleo Territorial de Educação (NTE), do sudoeste baiano, demonstrou entusiasmo pela ampliação dessa ação: “nós somos grandes entusiastas da agricultura familiar e da boa alimentação das escolas. Acho que os estudantes merecem. Essa parceria em que os diretores podem, de fato, ver o produto e fazer negócio nessa feira é muito importante e superou, em muito, as nossas expectativas, porque os agricultores atenderam ao nosso chamado e os diretores também”. Ellen Caires, diretora do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, do município de Cordeiros, ressaltou que esse evento foi importante para que gestores e gestoras da rede estadual de ensino pudessem conhecer outros produtos para ampliar a quantidade de produtos da agricultura familiar e melhorar a alimentação escolar: “nós já utilizamos produtos in natura, farinha de mandioca, biscoitos, tapioca, polvilho azedo, e adquirimos direto dos produtores. Isso faz com que a alimentação escolar ganhe em qualidade”. Celene Marinho, da Associação Vila Corina, do município de Encruzilhada, falou sobre a importância dessa parceria com o Estado, no âmbito do Pnae, que viabiliza o escoamento da produção e incentiva a diversificação das culturas. Hoje, a associação produz aipim, mandioca, café, abóbora, melancia, cenoura, tomate, que antes não produzia, e passou a produzir e a entregar para as escolas. Ela ressaltou que o preço pago pelo Estado é justo. “É um incentivo para homens e mulheres e, também, para os nossos jovens, filhos de agricultores e agricultoras, para continuarem o trabalho no campo. Nós somos muito importantes, porque nós, da agricultura familiar, somos responsáveis por colocar na mesa do consumidor 70% dos alimentos consumidos”, enfatizou Celene. O diretor do Colégio Estadual de Ribeirão do Lago, Higgo Lopes, ressaltou o quanto esses produtos da agricultura familiar têm feito diferença na alimentação de estudantes. “Desde 2009, com a obrigação da gente contratar 30% do mínimo da agricultura familiar, a gente viu um avanço na qualidade nutritiva da alimentação dos nossos alunos. Hoje, a gente aplica 100% do recurso na agricultura familiar e a gente vê um ganho substancial no dia a dia da escola. A gente consegue oferecer uma alimentação mais nutritiva, mais saudável e, ao mesmo tempo, a gente consegue fazer com que o agricultor também produza e tenha a garantia de que seu produto vai ser adquirido pela nossa escola”. Participaram do evento Miro Conceição, professor da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), a equipe da CAR no território Sudoeste, Simone Araújo, da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), da SDR e representantes de associações e cooperativas de diversos municípios do território Sudoeste.

Sesab reforça necessidade de ampliação de horário de atendimento das unidades básicas

Sesab reforça necessidade de ampliação de horário de atendimento das unidades básicas
Foto: Divulgação/Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado tem alertado os municípios para a necessidade de ampliação do horário de funcionamento de unidades básicas de saúde (UBS). De acordo com a titular da pasta, Roberta Santana, estão sendo enviados ofícios para as prefeituras pontuando a importância de as unidades básicas estarem prontas para dar assistência àqueles com sintomas de dengue e em horário estendido. “O tratamento da dengue é relativamente simples, mas é importante que profissionais acompanhem o paciente e que a pessoa busque uma unidade de saúde assim que apresentar algum sinal ou sintoma da doença”, afirmou a secretária. Ao todo, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 19 milhões no combate à dengue, através da aquisição de novos carros de fumacês e distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de combate às endemias. Também ofereceu apoio para intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência e aquisição de medicamentos e insumos. A Sesab ainda tem promovido ações de teleconsultoria para auxiliar o manejo clínico dos pacientes na atenção básica. “Temos monitorado os casos, dando suporte às gestões municipais e às unidades de saúde, e precisamos dos baianos ao nosso lado, combatendo os focos e também se vacinando contra a dengue”, reitera Roberta Santana, reforçando que a imunização contra a doença ainda está em ritmo lento: “precisamos de um maior empenho da nossa população para que os adolescentes possam receber as doses da vacina. É de fácil acesso, de graça e protege uma faixa etária que, de acordo com os estudos do Ministério da Saúde, tem sido a mais afetada nos últimos anos”. De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 272 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue. Outros 34 estão em risco e sete em alerta. São 62.478 casos prováveis da doença até o dia 16 de março de 2024. No mesmo período de 2023, foram notificados 12.479 casos prováveis, o que representa um incremento de 400,7%. A Bahia possui um dos menores índices de letalidade por dengue em todo o país, girando em torno de 1,47%, enquanto a média nacional é de 3,09%. O cálculo é feito com base nos casos notificados que evoluem para a forma grave da doença. Ao todo, 17 óbitos por Dengue foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab nas cidades Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (1), Santo Estêvão (1). Em 2024, foram registrados dois óbitos por chikungunya, nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado. Também, em 2024, até o dia 16 de fevereiro, foram notificados 5.186 casos prováveis de chikungunya no estado. Já os casos prováveis de zika são 654.

