O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu nesta terça-feira (29) a situação de emergência nos municípios de Caetité e Guajeru, no sudoeste da Bahia, em decorrência da estiagem prolongada que afeta a região. A medida foi formalizada com a publicação de portarias no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, as prefeituras das duas cidades passam a ter acesso facilitado a recursos federais destinados a ações de resposta à emergência. Entre as medidas que poderão ser custeadas estão a compra de cestas básicas, distribuição de água potável, fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários, além da aquisição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. As solicitações devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A liberação dos recursos está condicionada à análise dos planos de trabalho apresentados pelos municípios. Após avaliação técnica da Defesa Civil Nacional, e se aprovadas as metas e valores, uma nova portaria será publicada com o montante a ser repassado.



