Início Tag Sudoeste Da Bahia

Sudoeste Da Bahia

Encontramos 120 Notícias

Caso de cachorro atropelado por suposto ônibus da Prefeitura de Paramirim segue sem esclarecimentos após mais de um mês

Caso de cachorro atropelado por suposto ônibus da Prefeitura de Paramirim segue sem esclarecimentos após mais de um mês
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O atropelamento de um cachorro ocorrido em Paramirim, no último dia 4 de maio, segue sem uma resposta por parte das autoridades responsáveis. Mais de um mês após o caso, moradores cobram esclarecimentos e eventual responsabilização dos envolvidos.


O episódio ganhou repercussão nas redes sociais após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que mostram o momento em que um ônibus realiza uma manobra e, em seguida, passa por cima do animal, que estava deitado às margens da avenida. Segundo relatos de moradores, o veículo seria, supostamente, um ônibus pertencente à Prefeitura de Paramirim e utilizado no transporte escolar.


As imagens foram divulgadas pela moradora Marília Grabriele Bezerra em seu perfil no Instagram. De acordo com ela, o caso aconteceu por volta das 17h07, em frente a uma loja.


"Acabou de acontecer uma coisa... um absurdo lá na frente da loja. Um ônibus da prefeitura que leva as crianças pra escola e traz pra casa passou por cima de um cachorro, não parou, nem nada. Eu vou deixar as imagens das câmeras pra vocês tirarem suas próprias conclusões", afirmou.


Marília relatou ainda que estava do lado de fora do estabelecimento, mas entrou para atender uma cliente. Ao retornar, ouviu o animal agonizando.


"Eu tava do lado de fora, entrei pra falar com a cliente e aí só escutei o cachorro uivando, chorando. Quando eu saí, o ônibus já tinha ido embora e o cachorro tá morto na frente da loja. Então, um absurdo. Um ônibus que carrega criança, ele poderia ter desviado, ter buzinado, feito alguma coisa, mas matar o cachorro não", disse.


A repercussão do caso provocou indignação entre moradores e defensores da causa animal. Saadia Karoline classificou as imagens como perturbadoras e cobrou providências.


"O animal estava deitado, ele foi brutalmente assassinado. Essas imagens são retrato do que está se tornando a humanidade. É um ato de extrema crueldade. Os animais em situação de rua não são coisas, eles são vidas", afirmou.


Ela também destacou que, pelas imagens, o motorista teria realizado a manobra antes de atingir o cachorro.


"O ônibus estava do outro lado. Ele atravessa a pista, faz a manobra e passa em cima do cachorro. Esse animal foi assassinado. É uma vida que foi tirada. Cenas chegam a ser perturbadoras, um ato de extrema crueldade e que não pode de maneira nenhuma passar impune", declarou.


Até o momento, não há informações sobre a instauração de investigação ou manifestação oficial acerca do caso. A reportagem não localizou posicionamento da Prefeitura de Paramirim sobre o episódio. Enquanto isso, moradores seguem cobrando esclarecimentos e medidas para que a morte do animal não fique impune.

Cuidados com fogueiras e fogos são essenciais para prevenir acidentes no São João

Cuidados com fogueiras e fogos são essenciais para prevenir acidentes no São João
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

Com a aproximação dos festejos juninos, alguns cuidados devem ser adotados pela população para que as comemorações ocorram de forma segura, evitando acidentes e incidentes graves.


Um dos principais pontos de atenção é o tamanho das fogueiras. Fogueiras muito grandes demoram mais para queimar, produzem maior quantidade de fumaça e consomem mais madeira. Além do impacto ambiental causado pelo uso excessivo desse recurso, a fumaça pode trazer prejuízos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.


Os fogos de artifício também exigem cautela. O manuseio inadequado pode provocar queimaduras e outros ferimentos. Além disso, o barulho intenso das explosões pode causar danos à audição e afetar pessoas mais sensíveis aos ruídos. Os animais domésticos, especialmente os cães, estão entre os mais prejudicados pelos estampidos e precisam ser protegidos durante as celebrações.


