Mesmo sem ter o mar por perto, Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, segue revelando talentos promissores nas areias do vôlei nacional. As irmãs gêmeas Maria Antônia Aguiar e Maria Fernanda Aguiar, de apenas 15 anos, voltaram a brilhar ao conquistar o vice-campeonato na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-19, realizada na última semana, em Brasília (DF). Conhecidas como "As Marias do Vôlei", a dupla tem se destacado por seu desempenho precoce em competições de alto nível. Apoiada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a dupla baiana já desponta como uma das grandes promessas do esporte no país. “Foi muito gratificante conquistar o segundo lugar na primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19. É ótimo saber que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos. Estamos treinando muito para essa temporada 2025, com treinos intensos e preparação física”, destacou Maria Fernanda. Já Maria Antônia reforçou os agradecimentos aos apoiadores e reforçou a meta de seguir evoluindo: “Muito feliz em conquistar o segundo lugar em uma categoria acima da nossa. Agradeço a todos que nos apoiam, principalmente nossos pais, nosso treinador, clube, à federação baiana e à Sudesb.” A trajetória das gêmeas vem sendo marcada por resultados expressivos. Além do pódio em Brasília, elas foram vice-campeãs nacionais da categoria Sub-17 no final de 2024, em Saquarema (RJ), e conquistaram o terceiro lugar na etapa Sub-19 em Navegantes (SC), em fevereiro deste ano. Em reconhecimento ao talento, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para integrar a Seleção Brasileira Sub-17 e participar de treinos com a equipe Sub-19 no início da temporada. A prata conquistada na capital federal é mais um capítulo promissor na carreira das jovens atletas que, mesmo distantes das praias, seguem deixando suas pegadas na história do vôlei de praia brasileiro.



