A Prefeitura de Vitória da Conquista instaurou, neste sábado (19), uma sindicância administrativa para apurar denúncias de suposta agressão cometida por servidores da Guarda Municipal contra dois adolescentes, além da veiculação indevida das imagens dos jovens em um perfil no Instagram. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), por meio da Portaria nº 10, da Corregedoria da corporação. As denúncias e o pedido de investigação foram formalizados pelo comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, que já havia iniciado medidas preliminares, como ouvir os pais dos adolescentes, a direção da escola onde estudam e testemunhas do caso. Com base nessas apurações iniciais, o comandante solicitou a identificação dos envolvidos para posterior responsabilização. Segundo o texto da Portaria, as condutas investigadas, caso comprovadas, configuram possíveis infrações disciplinares, nos termos da Lei Complementar Municipal nº 1.786/2011, que rege os servidores públicos do município. Diante da gravidade, os agentes identificados poderão ser afastados de suas funções até a conclusão da apuração, como forma de preservar o interesse público e a instrução do processo. Uma comissão sindicante, formada por três agentes da Corregedoria da Guarda Municipal, foi designada para conduzir o procedimento, com prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período, para conclusão. O episódio que motivou a investigação ocorreu na última terça-feira (15), no bairro Ibirapuera. Dois estudantes teriam subido em uma viatura da Guarda Municipal estacionada em frente à escola onde estudam e tirado fotos. Os guardas estavam no interior da unidade, acionados para conter uma briga entre adolescentes. Após a repercussão da imagem, publicada em um blog local, o comando da Guarda convocou uma reunião com o Núcleo de Prevenção à Violência nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Conselho Tutelar, a direção da escola, os adolescentes e seus pais para discutir o ocorrido e as medidas adotadas. Na quinta-feira (17), um vídeo com os adolescentes se desculpando foi publicado em um perfil do Instagram sem vínculo com a Guarda Municipal. A gravação também mostra gestos e palavras obscenas proferidas pelos jovens. O conteúdo motivou a abertura imediata de investigação por parte da corporação, que busca identificar os responsáveis pela produção e divulgação do vídeo. A sindicância também poderá apurar eventuais irregularidades conexas ao longo do processo.