Dados da Secretaria da Saúde da Bahia mostram que, entre os dias 18 e 25 de junho de 2025, foram registradas 72 ocorrências envolvendo queimaduras no estado. Desse total, 24 casos tiveram relação com fogueiras ou fogos de artifício, enquanto 48 foram provocados por explosões de bombas. No mesmo período de 2024, entre 20 e 25 de junho, foram contabilizadas 66 ocorrências.


A maior parte das vítimas foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, que recebeu 53 pacientes. Outros 12 atendimentos ocorreram no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Também foram registrados casos no Hospital Regional de Juazeiro, com três pacientes, no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, com três atendimentos, e no Hospital do Oeste, em Barreiras, com um caso.


Quem mora na zona urbana deve utilizar areia sob a fogueira para evitar que o calor danifique o calçamento das ruas. Já tanto na cidade quanto na zona rural, é fundamental manter fogueiras e fogos de artifício afastados da rede elétrica, reduzindo o risco de acidentes.


Na hora de comprar a madeira utilizada nas fogueiras, a orientação é adquiri-la apenas com vendedores confiáveis. Nem toda madeira é autorizada para queima, sendo necessário verificar se o material possui licença dos órgãos ambientais competentes.


A adoção dessas medidas simples contribui para que o São João seja marcado pela tradição, pela alegria e, principalmente, pela segurança de todos.

Polícia apreende aparelho de som após denúncia de perturbação do sossego em Iuiú

Polícia apreende aparelho de som após denúncia de perturbação do sossego em Iuiú
Foto: Divulgação/PMU
Áudio gerado por IA
-0:00

Policiais militares do 17º BPM atenderam uma ocorrência de perturbação do sossego na madrugada deste sábado (13/06), por volta das 2h15, na Rua Duque de Caxias, no bairro Taboinha, em Iuiú.


Ao chegarem ao local, os militares constataram que um aparelho de som estava sendo utilizado em volume excessivo, causando incômodo aos moradores da vizinhança.


Diante da situação, a guarnição realizou a abordagem do responsável pelo equipamento, um jovem de 18 anos. O aparelho de som foi apreendido e encaminhado para apresentação na Delegacia Territorial, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Mulher denuncia agressão do ex-companheiro durante festa em Candiba

Mulher denuncia agressão do ex-companheiro durante festa em Candiba
Foto: Manu Dias/GOVBA
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma mulher de 42 anos denunciou ter sido agredida pelo ex-companheiro durante o evento São João de Pilões, em Candiba. A ocorrência foi registrada por volta da 1h50 deste sábado (13/06), quando policiais militares do 17º BPM realizavam o policiamento da festa e perceberam uma situação de vias de fato, intervindo imediatamente.


No local, a vítima relatou que foi agredida pelo ex-companheiro, de 45 anos, com puxões de cabelo e socos. Segundo o depoimento, ela também foi pressionada contra uma árvore, o que lhe causou dores na região das costelas.


A mulher informou ainda que um homem de 69 anos, que a acompanhava no momento da ocorrência, também foi agredido pelo suspeito com um soco.


As partes envolvidas foram conduzidas à Delegacia Territorial de Guanambi para a adoção das medidas cabíveis. A vítima, que se queixava de dores nas costelas, foi encaminhada para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ex-companheiro é acusado de ameaçar mulher e invadir residência em Urandi

Ex-companheiro é acusado de ameaçar mulher e invadir residência em Urandi
Foto: Divulgação/PMU
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma ocorrência de ameaça no contexto de violência doméstica mobilizou policiais militares do 17º BPM na sexta-feira (12/06), em Urandi. A ação foi registrada após a guarnição ser acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para averiguar a denúncia na Avenida Padre Rocha.


No local, os policiais mantiveram contato com o solicitante, um homem de 26 anos, que informou que uma amiga, de 25 anos, teria sido ameaçada pelo ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento. Conforme o relato, o suspeito também teria invadido a residência da vítima e danificado alguns objetos do imóvel.


A guarnição não conseguiu manter contato direto com a suposta vítima, o que impossibilitou a obtenção de informações mais detalhadas sobre o ocorrido e sobre a identificação do suspeito. Segundo as informações repassadas, o homem reside em Guanambi e já havia deixado o local antes da chegada dos policiais.


