Início Arquivo Março de 2024

Março de 2024

Encontramos 96 Notícias

Embasa convoca mais 137 aprovados no concurso público

Embasa convoca mais 137 aprovados no concurso público
Foto: Ascom/Embasa

A Embasa divulgou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27) mais uma lista com a convocação de mais 137 candidatos aprovados do concurso público de 2022. Entre os convocados, nove são pessoas com deficiência. Desde abril de 2023, já foram convocadas 928 pessoas. Os convocados devem comparecer na data e horários estabelecidos no edital na unidade da Embasa no Rio Vermelho, na Av. Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia, para apresentação de documentos. Caso o candidato não compareça ao local, data e horário especificados estará eliminado do Concurso Público. A lista pode ser acessada no site da Embasa, no endereço www.embasa.ba.gov.br, clicar em Embasa > Pessoas > Concurso Público > Concurso 2022. O concurso público, sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), prevê o preenchimento de 930 vagas distribuídas entre funções de nível médio, técnico e superior, além do cadastro de reserva. Ao todo, o edital contempla 19 funções distribuídas em 167 municípios baianos.

Vitória da Conquista lidera o número de casos e mortes por Dengue na Bahia

Vitória da Conquista lidera o número de casos e mortes por Dengue na Bahia
Foto: Ascom/Sesab

Com 12.304 casos prováveis de Dengue e a quinta morte confirmada pela doença pela Câmara Técnica Estadual, Vitória da Conquista enfrenta um cenário desafiador. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu recomendações urgentes para que o município intensifique suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para assegurar a assistência aos pacientes com suspeita de Dengue. Além disso, um ofício direcionado à prefeitura sugere a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário. Contudo, as medidas propostas ainda não foram plenamente adotadas pelo município. Vitória da Conquista possui mais que o dobro do número de casos de Salvador (5.092) e quase quatro vezes mais o número de notificações de Feira de Santana (3.270).

PM e PF desmontam roça de maconha em sítio no norte da Bahia

PM e PF desmontam roça de maconha em sítio no norte da Bahia
Foto: Alberto Marux/SSP

As Polícias Federal e Militar erradicaram na manhã desta quarta-feira (27), uma roça de maconha na cidade de Andorinha, região Norte da Bahia. O plantio, que renderia cerca de duas toneladas do entorpecente, estava em um sítio usado de fachada como criação de ovinos e caprinos. Um criminoso foi preso e outro fugiu. A droga seria comercializada em toda a Bahia, por uma facção com atuação nas cidades de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Andorinha e Campo Formoso. Ações de inteligência de combate ao narcotrárico, com utilização de drones, localizaram o plantio ilegal. No sítio, uma casa de grande porte, com câmeras, era usada para dar suporte aos criminosos. Um roteador mandava sinal de internet para os traficantes, quando estavam na mata. A plantação contava com sistema de irrigação. No local foi também desmontado um acampamento, onde os policiais militares e federais encontraram fogão, botijão, roupas camufladas, uma grande quantidade de alimentos, remédios, fertilizantes e defensivos agrícolas. O comandante do Policiamento na Região Norte, coronel PM Valter Araújo, ressaltou a integração com a Polícia Federal. “Seguimos unidos na repressão ao tráfico de drogas”, completou o oficial. O delegado da PF Amaro Guimarães informou que o homem natural de Pernambuco, encontrado no sítio, será ouvido na Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro. “Ele será autuado por tráfico de drogas e prestará depoimento. As investigações continuam. Nosso objetivo é identificar e prender os outros integrantes da organização criminosa”, explicou. Participaram da operação equipes da Cipe Caatinga, da Polícia Federal, do 6° Batalhão da PM (Senhor do Bonfim) e da 54a CIPM (Campo Formoso).

