Início Tag Bahia

Bahia

Encontramos 543 Notícias

Criança é atropelada por motocicleta em Guanambi

Criança é atropelada por motocicleta em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um acidente de trânsito com atropelamento foi registrado na noite de sábado (20/06), por volta das 21h, no bairro Santo Antônio, em Guanambi, nas proximidades de uma escola. A ocorrência foi atendida após determinação do CICOM, com deslocamento de uma guarnição do 17º BPM para apoio aos agentes de trânsito.


No local, foi confirmada a situação, sendo encontrada a vítima, uma criança do sexo masculino de 7 anos, além do veículo envolvido. A equipe do SAMU realizou o atendimento pré-hospitalar e encaminhou a criança para uma unidade hospitalar, onde passaria por avaliação médica.


Os agentes de trânsito deram continuidade aos procedimentos administrativos referentes ao acidente, enquanto a guarnição da Polícia Militar isolou a área e controlou o fluxo de veículos até a conclusão do atendimento, garantindo a segurança no local.


O condutor da motocicleta, de 29 anos, foi apresentado à Delegacia de Polícia para adoção das medidas legais cabíveis.

Homem é ferido com golpe de faca em Palmas de Monte Alto

Homem é ferido com golpe de faca em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 46 anos foi vítima de uma lesão corporal provocada por arma branca na tarde de sábado (20/06), em Palmas de Monte Alto. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por volta das 16h, a guarnição foi informada por funcionários do hospital municipal sobre a entrada da vítima na unidade de saúde com um ferimento causado por faca no lado esquerdo do tórax.


No hospital, o médico plantonista confirmou que o homem não corria risco de morte. Após receber atendimento médico, ele foi liberado.


Segundo relatos obtidos pelos policiais, o autor do golpe seria um homem de 30 anos, que fugiu do local logo após o ocorrido. A guarnição realizou diligências na tentativa de localizar o suspeito, mas ele não foi encontrado.


A vítima foi orientada a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

Aposta de Tucano acerta a quina da Mega-Sena e fatura mais de R$ 30 mil

Aposta de Tucano acerta a quina da Mega-Sena e fatura mais de R$ 30 mil
Foto: Divulgação/PMT
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma aposta registrada na cidade de Tucano, no sudoeste da Bahia, acertou cinco das seis dezenas sorteadas no concurso 3021 da Mega-Sena e garantiu um prêmio de R$ 30.910,50. O sorteio foi realizado na noite de sábado (20/06), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP).


Segundo a Caixa Econômica Federal, a aposta vencedora da quina foi simples e efetuada por meio dos canais eletrônicos da instituição. Ao todo, 65 apostas em todo o país acertaram cinco números e receberam o mesmo valor.


As dezenas sorteadas foram: 16, 19, 22, 24, 46 e 58.


O prêmio principal saiu para uma única aposta da cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. O ganhador acertou as seis dezenas e levou sozinho R$ 39.427.096,38.


Já a quadra teve 3.942 apostas vencedoras, com prêmio individual de R$ 840,14.


A estimativa da Caixa para o próximo concurso, que será realizado na terça-feira (23/06), é de R$ 3,5 milhões. As apostas podem ser feitas até as 20h do dia do sorteio nas casas lotéricas credenciadas ou pelos canais digitais da instituição. A aposta simples da Mega-Sena, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

PM apreende simulacro de arma de fogo após resistência de suspeito em Bom Jesus da Lapa

PM apreende simulacro de arma de fogo após resistência de suspeito em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/38ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 26 anos foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil após ser flagrado com um simulacro de arma de fogo e resistir à abordagem policial na noite de sábado (20/06), no bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa.


De acordo com a Polícia Militar, equipes da Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROCAM), da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizavam patrulhamento tático quando receberam a informação de que um indivíduo estaria em frente a um estabelecimento comercial portando uma aparente arma de fogo.


Os policiais se deslocaram imediatamente ao endereço indicado e localizaram um suspeito com as características repassadas. Ao receber voz de abordagem, o homem correu para o interior do estabelecimento e dispensou no chão o objeto que carregava.


Após acompanhamento, o suspeito foi alcançado e abordado. Durante a averiguação, os militares constataram que o objeto se tratava de um simulacro de arma de fogo, de cor preta.


Segundo a corporação, o homem apresentou resistência ativa durante a ação, sendo necessário o uso progressivo e proporcional da força, além do emprego de algemas, para garantir a segurança da guarnição, do conduzido e de terceiros.


