Início Tag Sudoeste Da Bahia

Sudoeste Da Bahia

Encontramos 120 Notícias

TCM nega pedido para suspender pagamentos da Vaquejada de Palmas de Monte Alto, mas mantém investigação

TCM nega pedido para suspender pagamentos da Vaquejada de Palmas de Monte Alto, mas mantém investigação
Foto: Divulgação/PMPMA
Áudio gerado por IA
-0:00

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) decidiu não conceder a medida cautelar que pedia a suspensão dos pagamentos relacionados à XXII Vaquejada de Palmas de Monte Alto. A decisão, assinada pelo conselheiro Nelson Pellegrino na segunda-feira (15/06), considerou que houve perda do objeto do pedido, já que o evento já havia sido realizado e parte significativa das despesas questionadas havia sido liquidada.


A representação foi apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que apontou supostas irregularidades na destinação de recursos públicos para a realização da festa. Entre os questionamentos estavam a contratação de atrações artísticas com cachês elevados, possíveis falhas em procedimentos de inexigibilidade de licitação e a alegação de que o município teria priorizado gastos com festividades em detrimento de áreas consideradas essenciais, como saúde, educação, saneamento e infraestrutura.


O MP destacou ainda a existência de procedimentos instaurados para apurar problemas relacionados à conservação de estradas vicinais, fornecimento de medicamentos, acessibilidade em vias públicas e estrutura do Conselho Tutelar.


Em sua defesa, o prefeito Marcos Túlio Laranjeira Rocha argumentou que a vaquejada representa uma manifestação cultural protegida pela legislação e afirmou que não houve comprometimento dos percentuais mínimos destinados à saúde e à educação. O gestor também contestou a metodologia utilizada pelo Ministério Público para apontar eventual sobrepreço nas contratações.


Entre os pontos analisados pelo TCM, chamou atenção o contrato firmado com a empresa NL Music Ltda., responsável pela apresentação do cantor Natanzinho Lima. O valor inicialmente pactuado foi de R$ 800 mil. A defesa informou que houve renúncia de R$ 100 mil por parte da empresa, reduzindo o pagamento para R$ 700 mil. No entanto, o relator observou que o termo que formalizaria essa renúncia não foi anexado aos autos.


A decisão também apontou questionamentos sobre a forma como o pagamento foi realizado. Segundo o contrato, o valor deveria ser quitado em parcelas, mas a liquidação ocorreu de uma única vez, em 29 de maio deste ano, fato que deverá ser esclarecido pelo gestor municipal.


Apesar de negar a cautelar, o TCM determinou a continuidade da tramitação da representação. O prefeito foi notificado para apresentar defesa no prazo de 20 dias, acompanhada de documentos que justifiquem os valores das contratações, memórias de cálculo, estudos técnicos e informações que demonstrem o retorno econômico gerado pelo evento, além da razoabilidade das despesas diante das demandas dos serviços públicos essenciais do município.


Com isso, o mérito da representação ainda será analisado pela Corte de Contas, que decidirá posteriormente sobre a regularidade ou não dos gastos realizados pela Prefeitura de Palmas de Monte Alto com a XXII Vaquejada.

Homem é esfaqueado durante briga com companheira em Brumado

Homem é esfaqueado durante briga com companheira em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma ocorrência de violência doméstica terminou com duas pessoas feridas na noite de segunda-feira (15/06), no bairro Brisas III, em Brumado. O caso foi registrado por volta das 18h30, na Rua Suriname, e mobilizou equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma guarnição de rádio patrulha foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) após denúncias de que um homem havia sido esfaqueado no local.


Ao chegar à residência, os policiais encontraram um homem de 27 anos recebendo os primeiros socorros prestados pela equipe do Samu. Conforme relatos de testemunhas, ele teria sido atingido por um golpe de faca desferido pela própria companheira, uma jovem de 25 anos, durante uma discussão do casal.


