Início Tag Chapadadiamantina

Chapadadiamantina

Encontramos 339 Notícias

MTE resgata 69 trabalhadores em condições análogas à escravidão na Chapada Diamantina

MTE resgata 69 trabalhadores em condições análogas à escravidão na Chapada Diamantina
Foto: Arquivo MTE

Durante duas operações coordenadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, foram resgatados 69 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em diferentes regiões da Bahia (BA). As ações ocorreram entre 24 de maio e 3 de junho, nos municípios de Seabra, na Chapada Diamantina, e Novo Horizonte, região conhecida pela atividade garimpeira.





As fiscalizações foram realizadas com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal (PF), reforçando a atuação integrada do Estado brasileiro no combate ao trabalho escravo contemporâneo.





De acordo com as informações da fiscalização, no município de Seabra, os auditores-fiscais do Trabalho resgataram 45 trabalhadores em um canteiro de obras destinado à construção de um empreendimento comercial voltado ao funcionamento de ponto de apoio rodoviário e restaurante. A operação foi deflagrada no dia 25 de maio.





Durante a inspeção, foram identificados 55 trabalhadores em atividade, dos quais 45 foram resgatados. As equipes constataram alojamentos precários, com superlotação, falta de privacidade, instalações sanitárias inadequadas e convivência direta com materiais de construção, equipamentos e produtos químicos.





Também foram verificadas graves irregularidades trabalhistas, como ausência de registro em carteira, inexistência de controle formal de jornada, falta de programas de saúde e segurança e fornecimento insuficiente de equipamentos de proteção individual.





A fiscalização identificou ainda situações de grave e iminente risco, incluindo instalações elétricas improvisadas, máquinas sem proteção, escavações abertas sem sinalização e trabalho em altura sem medidas de segurança. As jornadas ultrapassavam os limites legais, chegando a cerca de 65 horas semanais.





Segundo a equipe da Auditoria Fiscal do Trabalho, os trabalhadores foram recrutados em diferentes estados e passaram a depender integralmente da estrutura fornecida pela empresa para moradia e alimentação. Diante do conjunto de irregularidades, ficou caracterizada a submissão a condições análogas à escravidão, especialmente em razão das condições degradantes de trabalho e da jornada exaustiva.





Ao final da ação, foram pagos R$ 578.243,28 em verbas rescisórias e R$ 157.500,00 a título de danos morais individuais. A obra foi totalmente embargada, e os trabalhadores foram encaminhados para habilitação no seguro-desemprego especial destinado a trabalhadores resgatados e para atendimento pela rede de assistência social.





Na região de Novo Horizonte, entre os dias 24 de maio e 3 de junho, outra operação identificou 40 trabalhadores atuando em garimpos subterrâneos de extração artesanal de quartzo rutilado e barita. Desses, 24 trabalhadores foram resgatados por estarem submetidos a condições análogas à escravidão.





Segundo a fiscalização, os trabalhadores foram encontrados vivendo em barracos improvisados de lona, sem acesso à água potável, higiene adequada ou condições mínimas de habitabilidade. As equipes também identificaram um sistema irregular de remuneração baseado no pagamento semanal de cerca de R$ 120, conhecido como “feira”, além da promessa de remuneração vinculada à produção futura, modelo considerado fraudulento por transferir aos trabalhadores os riscos da atividade econômica.





Os auditores-fiscais do Trabalho constataram ainda a existência de uma estrutura organizada de comando das atividades, evidenciando subordinação e dependência econômica dos trabalhadores.





As condições de segurança eram extremamente precárias. Os garimpeiros atuavam sem equipamentos de proteção adequados e sem treinamento, realizando atividades em galerias subterrâneas com profundidade de até 100 metros. A situação os expunha a riscos de soterramento, quedas, trabalho em espaço confinado e contaminação por sílica, substância associada ao desenvolvimento da silicose.





Diante das irregularidades encontradas, foi caracterizada a submissão dos trabalhadores a condições análogas à escravidão, especialmente em razão das condições degradantes de trabalho. Todas as frentes de trabalho fiscalizadas foram interditadas.