O suspeito e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, vinculada à 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Reconhecimento facial resulta em primeira prisão no Arraiá da Conquista 2026

Reconhecimento facial resulta em primeira prisão no Arraiá da Conquista 2026
Foto: Divulgação/SSP
Áudio gerado por IA
-0:00

A tecnologia de reconhecimento facial utilizada no esquema de segurança do Arraiá da Conquista 2026 levou à primeira prisão registrada durante os festejos juninos em Vitória da Conquista. A ação ocorreu na noite de sábado (20/06).


De acordo com informações da Polícia Militar, equipes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) receberam um alerta emitido pelo sistema de monitoramento instalado no circuito do evento. Após a identificação, os policiais localizaram e abordaram o indivíduo apontado pela ferramenta tecnológica.


Durante a verificação, foi constatada a existência de um mandado de prisão em aberto contra o suspeito. Diante da confirmação, ele foi conduzido à autoridade competente para a adoção das medidas legais cabíveis.

Homem morre após acidente de trânsito em estrada da zona rural de Encruzilhada

Homem morre após acidente de trânsito em estrada da zona rural de Encruzilhada
Foto: Divulgação/80ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem morreu após um acidente de trânsito registrado na noite de sábado (20) na Estrada Boa Vista da Tapera, em Vila do Café, trecho localizado na zona rural de Encruzilhada. O trecho onde ocorreu o acidente está em obras, conforme informado pela Polícia Militar.


De acordo com informações da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a guarnição de serviço foi acionada por volta das 19h30 para averiguar a ocorrência. No local, os policiais constataram que um automóvel havia se envolvido em um sinistro e encontraram o condutor fora do veículo, já sem sinais vitais.


Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que já estavam na área do acidente, confirmaram o óbito da vítima. Diante da situação, a Polícia Militar realizou o isolamento e a preservação do local para a realização da perícia, além de acompanhar os procedimentos adotados pelas equipes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).


Após o levantamento cadavérico, o corpo foi removido pelos órgãos competentes. A ocorrência foi registrada e encaminhada para a adoção das medidas legais cabíveis.


A identidade da vítima não foi divulgada e as causas do acidente ainda serão apuradas.

Inverno começa neste domingo com previsão de mais frio e garoa em Vitória da Conquista

Inverno começa neste domingo com previsão de mais frio e garoa em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC
Áudio gerado por IA
-0:00

O inverno de 2026 começa oficialmente neste domingo, 21 de junho, às 5h24, e segue até 22 de setembro. Em Vitória da Conquista, cidade conhecida por registrar temperaturas mais amenas em comparação com outras regiões da Bahia, a estação já começou a dar sinais de sua chegada. Nos últimos dias, moradores têm sentido o aumento do frio, principalmente durante as madrugadas e nas primeiras horas da manhã.


De acordo com as previsões meteorológicas, o inverno deste ano será marcado pela transição para o fenômeno El Niño, que deve ganhar força no segundo semestre. Apesar dessa influência, a expectativa é de predominância de temperaturas mais baixas na região, favorecidas pela altitude do município.


Segundo o professor de climatologia Rosalve Lucas, o período mais frio do ano já vem sendo percebido desde maio, quando Vitória da Conquista registrou temperaturas de até 12,5°C.


“O nosso inverno começa no dia 21 de junho e terá dias mais frios. As temperaturas cairão gradativamente. Apesar da presença já confirmada do El Niño para o segundo semestre, em alguns dias teremos uma pequena influência do fenômeno, principalmente entre 10h e 16h, mas a predominância será do frio. Estamos nos afastando do Sol no Hemisfério Sul, o que significa menor insolação, e como Vitória da Conquista está em uma região de altitude, essa característica geográfica beneficia a ocorrência de temperaturas mais baixas”, explica.


Atualmente, a cidade está sob a influência de uma massa de ar frio responsável pelas baixas temperaturas registradas nesta semana. Conforme o climatologista, essa condição deve persistir pelos próximos dias.


“No momento, estamos sob a influência de uma massa de ar fria que já dá sinais de queda nas temperaturas e deve durar pelo menos mais dez dias. Como neste período há maior incidência dessas massas de ar, teremos um inverno com dias bem frios, garoas pela manhã e, algumas vezes, pequenos intervalos de calor”, afirma.


Outro aspecto característico da estação é a redução das chuvas. Embora possam ocorrer garoas e nevoeiros em alguns dias, não há previsão de precipitações intensas para a região.


“Por enquanto, não haverá precipitação de grande intensidade, pois este também é o período que menos chove na região”, completa Rosalve.

