Início Tag Esportes

Esportes

Encontramos 14 Notícias

Seleção Brasileira Feminina conquista o título do FIFA Series 2026

Seleção Brasileira Feminina conquista o título do FIFA Series 2026
Foto: Henrique Barrios/MEsp

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol sagrou-se campeã do FIFA Series 2026 na noite de sábado (18) após vencer o Seleção Canadense Feminina de Futebol por 1 a 0 na decisão disputada na Arena Pantanal, em Cuiabá. O resultado confirmou a excelente campanha da equipe comandada por Arthur Elias, que encerrou a competição com 100% de aproveitamento. O confronto decisivo reuniu duas seleções entre as principais do cenário mundial e foi marcado pelo equilíbrio e intensidade. Brasil e Canadá chegaram à última rodada com duas vitórias cada, após superarem Seleção Sul-Coreana Feminina de Futebol e Seleção Zambiana Feminina de Futebol, o que transformou o duelo em uma final direta pelo título. Dentro de campo, a equipe brasileira apresentou organização, consistência defensiva e eficiência para garantir a vitória. Antes da decisão, o Brasil goleou a Coreia do Sul por 5 a 1 e venceu a Zâmbia por 6 a 1, consolidando uma campanha dominante. O Canadá terminou na segunda colocação, após vencer a Coreia do Sul por 3 a 1 e a Zâmbia por 4 a 0. Já Coreia do Sul e Zâmbia empataram em 1 a 1, com as coreanas ficando em terceiro lugar pelo critério de saldo de gols.

Mundial de Clubes une torcidas brasileiras e reforça orgulho do futebol nacional

Mundial de Clubes une torcidas brasileiras e reforça orgulho do futebol nacional
Foto: Divulgação/FIFA

O novo formato do Mundial de Clubes da FIFA tem promovido um movimento pouco comum no futebol brasileiro: a união das torcidas. Nas redes sociais, é crescente o número de manifestações de apoio não apenas ao próprio time, mas também aos outros três clubes brasileiros participantes da competição. Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que representam o país no torneio, têm recebido apoio cruzado de seus torcedores, deixando de lado, ao menos momentaneamente, a rivalidade local. A principal motivação por trás desse movimento parece ser a velha e conhecida disputa entre o futebol sul-americano e o europeu. A hegemonia dos clubes europeus nos últimos anos, aliada às constantes críticas de que o futebol brasileiro estaria em decadência, fortaleceu entre os torcedores um sentimento de valorização do que é produzido dentro do país. O Mundial, na visão de muitos, vai além da disputa por um título. Para parte da torcida, o desempenho dos clubes brasileiros na competição serve também como uma resposta direta à ideia de que, para estar entre os melhores do mundo, é preciso atuar na Europa. As boas atuações até aqui reforçam que o futebol brasileiro segue competitivo e capaz de desafiar potências financeiras do cenário internacional. Outro ponto que chama a atenção é a percepção crescente de que dinheiro, embora relevante, não garante vitórias. Elencos bilionários têm encontrado dificuldades diante da técnica, da garra e da tradição dos clubes brasileiros, que, até o momento, fazem uma campanha que enche de orgulho seus torcedores e também a torcida brasileira como um todo. Ainda na fase classificatória, Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fluminense vêm representando com competência não só suas cores, mas todo o futebol brasileiro no cenário mundial. A rivalidade, pelo menos por enquanto, dá lugar ao orgulho nacional.