Após o resgate, os trabalhadores foram afastados das atividades e terão acesso às verbas rescisórias devidas e ao seguro-desemprego especial destinado aos trabalhadores resgatados.

Setur-BA inicia pesquisa sobre perfil dos turistas em Rio de Contas

Setur-BA inicia pesquisa sobre perfil dos turistas em Rio de Contas
Foto: Laís Rocha/Setur-BA

Os festejos de Corpus Christi em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foram escolhidos pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) para dar início à Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia. Com mais de 300 anos de tradição, a celebração serviu como ponto de partida para o levantamento que pretende ouvir cerca de 36 mil visitantes em municípios das 13 zonas turísticas do estado.





Executado pelo Instituto MDS, o estudo busca identificar o perfil dos viajantes e avaliar os serviços oferecidos nos destinos baianos. Entre os aspectos analisados estão origem dos turistas, meios de transporte utilizados, formas de hospedagem, gastos médios, tempo de permanência e a percepção sobre a qualidade dos serviços turísticos.





Durante a pesquisa em Rio de Contas, visitantes de diversas regiões da Bahia e de outros estados participaram das entrevistas. A mineira Isabela Mendes, que visitava a cidade pela quarta vez consecutiva, destacou a importância da iniciativa. “Acho importante participar da pesquisa. É uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do turismo na Bahia, ajudando a identificar o que está funcionando bem e o que pode ser aperfeiçoado, para tornar a experiência dos visitantes ainda mais positiva”, afirmou.





O fotógrafo Everaldo Oliveira, de Salvador, também aprovou o levantamento. “Fiquei encantado com a cidade e o envolvimento da comunidade na preservação das tradições, e fui surpreendido positivamente com a pesquisa. Tudo o que estou vivenciando aqui vou compartilhar com meus amigos de outros estados e também do exterior, para que eles possam conhecer um pouco dessa riqueza cultural”, disse.





A pesquisa será realizada tanto em períodos de baixa quanto de alta temporada, além de grandes festas populares, datas comemorativas e eventos que atraem grande fluxo de visitantes. Após a etapa em Rio de Contas, o levantamento terá continuidade em outros destinos turísticos baianos.





Segundo o diretor do Instituto MDS, Victor Mendes, o trabalho conta com profissionais capacitados, incluindo pesquisadores bilíngues, para garantir a qualidade das informações coletadas. “Teremos um levantamento bastante robusto, que permitirá compreender com profundidade o perfil do visitante em todas as zonas turísticas, além de sua opinião sobre as experiências vividas”, destacou.

Homem é preso por tentativa de homicídio após acidente que deixou 16 feridos na BR-242, em Itaberaba

Homem é preso por tentativa de homicídio após acidente que deixou 16 feridos na BR-242, em Itaberaba
Foto: Divulgação/SAMU

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na terça-feira (02/06), um homem de 27 anos apontado como responsável por um acidente de trânsito que deixou 16 pessoas feridas na BR-242, no município de Itaberaba.





De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia Territorial de Itaberaba, o caso foi enquadrado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu após a colisão entre dois veículos em um trecho de curva com faixa contínua da rodovia.





Um dos automóveis envolvidos transportava 15 moradores de Iraquara que viajavam para Itaberaba em busca de atendimento médico. Com o impacto da batida, os ocupantes dos veículos ficaram feridos e precisaram ser socorridos para unidades hospitalares da região.





Durante as diligências, os investigadores localizaram o suspeito em uma unidade de saúde, onde ele também recebia atendimento médico. No local, foi efetuada a prisão em flagrante.





As 16 vítimas foram socorridas com vida e permanecem internadas. Já o homem apontado como causador do acidente segue custodiado na unidade hospitalar, à disposição da Justiça.





A Polícia Civil continua acompanhando o caso e as circunstâncias do acidente seguem sob apuração.

Polícia Civil apreende menor suspeito de participar de divulgação de vídeos íntimos em Iraquara

Polícia Civil apreende menor suspeito de participar de divulgação de vídeos íntimos em Iraquara
Foto: Mateus Pereira GOV/BA

Um adolescente foi apreendido, nesta terça-feira (2), em Iraquara, pelo ato infracional análogo ao crime de produção e disseminação de conteúdo íntimo envolvendo uma adolescente de 15 anos. A representação pela internação provisória foi feita pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT/Iraquara).