Universidade Petrobras é reinaugurada na Bahia

Universidade Petrobras é reinaugurada na Bahia
Foto: Divulgação/Petrobras

Sinônimo de qualidade em educação e capacitação profissional, a Universidade Petrobras (UP) está de volta à Bahia. A cerimônia de reinauguração aconteceu na manhã desta terça-feira, no Edifício Torre Pituba, em Salvador, onde também funcionará a sede da universidade no estado. O evento contou com a presença do presidente da companhia Jean Paul Prates, da diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti, do diretor de Finanças e de Relacionamentos com Investidores, Sérgio Caetano Leite, e do gerente geral da Universidade Petrobras, Antônio Felipe Flutt, além da secretária de Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, do consultor de negócios do SENAI-CIMATEC, Miguel Andrade Filho, dos empregados do Torre Pituba, dos alunos dos cursos de formação da UP no estado e de representantes da comunidade científica, da comunidade acadêmica e do poder público. Na Bahia, a Universidade Petrobras vai ocupar dois andares do Torre Pituba, que foi reaberto em junho do ano passado. São 131 alunos previstos para o curso de Engenharia de Petróleo, a partir desta quarta-feira (27/03), com duração de 11 meses, representando um marco histórico, já que a primeira turma de Engenheiros de Petróleo do Brasil foi formada na Bahia, em 1959, pelo antigo Centro Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisas do Petróleo (CENAP). A eles se somam os 238 alunos nos cursos de nível técnico, que já estão em aulas com parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CIMATEC).  Ao todo, cerca de mil técnicos recém-contratados da Petrobras começaram o programa de formação para estarem aptos a iniciar efetivamente em suas atividades dentro da companhia. A ação é uma parceria com o SENAI, envolve profissionais de todo o país aprovados no concurso mais recente e faz parte de uma investida nacional da empresa, que terá formações para equipes, além da Bahia, também nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

ALBA apreciará projeto que reclassifica Comarca de Morro do Chapéu

ALBA apreciará projeto que reclassifica Comarca de Morro do Chapéu
Foto: Agência ALBA

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) projeto de lei que reclassifica de entrância inicial para entrância intermediária a comarca do município de Morro de Chapéu. Em mensagem enviada ao presidente do Parlamento estadual, deputado Adolfo Menezes, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do TJ, explicou que o projeto de lei foi apreciado na sessão do Tribunal Pleno, tendo sido aprovado por unanimidade pelos integrantes da Corte. Além disso, a magistrada ressaltou a seu apreço e estima pelo Poder Legislativo, e expressou confiança na aprovação do PL. Conforme consta na proposição, a elevação de entrância não acarreta a promoção automática dos magistrados. Ainda de acordo com a matéria, os magistrados atualmente classificados na Comarca de Morro do Chapéu, quando promovidos à entrância intermediária, poderão exercer opção para que a promoção seja efetivada na unidade jurisdicional em que sejam titulares, no prazo de 5 dias. As despesas decorrentes do projeto de lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias.

Arma, munições e drogas são apreendidas pela PM em Itabuna

Arma, munições e drogas são apreendidas pela PM em Itabuna
Foto: SSP

Na tarde de segunda-feira (25), policiais militares do 15º BPM apreenderam uma arma de fogo, uma câmera de videomonitoramento e drogas no bairro Pedro Gerônimo, em Itabuna. Durante a Operação Garra de Arquimedes, os militares avistaram um grupo de indivíduos que, ao perceber a aproximação policial, fugiu e abandonou uma mochila contendo uma arma de fogo, drogas e munições de diversos calibres. No local, ainda foi identificada a existência de uma câmera clandestina instalada em um poste. Na mochila, foram encontrados uma pistola calibre 635, 39 munições de diversos calibres, 35g de drogas sintéticas, 76g de haxixe, 367g de maconha, 223g de cocaína, 12g de crack e nove balanças de precisão. Todo o material apreendido foi apresentado na 9ª DT, onde a ocorrência foi registrada.

PRF apreende mais de 2000 maços de cigarros em Vitória da Conquista

PRF apreende mais de 2000 maços de cigarros em Vitória da Conquista
Foto: Fernanda Costa da Silva Maciel

No domingo (24), em duas ocorrências distintas, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 2250 maços de cigarros transportados com irregularidades nas documentações fiscais. As cargas com o material foram localizadas durante procedimento de fiscalização a dois ônibus. Em uma das ocorrências, o material possuía características estrangeiras, configurando o crime de contrabando. Os maços de cigarro foram encontrados em caixas transportadas como encomendas no bagageiro dos veículos. Ao ser requisitado aos motoristas as documentações fiscais dos produtos, irregularidades foram constatadas pela equipe. Desta forma, as cargas foram apreendidas e encaminhadas à Secretaria da Fazenda da Bahia (SEFAZ-BA) em Vitória da Conquista (BA).