Carlo Ancelotti faz primeira convocação como técnico da Seleção Brasileira

Carlo Ancelotti faz primeira convocação como técnico da Seleção Brasileira
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (26) a sua primeira convocação à frente da Seleção Brasileira, marcando oficialmente o início de uma nova era no comando da equipe nacional. Ancelotti desembarcou no Rio de Janeiro na noite de domingo (25) e passou as horas seguintes concentrado nos preparativos finais para o anúncio da lista, realizado no Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, às 15h (horário de Brasília). Com um perfil vitorioso e larga experiência no futebol europeu, Ancelotti aposta em uma mescla entre juventude e experiência para dar início ao seu trabalho com o Brasil. A convocação contempla nomes já consolidados, como Alisson, Casemiro, Marquinhos e Vinícius Júnior, ao lado de jovens promissores como Estevão, do Palmeiras, e Andrey Santos, do Strasbourg. Foram chamados três goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Hugo Souza (Chaves-POR). Na defesa, os convocados foram Alex Sandro (Juventus), Alexsandro (Santos), Lucas Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Juventus), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco) e Wesley (Cruzeiro). O meio-campo conta com Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta) e Gerson (Flamengo). Já o ataque reúne Antony (Manchester United), Estevão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham) e Vinícius Júnior (Real Madrid). A Seleção Brasileira já tem compromissos agendados para dar início à nova fase sob o comando do italiano. No dia 5 de junho, o time enfrenta o Equador em Guayaquil, e no dia 10, recebe o Paraguai na NeoQuímica Arena, em São Paulo. Serão os primeiros testes de Ancelotti à frente da equipe, que agora busca retomar o protagonismo internacional com um projeto técnico estruturado e ambicioso.

Copa do Mundo Feminina de 2027 terá oito cidades-sede no Brasil

Copa do Mundo Feminina de 2027 terá oito cidades-sede no Brasil
Foto: Getty Images

A FIFA anunciou nesta quarta-feira (7) as oito cidades brasileiras que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Recife foram as escolhidas para receber as 32 seleções que disputarão o torneio, o primeiro realizado na América do Sul. O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, que destacou a qualidade das candidaturas e o potencial transformador do evento: “Uma jornada empolgante e inesquecível nos espera. Estou entusiasmado para trabalhar junto com todas as cidades para fazer desta uma experiência memorável, com impacto positivo e duradouro”, afirmou em sua conta no Instagram. Com a confirmação das cidades-sede, os locais iniciarão uma série de celebrações, como iluminação de monumentos, ações nas redes sociais e eventos públicos com atletas e lideranças locais.

Definidos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil 2025

Definidos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil 2025
Foto: Divulgação/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou na tarde desta quarta-feira (9), em sua sede no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil 2025. O evento, que teve início às 15h, contou com a presença de dirigentes de clubes, autoridades esportivas e representantes da imprensa. Nesta etapa, entram em campo os clubes que conquistaram vaga direta na competição, entre eles os representantes brasileiros na Copa Libertadores: Botafogo, Palmeiras, Bahia, Internacional, Flamengo, São Paulo, Fortaleza e Corinthians. Também se juntam a eles o CRB, vice-campeão da Copa do Nordeste 2024; o Paysandu, campeão da Copa Verde 2024; o Santos, campeão da Série B 2024; e o Cruzeiro, classificado via Campeonato Brasileiro 2024. Esses 12 clubes se unem aos 20 que avançaram da segunda fase da competição, totalizando 32 equipes. O sorteio foi realizado com dois potes, cada um contendo 16 times, organizados de acordo com critérios técnicos e de desempenho. Os confrontos foram definidos em partidas de ida e volta.





Confira os confrontos da terceira fase:






  • Vasco da Gama x Operário-PR




  • Fluminense x Aparecidense-GO




  • Bahia x Paysandu




  • Botafogo x Capital-DF




  • Internacional x Maracanã-CE




  • Fortaleza x Retrô-PE




  • Athletico-PR x Brusque-SC




  • Palmeiras x Ceará




  • Atlético-MG x Maringá-PR




  • Flamengo x Botafogo-PB




  • São Paulo x Náutico




  • Cruzeiro x Vila Nova-GO




  • Santos x CRB




  • Corinthians x Novorizontino




  • Red Bull Bragantino x Criciúma




  • Grêmio x CSA





As datas e horários dos jogos ainda serão definidos pela CBF. Os confrontos desta fase serão disputados em jogos de ida e volta, com o time que somar mais pontos garantindo vaga nas oitavas de final. A Copa do Brasil segue como uma das competições mais disputadas do calendário nacional, reunindo clubes de diferentes regiões do país e oferecendo premiações milionárias a cada fase superada.