De acordo com a ocorrência, as investigações tiveram início após denúncia da circulação dos vídeos da vítima em aplicativos de mensagens e nas redes sociais. Um suspeito, de 19 anos, foi preso na última sexta-feira (29) e com ele foram apreendidos também aparelhos celulares que, segundo os elementos colhidos no inquérito, possuíam arquivos relacionados aos fatos. Após a audiência de custódia o investigado permaneceu preso.





De acordo com os componentes apurados durante as investigações, o conteúdo teria sido gravado e compartilhado pelos suspeitos. Durante as diligências, a Polícia Civil reuniu subsídios suficientes de autoria e materialidade do fato e representou junto ao Poder Judiciário a apreensão do adolescente envolvido, a fim de preservar a vítima diante do risco de continuidade de compartilhamento desses conteúdos ilícitos, e de possível destruição de provas digitais.





As investigações continuam em andamento para o aprofundamento do caso, até que o mesmo seja completamente elucidado. O investigado segue apreendido e à disposição da Vara da Criança e do Adolescente.

PM recupera motocicleta roubada que era usada em assaltos na zona rural de Barra da Estiva

PM recupera motocicleta roubada que era usada em assaltos na zona rural de Barra da Estiva
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma motocicleta com restrição de furto e roubo foi recuperada pela Polícia Militar na manhã de quarta-feira (3) na Fazenda Capão da Volta, nas proximidades da comunidade de Rio Preto, zona rural de Barra da Estiva.





De acordo com o 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a ação foi desencadeada após denúncias anônimas informarem que um homem em atitude suspeita circulava pela região conduzindo o veículo.





Com base nas informações recebidas, a guarnição se deslocou até o povoado de Rio Preto. Ao chegar ao local, os policiais constataram que o suspeito já havia fugido. As buscas continuaram na região e, durante as diligências, um morador indicou o local onde a motocicleta estava escondida, em uma área de mata.





Ao verificar o veículo, os militares constataram que havia uma restrição de furto e roubo registrada no município de Tanhaçu. Segundo a polícia, há ainda a suspeita de que a motocicleta tenha sido utilizada recentemente em um assalto a uma farmácia localizada no centro de Barra da Estiva.





O veículo foi apreendido e encaminhado para a Delegacia Territorial, onde serão realizados os procedimentos necessários para a devolução ao proprietário. A Polícia Militar segue realizando diligências para identificar e localizar o suspeito que conduzia a motocicleta.

Famtour promove potencialidades turísticas de Rio de Contas

Famtour promove potencialidades turísticas de Rio de Contas
Foto: Laís Rocha/Setur-BA

Uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, no coração da Chapada Diamantina e a 1,2 mil metros de altitude, Rio de Contas é um destino que combina natureza, história e cultura, em meio a paisagens deslumbrantes. Para conhecer esses atrativos, 23 agentes e operadores de viagens e guias de turismo de Salvador participaram de famtour (viagem de familiarização) no município, entre os dias 28 e 31 de maio, em uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com o apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo foi apresentar aos profissionais novos produtos e experiências, para o incremento da comercialização do destino. O grupo partiu de ônibus de Salvador, percorrendo cerca de 540 quilômetros pelas BRs 324 e 242 e pela BA-148, até chegar a Rio de Contas. Na abertura da programação, contemplação do pôr do sol no Mirante da Capelinha, com degustação de produtos típicos, música e vista panorâmica da cidade. Durante a viagem, os profissionais visitaram o Centro Histórico, que abriga a Paróquia de Sant’Ana, conhecida como Igreja de Pedra, e a imponente Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Eles também conheceram a Casa de Câmara e Cadeia, monumento que preserva a memória local, e a Ponte do Coronel, um dos cartões-postais da cidade. “Reunir profissionais do turismo em um destino tão rico, mas ainda pouco conhecido, é o que torna essa ação promovida pela Setur-BA tão relevante”, disse a agente de viagens Verônica Mendonça. O grupo ainda conferiu o Parque Natural da Serra das Almas, uma unidade de conservação ambiental, e a beleza da Cachoeira do Fraga. Na região, os visitantes tiveram uma experiência imersiva nas comunidades quilombolas de Barra do Brumado e Bananal, com gastronomia ancestral, artesanato e manifestações culturais afro-baianas. “Rio de Contas é diferenciado, ideal para quem deseja desacelerar e vivenciar experiências que unem boa gastronomia, cultura, história e um povo acolhedor. Já estou pensando em estratégias para trazer colegas e clientes”, avaliou o guia de turismo Ângelo Cirne. A programação incluiu uma visita à Fazenda Vaccaro, que oferece hospedagem, restaurante, piscinas naturais e o alambique da premiada cachaça Serra das Almas. Os profissionais também estiveram na comunidade de Mato Grosso, onde é produzido o tradicional café Mafra. “É muito importante conhecer de perto o potencial de um destino. Vamos atuar em parceria com as pousadas e hotéis da cidade, visando conseguir tarifas especiais para os agentes de viagens, o que vai ampliar as oportunidades de comercialização e facilitar o acesso de turistas ao município”, sinalizou o operador de turismo Reinaldo Silva. “Em Rio de Contas, concluímos com sucesso mais uma ação promocional por destinos baianos, dentro da estratégia de dar visibilidade à diversificação da oferta turística no estado, com um portfólio de novos produtos e experiências. O trabalho é contínuo e seguirá levando profissionais do setor para visitas a outros municípios com potencialidades”, explicou a assessora-técnica da Setur-BA, Luciana Lavigne.

Dois homens investigados por roubo de celular são presos em Itaberaba

Dois homens investigados por roubo de celular são presos em Itaberaba
Foto: Reprodução/PMI

Dois homens, de 27 e 31 anos, foram presos na manhã desta segunda-feira (1º), na localidade conhecida como Invasão do Caititu, em Itaberaba. Eles são investigados pela prática do crime de roubo ocorrido na noite de 4 de abril deste ano, na Avenida Lauro Farani, no mesmo município. De acordo com a ocorrência, uma adolescente de 16 anos estava com amigos quando foi abordada pelos suspeitos, que portavam arma de fogo e a ameaçaram, levando o aparelho celular da vítima. Após o crime, a Polícia Civil iniciou diligências investigativas para identificar os responsáveis e recuperar o bem subtraído, posteriormente devolvido à vítima. Com a medida cautelar deferida pelo Poder Judiciário, foram cumpridos os mandados de prisão contra os investigados. Segundo as investigações, ambos possuem antecedentes criminais relacionados aos crimes de tráfico de drogas e roubo. A ação foi realizada pela 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Itaberaba), com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Paraguaçu). Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Territorial (DT/Itaberaba), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Eles permanecem à disposição da Justiça. A prisão integra a Operação Mobile 360, iniciativa da Polícia Civil da Bahia voltada à identificação, localização e recuperação de aparelhos celulares provenientes de crimes patrimoniais, especialmente roubos e furtos, com o objetivo de promover a restituição dos bens aos seus legítimos proprietários, além de combater a receptação e desarticular a cadeia de comercialização ilícita desses equipamentos.

Recém-nascido é encontrado morto em avançado estado de decomposição em Ituaçu

Recém-nascido é encontrado morto em avançado estado de decomposição em Ituaçu
Foto: Divulgação/24º BPM

Um recém-nascido foi encontrado morto na manhã deste domingo (31) na Rua Jaime Andrade, no Bairro Primavera, em Ituaçu. A ocorrência foi registrada por volta das 11h40. De acordo com informações do 24º Batalhão da Polícia Militar, uma guarnição foi acionada por um preposto da Polícia Civil após moradores relatarem um forte mau cheiro e a presença de urubus concentrados em um terreno da localidade. Ao verificarem a situação, os moradores constataram que se tratava do corpo de um recém-nascido, que já estava em avançado estado de decomposição. Os policiais militares realizaram o isolamento da área até a chegada do perito criminal, que assumiu os procedimentos técnicos no local e providenciou a remoção do corpo. As circunstâncias do caso deverão ser apuradas pela Polícia Civil.