Primeira noite do São João de Caculé reúne cerca de 25 mil pessoas e registra poucas ocorrências, segundo PM

Primeira noite do São João de Caculé reúne cerca de 25 mil pessoas e registra poucas ocorrências, segundo PM
Foto: Divulgação/94ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

A primeira noite do São João de Caculé, realizada na sexta-feira (19), foi marcada pela tranquilidade e organização, de acordo com o balanço divulgado pela 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).


Segundo a Polícia Militar da Bahia, o evento reuniu um público estimado em aproximadamente 25 mil pessoas. Durante toda a festa, foram registradas três ocorrências de furto de aparelhos celulares junto à corporação. As demais situações atendidas foram consideradas de baixa relevância, levando em conta o grande fluxo de participantes presentes no circuito junino.


A 94ª CIPM informou que seguirá com o policiamento reforçado e a adoção de ações preventivas nos próximos dias do São João, com o objetivo de garantir a segurança dos moradores e visitantes que participam da programação festiva em Caculé.

Homens lideram procura por testes rápidos de ISTs nos primeiros dias do São João de Guanambi

Homens lideram procura por testes rápidos de ISTs nos primeiros dias do São João de Guanambi
Foto: Divulgação/SESAB
Áudio gerado por IA
-0:00

Os homens foram a maioria entre as pessoas que buscaram os serviços de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos primeiros dias de funcionamento do posto instalado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) durante o São João de Guanambi.


O estande, montado no estacionamento da Prefeitura Municipal, na Avenida Van Donato, nº 90, iniciou os atendimentos na quarta-feira (18) e, até o fim da quinta-feira (19), contabilizou 814 atendimentos. Desse total, 457 foram realizados em homens, o que representa 56% do público atendido. As mulheres somaram 346 atendimentos no período.


No local, são ofertados testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites B e C. Nos dois primeiros dias de funcionamento, foram realizados 3.112 exames, sendo 1.784 na quarta-feira (18) e 1.328 na quinta-feira (19).


Os resultados apontaram 21 casos reagentes para sífilis, com nove registros no primeiro dia e 12 no segundo. Não houve diagnósticos positivos para HIV nem para hepatites B e C.


Morador de Guanambi, Manoel Elgino, de 63 anos, destacou a importância da prevenção e do cuidado com a saúde masculina em todas as fases da vida.


"É importante que os homens também se cuidem, independentemente da idade. A perda da minha esposa me inspirou a olhar mais para a minha própria saúde, mas o ideal é que todos procurem esses serviços pela consciência de reconhecer a importância de se cuidar e prevenir doenças", afirmou.


O posto de testagem permanecerá em funcionamento até a próxima segunda-feira (22), com equipes capacitadas para realizar os exames, prestar orientações sobre prevenção e saúde sexual e encaminhar os pacientes para atendimento especializado em caso de resultado positivo.


Além da realização dos testes rápidos, a ação também distribui gratuitamente preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante, reforçando as estratégias de prevenção durante os festejos juninos.

Sinistro de trânsito deixa quatro feridos em Palmas de Monte Alto

Sinistro de trânsito deixa quatro feridos em Palmas de Monte Alto
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um sinistro de trânsito registrado na sexta-feira (19), em Palmas de Monte Alto, deixou quatro pessoas feridas. A ocorrência foi atendida por policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), após a corporação ser informada por populares sobre o acidente ocorrido na Rua C, no bairro Oliveira, nas proximidades do Estádio Municipal.


Ao chegarem ao Hospital Municipal, para onde as vítimas haviam sido socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os policiais constataram que três ocupantes de um automóvel VW/Fox, preto, ano 2006, com idades de 7, 44 e 69 anos, apresentavam escoriações decorrentes do acidente. Já o condutor da motocicleta envolvida, de 49 anos, sofreu fratura em uma das pernas.


Posteriormente, a guarnição deslocou-se até o local do sinistro, onde obteve informações de que o motorista do VW/Fox teria tentado deixar o local após a colisão, mas acabou capotando o veículo alguns metros adiante.


A motocicleta envolvida no acidente não foi localizada. O motociclista informou aos policiais que não possuía dados ou características do veículo, relatando apenas que pediu a terceiros que o levassem até sua residência após o ocorrido.


Diante da impossibilidade de remoção imediata do automóvel, o filho de uma das vítimas assumiu a responsabilidade pela retirada do veículo. Os envolvidos foram orientados quanto à necessidade de apresentar os veículos à Delegacia Territorial, caso haja solicitação posterior por parte da autoridade competente.