Gerson renova contrato com o Flamengo até o fim de 2030

Gerson renova contrato com o Flamengo até o fim de 2030
Foto: Divulgação/CRF

O Flamengo anunciou, nesta terça-feira (8), a renovação contratual do meio-campista Gerson até dezembro de 2030. O vínculo anterior do jogador com o clube ia até 2027. A ampliação do contrato reforça a confiança da diretoria no camisa 8, um dos principais nomes do elenco rubro-negro. Gerson está em sua segunda passagem pelo Flamengo, após atuar no futebol europeu. Desde o retorno em 2023, o jogador segue como peça fundamental no meio de campo. Ao todo, soma 238 partidas com a camisa rubro-negra, 18 gols e 30 assistências. Entre as conquistas que coleciona pelo clube, destacam-se a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro de 2019, o Brasileirão de 2020, além da Copa do Brasil de 2024. Gerson também contribuiu para títulos estaduais, da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. A renovação é vista como mais um passo na estratégia do Flamengo de manter uma base sólida, vitoriosa e com forte identificação com a torcida. O clube segue apostando na valorização de atletas que fazem parte da história recente de conquistas rubro-negras.

Baiana Núbia Oliveira conquista terceiro lugar na São Silvestre 2024

Baiana Núbia Oliveira conquista terceiro lugar na São Silvestre 2024
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Com o tempo de 53m11s, a baiana Núbia de Oliveira, natural de Campo Formoso, no norte baiano, fez história na tradicional Corrida de São Silvestre, conquistando o terceiro lugar na competição deste ano, que celebra a 99ª edição. Essa foi a terceira participação da atleta baiana na São Silvestre, que já se destaca como um dos grandes nomes do atletismo internacional. Núbia Oliveira é uma das 211 atletas baianas que recebe o apoio do Governo do Estado por meio do programa Bolsa Esporte, garantindo-lhe um incentivo mensal de R$ 1.500,00 para o desenvolvimento de seu potencial esportivo. Residente no distrito de Flamengo, em Jaguarari, Núbia, com apenas 22 anos, vem se destacando em todas as provas que compete. Os 1º e 2º lugares da prova feminina foram conquistados pelas queniananas Agnes Keino (Quênia), com 51m25s, e Cynthia Chemweno, com 52m11s, respectivamente. Apesar da pouca idade, a atleta já acumula títulos como campeã do Troféu Brasil 1000m, campeã sul-americana, vice-campeã Pan-americana de Cros Country, além de ser campeã brasileira de atletismo por 13 vezes.

Copa do Mundo Feminina de futebol no Brasil em 2027 já tem datas definidas pela FIFA

Copa do Mundo Feminina de futebol no Brasil em 2027 já tem datas definidas pela FIFA
Foto: Thaís Magalhães/CBF

A Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil, já tem cronograma oficial. O torneio começará em 24 de junho e se encerrará em 25 de julho. O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, nesta terça-feira (10), em Zurique, Suíça. O Ministério do Esporte tem trabalhado intensamente, destacando o Brasil como um anfitrião preparado e comprometido. Pela primeira vez, a competição será sediada na América do Sul.  um marco que reflete o esforço da atual gestão em trazer o evento para o país. A expectativa é de que, caso todos os ingressos sejam vendidos, esta edição seja a primeira a ultrapassar a marca de dois milhões de torcedores nos estádios, com um público total estimado em 2,3 milhões. Com 32 seleções participantes, 29 vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios organizados pelas confederações continentais. Como país-sede, o Brasil está automaticamente classificado para uma das três vagas reservadas à Conmebol (América do Sul). As demais vagas serão distribuídas assim: 11 para a Uefa (Europa), seis para a AFC (Ásia), quatro para a CAF (África), quatro para a Concacaf (Américas do Norte e Central) e uma para a OFC (Oceania).

Baiano Isaquias conquista prata nos 1 mil metros em Paris

Baiano Isaquias conquista prata nos 1 mil metros em Paris
Foto: Alexandre Loureiro/COB

Depois da disputa do C2 500m, Isaquias Queiroz prometeu levantar a cabeça e representar bem, em sua última prova nesta edição dos Jogos Olímpicos, todo o time de Lagoa Santa. E ele conseguiu. Com a cabeça em pé, o peito inflado e muita força nos braços, o maior atleta da história da canoagem velocidade do Brasil conquistou a sua quinta medalha olímpica, a prata no C1 1000m em Paris 2024. Isaquias também é atleta olímpico que recebe Bolsa Atleta, programa de apoio do Governo Federal. Isaquias se coloca assim ao lado de Robert Scheidt e Torben Grael na segunda colocação na lista de atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas, com cinco. Eles estão atrás apenas de Rebeca Andrade que, com as quatro conquistadas nessa edição de Jogos Olímpicos, chegou a seis láureas. Além da prata em Paris, Isaquias tem ouro no C1 1000m em Tóquio 2020, prata no C1 1000m e no C2 500m na Rio 2016 e bronze no C1 200m também nos Jogos do Brasil. O sonho de ultrapassar os dois ídolos da Vela na lista ainda está de pé.