Em razão dos ferimentos, os dois envolvidos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Brumado. Após receber atendimento médico, o homem foi liberado e conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Polícia Civil, onde prestou depoimento para o esclarecimento dos fatos.


Já a mulher permaneceu internada devido à gravidade das lesões apresentadas. Diante do seu estado de saúde, o delegado responsável pela investigação se deslocou até a unidade hospitalar para colher o depoimento da paciente no próprio leito.


O caso será apurado pela Polícia Civil.

Homem fica ferido após danificar padrão de energia e receber descarga elétrica em Guanambi

Homem fica ferido após danificar padrão de energia e receber descarga elétrica em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 52 anos ficou ferido após provocar danos ao patrimônio público na Praça Domingos Jesulino Pereira, localizada no bairro Brasília, em Guanambi. A ocorrência foi registrada às 21h04 de segunda-feira (15/06) e mobilizou uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar.


De acordo com as informações repassadas à polícia, os militares foram acionados após denúncias de vandalismo no local. Ao chegarem à praça, foram informados de que o homem teria provocado um curto-circuito no padrão de energia, causando danos à estrutura pública.


Durante a ação, o suspeito sofreu uma descarga elétrica e teve queimaduras em diversas partes do corpo. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi, onde permaneceu internado sob cuidados médicos.


A área foi sinalizada pela guarnição, e os moradores que estavam nas proximidades foram orientados a não se aproximarem do local até que a situação fosse completamente controlada.

Motocicleta com motor adulterado é apreendida pela PM em Belo Campo

Motocicleta com motor adulterado é apreendida pela PM em Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Belo Campo após ser flagrado com uma motocicleta que apresentava sinais de adulteração no motor. A ocorrência foi registrada na manhã de segunda-feira (15/06), por volta das 11h45, durante rondas ostensivas realizadas pela guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar no centro da cidade.


De acordo com a polícia, os militares visualizaram o condutor trafegando em uma motocicleta com escapamento aberto, promovendo acelerações excessivas em via pública, caracterizando infração de trânsito. Diante da situação, a equipe realizou o acompanhamento e a abordagem do veículo.


Durante a fiscalização, os policiais constataram indícios de adulteração na numeração identificadora do motor da motocicleta. Após consultas aos sistemas e análise dos elementos identificadores, foi verificado que parte da gravação não seguia o padrão original do fabricante. Também foi constatado que o motor estava vinculado a outro veículo.


Questionado sobre a procedência do componente e sobre a documentação fiscal correspondente, o condutor informou que não possuía qualquer comprovante de aquisição.


Diante dos fatos, o homem e a motocicleta foram apresentados na Delegacia Territorial de Belo Campo para a adoção das medidas cabíveis. Após os procedimentos realizados pela autoridade policial, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o envolvido foi posteriormente liberado.


A Polícia Militar apreendeu uma motocicleta Honda CG Today 125, de cor vermelha, além do motor com sinais de adulteração vinculado a outro veículo. Também foram gerados o Registro de Ocorrência Policial e o TCO referente ao caso.

Caculé completa seis meses sem registro de homicídios

Caculé completa seis meses sem registro de homicídios
Foto: Divulgação/94ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

O município de Caculé alcançou a marca de seis meses consecutivos sem registros de homicídios, resultado que evidencia o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança na prevenção da violência e na preservação da ordem pública.


De acordo com a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o índice reflete o empenho diário dos policiais militares por meio do policiamento ostensivo, das ações preventivas e da atuação voltada à proteção da população.


O resultado reforça o compromisso da unidade com a manutenção da segurança e a promoção da tranquilidade dos moradores, contribuindo para a construção de uma cidade cada vez mais segura para todos.


A Polícia Militar destacou que a continuidade das estratégias de prevenção e a proximidade com a comunidade permanecem como pilares fundamentais para a preservação desses indicadores positivos no município.