Primeira noite do São João de Pindaí é marcada pela tranquilidade, informa 17º BPM

Primeira noite do São João de Pindaí é marcada pela tranquilidade, informa 17º BPM
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

A primeira noite dos festejos juninos no município de Pindaí, realizada na sexta-feira (19), transcorreu sem o registro de ocorrências policiais, conforme balanço divulgado pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM).


De acordo com a unidade, aproximadamente 500 pessoas participaram da festa, que foi encerrada às 5h desta sexta-feira (20). Durante todo o evento, não houve registros de incidentes, garantindo um ambiente de tranquilidade para o público presente.


O policiamento foi executado pelo efetivo do 17º BPM, com o apoio de policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste (CIPE/Sudoeste) e de agentes da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (22ª Coorpin).


Segundo o balanço, a atuação integrada das forças de segurança contribuiu para a manutenção da ordem pública e a segurança dos participantes durante toda a primeira noite das comemorações de São João em Pindaí.

TCM determina suspensão de novas contratações temporárias sem seleção pública em Ibipitanga

TCM determina suspensão de novas contratações temporárias sem seleção pública em Ibipitanga
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a suspensão imediata da celebração de novos contratos temporários sem a realização prévia de processo seletivo simplificado pela Prefeitura de Ibipitanga. A decisão cautelar foi proferida pelo conselheiro Nelson Pellegrino, relator do Processo TCM nº 18591e26, após análise de Termo de Ocorrência elaborado pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP).


De acordo com a decisão, assinada na sexta-feira, 19 de junho de 2026, a área técnica identificou, por meio de extração de dados do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), que o município realizou 427 contratações temporárias entre janeiro e março de 2026 sem a publicação de edital de processo seletivo simplificado ou outro instrumento público equivalente de seleção.


As admissões ocorreram em diversas funções, incluindo professores, técnicos e auxiliares das áreas de educação e saúde, motoristas, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, vigilantes, merendeiras, recepcionistas, facilitadores, monitores, porteiros e servidores da área administrativa.


Segundo o TCM, a ausência de procedimento seletivo pode contrariar o artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece os princípios da impessoalidade, moralidade, publicidade e isonomia na administração pública. O órgão também apontou descumprimento de resoluções do próprio tribunal relacionadas ao cadastramento e envio das informações sobre admissões temporárias.


Na decisão, o relator considerou presentes os requisitos para concessão da medida cautelar, destacando que a continuidade das contratações poderia ampliar o passivo administrativo e financeiro do município e comprometer a eficácia de eventual decisão definitiva.


Apesar disso, o conselheiro modulou os efeitos da medida e preservou, neste momento, os 427 contratos já em execução. O entendimento foi de que a rescisão imediata desses vínculos poderia comprometer a prestação de serviços essenciais, especialmente nas áreas de saúde e educação.


A cautelar determina apenas a suspensão de novas contratações temporárias sem processo seletivo simplificado, até que o município observe os requisitos legais.


O prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, foi notificado para apresentar defesa no prazo de 20 dias. Entre os documentos exigidos pelo tribunal estão a lei municipal que autoriza as contratações temporárias, os atos administrativos que justificaram a necessidade excepcional, a relação nominal dos 427 contratados, um cronograma para realização de processo seletivo simplificado e justificativas para a manutenção dos vínculos atualmente existentes.


A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCM-BA deste sábado, 20 de junho de 2026.

Veículo com sinais identificadores adulterados é recuperado em Vitória da Conquista

Veículo com sinais identificadores adulterados é recuperado em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Um veículo com sinais identificadores adulterados foi recuperado pela Polícia Civil da Bahia nesta sexta-feira (19) durante uma ação realizada no bairro Primavera, em Vitória da Conquista.


A ocorrência foi conduzida por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), com o apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste). Os policiais realizavam diligências investigativas quando identificaram um automóvel circulando pela região com indícios de adulteração e suspeita de origem ilícita.


Diante da suspeita, o veículo foi abordado para averiguação. Durante a vistoria, os investigadores constataram alterações nos elementos identificadores do automóvel. O condutor, um homem de 52 anos, informou que adquiriu o carro em 2025, na cidade de Porto Seguro, acreditando tratar-se de um veículo alienado com parcelas em atraso.


Após uma análise técnica mais detalhada, a equipe policial conseguiu identificar, por meio de vestígios na numeração do motor, o possível veículo original. Conforme a investigação, o automóvel possui registro de roubo ou furto ocorrido no município de Floresta Azul, em dezembro de 2022.