Estudantes baianos desenvolvem biofilme à base de rambutan, fruta cultivada na Bahia

Estudantes baianos desenvolvem biofilme à base de rambutan, fruta cultivada na Bahia
Foto: Divulgação/Secti

O rambutan, um fruto de origem asiática, é cultivado comercialmente na Bahia, principalmente nas cidades de Una, Ilhéus, Camamu e Ituberá, e no Pará. Essa árvore tropical, com potencial de atingir até 12 metros de altura, é reconhecida pela sua floração e frutificação. Para além dessas características, os estudantes do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Campus Catu, Eduarda Mainah, Vinícius de Jesus, Helena Menezes e Ester da Conceição, sob orientação de Saulo Capim, descobriram que as cascas do fruto podem ser aproveitadas na produção de biofilme, um tipo de polímero desenvolvido a partir de materiais biodegradáveis. O orientador da pesquisa explica quais são as etapas de fabricação do produto: “o processo de produção é realizado a partir das cascas do fruto Nephelium lappaceum, o rambutan. Os frutos são adquiridos no centro de abastecimento de Salvador e, em seguida, higienizados e separados da polpa. Depois, as cascas são secas em estufa para preparação do extrato. Para a produção dos biofilmes, o extrato proveniente da casca do fruto é incorporado na formulação, juntamente com farinha de mandioca e glicerina”. As pesquisas e o processo de fabricação estão em fase de finalização e já demonstram resultados positivos. “Os experimentos confirmaram que frutos conservados com o biofilme produzido a partir do extrato da casca do rambutan conseguem aumentar o tempo de prateleira em mais de 12 dias fora da geladeira, sem perder os nutrientes e a qualidade do alimento”, diz Saulo. Segundo os pesquisadores, o produto tem baixo custo de fabricação e pode ser utilizado na indústria de embalagens plásticas. “Os biofilmes possuem ação antioxidante e contra diversos tipos de bactérias que contribuem para degradação de alimentos. O produto apresenta várias vantagens econômicas, dentre elas o custo de produção, que é muito baixo, tendo em vista o quantitativo de alimentos que são desperdiçados no mundo. O biofilme custa cerca de R$ 0,47 centavos para dimensões de 24 cm²”, afirma Saulo. O projeto, que tem co-orientação das professoras Cassiane da Silva e Alexandra Souza, tem apoio do IFBaiano, por meio do edital da Pró-reitoria de Pesquisa da instituição e uma bolsa de iniciação científica para ensino médio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O próximo passo agora é finalizar os últimos testes de resistência, análises termogravimétricas, elasticidade e buscar recursos advindos de editais de incentivo ao empreendedorismo e inovação para abrir uma startup e levar o produto para o mercado de embalagens no país”, projeta o orientador. 