Beatriz Souza traz para o Brasil o primeiro ouro olímpico

Beatriz Souza traz para o Brasil o primeiro ouro olímpico
Foto: Alexandre Loureiro/COB

O Brasil conquistou nesta sexta-feira (2/8) a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vitória veio com Beatriz Souza, no judô, na categoria acima de 78 kg. Praticante de artes marciais desde os sete anos de idade, a gigante Bia alcançou sua glória olímpica aos 26 anos, em sua primeira participação nos Jogos. Na final, a brasileira, quinta no ranking mundial, enfrentou a israelense Raz Hershko, atual campeã europeia, e com um wazari garantiu a medalha de ouro. Antes, Bia havia derrotado a atual número 1 do mundo por ippon, por imobilização. Esta é a terceira medalha do judô brasileiro nesta edição dos Jogos Olímpicos. Paulista de Itariri e criada em Peruíbe, litoral de São Paulo, a atleta conquistou a prata no Mundial de 2022, bronze no de 2023, o título no Grand Slam de Baku e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em 2024, faturou o ouro no Grand Prix de Linz, na Áustria, sua primeira competição do ano, e também levou o ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024.

Ciclistas baianos são convocados para as Olimpíadas de Paris 2024

Ciclistas baianos são convocados para as Olimpíadas de Paris 2024
Foto: Ascom/Sudesb

A Bahia teve mais dois representantes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 confirmados nesta terça-feira (4). Os ciclistas Ulan Galinski, do mountain bike (MTB), e Paôla Reis, do BMX, vão em busca de aumentar o quadro de medalhas da delegação brasileira e dos atletas baianos a partir de 26 de julho. Ambos os ciclistas possuem um histórico de apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ulan, 25 anos, inclusive, recebeu o apoio dos últimos editais do programa Bolsa Esporte. Natural da região da Chapada Diamantina, Ulan também é o atual campeão brasileiro da sua categoria e conseguiu a vaga pelo ranking de nações, no qual terminou em primeiro. Ele vai competir na categoria de trilhas entre os dias 27 e 28 de julho na sua primeira participação olímpica. Ele explica que a convocação foi um momento especial e único. “É a realização de um sonho de criança. Eu acreditei nele desde quando era muito improvável. Trabalhei muito durante os últimos anos com o privilégio do apoio de dezenas de pessoas. Vai ser uma grande oportunidade porque não estou ainda no radar como os favoritos. Isso tira a pressão de cima de mim e a coloca nos outros, o que pode me ajudar no processo. Pretendo fazer a melhor preparação da minha vida para eu poder surpreender o mundo”. É difícil imaginar que, ao começar o ano com uma lesão nos dois pés, Paôla terminaria classificada para os Jogos Olímpicos. Mas, é a realidade. Ao vencer o Pan Americano no Equador, em 2023, a atleta de BMX conquistou uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas. Porém, só agora – por se manter em primeira do ranking nacional – que a esportista foi oficialmente confirmada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como classificada para o maior evento esportivo do mundo. Chegar na competição sempre foi o objetivo, de acordo com Paôla, que tem 24 anos. “Desde que comecei a andar de bike, queria participar das Olímpiadas. Estou me preparando desde o início. É um momento muito feliz! Foi uma preparação dolorosa. Me superei bastante esse ano porque tive uma lesão, mas já voltei a competir e estou 100% recuperada”. Oriunda do Projeto Pedal, uma parceria da Sudesb com a Associação de Bicicross de Salvador (ABS), Paôla também contou com apoio da autarquia estadual com a concessão de passagens aéreas – inclusive para a preparação para as Olimpíadas em solo francês – e dos programas Faz Atleta e Bolsa Esporte. Com voo marcado para o sábado, 08, a atleta vai passar 50 dias em Paris treinando para a competição, sendo 30 destes na pista oficial do evento. “Já competi nessa pista no início do ano. É uma pista difícil, perigosa e esse treinamento é importante para ficar mais à vontade no circuito”, explica a atleta. A competição vai acontecer num modelo diferente do que Paôla está acostumada. O treinador da esportista, Leonardo Gonçalves explica. “É diferente do circuito mundial, porque vai ter uma fase classificatória correndo três baterias classificatórias, uma fase de quartas de finais correndo mais três baterias. No dia seguinte, uma semifinal com três baterias classificatórias e uma final. Além disso, tem uma repescagem das quartas para a semi em que dois atletas vão se classificar”. Neste contexto, ele reforça a importância do preparo mental e físico necessário para esses atletas. Mesmo com a dificuldade da competição, o técnico ressalta que a ciclista chega com condições de não só competir, mas de também trazer uma medalha para o país. Ele expõe o que gabarita a atleta a este posto. “Ela tem uma característica de muita força. É uma atleta muito explosiva. Para praticar o BMX nessa fase, que é o BMX Supercross – com rampas grandes e um obstáculo de saída de 8 metros de altura-, tem que chegar a 60 km por hora em 4 segundos e pular uma rampa de 15 metros. Então, tem que ter um perfil arrojado. Ela é assim. Paôla teve a base projetada para chegar a esses resultados”. Ele ainda ressalta a importância dessa conquista para o esporte na Bahia. “É uma realização muito importante para a modalidade dentro do estado da Bahia e no Brasil, para o desenvolvimento de novos atletas, o desenvolvimento da modalidade e muito mais”, indica o treinador. As provas do BMX racing, modalidade que Paôla disputa, acontecem nos dias 1 e 2 de agosto no “Saint-Quentin-en-Yvelines BMX Stadium”.

Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 será no Brasil

Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027 será no Brasil
Foto: Frame de vídeo

O Brasil vai sediar a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina de Futebol FIFA 2027. O anúncio foi divulgado na madrugada desta sexta-feira, 17 de maio, no 74º congresso da entidade, em Bangkok, na Tailândia. A decisão traz o Mundial pela primeira vez para a América do Sul. O Brasil concorria contra uma candidatura unificada entre Alemanha, Holanda e Bélgica.  “O Brasil está pronto! Está será a Copa do Brasil, mas também de toda a América do Sul. E marcará um novo momento para o futebol feminino em nosso continente”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca, representante do governo brasileiro no Congresso da FIFA. Na opinião dele, o evento será uma oportunidade para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento do futebol feminino. "As jogadoras servirão de inspiração para futuras gerações e ajudarão o Brasil a criar um impacto positivo duradouro na sociedade, promovendo inclusão, diversidade e igualdade no esporte".

Baianos conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Baianos conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024
Foto: Divulgação/CBCa

Os baianos Felipe Vinicius Santana e Jacky Goodman conquistaram a vaga olímpica para o Brasil na canoagem de velocidade dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na categoria C2 Masculino 500 m nesta terça-feira (23). A classificação veio após o primeiro lugar na disputa do Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Qualificatória Continental Paris 2024 em Sarasota, nos Estados Unidos. Com o tempo de 01:46.458s, a dupla ficou pouco mais de quatro segundos na frente dos segundos colocados canadenses Alix Plomteux e Craig Spence (01:50.852s). Com a vaga conquistada para o Brasil, os atletas que irão participar das Olimpíadas 2024 serão convocados de acordo com os treinamentos e as avaliações técnicas próximas à competição, como descrito no plano de trabalho da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). O Brasil tem, atualmente, duas cotas: no C1M1000m, conquistada pelo baiano Isaquías Queiroz no mundial do ano passado; e no C2M1000m.