Policial militar é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio qualificado em Amargosa

Policial militar é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio qualificado em Amargosa
Foto: Divulgação/MPBA
Áudio gerado por IA
-0:00

O Tribunal do Júri da Comarca de Amargosa, condenou, no último dia 9, o policial militar André Luiz da Silva Rodrigues Filho a 16 anos, 7 meses e 15 dias de prisão pelo homicídio qualificado de Joel Santos de Paula. A decisão acolheu a tese sustentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), representado pela promotora de Justiça Luana Colontonio Triches


De acordo com a investigação, o crime ocorreu em 23 de junho de 2021, no município de Amargosa. O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria de votos, a materialidade e a autoria do homicídio, bem como as qualificadoras de crime praticado mediante promessa de recompensa e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Conforme apontado no julgamento, o homicídio foi previamente planejado e executado em forma de emboscada.


A partir da apuração, foi constatado que o réu agiu com alto grau de reprovação, já que o crime foi planejado previamente, com acompanhamento da rotina da vítima e tentativa de criar versões para encobrir sua participação. Também foi considerada a condição de policial militar da ativa, circunstância que agravou a pena. Além da prisão, foi decretada ainda a perda do cargo de soldado da Polícia Militar da Bahia e o pagamento de R$ 200 mil a título de reparação mínima por danos morais aos herdeiros e sucessores da vítima.

Homem é detido com simulacro de arma e pássaros silvestres após denúncias de ameaças em Brumado

Homem é detido com simulacro de arma e pássaros silvestres após denúncias de ameaças em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 35 anos foi detido pela Polícia Militar no fim da tarde desta segunda-feira (15), em Brumado, após denúncias de que estaria ameaçando pedestres na região do bairro Malhada Branca. Durante a ação, os policiais apreenderam um simulacro de arma de fogo e aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro.


De acordo com o 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM), a ocorrência foi registrada por volta das 16h45, na Rua Princesa Isabel. Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) recebeu informações de moradores de que o suspeito estaria circulando armado e intimidando pessoas desde o domingo (14), repetindo as ameaças ao longo desta segunda-feira.


Ainda segundo a PM, o homem também é suspeito de participação em um assalto a um posto de combustíveis ocorrido na véspera. Com base nas características repassadas pelas testemunhas, os policiais iniciaram diligências e localizaram o suspeito nas proximidades da residência dele.


Durante uma vistoria autorizada pelo proprietário do imóvel, os militares encontraram um simulacro de arma de fogo, que pode ter sido utilizado tanto nas ameaças aos transeuntes quanto no roubo investigado. No local, também foram apreendidos pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.


Diante do flagrante e das suspeitas relacionadas aos crimes de ameaça e roubo, o homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, juntamente com todo o material apreendido. O caso será apurado pela Polícia Civil, que adotará as medidas legais cabíveis.

24º BPM registra zero ocorrências relevantes durante festejos do aniversário de Brumado em 2026

24º BPM registra zero ocorrências relevantes durante festejos do aniversário de Brumado em 2026
Foto: Divulgação/24º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

O 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) destacou o resultado positivo das ações de segurança realizadas durante os festejos de aniversário de Brumado, em 2026. De acordo com a corporação, nenhuma ocorrência relevante foi registrada durante o período festivo, resultado atribuído ao planejamento antecipado e à intensificação do policiamento ostensivo por meio da Operação "Junho Seguro na Terra do Minério".


Segundo o batalhão, o esquema de segurança contou com reforço do efetivo, abordagens preventivas, bloqueios em pontos estratégicos e integração com outras instituições. As ações tiveram como objetivo garantir a tranquilidade dos moradores e visitantes durante as comemorações.


Além da presença ostensiva nas ruas, o 24º BPM informou que promoveu ações de capacitação e integração com as forças municipais de segurança, ampliando a capacidade de prevenção e resposta das equipes envolvidas na operação.


As medidas adotadas ao longo do mês de junho também incluíram um trabalho prévio de aproximação com a comunidade e com representantes do comércio local, buscando identificar demandas específicas e elaborar estratégias adequadas para um período marcado pelo aumento da circulação de pessoas.