BYD anuncia R$ 5,5 bilhões na implantação de fábrica na Bahia, quase o dobro do previsto inicialmente

BYD anuncia R$ 5,5 bilhões na implantação de fábrica na Bahia, quase o dobro do previsto inicialmente
Foto: Joá Souza/GOVBA

Nesta segunda-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues e representantes da Build Your Dreams (BYD) realizaram uma visita técnica ao Complexo Industrial Automobilístico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O grupo inspecionou os diversos espaços do empreendimento, que irá abrigar três unidades fabris da montadora chinesa. Com investimento aproximado de R$ 5,5 bilhões, a adequação da planta deve ser concluída até o final deste ano. “Além da consolidação dos compromissos da BYD com a implantação da indústria em Camaçari, nós tivemos um aumento significativo do valor anunciado da última reunião para esta hoje. Hoje, a BYD anuncia 5,5 bilhões de reais nesta parte inicial da planta. Nós estamos falando de saída de 3 bi para 5 bilhões e meio. Portanto, quase o dobro do valor de investimentos”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues. A expectativa é de que sejam gerados mais de dez mil empregos, entre diretos e indiretos. “Teremos a alegria das oportunidades de empregos que iremos gerar e a alegria de constatar que o mundo vai saber que a BYD, uma indústria chinesa, produz e monta carros aqui, em Camaçari”, completou o chefe do executivo. “A cada mês que vocês vierem aqui, verão essa fábrica diferente. Vamos colocar, aqui, a mais alta tecnologia. Será uma das fábricas mais avançadas e modernas do mundo”, prometeu Stella Li, CEO Américas e vice-presidente global da BYD. Ela levantou a possibilidade de o presidente chinês, Xi Jinping, vir para o Brasil para a inauguração. As unidades irão produzir chassis de veículos de passeio elétricos e híbridos, e de ônibus e caminhões elétricos. O local também será usado para processamento de lítio e ferro fosfato para exportação. Está prevista a construção de um centro de pesquisa, para desenvolver um carro híbrido, mas que, também, utilize eletricidade e etanol aqui, no estado.

Investimento de mais de R$ 11 milhões para aquisição de 41 novas ambulâncias fortalece a saúde no interior da Bahia

Investimento de mais de R$ 11 milhões para aquisição de 41 novas ambulâncias fortalece a saúde no interior da Bahia
Foto: Manu Dias/GOVBA

A saúde pública no interior do estado ganhou, nesta segunda-feira (18), o reforço de 41 ambulâncias. Os investimentos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues em evento realizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, são destinados a municípios de diversas regiões, visando fortalecer a assistência médica às comunidades locais, garantindo uma estrutura mais robusta e eficiente no atendimento da população. Com um investimento de R$ 11 milhões, proveniente de emendas parlamentares, os veículos adquiridos serão distribuídos estrategicamente entre as nove macrorregiões de saúde, com o intuito de ampliar a capacidade de transporte dos municípios. Além disso, essa iniciativa aprimora o fluxo de pacientes regulados pela Central Estadual de Regulação (CER), contribuindo para uma gestão mais eficiente e ágil dos serviços de saúde. Os municípios contemplados incluem Curaçá, Serra Dourada, Mucuri, Itajuípe, Itapetinga, Jucuruçu, Santa Brígida, Entre Rios, Feira da Mata, Tanque Novo, Jaborandi, Rodelas, Encruzilhada, São Gonçalo dos Campos, Serra do Ramalho, Araci, Camaçari, Canarana, Itaberaba e Ipiaú. As cidades de Santa Maria da Vitória, Irará, Rafael Jambeiro, Irecê, Itagi, Crisópolis, Terra Nova, Paulo Afonso, Tanhaçu, Ipecaetá, Simões Filho, Piatã, Barra do Choça, Maraú, Cícero Dantas, Camamu, Ibicaraí, Caetanos, Vereda, Ribeirão do Largo e Feira de Santana também foram atendidas.

