Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência em 11 distritos por causa da estiagem

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência em 11 distritos por causa da estiagem
Foto: Divulgação/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista declarou situação de emergência em áreas da zona rural do município afetadas pela estiagem prolongada. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 24.224/2026, publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, 6 de maio. O decreto abrange os distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves. Para a elaboração do documento, o Governo Municipal levou em consideração parecer técnico emitido pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), baseado em dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo o decreto, a falta de chuvas vem causando prejuízos significativos aos agricultores da região, dificultando o plantio e comprometendo a produção rural. O texto também destaca que as condições climáticas têm impedido o desenvolvimento das pastagens e a reposição dos mananciais, provocando escassez de água e forragem para manutenção dos rebanhos e abastecimento humano. Com validade de seis meses, o decreto autoriza as secretarias municipais a adotarem medidas emergenciais e ações urgentes para atender as famílias atingidas pelos efeitos da seca.

Assuntos:

Nenhum comentário

Ainda não há comentários aqui. Seja o primeiro a participar da conversa!

Comentar notícia

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.