A vítima foi orientada pelos militares a registrar a ocorrência na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Operação Mobile recupera 52 celulares na região de Jequié

Operação Mobile recupera 52 celulares na região de Jequié
Foto: Divulgação/PMJ
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), recuperou 52 aparelhos celulares durante ações da Operação Mobile 360º realizadas entre os meses de maio e o início de junho. A iniciativa é voltada ao combate à receptação e à recuperação de dispositivos oriundos de furtos e roubos.


Em Jequié, equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) recuperaram 41 aparelhos, que já foram restituídos aos seus legítimos proprietários. As investigações também permitiram a localização de celulares subtraídos nos municípios de Lafaiete Coutinho e Itiruçu.


Outro resultado de destaque foi registrado em Ipiaú, onde dez aparelhos celulares foram recuperados e devolvidos às vítimas, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a restituição dos bens e a responsabilização dos envolvidos em crimes patrimoniais.


Já no município de Nova Itarana, a atuação investigativa da unidade territorial possibilitou a recuperação e devolução de seis celulares que haviam sido subtraídos durante o saque de uma carreta envolvida em um acidente de trânsito. Os equipamentos foram localizados na cidade de Itaberaba após diligências realizadas pelos policiais civis.

Operação prende dois investigados por invasão de domicílio e agressões contra adolescentes em Macarani

Operação prende dois investigados por invasão de domicílio e agressões contra adolescentes em Macarani
Foto: Divulgação/PMM
Áudio gerado por IA
-0:00

Dois homens, de 18 e 19 anos, investigados pelos crimes de lesão corporal dolosa, ameaça, violação de domicílio qualificada pelo período noturno, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e associação criminosa, foram presos na sexta-feira (12), no bairro Inaracam, em Macarani.


No âmbito da Operação Malhas da Lei, policiais civis da Delegacia Territorial (DT/Macarani) deram cumprimento aos mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Criminal da comarca contra os investigados por participação em uma ação criminosa ocorrida na noite de 24 de maio deste ano, no bairro Marjorie Parque.


Na ocasião, os suspeitos, juntamente com outras pessoas, invadiram uma residência e agrediram e ameaçaram duas adolescentes, ambas de 16 anos. Conforme as investigações, uma das vítimas foi atingida com uma coronhada de revólver, enquanto a outra sofreu agressões com um pedaço de madeira.


As prisões foram efetivadas após diligências investigativas conduzidas pela unidade policial e representação da autoridade policial pela decretação das medidas cautelares, com parecer favorável do Ministério Público da Bahia.


As investigações seguem em andamento para identificar e localizar os demais envolvidos na ação criminosa. Os homens permanecem custodiados, à disposição do Poder Judiciário.

Feira de Ciências mobiliza estudantes e fortalece iniciação científica em Rio do Pires

Feira de Ciências mobiliza estudantes e fortalece iniciação científica em Rio do Pires
Foto: Acervo Pessoal
Áudio gerado por IA
-0:00

A pesquisa científica ganha cada vez mais espaço na Rede Estadual de Ensino da Bahia. Nesta semana, foi a vez do Colégio Estadual Paulo VI de Tempo Integral, em Rio do Pires, promover a sua I Feira de Ciências. Com o tema “Ciência que transforma. Natureza que inspira”, a iniciativa envolveu os 368 estudantes da unidade e integrou as ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, da investigação científica e do protagonismo estudantil.


A feira reuniu trabalhos desenvolvidos por estudantes de diferentes séries e áreas do conhecimento, estimulando a observação, a pesquisa e a busca por soluções para desafios do cotidiano. A iniciativa dialoga com a política de iniciação científica da rede estadual, que incentiva a produção do conhecimento nas escolas por meio de feiras, mostras científicas e projetos de pesquisa que aproximam os jovens da ciência desde a Educação Básica.


A diretora do Núcleo Territorial de Educação da Bacia do Paramirim (NTE 12), Flordenice Costa, ressaltou o papel da ciência na formação dos jovens. “É fundamental promover eventos como este, porque eles permitem que os estudantes vivenciem a pesquisa na prática e compreendam sua importância para a construção do conhecimento. O Colégio Paulo VI inicia uma trajetória muito significativa ao inserir seus estudantes nesse processo e fortalecê-los como protagonistas da própria aprendizagem.”