O veículo foi apreendido e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, onde será submetido à perícia. O condutor também foi levado à unidade policial, prestou depoimento e responderá ao inquérito em liberdade.


As investigações continuam para esclarecer as circunstâncias do caso e localizar o proprietário original do veículo.

MP recomenda retirada de barracas irregulares em praça tombada no centro de Caetité

MP recomenda retirada de barracas irregulares em praça tombada no centro de Caetité
Foto: Reprodução/PMC
Áudio gerado por IA
-0:00

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) recomendou, na quinta-feira (18), que o Município de Caetité promova a retirada de barracas e demais estruturas instaladas de forma irregular na Praça da Catedral, localizada no Centro Histórico da cidade. O espaço integra a Poligonal de Tombamento definida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), estando sujeito a normas específicas de preservação.


Segundo o promotor de Justiça Jailson Trindade, a ocupação de áreas protegidas depende de autorização prévia do órgão responsável pela tutela do patrimônio cultural. "A instalação de barracas, toldos, equipamentos e demais estruturas em áreas tombadas ou preservadas depende de autorização prévia do órgão responsável pela tutela patrimonial, podendo causar impactos à integridade visual e à preservação do conjunto cultural protegido", destacou.


Na recomendação, o MPBA orienta que o município realize, no prazo de 48 horas, uma vistoria administrativa para identificar os responsáveis pelas estruturas instaladas, verificar a existência de licenças e avaliar possíveis riscos relacionados à acessibilidade, à segurança, à higiene pública e à preservação do patrimônio cultural.


O documento também prevê a notificação dos responsáveis pelas instalações consideradas irregulares, permitindo a retirada voluntária das estruturas. A medida, contudo, não impede a adoção imediata de providências administrativas em casos de risco ou de flagrante irregularidade.


Além disso, o Ministério Público recomendou que o Município desenvolva, em conjunto com o Ipac, o Conselho Municipal de Cultura e representantes das baianas de acarajé, um estudo técnico para definir locais, horários e condições adequadas para a instalação das barracas. A proposta busca conciliar a proteção da área tombada com a salvaguarda do Ofício das Baianas de Acarajé, reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Entre as demais medidas sugeridas estão a suspensão ou revisão de autorizações eventualmente concedidas sem a anuência do Ipac, a elaboração de um plano emergencial de fiscalização e reordenamento do comércio ambulante no Centro Histórico e a manutenção permanente da Praça da Catedral livre de ocupações irregulares.

Comunidade quilombola de Bom Jesus da Lapa recebe título de propriedade do Governo Federal

Comunidade quilombola de Bom Jesus da Lapa recebe título de propriedade do Governo Federal
Foto: Divulgação/MDA
Áudio gerado por IA
-0:00

A comunidade quilombola Nova Batalhinha, localizada em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, recebeu o título de propriedade de seu território durante cerimônia realizada no dia 11 de junho de 2026, em Brasília.


A entrega foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, durante a abertura do III Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas.


A titulação beneficia 20 famílias da comunidade e garante a regularização fundiária de uma área de 67 hectares, assegurando maior segurança jurídica sobre o território tradicionalmente ocupado pelos moradores.


A medida integra as ações do Governo Federal voltadas ao reconhecimento e à proteção dos direitos territoriais das comunidades quilombolas, fortalecendo o acesso à terra e contribuindo para a preservação da história, da cultura e dos modos de vida dessas populações.

Homem investigado por tráfico de drogas é preso em flagrante em Itaberaba

Homem investigado por tráfico de drogas é preso em flagrante em Itaberaba
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem, de 20 anos, investigado por tráfico de drogas, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (19), no bairro São João, em Itaberaba. Cerca de 600 gramas de maconha, seis porções de LSD e outros materiais relacionados à atividade criminosa foram encontrados em posse do suspeito.


As diligências foram realizadas por policiais civis da Delegacia Territorial (DT/Iaçu), com o apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Paraguaçu), vinculado à 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba).


Na ocasião, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário no âmbito de investigações iniciadas no ano passado pela Delegacia Territorial de Iaçu. Durante as buscas, os policiais localizaram os entorpecentes e deram voz de prisão ao investigado. Além das drogas, foram apreendidos uma balança de precisão, materiais utilizados para o preparo e acondicionamento dos entorpecentes e três aparelhos celulares.


O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário. Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia.