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de dengue na Bahia

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de dengue na Bahia
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em Conquista, foram notificados 11.627 casos, na segunda posição está a capital com 4.962 seguido por Feira de Santana com 2.888 casos prováveis. Ao todo, na Bahia, foram notificados 81.428 casos prováveis da doença até o dia 23 de março de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 575,8 de casos/100.000 habitantes. No mesmo período de 2023, foram notificados 13.854 casos prováveis, o que representa um aumento de 487,8%. No total, 285 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue, entre eles os três citados. Outros 45 estão em risco e 12 em alerta. O Governo da Bahia já investiu mais de R$ 19 milhões no combate à Dengue através da aquisição de novos carros de fumacê, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza, com o auxílio das forças de segurança e emergência, e aquisição de medicamentos e insumos. “O período de chuvas já está chegando em boa parte do nosso estado e precisamos redobrar a atenção. Reforçamos que o cuidado com a Dengue, e também com a Chikungunya e a Zika, é fundamental dentro dos imóveis, sejam eles residências ou locais de trabalho. Precisamos evitar a propagação do Aedes Aegypti, não deixando água parada”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “O momento é de união entre Estado, Município e, sobretudo, a população. Nós temos buscado acabar com focos com nossas equipes e precisamos da parceria dos baianos”, complementa. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 1,47, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 21 óbitos por dengue nos municípios de Jacaraci (4), Vitória da Conquista (4), Piripá (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1) e Santo Estêvão (1). Em 2024, até 23 de março, foram notificados 6.706 casos prováveis de Chikungunya e registrados dois óbitos, nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. No mesmo período de 2023, foram notificados 5.802 casos prováveis. Já os casos prováveis de Zika são 842 até 23 de março, contra 425 no mesmo período no ano passado. Nenhum óbito por Zika foi confirmado.

Condutor pode receber CNH na residência através de convênio entre Detran-BA e Correios

Condutor pode receber CNH na residência através de convênio entre Detran-BA e Correios
Foto: Detran-BA

Além da modernização no processo de solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora o cidadão poderá optar pela comodidade de receber o documento em casa. Isso porque o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) e os Correios celebram um convênio para a entrega do documento nas residências. O serviço é opcional e está funcionando a partir desta terça-feira (26). Funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs), foram orientados pela Secretaria de Administração (SAEB) para orientar os cidadãos. A CNH em casa pode ser solicitada para quem busca a primeira habilitação, CNH definitiva, renovação, 2ª via, adição ou mudança de categoria.  Por se tratar de serviço opcional, tem um custo adicional de R$ 26,00. Mas, se preferir o método tradicional, o cidadão pode retirar a CNH no Detran ou no SAC onde solicitou o serviço, sem custo extra. É importante ressaltar também que a entrega só é feita no território baiano, dentro do estado da Bahia. Segundo o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, esse é mais um serviço que traz mais comodidade e conforto. “Além de modernizar o sistema, atualmente digital em quase sua totalidade, agora a CNH chega direto no endereço atualizado do solicitante da CNH. O Governo do Estado segue investindo para proporcionar mais praticidade com menos burocracia”, enfatizou. "Firmamos esse convênio com os Correios por avaliar que a entrega do documento em casa facilita a vida do cidadão. É um serviço opcional e que traz praticidade, que dispensa a ida aos postos SAC para retirar o documento”, considera o secretário da Administração, Edelvino Góes. O serviço permite que o cidadão acompanhe o passo a passo da entrega, através do rastreio dos Correios.