Presente ao evento, a secretária da Educação de Rio do Pires, Renilda Maria, destacou a relevância do evento para o desenvolvimento dos estudantes. “A Feira de Ciências cria oportunidades para que os estudantes revelem seus talentos, ampliem conhecimentos e demonstrem seu potencial em diferentes áreas. É um momento que valoriza a criatividade, a investigação e o compromisso com a aprendizagem.”


Para a diretora da unidade escolar, Liege de Cássia, a realização da primeira edição da feira representa uma conquista coletiva. “Este evento concretiza um sonho construído com muito empenho por toda a comunidade escolar. Nossos estudantes se envolveram em cada etapa, pesquisaram, criaram, compartilharam ideias e transformaram conhecimento em experiências que enriquecem o processo educativo.”


Os professores Adalberto Marcelino, de Biologia, e Maurício Magalhães, que leciona Física, destacaram os impactos da iniciativa na formação dos estudantes. “A feira revela ideias inovadoras e contribui para a construção da consciência ambiental, algo essencial diante das transformações que o planeta enfrenta”, afirmou Adalberto. Já Maurício ressaltou que “a experiência permite aos estudantes compreenderem, na prática, conteúdos trabalhados em sala de aula, além de promover a interação e a troca de conhecimentos entre colegas.”


A estudante Clara Porto, da 2ª série do Ensino Médio e integrante da Agência de Notícias da escola, destacou o espírito colaborativo da ação. “Apesar do trabalho intenso, foi muito gratificante participar de todo o processo e ver os estudantes unidos para construir algo tão importante”. Sua colega Fernanda Almeida também celebrou os resultados alcançados. “Tivemos desafios ao longo da preparação, mas o envolvimento de todos fez a diferença e tornou a feira um momento especial para a nossa escola.”

Ibiassucê completa um ano sem registros de homicídios

Ibiassucê completa um ano sem registros de homicídios
Foto: Reprodução/PMI
Áudio gerado por IA
-0:00

O município de Ibiassucê alcançou a marca de 365 dias sem registros de homicídios, resultado considerado um importante indicador para a segurança pública local. A informação foi divulgada pela Assessoria de Comunicação da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).


Segundo a unidade, o resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança, aliado ao empenho dos policiais militares que atuam no município e à colaboração da comunidade na prevenção da violência.


A 94ª CIPM destacou que a atuação conjunta tem contribuído para a construção de um ambiente mais seguro, proporcionando mais tranquilidade e qualidade de vida à população de Ibiassucê.


A corporação ressaltou ainda que a manutenção dos índices positivos depende da continuidade das ações de policiamento e da parceria entre as instituições de segurança e a sociedade, fortalecendo a cultura de prevenção e de preservação da ordem pública no município.

Mulher é conduzida à delegacia com armas e drogas apreendidas em Riacho de Santana

Mulher é conduzida à delegacia com armas e drogas apreendidas em Riacho de Santana
Foto: Divulgação/Rondesp-MO
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma mulher foi conduzida à Delegacia Territorial de Riacho de Santana após ser flagrada com armas de fogo e drogas durante uma ação da Polícia Militar da Bahia. A ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (13), quando guarnições da Rondesp Meio-Oeste realizavam patrulhamento tático no município.


De acordo com a PM, os policiais visualizaram a suspeita em atitude considerada suspeita e decidiram realizar a abordagem. Durante a revista, foi encontrada com ela uma bolsa contendo entorpecentes, armas de fogo e outros materiais utilizados, supostamente, na atividade de tráfico de drogas.


Entre os materiais apreendidos estavam 25 porções de substância análoga à maconha, totalizando cerca de 100 gramas, 14 porções de substância análoga ao crack, com aproximadamente 15 gramas, duas espingardas e uma balança de precisão.


Ainda segundo a corporação, após consulta ao sistema, foi constatado que a mulher possui passagem anterior por tráfico de drogas.


Diante dos fatos, a suspeita e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Riacho de Santana, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva de urgência em Guanambi

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva de urgência em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Guanambi), unidade vinculada à 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Guanambi), cumpriu, na quinta-feira (11), mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 28 anos, por descumprimento de medida protetiva de urgência, em Guanambi.