Polícia Civil cumpre novo mandado de prisão contra suspeito de homicídio ligado a facção criminosa em Lençóis

Polícia Civil cumpre novo mandado de prisão contra suspeito de homicídio ligado a facção criminosa em Lençóis
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil cumpriu, na tarde de quarta-feira (27), um novo mandado de prisão preventiva contra um homem de 31 anos investigado por participação em um homicídio ocorrido neste ano no município de Lençóis. O suspeito já se encontrava custodiado no presídio de Feira de Santana quando foi formalmente notificado da nova ordem judicial. Conforme as investigações, o homem é apontado como uma das lideranças de uma organização criminosa com atuação no distrito de Tanquinho, em Lençóis, e envolvimento com o tráfico de drogas. Ele também responde a procedimentos investigativos relacionados a outros crimes, entre eles roubo, receptação e porte ilegal de arma de fogo. A mesma decisão judicial alcançou outros dois investigados no caso. Um deles é apontado como executor do homicídio e o outro como mandante. Ambos já estão presos. De acordo com a apuração policial, o crime teria sido motivado pela disputa entre grupos criminosos rivais pelo controle da comercialização de drogas na região. O cumprimento do mandado foi realizado por equipes da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), com apoio da Delegacia Territorial de Lençóis e da 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos e o fortalecimento das medidas de combate à criminalidade organizada no município.

Homem é preso por divulgar vídeos íntimos nas redes sociais em Iraquara

Homem é preso por divulgar vídeos íntimos nas redes sociais em Iraquara
Foto: Divugação/PC

Um homem de 19 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (29), em Iraquara. Ele é suspeito de divulgar vídeos íntimos envolvendo uma adolescente de 15 anos, sendo investigado por crimes relacionados à produção, armazenamento e disseminação de conteúdo pornográfico infantojuvenil. De acordo com a ocorrência, as investigações tiveram início após denúncia da circulação dos vídeos da vítima em aplicativos de mensagens e nas redes sociais. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares vinculados ao investigado que, segundo os elementos colhidos no inquérito, possuíam arquivos relacionados aos fatos. O cumprimento do mandado de prisão foi efetuado pela Delegacia Territorial (DT/Iraquara). A ordem judicial foi expedida pela Vara Criminal da Comarca de Iraquara, após representação da autoridade policial e manifestação favorável do Ministério Público. O conduzido foi apresentado na delegacia da cidade para a adoção das medidas legais, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações para o aprofundamento pericial dos aparelhos recolhidos na ação, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos na cadeia de compartilhamento do material ilícito.

24º BPM destaca marca de um ano sem homicídios em Barra da Estiva

24º BPM destaca marca de um ano sem homicídios em Barra da Estiva
Foto: Divulgação/24º BPM

O município de Barra da Estiva completou 365 dias sem registro de homicídios, segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Brumado. A corporação comemorou o resultado e atribuiu o índice às ações de policiamento e ao trabalho integrado entre forças de segurança e comunidade. De acordo com a PM, o resultado é fruto do planejamento estratégico, do reforço no policiamento ostensivo e das operações preventivas realizadas diariamente no município, tanto na sede quanto na zona rural. O comandante do 24º BPM, tenente-coronel PM Pontes, destacou a atuação dos policiais militares e a colaboração da população. “O cidadão de Barra da Estiva é o nosso maior aliado, colaborando por meio de denúncias e apoiando as ações preventivas”, afirmou. A corporação ressaltou ainda que a manutenção do índice exige monitoramento constante e continuidade das ações de segurança pública. Entre as medidas adotadas estão o reforço do policiamento em áreas comerciais, feiras livres e distritos rurais. Segundo o batalhão, as operações continuarão sendo intensificadas para garantir a preservação da ordem pública e manter a tranquilidade no município.

