O município de Dom Basílio, no sudoeste da Bahia, deixou de receber uma escolinha de futebol do Instituto Léo Moura, do ex-jogador do Flamengo e do Grêmio, por falta de apoio da prefeitura. A informação foi confirmada pelo ex-vereador Jocinei Silva Costa, o Ney da Van, que lamentou a situação em entrevista e em publicações nas redes sociais. Segundo Ney, o projeto atenderia crianças e adolescentes, oferecendo estrutura com técnico, preparador físico e coordenador, além de criar oportunidades para descoberta de talentos no futebol. “Esse projeto tem mais de 200 cidades em todo o país. Iria tirar jovens do mundo das drogas e do crime. E seria financiado 100% pelo ex-jogador Léo Moura”, afirmou ao site Sudoeste Total. A implantação dependeria apenas da cessão de um campo de futebol pela prefeitura. Ney disse ter sugerido o campo do Bairro Manoel Leite e relatou que tentou contato com o prefeito, mas não obteve retorno. “Sugeri até que o projeto fosse passado pela prefeitura, para que o prefeito tivesse o mérito, mas mesmo assim não tive êxito”, contou. De acordo com ele, a expectativa era que Léo Moura visitasse Dom Basílio em setembro para a inauguração, em parceria com a deputada Roberta Roma. Com a negativa, a escolinha deverá ser transferida para outro município. “Só quem é pai de adolescente ou de criança que sonha ser jogador de futebol sabe da importância desse projeto. Infelizmente não conseguimos, e quem perde é a cidade, nossos jovens e nossas crianças”, concluiu Ney. O ex-candidato Orlando Caires também criticou a decisão em vídeo divulgado nas redes sociais. “São poucas cidades no Brasil que conseguem isso, e Dom Basílio conseguiu através do nosso amigo Ney da Van. Só que o prefeito não deixou que a gente implantasse essa escolinha. Será por quê?”, questionou. O site sudoeste total não conseguiu contato com a prefeitura mas deixa o espaço em aberto.