O batalhão também apresentou um comparativo com os festejos realizados em 2025. Na ocasião, foram registradas 312 pessoas abordadas, 27 veículos fiscalizados, 52 motocicletas abordadas, um adolescente conduzido e três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados. Embora não tenham ocorrido prisões em flagrante nem apreensões de armas ou drogas, houve necessidade de intervenções policiais em algumas situações.


Em 2026, conforme o 24º BPM, o fortalecimento das ações preventivas elevou os resultados a um novo patamar, permitindo que os festejos transcorressem sem registros de ocorrências relevantes.


A unidade destacou ainda que os números operacionais obtidos ao longo deste ano apontam para o fortalecimento das ações de inteligência, do policiamento ostensivo e do cumprimento de mandados de prisão, reforçando o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a preservação da ordem pública.


Para o 24º BPM, o desempenho alcançado durante os festejos representa um marco para a segurança pública de Brumado e evidencia a dedicação e o profissionalismo do efetivo empregado na operação, reafirmando o lema da corporação: "PMBA, uma Força a serviço do cidadão."

Motociclista por aplicativo morre após cair em cisterna na zona rural de Vitória da Conquista

Motociclista por aplicativo morre após cair em cisterna na zona rural de Vitória da Conquista
Foto: Reprodução/Redes sociais
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 42 anos morreu após cair em uma cisterna na zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu no domingo (14), enquanto a vítima realizava a limpeza de um terreno onde seria construída uma casa.


A vítima foi identificada como Dawinson Dutra de Oliveira. Segundo informações, ele trabalhava no local quando a cobertura do reservatório cedeu repentinamente, provocando a queda.


Dawinson foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que conseguiram retirá-lo da cisterna ainda com vida. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos. O óbito foi confirmado na unidade hospitalar.


De acordo com informações divulgadas pelo G1, Dawinson atuava como motociclista por aplicativo na cidade. Ele deixa esposa e uma filha.


Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento da vítima.

SiSU+ 2026 abre inscrições para vagas remanescentes em universidades públicas

SiSU+ 2026 abre inscrições para vagas remanescentes em universidades públicas
Foto: Douglas Amaral/SEC
Áudio gerado por IA
-0:00

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem disputar vagas remanescentes em instituições públicas de Ensino Superior por meio do SiSU+ 2026. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (15) e seguem até sexta-feira (19), exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.


A seleção reúne oportunidades para o segundo semestre letivo de 2026 em universidades e institutos federais de diversas regiões do país. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo ampliar o preenchimento das vagas que permaneceram disponíveis após a etapa regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).


Podem participar candidatos que se inscreveram no SiSU 2026 e que tenham realizado pelo menos uma das três últimas edições do Enem. O sistema utilizará automaticamente a melhor nota obtida pelo estudante, observando os critérios específicos estabelecidos para cada curso ofertado.


Durante o período de inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de graduação, definindo a ordem de preferência. Também será possível selecionar o turno, o local de oferta e a instituição de ensino desejada, ampliando as chances de ingresso no Ensino Superior público.


O resultado da chamada única está previsto para ser divulgado no dia 24 de junho. Os candidatos que não forem selecionados nessa etapa poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 24 e 26 de junho.


As matrículas deverão ser realizadas conforme o cronograma estabelecido por cada instituição participante do processo seletivo. As inscrições podem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponível no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Rio do Antônio

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Rio do Antônio
Foto: Reprodução/Informe Rio do Antônio
Áudio gerado por IA
-0:00

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta segunda-feira (15) a situação de emergência no município de Rio do Antônio, em razão dos efeitos da estiagem. A decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).


Com o reconhecimento federal, a Prefeitura de Rio do Antônio passa a estar apta a solicitar recursos da União para ações de assistência à população afetada pela seca. Entre os itens que podem ser custeados estão a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza para residências, higiene pessoal e dormitório.


Para ter acesso aos recursos, os municípios em situação de emergência devem encaminhar os pedidos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nos dados apresentados nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional realiza a análise das metas e dos valores solicitados.