Eleições 2024: MP recomenda que Município de Itapetinga não distribua bens, valores ou benefícios

Eleições 2024: MP recomenda que Município de Itapetinga não distribua bens, valores ou benefícios
Foto: Divulgação

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Solange Anatólio do Espírito Santo, recomendou ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais de Itapetinga que não distribuam e nem permitam a distribuição, a quem quer que seja, pessoas físicas ou jurídicas, de bens, valores ou benefícios durante todo o ano de 2024. A recomendação, expedida em caráter preventivo dia 25, contempla doação de gêneros alimentícios, materiais de construção, passagens rodoviárias, quitação de contas de fornecimento de água ou energia elétrica, doação ou concessão de direito de uso de imóveis para instalação de empresas e isenção total ou parcial de tributos. A recomendação excetua os casos de calamidade, emergência e continuidade de programa social. A promotora eleitoral de Itapetinga recomendou que, nos casos de calamidade e emergência, sejam fixados critérios objetivos como quantidade de pessoas a serem beneficiadas e renda familiar. Quanto aos programas sociais, foi recomendado que se observe se eles já estão em execução orçamentária desde 2023, integrando a Lei Orçamentária Anual de 2022, “não permitindo alterações e incrementos substanciais que possam ser entendidos como um novo programa social ou como incremento eleitoreiro”. Foi recomendado também que o Município suspenda o repasse de recursos materiais, financeiros ou humanos a entidades mantidas ou nominalmente vinculadas a candidatos, ou pré-candidatos, que executem programas de distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios. Orientou também que os gestores não permitam o uso dos programas sociais mantidos pela administração municipal para a promoção de candidatos, partidos e coligações e que orientem os servidores públicos incumbidos da sua execução quanto à vedação de qualquer propaganda ou enaltecimento de candidato, pré-candidato ou partido.

Audiências públicas na Chapada Diamantina discutem loteamentos urbanos irregulares em áreas rurais

Audiências públicas na Chapada Diamantina discutem loteamentos urbanos irregulares em áreas rurais
Foto: Ascom/Inema

Com o objetivo de debater estratégias e políticas para coibir os loteamentos urbanos irregulares em áreas rurais, o Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o Ministério Público da Bahia (MPBA), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa Lençóis) e as secretarias de meio ambiente municipais, vem promovendo uma série de audiências públicas na Chapada Diamantina. A última audiência aconteceu no dia 20 de março, no município de Andaraí. Os encontros, realizados desde setembro do ano passado nos municípios de Iraquara, Mucugê e Ibicoara, também serviram para orientar, educar e conscientizar os municípios envolvidos, suas respectivas secretarias de meio ambiente, cartórios, empreendedores e moradores locais sobre a legislação ambiental pertinente e os procedimentos para licenciamento e fiscalização ambiental. O próximo encontro está marcado para o mês de abril, na cidade de Palmeiras. “A Chapada Diamantina tem enfrentado uma significativa expansão de loteamentos urbanos em áreas rurais, o que tem resultado em desmatamento, principalmente da Mata Atlântica. É importante ressaltar que, segundo a legislação, loteamentos com fins urbanos são permitidos apenas em áreas urbanas ou de expansão urbana, não sendo autorizados em áreas rurais”, explica Simone Sodré, coordenadora da Unidade Regional do Inema na Chapada Diamantina. Para Simone Sodré, as audiências públicas na Chapada Diamantina representaram um importante passo no combate aos loteamentos urbanos irregulares em áreas rurais, demonstrando o comprometimento das autoridades e da comunidade em preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável na região.

Bahia divulga a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Estado

Bahia divulga a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Estado
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi antecipada para o período de 1º a 30 de Abril e será um marco histórico na defesa agropecuária do Estado. A etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, sendo o 7º colocado no ranking nacional. Desde 1968 os produtores vacinam seus rebanhos na Bahia e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Para esta última etapa histórica, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino. Os produtores terão até o dia 17 de Maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site www.adab.ba.gov.br ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade. O esforço conjunto entre setor produtivo e Adab, aliado à evolução do sistema de defesa agropecuário estadual, possibilitou a chancela do Mapa para a suspensão da vacinação a partir de maio de 2024, com a nota 9,3 , a maior entre 17 estados da federação. “Com isso haverá uma economia direta de, aproximadamente, 100 milhões de reais/ano com custos para aquisição de vacinas, manejo do rebanho, além de outros benefícios com a ampliação do parque agroindustrial e agregação de valor às exportações com abertura de novos mercados”, destaca o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, salientando que o apoio do setor produtivo nesta última campanha será de extrema importância para vacinar 100% do rebanho.