Foragido da Justiça é preso com auxílio do Reconhecimento Facial durante festejos juninos em Itororó

Foragido da Justiça é preso com auxílio do Reconhecimento Facial durante festejos juninos em Itororó
Foto: Vitor Barreto/SSP
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem procurado pela Justiça por falta de pagamento de pensão alimentícia foi preso na madrugada desta sexta-feira (19) após ser identificado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia durante os festejos juninos realizados em Itororó, no sudoeste do estado.


De acordo com a SSP, a ferramenta tecnológica emitiu um alerta após o foragido passar por um dos pontos monitorados pelas câmeras instaladas no circuito da festa. A partir da identificação, equipes do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) de Itabuna acionaram policiais militares da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, que localizaram o suspeito e realizaram a abordagem.


Após a confirmação da identidade, o homem foi apresentado na 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (21ª Coorpin), onde o mandado de prisão em aberto foi validado pela autoridade policial competente.


Segundo a Secretaria da Segurança Pública, desde o início da Operação São João, 14 foragidos da Justiça já foram capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial utilizado nos festejos juninos em diversas cidades baianas.

Quatro homens são presos durante Operação Malhas da Lei em Vitória da Conquista e região

Quatro homens são presos durante Operação Malhas da Lei em Vitória da Conquista e região
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Quatro homens, com idades de 31, 42, 43 e 45 anos, investigados e condenados por crimes como roubo, estupro de vulnerável, perseguição e infrações relacionadas à Lei Maria da Penha, foram presos durante o Dia D da Operação Malhas da Lei, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na quinta-feira, 18 de junho. As capturas foram realizadas por equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª Coorpin), sediada em Vitória da Conquista.


De acordo com a Polícia Civil, a Operação Malhas da Lei cumpriu, desde o dia 1º de junho, um total de 75 ordens judiciais nas áreas de atuação das 9ª, 10ª, 20ª, 21ª e 22ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Jequié, Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga e Guanambi, vinculadas à Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste).


A operação integra as ações permanentes da instituição voltadas à localização e captura de foragidos da Justiça, além do enfrentamento às organizações criminosas com atuação no estado.


A força-tarefa contou com a participação de dez equipes policiais e o apoio da DIRPIN/Sudoeste, do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste), da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), da Delegacia de Homicídios (DH), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO), além das 1ª e 2ª Delegacias Territoriais de Vitória da Conquista e das Delegacias Territoriais de Cândido Sales e Barra do Choça.


Os suspeitos foram encaminhados às unidades policiais responsáveis, onde passaram pelos procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça.

Homem investigado por homicídio qualificado é preso em Brumado

Homem investigado por homicídio qualificado é preso em Brumado
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem, de 54 anos, investigado por homicídio qualificado, teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil da Bahia, em Brumado, nesta quinta-feira (18). A ação aconteceu no âmbito da Operação Malhas da Lei.


O suspeito foi localizado na zona rural do município por equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Brumado), que cumpriram a ordem judicial expedida pela 5ª Vara do Júri da Barra Funda no Estado de São Paulo.


O investigado foi encaminhado à unidade policial do município, onde foram realizados os procedimentos legais de praxe e a comunicação ao Poder Judiciário. Ele permanece à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Civil intensifica fiscalização do comércio de fogos de artifício em Vitória da Conquista

Polícia Civil intensifica fiscalização do comércio de fogos de artifício em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (10ª Coorpin), realizou em conjunto com outros órgãos de segurança e fiscalização, uma ação em pontos comerciais de Vitória da Conquista, com o objetivo de reprimir, de forma qualificada e integrada, o comércio ilegal de fogos de artifício e artefatos explosivos clandestinos na cidade.


A ação faz parte da Operação Em Chamas, realizada em toda Bahia, voltada à prevenção de acidentes, à defesa dos direitos dos consumidores e à promoção de festejos juninos mais seguros para toda a população.


Em Vitória da Conquista, a fiscalização e conscientização foram realizadas em conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria de Postura do município, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Polícia Militar e a Guarda Municipal, que visitaram estabelecimentos, lojas e pontos comerciais de fogos de artifício situados no centro e no bairro Brasil, vistoriando a comercialização e o armazenamento dos materiais.


“A medida preventiva tem a finalidade de inibir o comércio ilegal de fogos de artifício no período junino, promovendo a conscientização de comerciantes e da população sobre os riscos da venda e da utilização desses tipos de produtos, o que ajuda a reduzir os acidentes no período”, pontuou o coordenador da 10ª Coorpin, delegado Neuberto Costa, sobre a ação.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.