Após a aprovação da documentação, é publicada uma nova portaria no Diário Oficial da União autorizando a liberação dos recursos destinados às ações de resposta e assistência humanitária.


O reconhecimento da situação de emergência busca dar suporte ao município diante dos impactos provocados pela estiagem, permitindo o reforço das medidas de atendimento à população atingida pela falta de chuvas.

Homem é detido por suspeita de importunação sexual contra criança em Macaúbas

Homem é detido por suspeita de importunação sexual contra criança em Macaúbas
Foto: Divulgação/PMM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem foi detido pela Polícia Militar no domingo (14), em Macaúbas, no Sudoeste da Bahia, suspeito de importunação sexual contra uma criança. O caso ocorreu por volta das 17h15, após denúncias de que o suspeito teria abordado a vítima em uma praça pública da cidade.


Ao receber o chamado, uma guarnição da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi ao local e encontrou o homem detido por populares em um bairro do município. A vítima confirmou a abordagem inadequada aos policiais, que acionaram o Conselho Tutelar para prestar apoio especializado à criança e à família.


O suspeito, a criança e sua mãe foram encaminhados à Delegacia Territorial de Ibotirama para a adoção das medidas legais. A Polícia Civil registrou a ocorrência e dará continuidade às investigações para apurar as circunstâncias do fato.

SUS incorpora novo tratamento para pacientes com leucemia mieloide aguda

SUS incorpora novo tratamento para pacientes com leucemia mieloide aguda
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Áudio gerado por IA
-0:00

O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou o uso dos medicamentos venetoclax e azacitidina para o tratamento de pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada que não são elegíveis à quimioterapia intensiva. A decisão foi oficializada por meio da Portaria SCTIE/MS nº 30, publicada nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial da União.


A nova medida beneficia pacientes que, por fatores como idade avançada, fragilidade clínica ou outras condições de saúde, não podem ser submetidos ao tratamento convencional mais agressivo. Conforme estabelece a portaria, as áreas técnicas responsáveis terão prazo máximo de 180 dias para disponibilizar a terapia na rede pública de saúde.


A leucemia mieloide aguda, também chamada de leucemia não linfocítica aguda, é um tipo de câncer que afeta as células-tronco da medula óssea. A doença é caracterizada por mutações genéticas que provocam a produção excessiva de glóbulos brancos imaturos, que passam a se multiplicar de forma descontrolada e comprometem a formação das células sanguíneas saudáveis.


Por apresentar evolução rápida, o diagnóstico precoce é fundamental. Entre os principais sintomas estão anemia, fadiga, infecções recorrentes, perda de peso e de apetite, febre, dor de cabeça, falta de ar, surgimento de hematomas e episódios de sangramento.


O tratamento da leucemia mieloide aguda varia conforme a gravidade do quadro e a resposta de cada paciente. As opções terapêuticas incluem quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. Com a incorporação do venetoclax em combinação com a azacitidina, o SUS amplia as possibilidades de cuidado para pacientes que possuem limitações para receber a quimioterapia intensiva, oferecendo uma alternativa terapêutica mais adequada ao perfil clínico desse grupo.

PM cumpre mandado de prisão contra homem procurado pela Justiça de São Paulo em Matina

Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Militar da Bahia, por meio da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), cumpriu um mandado de prisão na noite de domingo (14), no município de Matina, no sudoeste baiano.


De acordo com a corporação, por volta das 20h, a guarnição recebeu informações sobre a presença de um homem com mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça do Estado de São Paulo. Diante da denúncia, os policiais se deslocaram até um estabelecimento localizado na Rua Bandeira, onde localizaram o suspeito.


Após ser informado sobre a ordem judicial, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.


Segundo a Polícia Militar, o mandado foi expedido pela Justiça de Campinas, em São Paulo, com base no artigo 157 do Código Penal Brasileiro, que trata do crime de roubo. A ordem judicial foi cumprida com êxito no município de Matina.