Homem é preso em flagrante por lesão corporal em Ituaçu

Homem é preso em flagrante por lesão corporal em Ituaçu
Foto: Sudoeste Total

Um homem de 46 anos foi preso em flagrante suspeito de provocar lesão corporal no final da tarde de domingo (24/05), em Ituaçu. De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar, a guarnição foi acionada por volta das 16h para averiguar uma ocorrência de violência em andamento na Avenida Brasil. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestando socorro à vítima, um jovem de 24 anos, que apresentava intenso sangramento no lado esquerdo do rosto. Segundo a PM, o suspeito foi identificado e contido ainda no local da agressão. Em seguida, ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Polícia Militar prende homem acusado de estupro de vulnerável em Barra da Estiva

Polícia Militar prende homem acusado de estupro de vulnerável em Barra da Estiva
Foto: Reprodução/Conder

Um homem de 35 anos foi preso na tarde de sábado (23), em Barra da Estiva, durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal. A ação foi realizada por policiais militares do 24º Batalhão da Polícia Militar. Segundo a corporação, a guarnição tomou conhecimento da ordem judicial por volta das 9h e iniciou diligências para localizar o suspeito. Inicialmente, os policiais foram até o endereço residencial cadastrado na área urbana do município, mas o homem não foi encontrado. Em seguida, a equipe intensificou as buscas e levantamentos de informações sobre o paradeiro dele. O suspeito acabou sendo localizado na zona rural de Barra da Estiva, onde recebeu voz de prisão. Após a captura, ele foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial competente, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

PM apreende material bélico explosivo em Seabra

PM apreende material bélico explosivo em Seabra
Foto: Divulgação/29ª CIPM

 Na tarde deste sábado (23), policiais militares da 29ª CIPM prenderam um indivíduo e apreenderam materiais explosivos no bairro União, em Seabra. Policiais militares foram informados de que um automóvel transportando material explosivo estava deslocando da cidade de Novo Horizonte com destino ao município de Seabra. Diante da informação, militares realizaram rondas nas imediações da entrada da cidade e visualizaram o veículo com as mesmas características que foi abordado e realizada a busca pessoal ao condutor. Durante a busca, foram encontrados no automóvel 26 caixas com 2.600 detonadores pirotécnicos nº 8 (espoletas), 20 sacos de Nitrato de Amônio/ANFO, totalizando meia tonelada, 730 cartuchos de emulsão explosiva em gel e dois aparelhos celulares. O condutor não apresentou Guia de Tráfego emitida pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército (SFPC) e nota fiscal dos produtos transportados. O condutor, o automóvel e todo o material apreendido foram apresentados à delegacia que atende à região, para adoção das medidas cabíveis.

Suspeito das práticas criminosas de tráfico de drogas e associação ao tráfico é preso em Mucugê

Suspeito das práticas criminosas de tráfico de drogas e associação ao tráfico é preso em Mucugê
Foto: Reprodução/Iphan

Um homem, de 39 anos, investigado pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, foi preso em uma ação da Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (22), no bairro de Cidade Nova, no município de Mucugê. O suspeito foi localizado no local em que trabalhava. Policiais civis da Delegacia Territorial (DT/Mucugê), unidade vinculada a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (13ª Coorpin/Seabra), deram cumprimento ao mandado de prisão com sentença não transitada em julgado expedido pela Vara de Jurisdição Pela de Andaraí. O suspeito foi apresentado na unidade policial, onde segue custodiado à disposição da Justiça.

Unidade de beneficiamento fortalece produção de frutas vermelhas em Mucugê

Unidade de beneficiamento fortalece produção de frutas vermelhas em Mucugê
Foto: Geraldo Carvalho