Segundo as apurações, o investigado, mesmo ciente das medidas protetivas impostas em seu desfavor, aproximou-se e persistiu em ameaçar de morte a vítima, sua ex-companheira, de 29 anos, circunstância que desencadeou a decretação de sua prisão preventiva pelo juiz da Comarca de Palmas de Monte Alto. Vale ressaltar que o investigado possui conduta reiterada, respondendo a outros processos por violência doméstica, com vítimas também nas cidades de Matina e Palmas de Monte Alto.


Durante as diligências para cumprimento da ordem judicial, o suspeito foi localizado no bairro Paraíso, no município, em posse de uma motocicleta com indícios de adulteração nos sinais identificadores, razão pela qual também foi autuado em flagrante.


Após a prisão, o homem foi conduzido à unidade policial do município, onde foram adotados os procedimentos legais de praxe, permanecendo custodiado à disposição do Poder Judiciário.

MP pede ao TCM suspensão de gastos de R$ 3 milhões com festejos em Serra do Ramalho

MP pede ao TCM suspensão de gastos de R$ 3 milhões com festejos em Serra do Ramalho
Foto: Divulgação/PMSR
Áudio gerado por IA
-0:00

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) acionou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) para solicitar a suspensão das contratações artísticas para os festejos juninos de 2026 em Serra do Ramalho, no Sudoeste da Bahia. O órgão aponta irregularidades nos processos e descumprimento de normas de controle, com gastos que superam R$ 3 milhões para a realização de shows.


De acordo com a representação do promotor de Justiça Alex Bacelar, a prefeitura anunciou 16 atrações, sendo dez artistas de renome nacional. O levantamento indica que diversos contratos apresentam valores acima da média estabelecida pela Nota Técnica Conjunta nº 001/2026, que orienta o uso de valores de 2025 corrigidos pelo IPCA como parâmetro de razoabilidade para os cachês.


Um dos pontos de maior atenção no documento é a contratação da dupla Maiara e Maraísa, orçada em R$ 784 mil. O MPBA destaca que o contrato foi firmado na mesma data em que a administração municipal decretou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o município. Além disso, a ação aponta a ausência de registros dos contratos no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), o que dificulta a fiscalização.


O MPBA requer a concessão de medida cautelar para impedir pagamentos que excedam os valores de referência, até que o município apresente justificativas técnicas. O órgão também solicitou a notificação da prefeitura e das empresas envolvidas para prestarem esclarecimentos sobre os processos de contratação.

Polícia Civil conduz mulher suspeita de aplicar golpe com chave Pix fraudulenta em Vitória da Conquista

Polícia Civil conduz mulher suspeita de aplicar golpe com chave Pix fraudulenta em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia conduziu, nesta sexta-feira (12), uma mulher de 30 anos suspeita de praticar o crime de estelionato no âmbito empresarial em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. As investigações apontam que a suspeita teria se aproveitado da condição de funcionária de uma empresa do ramo de soluções ambientais para desviar pagamentos realizados por clientes.


De acordo com a apuração policial, a mulher criou uma chave Pix fraudulenta com nomenclatura semelhante à utilizada pela empresa, induzindo clientes a efetuarem transferências para uma conta que acreditavam ser a oficial da corporação. O esquema teria funcionado por aproximadamente sete meses.


Segundo a Polícia Civil, os valores desviados ultrapassam R$ 16 mil. Após diligências investigativas, a suspeita foi localizada e, durante o procedimento, confessou espontaneamente a prática criminosa. Ela também forneceu voluntariamente seus dados bancários, que, conforme os investigadores, reforçam as provas já reunidas no inquérito.


A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, com o apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste).


A mulher foi conduzida à unidade policial, onde prestou esclarecimentos. Ela responderá ao inquérito em liberdade.


As investigações continuam com o objetivo de identificar a existência de outras possíveis vítimas e dimensionar o prejuízo total causado pela ação criminosa.

Operação Mobile 360° entrega 26 celulares recuperados a vítimas de furto e roubo em Vitória da Conquista

Operação Mobile 360° entrega 26 celulares recuperados a vítimas de furto e roubo em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Operação Mobile 360° entrega 26 celulares recuperados a vítimas de furto e roubo em Vitória da Conquista


A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta sexta-feira (12), a entrega de 26 aparelhos celulares recuperados durante ações da Operação Mobile 360° em Vitória da Conquista. A iniciativa, conduzida pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª Coorpin), marcou o Dia D da operação no município, que tem como objetivo combater a receptação e recuperar aparelhos furtados ou roubados em todo o estado.