Cinco pessoas ficam feridas após carro colidir com cavalo na BA-263 entre Itambé e Vitória da Conquista

Cinco pessoas ficam feridas após carro colidir com cavalo na BA-263 entre Itambé e Vitória da Conquista
Foto: Reprodução
Áudio gerado por IA
-0:00

Um sinistro de trânsito do tipo atropelamento de animal foi registrado na tarde de sábado (13), na BA-263, no km 51, trecho entre os municípios de Itambé e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.


De acordo com as informações levantadas no local pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado), o veículo seguia no sentido Itambé à Vitória da Conquista quando o condutor se deparou com um equino sobre a pista de rolamento. Sem tempo hábil para evitar o impacto, ocorreu a colisão com o animal.


O acidente deixou cinco pessoas feridas. Entre as vítimas, um homem sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital de Base de Vitória da Conquista. As outras quatro vítimas, sendo um homem e três mulheres, tiveram lesões leves e foram conduzidas ao Hospital Municipal de Itambé para receber atendimento médico.


Policiais militares da CIPRv/Brumado atenderam a ocorrência e adotaram as medidas cabíveis no local do acidente.

Motorista com sinais de embriaguez é detido após provocar colisões em Guanambi

Motorista com sinais de embriaguez é detido após provocar colisões em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 27 anos foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi na tarde deste sábado (13), suspeito de dirigir sob efeito de álcool e provocar acidentes em vias da cidade.


De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para averiguar uma ocorrência de possível embriaguez ao volante na Avenida Monteiro Lobato, no bairro Renascer I.


No local, a solicitante, de 27 anos, relatou que o condutor de um veículo VW/Voyage, preto, ano 2012, trafegava em alta velocidade pela contramão da Avenida Otávio Mangabeira quando colidiu contra o Chevrolet/Onix, prata, ano 2017/2018, conduzido por ela. Após a batida, o motorista deixou o local, colocando em risco outros usuários da via.


Segundo informações colhidas pelos policiais, durante a fuga o suspeito ainda teria se envolvido em outra colisão, desta vez com uma motocicleta. No entanto, a condutora do veículo não foi localizada pela guarnição.


Ao chegarem ao endereço informado, os policiais encontraram o suspeito sendo contido por populares. Conforme a PM, ele apresentava diversos sinais visíveis de embriaguez, entre eles hálito etílico, olhos avermelhados, dificuldade de equilíbrio e fala arrastada.


Diante dos fatos, os envolvidos e os veículos foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Mulher é encontrada morta em Livramento de Nossa Senhora

Mulher é encontrada morta em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Reprodução/Redes sociais
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma mulher identificada como Luciana de Jesus Santos, de 27 anos, foi encontrada morta na manhã deste domingo (14), em Livramento de Nossa Senhora. O caso foi registrado no bairro Benito Gama.


Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram acionadas para atender à ocorrência e realizaram o isolamento da área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). No local, peritos iniciaram os procedimentos necessários para a coleta de informações que possam auxiliar na elucidação do caso. A vítima apresentava graves ferimentos na região da face.


De acordo com a Polícia Civil, o homem apontado como autor do crime é ex-companheiro de Luciana e foi localizado e preso pouco tempo depois, nas proximidades do local onde o corpo foi encontrado. Conforme a corporação, o suspeito apresentava uma mancha de sangue em uma das orelhas e foi questionado pelo delegado responsável pelas investigações.


Após a prisão, ele foi encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça. Ainda segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta que a motivação do crime estaria relacionada a uma disputa por território envolvendo o tráfico de drogas.


Concluídos os procedimentos periciais no local, o corpo de Luciana de Jesus Santos foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames que deverão apontar oficialmente a causa da morte.


A Polícia Civil segue acompanhando o caso e dará continuidade às investigações para o completo esclarecimento dos fatos.

Idosa tem residência furtada durante a madrugada em Urandi

Idosa tem residência furtada durante a madrugada em Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma idosa de 68 anos foi vítima de furto em sua residência na madrugada deste domingo (14), no Centro de Urandi. O caso foi atendido por policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (CICOM).