Estudantes da rede estadual de ensino são beneficiados com 148 mil tablets

Estudantes da rede estadual de ensino são beneficiados com 148 mil tablets
Foto: Divulgação/SEC
Áudio gerado por IA
-0:00

Com o intuito de facilitar a construção de metodologias apropriadas para o contexto tecnológico e possibilitar a inclusão digital, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) - através do Projeto Conectar para Educar - entregou, nesta segunda-feira (18), 148.804 tablets a estudantes do 2º ano do Ensino Médio de toda Bahia. O investimento foi de R$ 159.815.496. Em Ilhéus, no Sul da Bahia, o ato de entrega ocorreu no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Árleo Barbosa, com a presença da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, além de professores, estudantes e gestores de sete escolas do município. Os equipamentos, que já vêm com chips ativados e diversos aplicativos para estudos instalados, permitem aos estudantes conectividade; acesso a um formato híbrido de ensino; e possibilidades de criação e colaboração, além de acesso à informação de maneira flexível e conveniente, em tempo real. O tablet é de uso individual, pessoal e exclusivamente pedagógico, sob a orientação dos professores, razão pela qual há bloqueios para sites e aplicativos que não sejam pedagógicos ou indicados pelas áreas pedagógicas da SEC. A secretária Adélia Pinheiro ressaltou a importância dessa tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. “São equipamentos com conectividade que dispõem de aplicativos e aplicações já instaladas, todas elas de uso pedagógico e, também, professores qualificados para a utilização. A SEC coloca o Estado na vanguarda, em uma posição que é de adequação e cumprimento à legislação, que prevê educação digital na Educação Básica. Alcançamos, com essa segunda fase, quase 149 mil estudantes. Na fase seguinte, atenderemos as salas de aula para que os professores também tenham acesso e avancemos”. Segundo o professor de Informática do colégio, Ramon Costa, a inserção dessa tecnologia vai trazer uma série de contribuições para atender as novas demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Teremos o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, pois este recurso trará vários benefícios, como interação; acesso a recursos multimídia; integração com as tecnologias em nuvem; personalização do aprendizado; e metodologias adaptativas no contexto da realidade de cada aluno, que permitirão que eles desenvolvam novas habilidades necessárias no contexto do mundo do trabalho”. A estudante Sofia Mel Lopes, 15, 2º ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, falou da importância dos tablets para o aprendizado. “Eu, filha, sobrinha e neta de professores da rede pública, me sinto privilegiada em ter acesso a esses recursos. Esses tablets vão mudar a perspectiva e a visão de mundo de muitos alunos. Essa iniciativa me faz pensar em como a educação baiana está evoluindo, formando cidadãos competentes e realmente interessados em mudar o Brasil para melhor, dando oportunidades, que muitas pessoas não tiveram, de aprender de forma criativa”. Os aplicativos pedagógicos instalados nos tablets atendem os diferentes eixos do conhecimento: Matemática (Calculadora Gráfica, Geometria e Geogebra); Português e Libras (Dicio, FioLibras, Hand Talk, Jamboard e Google tradutor); Empreendedorismo (Canva, Escola Virtual Gov, Notas de Keep, Planilhas, Adobe Scan, Agenda, Documentos, Drive e Meet); Estratégias de Comunicação (Cap Cut, Câmera, Youtube e VLC); Outras Palavras (Duolingo e Google Tradutor); Conhecendo a Bahia (Maps e Google Earth); e Jogos Pedagógicos (Scratch e Kahoolt!). Esta é a segunda etapa de entrega de tablets destinados às escolas da rede. Em 2023, os primeiros 5 mil equipamentos chegaram às unidades escolares baianas e foram utilizados com foco no Programa da Gestão da Aprendizagem. Outros equipamentos serão disponibilizados, ao longo deste ano, para atender novas demandas da rede estadual, como a implantação do Diário de Classe Digital, que permitirá melhor acompanhamento da vida escolar dos alunos e adoção de estratégia para melhorar seu desempenho. Após o ato de entrega dos tablets, Adélia ainda visitou as seguintes unidades escolares de Ilhéus: Colégio Estadual de Salobrinho, Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart; Colégio Estadual Moyses Bohana; Colégio da Polícia Militar (CPM Rômulo Galvão); Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira; Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun; e Colégio Estadual do Iguape.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.