Apontado como um dos criminosos mais procurados da Bahia, Rafael Andrade Miranda, conhecido como “Rafa Pony”, foi capturado nesta quarta-feira (30) em São Paulo durante uma operação integrada de inteligência das Forças Policiais. O traficante, que liderava uma facção criminosa atuante em Jequié, ocupava a carta 5 de Ouros do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Com mandado de prisão em aberto, Rafa Pony é investigado por uma série de crimes, entre eles tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção de menores. Segundo a SSP-BA, o criminoso mantinha vínculos com um grupo paulista e estava foragido até ser localizado na capital paulista. Durante a abordagem, o traficante e sua esposa, que também foi presa, apresentaram documentos falsos. Com o casal, os policiais apreenderam uma pistola, carregador, munições e entorpecentes. Ambos foram conduzidos para a delegacia e ficarão à disposição da Justiça. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou o impacto da prisão: “É com integração, inteligência e investimentos que continuaremos, de forma incessante, atuando contra as facções, buscando líderes, combatendo a lavagem de dinheiro com sequestro de bens, além das apreensões de armas e drogas.” Com a prisão de Rafa Pony, a SSP-BA alcança o 19º líder de facção capturado em 2025, totalizando 170 lideranças criminosas localizadas desde 2023. “Seguiremos trabalhando com muito foco e fé na missão”, finalizou Werner.