De acordo com a ocorrência, a vítima relatou que retornou para casa por volta das 3h40 e encontrou o guarda-roupa com as portas abertas e roupas espalhadas pelo quarto e pelo banheiro. Ao verificar o imóvel, percebeu que haviam sido levados R$ 50 em espécie e dois aparelhos celulares.


A moradora informou ainda que havia deixado a residência trancada antes de sair, mas encontrou a porta da cozinha aberta ao retornar. Apesar disso, os policiais não identificaram sinais aparentes de arrombamento no imóvel.


Durante a averiguação, a guarnição constatou que o muro localizado nos fundos da residência dá acesso a uma área de matagal, o que pode ter facilitado a entrada e a fuga do autor do furto.


Os militares realizaram rondas nas imediações na tentativa de localizar o suspeito, porém ninguém foi encontrado. A vítima foi orientada a registrar o fato na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Polícia Civil restitui celulares recuperados aos proprietários em Itapetinga

Polícia Civil restitui celulares recuperados aos proprietários em Itapetinga
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, intensificou, ao longo da última semana, na cidade de Itapetinga, as ações da Operação Mobile 360º, resultando na recuperação e restituição de seis aparelhos celulares aos seus legítimos proprietários no município.


A iniciativa integra uma mobilização estadual voltada à localização, recuperação e devolução de dispositivos provenientes de furto, roubo, perda ou extravio. As investigações tiveram início a partir dos registros de ocorrências realizados na Delegacia Territorial (DT/Itapetinga).


Com o emprego de técnicas de inteligência, cruzamento de dados e diligências em campo, os investigadores da DT conseguiram rastrear aparelhos que estavam em posse de terceiros ou circulando de forma irregular. Parte dos dispositivos recuperados havia sido subtraída em ações criminosas, enquanto outros foram objeto de perda ou extravio por seus proprietários.


Durante as apurações, os policiais identificaram os atuais possuidores dos aparelhos e verificaram possíveis responsabilidades criminais relacionadas à receptação de produtos de origem ilícita. As ações culminaram na recuperação dos celulares e na devolução dos bens aos seus legítimos proprietários.


A Polícia Civil alerta que a aquisição de aparelhos sem procedência comprovada ou nota fiscal pode configurar o crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal. A instituição também ressalta que a apropriação de objetos encontrados sem a devida devolução ao proprietário pode caracterizar o delito de apropriação de coisa achada.


A orientação é que vítimas de furto, roubo, perda ou extravio registrem o Boletim de Ocorrência e informem o número do IMEI do aparelho, dado essencial para o rastreamento e para o êxito das investigações.


A Operação Mobile 360º segue em andamento na área da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), com novas diligências previstas para localizar outros aparelhos subtraídos e responsabilizar os envolvidos.

Adolescente desaparecida em evento junino é localizada em Guanambi

Adolescente desaparecida em evento junino é localizada em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma adolescente de 13 anos, que estava desaparecida desde a madrugada de sábado (13), foi localizada na sede de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, horas após o sumiço. A jovem havia desaparecido por volta das 2h, no distrito de Pilões, em Candiba, durante um evento junino.


Segundo informações da Polícia Militar, a mãe da adolescente relatou que a filha sumiu no momento em que a família se preparava para retornar para casa, na zona rural de Guanambi. Equipes do 17º BPM realizaram buscas na região durante a manhã, mas não encontraram a menor inicialmente.


Por volta das 10h30, a guarnição foi informada de que a adolescente havia sido encontrada na casa de um familiar. Devido a suspeitas de que a jovem teria sido vítima de violência sexual durante o período em que esteve desaparecida, os policiais realizaram o acompanhamento da vítima e de seus responsáveis até o Hospital Geral de Guanambi (HGG) para atendimento médico.


Após os procedimentos hospitalares, as partes foram conduzidas à Delegacia Territorial (DT) de Guanambi para o registro da ocorrência e início das investigações legais. O caso segue sob apuração das autoridades locais.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.