1ª Câmara do TCE/BA desaprova contas de convênio da Cerb com Prefeitura de Boquira

1ª Câmara do TCE/BA desaprova contas de convênio da Cerb com Prefeitura de Boquira
Foto: Divulgação/TCE-BA

Em sessão ordinária desta terça-feira (26.03), a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu pela desaprovação da prestação de contas do convênio 54/2010, firmado pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), unidade vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), com a Prefeitura Municipal de Boquira, devido à não conclusão do objeto conveniado e de outras irregularidades identificadas pela auditoria, deixando-se de aplicar sanções financeiras e ressarcitórias devido à prescrição das pretensões punitivas. O objeto do convênio foi a transferência de materiais a serem utilizados na construção e/ou ampliação de sistema de abastecimento de água na localidade de Brejo Novo, no Município convenente. Ainda foi aprovada a expedição de recomendação aos atuais gestores da Cerb.

Pré-aprovados na lista de espera do Prouni devem comprovar dados até 4 de abril

Pré-aprovados na lista de espera do Prouni devem comprovar dados até 4 de abril
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) devem, entre 23 de março e 4 de abril, comprovar as informações de inscrição nas instituições de educação superior para as quais foram pré-aprovados. Além disso, é necessário ficarem atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da lista de espera do Prouni na última sexta-feira, 22 de março, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nessa edição do programa, o Ministério ofertou, ao todo, 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes. O Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O público-alvo é o estudante sem diploma de nível superior. O Prouni tem duas edições por ano, com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres. O programa foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. 

Secretaria da Saúde da Bahia registra nove casos de Febre do Oropouche

Secretaria da Saúde da Bahia registra nove casos de Febre do Oropouche
Foto: Conselho Federal de Farmácia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) detectou nove casos de Febre do Oropouche, um evento atípico, visto que a doença não é considerada endêmica na região. Os casos foram detectados em Valença, com sete registros, e em Laje, com dois casos. A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses, o que ressalta a importância de um diagnóstico. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está realizando investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia. Apesar dos casos confirmados, não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública, considerando o caráter não endêmico do vírus na região. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas. A Secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação. A população é incentivada a continuar com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como o uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele, além de procurar orientação médica se necessário.

Apenas 18 municípios concentram quase metade da população da Bahia

Apenas 18 municípios concentram quase metade da população da Bahia
Foto: Ascom/SEI

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresenta à sociedade o Info Bahia 2024. O trabalho apresenta anualmente, de forma acessível, infográficos que sintetizam os principais dados e informações sobre o estado. Os dados mais atuais apontam que, em 2022, a população da Bahia somava 14,1 milhões de habitantes. Quase metade dessa população se concentrava em 18 municípios do estado, mesmo com uma extensão territorial de 564,7 mil km². A população da Bahia é constituída majoritariamente por mulheres (93,6 homens para cada 100 mulheres), indivíduos em idade adulta (42,0% tem entre 30 e 59 anos, independente do sexo) e negros (pardos são 57,3% e pretos 22,4% da população total). Este compêndio de dados socioeconômicos do estado é feito desde 2018 com a finalidade de apresentar um panorama da Bahia de fácil visualização para o público em geral. As principais fontes de dados são as bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o Censo Demográfico de 2022 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), além da base do Produto Interno Bruto (PIB) municipal e estadual, uma parceria entre a SEI e o IBGE. As informações são apresentadas em quatro dimensões: demografia; economia; comércio exterior e mercado de trabalho. Em termos de geração de riqueza, em 2021, o PIB da Bahia foi de R$ 352,6 bilhões (7ª economia do Brasil), o que equivalia a 3,9% do PIB nacional e 28,4% do PIB da Região Nordeste. Toda essa riqueza gerada estava dividida em diferentes participações entre os três grandes setores econômicos: Agropecuária (11,1% do PIB total), Indústria (24,9%) e Comércio e Serviços (64,0%). Entre as atividades em destaque, por grandes setores, estão: produção de grãos no oeste baiano (soja equivale a 5,0% da produção nacional; algodão, 22,0% da produção nacional; milho, 2,3% da produção nacional); a indústria de transformação no entorno da Região Metropolitana de Salvador (refino de petróleo, 6,4% da produção nacional; produtos químicos, 9,2% da produção nacional); e comércio – pulverizado entre os municípios do estado. Entre as exportações, a Bahia é o 10º estado em valor exportado. Em 2023, foram 11,3 bilhões de dólares em valor exportado. Isso equivalia a 3,3% das exportações nacionais e 45,4% das exportações da Região Nordeste. Os principais segmentos exportados pela Bahia são: soja – US$ 3,1 bilhões; petróleo e derivados – US$ 2,4 bilhões; papel e celulose – US$ 1,2 bilhão. E entre os principais destinos estão: China (28,4% em valor exportado), Singapura (11,4%) e Estados Unidos (7,7%).

