O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista recebeu, na última quarta-feira (17), 27 pássaros apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre as espécies estavam 17 coleirinhos, nove papa-capins e um canário-da-terra. Na mesma data, o grupo Gama da Guarda Municipal resgatou uma raposa-do-campo (Lycalopex vetulus) na região da Pedra Branca, sem ferimentos no animal ou na equipe. De acordo com o Gama, a raposa faz parte da fauna local e costuma se aproximar de áreas rurais e residências em busca de alimento, abrigo ou para escapar de predadores. O animal passará por cuidados no Cetas antes de ser devolvido à natureza. Já nesta quinta-feira (18), um bugio-preto foi encaminhado ao centro após apreensão realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na Chapada Diamantina. Segundo o veterinário Aderbal Azevedo, os animais chegaram sujos e debilitados, mas foram triados, medicados e estão em recuperação. A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou a importância do trabalho da unidade, mantida pela Prefeitura, no acolhimento e reabilitação da fauna silvestre da região.