Prestes a completar um ano de funcionamento, em agosto, a Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas, instalada em Mucugê, já se consolidou como referência na Bahia na comercialização de morango, além de amora, framboesa, mirtilo e maracujá. O espaço é administrado pela Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada) e vem registrando crescimento na produção e na adesão de novos agricultores à atividade. A unidade foi implantada com investimento do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR). Além da estrutura física, os produtores contam com assistência técnica e acompanhamento especializado para qualificação da produção e fortalecimento da organização produtiva. O presidente da Coopchapada, Cristiano Rocha, afirmou que a implantação da unidade transformou a realidade da cooperativa. “A partir do momento em que recebemos esse espaço, a cooperativa passou a ter condições reais de crescer e se desenvolver. Hoje contamos com uma estrutura ampla, que nos permite trabalhar não apenas com o morango, nosso carro-chefe, mas também com diversos outros produtos da agricultura familiar”, destacou. Segundo ele, a produção da cooperativa ultrapassou 350 toneladas em 2025 e a expectativa é ampliar ainda mais o volume diante do interesse crescente de novos produtores. Após a inauguração da unidade, o número de cooperados passou de 50 para 80 integrantes, com capacidade para triplicar esse total. O diretor-financeiro da cooperativa, Daivan Rocha, ressaltou que a estrutura também vem contribuindo para o aumento da renda das famílias envolvidas. “Temos uma cooperada que trabalhava como diarista e, com essas novas oportunidades, conseguiu se estabilizar com o plantio e hoje alcança renda superior a R$ 2.500 por mês. É uma nova realidade que estamos construindo na região”, afirmou. Entre os agricultores beneficiados está Lorisvaldo Souza, morador do povoado de Roncador, em Mucugê. Ele destacou a importância da garantia de comercialização da produção. “É fundamental ter a segurança de que aquilo que produzimos será vendido. Chego a entregar 300 caixas por mês, todas comercializadas, o que me garante estabilidade e segurança financeira”, contou. Localizada às margens da BA-142, entre Mucugê e Barra da Estiva, a Coopchapada também planeja ampliar sua atuação com a implantação de uma loja voltada à comercialização de produtos derivados das frutas vermelhas. A proposta inclui a oferta de frutas in natura e congeladas, além de sucos, licores e outros derivados do morango. A iniciativa acompanha as oportunidades abertas pelo edital Turismo Rural Comunitário da Bahia, lançado pelo Governo do Estado, por meio da CAR e da SDR. Com inscrições abertas até 8 de junho de 2026, o edital prevê investimento de R$ 8 milhões dentro do projeto Bahia que Produz e Alimenta, com apoio à implantação de roteiros comunitários, hospedagens, restaurantes comunitários e ações de valorização dos territórios rurais por meio do turismo.

Suspeitos de transporte irregular de pedras preciosas são presos em Itaberaba

Suspeitos de transporte irregular de pedras preciosas são presos em Itaberaba
Foto: Divulgação/PC

Quatro homens suspeitos de transportar irregularmente pedras de esmeralda foram presos pela Polícia Civil da Bahia, nesta terça-feira (19), na cidade de Itaberaba. Segundo as investigações, o grupo foi localizado após o compartilhamento de informações entre as Delegacias Territoriais (DT) de Itaberaba e Campo Formoso, que indicava um veículo transportando um saco com pedras preciosas. Durante as diligências, o automóvel foi localizado e o material recuperado. Os suspeitos foram conduzidos uma unidade policial, onde foram autuados em flagrante. O material apreendido foi encaminhado para os procedimentos periciais cabíveis. A ação contou com o apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Paraguaçu).

Rio de Contas recebe encontro que celebra tradição e força do café na Chapada Diamantina

Rio de Contas recebe encontro que celebra tradição e força do café na Chapada Diamantina
Foto: Olivia Ramos

