No dia 24 de julho, Vitória da Conquista será palco do 3º Encontro Regional de Combate ao Abate Clandestino, que ocorrerá no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. O evento é promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Com o objetivo de ampliar o debate e fortalecer as ações de fiscalização, o encontro reunirá representantes de instituições públicas, profissionais da área agropecuária e a sociedade civil para discutir os riscos sanitários e econômicos do abate clandestino de animais, além de estratégias de controle, boas práticas de produção e o papel do consumidor na prevenção dessa prática ilegal. O diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, destaca a importância da integração entre os órgãos fiscalizadores para garantir a segurança alimentar no estado. "O objetivo é fortalecer as ações conjuntas e aprimorar o controle do abate clandestino na Bahia", afirma. Já o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab, José Ramos, reforça o papel da agência. “A Adab fiscaliza os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual e controla o trânsito de produtos agropecuários dentro da Bahia. Nosso trabalho assegura a sanidade animal e a conformidade dos produtos com as normas sanitárias, protegendo o consumidor”, explica. O evento é gratuito e aberto ao público. Para obter o certificado de participação, é necessário realizar inscrição online. Interessados que não integram o MP-BA devem selecionar a opção "convidado do MPBA" no formulário de inscrição. O evento é aberto ao público e, para o recebimento do certificado, é preciso se inscrever pelo link: ACESSE O LINK.