Desconto de 8% no IPVA para veículos com placas de finais 1 e 2 entra na reta final

Desconto de 8% no IPVA para veículos com placas de finais 1 e 2 entra na reta final
Foto: Camila Souza/GOVBA

Ainda dá tempo de aproveitar o desconto de 8% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placas de finais 1 e 2, válido para quem quitar o tributo em cota única até os dias 27 e 28 de março, respectivamente. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto, nas mesmas datas. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo). Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto. Outro alerta do Detran-Ba diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular. A emissão do CRLV-e também pode ser feita via portal www.ba.gov.br.

Mega-Sena sorteia R$ 120 milhões nesta terça-feira (26)

Mega-Sena sorteia R$ 120 milhões nesta terça-feira (26)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (26), R$ 120 milhões pelo concurso 2.705. O sorteio da modalidade será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na Poupança, terá uma renda média de R$ 680 mil por mês. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, no portal Loterias Caixa e no app Loterias Caixa, além do Internet Banking para clientes do banco. O valor de uma aposta simples é de R$ 5,00. Devido ao feriado da Semana Santa, serão realizados somente dois sorteios da Mega-Sena na semana: nesta terça-feira (26) e no sábado (30).

Caixa inicia pagamento do Programa Pé-de-Meia nesta terça-feira (26)

Caixa inicia pagamento do Programa Pé-de-Meia nesta terça-feira (26)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal inicia, nesta terça-feira (26), o pagamento do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal. O incentivo, no valor de R$ 200, será creditado em conta poupança digital, aberta automaticamente em nome dos estudantes, e os valores podem ser movimentados pelo App Caixa Tem. O anúncio do início dos pagamentos foi feito nesta segunda-feira (25), em um encontro com estudantes no Palácio do Planalto que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da Caixa, Carlos Vieira, além de demais autoridades. O presidente Lula lembrou que o país tem uma enorme dívida com a educação brasileira. “Quando a gente pensou no programa Pé-de-Meia era pensando em mudar a realidade dos jovens brasileiros. E eu peço como pai, presidente, amigo: não desistam da escola e dos estudos. A escola é um lugar de aprendizado, convivência democrática e amizade”, disse. O presidente da Caixa, Carlos Vieira, disse que o banco está preparado para, mais uma vez, cumprir com o seu papel de maior parceiro do Governo Federal na execução das políticas públicas. “Esse momento é de muita felicidade para nós da Caixa. As 2,5 milhões de contas já estão abertas. Vamos trabalhar para que o estudante se preocupe com apenas uma coisa: estudar”, disse Vieira. pagamento será realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante.

PRF intercepta na BR-116 carga de cocaína destinada a Jeremoabo

PRF intercepta na BR-116 carga de cocaína destinada a Jeremoabo
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde de domingo (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) frustrou uma tentativa de transporte de drogas interceptando cerca de 10 Kg de cocaína em um ônibus com destino a Jeremoabo, durante uma operação em Vitória da Conquista. Por volta das 16h30, no Km 830 da BR 116, uma equipe da PRF abordou o ônibus de itinerário São Paulo (SP) - Jeremoabo. Durante a inspeção, os policiais encontraram uma mochila contendo 10 tabletes da substância no compartimento de bagagem. O motorista, quando questionado, afirmou que a mochila foi despachada em São Paulo com destino a Jeremoabo. As drogas apreendidas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil, onde serão tomadas as providências necessárias, e uma investigação foi iniciada para identificar o remetente da encomenda.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.