Os celulares foram localizados por meio de investigações e ações de inteligência policial, que incluíram levantamento de dados e cruzamento de informações. Parte dos aparelhos também foi recuperada após devolução espontânea de pessoas que estavam em posse de dispositivos com registro de furto ou roubo, medida incentivada pela operação.


Os equipamentos entregues nesta sexta-feira foram recuperados em ações realizadas pela 1ª e pela 2ª Delegacias Territoriais de Vitória da Conquista, vinculadas à 10ª Coorpin. De acordo com a Polícia Civil, entre novembro de 2025 e o início de junho de 2026, foram recuperados 138 celulares na área de atuação da coordenadoria, dos quais 95 já foram devolvidos aos proprietários.


Segundo o coordenador da 10ª Coorpin, delegado Neuberto Costa, a restituição dos aparelhos representa a conclusão bem-sucedida do trabalho investigativo e contribui para o enfrentamento da receptação.


“Para o cidadão, vítima de furto ou roubo, a restituição do patrimônio representa uma sensação de justiça. Para o Estado, a ação desestimula furtos e roubos ao interromper a cadeia de lucro de ladrões, quadrilhas e organizações criminosas”, afirmou.


Entre os beneficiados pela ação está Luciene Marques, que teve o celular furtado em 5 de janeiro deste ano, quando retornava de férias. Ela comemorou a recuperação do aparelho.


“O celular continha todas as minhas fotos e documentos. Estou muito feliz por tê-lo de volta. A Polícia Civil está de parabéns”, declarou.

TCM rejeita pedido liminar para suspender pagamentos de contrato da Câmara de Anagé

TCM rejeita pedido liminar para suspender pagamentos de contrato da Câmara de Anagé
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O conselheiro Nelson Pellegrino, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), indeferiu o pedido liminar para suspensão dos pagamentos decorrentes do Contrato nº 01/2025, firmado entre a Câmara Municipal de Anagé e a empresa Brandão Assessoria e Consultoria Contábil LTDA, no valor de R$ 264 mil.


A decisão monocrática foi proferida na quinta-feira, 11 de junho, no âmbito do Processo TCM nº 17156e26, após denúncia apresentada pelos vereadores Admilson de Oliveira Damasceno, Alan Oliveira Prado, Erinaldo de Sousa Santos, Jadiel Portugal Santos e Rafael Lima Soares contra o presidente da Câmara, Messias Vieira da Silva.


Os parlamentares questionaram a Inexigibilidade Licitatória nº 01/2025, destinada à contratação de serviços de consultoria e assessoria contábil e financeira para o exercício de 2025. Segundo os denunciantes, a contratação direta não teria atendido aos requisitos previstos na Lei nº 14.133/2021, especialmente quanto à comprovação da notória especialização da empresa contratada e à justificativa da compatibilidade dos preços praticados.


A denúncia também aponta que teriam sido anexados ao processo documentos sem relação com o objeto contratado, como certificado de formação de pregoeiro, diploma de conselheira tutelar e contratos na área de recursos humanos, o que, segundo os vereadores, indicaria tentativa de ampliar artificialmente o acervo profissional apresentado. Eles ainda sustentaram que os serviços contratados não envolveriam alta complexidade, levantando suspeitas de sobrepreço e superfaturamento.


Ao analisar o pedido cautelar, o conselheiro entendeu que o Tribunal não possui competência para determinar a suspensão do contrato ou de sua execução, atribuição que, conforme interpretação do artigo 71 da Constituição Federal, cabe ao Poder Legislativo.


Em relação ao pedido de suspensão dos pagamentos, Nelson Pellegrino avaliou que não houve demonstração de risco concreto, iminente e irreparável ao erário, nem comprovação de que eventual decisão de mérito pudesse perder sua utilidade. Diante da ausência dos requisitos legais para a concessão da medida cautelar, o relator conheceu parcialmente a denúncia e indeferiu o pedido liminar.


