Vitória da Conquista voltou a registrar, nesta semana, mais um caso de furto de fios em espaço público. O crime aconteceu na Praça Vitor Brito, localizada na região central da cidade, e marca a segunda ocorrência no local somente em 2025. O furto dos cabos de cobre compromete a iluminação da praça, gerando transtornos para a população e prejuízos aos cofres públicos. De acordo com a Coordenação de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), o custo para reposição do material foi de aproximadamente R$ 1.500. Segundo o coordenador do setor, Ramon Soares, a ocorrência será registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), assim como os demais furtos ocorridos em diferentes áreas do município. Somente este ano, já foram registrados furtos de condutores em seis padrões que alimentam o sistema de iluminação da Avenida Integração, em dois pontos do Anel Viário, nos campos da Ester e da Creche, e em outras localidades, totalizando um prejuízo estimado de R$ 20 mil apenas com a reposição de materiais. No início de junho, outro caso chamou atenção: 500 metros de cabo de cobre e uma bitola de 4 mm² foram furtados do canteiro central da Avenida Brumado. O roubo deixou cerca de 50 postes sem energia e gerou um custo de cerca de R$ 4 mil para o município. O furto de fios é enquadrado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Quando a ação resulta na interrupção de serviços públicos, a pena pode ser agravada, podendo chegar a até 12 anos de reclusão, além de multa. A receptação do material furtado também é crime, com penas previstas de acordo com a gravidade da conduta.