Canoagem





Nas competições nacionais, Filipe representa a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) e Jack a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI). A dupla é oriunda do antigo projeto Remando no Litoral Sul e atual Remando em Águas Baianas, uma parceria da Federação Baiana de Canoagem (Febac) com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em sete cidades: Ubaitaba, Ubatã, Itacaré, Maraú, São Félix, Camamu e Itajuípe. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora os frutos colhidos pelo incentivo do Governo do Estado, por meio da Sudesb, na canoagem. Os investimentos vão desde o fomento ao esporte, com os projetos de iniciação esportiva mais aprimoramento técnico e a construção de sete núcleos físicos de canoagem – em funcionamento em Itacaré, Ubaitaba e Ubatã; e em construção em Camamu, Ibotirama, Itajuípe, Maraú e Santo Estévão – até o apoio aos atletas, nos programas de incentivo, no transporte para as competições e nos eventos esportivos. “A canoagem é uma das modalidades que podemos realmente dizer que existe uma Delegação Baiana nas Olimpíadas. Os resultados em nível nacional e internacional não param de aparecer da mesma forma que o incentivo do Governo do Estado com o fomento a novos talentos. A canoagem brasileira começou seu destaque com Isaquías, também advindo de projetos sociais da Sudesb, e segue com o nome dele e de cada vez mais baianos nos cenários nacionais, internacionais e olímpicos”, afirma Vicente. A presidente da Febac, Camila Lima, confirma o destaque baiano, lembrando que Valdenice Conceição, da Associação Marauense de Canoagem, é uma das favoritas para conquistar a vaga olímpica para o Brasil na categoria C1 Feminino 200m. Ela compete nesta quarta-feira (24), também em Sarasota. “Hoje, mais uma vez mostramos a força da Bahia na canoagem de velocidade. Amanhã, tem mais. É fundamental o apoio do Governo do Estado com as escolinhas, porque é a base que forma o alto rendimento e, consequentemente, os campeões. Nossa maior missão é levar a canoagem para todos os cantos do Estado, utilizando dessa grande ferramenta que é o esporte para promover educação, inclusão social e ajudar a transformar as vidas das nossas crianças e jovens”, finaliza Camila.

Parceria entre clubes e Governo da Bahia garante a participação do Itabuna na série D do Campeonato Brasileiro

Parceria entre clubes e Governo da Bahia garante a participação do Itabuna na série D do Campeonato Brasileiro
Foto: Ascom/Setre

Uma parceria celebrada nesta quinta-feira (11), entre o Esporte Clube Vitória e Itabuna Esporte Clube, juntamente com o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), permitirá que o time do Sul do estado participe da série D do Campeonato Brasileiro. Passando por dificuldades financeiras, o Itabuna corria o risco de não disputar o torneio e, agora, pode contar com a equipe Sub-20 do Vitória que, por sua vez, montará um núcleo de divisão de base na região. Ao lado disso, o Governo cederá o estádio público de Pituaçu, em Salvador, para que o Itabuna realize os jogos. Em coletiva no Estádio Manoel Barradas (Barradão), o secretário da Setre, Davidson Magalhães, disse que a parceria faz parte do esforço do Estado de fortalecer o futebol baiano. “Um time do interior, por coincidência, da  minha cidade, foi o primeiro time que eu vi jogar, que é o Itabuna Esporte Clube, e que não tinha condições materiais. Nós sabemos das dificuldades financeiras dos clubes, especialmente o que o interior passa. Não tinha como disputar a série D. E aí veio essa parceria com o Vitória, que eu acho muito importante que outras parcerias deste tipo surjam para fortalecer ainda mais os clubes do interior do nosso estado. Nós entramos nessa parceria com a concessão do estádio de Pituaçu, que é um estádio público”, disse o secretário. O presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, disse que a união com o Itabuna Esporte Clube visa fortalecer a base do clube, montando um núcleo no sul do estado, descentralizando, assim, a marca do Vitória pelo interior baiano. Nas palavras de Mota, trata-se da “celebração de um casamento” com o Itabuna. “Sim, a parceria é longa, duradoura, a gente pretende que isso vá longe. Não só revelar atletas, mas ajudar o Itabuna a voltar para a série A do campeonato baiano. É uma parceria, um casamento que está sendo celebrado”. O presidente do Itabuna Esporte Clube, Rodrigo Xavier, lembrou que o time foi rebaixado no Campeonato Baiano da 1ª divisão e consequentemente, enfrenta as dificuldades financeiras para participar da série D, o que acarretaria punições e multas. Ele ressaltou o apoio do Governo do estado e celebrou a união de duas marcas fortes do futebol. “É uma marca forte do interior da Bahia e uma marca forte da nossa capital , do nosso país, que se unem para que a gente possa fazer um belo trabalho. Temos um espaço na sede social muito bom, com dois campos. A perspectiva é evoluir e tornar Itabuna cada vez mais forte assim como o Vitória. Estamos confiantes que vamos fazer uma bela disputa e quem sabe, o ano que vem, a gente possa estar na série C do campeonato brasileiro”.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.