Na mesma decisão, o conselheiro determinou a notificação do presidente da Câmara de Anagé, Messias Vieira da Silva, e da empresa Brandão Assessoria e Consultoria Contábil LTDA para que apresentem defesa no prazo de 20 dias, sob pena de julgamento à revelia. Também foi solicitada a apresentação da íntegra do processo administrativo referente à Inexigibilidade Licitatória nº 01/2025 e de outros documentos considerados relevantes para a apuração dos fatos.


A decisão foi assinada em Salvador, no dia 11 de junho de 2026.

Polícia Civil recupera bicicleta avaliada em R$ 15 mil em Vitória da Conquista

Polícia Civil recupera bicicleta avaliada em R$ 15 mil em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil recuperou, nesta quinta-feira (11), uma bicicleta avaliada em R$ 15 mil, em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. O objeto havia sido furtado na última quarta-feira (10), dentro de um edifício localizado no centro da cidade.


A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI), unidades vinculadas à 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Após diligências, os investigadores identificaram um homem de 38 anos como autor do crime.


Em depoimento à autoridade policial, o suspeito confessou a autoria do furto e indicou a localização do item, que estava escondido no bairro Bateias. A bicicleta foi apreendida e devolvida à proprietária.


O homem foi apresentado à unidade policial para a realização dos procedimentos legais. Ele responderá ao inquérito policial em liberdade.

Homem é preso com 434 porções de cocaína durante operação da PM em Tremedal

Homem é preso com 434 porções de cocaína durante operação da PM em Tremedal
Foto: Divulgação/80ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Na tarde de segunda-feira (08/06), policiais militares da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam em flagrante um homem por tráfico de drogas no município de Tremedal, durante a Operação Protetor de Divisas.


Por volta das 14h30, a guarnição do PETO 4 Rodas realizava patrulhamento ostensivo quando recebeu uma denúncia anônima informando que um indivíduo estaria comercializando entorpecentes em via pública, nas proximidades de um estabelecimento comercial localizado na Rua Virgílio Pena, na região central da cidade.


Os policiais se deslocaram até o endereço indicado e localizaram um suspeito com características semelhantes às descritas na denúncia. Durante a abordagem e a busca pessoal, foram encontradas 23 porções de substância análoga à cocaína.


Questionado pelos militares, o homem confessou a prática do tráfico e indicou o local onde mantinha o restante do material ilícito. Em continuidade à diligência, a equipe foi até uma casa em construção apontada pelo suspeito e encontrou uma mochila contendo outras 411 porções da mesma substância, todas fracionadas e prontas para comercialização.


Diante da situação de flagrante, foi dada voz de prisão ao suspeito. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal de Tremedal para avaliação médica e, posteriormente, apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), em Vitória da Conquista, juntamente com o material apreendido, para a adoção das medidas cabíveis pela autoridade competente.


Ao todo, foram apreendidas 434 porções de substância análoga à cocaína. O homem permaneceu custodiado à disposição da Justiça.

Governador autoriza licitação da estrada de Iguatemi e reforma elétrica do Hospital Municipal de Livramento

Governador autoriza licitação da estrada de Iguatemi e reforma elétrica do Hospital Municipal de Livramento
Foto: Divulgação/Ascom
Áudio gerado por IA
-0:00

Livramento de Nossa Senhora viveu mais um momento histórico de conquistas nesta quinta-feira (11), durante agenda oficial realizada pelo Governo da Bahia no Parque de Exposições, em Salvador. Na ocasião, foram autorizados importantes investimentos que prometem impulsionar o desenvolvimento do município, fortalecer a infraestrutura e ampliar os serviços oferecidos à população.


Entre os anúncios de maior impacto está a autorização para a licitação da pavimentação asfáltica do trecho que liga o entroncamento da BA-152, na localidade de Tabuleiro, ao distrito de Iguatemi. A obra representa uma reivindicação antiga da comunidade e deverá garantir mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para moradores, produtores rurais e motoristas que utilizam diariamente a via.


Na área da saúde, o município foi contemplado com um investimento de quase R$ 4 milhões destinado à modernização da rede elétrica do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva. A intervenção permitirá adequações estruturais importantes para ampliar a segurança da unidade, melhorar o funcionamento dos equipamentos e fortalecer a capacidade de atendimento à população.


