As mudanças trazidas pela nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025) foram tema de discussão durante o VI Seminário Gestão Ambiental Municipal: Resultados e Impactos no Alto Sertão, realizado em (26/05), na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Caetité.
Representando o Ministério Público da Bahia, o promotor de Justiça Jaílson Trindade Neves, titular da Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente, com sede em Guanambi, apresentou uma palestra sobre os principais aspectos da legislação e seus reflexos para a administração pública municipal.
Durante a exposição, foram abordados temas relacionados aos procedimentos de licenciamento ambiental, à divisão de competências entre os entes públicos e aos desafios que os municípios deverão enfrentar para adequação às novas exigências previstas na norma. O promotor também destacou a atuação do Ministério Público na fiscalização do cumprimento da legislação ambiental e na defesa do meio ambiente como um direito fundamental da sociedade.



