A prefeitura de Aracatu, sudoeste da Bahia, decretou situação de emergência em toda zona rural do município em virtude da estiagem. O decreto assinado pela prefeita Braulina Lima Silva, foi publicado no dia 11 deste mês no diário Oficial do município. Na decisão, foi levada em consideração a estiagem que castiga a zona rural do município até a presente data. Também é detalhado no documento que o município não registrou chuvas entre os meses de abril e setembro de 2024, o que persiste até o momento. Ainda conforme o documento, no interior do município, mesmo após chuvas esparsas ocorridas, a água está imprópria para consumo humano, sendo necessário o abastecimento através de carros-pipa. A situação de emergência declarada é de nível II e vale por 180 dias.