Outro benefício anunciado foi a cessão de um novo micro-ônibus para o transporte de pacientes que realizam Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O veículo chega para oferecer mais conforto, segurança e dignidade aos usuários que precisam se deslocar para outros centros de saúde em busca de atendimento especializado.


A prefeita Joanina Sampaio comemorou os investimentos e ressaltou a importância da parceria institucional construída em favor do município. “É um momento de muita alegria para Livramento. São conquistas importantes, aguardadas pela população, que chegam para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A estrada de Iguatemi, a reforma elétrica do hospital e o novo micro-ônibus representam avanços concretos para o nosso município. Agradeço à deputada Ivana Bastos e ao governador Jerônimo Rodrigues pelo compromisso e atenção com Livramento de Nossa Senhora”, destacou a gestora.


A agenda contou ainda com a presença dos deputados federais parceiros de Livramento Lídice da Mata, Jorge Solla e Daniel Almeida, do pré-candidato a deputado federal Jayme Vieira, além de vereadores e secretários municipais. A participação das lideranças reforçou a articulação política em defesa de novos investimentos e ações voltadas ao crescimento do município.


Com os novos anúncios, Livramento de Nossa Senhora fortalece seu caminho de desenvolvimento, ampliando investimentos em infraestrutura, saúde e mobilidade, áreas consideradas estratégicas para garantir mais qualidade de vida e oportunidades para a população.

TCM recomenda rejeição das contas da Prefeitura de Boa Nova referentes ao exercício de 2024

TCM recomenda rejeição das contas da Prefeitura de Boa Nova referentes ao exercício de 2024
Foto: Divulgação/PMBN
Áudio gerado por IA
-0:00

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendaram, na sessão desta quinta-feira (11/06), a rejeição das contas da Prefeitura de Boa Nova referentes ao exercício financeiro de 2024, sob responsabilidade do ex-prefeito Adonias da Rocha Pires de Almeida.


A decisão foi tomada após análise do parecer do conselheiro relator Nelson Pellegrino, que também apresentou Deliberação de Imputação de Débito aplicando multa de R$ 4 mil ao ex-gestor.


De acordo com o TCM, a principal irregularidade identificada foi a ausência de recursos suficientes em caixa, no último ano de mandato, para cobrir os compromissos inscritos em Restos a Pagar. A situação gerou um saldo negativo de R$ 792.482,71, em desacordo com o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Além disso, o tribunal constatou o não pagamento de duas multas anteriormente aplicadas ao gestor em processos julgados pela Corte.


Em razão do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para apuração de possível ato de improbidade administrativa.


Apesar das irregularidades apontadas, o município registrou receita arrecadada de R$ 71.675.313,54 em 2024, enquanto as despesas totalizaram R$ 70.750.400,53, resultando em superávit orçamentário de R$ 924.913,01.


O relatório também indicou que a administração cumpriu os índices constitucionais mínimos nas áreas de educação e saúde. Na educação, foram aplicados R$ 11.497.787,23, equivalentes a 27,81% das receitas de impostos. Os gastos com a remuneração dos profissionais do magistério alcançaram 96,41% dos recursos do Fundeb. Já na saúde, o investimento correspondeu a 15,73% da arrecadação dos impostos destinados ao setor.


Ainda cabe recurso da decisão.

Homem é preso suspeito de homicídio em Paramirim

Homem é preso suspeito de homicídio em Paramirim
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante na quarta-feira (10), suspeito de matar Flávio de Jesus Santos, de 46 anos, no município de Paramirim.


De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi encontrada morta dentro de uma residência com sinais de ferimentos provocados por arma branca. As investigações apontaram que o suspeito morava com a vítima há cerca de um mês, após ambos se conhecerem em Salvador.


Durante a análise do local do crime, os policiais não identificaram sinais de arrombamento ou a presença de terceiros. Também foram encontradas manchas de sangue na cadeira de rodas utilizada pelo investigado. A faca que pode ter sido usada no homicídio foi localizada em um terreno próximo ao imóvel.


Segundo a polícia, marcas de sangue compatíveis com o deslocamento de uma cadeira de rodas foram encontradas no trajeto até o local onde a arma foi abandonada, reforçando os indícios de autoria.


O suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Paramirim, onde foi autuado em flagrante e permanece custodiado à disposição da Justiça. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.