A Comunidade do Mato Grosso, localizada em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, sediará nos dias 6 e 7 de junho de 2026 a segunda edição do Encontro de Cafeicultura Entre Serras e Grãos. O evento gratuito reunirá produtores, especialistas, turistas e moradores para valorizar o café de altitude produzido na região, conhecido pela qualidade e pelas práticas tradicionais de cultivo. Idealizado por Olívia Ramos, do Café Flor do Mato, o encontro tem como proposta fortalecer a identidade cafeeira local e aproximar consumidores da origem do produto. Segundo a organizadora, a iniciativa busca destacar o território e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos produtores da comunidade. “O Encontro de Cafeicultura Entre Serras e Grãos é um catalisador de conexões. Queremos fortalecer a identidade cafeeira local e aproximar o consumidor da origem, valorizando quem produz e o território onde o grão nasce”, afirmou. A programação terá início no sábado, 6 de junho, no Centro Histórico de Rio de Contas, ao lado da Casa de Câmara e Cadeia. O público poderá participar de oficinas de extração de café, apresentações culturais e rodas de conversa com produtores. Durante a tarde, as atividades seguem na Comunidade do Mato Grosso, com visitas guiadas às propriedades cafeeiras, permitindo aos visitantes conhecer o manejo e os processos de produção. No domingo, 7 de junho, as ações acontecem na própria comunidade. Entre os destaques estão uma roda de conversa com mulheres que atuam na cultura do café e homenagens a pessoas que contribuíram para a história da cafeicultura local. A programação também contará com apresentações musicais e culturais, sessões de degustação guiada, debates sobre oportunidades de mercado, feira de artesanato e culinária regional, além da exposição de marcas e demonstrações de preparo do café. A expectativa da organização é receber cerca de duas mil pessoas durante os dois dias de evento. A proposta reforça o potencial de Rio de Contas como destino de turismo de base comunitária, integrando cultura, agricultura e desenvolvimento econômico. O encontro é realizado pelo Café Flor do Mato, em parceria com o SEBRAE, FAEB/SENAR, Sindicato de Produtores Rurais de Livramento e Prefeitura de Rio de Contas. O evento conta com patrocínio do Sicoob, apoio da Associação de Cafeicultores do Mato Grosso e apoio cultural da TVE e da Rádio Educadora da Bahia.

MPBA recomenda medidas para combater evasão escolar em Ibitiara

MPBA recomenda medidas para combater evasão escolar em Ibitiara
Foto: Sudoeste Total

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou ao Município de Ibitiara, no último dia 14, que adote medidas para assegurar o direito à educação e a frequência escolar de crianças e adolescentes da comarca. O documento, de autoria do promotor de Justiça Lucas Peixoto Valente, aponta a omissão do Município na realização da busca ativa escolar.  Foi recomendado ao Município que, no prazo de 20 dias, apresente ao MPBA relatório completo sobre as medidas adotadas para o enfrentamento da infrequência, abandono e evasão escolar; efetive e/ou regularize o uso da plataforma Busca Ativa Escolar do Unicef; institua um comitê intersetorial com participação das áreas sociais; e comprove a existência de fluxo integrado de atendimento aos casos identificados. O Município também deverá encaminhar registros de reuniões e assegurar a notificação de alunos com baixa frequência ao Conselho Tutelar.    A atuação do MPBA decorre de procedimento administrativo instaurado em novembro de 2025 para acompanhar as medidas de combate à evasão escolar. O Ministério Público fez sucessivas solicitações ao Município, não apresentou respostas. Ainda segundo o promotor de Justiça, também foi constatada a ausência de atividade na plataforma Busca Ativa Escolar por cerca de 209 dias, além da não adesão à estratégia em 2026, o que evidencia falhas na política educacional local.

Polícia Militar recupera veículo com restrição de furto e roubo na zona rural de Ituaçu

Polícia Militar recupera veículo com restrição de furto e roubo na zona rural de Ituaçu
Foto: Divulgação/24º BPM

A Polícia Militar recuperou um veículo com restrição de furto e roubo na tarde de terça-feira (19/05), no povoado da Melancia, zona rural de Ituaçu. Segundo informações do 24º BPM – Base Minério, a ocorrência foi registrada por volta das 17h, após a guarnição de Rádio Patrulha ser acionada pelo comandante da companhia para averiguar a denúncia sobre um automóvel suspeito circulando na localidade. Com as características do veículo em mãos, os policiais seguiram para a região indicada e iniciaram rondas e buscas pelo povoado. Durante a ação, a guarnição localizou um veículo modelo Ford Ka. Após consulta dos dados identificadores nos sistemas de segurança pública, os militares constataram que o automóvel possuía restrição de furto e roubo. O veículo foi apreendido e encaminhado para a Delegacia Territorial de Ituaçu, onde ficará à disposição da Justiça para as medidas cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.